sábado, 27 de novembro de 2010

Noticias de Piripiri


SESC Ler de Piripiri realiza exposição IMPRESSIONISMO

No período de 26/11 a 10/12, nos turnos manhã, tarde e noite, acontecerá no SESC Ler de Piripiri a Exposição: IMPRESSIONISMO - HISTÓRIA E SEUS REFLEXOS.

Na manhã do dia (25/11) houve a formação de professores das escolas públicas e privadas de Piripiri e monitores, que foi ministrada pelo Diretor Washington Moura. A formação teve o objetivo de capacitar os docentes para posteriormente os mesmos e seus alunos visitarem a exposição. Na oportunidade informamos que a exposição estará aberta para o público em geral.



Dia 25 de Novembro, dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher


Dia 25 de Novembro, dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher
Dia 25 de Novembro, dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher

Nesta data, destacamos o trabalho da Delegacia da Mulher de Piripiri, representada pela Drª Adília Klein, que vem registrando inúmeras denúncias de violência contra mulher.

A Delegacia da Mulher está localizada em uma das salas do prédio do 1ª Distrito Policial de Piripiri, próximo ao DETRAN.




Promotor pede prisão de Tiririca



Promotor pede prisão de Tiririca

Promotor pede prisão de Tiririca

O promotor Maurício Lopes pediu à Justiça que o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, seja condenado a cinco anos de prisão. Essa é a pena máxima para o crime de falsidade ideológica, do qual o humorista é acusado.

Ontem, Lopes apresentou suas alegações finais na ação contra Tiririca em curso na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo.

Segundo o promotor, Tiririca entregou à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre sua alfabetização e a propriedade de bens. A lei prevê que a punição no caso pode ir de um a cinco anos de prisão.

"Pedi a condenação na pena máxima tendo em vista a repercussão social do crime e a natureza da falsificação, que foi feita para produzir uma fraude eleitoral de rumorosa consequência jurídica e social", afirmou Lopes. Com informações da Folha Online.




Secretaria de Segurança deve abrir concurso para 180 vagas

Iniciativa faz parte do plano de interiorização da Polícia Civil no Estado


Fonte: Cidadeverde.com
Fonte: Cidadeverde.com

A Secretaria de Segurança deve anunciar o um concurso público para o preenchimento de 180 vagas para o cargo de agente de Polícia Civil. Em todo o Estado, profissionais de nível superior já se preparam para o certame.

De acordo com o secretário de segurança pública, Raimundo Leite, o governo do Estado já deu sinal para que o concurso seja realizado. "Eu já recebi o aval para a realização, mas não podemos fazer neste ano por conta das eleições", declarou.


Segundo Leite, as contratações fazem parte do plano para reforçar a interiorização da Segurança. "Estamos ainda reforçando a interiorização da Polícia Civil. Já construímos 70 delegacias no interior, reestruturamos a de Picos, colocando todos os distritos no mesmo lugar, e vamos fazer o mesmo com as regionais de Piripiri, Floriano, Corrente, Bom Jesus e Paulistana", acrescentou.

Dr. Hélio Carvalho


Muitas especulações neste final de ano circulam por Parnaiba, essa semana mais uma surgiu, a de que o Dr. Hélio Carvalho, virá a assumir uma vaga, de Deputado Estadual na Assembleia legislativa do Piauí.

Dizem que o Governador Wilson Martins, deverá convocar o deputado eleito "Evaldo", para ser secretário estadual, com isso surgiria uma vaga para a coligação, da qual Dr. Hélio, se candidatou.

Zé Hamilton cede pressão popular e manda interditar frigorífico Super Carnes de Parnaíba


O Prefeito de Parnaiba, José Hamilton Furtado Castelo Branco, não conseguiu segurar, por mais tempo e nem esconder a indignação popular, quanto ao episódio da carne estragada, encontrada em duas das lojas do frigorífico Super Carnes.

O mandatário maior da cidade, cedeu à pressão popular e mandou lacrar o frigoríficos Super Carne da Avenida Pinheiro Machado e a loja do centro da cidade, onde a Vigilância Sanitária (Gerenciada na ocasião pelo médico sanitarista InaldoParnaíba na última segunda feira (22), notificou e apreendeu quase cinco mil toneladas de carne vencida. Torres), da Prefeitura de

Um fato que agravou a situação, foi a atitude tomada pelo "Prefeito", em mandar para o olho da rua o responsável pela "Vigilância Sanitária", que fiscalizou, notificou e apreendeu a carne que estava imprópria para o consumo, por tanto não poderia ser comercializada e mesmo após a apreensão, a carne estragada foi retirada de dentro do frigorífico, sem autorização da vigilância sanitária, segundo informou, "Inaldo Torres".

No inicio da noite de sexta-feira,(26), uma Equipe da Secretária de Saúde acompanhada pelo Comandante da Guarda Municipal de Parnaíba Tenente-PM Gilson, compareceram as duas lojas do "Super Carnes" e interditaram a mesma, por tempo indeterminado.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Caxingó na Boca do Povo

* O vereador João Teodoro (PSDB) que tinha declarado apoio a Renato Filho (PT) para a eleição da câmara municipal de Caxingó, voltou atrás e segundo populares já anda dizendo na rua que irá votar em Chico Barroso (PSB). O motivo da reviravolta teria sido uma conversa no gabinete da prefeita de cerca de duas horas. "O povo quer saber o que ela fez para que João mudasse tão rápido de posicionamento."

* Depois de saber dos boatos que rondam a cidade de Caxingó sobre o novo posicionamento de João, a oposição se reuniu e prepara uma nova cartada. "Tão falando que essa carta na manga que a oposição tem vai dar o que falar. O que será?"

