quinta-feira, 17 de março de 2011

“ALIMENTOS SEGUROS DO CAMPO À MESA”.

C u r s o d e A P P C C

(exigido para quem manipula alimentos)

ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE.

“ALIMENTOS SEGUROS DO CAMPO À MESA”.

Conhecido internacionalmente como sistema HACCP,



APPCC Foi desenvolvido para garantir a produção de alimentos seguros à saúde do consumidor e seus princípios são utilizados nos processo de melhoria da qualidade em vários países. O Sistema é recomendado por organismos internacionais como OMC (Organização Mundial de Saúde e pelo MERCOSUL, Comunidade Européia, Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura e Abastecimento).

OBJETIVO: MOSTRAR O PAS – PROGRAMA ALIMENTAR SEGURO

– segurança e competitividade na manipulação de alimentos –



Público alvo: nutricionistas, enfermeiros, agrônomos, biólogos, profissionais de hotelaria, restaurantes, supermercados, indústria de alimentos, lanchonetes e interessados que trabalha com manipulação de alimentos.



DATA: 11 a 15 de abril de 2011

turno: manhã e tarde

INVESTIMENTO: 150,00 (formas de pagamento com a Direção da Agro Expansão)

EXPOSITOR: PAULO PIRES - Engenheiro Agrônomo, Coordenador e Consultor Técnico Estadual do PAC/PI.

CARGO HORÁRIA 40 h - CERTIFICADO EXPEDIDO PELO SENAI



Mais informações e Inscrições:

UESPI – Campus Parnaíba (c/ Zilda pelo turno da manhã) ou Escritório da Agro Expansão: rua caramuru, 465, bairro São Francisco

(86) 3321-1403; (86) 9461-3228 / 9921-7371 / 9983-5060 e-mail: agroexpansao@yahoo.com.br



NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!!!!

POUCAS VAGAS.

Março de Artes Cenicas: caminho para escola


Esta acontecendo no SESC- Avenida o Projeto "Março de Artes Cenicas: caminho para escola". O projeto teve inicio dia 14 e se estenderá até o dia 27 de março de 2011, em comemoração ao dia do teatro - 27 de março. Aberto ao público.

Prefeito visita obras do ginásio de Luiz Correia




Na companhia dos vereadores Rogério Nestor, Tião do Caranguejo e dos Secretários Galeno Araujo - administração e Elton Galeno - Finanças, o Prefeito Kim do Caranguejo esteve visitando as obras de recuperação do Ginásio Poli-Esportivo Senador Lucídio Portela. Objetivando cobrar maior celeridades na conclusão dos serviços de iluminação e instalação de alambrados, o Prefeito fez pessoalmente uma espécie de fiscalização dos trabalhos e prometeu que em Abril, a cidade de Luiz Correia, ganhará a realização dos "Jogos Esportes Para Todos". Competição que tem como papel principal a integração de jovens e adultos na pratica de varias modalidades esportivas, caracterizando uma mini-olimpíada.

Para isso o ginásio passa por uma reforma total; substituição do teto, recuperação do piso da quadra de jogos, troca do sistema de iluminação e instalação de novo alambrado que irá proporcionar aos atletas e torcedores segurança e conforto, para todos que utilizarão essa praça de esportes. O Prefeito em sua visita fez questão de solicitar ao Secretário de Administração para que em conjunto com o Secretário de Esportes, disponibilize todos os esforços para que os prazos sejam cumpridos por parte da empresa que executa as obras.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Rogério Nestor preside sessão na Câmara de Luiz Correia


Em sessão ordinária realizada nesta manhã na Câmara Municipal de Luiz Correia, presidida pelo vereador Rogério Nestor, foi apresentado um requerimento do vereador Norberto Pereira, pedindo que a Defesa Civil, retorne ao lado da prefeitura à distribuir água potável para os moradores da zona rural do município. Mesmo com a intensidade das chuvas que tem caído em Luiz Correia, as famílias continuam sofrendo com a falta de água potável, pois a água que brota da terra é salinizada, o que a torna difícil o consumo humano.

