sexta-feira, 15 de julho de 2011

Professores da rede pública de Luís Correia sensibilizados para preservação das tartarugas do Delta

A 1ª oficina de Educação Ambiental em Luís Correia aconteceu nesta quarta-feira, dia 13, com a participação de 29 educadores das unidades escolares: Deputado João Pinto, Eliana Soares, Deputado Pinheiro Machado, Professora Maria Veras, José de Maria Lima e Professor Oswaldo.

O objetivo é sensibilizar os educadores para o cuidado com o “Meu Ambiente” e com a Preservação das Tartarugas do Delta, além de formar multiplicadores socioambientais para desenvolver atividades educativas com os discentes da região. Esta é uma iniciativa da Comissão Ilha Ativa – CIA, patrocinada pela Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do município.

Neste evento a programação contou com palestra sobre o projeto de conservação das tartarugas, oficinas educativas com a utilização das técnicas vídeos, jogos, música, leitura, roda de conversa, debate, discussão e elaboração de projeto.

Os docentes mostraram-se interessados em entender o comportamento reprodutivo, encalhe, reabilitação das tartarugas e como a comunidade e alunos poderiam contribuir com a preservação destas espécies que estão em extinção. Na construção coletiva da intervenção dos projetos, os educadores de Luís Correia resolveram trabalhar com a temática “O Meu Ambiente Escolar” onde abordaram as questões da relação aluno x aluno, aluno x professor, aluno x escola, aluno x ambiente em que vivem.

Esta oficina foi avaliada pelos participantes como muito boa, pois propiciou integração, troca de conhecimentos, participação, envolvimento, planejamento e continuidade de ações socioambientais a serem desenvolvidas nas escolas no segundo semestre de 2011. Segundo a coordenação do Tartarugas do Delta, a equipe de professores que formam o grupo de multiplicadores de Luís Correia vestem a camisa das tartarugas.

“Mãos a obra educadores, a proteção de nossa natureza conta com vocês”, disse a coordenadora de Educação Ambiental do projeto, Francinalda Rocha.

Veja mais em


Atenciosamente,Coordenadoria de Comunicação.

Comunicadores do Sistema Indústria participam de Workshop sobre exploração sexual de crianças e adolescentes

O Conselho Nacional do SESI reuniu, em Brasília, durante todo o dia 13/07, comunicadores representantes dos departamentos regionais com o objetivo de discutir as formas mais adequadas e coerentes para a abordagem do tema da exploração sexual de crianças e adolescentes junto à mídia na disseminação das ações relacionadas ao Projeto ViraVida.
O Workshop de Comunicação faz parte da programação do Seminário Nacional ECA 21 anos, em comemoração a criação e vigência do estatuto. O evento é uma promoção do Conselho em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e será realizado no período de 13 a 15 de julho de 2011, no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
As oficinas foram ministradas pela Socióloga Graça Gadelha e o Consultor da JonhShow Brasil, o professor Miguel Fontes, com temas específicos aos comunicadores como a mobilização e marketing social, a estrutura e redação do Estatuto da Criança e Adolescente no Brasil e suas dificuldades no enfrentamento da violência sexual.
A programação do Seminário ECA 21 anos prossegue até sexta-feira(15) com palestras e painéis focados na discussão de direcionamentos pertinentes a garantia de direitos das crianças e jovens brasileiros. O seminário permite ainda debater e sugerir maneiras eficientes de participação do setor empresarial na prevenção do problema da exploração sexual.


De Brasília Monica Pessoa

Secretario de Turismo de Cajueiro da Praia visita Portugual

Francisco Rocha - Secretario de Turismo e o Prefeito Girvaldo Albuquerque de Cajueiro da Praia.

Em 15 de julho de 2011 07:36, ROCHA Francisco


Bom dia a todos, Hoje, farei uma visita ao jornal O BASTO, em Cabeceiras de Basto - Portugal, em companhia do seu presidente, Luis Miguel Teixeira, onde com certeza falaremos sobre o nosso querido Piauí, e particularmente sobre Cajueiro da Praia. Levarei alguns exemplares para distribuir para os amigos.



Abraços, Francisco Rocha - Secretário de Turismo e Meio Ambiente de Cajueiro da Praia - Piauí



A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também afelicidade".

Carlos Drummond de Andrade

Polícia Civil deflagra Operação Cerco Fechado e cumpre mandados no Piauí

Até o momento foram presas 75 pessoas em diversas cidades do estado, com apreensões de armas e veículos. Divulgação/PC-PI1 / 5Cumprimento de...