* Vem aí o pacotão de final de ano em Caxingó. Tá na boca do povo que serão demitidos mais de 30 funcionários contratados, o motivo seria o enxugamento da maquina publica pois a prefeitura local estaria passando por sérios problemas financeiros. "Já tá mais do que na hora."

* Veras, filho do empresário Zeca da empresa Veras que faz linha Parnaíba/Buriti/Caraúbas/Caxingó é o novo seguidor do portal boca do povo. "Esse rapaz é moral."

* A banda de maior sucesso na região Explosão do Som irá animar a última noite do festejo de Caxingó, a festa acontecerá no Italianos Clube na sede da cidade no dia 07/12. "A expectativa é de uma grande festa." O vereador Renato Filho (PT) de Caxingó que vem sendo feroz opositor a atual prefeita, deve concorrer a vaga de presidente da câmara municipal com grande possibilidade de ser eleito.

Já pelo lado da situação, comenta-se que o candidato será o vereador Chico Barroso (PSB) que é do agrado da prefeita Mené. Será que o vereador Josué vai deixar?

O tempo quente dos últimos meses vem fazendo povo de Caxingó sofrer, o fato é que durante o dia não tem água nas torneiras para que as pessoas possam tomar um banho e se refrescar.

O presidente da associação da água de Caxingó Deoclides Neris, diz que a associação não tem dinheiro pra mandar perfurar outro poço. "Pode ser que seja verdade."

E a prefeita Mené (PSB), diz que não pode fazer nada.

Se ela não pode, quem poderá fazer alguma coisa?

Isso é vergonhoso.

O time de futebol de Caxingó conhecido como PIT BULL, enfrentou no ultimo sábado pelo torneio do boi do Magrão a equipe de Cajazeiras e levou um sacode de 9 a 2. "Acho que esses Pit Buls, estão mais pra Vira Latas.

Entra e sai, na Prefeitura de Luís Correia

Prefeito kim do Caranguejo e ex-prefeito de Luís Correia, Advogado Vicente Ribeiro


AUMENTO NOS SALÁRIOS





O Prefeito Kim do Caranguejo acaba de autorizar ao assessor juridico da prefeitura Vicente Ribeiro, que redija em caracter de urgencia, o aumento para os servidores de cargos comissionados do município. O Prefeito kim, diz que os salários dos mesmos estão defasados e que não é justo que alguns deles estejam desempenhando suas funções recebendo até um salário minimo.


NOVO SECRETÁRIO


O Prefeito kim do Caranguejo, esta através de telefone, ligando para todos os seus assessores, convidando-os para participarem hoje, as 15:30hs em seu gabinete, da solenidade de nomeação do novo Secretário Municipal de Turismo.


A intenção do Prefeito Kim, é nomear o vereador Júnior Carapebas, para a importante pasta. Devem comparecer a solenidade, todos os secretários municipais e o Secretário de Turismo do Estado do Piauí Sílvio Leite.


CÂMARA MUNICIPAL


Com a saída de Júnior Carapebas, para a Secretaria de Turismo, quem deve assumir a vaga na Câmara de Luís Correia, deva ser o atual Secretário de Agricultura Norberto Pereira, que foi eleito primeiro suplente dentro da coligação governista.


AGRICULTURA


Quem vai assumir a Secretaria de Agricultura com a saída Norberto Pereira, ainda não sei. Mais bem que poderia ser o vereador, que simboliza a região produtiva de leite de Luís Correia.




Jean Jorge

Buriti dos Lopes, Ilha Grande e mais 8 prefeituras e 4 câmaras tem contas bloqueadas pelo TCE

TCE-PI

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou em sessão desta quinta-feira (25), o bloqueio das contas bancárias dos municípios de Buriti dos Lopes, Ilha Grande e mais 8 prefeituras e quatro Câmaras de Vereadores no Piauí. Oito delas são contumazes, inclusive as duas do litoral piauiense.

Foram afetados com a medida as prefeituras de Aroazes, Barreiras do Piauí, Bertolínia, Buriti dos Lopes, Cocal de Telha, Francisco Aires, Ilha Grande, Jerumenha, Nossa Senhora dos Remédios e Pau D'Arco e as câmaras de Novo Oriente, Prata do Piauí, Sebastião Leal e Sigefredo Pacheco.

Desde janeiro deste ano, os gestores dos municípios citados não apresentaram a prestação de contas eletrônica, que deve ser entregue através do Sagres (Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade).

Por conta disso, o TCE determinou, durante a sessão desta quinta-feira (25), o bloqueio das contas. Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste serão notificados para que suspendam imediatamente a movimentação financeira dos inadimplentes.

Com as verbas retidas no banco, prefeitos e presidentes de Câmaras ficam impedidos de pagar servidores, fornecedores e investir em obras e serviços.

“Infelizmente temos que novamente adotar essa medida, mas ela já provou que é eficaz”, avalia Jaylson Campelo, conselheiro substituto do TCE. Em setembro deste ano, o TCE bloqueou as contas de 14 prefeituras que estavam inadimplentes.

Sesc Praia conquista pela segunda vez selo do Guia Quatro Rodas

Auditório do Sesc Praia com capacidade para 600 pessoas com 3 salas para reuniões

O Centro de Turismo e Lazer Sesc Praia conquistou, pela segunda vez, o selo do Guia Quatro Rodas 2011. O selo indica que o estabelecimento é recomendado pela mais confiável publicação turística do Brasil.

No ano passado, o Sesc Praia recebeu pela primeira vez o selo do Guia Quatro Rodas Brasil. Este ano, após avaliar o estabelecimento, a equipe do guia Quatro Rodas classificou novamente, ratificando o Sesc Praia como um dos melhores estabelecimentos para hospedagem e lazer no litoral do Piauí.

