sábado, 20 de novembro de 2010

QUEM ESTA POR TRÁS DO CONGRESSO MÉDICO


José Carlos e as meninas da organização do Congresso Médico Parnaibano, no rol de entrada do Hotel Cívico, na noite de ontem. Credenciamento é com elas...

Acontece neste final de semana a etapa parnaibana do Campeonato Piauiense de Cart no Hotel das Araras




Acontece neste final de semana, na pista do cartodromo do Hotel das Araras, em Parnaiba, uma das etapas do Campeonato Piauiense de Cart. O evento faz parte do calendário estadual e terá varias baterias na tarde de hoje, para classificação do gride de largada.

No domingo acontece a prova principal dividida em duas baterias. Vários pilotos de Teresina e Parnaiba, já estão na pista buscando o melhor tempo para classificação.

O público que se fizer presente, não vai pagar nada para assistir os pegas na pista do Hotel das Araras, que mesmo dilapidado, ainda guarda uma pista em bom estado de conservação.

GERIATRIA E MEDICINA COMUNITÁRIA; É O TEMA DO CONGRESSO MÉDICO PARNAIBANO


Público formado por médicos e estudantes no auditório do Hotel Cívico

Dr. Marcos Aurélio Lima Barros

Dr. joão Macedo Coelho Filho


Foi aberto oficialmente, na noite de sexta-feira, 19 no auditório do Hotel Cívico, o Congresso Médico Parnaibano 2010. Em sua abertura usou da palavra o representante do Sindicato dos Médicos do Piauí e Presidente da APM - Regional Parnaiba, Dr. Marcos Aurélio Lima Barros.

Um público formado por médicos, enfermeiros e estudantes estiveram atentos a palestra "A Saúde do idoso no Brasil", proferida pelo Dr. João Macedo Coelho Filho - Professor de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará; Diretor do instituto de Geriatria do Centro de Atenção ao Idoso do Hospital Universitário da Universidade Federal do Ceará; Editor-chefe da Revista Geriatrica e Geontologia do SBGG; Dr. em Farmalogia e Fellow em Geriatria e Presidente da SBGG- Secção Ceará 2007-2008.

Participaram como representante das Instituições Médicas de Parnaiba - Henrique Rezende, representando os médicos de Parnaiba - Drª Janine, representando o Sindicato dos Médicos de Parnaiba - Dr. Fares, todos comporam a mesa de abertura do Congresso Médico, que acontece também durante todo o dia de hoje.

Um dos idealizadores do evento Dr. José Oswaldo, ex-presidente do Sindicato dos Médicos, esteve presente, assim como médicos: Rivaldo Luz, que representou as instituições patrocinadoras do evento, Valdir Aragão e Dr. Abreu.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

TRANSPORTE PÚBLICO DE PARNAIBA É UMA VERGONHA


O vexame do transporte de passageiros de nossa cidade, acontece todos os dias e os problemas mecânicos, não escolhem hora nem lugar para acontecer. Mais uma vez a roda dianteira de um desse transporte (Van 15) quebrou quando o veículo estava em movimento (felizmente já vinha com pouca velocidade e quase nenhum passageiro).

O transito congestionou no centro por volta do meio dia e foi um deus nos acuda. Uma usuária chegou a dizer que o sistema de transporte em Parnaíba está “afolozado” (Muito folgado, muito frouxo, demasiadamente aberto. - Esta mulher teve muitos filhos e ficou afolozada) e ninguém toma providencias. VERGONHA.

O Prefeito Municipal de Parnaiba, José Hamilton, deveria buscar uma solução para resolver logo, esse problema. Uma cidade de mais de 150 mil habitantes, não pode ter apenas, transportes alternativos nas ruas. Pois o nome já diz, "ALTERNATIVO", descobrir o por que, que a administração municipal não abre licitação para as linhas de ônibus urbanas, para que estes circulem em nossa cidade, realmente é um mistério.

A quem interessa manter as vans circulando em Parnaiba? Quem está lucrando com isso? Temos visto, todos os tipos de reclamações nos últimos anos e até atrocidades, quando alguma empresa tenta desvendar o mistério e instalar linhas urbanas na cidade.

