sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ivana Fortes entrega Hospital, Estado não quer receber e decisão pode ser da Justiça.

As ações de média complexidade que são caracterizadas por cirurgias, partos, internações, e outras situações são de responsabilidades dos Estados. A manutenção e funcionalidade e envio de recursos Para manter um Hospital funcionando são obrigações da Secretaria de Saúde do Estado, o que não vinha ocorrendo com normalidade. Os atrasos de repasses são constantes, o centro cirúrgico que poderia gerar produção para o Hospital ficou sucateado, o prédio está em ruínas e até os minguados recursos foram reduzidos irregularmente no Governo passado, agravando mais ainda a situação. Diante da impossibilidade da Prefeitura levar o Estado nas costas, Ivana Fortes não teve alternativa senão devolver o Hospital a SESAPI.

A SESAPI se recusa a Receber o Hospital de volta e não dá solução para a situação de abandono em que se encontra aquela casa de Saúde. Diante desta situação e zelando pelos interesses da população a Prefeita Ivana Fortes não viu alternativa senão tomar a decisão de devolver o Mariano Lucas de Sousa à Secretaria de Saúde para que esta tome uma posição e assuma as responsabilidades que são suas de manter em funcionamento o Hospital local. Ontem Ivana Fortes encaminhou Ofício a Promotora Francineide Sousa dando conta da sua decisão. O Ministério Público que ajuizou ação contra o Estado pela situação de abandono do Hospital acompanha tudo de perto e a decisão de quem fica com o Hospital deve parar na Justiça.

Fonte: Jota Pereira

Noticias desta sexta-feira em Parnaiba



Uma residência pegou fogo na noite dessa quinta-feira, dia 19/05, por volta das 18 horas. Tudo aconteceu depois da queda de uma raio na residência de um homem identificado por José do Egito. A casa fica localizada na Rua Francisco Severiano Nº 541 no Bairro Campos. Na hora da queda do raio e do início do incêndio o proprietário da residência não estava no local, estava na casa de um colega nas proximidades.


O local da casa que incendiou fica na área dos fundos da residência. Um guarnição do Corpo de Bombeiros foi avisada e esteve no local apagando o incêndio.




O Hospital Regional Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba já conta com serviços de ouvidorias diretos, um importante canal de controle social e gestão participativa que viabiliza um diagnóstico, sugestão e esclarece dúvidas geradas pela população. O serviço é um canal prático e de fácil acesso aos usuários dos serviços de saúde oferecidos pelo SUS.


Os serviços funcionam através do número 0800 282 2882 que direciona o cidadão para onde ele quer ser atendido. “Existe uma central funcionando na Secretaria de Saúde, o programa faz todo o processo de recondução para onde o usuário deseja ser conduzido. O serviço é prático e rápido e pode ser feito por qualquer cidadão sem nenhuma dificuldade”, explica a diretora de planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Eulálio.




O VII Baile da escolha da Rainha Junina de Parnaíba Será realizado no dia 28 no SESC Beira Rio a partir das 20hs. O evento, organizado pela Liga Parnaibana de Quadrilhas Juninas, à frente o seu presidente, Francisco Fábio Bevilácqua, elegerá a representante maior dos folguedos deste ano.


“É um evento já tradicional criado em 2005, em nosso primeiro ano de gestão à frente da secretaria de cultura de Parnaíba, hoje, na pasta do Turismo, que assumimos há três meses, e sabendo da importância do baile para o incremento cultural do município, fizemos questão de acrescentá-lo no calendário turístico 2011”, falou Leão.




Em conseqüência da greve e ameaças de fechamentos de cursos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o governador do estado do Piauí, Wilson Martins, autorizou nesta sexta feira (20) a contratação de 450 servidores para serem incorporados a UESPI.

Na UESPI serão feitas 450 novas contratações, entre Servidores e Professores. O governador Wilson Martins já autorizou a realização de concurso, sendo 200 Professores e 250 Servidores. O Edital dos concursos depende agora somente da discriminação das demandas por centros e campi.