O Sesc Praia tem estrutura necessária e padrão de qualidade dos melhores hotéis do litoral do Piauí e conta com 40 apartamentos, chalés, parque aquático, playground, sala lúdica, dois restaurantes, bar com barracas à beira mar, espaço para grandes eventos à beira mar, com palco coberto e estacionamento, além de centro de convenções, com auditório para 600 pessoas, palco acústico, dois camarins e três salas de reuniões.

Sesc Praia amplia instalações em 40 novos apartamentos

Sesc Praia em Luis Correia

No Centro de Turismo e Lazer Sesc Praia, em Luis Correia, está sendo construídos 40 novos apartamentos e com isso torna-se no maior Centro de Turismo e Lazer do Litoral do Piauí.

O Sesc Praia já tem uma estrutura pronta com padrão de qualidade dos melhores hotéis do litoral do Piauí e já funciona com 40 apartamentos, chalés, parque aquático, playground, sala lúdica, dois restaurantes, bar com barracas à beira mar, espaço para grandes eventos à beira mar, com palco coberto e estacionamento, além de centro de convenções, com auditório para 600 pessoas, palco acústico, dois camarins, três salas de reuniões.

O Sesc Praia conquistou, pela segunda vez, o selo do Guia Quatro Rodas 2011. O selo indica que o estabelecimento é recomendado pela mais confiável publicação turística do Brasil.

Cocal dos Alves tem quatro campeões na Olimpíada Nacional de Matemática

A sexta Olimpíada Nacional de Matemática teve a participação de 19,6 milhões de inscritos, quase 10% da população brasileira. Foram contemplados com medalhas 3,2 mil estudantes, e dentre as 500 medalhas de ouro, cinco foram para piauienses, o melhor resultado do Estado desde a criação da competição dos ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia. A premiação acontecerá em março de 2011, em local ainda ser definido.



Da esquerda para a direita em pé: Fernando de Brito Vieira (bronze), Sandoel de Brito Vieira (ouro), Rodolfo Vieira Fontenele (bronze), José Marcio Machado de Brito (ouro), Jean Carlos Sousa de Brito (bronze), Clara Mariane Silva Oliveira (ouro), Francimar de Brito Vieira (prata), Pedro Rodrigues Machado dos Santos (bronze) / Agachados: Isamara Cardoso de Brito (bronze), Ana Carla de Brito Amaral (prata), Amanda Pacheco Cardoso (prata), Antônio Wesley de Brito Vieira (ouro)

Veja aqui os nomes dos premiados de todo o Piauí

Um dos vencedores, foi Sandoel de Brito Vieira, 17 anos, aluno da Escola Estadual Augustinho Brandão, localizada no município de Cocal dos Alves, 262 km da capital Teresina. Sandoel cursa o terceiro ano do ensino médio e pretende prestar vestibular para matemática e engenharia. “Sinto-me muito feliz com o resultado, ele é fruto de um processo que já vínhamos trabalhando dentro da escola”, afirma o estudante, que disputou a gincana "Piauí - Eu conheço essa história", promovida pela TV Cidade Verde durante as comemorações do Dia do Piauí em 2009.

Sandoel conquistou medalhas em todas as edições das olimpíadas brasileiras de matemática. Com essa, já soma a terceira de ouro e três de bronze. O professor de Sandoel, Antonio Cardoso de Amaral, afirma que o aluno sempre foi muito esforçado e com potencial. “Temos um projeto de preparação para essas olimpíadas, e o Sandoel sempre se destacava, ajudava inclusive os outros alunos”, declara.

O ensino público de Cocal dos Alves também pode ser considerado o destaque piauiense dessas olimpíadas. Das cinco medalhas de ouro piauienses, quatro foram para estudantes daquele município. Além de Sandoel, José Marcio de Brito e Clara Mariane Oliveira conquistaram ouro na categoria nível 1 – alunos de 5ª e 6ª série – e Antonio Welsley de Brito levou na categoria nível dois, de 7ª e 8ª série. Os três são estudantes da escola municipal Teotônio Ferreira Brandão.

Todos os alunos vencedores serão contemplados com uma bolsa de iniciação cientifica do Programa de Iniciação Científica Junior (PIC-Obmep) do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Piauí ainda teve 10 medalhas de prata e 17 de bronze, além de 228 menções honrosas.
Flalrreta Alves /Cidadeverde.com
Edição Blog do Pessoa

Com muitas dificuldades começa hoje o V Festival do Caranguejo de Ilha Grande


O V Festival do Caranguejo de Ilha Grande vai acontecer, a partir de hoje sem o apoio e sem a colaboração da Prefeitura Municipal. Na tarde de ontem (quinta-feira, 25) estivemos participando de mais uma reunião desta vez para orientar as barraqueiras, que vão comercializar, alimentos feitos com a carne do caranguejo.

Quem esteve dando uma palestra mais um vez, foi a turma do SEBRAE e do ILHA ATIVA, duas organizaçõe não governamentais, importantes para que esse evento aconteça.

Por sua vez, a prefeitura que não paga em dia seus servidores, não cumpre os prazos de pagamentos com fornecedores, poderia ao menos cuidar da estrutura da cidade, para que as ruas onde irá acontecer o evento estejam iluminadas.

Ontém os técnicos a Companhia Energética do Piauí (Eletrobras), estiveram instalando os refletores, mas tiveram problemas, já que os reles dos postes, haviam sumido.

Um bueiro na Avenida Martins Ribeiro, na porta da Prefeitura, pode causar problemas, para as pessoas que vão visitar a feira, já que a parte metálica que deveria proteger, está quebrada, alguém poderá vir a quebrar a perna, se não tiver cuidado em olhar para onde pisa, pode ser até a senhora, "Prefeita".

Faltam sacos coletores de lixo. A prefeitura com seu eficiente, departamento de limpeza pública, poderia dar a contra partida e oferecer, sacos, sacolas, cestos ou qualquer outro tipo de recipiente para coleta do lixo, que será produzido, pelas barracas.

