sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Luís Correia elegerá dia 4 de fevereiro o Rei, Rainha e Miss Gay do carnaval 2012

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Luís Correia divulgou data para abertura do carnaval 2012. Está programada para o dia 04 de fevereiro a escolha da Rainha, Rei Momo e Miss Gay do carnaval 2012. O local do evento é o Ginásio Poliesportivo Senador Lucídio Portela.

A Coordenação de Cultura, na pessoa de Sônia Silva, informa que os candidatos interessados deverão fazer as inscrições na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Luís Correia ou entrar em contato para mais informações através do telefone (086) 9487 9036.

MP discute com Governo do Piauí acordo para indenização das vítimas da Barragem dos Algodões

O Ministério Público Estadual, através dos Promotores de Justiça de Cocal, Karla Daniela Furtado Carvalho, de Buriti dos Lopes, Francineide Sousa e Silva, e o Coordenador do CACOP, Fernando Ferreira dos Santos, realizará, hoje (13), às 9:00 hs, no Plenário Manuel da Costa Nunes, situado no Prédio da Procuradoria Geral de Justiça, 4º andar, audiência sobre a tragédia da Barragem dos Algodões. Com a audiência, o Ministério Público pretende discutir com o Estado do Piauí um acordo quanto à indenização aos atingidos pela destruição da Barragem.

A juíza de Cocal, Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, atendendo ao pedido do Ministério Público, concedeu liminar obrigando o Estado a pagar alimentos provisionais a 224 famílias. Esta decisão foi confirmada pelo Tribunal de Justiça, que estendeu às famílias de Buriti dos Lopes, totalizando, hoje, 1032 famílias.

Deverão comparecer, além do Presidente da Associação das Vítimas e Amigos das vítimas da Barragem Algodões – AVABA, os secretários de Estado da Defesa Civil, Ubiraci Carvalho, da Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes Alcoforado Filho, diretor-presidente da Emgerpi, Gilberto Antonio Neves Pereira da Silva, e o Procurador Geral do Estado, Kildere Ronne de Carvalho Sousa.

O caso

Em maio de 2009, descumprindo determinação da Juíza de Cocal e sem apresentação de qualquer laudo, a Defesa Civil determinou o retorno das famílias às suas casas e, no dia seguinte, a Barragem rompeu resultando na tragédia, onde houve onze mortes e inclculáveis danos materiais.

Diante do descumprimento da ordem judicial, o Ministério Público, através do Promotor de Justiça, Maurício Gomes de Sousa, ajuizou Ação Civil Pública contra o Estado, Emgerpi e Defesa Civil onde requereu suas responsabilidades e pagamento de indenizações material e moral para as vítimas e, a título de liminar, o arbitramento de alimentos provisórios paras as famílias carentes.

Fonte: GP1 / Edição: Portal Boca do Povo
BURITI DOS LOPES
A presidenta do Partido Socialista Brasileiro – PSB no município de Buriti dos Lopes a vice-prefeita Elcira Percy juntamente com o pré-candidato a prefeito pelo partido Djalma Percy o Pieca, marcaram uma reunião com filiados do PSB para a noite deste sábado (14). Dentre vários assuntos que serão abordados, estão as estratégias eleitorais que o partido vai começar a montar visando às eleições deste ano em Buriti.
Depois da traição política da prefeita Ivana Fortes (PMDB) com o agora ex-aliado Pieca (PSB), e o descarte da candidatura de Thelvezio Duarte, só resta agora ao grupo governista os nomes do ex-vice-prefeito Bernildo Val (PR) e do presidente da Câmara Municipal Júnior Percy (PTB) para representar o grupo como ‘cabeça de chapa’ nas eleições deste ano. O que alguns querem saber é se eles dois conseguirão um entendimento, uma vez que partidários de ambos não se engolem.
O ex-prefeito de Buriti dos Lopes Toinho Tavares o Pavão (PV), costuma ser homem de poucas palavras e ao mesmo tempo um bom observador e analista político. Detentor de três mandatos como prefeito do município, Pavão informou para uma de nossas fontes que a melhor estratégia eleitoral da oposição buritiense é a união. “Temos que manter a oposição unida e receber os dissidentes da base governistas de braços abertos. Pra ganharmos uma eleição é necessário marchar em plena harmonia, sem nenhum risco de divisão”, costuma dizer o ex-prefeito.

CAXINGÓ
Esse é o principal assunto do momento no município de Caxingó. Depois de passar por uma grande crise e de não está conseguindo administrar o município do jeito que queria, a prefeita Mené (PSB) teria cogitado para um aliado a possibilidade de não ir pra reeleição e lançar seu atual vice-prefeito Washington Luis como candidato da base governista. A única dificuldade que a prefeita estaria encontrando é dentro da família, já que seus filhos não estariam de acordo com a decisão que ela quer tomar.
O ex-prefeito de Caxingó e atual pré-candidato a prefeito pelo município Nato Sobrinho (PT) está confiante de que seu grupo irá se fortalecer nos próximos meses. Existem fortes rumores de que algumas lideranças que hoje fazem parte da base governista estariam insatisfeitas com a atual administração e estes já teriam procurado algumas alas ligadas ao grupo oposicionista caxingoense para buscar um entendimento visando às próximas eleições. Por isso, Nato espera a chegada desses dissidentes para definir algumas estratégias de campanha.