Luis Correia vive a expectativa do inicio de grandes obras



A cidade de Luis Correia vive a expectativa do inicio de grandes obras no segundo semestre deste ano, quando o período das chuvas chegou ao seu final. O prefeito Francisco Araújo Galeno promete realizar a reformas de varias escolas da rede municipal de ensino, a construção e inauguração de praças e calçadões nas comunidades da zona rural e entrega de novos postos de saúde.






Secretaria Municipal do Turismo de Parnaíba anuncia o “I Parnaíba Fest 2011” com a banda “Chiclete com Banana”

O carnaval fora de época “Parnaíba Fest 2011” acontecerá nos dias 15 e 16 de julho com a participação da banda Chiclete com Banana, Araketu, Fabrícia e Pilera. Segundo o organizador Rannyere Pinto, “o objetivo maior é realizar um grande evento com uma super estrutura de camarotes e serviços, proporcionando a todos diversas opções de lazer, segurança e conforto, combinando com uma programação artística com trios elétricos das bandas”.


O carnaval, que contará com o apoio da Secretaria Municipal do Turismo, terá a sua saída do bloco/concentração na Avenida São Sebastião, sentido aeroporto/Centro, próximo à Pousada Rio Mar, “a vontade em revitalizar o carnaval fora de época parnaibano foi um dos maiores anseios nossos quando assumimos, recentemente, a pasta do turismo, não mediremos esforços em organizá-lo à altura de nossos cidadãos e visitantes”, disse o Secretário Arlindo Leão, “o percurso previsto é seguro e espaçoso, entre a Pousada Rio Mar e o espaço o M Shows, nas duas vias da avenida”, concluiu.


O empresário e o secretário após parceria anunciaram o desejo em transformar o evento em uma realidade anual na cidade, atraindo tanto investimentos, turistas e abrindo possibilidades para o entretenimento, portanto, parte integrante do calendário turístico de Parnaíba.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Realizada Campanha de Combate a Exploração Sexual em Luís Correia

A Secretária de Assistência Social Eulilia Galeno ao lado dos coordenadores dos programas sociais que atendem as crianças, jovens e adolescentes de Luís Correia, realizaram uma manifestação a manhã desta quinta-feira(19), com o objetivo de conscientizar a população para a importância ao combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.




Alem da população, muitas crianças de vários colégios do município também participaram do evento que circulou as principais ruas da cidade e finalizou-se com um ato na frente do ginásio poliesportivo.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Oração

Quando Deus tira algo de seu alcance,tipo suas horas extras, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor. Concentre-se nesta frase: "A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo." Alguma coisa boa vai acontecer com você hoje, algo que você tem esperado ouvir. Por favor, não quebre! Apenas 27 palavras.




Deus, nosso Pai, CAMINHE pela minha casa e leve embora todas as minhas preocupações e doenças, e POR FAVOR, vigia e cura a minha família em nome de Jesus. Amém.

CONVOCAÇÃO da FUNDAC para todos que fazem cultura em Parnaíba

A Coordenação da FUNDAC, em Parnaíba, em parceria com o IHGGP, convoca os produtores de cultura e os artistas e entidades culturais que desenvolvem a cultura me Parnaíba e Região para participar da reunião solene que acontecerá no dia 22 de maio de 2011 as 16:00h (domingo) na sede do IHGGP (Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba ) na rua Duque de Caxias nº 601 – centro, com a presença da Presidente e Secretaria de Cultura do Estado – MARLENILDES LIMA DA SILVA (Bid Lima).na oportunidade serão discutidos as reivindicações da classe cultural.


Na ocasião haverá apresentações artísticas na recepção, organizada pela coordenação da Fundac e Diretoria do IHGGP.


De Já agradecemos a participação.