Bom, como a população, já está organizando a festa, os próprios feirantes terão que providênciar, a limpeza da feira. Só resta, agora, que a população assuma também a administração da cidade.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tudo pronto para o V Festival do Caranguejo

Todo o evento será realizado na Avenida Martins Ribeiro, centro de Ilha Grande. Como em anos anteriores.

Estradas em recuperação na zona rural de luís Correia



Dando sequencia ao trabalho de recuperação das estradas vicinais de Luiz Correia, concentradas na zona rural deste municipio, a prefeitura já recuperou quase, que na totalidade os trechos que ligam a cidade ao interior inclusivel interligando o municipio de Luiz Correia, com municipios do vizinho estado do ceará proximos da grande região Brejinho.

materia: Gilberto Veras

Vai começar o Campeontao Luiscorreiense de Futsal

Imagem do Campeonato Luiscorreiense de Futebol Amador

A Secretaria de Esportes e Juventude, iniciará o Campeonato Luiscorreiense de Futsal, nesta sexta-feira,(26), no ginásio poliesportivo Raimundinho Cabrinha, na comunidade Camurupim, zona rural de Luís Correia.

A competição contará com equipes da cidade e interior e terá suas partidas realizadas no ginásio de Camurupim e também na recem inaugurada quadra poliesportiva do colégio Rui Barbosa na comunidade Carnaubal.

A competição tentará revelar novos talentos na bola pesada e distribuirá mais de três mil reais em prêmios, sem que esqueçamos a competição também é extensiva ao futsal feminino de nosso município que mostrará além da beleza da mulher luiscorreiense, o talento futebolistico de nossas meninas.

Cerca de 17 equipes de futsal masculino dividas em três chaves disputam a competição e no futsal feminino, 8 equipes usam batom, são elas: na chave "A" - Carnaubal, Jaboti, CEC, Juventude; chave "B" - Lagoa do Barro, Brejinho, Sobradinho e Camurupim.

PAROU PORQUE? Obra do asfalto que liga Buriti dos Lopes a Barra do Longá está parada.

Obra paralizada do asfaltamento da estrada que liga Buriti dos Lopes ao povoado Barra do Longá

Sentindo a ausência dos serviços da pavimentação asfaltica na estrada que liga a cidade de Buriti dos Lopes ao povoado Barra do Longá, o Portal Boca do Povo tentou encontrar os trabalhadores que prestavam serviço para a empresa que estava executando as obras, e um dos funcionários da mesma nos informou que há mais de uma semana a obra está parada.

Segundo o funcionário, o motivo da paralisação seria a falta de real nos cofre da empresa, uma vez que uma das parcelas não teria sido depositada na conta da mesma. O certo é que o boato que está nas ruas de Buriti, é que tão cedo a obra será retomada, já que as eleições ficaram pra trás, e nem as maquinas estão por aqui, sumiram todas.
Esperamos que esta obra não fique, apenas no papel, e que o governador e prefeita honrem com suas palavras, pois o povo de Barra do Longá já está cansado de esperar, pelo asfalto.

A Vereadora Iranildes Braga - PDT, diz que a prefeita enganou até a Santa Luzia, que antes dos festejos a obra estaria acabada.

Prefeita de Buriti dos Lopes, constroe creche em Murici dos Portelas.

vereadora Iranildes Braga

A Prefeita de Buriti dos Lopes Francisco Ivana Aguiar dos Santos, construiu um creche de educação infantil, com recursos do Governo Federal, no assentamento "Iracema", que esta localizado no município de Murici dos Portelas.

È impossível que a prefeita desconheça os limites do município, pois segundo o ultimo senso do IBGE, a localidade já fazia parte de outra cidade. Para a vereadora Iranildes Braga, eleita pelo PDT, a construção de uma creche é sempre bem vinda, mas o ideal seria construir essa escola de educação infantil dentro dos limites de Buriti dos Lopes.

O meu questionamento é de como ela ira se posicionar diante, do prejuízo para os cofres do município.

Presidente da Agespisa sobre esgoto de Parnaíba: 90 dias termina


Em Parnaíba, a obra de esgoto deve terminar nos próximos 90 dias. Está faltando apenas a construção da lagoa de estabilização. A obra está custando R$ 6 milhões, foi o que disse o presidente da Agespisa, Marcus Venício Costa.

Ele explicou hoje (24) que a empresa está retomando a obra de esgotamento sanitário no bairro Tancredo Neves em Teresina. O investimento na segunda etapa é de R$ 1,7 milhão.
As obras devem começar no prazo de 15 dias. Além desse, outros dois projetos, em que a Agespisa teve problemas com as empresas responsáveis, também estão sendo retomados.

Na primeira etapa foram implantados 4.432 metros de rede coletora e 213 ligações domiciliares no Tancredo Neves. Agora, a Agespisa vai iniciar a construção da estação de tratamento de esgoto. O terreno já foi adquirido e está sendo repassado para a empresa.
Com o novo sistema serão beneficiadas cerca de 6,8 mil pessoas. Além dos 756 apartamentos do conjunto, a rede vai atender ainda várias casas das áreas próximas.

Outra obra de esgotamento é na região sul, entre os bairros Promorar e Sacy, que tem orçamento de R$ 61 milhões. Marcus Venício explica que está sendo feito com lentidão porque a Caixa considera que a empresa responsável não deveria ter ganho a licitação. O processo está sendo julgado hoje no TCU. "Acreditamos no parecer favorável e haverá outra licitação. A liberação está sendo feita com recursos próprios e estamos trabalhando para terminar o mais rápido possível", comentou.
Com essas obras, Teresina passará de 17% para mais de 50% de cobertura de esgoto.
Também estão sendo feitos esgotos através da Codevasf em Floriano, Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Luzilândia e Porto Alegre.

