sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Bliz Educativa distribui preservativos e orienta motorista para um trânsito seguro



Nesta manhã a Sec. de Saúde do Município de Luís Correia, realizou uma blitz educativa, com distribuição de panfletos educativos, preservatios e outros, na tentativa de orientar os turistas, para o sexo seguro e também para educar os motoristas que circulam nas ruas da cidade neste período.

O número de acidentes envolvendo veículos neste período é comum, e por este motivo a secretaria esta envolvida numa campanha para orientar os motoristas e acompanhantes a transitarem com segurança.

Uma parceria especial feita com a PRF - Policia Rodoviária Federal, foi feita para a realização da Blitz que aconteceu e
m frente a Unidade Escolar Pinheiro Machado, localizada na BR - 343, em Luís Correia.

Juiz determina nova eleição para presidência da Câmara de Luís Correia

Momento em que o oficial de justiça Luciano, entrega o mandato judicial ao vereador Mirialdo Mota, nesta manhã, as 11:57 horas.

O Dr. Júlio César Menezes Garcez, Juiz de Direito da Comarca de Luís Correia, intima o Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal, Mirialdo Mota de Araújo, a cumprir a seguinte decisão:

Ante ao exposto, defiro a antecipação de tutela para determinar que o presidente da Câmara designe, no prazo de dez dias, sessão extraordinária para eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Luís Correia, pois presentes o Fumus Boni Juris, consiste nos fundamentos, acima expedidos e o periculun in mora, pois o dia 01 de janeiro é a data designada para a posse da mesa diretora. Por via consequencia, determino que não emposse nenhum membro da mesa diretora, resultante da eleição ocorrida no dia 01 de janeiro de 2010. Até a eleição da mesa diretora os atuais componentes irão permanecer na mesa diretora, pois o vereador mais antigo, possui interesse jurídico, uma vez que foi eleito na eleição do dia 16 de Dezembro de 2010. Dado e passado nesta cidade e Comarca de Luís Correia, Estado do Piauí, aos 31 (trinta e um) dias do mês de Dezembro de dois mil e dez (2010).




quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Programação marca solenidade de posse do governador Wilson Martins


Palácio de Karnak
A solenidade de recondução ao cargo do governador Wilson Martins será marcada por uma vasta programação que terá início na próxima quinta-feira (30) com a realização de uma missa e um culto em ação de graça.

A missa será realizada na Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, Centro de Teresina, a partir das 17 horas. Logo em seguida, às 19 horas, será realizado o culto, na Segunda Igreja Batista, situada na Rua Coelho de Resende.

Já no dia 1° de janeiro, ocorre a solenidade de posse nos cargos de governador e vice-governador, de Wilson Nunes Martins e Antônio José Morais Souza Filho, respectivamente. O evento terá início às 18 horas, na Assembleia Legislativa do Piauí e às 19 horas, será realizada a recondução ao Governo, no Palácio de Karnak.
No primeiro dia útil do ano, dia 3, o chefe do poder estadual reunirá todo o secretariado para traçar as primeiras diretrizes de ações de sua legislatura. A composição da administração direta e indireta será anunciada pelo governador no dia 30.

Fonte: CCOM

A REGIÃO DA PARNAÍBA E OS SEUS 300 ANOS DE EXISTÊNCIA

Imagem da Igreja de Nossa Senhora de Monserrathe.

A colonização ordenada de áreas nos atuais Estados do Piauí, Maranhão e Ceará, hoje conhecidas como “A Grande Parnaíba”, iniciou-se a partir de 1699, quando através do parecer do Conselho Ultramarino em 07/01 e Resolução de 12/01, bem como, das Cartas Régias datadas de 08/01 e 18/01, reiteradas por outra C.R. de 05 de setembro do mesmo ano, o governador de Pernambuco foi autorizado a determinar ao Capitão–Mor do Ceará, que examinasse a foz do rio Parnaíba, informando as qualidades dos ancoradouros existentes, a profundidade do mar, a largura das barras, a capacidade de fortificação e a conveniência em serem implantadas povoações nesses locais.