José de Maria Carvalho e Silva (Zé de Maria)
Porto das Barcas – Museu Náutico

Reginaldo Pereira do Nascimento Junior (Reginaldo Junior) –
Presidente do IHGGP

As notícias do dia em Parnaiba



Um carro Escort de placas LWO 0590PI-Parnaíba, foi roubado há dois meses. O dono do veículo, o taxista Francisco Edson, disse que estava resolvendo assuntos pessoais quando percebeu que tinha sido roubado. Em seguida ele registrou queixa na delegacia.
Disse ainda que encontrou o veículo com a Lilda Veras, mais conhecida “Bailarina do Petróleo”. Ela ressaltou que é uma autoridade de Deus, afirmando ser pastora. Informou que havia comprado o veículo com o dinheiro de ofertas dos fiéis da igreja, mas sem saber que era roubado.




Voos da TAM para Parnaíba tem previsão para começar no mês de julho. A proposta tem por objetivo fortalecer o fluxo e ampliar o volume turístico da região.
O Aeroporto Internacional de Parnaíba Pref. Dr. João Silva Filho deverá ganhar voos regionais, que podem começar a operar já no mês de julho. A proposta parte da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) que tem por objetivo fortalecer o fluxo e ampliar o volume turístico da região.
Conforme o secretário Sílvio Leite, isso é possível porque o aeroporto já está pronto e conta com operação noturna e equipamentos de segurança como rádio farol. As negociações para a implantação dos voos regionais em Parnaíba já iniciaram e a expectativa são as melhores possíveis, principalmente quanto ao início das operações.





Até dezembro próximo todos os táxis de Parnaíba devem estar regularizados com a implantação de taxímetros e regulamentação de áreas de trabalho, junto à Prefeitura Municipal.
Esta foi uma das decisões tomadas na noite de ontem, durante reunião havida entre os taxistas de Parnaíba, comandados pelo Presidente do Sindicato da Categoria, Romualdo Araújo, e autoridades do IMEPI- Instituto de Metrologia do Piauí, representado pelo seu diretor Messias Júnior, pela metrologista Dóris Torres e pelo representante do órgão em Parnaíba, Celso Urquisa. A reunião aconteceu no auditório da Prefeitura.




Foi lançada, no início dessa semana, no Abrigo São José, em Parnaíba, a Capoterapia, uma terapia que utiliza elementos da capoeira adaptada para pessoas da terceira idade, sedentários e pessoas portadoras de necessidades especiais, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas e individuais de cada um.
Em Parnaíba, o projeto será coordenado pelo contra-mestre Montanha, membro do grupo Muzenza de Capoeira. Além dos idosos do abrigo, Montanha também aplicará as técnicas da Capoterapia em idosos assistidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

655 mil piauienses vivem em situação de extrema pobreza

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o estado do Piauí tem 21% de sua população vivendo em estado de miséria absoluta.


A informação foi divulgada pelo presidente do IBGE, Eduardo Nunes em sua participação no programa de rádio Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços, no dia 17.


O Estado do Piauí tem hoje mais 3.119 milhões de habitantes sendo que 655 mil piauienses recebem por mês menos de R$ 70,00 o que significa dizer que esses piauienses vivem em situação de extrema pobreza.

O Maranhão apresenta o maior percentual, mais de 24% da população do estado ganham até R$ 70 por mês, conforme linha da pobreza extrema estipulada pelo governo federal. No Piauí, o percentual é superior a 21% e, em Alagoas, 20,4%. Já a Bahia tem o maior número absoluto de miseráveis, mais de 2,4 milhões de pessoas – o que corresponde a 17% da população do estado.


Em todo o Brasil, 16,2 milhões de brasileiros encontram-se na miséria, o equivalente a 8,5 % da população do país. Quase 60% deles estão no Nordeste (cerca de 9,6 milhões). A maioria é preta ou parda e tem até 19 anos de idade. Esse será o público do Plano Brasil sem Miséria, a ser lançado pela presidenta Dilma Rousseff, que pretende acabar com a extrema pobreza até 2014.


“Em um país tão rico como o Brasil ainda não podemos encontrar 8% da população vivendo em extrema pobreza”, afirmou o presidente do IBGE, Eduardo Nunes.


No programa de rádio, Nunes ressaltou que o Censo 2010 constatou que as cidades de médio porte têm apresentado ritmo de crescimento maior que as grandes metrópoles. Segundo ele, o crescimento está relacionado à oferta de oportunidades de emprego e estudo para os jovens, além do custo de vida mais baixo.