Abastecimento
Um dos principais desafios para 2011 é resolver o problema do Parque Brazil. "O problema lá só será resolvido com uma estação de tratamento. É nosso desafio. Estamos equipando dois poços para diminuir o sofrimento das pessoas", afirmou.

Fim da dívida
Ainda não será no próximo ano que a Agespisa se livrará das dívidas. A previsão é melhorar a arrecadação e sair do vermelho em 2012.

Leilane Nunes - Cidadeverde.com

Participantes do I Encontro da Felicidade visitam pontos turísticos do Litoral

I Encontro da Felicidade realiza passeio na praia Pedra do Sal. Os participantes conheceram os pontos turísticos mais visitados do litoral do Piauí.

Um belo passeio à Pedra do Sal, Morro da Mariana e outros pontos turísticos do litoral do Piauí marcou o segundo dia de atividades do Encontro da Felicidade, realizado de 18 a 21 de novembro pelo Sesc Praia.

Os integrantes do grupo Vida Nova, atendidos pelo Sesc em Parnaíba, o grupo da Melhor Idade do Sesc em Teresina e o “grupo das Jóias”, do Sesc em Floriano conheceram os pontos turísticos mais visitados do litoral do Piauí.

Os grupos visitaram as casas das rendeiras, no Morro da Mariana, a Usina Eólica e encerram o passeio com uma visita ao Porto das Barcas, no centro histórico de Parnaíba. Deu até para fazer uma boa caminhada e comprar peças do artesanato local. O passeio integrou a programação de atividades do Encontro da Felicidade que também teve palestras, oficinas de dança, bate papo e muitas atividades recreativas.

Goiás cala Pacaembu lotado, assina tragédia do Palmeiras e está na final

Rafael Moura, Carlos Alberto e Marcão comemoram a classificação (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Em uma reação épica, o Goiás venceu o Palmeiras por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Pacaembu, e garantiu a vaga na final da Copa Sul-Americana. O time esmeraldino calou o estádio, tomado por cerca de 35 mil torcedores palmeirenses que antes fizeram uma bela festa. Ernando foi o herói goiano, garantindo ao clube um alento após o rebaixamento para a Série B do Brasileiro. Aos paulistas, só resta pensar em 2011.

O Goiás, que havia perdido a primeira partida, no Serra Dourada, por 1 a 0, recuperou a vantagem e agora pega o vencedor da disputa entre LDU e Independiente. Os times fazem o segundo jogo nesta quinta-feira, na Argentina. Na primeira partida, o time equatoriano venceu por 3 a 2.

Festa palmeirense, supresa goiana

A torcida do Palmeiras fez uma grande festa antes do jogo. Com o Pacaembu lotado, agitou balões vermelhos, verdes e brancos e fez um mosaico com a frase: "Torcida que canta e vibra", uma referência a um trecho do hino do clube.

Quando a bola rolou, o Palmeiras parecia contagiado pela torcida. Criava mais e assustou Harlei, logo aos seis minutos, em um chute de longe de Danilo que saiu pela linha de fundo. O zagueiro incentivou os torcedores após a jogada. O Goiás precisava vencer, mas o técnico Artur Neto manteve a cautela com três zagueiros e apostou em Otacílio Neto no lugar de Felipe, que está em má fase. Mas o substituto foi constantemente acompanhado por um marcador, dificultando a ligação do meio com o ataque goiano.

Do outro lado, Kleber e Lincoln também tinham sempre um defensor na cola. O Goiás sabia que se sofresse um gol ficaria com muitas dificuldades para conseguir o placar para chegar à final. A estratégia do Esmeraldino era marcar forte e tentar um gol no contra-ataque para levar a decisão pelo menos para os pênaltis.

A opção do Goiás era bastante arriscada. O Palmeiras tinha mais oportunidades e chegou a carimbar a trave aos 12 minutos, com Tinga. A torcida explodiu e começou a acreditar que o gol era questão de tempo. A bobeada do lateral Douglas quase concretizou do desejo dos torcedores quando Luan roubou a bola do adversário e chegou na frente de Harlei para chutar fraco, aos 21. Segundos depois, o troco do Goiás veio em um chute forte de Rafael Moura, que raspou a trave de Deola. Jogo quente no Pacaembu!

O visitante melhorava na partida, aproveitando cada espacinho deixado pelo dono da casa e beneficiado pela eficiente marcação sobre os principais articuladores do Palmeiras. Otacílio Neto fez Deola trabalhar aos 27, com um chute pela esquerda.

luan comemora gol do palmeiras sobre o goiásLuan celebra gol do Palmeiras
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Mas mesmo com o crescimento do Goiás, o gol tão esperado pela torcida do Palmeiras saiu aos 33: Edinho fez um belo lançamento para Luan, que tirou de Harlei e tocou para o fundo do gol: 1 a 0, com direito até a dancinha com os companheiros. A situação do Goiás se complicava. O time de Goiânia precisava fazer dois gols para chegar à final.

Quando o jogo já caminhava para o fim do primeiro tempo, com festa da torcida palmeirense, o Goiás deu o primeiro passo para mudar sua condição: aos 47, Marcelo Costa cobrou uma falta no travessão: a zaga afastou, mas Carlos Alberto aproveitou a sobra e, de cabeça, mirou o gol de Deola. A bola ainda bateu em Tinga antes de entrar: 1 a 1. Silêncio no Pacaembu e vibração dos poucos torcedores do Esmeraldino presentes.

Tensão no Pacaembu, e vaga nas mãos do visitante

Tentando se recuperar do baque, a torcida do Palmeiras voltou a incentivar o time no segundo tempo, colorindo o Pacaembu com mais balões. No Goiás, Artur Neto tirou Douglas, que não fazia boa partida, e colocou o atacante Felipe improvisado pela ala direita. O treinador tentava tirar proveito do gol feito, que abalou um pouco a equipe do anfitrião em campo. O time goiano crescia nos contra-ataques.