MURICI DOS PORTELAS
Já os aliados do ex-prefeito e pré-candidato a prefeito por Murici dos Portelas Neto Escórcio (PSB) andam esbanjando confiança e acreditam que ninguém tem condições no momento de ganhar a eleição do ex-prefeito. Neto que vem tendo diversas conversas com oposicionistas, também acredita no seu bom momento, mais pede cautela aos aliados. “Não se pode dizer que está fácil ganhar as eleições desse ano, já que vamos lutar contra a máquina administrativa. É necessário muita atenção e trabalho”, disse Neto.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Diretor de Hospital desmente matéria publicada por Carlson Pessoa.

O diretor administrativo do Hospital Nossa Senhora de Fátima, Henrique Resende, em entrevista por telefone ao PORTAL DO BIKANCA, desmentiu a matéria publicada no BLOG DO PESSOA, que afirmava que o IAPEP estava com os pagamentos em dia com os hospitais de Parnaíba.
Henrique Resende, disse que os laboratórios, clinicas e e hospitais de Parnaíba estão sem receber os pagamentos do IAPEP/PLAMTA desde julho de 2011.
Henrique , disse ainda, que hoje (12) haverá uma reunião dos donos de hospitais com um dos diretores do PLAMTA. A reunião acontecerá na Promédica, hoje(12), às 15:00 horas.

EM TEMPO
Às vezes fico pensando, até onde pode chegar o "mau-caratismo" de uma PESSOA. Por varias vezes , me senti obrigado a denunciar as mentiras publicadas pelo Blogueiro Carlson Pessoa, chega a doer na vista as perolas que esse "garoto de recado" solta. Não é novidade, mas Parnaiba inteira sabe que as mentiras publicadas por Carlson, são todas no intuito de defender o seu "patrãozinho" e evitar que respingue algo no "Governo Moleza".
Mais uma mentira foi desmascarada, as clinicas e hospitais de Parnaiba continuam sem receber os pagamentos do IAPEP, os serviços de saúde estão suspensos, A POPULAÇÃO ESTÁ SOFRENDO, não tem como mentir ou esconder, é fato.
Carlson Pessoa e outros tentam passar uma imagem de que está tudo bem e que eles são os "donos da verdade". Mas para para o azar dos mentirosos , temos este humilde PORTAL DO BIKANCA, que veio para desmascarar esses FOMENTADORES DA MENTIRA.
O PORTAL DO BIKANCA CONTINUARÁ DE OLHO NESSES CANALHOCRATAS.
EU(BIKANCA),ESTOU APENAS COMEÇANDO, VEM MAIS COISAS POR AÍ , AGUARDEM!

Fonte: portal do bikanca
autor:
Márcio Brito; professor universitário; Bacharel em Direito; Pós-Graduado em Direito Público, Docência Superior e Direito Privado; amante e crítico da política.

Mulher em trabalho de parto passa por aflição em hospitais de Parnaíba.

Na manhã do dia 06 de janeiro, uma mulher que não teve o nome identificado passou por um sufoco em hospitais da cidade de Parnaíba, esta estava em trabalho de parto, foi recusada no Hospital Marques Bastos e depois foi encaminhada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.Ao chegar ao Hospital Dirceu esta não foi acolhida como deveria ser, ficou praticamente sentada ao chão e de acordo com testemunhas, começou o trabalho de parto nas dependências externas do hospital.
Os funcionários foram alertados por pessoas presentes que aquilo era desumano, mas foram advertidos pelos mesmos dizendo que estes não tinham nada a ver com o acontecido.


Quando avistaram o carro de uma emissora de TV da cidade chegar ao local, de imediato levaram a paciente para dentro do hospital temendo serem surpreendidos com suas práticas desumanas. Porém, misteriosamente o repórter do meio de comunicação fez anotações, conversou com a família da vítima e até a data de hoje (11/01) esta matéria não foi ao ar em nenhum dos programas. O que se espera da mídia local é que esta sirva para divulgar de maneira imparcial os anseios da sociedade.

Em entrevista quarta-feira (04/01) ao Proparnaiba.com, o diretor do hospital, Dr. Mário Benjamim, afirmou que na prática quem deveria resolver os problemas com relação às gestantes é o Hospital Marques Bastos, pois o convênio é feito com o referido hospital. Declarou ainda, que ao chegar ao Heda, pacientes não são mandadas voltar, são atendidas normalmente.

