sábado, 8 de janeiro de 2011

Apenas uma chapa concorre a eleição da ACP nesta manhã







Esta acontecendo nesta manhã, na sede da Associação Comercial de Parnaiba - ACP, a eleição da nova diretoria para o biênio 2010/2012. Concorre nesta eleição apenas uma chapa cujo candidato é o Contador Luís Pessoa.

Entrevista:
Agora: O que se espera até o termino desta votação?
Luís Pessoa: Espero que seja, e tenha o apoio de todos os comerciantes e seja prestigiada, esta eleição.
Agora: Porque?
Luís Pessoa: Por que o lançamento da chapa foi através de consenso, onde discutimos um projeto e eles acharam que o nome mais interessante seria o meu.
Agora: Que projeto?
Luís Pessoa: De desenvolvimento das atividades de nossa cidade, como: adequação das leis, busca de mercado e modernização do mercado de ofertas, aproximar a ACP dos poderes constituídos, para que se formem novas parcerias pelo bem comum da cidade. A união entre os empreendedores, a alto ajuda mesmo os empreendedores tendo ativiades diferentes, formar fóruns de discussão para solução dos problemas do comercio local e de Parnaiba.



sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Editor do Site e Jornal Agora Parnaiba ministra palestra sobre comunicação impressa para estudantes do curso superior de Teologia da UFPI



Os alunos do ultimo período do curso de Teologia, sediado no Colégio Diocesano de Parnaiba, cujo parceria para a realização do mesmo foi feito entre Diocese de Parnaiba e UFPI, organizaram uma espécie de simpósio sobre comunicação.

Na noite da ultima quinta-feira, 06, foram realizadas as oficinas com a participação de vários palestrantes. Paulo Adriano um dos palestrantes desenvolveu o tema sobre o informativo "Milenium" da Diocese de Parnaiba, logo após o editor do Jornal Agora Parnaiba "Jean Jorge" ministrou uma palestra com tema: "A Comunicação impressa parnaibana nos dias atuais".

Obra do teto do ginásio de esportes Lucidio Portela em Luís Correia fica pronta


Depois de uma longa espera por parte dos atletas da bola pesada, enfim uma boa noticia para os praticantes do futebol de salão e outras modalidades de quadras. Na quinta-feira, 06, à empresa responsável pela montagem de uma nova estrutura metálica e cobertura do ginásio de esportes do município, concluiu os serviços e já será iniciada a parte final, que consta de pintura e reparos no piso da quadra além da substituição do sistema de iluminação.

Segundo o Secretario de esportes e juventude de LuisCorreia, José Paulo Cardoso, dentro de poucos dias será devolvida aos desportistas de Luís Correia, uma praça de esportes totalmente reformada e possivelmente deverão acontecer varias competições.

O trabalho por um esporte de qualidade não pára por aí, também está passando por uma ampla reforma o estádio municipal ( DUDUZÃO ) para dar sequência a segunda fase do campeonato amador de futebol 2010/2011.

Professores reclamam de atraso do 13º e do salário do mês de dezembro em Buriti.

Se trabalho fosse bom se chamaria lazer, mas há quem diga que quando se gosta do que faz, tudo fica mais prazeroso. Nem sempre. Algumas profissões são tão estressantes que, no fim do dia, você parece ter sido atingido por um caminhão. Isso é ser professor em Buriti dos Lopes.
Infelizmente em nossa cidade o que vem acontecendo com a classe dos professores é algo inadmissível. Até o dia de hoje (07) os professores da rede municipal de ensino não receberam nem o 13º salário e nem o salário do mês de dezembro.
Muitos desses trabalhadores se programaram durante o ano para que pudesse tirar férias com suas famílias pra tentar acabar um pouco do estresse a que o trabalho lhe submete no dia a dia, agora todos estão com as férias ameaçadas.
O Magistério Público de Buriti dos Lopes enfrenta uma verdadeira via crucis para receber seus salários, agora por último estão tentando tirar um abono que foi dado no passado e que lhe eis de direito.


A ação da prefeitura gerou indignação nos professores e apreensão no comércio local, pois é o dinheiro do 13º salário que alavancava as vendas no final de ano, e muitos deles tiveram que passar réveillon em casa com medo de se endividar, uma vez que ninguém sabe ao certo quando a prefeitura irá efetuar esses pagamentos. "Já entramos em contato com a administração municipal para que a situação seja resolvida e também iremos encaminhar denúncia ao Ministério Público", disse uma professora.
O certo é que a administração pública deveria olhar com bons olhos pra essa classe, pois vida de professor não é nada fácil. Professor tem função e responsabilidade social, adoece e morre em salas de aula por esse país. Algumas pessoas deveriam procurar acompanhar a vida de um professor. Assim iriam perceber que realmente o que eles ganham não paga nem a saúde desses profissionais.

Fonte: portalbocadopovo

PI-305 sentido Caraúbas - Volta da Jurema está com obras paradas


A estrada que liga a cidade de Caraúbas do Piauí a BR-343 no povoado Volta da Jurema encontra-se em péssimo estado. Com muitos buracos e pontes quebradas este é o outro trecho da rodovia que está com as obras paradas.

A população caraubense reivindica o recomeço das obras, pois, o período chuvoso começou e a estrada poderá ficar intrafegável em virtude das pontes estarem quebradas. A construtora quebrou no inicio da obra, mas ainda não concluiu.




A obra tem um prazo de 180 (cento e oitenta) dias para ser entregue, mas até o momento, a construtora licitada só começou trabalhar na construção das pontes e também na implantação das placas com informações sobre a obra. O percurso é de apenas 13 km e está avaliada no valor de R$ 3.439.870,59.


A conclusão desta rodovia seria sinônimo de desenvolvimento, principalmente para os produtores de leite da região. Hoje esta produção é considerada a maior fonte de renda do município. Além disso, facilitaria o transporte escolar, no que diz respeito à locomoção.

Fonte: Portalbocadopovo

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Luís Correia inicia preparativos para o "Carnaval" e prefeito anucia a primeira banda para animar o folião

O Prefeito Kim do Caranguejo inicia campanha da limpeza pública nas ruas e avenidas da cidade, limpeza de bueiros e galerias, capinas, reposição da iluminação pública. Este é apenas o primeiro passo que a administração municipal esta dando, preparando a cidade para combater possíveis alagamentos neste inverno e para que a cidade fique pronta, para receber os turistas que virão no período do carnaval.

Até o final deste mês será realizada uma reunião com todos que fazem a Secretária de Turismo de Luís Correia, para discutir a segurança e acolhida dos turistas que visitarão o litoral. Falta discutir junto aos demais secretários discutir o posicionamento dos comerciantes locais: donos de bares, restaurantes, hotéis, pousadas postos de combustíveis e outros. A intenção é que cidade tenha suporte para acolher bem todos os turistas.

Hoje pela manhã o prefeito Kim do Caranguejo, confirmou a primeira banda para animar o folião que se deslocar para o carnaval na Praça Núbia Suelly, trata-se da Banda Axé Pop do Ceará. Serão dois shows, ao vivo e de graça para o publico que se fará presente.

O empresário Marcos Jânio, esteve discutindo com o prefeito a possibilidade de alugar a sua estrutura de som, palco, iluminação e banheiros químicos para serem utilizados durante o carnaval na Praça Núbia Suelly.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Universidade Aberta de Caxingó está com obras paradas

Avaliada em R$ 87.000,00 a obra de construção da Universidade Aberta encontra-se paralisada há cerca de três meses. A obra é fruto de um convênio entre o PCPR – Programa de Combate a Pobreza Rural com a Associação de Moradores de Caxingó, por meio do governo do estado.

O atual presidente do PCPR do município Erismar Dias Calixto nos relatou que a obra era pra ter sido entregue em julho de 2010. Segundo ele o termino da obra depende unicamente da construtora responsável. Esta é a segunda vez que os trabalhos desta obra paralisam. Para fazer a inauguração falta apenas a fase de acabamento. A Universidade Aberta está sendo construída dentro do terreno da escola estadual Maria do Socorro Sampaio Martins.