Fonte: Jornal da Parnaíba com informações Talita Cavalcante

Prefeitura de Luís Correia contratou uma empresa M Lins para atualizar o cadastro imobiliário do município

A Prefeitura de Luís Correia contratou uma empresa M Lins para atualizar o cadastro imobiliário do município. A realidade das residências é outra diferente dos dados que existem no departamento de arrecadação de IPTU.


Imóveis cadastrados como residências de pescadores humildes com a valorização das localidades próximas as praias, passaram a se transforma em nobres mansões como as que estão localizadas na Praia do Coqueiro.


A expectativa é de que a cidade tenha hoje cerca de 1.000 imóveis com valor entre 100 mil e 1 milhão de reais. O que deverá aumentar e muito a arrecadação do município, portunizando a prefeitura a manter a contra partida na capitação de convênios para a execução de obras em Luís Correia.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Parnahyba Sport Club jogará a decisão do primeiro lugar do turno diante do Piaui no domingo em Teresina

Lembrança das arquibancadas lotadas, nos dias dos jogos do Parnahyba em seu estádio, o Petrônio Portela.



Já com a classificação assegurada para o quadrangular final da Taça Estado do Piauí, o Parnahyba Sport Club segue seus treinamentos, agora com o objetivo de vencer o Piauí e aguardar o resultado da disputa entre Comercial e Barras para garantir a primeira colocação.


Para o técnico Batista Filho é muito importante vencer o Piauí, mesmo sendo o jogo fora de casa, pois dependendo do resultado da partida entre Barras e Comercial no Estádio Juca Fortes em Barras, o Tubarão poderá ser o líder dessa fase o que garantiria no quadrangular final pegar o 4º colocado na semifinal e fazer sempre o segundo jogo em casa, inclusive a final.


Por falar em futebol, a final do campeonato amador de 2010 parnaibano irá acontecer no próximo sábado no estádio municipal Mão Santa. Serão duas decisões: Santa Luzia da cidade de Cajueiro da Praia x Garotos (do Araújo) disputando a decisão da segunda divisão, o outro jogo, valendo o titulo da primeira divisão, jogam "Ájax" x Volta Redonda.

Carreta OdontoSESC está realizando atendimento em Luis Correia



O Sesc Piauí mantém duas carretas com gabinetes odontológicos que realizam tratamento dentário gratuito nas comunidades carentes, no interior do estado. Atualmente uma das carretas do projeto está realizando atendimentos nos bairros de Luís Correia.


Apesar dos avanços na saúde, o Brasil é um país com grande número de desdentados. O acesso ao tratamento odontológico não atinge 100% da população e as famílias que habitam os locais mais longícuos, como na zona rural na maioria das cidades têm dificuldades para receber atendimento nesta área.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Secretário Municipal de Administração Visita Obras do PSF no Bairro Cearazinho



Estiveram visitando a obra do PSF(Programa Saúde da Família) e PSB (Programa de Saúde Bucal), do Bairro Cearazinho em Luís Correia, o Secretário Municipal de Administração Galeno e o Responsável pelo realização da Obra ,Construtor Paulo Henrique, da Empresa Fontes Construções, na manhã da segunda-feira(16).


A infromação repassada pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. Wilton Medeiros é de que breve, o novo posto de saúde seja entregue para o bom atendimento a população que necessita dos cuidados e prevenções que os programas desenvolvidos pela secretaria prestam aos moradores dos bairros Cearazinho, Campos e Rancho Alegre.


Com a conclusão da obra, a prefeitura do município irá cortar o vinculo de aluguel que mantinha, para que o posto de saúde funcionasse em uma casa nas imediações do bairro. As novas acomodações terão salas bem ventiladas, enfermarias, consultórios, recepção, banheiros, uma praça e estacionamento. Tudo de acordo com o projeto aprovado pelo Ministério da Saúde, orgão executor do convênio feito com a Seccretaria de Saúde de Luís Correia, conseguido pelo responsável desta importânte secretaria.