Foi nesse ano que Leonardo de Sá, vindo do Ceará, esteve nas terras que passaram a ser
conhecidas como região da Parnaíba. Assim, essa denominação existe há mais de 300 anos. Documentos comprobatórios atestam essa realidade, como a solicitação do Pe. Domingos Ferreira Chaves – Prefeito das Missões do Ceará – em 1703, ao Capitão-Mor do Ceará (Jorge de Barros Leite), a pedir 40 índios com a finalidade de partir em missão para Parnaíba.

Geograficamente, no litoral, ela está situada entre a foz do rio Coreau e o deságüe do Parnaíba no oceano Atlântico, através das barras que compõem o seu delta. Daí, ocupa os vales dos riachos e rios que nascem nas faldas da serra da Ibiapaba, como o Timonha, Ubatuba, Camurupim, e se somam às terras existentes na bacia do Baixo Parnaíba, principalmente nas várzeas dos rios Pirangi, Piracuruca e Longá.

A consolidação do nome Parnaíba , para toda a região, concretizou-se quando Pedro Barbosa Leal, através do seu procurador e Capitão-Mor da Villa Nova da Parnahiba, solicitou e obteve a autorização para eregir na sua dita vila, a igreja de Nossa Senhora de Monserrathe, santa de sua mais alta devoção. A data desse documento, emitido em 11 de junho de 1711, está inserida institucionalmente , através de Lei Municipal, como a mais antiga das Datas Magnas da Existência da Parnaíba.

Portanto, em dias de 2011, a região “Grande Parnaíba”, estará comemorando como em outras datas cívicas : 11 de junho - 300 anos de Memória da Fundação da Villa Nova da Parnahiba, também, conhecida como Villa de Nossa Senhora de Monserrathe da Parnahiba ; 14 de agosto - 167 anos de Memória de Elevação à Categoria de Cidade da Parnahiba, da então Villa de São João da Parnahiba; 18 de agosto - 249 anos de Memória da Instalação da Villa de São João da Parnahiba , no Lugar Sítio dos Barcos .

Por: Vicente de Paula Araújo Silva, “Potência”

FIEPI entrega computadores para Sindicatos de Parnaíba

Abdoral Furtado, Presidente do Sindcouros.


O Sistema FIEPI fez a entrega de 15 computadores aos Sindicatos Patronais da Industria, na cidade de Parnaíba, nesta quinta feira (27). A entrega foi realizada na sede da Casa da Industria, ás 18 horas, pelo Coordenador de Assuntos Institucionais da FIEPI, o vice-governador eleito, Antonio Jose de Moraes Souza Filho.

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) desenvolvido em nível nacional pela Confederação Nacional da Industria, e tem como objetivo apoiar uma atualização tecnológica e organizacional, otimização das informações do setor industrial e o fortalecimento dos sindicatos. Os Sindicatos já participaram de vários módulos deste programa.

Para o presidente do Sindicato das Industrias da Alimentação do Estado do Piauí, Carlos Henrique Ataíde, a ação dará mais condições para atender as atividades sindicais, e destaca “As ferramentas do PDA nos proporciona acompanhar as tendências da Gestão de Informação preparando o Sindicato para atender as necessidades de nossos associados com maior qualidade”, conclui.

Moraes Souza falou sobre o PDA enfatizando a importância da aquisição desses computadores, ”Acredito que o caminho é esse, consideramos que a FIEPI fez um investimento seguro para o associativismo, porque estamos preparando a base desta sustentabilidade, que com certeza, irá aumentar a representatividade dos sindicatos patronais da indústria."