O Vereador Mirialdo Mota do PSDB, compareceu na sessão de hoje, depois de faltar as duas primeiras sessões deste ano. No plenário da Câmara Municipal "Mirialdo Mota", emocionado falou a respeito de seu envolvimento com a compra de um veiculo, que acabou o levando para o xadrez da delegacia da cidade e disse ser inocente e que estará nos próximos dias provando sua lisura moral.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Juliana Moraes Souza receberá comenda "Mulher Destaque" na Câmara Municipal de Teresina


A deputada estadual Juliana Moraes Souza (PMDB) está entre as personalidades públicas que receberão a comenda Mulher Destaque, de iniciativa do vereador Ananias Carvalho (PV). A sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na Câmara Municipal de Teresina será realizada dia 16 de março.


Fonte: Portal AZ

Foto: Jean Jorge

3º Rasgatanga de Murici dos Portelas promete muita agitação


O 3º passeio de motoqueiros de Murici dos Portelas vai acontecer dia 23/04/2011, sábado de aleluia. Serão percorridos 115 quilômetros de muita emoção e a presença dos amantes da motocicleta. A comissão organizadora do evento, formada por Acenor, Denílson, Nildo e Vanzinho, anuncia o sorteio de brindes para os participantes e estão trabalhando para tornar este acontecimento marcante na cidade.


Fonte: Charles Sales

Vice-Prefeita Elcira Percy assumirá interinamente como chefe do Executivo Municipal e terá grandes desafios



A vice-prefeita, Elcira Castelo Branco Percy, irá assumir nesta segunda-feira, 14, a gestão interina da Prefeitura de Buriti dos Lopes pelo período de 20 dias, ela ficará a frente do executivo municipal até o dia 02 de abril. Elcira substitui temporariamente a prefeita Ivana Fortes, que se licenciou para tratar de assuntos particulares.

A prefeita em exercício é funcionária pública estadual e entrou para a vida política em 2004, quando foi eleita vereadora. Em 2008, foi eleita vice-prefeita ao lado de Ivana Fortes. É casada com o funcionário público federal, Djalma Percy ‘Pieca’ que já foi vereador por duas vezes e vice-prefeito de Buriti dos Lopes uma vez, o casal tem três filhos, Bruno, Ariel e Laís e um neto, Bruno Kayo.



Conduzir a prefeitura será uma tarefa de muita responsabilidade, e pode representar um grande desafio para Elcira Percy. O município de Buriti dos Lopes vive uma situação muito delicada. Enquanto vários serviços, como o de limpeza das ruas, funcionam de forma extremamente precária, o mercado público vem recebendo criticas da população, e a prefeita Ivana Fortes exonerou, no inicio do ano, diversos funcionários de cargos comissionados, sem falar de uma empresa que presta serviços para a PMBL que fez uma verdadeira limpeza em sua folha de funcionários. Informações dão conta também de que a prefeitura enfrenta dificuldades com os fornecedores, os problemas se multiplicam na atual gestão a cada semana.


Denúncias de que escolas e creches estão funcionando precariamente chegam a todo instante em nossa redação, ruas cobertas por matos e capins é outro grande problema que a prefeita interina terá que se deparar, sem falar na saúde pública que vem pedindo ‘socorro’ há meses. O sentimento nas ruas é que neste curto período Elcira Percy arregace as mangas, tire algum coelho da cartola e consiga fazer um verdadeiro milagre. Todos sabemos que a tarefa é quase impossível, pois o tempo é pouco, mais não custa nada tentar, e deixar a marca de administração nestes 20 dias.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

PARNAIBA UMA OUTRA CIDADE É POSSIVEL

FACULDADE DE TEOLOGIA – FAT
DISCIPLINA: FILOSOFIA I
PROFESSOR: FREI FERNÂNCIO


PARNAIBA
UMA OUTRA CIDADE É POSSIVEL
FORUM SOCIAL FILOSOFICO TEOLOGICO PERMENENTE
PROPOSTA: PARA A CIDADE SUSTENTAVEL POSSIVEL


PROPOSTAS DO GRUPO I

Implantação da Coleta Seletiva de Lixo e Implantação de uma Industria de Reciclagem (objetivo resolver o problema do lixão).

Campanha de Conscientização Ambiental.