Agora vamos esperar pra ver o que a prefeita de Caxingó irá fazer, uma vez que o governador do estado é do seu partido o PSB.Gostaríamos de pedir a prefeita do município, já que a mesma está toda semana em Teresina, que aproveitasse uma de suas idas a capital e tentasse solucionar este problema, já que a mesma diz que agora tem livre acesso junto ao governo estadual.

Polícia invade boca de fumo e faz apreensão de crack em Buriti.

Duas pessoas foram flagradas pela Polícia Militar de Buriti dos Lopes no bairro Macambira, ontem (04) por volta das 15hs30mn com cerca de 20 pedras de crack pequenas, maconha, dinheiro e o mais inusitado, dentro da residência havia um jarro com pé de maconha com cerca de 50 cm. No mesmo local foram encontrados vários objetos sem nota fiscal, dentre os apreendidos havia um bebedouro, um televisor e um micro sister, além de muitas armas brancas e uma escopeta de grosso calibre.De acordo com o capitão Veras da PM, que comandou a operação juntamente com o sargento Oliveira, soldado Almeida e o policial civil Bebezinho, a casa revistada já havia sido denunciada como boca de fumo. “Avistamos uma pessoa aqui em atitude suspeita e resolvemos abordá-lo”, revela.


Durante a abordagem policial somente duas pessoas estavam no local. Segundo o capitão Veras titular da delegacia de Buriti dos Lopes, foi preso em flagrante José Cleudes, 32 anos da localidade Barra do Longá que deverá ser autuado como usuário e Taciel Lira da cidade de Parnaíba, este será autuado por trafico de drogas e poste ilegal de armas.Informações nos passadas dão conta de que os traficantes compraram essa casa no bairro Macambira há cerca de três meses e resolveram se instalar e começar seus negócios ilícitos na cidade de Buriti e região, o delegado nos informou ainda que as investigações continuam e novas prisões deverão ocorrer nos próximos dias já que a quadrilha ainda não foi desmontada.


Existe suspeita também que traficantes estariam migrando pra Buriti e cidades pequenas, uma vez que o cerco ao trafico de drogas nas grandes cidades vem se afunilando.?

Capitão Veras


O capitão Veras nos informou também que vem seguindo a orientação do secretário de segurança do estado Robert Rios, que pede ação rápida e eficaz no combate ao trafico de drogas em especial ao consumo de crack, uma vez que a droga vem se alastrando pelo nosso estado causando um verdadeiro tormento as famílias.


Por: portalbocadopovoFotos e colaboração: Rurik Araújo

Eleição para presidência da ACP acontece está semana


Nesta semana acontece a eleição da nova diretoria da Associação Comercial de Parnaiba - ACP. O principal nome, escolhido pela maioria dos associados é o do ex-presidente Luís Pessoa, que será composta por: Merval Filho - Vice Presidente, Inácio Albuquerquer - 2º Vice, Francisco de Assis Souza Araujo - 1º Secretário, Delvio Costa de Oliveira - 2º Secretário, Antônio Francisco Carneiro Júnior - 1º Tesoureiro, Raimundo Florindo de Castro- 2º Tesoureiro, Edson Silva Sousa - Diretor de Relações Públicas, Diogenes Meireles Melo - 1º Vogal, Francisco das Chagas O. Fontinele - 2º Vogal.

Membros do Conselho Fiscal
Abdoral Furtado de Melo, Roberto José Basto Ferraz e José Carlos Rodrigues.

Suplentes:
Onofre Martins de Sousa Filho, José Ribamar Brito e Edvan de Souza Brito.

Marcada a nova eleição na Câmara Municipal de Luís Correia

Daniel Nobrega, Mirialdo Mota, Rogerio Nestor e Tião do Caranguejo, na Praia de Atalaia.


Depois de muitas idas e vindas, brigas na Justiça, parecendo até casal que casa e separa, depois volta; Assim aconteceu com a eleição para mesa diretora da Câmara Municipal de Luís Correia. O Presidente ainda no exercício do mandato por força da "Lei", Mirialdo Mota, programou para segunda-feira, 10, a nova eleição.

Espera-se que os interessados não percam o prazo para fazerem o registro de chapa, de acordo com os trâmites legais; duas chapas deverão concorrer, uma encabeçada por Daniel Nobrega representando a situação e a outra por Marcio Kildare, representando a oposição.

Opinião

Milhares de veículos, chegando ao litoral.

Lendo algumas matérias postadas em vários sites e jornais escritos da cidade de Parnaiba e da capital, consegui detectar uma certa ponta ciumes ou irresponsabilidades de alguns destes" profissionais " , que a todo custo tentam macular o desenvolvimento do turismo do nosso litoral, fazendo comentários negativos e muitas vezes difamatórios das belezas naturais que o litoral do Piauí possui.

O que é mais deprimente nestes casos, é saber-mos que estas mesmas pessoas praticam de forma covarde e agressiva, uma politica desenfreada com objetivos escusos no sentido de afastar o turista da mais bela e promissora CIDADE DO PIAUÍ e detentora de belezas infinitas no aspectos turísticos nacionais.

Mas temos a certeza e convicção que estas pessoas que denigrem a imagem de nossa cidade, tem no fundo no fundo uma grande frustração por ver que a cada ano nós Luizcorreienses batemos seguidamente todos os recordes de público em nossas praias e de maneira harmoniosa e feliz vemos também o vizinho município de CAJUEIRO DA PRAIA seguindo no mesmo sentido com suas belas praias de BARRA GRANDE ,BARRINHA , SARDIM , MORRO BRANCO E CAJUEIRO recebendo com carinho os turistas que para lá se deslocam, mostrando que o sol nasceu para todos e há espaços para invejosos e irresponsáveis da cronica maliciosa e tendenciosa em difamar e denegrir uma cidade pelo simples fato de não concordar com o sucesso que ela obtém pelo carinho de seu povo e suas belezas naturais obra sublime do criador.

SAL GROSSO NOS OLHOS DOS INVEJOSOS, SANGUE DE CRISTO TEM PODERES.

Gilberto Veras

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Luxo na fazenda e lixo na praia 2

Luxo na fazenda e lixo na praia

Sujeira
As praias e ruas de Luís Correia pareciam lixeiras a céu aberto.
E nem adiantava o povo reclamar porque o prefeito Kim devia estar passando a festa de reveillon em sua fazenda.
Mas essa situação só mudará no dia em que o povo souber escolher.

Fonte: AZ
Edição Blog do Pessoa

Resposta:

Nos dias que antecederam o final de ano, a cidade de Luís Correia recebeu um número jamais visto de turistas. Levados a conhecer as mais belas paisagens, que só existem no litoral piauiense e estão em nossa cidade.

Praias que encantaram os melhores desportistas que disputam na Praia do Coqueiro uma das etapas do "Campeonato Mundial de Kitsurf", a lagoa do Sobradinho que é destaque nas principais revistas e sites de turismo do país, praias ainda semi-virgens como: "Carnaubinha", são hoje os pontos mais visitados do estado.

A praia de Atalaia, que mesmo sem estar com sua obra de saneamento e infraestrutura pronta, ainda é a mais frequentada. Afinal quem fala em sair de férias no Piauí, só procura um endereço: As praias de Luís Correia.

Imaginem quantos turistas de todo o Brasil e do exterior, passaram por Luís Correia nos últimos dias de 2010... quantos teresinenses, estiveram em nossa cidade? Quantos cidadãos parnaibanos vieram desfrutar de nossas belezas naturais?

Temos um número pequeno de homens trabalhando na limpeza da cidade... não podemos contratar mais trabalhadores, por que a justiça nos obriga a contratar através de concurso público, mas a mesma justiça proíbe de realizar-mos um concurso, enquanto o realizado pela administração anterior a nossa, não for julgado e decidido. temos um número pequeno de veículos recolhendo o lixo das ruas de Luís Correia... Mas é o que podemos contratar e pagar, não podemos contratar firmas para trabalharem sem licitação e ainda mais, sem honrar o pagamento.