Concurso público, Refis e Comissão da Defesa Civil serão votados pela Câmara


A Câmara de Vereadores de Parnaíba realizará nesta quinta-feira (30) no horário regimental de 19h30min uma sessão extraordinária, não remunerada, para votar pautas de autoria do executivo e de interesse da população parnaibana.

Segundo o presidente do legislativo, vereador João Câncio Rodrigues Neto, dentre as matérias que serão votadas estão o Programa de Recuperação Fiscal – Refis, a criação da Comissão de Defesa Civil que vai atuar em possíveis enchentes no ano de 2011 na cidade parnaibana e o concurso público que visa o preenchimento de vagas para a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania – Sedesc.

“A votação será nesta quinta-feira, mas os vereadores, imprensa e população em geral poderão participar de uma reunião que teremos no gabinete da presidência da Câmara de Parnaíba às 10 da manhã desta quarta-feira (29) com o vice-prefeito, Florentino Neto, que de antemão vai repassar os detalhes e tirar as dúvidas das pautas enviadas pela Prefeitura de Parnaíba”, finalizou o vereador Neto.

Ascom CMP:

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Iweltman não confirma, que será o chefe da regional de educação


Iweltman Mendes diz que ainda não sabe se, irá ser o novo coordenador de educação da 1ª Regional de Educação do Estado do Piauí. Ontem Iweltman, esteve reunido com o vice-governador Moraes Souza Filho em conversa informal, onde minutos antes aproveitou para ler a nova edição do Jornal Agora Parnaiba.

Por força da Lei; vereador toma posse em Luís Correia



O Juiz de Direito da Comarca de Luís Correia, Dr. Júlio César Menezes Garcês. Através de mandato de segurança, determinou que o Presidente da Câmara Municipal de Luís Correia, empossasse com prazo de 24 horas a contar da data do recebimento do mandato 27 de dezembro as 11:30 horas, o suplente de vereador Norberto Pereira sob pena de prisão por descumprimento de decisão judicial.

Nesta manhã as 10:30 horas o presidente Mirialdo Mota, compareceu à Câmara Municipal e ao lado do secretário da casa o vereador Marcio kildare, deram posse a Norberto Pereira, que leu o juramento e assinou o livro de ata de posse, no gabinete do presidente da casa.

Os vereadores Norberto Pereira, Daniel Nobrega, Tião do Caranguejo e Rogério Nestor comemoram a posse do novo vereador.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cocal dos Alves comemora 15 anos de emancipação política


Cocal dos Alves amanhece nesta próxima segunda feira (27) comemorando 15 anos de aniversário. Como acontece anualmente, o aniversário de emancipação política de Cocal dos Alves conta sempre com grandiosas festividades que desembocam na tão esperada festa do dia 27 de dezembro. Esse ano não será diferente, a administração municipal, na pessoa do prefeito Silvestre, já planeja como serão as comemorações.

A banda que animará o dia do aniversário de 15 anos da cidade a partir das 22:00 horas será Explosão do Som, para a alegria de muitos, que transformará a praça central em um grande palco de comemorações.

Esperamos que a diversão seja geral, e torçamos para que esse aniversário aconteça tranquilo como todos os outros.

Silvestre (PSB) prefeito de Cocal dos Alves, estará ao lado de seus vereadores, secretários e primeira dama, recepcionando a todos que vier a esta grande festa.

Fonte: Jornal da Parnaiba

Tabela da XI Copa Norte de Futsal


Com uma super estrutura de organização e altos investimentos financeiros das equipes participantes, começa oficialmente no dia 05 de janeiro de 2011 a XI Edição da Copa Norte de futsal,com os jogos sendo disputados nas cidades de Esperantina, Batalha, Valença e Parnaíba.

A competição contará com a participação de 21(vinte e uma) equipes de 14(quatorze) municípios e terá como principal incentivo uma super premiação em dinheiro no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais) para o campeão e R$ 3.000,00 (três mil reais) para o vice-campeão.