1 – Planejar a Campanha
2 – Chamar para uma reunião os setores chaves, formadores de opinião da sociedade abrindo para discussões.
Igrejas Evangélicas, Igrejas Católicas, Diretores e Professores de Escolas Públicas e Particulares e Lideres Comunitários.
3 – Ir as Igrejas, aos bairros e comunidades para organizar um dia “D” de conscientização com atividades como: Palestras, vídeos, peças teatrais, oficinas de reciclagem e etc.
Assunto a serem abordados:
Lixos em terrenos baldios
Descarte adequado de sacolas plásticas
Não desperdício de água
Não poluição da água ( Ex.: Canal São José)
Manuseio de Alimentos
Ver a necessidade de cada local.

Propostas formuladas por: Arlete, Francisca Meireles, Maria Cristina Brito, Iris Maria Ferreira da Cruz, Felipe Franco Aragão e Jair Rodrigues Rabelo.

PROPOSTAS GRUPO II

LIMPEZA PÚBLICA

Solicitamos ao poder publico a providencia mais eficaz quanto a coleta do lixo residencial e estabelecimentos públicos e privados, que são muitas vezes colocados nas calçadas das próprias residências, sem ter uma coleta adequada. Gostaríamos que fosse tomados atitudes dos poderes legislativo e executivo.
Sugestão: Que o atual aterro sanitário seja desativado e criado uma usina de reciclagem, para gerar emprego e renda para a população de baixa renda. Já que o aterro atualmente se encontra dentro da zona urbana da cidade.

Proposta formulada por: José de Jesus dos Santos, José de Arimáteia dos Santos,Tiago Miranda de Oliveira e Maria de Lurdes de Oliveira.

PROPOSTAS GRUPO III

TEMA: SAÚDE PÚBLICA.

Melhoria nos hospitais e postos de saúde.
1 – Mais médicos de plantão
2 – Novos equipamentos
3 – Bom atendimento
4 – Medicamentos à população
5 – Qualificação profissional

Propostas formuladas por: Maria Lurdes Nunes da Silva, Maria de Gorete Carvalho Vieira, Fábio de Sousa Trindade e Helenice de Aguiar Freitas.

PROPOSTAS DO GRUPO IV

BANHEIRO PÚBLICO

Propomos que sejam criados na cidade banheiros públicos em locais turísticos de movimento constante. Uma cidade como Parnaiba, “turística” tem que pensar no bem estar comum dos visitantes e da população local.
Ao visitar uma cidade e sendo bem recibo o turista sempre volta. Por este motivo, queremos solicitar a construção de banheiros públicos para o beneficio comum de todos.

Proposta formulada por: João Batista M. Oliveira, Cleiton Martins Borges, Altaide Maria Petronilia Aguiar e Raimundo Nonato de Sales Galeno Filho.

PROPOSTA GRUPO V

1 – Criação de um terminal rodoviário urbano na cidade de Parnaiba, onde em sua estrutura seria construído um andar superior para acomodação dos vendedores ambulantes e camelos do centro da cidade, assim como em Teresina, existe um shopping do cidadão.
2 – Criação de esgoto sanitário para o Mercado da Caramuru, com o objetivo de diminuir o mal cheiro, a proliferação de doenças causadas por animais e bactérias, provenientes do acumulo de esgoto a céu aberto.
3 – Melhoria do transporte público da cidade de Parnaiba.
4 – Criação de um segundo restaurante popular, para atender moradores e trabalhadores da grande região do Bairro Piauí.
5 – Criação de Lei que obriga os vereadores de Parnaiba à matricularem seus filhos em escolas públicas municipais da cidade. Com a obrigatoriedade dessa Lei, os nobres edis terão uma real noção da qualidade da educação no município.

Propostas formuladas por: Italo Caldas Ferreira, Mauricio Moraes de Oliveira, Regis Sousa da Silva, Maria Clotildes de Araujo Carvalho, Marcos José Marques e Rondinara Sousa da Costa.

PROPOSTAS DO GRUPO VI

Solicitar uma auditoria nas contas públicas da Prefeitura Municipal de Parnaiba, para saber como estão sendo utilizados os recursos da Educação, Saúde, Obras e etc.

Proposta formulada por: Francisco Kleiton Gomes de Carvalho, Oaidson Bezerra da Silva, Helton Augusto Diniz Sousa e Anderson de Jesus Silva da Rocha.