Poucos sabem que a limpeza da orla da praia de Atalaia, passou a ser de responsabilidade do Governo do Estado do Piauí, e esse mesmo governo está organizando um "Comitê Gestor da Orla da Praia de Atalaia", que já deveria ter tomado posse. Mas como a competência do Secretário Estadual de Turismo é muito grande! Isso ainda não aconteceu.

Estamos fazendo o que o orçamento do município nos permite, o que a Lei de Responsabilidade Fiscal nos obriga, o que é necessário... E mesmo assim varias equipes do departamento de limpeza do município, estiveram na praia para recolherem o lixo, gostaria de saber quando é que o brasileiro, irá sair de sua casa, levando junto com seus pertences, sacos coletores de lixo, para que ao final da passagem por praias ou outros locais públicos, cada cidadão recolha seu próprio lixo e coloque no local apropriado, para que seja recolhido pelos arrendatários da praia e assim, para que seja levado a seu destino final.

Sobre o reveillon? Passei em minha casa, ao lado dos meus familiares, vizinhos e amigos, em uma noite maravilhosa, com a consciência tranquila sabendo que cada funcionário da prefeitura, também passou a virada de ano feliz, com o salário do mês de dezembro e o 13º no bolso, com uma mesa farta. E, é assim que esta sendo e continuará. Os dias de atraso e choradeira ficaram para traz, as contas do município jamais foram bloqueadas, os professores receberam um novo aumento ainda em 2010, Luís Correia, quebro as correntes de 50 anos de ingratidão, estradas, água, energia eletrica, postos de saúde, ambulâncias novas, medicamentos nas farmácias, carros para levar os doentes para tratamentos em Teresina, tudo isso é uma ação de quem merece o mínimo de respeito e dignidade, sem partidarismo e sem magoas.

Já estamos preparando o maior Carnaval do Estado do Piauí, mais uma vez Luís Correia, será o centro das atenções, vamos investir para a contratação de uma super estrutura, que será montada na praça Nubia Suelly, como é tradição todos os anos.


Kim do Caranguejo - Prefeito Municipal

Gêmeos ameaçam policiais e afirmam que tem dinheiro para comprar a Justiça do Piauí

Os irmãos gêmeos Alan dos Santos Nunes e Alex dos Santos Nunes, 19 anos, presos e autuados em flagrante, no dia 29 de dezembro de 2010, na cidade de Parnaíba-PI, acusados de durante um assalto, atingir com cinco tiros de pistola, o estudante do curso de direito Wellyson Ernando Lima de Sousa, 21 anos, que é de Fortaleza-CE, mas que estava passando o final do ano de 2010, no Litoral do Piauí, em seus depoimentos, na Polícia, fizeram ameaças aos policiais que participaram de suas prisões e afirmaram que em um mês estariam em liberdade.

“Na Delegacia do 2º DP de Parnaíba-PI, os gêmeos Alan e Alex declararam em seus depoimentos que tinham dinheiro para comprar a Justiça e que em um mês estariam soltos e que era bom os policiais cuidarem de suas famílias”, relatou à nossa reportagem um agente penitenciário que pediu sigilo do seu nome.

Um fato que está deixando revoltados os agentes penitenciários que trabalham na Penitenciária Mista de Parnaíba, é que os gêmeos chegaram ao presídio ainda no dia 29 de dezembro de 2010, sendo recolhidos juntos com mais seis presos e antes da meia noite do dia 31 para o dia 1º de janeiro de 2011, a gerente adjunta do presídio, identificada por Hilda Neri fez uma ligação telefônica para o Chefe de Grupo de Plantão, Fernando Caldas determinando que ele retirasse Alan e Alex da triagem e os recolhessem em uma das celas onde fica preso com curso superior ou com algum problema psicológico, o que não é o caso dos irmãos gêmeos.

”Os gêmeos não têm nenhum curso superior, já respondem há mais de vinte processos por assaltos e tentativas de homicídios, nunca foram condenados nesses processos e a única formação dos dois é em bandidagem”, desabafou indignado um agente que trabalha no presídio de Parnaíba. “Geralmente, presos perigosos como é o caso de Alex e Alan, passam dez dias na triagem e só depois são transferidos para outras celas”, detonou um agente que quer saber por que tanto privilégio aos gêmeos.

Na cela onde se encontram os gêmeos foi retirado um preso que está com distúrbios psicológicos, o qual foi colocado em outra cela junto com outros quatro presos e ele acabou espancado, sendo que os agentes foram obrigados a recolhê-lo em outra cela. Os agentes penitenciários estão indignados porque os irmãos gêmeos assaltam desde adolescentes no Litoral do Piauí e até hoje não foram julgados e condenados e quando são presos, ainda são protegidos com privilégios.

O estudante do curso de direito Wellyson Ernando Lima de Sousa foi atingido com cinco tiros por volta das 14 horas do dia 29 de dezembro de 2010, ao reagir a um assalto, na cidade de Parnaíba-PI, a 319 km da Capital do Piauí (Teresina). Wellyson Lima mora em Fortaleza-CE e estava em Parnaíba, no Piauí, como turista. Ele foi passar a virada do ano no Litoral do Piauí, acompanhado da família. O estudante do curso de direito ainda se encontra em estado de saúde bastante grave com uma bala alojada no fígado e foi transferido em um avião, do Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, para um Hospital de Teresina, podendo a qualquer momento ser levado para um Hospital de São Paulo. O estudante Wellyson Lima estava em uma casa no Bairro Pindorama, acompanhado do pai e de um irmão, quando três homens chegaram e anunciaram um assalto. Na ocasião, Wellyson estava deitado e os bandidos conseguiram amarrar o seu irmão Wesley, 20 anos, quando então, ele se levantou e reagiu contra os assaltantes, acabando por ser atingido com cinco tiros e os acusados fugiram sem levar nada. Policiais de Parnaíba e de Luís Correia fizeram várias diligências e conseguiram localizar e prender os irmãos gêmeos como dois dos acusados que teriam participado do assalto.

A Polícia encontrou com os gêmeos, uma pistola 7.65 com cinco munições intactas. O policial civil Astrogildo Fernandes afirma que os projéteis encontrados no local do assalto, no Bairro Pindorama são de pistola 7.65. O terceiro acusado envolvido no assalto em que o turista de Fortaleza saiu baleado gravemente é identificado por Jhonny Alves de Sousa, vulgo Jhonny Penela, que se encontra foragido portando outra pistola.

Fonte: GP1

Defeso do caranguejo-uçá começar nesta quarta


Começa nesta quarta feira (5 de janeiro de 2011) a primeira etapa do ano do defeso do caranguejo-uçá no Delta do Parnaíba, quando estarão proibidos a captura, o transporte, armazenagem e a comercialização da espécie. A definição do calendário nacional para o próximo defeso foi aprovada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no dia quatorze de dezembro. Desde o dia 1º de janeiro o estoque do caranguejo já podia ser declarado.

Diferente do período definido para os anos anteriores e para 2010, quando o defeso se estendia entre os meses de janeiro e abril, em 2011 a proibição ocorrerá de 5 a 10 de janeiro, e de 20 a 25 de janeiro; de 3 a 8 de fevereiro, e de 19 a 24 de fevereiro; e de 5 a 10 de março, e de 20 a 25 de março. A “andada” como é conhecido popularmente pelos pescadores o período de defeso ocorre quando os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelos manguezais para o acasalamento e liberação dos ovos.

“Não existe uma precisão, mas sim uma previsão dos dias da andada. E para chegar a essa estimativa um grupo de estudiosos se reúne anualmente para analisar e acompanhar a reprodução do caranguejo, aferir fatores naturais como as fases da lua e da maré ou ainda coletar dados sobre o índice de salinidade. Tudo isso pode influenciar e alterar o período de reprodução da espécie”, explicou o superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, informando que esta não é a primeira vez que o órgão modifica os dias do defeso.