De acordo com os organizadores, haverá também premiação especial de R$ 250,00 (duzentos cinquenta reais) para o artilheiro e para o melhor goleiro da competição. A Copa Norte de Futsal é considerada hoje um dos maiores eventos do Futsal Nordestino, contando com participação de vários atletas que atuam no Futsal do sul do pais, Europeu, Asiático e até na Seleção Brasileira. Por isso já está pré-acertado com o professor José Gomes futuro presidente da Fundespi que esta competição fará parte do calendário oficial de eventos daquela entidade.

A comissão organizadora é formada pelos desportistas Chaguinha Magalhães e Lourival Bezerra de Esperantina, Nato (Secretário de Esportes) de Batalha, Paulo Negreiros de Valença , Maksuel de Parnaíba e pelo Deputado Federal Marllos Sampaio.

Confira os jogos da 1º Rodada:

05/01/2011 em Valença 20:00h INHUMA X NOVO ORIENTE
05/01/2011 em Parnaíba 20:00h SELVA DE PARNAIBA X FATAL DE PARNAIBA
05/01/2011 em Parnaíba 21:00h FRALDINHA DE PARNAIBA X PONTUAL D E PARNAIBA
06/01/2011 em Valença 20:00h VALENÇA X AROAZES
08/01/2011 em Valença 20:00h AABB DE PICOS X INHUMA
08/01/2011 em Parnaíba 20:00h GAROTOS DE PARNAIBA X BRUNÃO DE PARNAIBA
08/01/2011 em Parnaíba 21:00h IN IRRIGAÇÃO DE PARNAIBA X BURITI DOS LOPES
08/01/2011 em Batalha 19:15h JOSE DE FREITAS X NOSSA SENHORA DOS REMEDIOS
08/01/2011 em Batalha 20:15h BATALHA X CRAPS DE BARRAS
09/01/2011 em Esperantina 09:30h SÃO BERNARDO X CAMPO LARGO DO PIAUI
09/01/2011 em Esperantina 10:30h NOVO MS DE ESPERANTINA X SABÃO RETIRO DE ESPERANTINA.

Piocerá deve bater o recorde de motos inscritas


O Rally Piocerá está perto de chegar a um novo recorde de inscritos nas motos. Até o momento estão inscritos 235 pilotos. O número de vagas são 250 nas seguintes categorias: Master, Senior, Executivo (de 32 anos até 40 anos) exclusivo para pilotos Master e Sênior, Over 40 (+ 40 anos), Júnior, Novato, Dupla (Iniciante e/ou Graduado) e Rally (mesmo percurso dos carros 4x4). Ao todo, estão inscritos mais de 400 competidores em todas as modalidades até o momento, faltando quase um mês para o início do evento, no dia 23 de janeiro, no Jockey Club, em Teresina-PI.

A modalidade moto é a que conta com o maior número de inscritos e a procura maior é justificada, pois a prova abrirá o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). São pilotos de mais de mais de 20 estados inscritos até o momento. É o caso do mineiro Carlos Augusto Constantino, o Guto. Inscrito em uma das categorias mais competitivas das motos, a Master, ele vem se preparando bem para encarar os quatro dias oficiais de prova do Rally Piocerá. Confirmado na equipe P3 Racing KTM, ele não conseguiu ficar longe da prova, que participou nas edições de 2005 e 2006.

Quem pensa que ele busca apenas participar entre os melhores pilotos de moto do país na regularidade, se engana. Guto, que mora em Nova Lima, já participou de várias provas e é veterano. É tricampeão de um dos mais tradicionais enduros para motos do país, o Independência, que acontece em Minas Gerais, nas edições de 1996/2000/2001.

“No Piocera, meu melhor resultado foi no Piocerá 2005, no TVE (Teste de Velocidade Especial), quando fiquei em terceiro lugar nas motos importadas. Boas lembranças, porque na época fomos em número de vinte pilotos máster”, disse o piloto. A sua equipe é composta ainda pelo motorista e pelo mecânico, que darão o apoio total à estrela do grupo.