Notícias da cidade de Caxingó





O Blogueiro Gil, posta em seu blog várias notícias que mostram o lado negro da administração da prefeita de Caxingó - PI.


O ex-vereador João Lima (PV) que foi candidato à vice-prefeito na eleição de 2008 pelo grupo de Nato Sobrinho ganha hoje o equivalente a 2 mil reais na prefeitura de Caxingó. João Lima exerce o cargo de Chefe de Departamento de Assessoria da secretaria municipal de saúde.


O vereador Renato Filho (PT) disse que este cargo não existe no município. O fato revoltou os vereadores durante a sessão desta sexta.O vereador Reginaldo Silva (PT) disse que irá cobrar explicações do ex-aliado na próxima sessão. O vereador James Lima (PV) filho de João Lima faltou à segunda sessão consecutiva. Segundo Reginaldo o jovem parlamentar está trabalhando na cidade de Crato no estado do Ceará.


Fonte: Blog do gil

Notícias da cidade de Buriti dos Lopes

Polícia apresenta acusados do assalto ao Banco do Brasil de Luzilândia


Durante o assalto, os bandidos mataram o ex-gerente do BB de Buriti dos Lopes. Ontem, 15, policiais conseguiram prender três acusados. Outro foi morto.


O secretário de Segurança, Robert Rios, apresentou o resultado do trabalho comandado pelo delegado Tiago Dias e executado pelas equipes da Comissão Investigadora do Crime Organizado e da Polícia Militar na prisão dos acusados do assalto ao Banco do Brasil de Luzilândia.Durante a coletiva, o secretário de Segurança Robert Rios disse que não sabe ainda precisar o valor total do dinheiro recuperado: "Esse dinheiro vai ser contado na frente de técnicos do Banco do Brasil.


Nós, policiais conseguimos prender o bando, agora vamos esperar para saber se eles vão ser soltos pela Justiça para depois assaltarem outro banco e a gente ter novamente que ir prendê-los.




A polícia apresentou o levantamento feito sobre os acusados.- Elson Agostinho Ribeiro, vulgo Paulista, responde por roubo e extorsão mediante seqüestro.- John Eduardo de Sousa Alves, vulgo John do Cabral, responde por vários roubos como do BB de Miguel Alves, faz parte da quadrilha do Bicudo, que está preso na Custódia.- Ricardo Duzzi, vulgo Tucano, natural de Presidente Dutra (MA), é o seu primeiro assalto no PI.- Waldecy Machado Rogera da Silva, vulgo Walter, natural de São Bernardo (MA), está envolvido em vários assaltos a banco, principalmente no MA e PI.


Deu apoio logístico.
- José Anderson de Oliveira, vulgo Cabeça, natural de Chapinha (MA), participou do assalto ao BB de Valença em 2005 e cumpriu pena até 2009. Em 2010 participou dos assaltos ao BB de Miguel Alves e Luzilândia.
- Evandro Rodrigues da Silva, vulgo Neguinho, natural de União, responde por roubo.
Mortos em confronto com a polícia
- Maílson Monteiro Alves, morreu no dia do roubo, natural de Teresina, já foi preso por roubo e tráfico no 7º DP.
- Adriano Medeiros, morreu ontem, fugitivo de Pedreiras (MA), responde por latrocínio e triplo homicídio no MA.

Fonte: cidadeverde.com e 180graus / Fotos: Yala Sena

BURITI DOS LOPES




Fila e longa espera para atendimento na saúde do município.
Usuários dizem que faltam médicos todos os dias e ficam por até 8 horas a espera de um atendimento.


Falta de médicos, filas e longa espera por atendimento em Postos de Saúde do Município. Essa é a realidade daqueles que dependem do Sistema Público de Saúde em Buriti dos Lopes.


Na última quinta-feira, (12), no Posto de Saúde Dr. Joaquim Narciso na sede, usuários ligaram para a redação do Portal Boca do Povo para reclamar da falta de médicos e da grande espera por um atendimento.