Ele ainda alertou que o calendário é apenas indicativo. Assim se os caranguejos se reproduzirem fora do período estipulado, também não poderão ser capturados. Já os caranguejos apanhados antes do início do defeso, só poderão ser comercializados após a declaração do estoque realizada no Ibama ou na Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “Orientamos que até cinco dias úteis do começo da fiscalização as pessoas cadastrem o estoque de caranguejo. Mas até um dia antes do início do defeso estaremos aceitando declarar o estoque, já que muitos precisam se deslocar do interior até a capital para fazer o registro”, garantiu Romildo Mafra.

A multa para quem descumprir a determinação é de R$ 700 a R$ 100 mil, mais R$ 20 por quilo de caranguejo apreendido. Além do Piauí, a medida vale para as pessoas físicas e jurídicas dos Estados do Amapá, Pará, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, e Espírito Santo, onde segundo o Ibama, há ocorrência do caranguejo-uçá.

Fonte: Jornal da Parnaiba

Transparência e continuidade são as bandeiras de Gustavo Lima para 2011


A Câmara Municipal de Parnaíba realizou sessão solene dando posse à nova mesa diretora para o exercício de 2011. Os trabalhos foram presididos pelo vereador João Câncio Neto e prestigiado por autoridades civis e militares além de populares que lotaram o plenário da câmara.

Dentre os convidados o vice-governador Moraes Souza Filho e sua esposa deputada estadual Juliana Falcão. Também, o vice-prefeito de Parnaíba Florentino Neto, e os familiares do novo presidente do legislativo parnaibano, Gustavo Lima. Destaque para sua mãe Eulália que realizou o cerimonial e seu pai ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Parnaíba por três mandatos, José Lima e Silva.

Assumiram para os cargos de presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretário, 1º e 2º tesoureiro os seguintes vereadores, respectivamente: Gustavo lima, Neta Castelo Branco, Ronaldo Prado, Beto Teles, João Câncio Neto e Antônio Cardoso.

Emocionado, o vereador Neto que presídio o legislativo no ano de 2010 disse desejar boa sorte ao novo presidente e colocou-se à disposição para ajudar em sua administração. “Buscamos em 2010 agir com a máxima transparência possível, lealdade com nossos companheiros de legislatura e honestidade ao povo da Parnaíba que nos confiou a oportunidade de aqui estar mais uma vez”, afirmou.

O vice-prefeito, Florentino Neto, agradeceu à mesa diretora de 2010 pela parceria na apreciação, discussão e aprovação de projetos de lei enviados pelo executivo. “Tivemos com a câmara no ano de 2010 uma relação de sincera amizade em prol da Parnaíba e temos a certeza de que essa parceria permanecerá em 2010, pois, poucas cidades brasileiras têm uma câmara que tenha trabalhado tanto e com qualidade”, declarou.

O vice-governador, Moraes Souza Filho, parabenizou a composição da nova mesa e elogiou o trabalho realizado pelo vereador Neto na câmara municipal. Zé filho aproveitou para transmitir os votos do governador Wilson Martins. “Esperamos sinceramente vereador Gustavo que sua administração neste 2011 seja de sucesso e muitas realizações dando continuidade ao trabalho iniciado pelo vereador Neto”, ponderou.

O último a discursar foi o novo presidente do legislativo municipal que agradeceu aos seus familiares, amigos e demais vereadores presentes. Gustavo Lima declarou seu entusiasmo em assumir a presidência da câmara e afirmou ser uma grande responsabilidade. “Neste ano vamos empreender esforços para dar continuidade ao trabalho de modernização de nosso espaço físico, permaneceremos apoiando aqueles projetos do executivo que sejam de interesse da comunidade parnaibana e faremos valer cada voto que nos foi dado para que representássemos cada homem e mulher dessa cidade”, concluiu.

Ascom: CMP

Barra Grande, point de kitesurfe no Piauí, é uma bela surpresa no caminho entre Jericoacoara e Lençóis Maranhenses

Fonte: Jornal O Globo

BARRA GRANDE, PIAUÍ

Saímos de manhã cedo de Jericoacoara, viajando pela beira da praia. Destino final? Lençóis Maranheses. Mas acredite: o melhor da viagem de cinco dias entre Jeri e Barreirinhas foi justamente o meio do caminho. Depois de uma parada estratégica em Tatajuba para um mergulho, seguimos em direção a Camocim, onde mudamos de rota e pegamos o asfalto. Rodamos cerca de uma hora até tomarmos uma estrada de terra cheia de obstáculos: nem eram buracos e imperfeições no solo, mas bois e bodes que estavam em todo o trajeto que cortava grandes fazenda repletas de cajueiros - do carro dá para sentir o aroma da fruta.

Na estrada de terra, carros dividem a pista com os animais / Foto: Bruno Agostini

De repente, estamos numa praia deserta. Quer dizer, quase deserta, porque ao longe é possível ver algumas pipas no céu. Não são brinquedos de criança, mas praticantes de kitesurfe que descobriram Barra Grande, joia escondida no pequeno, mas formoso, litoral do Piauí. São eles principalmente, os adeptos do esporte, que estão colocando no mapa turístico esse pacato vilarejo que, entre outras atrações, nos brinda com um belo pôr do sol e agradáveis passeio pelo mangue, onde é possível avistar de peixes-boi a cavalos-marinhos.

Poucos quilômetros adiante está o município de Parnaíba, com cerca de 150 mil habitantes, uma megalópole, se comparada com Barra Grande, onde moram menos de duas mil pessoas. A segunda maior cidade do Piauí está a 170 quilômetros de Jericoacoara, e à mesma distância dos Lençóis Maranhenses. O lugar tem suas virtudes, a começar pelos passeios pelo Delta do Parnaíba, um ecossistema riquíssimo em termos de fauna, flora e cenário, com dunas, mangues, igarapés, guarás, jacarés e muito, mas muitos caranguejos mesmo. Sabe aquele que você comeu em Fortaleza? Pois foi catado ali.

Ventos, cajus e consciência ambiental embalam Barra Grande

Barra Grande: bons ventos levam praticantes de kitesurfe de outros países ao litoral do Piauí / Foto: Bruno Agostini

Em um ponto equidistante entre Jericoacoara, no Ceará, e Lençóis, no Maranhão, Barra Grande, no Piauí, é distrito de um dos municípios com nome mais simpático de todo o litoral brasileiro: Cajueiro da Praia. Mas as belezas da cidade vão bem além da árvore que a batizou.

- Este é o melhor lugar para praticar kitesurfe no Brasil. Tem ventos tão bons, ou até melhores, que Cumbuco e Jeri, no Ceará, e São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. Mas é bem mais vazio, dá para velejar tranquilo. Além disso, tem águas calmas, com boa temperatura, e uma ótima pousada - exalta o alemão Matthias Huber, de 53 anos, há dez praticante do esporte.-- Tão bom quanto, só mesmo a Ilha de Guajirú, no Ceará - conta o turista, mostrando ser um especialista em desbravar destinos emergentes, ainda pouco falados.

A pousada a que ele se refere é a BGK, sigla que significa Barra Grande Kitecamp, e é a melhor do pedaço. As outras boas possibilidade de hospedagem logo pelo nome deixam claro que o esporte é o foco principal dos turistas que visitam a região: tem a Ventos Nativos, a Rota dos Ventos, a Vento do Mar...

Pousada BGK: feita por e para praticantes de kitesurfe em Barra Grande, no Piauí / Foto: Bruno Agostini

- Até recebemos gente que não pratica kitesurfe, mas grande parte dos que nos visitam são estrangeiros amantes do esporte - diz Franciveldo da Silva, instrutor de kitesurfe e dono do bar Recanto do Kite, na rua principal de Barra Grande, que é de areia. - Hoje já temos aqui cerca de dez pousadas, e outras dez hospedarias mais familiares. Outra possibilidade é alugar uma casa - diz Franciveldo, puxando a brasa para a sua sardinha, já que ele próprio aluga a sua residência, ao lado do bar, para turistas (para o réveillon, o imóvel, com capacidade para dez pessoas, foi reservado por R$ 2 mil, para um período de cinco dias).