As inscrições para o Rally Piocerá podem ser feitas pelo site: www.piocera.com.br. Patrocínio: Governo do Estado do Ceará; Co-patrocínio: Honda e Prefeitura Municipal de Teresina; Apoio: Chevrolet-Amarok, Housto, Prefeitura Municipal de Parnaíba, Prefeitura Municipal de Ubajara e Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara. Colaboração: Sebrae, Associação Empresarial de Barreirinhas-MA, Prefeitura Municipal de União - PI, Prefeitura Municipal de Miguel Alves - PI, Prefeitura Municipal de Brejo - MA, Prefeitura Municipal de Araioses - MA, refeitura Municipal de Tutóia - MA, Prefeitura Municipal de Paulino Neves - MA e Prefeitura Municipal de Granja - CE.

Delta do Parnaíba: belezas naturais e artesanato original


O Delta do Parnaíba tem chamado atenção dos visitantes, pois reúne, em áreas de preservação, praias azuladas e dunas encantadoras, vistosos coqueirais, lagoas de água doce, extensos manguezais; além de uma rica fauna que vai desde caranguejo e cavalo marinho até o exótico pássaro guará (ave rara de penas vermelhas que tornou-se símbolo do Delta).

Esse roteiro de ecoturismo em ambiente de sol e praia também já faz a alegria dos que atuam no segmento do turismo da região, os quais têm foco na promoção de atividades econômicas baseadas na sustentabilidade socioambiental.

Apesar de ser um roteiro em ambiente de preservação, o Delta do Parnaíba conta com uma estrutura bem organizada.

O trabalho de organização iniciou ainda em 2005 com ações do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão em parceria com os Governos Estaduais, prefeituras municipais e empresários da região quando foi criada a Rota das Emoções.

Mas a comunidade não fica à margem ao processo de desenvolvimento e cada vez mais participa efetivamente das atividades produtivas em torno do turismo. O artesanato, por exemplo, tem rendido mais que premiações a comunidade, tem inserido a população no contexto da geração de oportunidades de emprego e renda.

Um grande exemplo disso é a originalidade dos trabalhos em rendas de bilro, passado de mãe para filha pelas rendeiras dos Morros da Mariana, na Ilha Grande, no Piauí congregadas numa entidade denominada Associação das Rendeiras de Morros da Mariana. Criada em 1993, a ARMM congrega cerca de 120 rendeiras que, reunidas sob regime de associativismo, alcançaram a melhoria das condições de trabalho, maior produtividade e renda. Enfrentando dificuldades no princípio, a produção da Associação ganhou repercussão em todo o país e no exterior através de ações que inovaram o design das rendas e as introduziram no mundo fashion e da alta costura.

Fonte: Jornal da Parnaiba

Concurso escolhe Garoto e Garota Ideal Forma 2010 em Buriti



A Academia Ideal Forma de Buriti dos Lopes comemorou seu aniversário no último dia 23 no Pirangi Clube com uma grande Rave animada pelo Dj GIL do estado do Ceará.
A Academia aproveitou a ocasião para realizar o concurso onde foi escolhido o Garoto e Garota Ideal Forma 2010, jurados escolheram os donos dos corpos mais interessantes da academia, ou seja, os mais malhados, mas sem exagero.

Confira algumas fotos da noite clicadas pelo site: http://www.piauieventos.com.br/

Vários acidentes já registrados neste festejo em Batalha


A cidade de Batalha está em festa, os fiéis celebram o santo padroeiro São Gonçalo de 22/12 até dia 01/01/2011. Mas para alguns conterrâneos o festejo já terminou, pois acabaram se envolvendo em acidentes neste período de festa a São Gonçalo. Na noite de sexta-feira (24), véspera de Natal dois acidentes aconteceram nas duas principais Avenidas da cidade Messias Melo próximo a Praça da Sapucaieira e outro perto da delegacia local na Getúlio Vargas.