Por Carlson Pessoa

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Comunidade reivindica serviço de urbanização do Dique do Canal São José

Os moradores das ruas Trav.Municipal e Regeneração do Bairro São José, reivindicam ao poder público municipal a recuperação nas proximidades do dique do canal são José. O dique de proteção que regula os níveis das águas nas cheias, vem causando problemas de saúde principalmente as crianças da comunidade, devido ao lançamento de esgoto, grande parte hospitalar.


Os moradores reivindicam o serviço de ampliação da tubulação do esgoto, a retirada de entulhos; a pavimentação da Rua Regeneração para que seja permitida a circulação de veículos, e o sistema de bombeamento no período do inverno para o controle da vazão das águas do dique.

Fonte: juraci sampaio

VAI COMEÇAR OS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM LUÍS CORREIA


A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Luís Correia, está preparando uma das maiores festas do cristianismo.

O dia 8 de dezembro é o dia de Nossa Senhora da Conceição, neste dia O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo papa Pio IX em 1854. A instituição da ordem militar de Nossa Senhora da Conceição por D. João VI sintetiza o culto que em Portugal sempre teve essa crença antes de ser dogma.

Em 8 de dezembro de 1904, em Lisboa solenemente lançou-se a primeira pedra para um monumento comemorativo do cinqüentenário da definição do dogma. Ao ato, a que assistiram as pessoas reais, patriarca e autoridades, estiveram também representadas muitas irmandades de Nossa Senhora da Conceição, de Lisboa e do país, sendo a mais antiga a da atual freguesia dos Anjos, que foi instituída em 1589.

No Brasil é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa no dia 8 de dezembro, dia de N.Sra. da Conceição.

Diocese de Parnaíba lança campanha na ACP

O Coordenador da Campanha Natal Sem Fome 2010, da Diocese de Parnaíba, Pe. Carlos Seixas, juntamente com o presidente da Associação Comercial de Parnaíba (ACP), empresário Abdoral Furtado de Melo,

reuniram na noite desta quarta feira, a imprensa e outros convidados, no auditório da ACP, para falarem da importância da iniciativa, solicitando o empenho de todos para o fortalecimento da empreitada deste ano. “Sempre que houve o comprometimento dos meios de comunicação houve também um aumento de arrecadação”, lembrou padre Seixas.

Além de diretores da ACP também estiveram presentes representantes da Associação dos Comunicadores de Parnaíba, à frente o presidente Rubem Freitas; o presidente da OAB-Parnaíba, advogado Diógenes Melo; o padre Antônio Soares, pároco da Matriz de Nossa Senhora da Graça; o presidente da Fundação Raul Bacelar, advogado Renato Bacelar; o capitão dos Portos do Piauí, Paulo Maurício Sousa, dentre outros.

Na ocasião foi distribuída uma carta da diocese, destinada aos padres, religiosos e todas as pessoas de boa vontade convocando a participação de todos na iniciativa. A carta lembra que “não há fé sem prática, nem há religião sem compromisso de transformar nosso mundo caótico em um mundo onde Deus possa habitar”.

Contatos para a participação na campanha podem ser feitas através do Padre Carlos Seixas(Paróquia de Fátima) Fones: 3322.3427;3321.2576; Vanusa (Cúria Diocesana) Fone: 3322.2358; Valéria e Juliana (Projeto Social) Fone: 322.4441 e Marcos Terto, fone: 3322.2422

fonte: proparnaiba.com

PROJETO "SENAI CASA ABERTA" CHEGA À PARNAIBA


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PI) abre as portas para mostrar ao público as áreas de atuação desenvolvidas e oferecidas pela instituição no estado do Piauí, além de apresentar para a população as profissões do mercado industrial na região, com o objetivo de contribuir para a escolha da profissão. no Centro de Formação Profissional Jose de Moraes Correia, localizada na avenida Capitão Claro, 199, no município de Parnaiba.