Barra Grande tem aquele charme rústico dos destinos que vão despontando no mapa turístico, com ruas de areia, pousadas e restaurantes decorados com muita artesanato local, como rendas e luminárias, tapetes de fibra de taboa enfeitando e protegendo o chão, jogos americanos feitos com palmeiras. Este ambiente meio hippie está por toda a parte. Nas caixas de som do bar do Franciveldo, como também pode ser chamada a birosca, rola um reggae que embala a degustação de caipirinhas bem feitas com frutas nativas, como o caju. A trilha sonora também anuncia a proximidade com o Maranhão, a cerca de 40 quilômetros, o ritmo jamaicano é o mais ouvido.

Recanto de kite: bar para cervejas e capirinhas em Barra Grande / Foto: Bruno Agostini

Vendo as ruas de areia, as pousadinhas rústicas mas confortáveis, a praia com baixíssima densidade de turistas, é inevitável pensar no futuro do lugar. Será que vai ser destruído pelo progresso, como tantos outros do nosso litoral? Será que vai ser invadido em massa por turistas?

Pode ser. Mas a população de Barra Grande parece ter uma consciência ambiental que é rara de se ver por aí. Basta conversar com eles. Crianças mostram orgulho da cultura local, adolescentes afirmam que vão manter a cidade limpa e ordenada e adultos fazem um trabalho social muito bonito. Dá gosto ver o seu Carlos do Boi Jaguará capitanear uma apresentação folclórica com a meninada, tocando canções antigas registradas apenas na sua memória prodigiosa. As letras de Carlos do Nascimento Santos (seu nome de batismo) são engraçadíssimas. As crianças cantam afinadas, e dançam com graça.

Dona Rosária é parceira no projeto. Psicóloga, Maria do Rosário Costa Miranda escolheu Barra Grande para viver. Mais que isso, para atuar: ela coordena um projeto social que agrega a comunidade em torno do bem-estar geral. Dá para ver que funciona.

- Precisamos desenvolver o turismo de forma sustentável, valorizando o trabalho das famílias, das cooperativas de artesanato, os traços culturais da população - defende Dona Rosária.

Dos cavalos terrestres aos marinhos

Observação de cavalos-marinhos no passeio pelo mangue em Barra Grande, no litoral do Piauí / Foto: Bruno Agostini

Um dos programas obrigatórios em Barra Grande é o passeio pelo mangue. O roteiro vendido por agências como a Natura Natur e a Ecoadventure começa ainda na pousada, quando os turistas montam em cavalos. O grupo segue até o mangue, onde embarcam em canoas a remo. A equipe da Nativos Arte-Ecotur, que organiza o passeio, é uma prova de que vai bem, obrigado, o trabalho de desenvolvimento sustentável promovido na região. As duas bonitas canoas que conduzem os turistas pelas entranhas do manguezal foram doadas por uma ONG italiana. Os guias mostram conhecimento do lugar e imenso respeito pela natureza local. E orgulho dela. Um cachorro que é ótimo nadador acompanha o passeio, ora dando pernadas n'água ora à frente da embarcação, como se fosse uma carranca do Rio São Francisco.

Durante o trajeto, fazemos várias paradas. Na primeira, os guias se embrenham no mangue para catar caranguejos. Mostram as diferenças entre as espécies, ensinam as técnicas de captura e como evitar as pinças do crustáceo. Numa outra curva do rio, que forma um banco de areia, eles nos apresentam os moluscos, mostrando como uma espécie de sururu faz para se enterrar. É fascinante.

Nesta altura, com salva-vidas, os que querem (e todos deveriam querer) descem as águas tranquilas do rio flutuando. É como um lazy river dos parques aquáticos, mas muito melhor. O ponto alto do circuito deveria ser a observação de cavalos-marinhos. Não é ruim, mas bom mesmo é deixar a corrente lenta nos levar rio abaixo...

No Delta, cinco braços, 85 ilhas e incontáveis belezas

As lanchas rápidas são a melhor maneira de se explorar as águas do Delta do Parnaíba / Foto: Bruno Agostini

O Rio Parnaíba nasce no Jalapão e, com cerca de 1.500 quilômetros de extensão, divide os estados de Piauí e Maranhão. Na hora de desembocar no Oceano Atlântico, não faz por menos, e capricha no visual: abre-se em cinco braços, formando um delta de rara beleza com 85 ilhas.

São tantas possibilidades de passeios que é verdadeiramente difícil eleger o que fazer. Principalmente para os que ficam pouco tempo na região, como acaba sendo o caso da maioria dos turistas.

Sem dúvida, o campeão de audiência é o roteiro de um dia inteiro, praticamente, com saída pela manhã e duração entre seis e oito horas, com partida do Porto dos Tatus. O preço, de R$ 50 por pessoa, inclui almoço (não testamos, e não ouvimos nenhum elogio à qualidade da comida). Como os barcos que fazem este passeio são grandes e lentos, o tour tende a ser um pouco monótono e cansativo, ainda que a paisagem seja - para onde quer que se olhe - inacreditavelmente bela.

Os barcos grandes também não são recomendáveis para os que têm fobia de muita gente e música alta. Para estes, e para os que não têm muito tempo a perder, melhor são as lanchas rápidas, que rasgam as águas do Delta com velocidade em passeios que geralmente duram cerca de três horas - com direito até, como nos buggies, a manobras "com emoção", como quando a embarcação acelera e anda embicada.

É aqui que fica difícil escolher o que se fazer. Um dos passeios mais populares é o do final da tarde, para assistir à revoada de guarás defronte à Ilha do Caju, já em terras maranhenses. Antes, é fundamental uma parada naquelas lindas dunas que ilustram a capa desta edição, perto da chegada ao ponto de observação da revoada. Quando o sol está quase desaparecendo, algumas centenas de guarás deixam o mangue onde catam caranguejos para a ilha que serve de dormitório. Como num balé, as aves dançam no céu exibindo a sua plumagem vermelho vivo, resultado justamente da alimentação à base de crustáceos.

Outro programa, em parte feito em canoas menores, impulsionadas a remo, é a exploração dos estreitos igarapés cujas margens são habitadas por aves, macacos e outros animais. É possível fazer ainda um passeio noturno para observar jacarés, ilustres habitantes daquelas águas descobertos pelo facho de lanterna em suas cabeças.

Na volta, longe de qualquer fonte de iluminação, o céu apresenta todas as estrelas possíveis e imagináveis, inclusiva as cadentes, e aos montes. Na lua cheia elas não aparecem tanto. Mas, bem, uma lua cheia é sempre uma lua cheia... Também há bastante o que se fazer por via terrestre, a começar pela Pedra do Sal, uma praia extensa com formações rochosas esbranquiçadas pelo... sal. É um bom lugar para o surfe, e excelente para ver o pôr do sol.

Seja qual forem os roteiros escolhidos, no caminho haverá, inevitavelmente, barcos com catadores de caranguejo lotados com o crustáceo. Binóculos são sempre muito bem-vindos em qualquer destes passeios, e repelente de insetos é fundamental.

- Nós personalizamos todos os nossos roteiros. Fazemos o que o cliente quiser, passeios curtos e longos, de dia e noite, de lancha e de 4 x 4 - diz José Roberto Piovan, um dos sócios da Natur, uma das agências que organizam passeios pela região, assim como roteiros combinados com Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e até o interior do Piauí.
Porto das Barcas, quase um centro histórico

Painel com fotos de músicos enfeita a parede do Aventur, em Barra Grande / Foto: Bruno Agostini

Seria um exagero chamar de centro histórico, mas a região do Porto das Barcas, em Parnaíba, tem um casario antigo e com algum charme. Às margens do Rio Igaraçu, um dos cinco braços do Parnaíba, os casarões erguidos com óleo de baleia têm mais de cem anos e abrigam lojinhas de artesanato, bares e algumas das agências de turismo que vendem passeios pela região, como a Aventur e a Ecoadventure Tour.

- Talvez a Aventur seja a única agência de turismo do Brasil que tem um cardápio - brinca Joaquim Vidal, o Joca, dono da agência que também tem um agradável bar.