Depois de demorar um pouco a engrenar, o Palmeiras voltou a ameaçar o Goiás com força e mostrar afobação para fazer mais um gol, mesmo estando classificado com um empate. O adversário seguia apostando no nervosismo do anfitrião, mas, apesar de circular pelo campo do Palmeiras, pouco chegava em Deola.

A tensão era grande entre os torcedores do Palmeiras. Eles não acreditaram quando Kleber errou uma tabela com Lincoln, ou quando o árbitro deu vantagem em uma falta frontal sofrida por Marcos Assunção. As unhas eram roídas cada vez que Deola precisava encaixar uma bola. E os xingamentos foram inevitáveis quando Kleber, sozinho na grande área, chutou torto, à esquerda de Harlei, aos 24 minutos.

Felipão tirou Lincoln e apostou em Dinei para tentar o segundo gol e tranquilizar a massa. Mas o que o treinador palmeirense não previa era a tragédia que se anunciava para o seu time. Aos 36 minutos, o Pacaembu se calou pela segunda vez. Marcão cruzou, Rafael Moura ajeitou, e Ernando cabeceou para o gol, fazendo o gol da classificação goiana: 2 a 1 para o visitante.

Depois de um breve silêncio, a torcida do time paulista apoiou até o fim, mas o nervosismo era evidente entre os donos da casa. Artur Neto tirou um atacante e segurou a pressão do anfitrião. O Palmeiras, afobado, tentava empatar. Mas amargou a decepção em casa. Festa para o time goiano, que se superou e agora é o representante brasileiro na final. O choro do menino palmeirense no vídeo acima exemplifica bem o sentimento dos donos da casa.

Contaminação no litoral pode atingir consumidores de carangueijo

Várias espécies de caranguejos do litoral piauiense encontram-se em sérios riscos de contaminação pela venda e uso indevido de agrotóxicos. A causa principal seria pela plantação de arroz nas proximidades de manguezais e pelo uso de substâncias sem qualquer acompanhamento técnico especifico.

Segundo o deputado João de Deus, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) órgão responsável pela fiscalização de agrotóxicos, já está, através de projeto de lei em mensagem de governo na Assembleia Legislativa regularizando tais inspeções. Para ele, que também é relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça da Alepi, todos os esforços estão concentrados para a sua aprovação.

Francisco de Assis, gerente de defesa vegetal da Adapi, informou que a venda clandestina de misturas de produtos conhecidas como 'bombas químicas', produzem na natureza prejuízos incalculáveis. Ele disse que, "para piorar muitos pescadores preferem encontrar os caranguejos tontos pelos remédios, pela facilidade em serem capturados, o que é péssimo para a saúde de todos que consomem estes animais", afirmou.

O diretor-geral da Adapi, José Antonio, alegou que hoje o principal problema do órgão é em relação a falta de mão de obra, o que desfavorece um sistema de fiscalização mais apropriado. Para isso, a realização de concursos para o provimento de cargos em todo o Estado já estão sendo estudados para o mais breve possível.


Fonte: Jornal de Parnaíba

Bandeira do Piauí é exibida em show de Paul McCartney


Durante o show de Paul McCartney no último domingo (21), a bandeira do Piauí ganhou destaque no telão posicionado atrás do palco do ex-beatle no estádio do Morumbi.

Em meio à multidão, a piauiense Lorenna Lages não perdeu tempo e, bem na hora em que foi filmada pelas câmeras da produção do show, abriu os braços e esticou a bandeira do Piauí para o mundo ver. O episódio aconteceu quando Paul cantava a música Hey Jude com seus milhares de fãs.

Reportagem: Portal da Clube

Confira dez motivos para visitar Luís Correia


A secretaria de Turismo de Luis Correia lançou a campanha "10 Motivos para ir ao litoral nesta temporada de férias". A iniciativa lista dez razões para o turista ir às praias piauienses.

"Esta campanha é motivada com a percepção de nos educar para perceber aquilo que estamos positivos e termos a atitude de corrigir o que precisamos melhorar", descreve Alcide Filho, secretário de turismo de Luis Correia. Ele afirma que o litoral do Piauí tem um charme especial e que deve ser visto de forma positiva.

"O litoral do Piauí tem que ser tratado como um produto de alto valor agregado. Temos que buscar o equilíbrio entre o que há de bom e a busca para solucionar os problemas", descreve. Confira abaixo a lista de motivos para visitar o litoral elaborada pela prefeitura de Luis Correia.

1. Com 23 Km de mar, Luís Correia tem mais de 30% da Orla do litoral do Piauí. Descubra praias como o Coqueiro, Peito de Moça, Farol, Maramar, Macapá, Arrombado (Mangue Seco) e Carnaubinha. Mesmo em obras, há restaurantes funcionando em Atalaia.

2. Até 31 de julho, uma diversificada programação para a família está animando os turistas e visitantes: FEART (Feira de Artesanato), EcoPraia (Ecologia e Ecocidadania na praia do Coqueiro), Campeonato de KiteSurf (coqueiro). Pesca esportiva, canoagem e caminhadas ecológicas no Circuito Amarração de Ecoesportes, em Sobradinho (25.7). Aniversário de Luís Correia (26). No SESC Praia, todo dia tem música ao VIVO. Sextas e sábados com atrações nacionais.