O lançamento do ‘Senai Casa Aberta’ acontece dia 22 de novembro, segunda-feira, às 19horas, com a palestra “Atitude e Determinação – Percurso para a Vitória”, com o palestrante Rosier Alexandre,

A visitação aos cursos será realizada no período de 23 e 24, durante a manha e tarde, das 08h às 18h, A programação do evento inclui palestras, instrução sobre o ensino profissionalizante, direcionamento para o mercado de trabalho, visitas guiadas aos laboratórios, exposição das unidades móveis de panificação, automotiva e de confecções, ainda informações das áreas de segurança e eletroeletrônica, O agendamento de visita de grupos pode ser feito através do telefone (086) 3321-2640.

“Através desta iniciativa, muitos jovens terão a oportunidade de obter maior conhecimento sobre cursos e oportunidades do Mercado de Trabalho” destacou o Diretor Regional do SENAI/PI, Ewerton Negri Pinheiro.

Várias escolas públicas e particulares já fizeram suas inscrições para a visita às instalações do SENAI, portanto a expectativa de atender 2 mil pessoas poderá ser superada.

CONGRESSO MÉDICO ACONTECERÁ NESTE FINAL DE SEMANA NO AUDITÓRIO DO HOTEL CÍVICO

Acontece nos dias 19 e 20, no auditório do Hotel Cívico, em Parnaiba o Congresso Médico, organizado pelo Sindicato dos Médicos do Piauí.

Faltam apenas 03 (TRÊS) dias para o nosso Congresso.

VOCÊ JÁ FEZ SUA INSCRIÇÃO?

AINDA NÃO!

Caso ainda não tenha feito, lembramos que poderá se inscrever na sede da APM – REGIONAL PARNAÍBA na Av. Presidente Vargas, 811, Centro; solicitar a Ficha de Inscrição através dos e-mails:

apm.regionalphb@ig.com.br

apm.regionalphb@hotmail.com

Ou ainda ligar para o telefone: (86) 3321-2395.

Contamos com a sua presença, pois estamos nos empenhando muito para que o Congresso seja o melhor possível.

Um forte abraço,

MARCOS AURÉLIO LIMA BARROS

Presidente

APM – REGIONAL PARNAÍBA

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CRIANÇAS ASSISTEM A SESSÃO DA CÂMARA DE LUÍS CORREIA


Hoje a Câmara Municipal de Luís Correia, recebeu a visita de alunos da Unidade Escolar Maria Helena Veras, do bairro Campos. As crianças acompanhadas por professoras, visitaram as dependências da câmara e assistiram no plenário, a sessão dessa semana.

A visita faz parte do projeto "O mundo encantado da Literatura do Piauí". As professoras Edileuza Rodrigues, Edna Galvão e Cândida Neves informaram que é importante, desde cedo despertar nos alunos a curiosidade, pelo funcionamento das instituições públicas da cidade.

Alunos do Curso de História da UESPI Querem Restauração do Prédio da União Caixeiral


Hoje pela manhã aconteceu, uma reunião na UESPI, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, do "Curso de História". Foi discutida a situação do prédio da "União Caixeiral", e cogita-se a possibilidade de acontecer uma manifestação dos alunos, para que as autoridades competentes façam algo para que o prédio seja restaurado.

Alguns alunos do referido curso confirmaram que no dia 24 de Novembro do corrente ano, às 18h será realizada uma segunda reunião novamente na UESPI, para confirmar a data da manifestação que se iniciará no Sesc Avenida e terá como ponto final a antiga Escola União Caixeiral. Alunos do curso irão ainda propagar a idéia e tentar conseguir adeptos para a causa informando as condições do prédio e alertando para o descaso das autoridades competentes que fazem vista grossa à deteriorização voluntária do referido imóvel. Também serão visitadas as Instituições de Ensino Superior da cidade de Parnaíba, bem como algumas escolas públicas de nível médio.


Reportagem: Fellipe Mota

Padre Marcelino reforma o prédio da igreja para os festejos de Nossa Senhora dos Remédios de Buriti dos Lopes.

O padre Marcelino Elias de Macedo, pároco da Igreja matriz de Nossa Senhora dos Remédios de Buriti dos Lopes, iniciou no último dia nove a reforma do prédio da Igreja localizada no centro daquela cidade. A reforma vem sendo realizada em ritmo acelerado e deverá ser concluída antes dia 15 de dezembro, os trabalhos incluem também a substituição de 607 metros quadrados de piso.