O estabelecimento chama a atenção pela parede pintada com caricaturas de grandes nomes da música, um painel eclético que reúne Tim Maia, John Lennon, Luiz Gonzaga, Valdick Soriano, Maria Bethânia, Cartola e Michael Jackson, entre outros. Entre uma cerveja gelada (quem sabe até um vinho...) e petiscos, é possível acessar a internet e observar um imenso mapa da região, que permite entender todo o Delta do Parnaíba.

Do outro lado da rua, passando por baixo da ponte que liga Porto das Barcas à Ilha Grande de Santa Isabel, está o que se pode chamar de centrinho de Porto das Barcas, uma ruela gostosa de se passear com algumas lojas e bares, e bem preservadas casas coloridas em estilo colonial português.

Ali, uma parada altamente recomendável é na Sorveteria Araújo, que serve vários dos sabores mais marcantes de Norte e Nordeste. Provei, e recomendo, os de açaí, bacuri, cajá, castanha-de-caju, jaca, murici e sapoti. Quem quiser, também pode se hospedar por ali, na Pousada Porto das Barcas, com dez quartos. É um dos lugares mais simpático da cidade.
Do mangue direto para a mesa

Caranguejo servido no Carlitu's, em Barra Grande (PI), com vinagrete e farofa / Foto: Bruno Agostini

A estrela principal dos cardápios das barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza, é o caranguejo. Os bichos sofrem, porque são catados no Delta do Parnaíba e fazem uma longa viagem até chegar às cozinhas cearenses. Sofrem também os turistas, que comem o crustáceo não tão fresco assim, já que muitos morrem no caminho, e os que sobram chegam estressados, cozidos no calor do Nordeste durante a jornada. Fica fácil supor que em Parnaíba é possível saborear este crustáceo mais fresco e barato. Custa a metade do preço: uma corda com quatro unidades sai a R$ 10, enquanto em Fortaleza um único caranguejo é vendido por R$ 5, ou até mais.

Para um caranguejófilo como eu, a visita à barraca do Carlitu's, em Luís Correia, município vizinho a Parnaíba, foi especial. Depois de já ter devorado king crabs espetaculares em Miami e Nova York, centollas soberbas em Santiago e diversas versões do chamado caranguejo toc-toc em praias Brasil afora, foi no Piauí que comi a mais saborosa porção deste crustáceo.

A carne tinha um sabor estonteante, delicado, que ficava ainda melhor com a sua adequada companhia, uma boa farinha d'água e um vinagrete bem feito. O processo ideal é mais ou menos assim: primeiro você escolhe as garras ou patas que lhe apetecerem. As primeiras têm mais carne do que as segundas. Depois, com golpes secos, mas não muito fortes, quebre a casca, para não machucar a carne. Com cuidado, puxe a parte da garra que está junto à carne.

Está pronto para se devorado, de preferência com gotas de limão. Mas eu gostava da versão "à milanesa": era só mergulhar a patinha primeiro no vinagrete e, em seguida, na farofa, deixando uma camada ácida e crocante deliciosa. Ainda eram bem-vindos limão e pimenta a gosto.

Ostras catadas no mangue e servidas com os pequenos limões típicos da região / Foto: Bruno Agostini

Outra especialidade da casa são as ostras, catadas também nos mangues da região. Cruas, com limão, como manda a regra. E uma cervejinha gelada para rebater. Quem quiser coisas mais sérias também encontra ali. O cardápio lista ótimas peixadas.

Em Parnaíba, um lugar seguro para apreciar receitas típicas é o restaurante do Hotel Cívico. Ali comi uma inesquecível torta de caranguejo, com a carne desfiada por baixo, coberta com claras. E uma seleção de doces caseiros, feitos com ingredientes da fazendo dos donos, por uma cozinheira muito competente.

Talentos manuais

Artesanato de barro: especialidade na região do Delta do Parnaíba / Foto: Bruno Agostini

Visitar os artesãos locais é um bom programa não apenas para os que pretendem comprar, mas também para os que apreciam uma boa prosa e o contato com as comunidades. Há várias cooperativas e associações que produzem uma série de peças que já viajaram até para serem exibidas no exterior: esculturas de barro, rendas, tapetes, móveis, presépios.

No povoado de Carnaubal, em Luís Correia, a fibra de taboa, uma das matérias-primas mais difundidas para artesanato na região, dá origem a um sem-número de objetos: mesas, cadeiras, baús, pufes, tapetes, redes, jogos americanos. Raimundo Veras e Silda Vidal comandam a Associação de Artesanato Nova Vida Arte Vida, que produz essas peças todas, e muito mais. Um perigo para quem está decorando a casa, porque dá vontade de levar um monte de coisas. Mas apesar de serem relativamente baratas, o envio das compras para o Sudeste é bem caro.

Como boa comunidade de pescadores do Nordeste, a renda também é destaque na produção artesanal. A Cooperativa das Rendeiras do Delta do Parnaíba, sediada na Ilha Grande, tem ganhado destaque: suas peças já chegaram a França. Também há homens fazendo um trabalho que, até pouco tempo, era exclusividade das mulheres.

- Sou rendeiro com muito orgulho. Adoro, e ainda ganho um dinheiro bom - conta Romário dos Santos Rodrigues, de 16 anos, há seis meses na cooperativa.

Outra matéria-prima que dá origem a belas peças na região é a argila moldada, principalmente em forma de pessoas e animais. Na Associação Artesanal do Barro Vermelho são feitas peças bonitas, com destaque, em período pré-natalino, para o presépio. Lindo, e com a cara do Brasil.

Do Ceará ao Maranhão, pela beira da praia: o melhor roteiro do Brasil?

Jangada em Jericoacoara, a caminho do Piauí: roteiro integra Ceará, Piauí e Maranhão / Foto: Bruno Agostini

Ano passado, a Rota das Emoções, um circuito turístico conjugando os estados de Ceará, Piauí e Maranhão, foi eleito Melhor Roteiro do Brasil, numa premiação do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo. O roteiro praiano, desenvolvido pelo Sebrae em parceria do governo federal com os três estados, foi criado oficialmente, e ganhou este nome, em 2007. Mas já se vão pelo menos 15 anos que viagens entre Fortaleza e São Luís são feitas pela beira da praia, geralmente em Land Rovers, em roteiro que demoram entre seis e dez dias.

Hoje, dezenas de agências de viagem e operadoras organizam viagens combinando o litoral dos três estados. Muito antes disso, porém, já era possível enxergar o potencial de integração de Ceará, Piauí e Maranhão na promoção de um destino turístico.

- Na década de 1970, um político do Piauí criou o projeto Cepimar, que significava Ceará-Piauí-Maranhão. Foi o embrião do que é hoje chamado de Rota das Emoções - conta Francisco Correia, diretor do setor de Desenvolvimento do Turismo do governo do Piauí.

No total, participam do projeto 812 empreendimentos, entre hotéis, (são 267 locais de hospedagem), restaurantes, bares e lanchonetes (241 ao todo), agências de receptivo (71) e associações de guias de turismo (10). Praticamente todo o trajeto é em áreas de preservação, como os parques nacionais de Jericoacoara e dos Lençóis Maranhenses e a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba.

Apesar de uma suposta união, é fácil perceber a briga entre os três estados para receber os visitantes. Todo mundo, por exemplo, quer aeroporto. O de Parnaíba está pronto, mas ainda não há voos regulares (para o próximo ano está prevista a criação de linhas para lá).

O Ceará vai inaugurar dois no período de menos de dois anos: em Camocim, as obras estão bem adiantadas e ele deve ficar pronto já no primeiro semestre de 2011, enquanto o de Jericoacoara será inaugurado daqui a cerca de um ano e meio. Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, já tem uma pista de pouso, de onde partem voos panorâmicos sobre a região. Está sendo construída uma pista maior, que vai receber terminal de passageiros.

As duas pontas do roteiro - Jericoacoara, no Ceará, e os Lençóis Maranhenses - já são consagrados destinos turísticos. Barra Grande, e todo o curto litoral do Piauí, com cerca de 65 quilômetros de extensão, ainda não povoam os sonhos da massa de viajantes. Talvez por isso, desvendar as praias do estado parece ser ainda mais gostoso.
Serviço
Como chegar


De avião: Por enquanto não há voos regulares até Parnaíba. O aeroporto mais próximo é o de Teresina, a cerca de 350 quilômetros. Também é possível chegar ao Piauí via Fortaleza ou São Luís, ambas a cerca de 500 quilômetros de Parnaíba.