No primeiro acidente deixou gravemente feridos João Resende e sua esposa. João ainda está em estado grave em Teresina, sua esposa está em casa com ferimentos leves. As informações dão conta que João pilotava uma moto Bros e foi tentar desviar de um motoqueiro e bateu em outro.

No segundo acidente foi envolvendo o motorista da prefeitura municipal de Batalha Senhor Juscelino que conduzia sua moto titan 125. O servidor público teve um dos pés quebrado e outras lesões pelo corpo.

A seqüência de acidentes envolvendo motocicletas vem preocupando as autoridades que devem montar nesta reta final do festejo, uma estratégia prá tentar diminuir esses índices em nossa cidade, muitos deles ocorridos por falta de atenção dos motoqueiros e alta velocidade. Outro motivo apontado por autoridades policiais é que geralmente os condutores pilotam alcoolizados seus veículos e sem nehuma proteção como capacete, luvas etc.

Três vítimas esfaqueadas na Ceia de Natal em Cocal do Piauí continuam internadas


A ocorrência se deu durante a noite do Natal (24) quando duas famílias vizinhas entraram em desentendimento por causa do volume de som


Das cinco pessoas envolvidas em uma briga generalizada e atingidas com facadas na noite de natal na vizinha cidade de Cocal, na região norte do Estado do Piauí, e que se encontram no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, duas já foram liberadas pelo Dr. Nunes, responsável pelas cirurgias do plantão na madrugado do dia 24 para 25.

As outras três permanecem na enfermaria da clínica cirúrgica do hospital aguardando o resultado de exames e o parecer médico do ortopedista, Dr. Luis Carneiro, pelo fato de que todos tiveram lesões profundas atingindo o osso, mas não correm risco de vida.


A ocorrência se deu durante a noite do Natal (24) quando duas famílias vizinhas entraram em desentendimento por causa do volume de
som. Incomodados com o volume do som que impedia a comemoração da Ceia de Natal, o vizinho pediu que diminuísse o volume, no que não foi atendido.

Daí começou uma discussão que terminou em briga generalizada. Na briga, cinco membros das duas famílias foram atingidos com golpes de facas tendo que ser solicitado atendimento médico em encaminhados para Parnaíba.

Balanço da Polícia Rodoviária Federal do Piauí já aponta duas mortes na operação fim de ano


De acordo com o inspetor da PRF-PI Hélio Cipriano, um dos acidentes aconteceu na noite de sábado (25), no Km 341 da BR-343, próximo a Teresina.

Um balanço feito pela Polícia Rodoviária Federal do Piauí já aponta 17 acidentes nas rodovias do Estado. Três pessoas ficaram feridas e duas mortes foram registradas até ontem na Operação Fim de Ano realizada pela PRF. A operação teve início na última quarta-feira (23) e segue até o dia 2 de janeiro de 2011. De acordo com o inspetor da PRF-PI Hélio Cipriano, um dos acidentes aconteceu na noite de sábado (25), no Km 341 da BR-343, próximo a Teresina. "Foi uma saída de pista com tombamento em seguida. Estava chovendo bastante, mas ainda não temos informações sobre as causas do acidente. O condutor do veículo morreu na hora", relatou o inspetor. O outro acidente com vítima fatal foi registrado na zona urbana de Parnaíba, localizada a 318 km de Teresina. Um pedestre foi atropelado e morreu no local do acidente. A Operação de Fim de Ano deverá ser intensificada no próximo final de semana na oportunidade das festividades do réveillon. Todo o efetivo da corporação será usado e a fiscalização será intensa em todas as estradas federais que cortam o Piauí. Segundo a PRF os policias de férias serão convocados para reforçar o efetivo. Os destinos mais procurados pelos piauienses continuam sendo o litoral piauiense e as praias dos estados do Maranhão, Ceará e Pernambuco. A partir de amanhã a fiscalização será ainda mais intensa na BR-343, quando os teresinenses saem da capital em direção ao litoral piauiense e para a capital cearense. A estimativa da PRF é de que na véspera do réveillon cerca de 50 mil veículos devem sair de Teresina rumo aos destinos citados. Para garantir a segurança dos condutores a Polícia Rodoviária Federal colocou 40 viaturas e dez etilômetros (aparelho que mede o a quantidade de bebida alcoólica no sangue dos motoristas) estão sendo usados. Somente em 2010 193 pessoas morrem nas estradas federais do Piauí, número bem próximo do registrado no ano passado (211 vítimas fatais). Até agora 300 pessoas foram penalizadas por crime no trânsito em todo o Estado, sendo que a maioria foi por ingestão de bebida alcoólica. Os dados também revelam que 533 pessoas foram presas por cometer infrações nas estradas. Neste ano já foram registrados 1.917 acidentes, sendo que mais da metade é provocada por motociclistas.