Segundo informações do padre Marcelino Macedo, a reforma foi orçada em R$ 40 mil, sendo os recursos conseguidos através da realização de campanhas entre os fiéis, como leilões, bingos e doações. Ele também acrescentou que a igreja está sendo preparada para o grande festejo da padroeira da cidade que tem início dia 23 de dezembro e vai até o dia primeiro de janeiro de 2011.


A festa da Padroeira todos os anos atrai milhares de fiéis de toda a região e Estados vizinhos, neste período, os filhos da terra que moram em outras cidades aproveitam o momento para se confraternizar e rever a família e os amigos.


Dia 22, véspera do inicio do festejo é feito o Levante do mastro, festa de caráter religioso e cultural, onde homens e mulheres caminham por cerca de 10 quilômetros com um grande mastro de carnaúba nas costas pela mata, passando em trilhas de difícil acesso até em frente a igreja. O percurso é feito com muitas alegria, música e foguetes, no final é fincado em frente a Igreja matriz , com a bandeira de Nossa Senhora dos Remédios.

JULIANA MORAES SOUZA RECEBERÁ TITULO DE CIDADÃ LUISCORREIENSE


O Vereador Marcio Kildere Pequeno Saraiva, apresentou nesta manhã, na Câmara Municipal de Luís Correia, um projeto de Lei, requerendo, o titulo de "Cidadã Luiscorreiense", para Juliana Moraes Souza. O referido projeto foi encaminhado para a devida comissão e deverá ser colocado em duas votações na sessão da próxima semana.

Sendo aprovado a Deputada Estadual Juliana Moraes Souza, é quem deverá se manifestar, sobre a data para receber a homenagem da Câmara Municipal de Luís Correia.

ALUNOS DA UESPI QUEREM RESTAURAÇÃO DO PRÉDIO DA CAIXEIRAL


Hoje pela manhã acontecerá, uma reunião na UESPI, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, com os estudantes do "Curso de História", eles irão discutir a situação do prédio da "União Caixeiral", cogita-se a possibilidade de acontecer uma manifestação dos alunos, para que as autoridades competentes, façam algo para que o prédio seja restaurado.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

COVEIRO PODERÁ SER ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ILHA GRANDE

Neste mês de Novembro, na Câmara Municipal de Vereadores de Ilha Grande, acontecerá apenas uma sessão. È que, na última semana do mês caiu apenas uma terça-feira, dia 30, finalizando o mês. Mas essa esta sendo encarada como a mais importante do ano, visto que, irá decidir, quem será eleito o novo presidente da casa.

Já existe entre os vereadores que hoje fazem parte da mesa diretora, a convicção pelo nome de "Cassunete", o vereador que desenvolve a profissão concursada de coveiro, para ser o próximo presidente. Sua chapa deverá ser composta, tendo como vice-presidente o vereador Paulão, 1º Secretário Leila Feitosa (atual presidente), 2º Secretário Edmundo e Edmar "O Sargento", como tesoureiro, as cartas estão na mesa.

O Candidato a Presidente que deverá ser indicado para concorrer pela situação, deverá ser o do vereador "Batista Gregório".

EDITORIAL DE ABERTURA Aprendendo Direito.

Por convite do idealizador deste jornal eletrônico fui convidado a dar minha contribuição a fim de que fosse disponibilizado um editorial que propiciasse aos leitores informações gerais e especificas acerca de variados temas jurídicos contribuindo assim para que os cidadãos possam exercer seus direitos.

Os temas serão variados e a abordagem será bastante didática onde serão tratados temas como acesso à Justiça, direitos constitucionais, Estatuto do Idoso, direitos do consumidor, direitos previdenciários, de família, sucessões, garantias constitucionais dentre outros, que se constituirão também em importante ferramenta para os estudantes de direito.

O autor do editorial é advogado com larga experiência no ramo do direito, formado pela Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro), graduado ainda em Ciências Biológicas, professor de Inglês, Matemática, Português e com extensa atuação também no direito público tendo sido Assessor Jurídico de Câmaras Municipais, Prefeituras e outros órgãos públicos.