FRANCISCO CORREIA
Diretor de Desenvolvimento do Turismo

Turismólogo - Esp. Geografia/Tur.Meio Ambiente
3216.1548-8802.4081-9924.5585

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Vice-governador é candidato a presidente da FIEPI

Moraes Souza e Themistocles Sampaio

Antônio José Moraes Souza Filho lidera chapa para a eleição da Federação das Indústrias do Piauí, confirmada para o dia 10 de março. O vice-governador tem apoio formal de 22 dos 26 sindicatos filiados à FIEPI. O atual presidente, Antônio José Moraes Souza, pai do vice-governador, com saúde debilitada, se afastará em definitivo do sistema de entidades do setor industrial piauiense. Até agora, não há sinais de oposição. Na foto, Zé Filho cumprimenta o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, durante ato de posse no cargo de vice-governador.

Canetada das grandes; Prefeito de Parnaiba demite contratados

O prefeito José Hamilton Castelo Branco exonerou todos os cargos comissionados da Prefeitura Municipal de Parnaíba. Isso nos remete ao mesmo fato ocorrido em 1992, quando o então prefeito Zé Hamilton tendo o seu candidato ao governo do Estado, Átila Lira derrotado por Mão Santa, tomou a mesma decisão há dois anos do término do seu primeiro mandato à frente da prefeitura.

Prefeito de Parnaiba - José Hamilton Furtado Castelo Branco

Segundo informações, o prefeito deve recompor o governo seguindo critérios políticos e administrativos, sendo que ocorrerá em lento processo, podendo ter a duração de 120 dias.

Os servidores públicos de alguns setores de atividades essenciais, como os de Secretaria de Saúde, devem ter seus quadro reestabelecido com maior brevidade. Pra isso tem trabalhado o já quase certo secretário da pasta o Vice-Prefeito Florentino Neto, que já dá sinais que despacha secretaria de saúde onde deve seu endereço nos próximos dois anos.

“Todas as áreas do município estão funcionando com servidores efetivos para que não haja solução de continuidade nos serviços públicos oferecidos” afirmou o vice-prefeito.

É grande a insegurança e o clima de boatos na sede administrativa do município, na Rua Itauna, principalmente em relação às especulações sobre os nomes que ocuparão os cargos na nova fase de administração municipal. Além, claro, da grande expectativa, sobre os eventuais retornos de alguns dos exonerados.

O prefeito José Hamilton e o vice Florentino, têm pedido a colaboração e compreensão dos servidores afastados, e que estes aguardem o desenrolar dos acontecimentos.

Fonte: Portalcostanorte

Alerta no litoral. Águas-vivas provocaram queimaduras em mais de 50 pessoas.

Técnicos da Sec. de Saúde de Luís Correia

A quantidade total de ocorrências pode ser maior, mas queimaduras por águas-vivas já provocaram mais de 50 atendimentos entre os dias 24 e 30 de dezembro no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia, litoral do Piauí. Ivelize Araújo de Sousa, técnica de enfermagem de plantão nesta quinta-feira, deu a informação, completando: "aqui chegam crianças e adultos com queimaduras nas mãos, pernas, costas, rosto e até em partes íntimas".

Ela faz um alerta aos pais que levam crianças à praia: tenham cuidado redobrado. “As crianças acham bonitinho aquela bolha azulzinha, tocam e sentem de imediato o efeito semelhante a uma picada ou queimadura que logo fica vermelha, incha a pele e provoca muito mal estar”, alerta.

Várias equipes de plantão de Secretaria de Saúde, estiveram de prontidão nas praias mais movimentadas, como: Atalaia, Coqueiro, Arrombado e Maramar. Sob os cuidados do Secretário Wilton Medeiros, que organizou um batalhão de profissionais que trabalharam durante 4 dias, para dar todo o atendimento necessário aos banhistas, no período de 30 de dezembro de 2010 a 02 de janeiro de 2011.

Procurador da República pede absolvição de Janaina Marques


O Subprocurador Geral da Republica, Haroldo Nóbrega, emitiu parecer favorável à absolvição da prefeita de Luzilândia, Janaina Marques, em condenação que lhe foi imposta pelo Tribunal Regional Federal da 1ª. Região (TRF). Ela havia sido condenada a cinco anos de reclusão por desvio de verbas, ao tempo em que foi prefeita da cidade de Joca Marques.

No seu parecer, o subprocurador geral concluiu pela absolvição da prefeita Janainna nos seguintes termos: “... deve ser conhecido e provido, a fim de que seja a recorrente absolvida, reparando-se a grave injustiça que foi a sua condenação.” Atualmente, Janaina está cassada pelo TRE-PI porque a Justiça Eleitoral entende que ela está no quarto mandato, na condição de prefeita itinerante.

Entenda o caso
A prefeita Janainna Marques, foi condenada pelo TRF da 1ª Região, que consta do incluso auto de prestação de contas, que a acusada, na condição de Prefeita do Município de Joca Marques-PI, no exercício financeiro de 1999, desviou em proveito próprio e de outrem, rendas públicas do Município, apenada a cinco anos de reclusão, inabilitação pelo prazo de cinco anos para exercício de cargo ou função pública e suspensão dos direito políticos.

Inconformada com a decisão, interpões Recurso Especial perante o Superior Tribunal de Justiça, que, espera seja admitido e provido o presente recurso para o efeito de anular a decisão a quo. Foram remetidos os autos a Procuradoria Geral da República para colher parecer.

O parecer da lavra do Subprocurador Geral da Republica, Haroldo Nóbrega, concluiu pela absolvição da prefeita Janainna nos seguintes termos: “... deve ser conhecido e provido, a fim de que seja a recorrente absolvida, reparando-se a grave injustiça que foi a sua condenação.”

O processo está concluso com o Ministro Relator Celso Limongi, que se acolher o parecer ministerial, querendo, poderá monocraticamente absolver a Prefeita.

Confira a programação do II Enduro do Estreito dia 23 em Luzilândia-PI


Meio passeio, meio competição. Assim é o ENDURO DE REGULARIDADE, ENDURO A PÉ E CICLISMO, são esportes fora-de-estrada que surgiram como uma forma de transformar os passeios de motos, a pé, ou em uma BIke em competição. Estes passeios são chamados fazer trilhas.

Assim foi criado o trail (Palavra inglesa com o significado de trilha), o passeio fora-de-estrada, e as primeiras competições na terra derivadas dele. Logo que as motos e bikes começaram a sair da estrada, percebeu-se que uma das vantagens deste novo esporte era justamente a fuga do lugar comum. No lugar do asfalto, a terra, num contato direto com a natureza e as belezas que as cidades esmagaram, o enduro a pé um esporte mais novo, também cresce e ganha mais adeptos a cada dia.

ENDURO DO ESTREITO 2011- CIRCUITO AVENTURA


PROGRAMAÇÃO:
DIA 22/01/2011- BRIEFING
LOCAL: PESQUE E LAZER
HORAS: 19:00 HS
OBS.: PARA AS MODALIDADES MOTOS, ENDURO A PÉ E CICLISMO

22:00 HS

- FESTA NA CHURRASCARIA GELA-GUELA, PARA ESCOLHA DA GAROTA ENDURO DO ESTREITO 2011.