PROPOSTA DO GRUPO VII

PRAÇA DOS POETAS E TRANSPORTE PÚBLICO

Os veículos utilizados no transporte publico parnaibano esta fora dos padrões, para atender as necessidades atuais. Não há conforto, não há terminais para embarque e desembarque, os locais onde as vans e microônibus usam para estacionar têm prejudicado os transeuntes, donos de lojas e condutores de outros veículos que precisam circular na Rua Humberto de Campos.
Como solução, deveria ser aproveitada a Praça dos Poetas que em sua construção, ainda não apresentou aceitação pela população, por não ter utilidade. A mesma praça é usada por vândalos e moradores de rua, que à usam para fazer necessidades fisiológicas.
Observando o comercio de alimentos que gira em torno da Praça dos Poetas, podemos citar como ponto negativo e prejudicial a saúde publica, a venda de queijo a céu aberto, sem controle da vigilância sanitária. Como a Praça é usada por vândalos para fazerem suas necessidades fisiológicas. Há um temor de que insetos como moscas, possam estar transmitindo coliformes fecais para os alimentos ali comercializados.
Se o Poder Publico, fizer uma reforma devolvendo ao local sua finalidade anterior, seriam resolvidos vários problemas e um dos principais; a construção de um terminal urbano para adequar os transportes alternativos existentes na cidade. Os usuários do transporte publico, não tem um local onde possam se acomodar do sol e da chuva e clamam por um terminal a vários anos.

Proposta formulada por:
Jean Jorge Santos Nascimento, Francisco Rafael Freitas Cardoso, Keite de Araujo Sobrinho e Lucelia Mendes Nogueira da Silva.

Tribunal de Contas Elogia Administração de kim do Caranguejo


O Tribunal de Contas do Estado do Piauí, com o intuito de verificar “in loco” a regularidade dos processos licitatórios realizados nos municípios, realizou inspeções nos dias 02 e 03 de março nos municípios de Parnaíba, Luis Correia e Buriti dos Lopes.


No município de Parnaíba, os técnicos confirmaram a presença dos membros da Comissão de Licitação na sede da Prefeitura na hora marcada para a sessão de abertura das propostas, no entanto, não compareceu nenhum licitante interessado, tornando a licitação deserta. Na ocasião foram verificados alguns processos licitatórios realizados no exercício de 2011, constatando-se a regularidade de todos.


Em relação ao município de Luis Correia, a sessão pública do Pregão ocorreu regularmente. O Pregoeiro conduziu o procedimento na forma legal, bem como foi respeitado o princípio da competitividade, comparecendo 06 (seis) empresas que ofereceram os preços compatíveis com o estimado pela Administração, culminando na contratação da empresa que ofereceu o menor preço após a fase de lances.


Quanto ao município de Buriti dos Lopes não havia sessão marcada para estas datas, no entanto, foram conferidos os processos que supostamente foram realizados no exercício de 2011.


Inicialmente, observou-se que tal município não cadastrou nenhum processo licitatório no exercício de 2011, no Sistema Licitações Web, descumprindo o artigo 60 da Resolução TCE/PI nº 905/09. É importante ressaltar que tal procedimento pode levar o jurisdicionado a sofrer uma sanção de multa de até 15.000 UFRs, prevista na Resolução TCE/PI º 905/09, bem como o exposto na Decisão nº 173/11, da Sessão Plenária Ordinária nº 10, de 16 de fevereiro de 2011.


Os técnicos do TCE solicitaram ao Presidente da Comissão de Licitação as documentações relativas aos procedimentos licitatórios realizados no exercício de 2011. Analisando o material disponibilizado ficou constatada a desídia da Administração no que tange à organização dos processos licitatórios.


Observou-se que não há a formalização do processo conforme exige a Lei n° 8.666/93, mas apenas alguns documentos soltos reunidos em pastas. A maioria dos documentos encontrados está sem assinatura dos membros da administração municipal e dos supostos licitantes e, em todos os casos, comprovou-se a ausência de vários documentos obrigatórios que devem compor os processos licitatórios, tornando duvidosa a real participação das empresas citadas nos processos licitatórios.

Fonte: www.tce.pi.gov.br

Pré-candidato da Gracinha Mão Santa lidera rejeição em Parnaíba, aponta pesquisa

180graus.com   nálise Política .    Sebastian Eugênio Eleições 2024 Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Amostragem trouxe à tona d...