Radicado na Cidade de Parnaíba há mais de 13 (treze) anos, o autor também idealizou programa similar na Rádio Delta FM de Araioses onde contribuiu de forma positiva para que a população daquele Município exercesse integralmente sua cidadania.

Esperamos que essa iniciativa possa propiciar resultados de utilidade pública aos leitores e que o jornal eletrônico já nasça cumprindo sua função essencial qual seja a utilidade de sua informação e também a aprovação popular.

Atenciosamente.

Dr. José Luciano Malheiros de Paiva

OAB/PI: 261-B.

R. U. sem funcionar atrapalha a vida de estudantes na UFPI


O Restaurante Universitário - R.U. da Universidade Federal do Piauí, está sem funcionar há vários dias por motivos de vazamentos de gás.
O Diretor do campus de Parnaíba, o Prof. José Duarte Baluz, informou que a empresa contratada para a manutenção do sistema já está resolvendo o problema e o restaurante voltará a pleno funcionamento na terça-feira próxima.
Infelizmente, alguns alunos que costumam se alimentar no RU do campus, estão enfrentando dificuldades para fazer as refeições em outros locais, ocasionando transtornos aqueles que já têm uma rotina de ficar integralmente no campus para estudar e realizar seus trabalhos.

WILTON MEDEIROS SECRETÁRIO DE SAÚDE DE LUÍS CORREIA MOSTRA COMO MELHORAR O ATENDIMENTO A POPULAÇÃO

A cada dia consolida-se a convicção de que uma gestão eficiente deve ser efetiva e compartilhada, sendo a informação o instrumento condutor que põe o governo a serviço do cidadão.

O direito à informação é um dos pilares da política de humanização do SUS. É um direito dos usuários possuírem informações sobre o funcionamento do sistema de saúde de modo que possam procurar o serviço mais indicado para cada problema. Isto permitirá um atendimento mais ágil com economia de tempo e recursos, tanto para os usuários quanto para a gestão. O SUS funciona como uma rede que deve estar integrada para que o atendimento aos usuários não sofra interrupções. Esta Cartilha tem o objetivo de informar-lhes sobre as várias unidades e serviços que compõem o sistema municipal de saúde de Luis Correia.

Foi idealizada pela Equipe Técnica de Saúde do Município considerando a necessidade de dar conhecimento a toda à população Luiscorreiense sobre a organização e o funcionamento do Sistema Local de Saúde.

Francisco Araújo Galeno Wilton Medeiros de Assunção

Prefeito Municipal Secretário de Saúde



A garantia do direito à saúde e ao acesso aos serviços é hoje um dos maiores desafios do Sistema Único de Saúde.

O Pacto pela Saúde do Ministério da Saúde define a regionalização como um dos principais eixos estruturantes, tendo como objetivo a garantia do acesso, a integralidade da atenção, a promoção da equidade, a qualificação do processo de descentralização e a racionalização de gastos e otimização de recursos.

Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Saúde de Luís Correia vem ao longo desta gestão estruturando a rede de serviços assistenciais de forma a garantir à população Luiscorreiense à assistência integral com uma rede municipal formada por 13 Unidades de Saúde públicas.



A Rede de serviços básicos é formada por 10 Equipes de Saúde – sendo 08 Equipes de Estratégia de Saúde da Família - ESF com Equipes de Saúde e Bucal e 02 Equipes de Estratégia Agentes Comunitários de Saúde – EACS. O município conta com 49 Agentes Comunitários de Saúde - ACS e 14 Agentes de Endemias.

As Unidades Básicas são responsáveis pelas ações de saúde voltadas para a população da área de sua abrangência, e funciona de segunda a sexta feira e devem ser as primeiras a serem procurados no caso de alguma necessidade de tratamento, informações ou cuidados básicos de saúde.

As Equipes de Saúde da Família são formadas por profissionais médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, Dentista, Auxiliar de Consultório Dentário, agentes comunitários de saúde.




Bairros de Parnaíba ficam com o abastecimento de água suspenso até sexta (19)

Foto: Pixabay A Agespisa informou que os bairros São José, Centro, Nossa Senhora do Carmo, parte do Nova Parnaíba e da Avenida Marquês de Pa...