quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Obra da ZPE de Parnaíba será iniciada em julho de 2011

No início da tarde desta quarta-feira (28), o Coordenador do PAC do Piauí, Mirócles Veras, e Elson Braga (foto acima), Presidente nacional das ZPEs, concederam entrevista na rede de rádio Verdes Campos Sat, no Jornal Verdes Campos 2ª edição, onde falaram sobre a ZPE de Parnaíba.

Elson Braga afirmou que a associação a qual comanda conseguiu manter o programa das ZPEs. “A associação conseguiu manter vivo o programa da ZPE. Coordenando a implantação das ZPEs”.

Mirócles afirma que a ZPE de Parnaíba é uma das prioridades do governo de Wilson Martins. “ZPE é uma das prioridades do governo. Temos prazos a cumprir. Projetos de infra-estrutura, de licença ambiental, alfandegário”.

O coordenador do PAC afirmou que em 1º de julho de 2011 será iniciado as obras do projeto da ZPE. Sobre os incentivos as empresas, Veras afirmou que haverá isenção de impostos, mas afirma que a burocracia atrapalha projetos como o da ZPE. “Existe uma legislação própria de isenção, que é um benefício grande aos empresários. Incentivos de impostos. A burocracia no país é um problema enorme. No Brasil emperra muito, é um problema grande. Nessa área de livre comércio da várias vantagens”.

Fonte: Verdes Campos Sat

Prefeitura de Buriti dos Lopes consegue ficar adimplente no TCE

Após ter contratado o contador Raimundo Nonato Machado Araújo, parnaibano e especialista em contabilidade pública, a prefeita Ivana Fortes de Buriti dos Lopes, no último dia 26, conseguiu aprovar suas contas e sair da condição de inandimplente para a de adimplente junto ao Tribunal de Contas do Estado do Piaui. Fato este, que permite que aquela prefeitura possa manter e firmar convênios e projetos com os orgãos estaduais e federais.

A prefeita Ivana Fortes que contratou Raimundo Araújo para a missão especial de arrumar a contabilidade da sua gestão, ficou tão satisfeita com o desempenho do contador que já anunciou que vai nomea-lo secretário Municipal de Administração, cuja posse será no próximo dia primeiro de fevereiro.

Araújo é parnaibano e tem uma larga folha de serviços prestados em prefeituras e empresas privadas. Dentro do contexto empresarial e social da região é considerado uma pessoa de ilibada conduta.

Fonte: Jornal da Parnaiba

Processo da morte do empresário Hélder Feitosa desaparece do Tribunal de Justiça do Piauí

O desembargador Edvaldo Moura informou que assinou resolução criando um Núcleo de Acompanhamento das Ações do Poder Judiciário.

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Moura, reuniu ontem os juízes e promotores das Varas Criminais de Teresina para solicitar agilidade nos procedimentos e julgamento dos processo.

Ele lembrou que um pastor evangélico presente em reunião promovida pelo Governo do Estado fez um pronunciamento contra a Justiça e a demora em suas decisões.

Durante a reunião foi revelada uma informação bombástica que serviu de exemplo como exemplo da morosidade da Justiça e que não pode se repetir. O processo judicial do assassinato do empresário Hélder Feitosa, criador e proprietário do extinto jornal “O Estado”, de Teresina, desapareceu e não pode ser mais julgado porque teve o seu prazo prescrito.
A informação chocou os promotores e juízes presentes.

O desembargador Edvaldo Moura informou que assinou resolução criando um Núcleo de Acompanhamento das Ações do Poder Judiciário, que vai discutir problemas na área judicial e relacionados com ação do Poder Judiciário.

Um dos exemplos a ser discutido e resolvido é a questão da falta de alimentos em penitenciárias, o que pode provocar rebeliões nas prisões, e a falta de transporte para levar os presos das penitenciárias e Casa de Custódia de Teresina às Varas Criminais para depoimento e audiências de instrução.

O Núcleo terá a participação das Secretarias Estaduais de Segurança Pública, de Justiça, da Corregedoria Geral de Justiça, da Procuradoria Geral de Justiça e Defensoria Pública.
Muitas audiências convocadas pelos juízes criminais não são realizadas e terminam transferidas porque o Secretaria Estadual de Justiça não tem veículos para o transporte dos presos.

O presidente Edvaldo Moura informou que serão contratados 31 assessores para ajudar aos juízes na elaboração das sentenças e coletas de dados para que as decisões dos magistrados, hoje trabalhando praticamente sozinhos, sejam mais ágeis.

Fonte: Jornal Meio norte

TSE nega pedido de reforço de forças federais para eleição suplementar em Campo Maior no Piauí

O pedido de força federal foi feito à Corte pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Segundo a decisão, o tribunal estadual justificou que havia um insuficiente efetivo da Polícia Militar.

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Cármen Lúcia Antunes Rocha negou, nesta terça-feira, o pedido de envio de força federal para Campo Maior, município localizado a 80 quilômetros ao norte de Teresina, no Piauí. Neste domingo, o município realizará eleição suplementar para prefeito.

Em novembro de 2010, o TSE manteve a cassação do prefeito Joãozinho Félix (PPS). Ele foi considerado inelegível por cumprir o quarto mandato consecutivo de prefeito em municípios diferentes, situação conhecida como "prefeito itinerante".