3. Duas novas rotas turísticas surpreendentes em Luís Correia: Lagoa do Sobradinho e Duna do Mirante.

4. Frutos do mar para degustação e sabor incomparável. Bares e restaurantes têm receitas que são referência nacional.

5. Praias para banho de mar calmo e seguro, com águas despoluídas, brisa e temperatura amena.

6. Prática de ecoesportes náuticos. O litoral do Piauí tem uma verdadeira fábrica de soprar vento. Pratique o KIte, o surf e windsurf. Faça trilhas e caminhadas sobre dunas.

7. Artesanato ecológico e sustentável. Com a fibra da taboa se produz objetos de decoração e utilitários que encantam ao primeiro olhar.

8. Biodiversidade e natureza selvagem. Desova de Tartarugas, migração de aves, presença do peixe-boi-marinho...

9. Serviços básicos operando. Banco 24 horas, compras domésticas, serviços de celular e internet via modem, segurança e policiamento do trânsito presentes. Viaturas com Batalhão Turístico e atuação direta na orla contra excessos de som.

10. Atendimento de urgência em saúde. Hospital com plantão 24 horas.


Fonte: AsCom

Litoral: Ainda existem vagas no Espaço Lazer



Público lota oficina de teatro com globais em Teresina

Klebber Toledo e o diretor de TV Léo Niklevis.

Teresina é uma das mais de 150 cidades brasileiras que recebem o Curso Livre de Interpretação em TV e Teatro com a participação de atores globais. Adultos, adolescentes e crianças estão recebendo dicas de desinibição, perda do medo e timidez, posicionamento frente às câmeras, expressão corporal, dicas vocais, textos de novelas e muitos outros.

Esta semana, as palestras são ministradas pelo ator Klebber Toledo e o diretor de TV Léo Niklevis. Nos próximos dias, Rafael Cardoso (Jorgito de Tititi), Marco Antônio Gimenez (Urubu/Flávio de Malhação), Felipe Dylon (cantor e ator) e Jayme Matarazzo (Daniel de Escrito nas Estrelas) também contribuem com a oficina.


Reportagem: Portal da Clube

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mesmo sem apoio da prefeita, Catadores de caranguejo realizam neste final de semana o V Festival do Caranguejo de Ilha Grande

De vermelho Julinho- Presidente da Associação em reunião com os arrendatários das barracas do festival.


Estudantes da Escola Estadual Marocas Lima, grafitando o muro do colégio, dando um novo visual, para o Festival do Caranguejo.




Aconteceu na tarde da quarta-feria, 24, no plenário da Câmara Municipal de Ilha Grande, uma reunião para os últimos preparativos do "V Festival do Caranguejo de Ilha Grande".

Segundo, "Antonio Júlio Marcos Araújo", Presidente da Associação de Catadores de Caranguejo-delta-uçá de Ilha Grande, informa que o evento vai acontecer por motivo e coragem e resistência da população, pois quando recebemos o despacho da prefeita, alegando dificuldades orçamentarias nas contas da prefeitura (falta de dinheiro para colaborar com a realização do evento), a associação colocou um anuncio no município, procurando saber das pessoas interessados na realização do festival, que comparece-sem na noite deste do mesmo dia para tratar de assuntos do próprio festival.

E a comunidade, se juntou para realizar o evento. Fomos até ao Governador do Estado, em busca de patrocínio, buscamos ajuda no comercio de Parnaiba, também os comerciantes de Ilha Grande colaboraram para a realização do evento deste ano, que ira acontecer conforme podemos organizar, sempre levando o SEBRAE como referencia.

A "Comissão Ilha Ativa" (CIA), foi um grande insentivador nosso, esperamos assim que nos próximos anos a nossa gestora municipal, esteja em melhores condições para ajudar a altura, do que esperamos.

O próprio SEBRAE, nos afirmou que em janeiro do próximo ano começaremos a trabalhar, a realização do projeto com o apoio também da Secretaria de Turismo do Estado e o grupo Resistência, que é o organizador da festa deste ano, esta firme e forte, trabalhado pelo sucesso do evento.

SENAI CASA ABERTA recebe centenas de pessoas durante a visitação



Mostrar o que oferece para comunidade foi o que fez a Federação das Indústrias do Estado do Piauí, através do Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, durante a abertura do projeto ”SENAI CASA ABERTA 2010”, realizada na noite do dia 22 de novembro na cidade de Parnaíba.

A Abertura do SENAI Casa Aberta contou com a presença de representantes de empresas e instituições homenageadas, diretores e coordenadores do Sistema FIEPI, presidentes de sindicatos patronais do segmento industrial e alunos do SENAI.

Ewerton Negri, Diretor Regional do SENAI no Piauí destacou a importância do projeto no momento atual, e diz “ o papel da educação profissional na capacitação de recursos humanos qualificados na formação técnico-tecnológico, possibilita o acesso dos trabalhadores às novas tendências do mercado”, conclui.

Falando em nome do presidente da FIEPI, Antônio José de Moraes Souza, o Diretor de Ações Institucionais, deputado estadual e vice-governador eleito Antônio José de Moraes Souza Filho ressaltou a importância da qualificação profissional dizendo que não há espaço para quem faz qualquer coisa, afirmando que é preciso que todos estejam qualificados para fazer o que as empresas e o estado procuram para ocupar o mercado trabalho, “ Os novos paradigmas tecnológicos e de qualidade e competitividade exigem um novo perfil profissional”.

Durante a solenidade de abertura, a FIEPI homenageou a a Universidade Federal do Piauí e a Empresa Vegeflora. A homenagem a empresa VEGEFLORA e a UFPI é em decorrência da aprovação do Projeto de Inovação Desenvolvimento de Antioxidante para a Indústria de Biocombustíveis a partir de subprodutos da cadeia produtiva da castanha de caju.

Os homenageados afirmaram que o projeto tem como objetivo promover a pesquisa e o desenvolvimento em parceria pública privada na obtenção de cardanol polimerizado, a partir do LCC técnico utilizando a técnica de eletroanálise e aplicar produtos como antioxidantes em biodiesel de soja. “Esse prêmio nos estimula buscar mais inovação e qualidade em nosso trabalho”, disse Michel Andersen.