Fonte: Diario do Povo

Praia de Atalaia em Luís Correia terá parte da orla urbanizada neste réveillon


Segundo os engenheiros da construtora responsável, no réveillon, os turistas e a população receberão cerca de 800 metros da orla, onde as obras já estão sendo finalizadas


A população de Luís Correia, a 350 quilômetros ao Norte de Teresina, vai receber parte dos 1,8 mil metros do projeto de urbanização da orla da praia de Atalaia no dia 31 de dezembro.

Segundo os engenheiros da construtora responsável, no réveillon, os turistas e a população receberão cerca de 800 metros da orla, onde as obras já estão sendo finalizadas. No trecho estarão prontos o calçadão, o passeio do canteiro central, praça de eventos, parada de ônibus, 14 banheiros públicos e a iluminação, tanto da avenida como da praia.

Testado e aprovado, o sistema elétrico que garante a iluminação nas areias da praia de Atalaia possui 18 postes de fibra, mais resistentes à maresia, quatro deles com refletores duplos. No total são 22 refletores, cada um deles com 2.000 watts. Outras duas redes foram construídas, uma no passeio central da avenida e outra no calçadão.

A chegada a iluminação deu novo ânimo aos comerciantes de Atalaia. Alguns deles, inclusive, já estão abrindo suas barracas à noite, como é o caso de Carlos José Rodrigues, proprietário da barraca “Carlitus”. “Estou abrindo todas as noites e na sexta-feira tem música ao vivo, coisa impensável até dias atrás”, diz. Para o réveillon, o comerciante colocou cem mesas à venda, ao preço de R$ 50, e dois dias depois restavam apenas 18.

Nos últimos meses as obras voltaram a enfrentar dificuldades provocadas pela própria natureza. Com um vento mais forte, muita areia tem sido jogada sobre o calçadão e o canteiro central, tornando o serviço impraticável. Há dias em que são retirados do local cerca de 20 caminhões carregados de areia.

Outro problema é a falta de mão-de-obra qualificada para o que os engenheiros chamam de “trabalho mais fino”. São profissionais para trabalhar com cerâmica e azulejos, principalmente no acabamento dos banheiros públicos. A construtora foi obrigada a trazer trabalhadores de um de seus canteiros de obra em São Paulo, para manter o andamento da obra.

Quando concluída provavelmente em fevereiro de 2011, a orla da praia de Atalaia terá 1,8 mil metros de extensão, com pistas asfaltadas, 8 barracas, cada uma delas com 3 banheiros públicos – um masculino, um feminino e outro para portadores de deficiências físicas – duas praças de eventos, paradas de ônibus e estacionamento para 600 carros.

Ladrões arrombam restaurante em Luís Correia

Na noite de ontem Ladrões ainda não identificados, arrombaram um restaurante especializado em Sushi que fica localizado na Avenida Piauí e...