O pedido de força federal foi feito à Corte pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Segundo a decisão, o tribunal estadual justificou que havia um insuficiente efetivo da Polícia Militar estadual. Entretanto, ao responder ofício encaminhado pelo TSE, o governador do Piauí, Wilson Martins, informou ser "desnecessário o envio de Força Federal. De acordo com o governador, a "Polícia Militar do estado do Piauí está apta a garantir a segurança do referido pleito".

Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763)


A elevação do Brasil a Reino Unido, que na verdade já era o Império do Brasil, foi a prova cabal da condição que nosso país passou à metrópole, e Portugal à colônia de fato. Seria então mais adequado inverter a ordem da denominação do novo reino: Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves. Houve forte oposição da Rainha D. Maria I, mãe de D. João, contra a elevação do Brasil de Vice-Reino à categoria de Reino Unido.

Consta que a Rainha determinou ao Príncipe Regente: "O Brasil não é digno dessa mercê", e D. João, de modo firme e solene, retrucou: "O Brasil, Senhora, já é digno de todas as mercês". Uma forma de avaliar a herança de D. João VI na história brasileira é a consenso dos historiadores na afirmação que, se não houvesse a instalação da corte portuguesa no Rio, provavelmente o Brasil não existiria na sua forma atual.

Seria sim, um retalho de pequenos países, como ocorreu com a vizinha América espanhola, sem afinidade entre si, além do idioma. Com a monarquia recém-instalada, sendo fonte de legitimidade, o Brasil manteve-se unido.

Acabou a taxa de ALIENAÇÃO

O Governo do Estado do Piauí, resolveu nesta manhã dar um capitulo final na "Taxa de Alienação Fiduciária". O que será uma conta a menos a ser paga pelos compradores de veículos à prestação no nosso Estado.

O Piauí é reconhecido por ter as mais altas taxas para regularização de veículos do Brasil. O Diretor do DETRAN, informou que a mesma taxa já é cobrada no ato da compra de um veiculo e que a mesma só muda de nome. Os piauienses estavam pagando duas vezes a mesma taxa, que variava entre R$ 180,00 a R$ 250,00.

*********************************************************

Hoje as 17:00 hs, horário local acontecerá uma reunião na sede da Federação de Futebol do Estado do Piauí para discutirem assuntos relacionados ao inicio do "Campeonato Piauiense de Futebol 2011". Deverão estar presentes os representantes dos clubes interessados.

********************************************************

O Barras Futebol Clube, um dos representantes do futebol piauiense na COPA DO BRASIL 2011, conseguiu mudar a data e local de seu jogo para o dia 16 de fevereiro no Estádio Albertão em Teresina. O seu adversário será o ABC de Natal.

********************************************************

O Comercial de Campo Maior, atual campeão estadual fará amanhã jogo amistoso em Piripiri contra o "4 de Julho" como parte em sua preparação para a sua estreia na Copa do Brasil. Túlio
Maravilha poderá ser a nova contratação do "BODE" para atuar nos dois jogos do torneio.

********************************************************

A cidade de Ilha Grande completou ontém 17 anos de emancipação politica. Sem pompa e sem divulgação uma simples entrega de medalhas foi programada para comemorar a data. A cidade vive um momento difícil administrativo.

********************************************************

Herbert Silva ainda não confirmou, mais dificilmente irá colocar seu nome para disputar a eleição ao cargo de prefeito na cidade de Ilha Grande. O motivo e duvidoso, mais as dividas junto a órgãos como: INSS, CEPISA, FUNCIONÁRIOS e outros, tem transformado a administração pública numa dor de cabeça.

********************************************************

Se Herbert Silva não quer!!! Imaginem o Raimundo Fonseca... A briga pela falida e endividada prefeitura de Ilha Grande deverá ficar entre Paulo Rogério e Magno Brito.

********************************************************

A final como Paulo Rogério conseguiu administrar Ilha Grande com tantas dividas deixadas pela administração anterior? Esse é o fator que vem tirando o sono da atual prefeita.

Parabéns Simone

Existem pessoas apontadas como “normais” que na maioria das vezes não conseguem se quer vencer seus medos. Fraquejam diante ate de pequenos obstáculos. Choram, entediam, ficam esplênicos, desistem e até se isolam do convívio social.

Com você Simone foi diferente, você nasceu com inaudibilidade (falta de audição), mas isso não a impediu de ampliar suas capacidades e potencialidades intelectuais e de crescer verdadeiramente como ser. Essa limitação foi ate um grande estimulo para desenvolver um trabalho humanístico do qual você escolheu ser farmacêutica.

Você não teve receio de trilhar um caminho que é incomensuravelmente difícil no seu caso.

Com imensa determinação demonstrando força de vontade, ultrapassou limites, superou barreiras, exemplificando valores que vão alem da compreensão humana, logicamente com ma ajuda de seus pais.

Eu a vi quando pequena na fonoaudióloga, quando levava meu filho Ranier, mas só depois da APAS convivendo um pouco com você senti sua simplicidade, seu carisma, sua meiguice, mais um dínamo na sua vida.

Você Simone veio fazer a diferença junto aos seus pares na APAS. Você trouxe para as estrelas da APAS o exímio modelo de vida.

Por tudo isso você tem mais do que uma simples história, você é singularmente Simone.

Obrigado por estar conosco e ser membro da APAS.

MORRE EM FORTALEZA-CE O EX-PREFEITO E EX-DEPUTADO ESTADUAL, ELIAS XIMENES DO PRADO.

 "MORRE UM HOMEM, NASCE UMA LENDA." Elias Ximenes do Prado, também conhecido como "Galinha Dagua "... foi prefeito de Pa...