O Diretor do Campus Ministro Reis Veloso da UFPI de Parnaíba, José Duarte Baluz falou sobre a importância do prêmio, demonstrando reconhecimento não só pelo trabalho da instituição no projeto de inovação, mas também em diversas ações desenvolvidas em parceria com a FIEPI.

O projeto SENAI Casa Aberta, iniciado no Centro de Formação Profissional Jose de Moraes Correia , na Avenida Capitão Claro no Centro de Parnaíba, durante o período de 22 a 24 de novembro envolve alunos das Escolas públicas Estaduais, Escolas Públicas Municipais, Escolas particulares e Instituição de ensino superior

Ainda na programação de abertura foi realizada a palestra “Motivação e atitude” pelo montanhista Rosier Alexandre que encantou todos os presentes pelo modelo de superação de alguém que estimulado pelo desafio, sai de estado nordestino para escalar as montanhas mais altas do mundo e conquista reconhecimento de autoridades e da comunidade.

A solenidade de abertura foi encerrada apresentação musical de Zaqueu do Acordeon e Carlos Eugenio, finalista do Festival Nacional do SESI Música 2010.

Nos dois dias de visitação, o SENAI Casa Aberta proporcionou orientação profissional aos mais de 1.500 visitantes e um ambiente ideal para o contato com o conhecimento, oferecendo Palestras, Visita às Instalações, Aulas Práticas e demonstração de serviços e produtos do SENAI no Piauí, sob a coordenação da interlocura do projeto, Mônica Pessoa.

LUZ PARA TODOS REALIZA SONHOS DA ZONA RURAL DE LUÍS CORREIA

Secretários: Turismo e Governo - Paulo Rubens, de Educação - Anelize e o Prefeito Kim do Caranguejo.

Dando continuidade no programa luz para todos, o Prefeito Municipal de Luís Correia, acompanhou na manhã desta quarta-feria, 24, uma equipe da empresa GBS, para realização dos sonhos de duas comunidades da zona rural deste município, que recebem a partir de hoje energia instalada em suas residências nos povoados SANTA HELENA e PÉ DA SERRA , na grande região do Brejinho, garantindo melhor qualidade de vida a essas famílias. estão todos de parabéns o Prefeito e as comunidades qeu estão sendo atendidas.

CcmLC
Gilberto Veras

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Deu no blog do Pessoa: Araioses; "E agora José"

Remi Trinta, Prefeita Luciana trinta inaugurando as novas instalações da prefeitura Municipal de Araioses. foto: jean jorge



Araioses minha terra querida, sofrida, já não bastava os de casa agora estamos nas mãos sabemos la de quem. A prefeita desta referida cidade, que fica as margens do rio Santa Rosa que um dia fora limpo e hoje esta imundo. Dona Luciana agora deu pra atrasar o pagamento dos funcionários operacionais, vigias dentre outros. Será que a mesma pensa um dia em se candidatar a tal cargo tão almejado por alguns que só pensam em deixar rombo? Pensáva-mos nós que as palavras da então prefeita fosse verdadeiras, palavras bonitas, simples, de coração. Fomos enganados mais uma vez, por mais um rosto falso. A principio dissera que não iria contratar ninguém hoje já são quase dois mil (2000).

Pensem araiosenses enquanto os contratados recebem seus salários nós que somos concursados ficamos de fora da panela. A indignação que ficamos enquanto ela passeia, faz festa pra enganar o povo, trazendo bois e bandas pra pagar com nosso salário, e existem alguns idiotas que gostam dessa molecagem. Era mais antes ter deixado o Zé Tude, que pelo menos o dinheiro ficava na cidade. Agora e tarde! Bem prefeita você me envergonha por ter, acreditado em tal pessoa fria, calculista, sem coração e sem religião. Mas daremos o troco. Agora e só esperar pela justiça que ainda esta do nosso lado. Sem contar que somos ameaçados a todo o momento por umas pessoas que ela colocou pra fiscalizar a limpeza dos colégios, somos abordados por diretores que só sabem puxar saco. Bem agora digo como diz o ditado. "e agora José".

Desabafo de quem acompanhou o primeiro ano da atual administração:

O desabafo postado acima por um leitor do blog do pessoa, só reflete a difícil forma de administração, com a qual a cidade de Araioses, está passando. Até esse editor, foi enganado pelo marido da prefeita Luciana, "remi Trinta", quando no ano passado, um de seus assessores e secretário de agricultura, cultura e comunicação o conhecido "Bola Cheia" "Agenor", me convidou a cobrir uma série de inaugurações no dia do encerramento do festejo da padroeira da cidade.

enganado por uma boa proposta feita pelo marido da prefeita e do Agenor, fui. Fiz o material da inauguração de uma creche para educação infantil, a recuperação de uma quadra de esportes e a reforma e modernização da prefeitura.

Sabes, quando o acordo por parte dos administradores de Araioses foi cumprido? nunca! Não é estranho, agora, ver esse tipo de reclamação dos moradores da vizinha cidade do Maranhão. Visto é, que a maioria dos vereadores da Câmara Municipal estão na oposição, até Wilson Miranda o único eleito no palanque da prefeita do partido dela, em seis meses, não aguentou as promessas e deixou a base governista e continua numa oposição firme, denunciando os desmandos de uma mulher que comprou briga até com o padre, e foi posta pra fora da fila da Eucaristia na igreja, durante a missa pelo pároco celebrante, na frente de todos.

Isto é Araioses.

Daniel Alves se apresenta a tribunal pela primeira vez após sair da prisão

Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo estupro de uma jovem de 23 anos em uma boate na capital da Catalunha, em 2022...