ANIMAÇÃO- PAREDÃO TREME TERRA


DIA 23/01/2011


07:00- LARGADA MOTOS
LOCAL: CIDADE DE JOCA MARQUES- POSTO

07:30- LARGADA ENDURO A PÉ
LOCAL: PESQUE LAZER

09:00- LARGADA CICLISMO
LOCAL: PESQUE LAZER

09:00- REALIZAÇÃO DE QUADRANGULAR DE FUTEBOL DO ESPAÇO PESQUE LAZER

10:00- MÚSICA AO VIVO NO ESPAÇO PESQUE E LAZER ATÉ A CHEGADA DOS PILOTOS MOTOS

14:00- CHEGADA MOTOS E ENTREGA DAS PREMIAÇÕES DAS 03 MODALIDADES

Senac-Piauí está com matrículas abertas nas áreas de Gestão e Comércio

Para mais informações sobres esses cursos ou demais cursos oferecidos pelo SENAC entre em contato pelo telefone (86) 3228-9500, ou visite o nosso site www.pi.senac.br

Senac está com matrículas abertas nas áreas de Gestão e Comércio para a primeira quinzena de janeiro de 2011. Visando preparar os teresinenses para atuar no setor terciário, o senac oferece vagas nos seguntes cursos:

AUXILIAR ADMINISTRATIVO


Realização: aos sábados
08.01 a 10.12.2011 - 08:00 às 12:00h.
Investimento: R$ 350,00 ou 10X
Carga Horária: 180 horas.
Objetivo: Oportunizar a construção de competências para a qualificação profissional nos serviços de apoio administrativo visando atuação em escritórios dentro das organizações.
Requisitos de Acesso:
- Idade mínima: 16 anos.
- Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo e/ou profissionais vinculados ao mercado de trabalho na área.
- Exigência complementar: Não.
- Documentação: RG ou equivalente, CPF e comprovante de residência.
Perfil de Conclusão: Ao concluir o programa o participante será capaz de atuar, com qualidade, nos serviços de apoio em escritórios, responsabilizando-se pelo controle de materiais e documentos, gerenciamento de arquivos, informações e demais rotinas administrativas.

OPERADOR DE CAIXA


Realização:
aos sábados
08.01 a 05.11.2011 - 08:00 às 12:00h.
Investimento: R$ 350,00 ou 10 X R$ 35,00
Segmento: Comércio.
Carga Horária:160 H/A.
Objetivo: Oportunizar a construção de competências que possibilite a compreensão de processos de atendimento ao cliente, venda, recebimento de valores e demais procedimentos operacionais a serem desenvolvidos na função de operador de caixa.
Requisitos de Acesso:
- Idade mínima: 18 anos.
- Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo e/ou profissionais vinculados ao mercado de trabalho na área.
- Exigência complementar: Não.
- Documentação: RG ou equivalente, CPF e comprovante de residência.
Perfil de Conclusão: Ao concluir o programa o participante estará apto a atuar na função de operador de caixa, nas mais diversas organizações, inclusive estando habilitado a interagir de forma cordial e proativa com o cliente quando em situações de atendimento/venda.

PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

Realização:
segundas, quartas e sextas
10.01 23.02.2011 - 18:45 às 21:45h.
Investimento: R$ 150,00 ou 5 X R$ 30,00
Carga Horária: 60 H/A.
Objetivo: Oportunizar o desenvolvimento de competências que favoreçam o desempenho qualitativo do participante em concursos público.
Requisitos de Acesso:
- Idade mínima: 16 anos.
- Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo.
- Exigência complementar: Conhecimentos básicos da Língua portuguesa.
- Documentação: RG ou equivalente, CPF e comprovante de residência.
Perfil de Conclusão: Ao concluir o programa o participante estará apto a participar de concursos público em provas que abordem o conteúdo da Língua Portuguesa.

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP12C


Realização: 10.01 a 21.01.2011 - 18:30 às 22:00h
Investimento: R$ 90,00 ou 3 X R$ 30,00.
Carga Horária: 40 H/A.
Objetivo: Possibilitar a construção de competências técnico-operacionais que viabilizem a utilização dos diversos recursos propiciados pela máquina calculadora HP 12 C com foco na atuação profissional.
Requisitos de Acesso
- Idade mínima: 17 anos.
- Escolaridade mínima: Ensino Médio completo e/ou profissionais vinculados ao mercado de trabalho na área comercial.
- Exigência complementar: Conhecimentos básicos da Linguagem matemática.
- Documentação: RG ou equivalente, CPF e comprovante de residência.
Perfil de Conclusão: Ao concluir o programa o participante estará apto a se utilizar com precisão das ferramentas possibilitadas pela calculadora HP 12 C, sendo capaz de realizar cálculos diversos como: juros de prestações, de empréstimos e de vendas à prazo ou à vista com acréscimos ou descontos.

ESCRITURAÇÃO FISCAL


Realização; 10.01 a 11.02.2011 - 18:30 às 22:00h
Investimento: R$ 200,00 ou 6 X R$ 33,33.
Carga Horária: 100 H/A.
Objetivo: Aperfeiçoar, via (re) construção de competências, os conhecimentos que permitam ao participante realizar corretamente os procedimentos de registro e controle, fiscal e tributário, nas operações contábeis das organizações.
Requisitos de Acesso:
- Idade mínima: 17 anos.
- Escolaridade mínima: Ensino médio completo e/ou profissionais vinculados ao mercado de trabalho na área contábil-financeira.
- Exigência complementar: Conhecimento contábil-finaceiro (concluintes de curso técnico e estudantes universitários da área contábil-financeira, profissionais vinculados ao mundo do trabalho com conhecimentos técnicos na área contábil-financeira).
- Documentação: RG ou equivalente, CPF e comprovante de residência.
Perfil de Conclusão: Ao concluir o programa o participante estará apto à análise e interpretação de leis e resoluções afetas a área, a desenvolver cálculos de tributos e contribuições e a exercer domínio sobre as técnicas de registro e controle da escrituração fiscal e tributária.

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA CONCURSOS


Realização: terças e quintas
11.01 a 24.02.2011 - 18:45 às 21:45h.
Investimento: R$ 105,00 ou 3 X R$ 35,00
Carga Horária: 40 H/A.
Objetivo: Oportunizar o desenvolvimento de competências que favoreçam o desempenho qualitativo do participante em concursos público.
Requisitos de Acesso:
- Idade mínima: 16 anos.
- Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo.
- Exigência complementar: Não.
- Documentação: RG ou equivalente, CPF e comprovante de residência.
Perfil de Conclusão: Ao concluir o programa o participante estará apto a participar de concursos público em provas que abordem o conteúdo na perspectiva do raciocínio lógico.

PORTUGUÊS BÁSICO


Realização: terças e quintas
11.01 a 24.02.2011 - 18:45 às 21:45
Investimento: R$ 120,00 ou 4 X R$ 30,00
Carga Horária: 40 horas.
Objetivo: Possibilitar aos participantes o domínio de regras de sintaxe e morfologia aplicadas ao processo de comunicação em Língua Portuguesa.
Requisitos de Acesso:
- 14 anos;
- 7º ano do Ensino Fundamental;
- Conhecimentos básicos de Língua Portuguêsa;
- RG, CPF e comprovante de endereço.
Perfil de Conclusão: Ao concluir o programa o participante compreenderá o valor do uso da norma para a efetividade do processo de comunicação, sendo capaz de aplicá-lo a esse.

MATEMÁTICA PARA CONCURSOS


Realização:
segundas, terças e sextas
12.01 a 25.02.2011 - 18:45 às 21:45h.
Investimento: R$ 150,00 ou 05 X R$ 30,00.
Carga Horária: 60 Horas
Objetivo: Oportunizar o desenvolvimento de competências que favoreçam o desempenho qualitativo do participante em concursos público.
Requisitos de Acesso:
- Idade mínima de 16 anos completo.
- Ensino Fundamental completo.
- Conhecimentos básicos da Linguagem matemática.
- Documentação: RG ou equivalente, CPF e comprovante de residência.
Perfil de Conclusão: Ao concluir o programa o participante estará apto a participar de concursos público em provas que abordem o conteúdo de matemática.


Para mais informações sobres esses cursos ou demais cursos oferecidos pelo SENAC entre em contato pelo telefone (86) 3228-9500, ou visite o nosso site www.pi.senac.br

Fonte: Sesc-Piauí

CURIOSIDADES SOBRE VENEZA, UMA CIDADE QUE DESPEJA SEU ESGOTO NOS CANAIS.

Curiosidades sobre Veneza...👇 Foto de 1950, mostra o canal principal se Veneza drenado e sendo escavado para ter aumentada a sua profundida...