"Falta de médicos e longa espera é o que mais temos aqui", diz a senhora Maria dos Remédios Alencar, 35 anos. Além disso, ela lembra que a situação é a mesma para aqueles que precisam marcar exames clínicos. "Teve gente que chegou aqui às 6 horas da manhã e já passam das 14 horas e até agora não chegou ninguém para atender, isso é uma vergonha, é uma falta de respeito com o cidadão", reclama dona Fátima Nunes, 42 anos.


Outra que desabafa é a dona de casa e mãe de três filhos Marília da Silva, 27 anos. "É difícil depender da Saúde Pública, mas o que vou fazer? Preciso que meus filhos sejam atendidos." Ela que já aguardava por um atendimento desde as 7 horas da manhã e até as 14 horas só tinha feito um lanche com medo de perder a vez.


Infelizmente a situação se repete em todos os Postos de Saúde do município. Filas de espera para o atendimento fazem parte da rotina daqueles que precisam de atendimento médico. Diversos pacientes que precisam de atendimento são obrigados a aguardar por longas horas. O quadro de médicos não seria o problema, mas a falta e a demora são apontadas como um problema crônico em Buriti dos Lopes. Até quando?
Por: Frank Cardoso / Foto: Rurik Araújo

As notícias do dia em Parnaiba

Miss Parnaiba se apresentou no Jornal do Piauí da TV Cidade Verde


Jornal do Piauí apresenta Lídia Vieira uma das candidatas ao título de Miss Piauí 2011 que falou dos preparativos para o concurso. Aulas de boa postura e oratória, controle na alimentação e horas na academia.


Estas são algumas das atividades comuns da bela Lídia Vieira, a Miss Parnaíba que decidiu ir à luta em busca do título de Miss Piauí 2011 Lídia Vieira tem 24 anos, é estudante de Biologia da Universidade Estadual do Piauí e está disputando o título de Miss pela primeira vez, apesar de já ter participado de outros concursos de beleza como “Garota Estudantil” e “Garota Independência”.


A Miss Parnaíba também faz Dança do Ventre e adora ser chamada para um forró. Quando está em casa, procura na leitura uma maneira de distração. “Além de desfilar, dançar e ler são meus hobbies preferidos”, contou.



IFPI lança edital com 565 vagas, 80 são para Parnaíba


IFPI - Campus ParnaíbaO Instituto Federal do Piauí lançou hoje, 16, o edital de seu exame Classificatório 2011.2 para preenchimento de 565 (quinhentas e sessenta e cinco) vagas, ofertadas nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio nos campi Teresina Central, Teresina Zona Sul, Floriano, Parnaíba, Angical, Piripiri, Uruçuí e São Raimundo Nonato.

As inscrições serão realizadas no período de 30 de maio a 17 de junho, e podem ser feitas via internet ou presencialmente, mediante pagamento da taxa de inscrição de R$ 40, para alunos oriundos de escolas privadas, e R$ 20 para candidatos que tenham estudado em escolas públicas ou filantrópicas.





Secretaria de Turismo de Parnaiba faz solicitação a Viação Coimbra


“As empresas de viação que funcionam efetivamente em Parnaíba são de grande importância para a movimentação do fluxo turístico no município”, afirmou, nesta manhã, o Secretário do Turismo, Arlindo Leão, quando foi solicitado, por inúmeros parnaibanos e visitantes, a tomar medidas a respeito da regularização de linhas que viabilizem a visitação em lugares como a Lagoa do Portinho.


Segundo o secretário, a Secretaria do Turismo de Parnaíba sabedora de que estas linhas competem a empresas que já firmaram seu compromisso com a cidade, tratou de procurar, em especial, a Viação Coimbra (responsável pela linha da Lagoa do Portinho), na pessoa de seu proprietário José de Napoleão Bonaparte.








Homem de 65 anos é a 6ª vítima fatal da dengue no Piauí em 2024

Um homem de 65 anos, residente em João Costa, a 485 km de Teresina, tornou-se a sexta vítima confirmada de dengue no Piauí. Ele faleceu no f...