O que se espera é que a população seja tratada dignamente, pois contribui para que o governo possa oferecer atendimento de qualidade. Estes impasses entre estabelecimentos hospitalares da cidade não deveriam punir o cidadão, que nos momentos de necessidades são obrigados a suportar maus tratos.

Tacyane Machado/Proparnaiba.com

Peixe-boi marinho tem garantia de vida em Cajueiro da Praia

Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. Neste pedaço de mar o peixe-boi, um dos mamíferos marinhos na lista entre os mais ameaçados de extinção em todo o planeta, encontra abrigo, paz, segurança e alimento abundante para cumprir o mandamento maior da Vida: crescer e se multiplicar em liberdade.

A garantia de vida do peixe-boi marinho deve ser creditada aos seus guardiões, os anjos da guarda do peixe-boi marinho. Como todo anjo eles também ficam lá de cima, em uma plataforma de observação a sete metros da maré-baixa, de olho em seus protegidos. Três vezes por semana, essa é uma aventura de riscos que só a experiência e a vivência superam. Os ventos sopram tão fortes que o litoral do Piauí parece ter uma hélice de ventilador gigante rodando sem parar. Sem asas, esses anjos guardiões do peixe-boi marinho abrem a vela do barco. Motores são proibidos de roncar e circular por aqui.

Convênio beneficia empresas que instalarem nas ZPEs

O Piauí aderiu ao Convênio CONFAZ ICMS nº 119 do dia 16 de dezembro de 2011. O convênio estabelece benefícios para empresas localizadas nas Zonas de Processamento de Exportação. O convênio determina as seguintes ações:

  1. Isentar do ICMS nas saídas internas de produtos destinados a estabelecimentos localizados em ZPEs, com a manutenção do crédito do imposto relativo aos insumos integralmente utilizados no processo produtivo do produto final;
  2. Isentar do ICMS as importações de mercadorias ou bens realizados por empresas localizadas em ZPEs.
Bairro Pindorama terá nova unidade de saúde
A população do bairro Pindorama passará a contar com mais atendimento médico em uma nova unidade básica de saúde que está sendo construída pela Prefeitura de Parnaíba com recursos do Ministério da Saúde na ordem de R$ 197.347,37. A nova unidade está localizada à rua Passajarina ao lado da Prefeitura e disponibilizará uma equipe de saúde com médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esta é uma das nove novas unidades básicas de saúde que deverão ser construídas em Parnaíba para ampliarem a cobertura na região.

Vereadores derrubam veto do prefeito

A Câmara Municipal de Luis Correia esteve reaunida na manhã desta quinta-feira, 12, onde os vereadores presentes votaram contra o veto do prefeito Kim do Caranguejo, as emendas dos edis luiscorreienses ao orçamento deste ano do município.
Votaram contrao veto os vereadores: Liduina Almeida, Pedro do Leite, Zé Nelson, Mirialdo Motta, Marcio Kildare e o presidente Daniel Cabrinha.
Os vereadores Tião do Caranguejo e Júnior Carapebas que estavam em seus gabinetes, não manifestaram vontade em participar da sessão e o vereador Rogerio Nestor, não compareceu.
Com a derrubada do veto do prefeito as emendas do vereadores, resta agora o cumprimento das metas pretendidas dentro do orçamento para serem realizadas na cidade, coisa que muito dificilmente será executada.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Falta vacinas e seringas na principal Unidade de Saúde de Buriti dos Lopes

Quando noticiamos os descasos que estão acontecendo com a Saúde Pública de Buriti dos Lopes, os mais apaixonados por essa atual administração dizem que é perseguição do Blog. A verdade é que o sistema público de saúde buritiense parece está cada dia pior.

Uma mãe de família procurou a reportagem do Portal Boca do Povo na manhã desta terça-feira (10) revoltada. Ela saiu cedo de casa e levou seu filho de menos de 1 ano de idade de iniciais A.B.B.C. (foto abaixo), para tomar vacinas na principal Unidade de Saúde da cidade. A Demerval Castelo Branco, que segundo a prefeita municipal, estará substituindo o hospital, uma vez que o mesmo foi fechado.
Chegando até a Unidade de Saúde a mãe que tinha ido vacinar o filho, já que o bebê teria que tomar as vacinas: Hepatite B, Anti-pólio, Pneumo e Meningo C, recebeu a informação de que uma não seria possível aplicar (Hepatite B) porque não tem seringa e as outras (Anti-pólio, Pneumo e Meningo) então em falta.

E o absurdo ainda estava por vir: quando ela (mãe) perguntou quando chegaria à vacina, uma funcionária da Unidade respondeu que está faltando carro para ir buscar as vacinas em Parnaíba. Pode isso?
Ficamos a nos perguntar: se vacinas para bebês estão faltando, o que esta Unidade de Saúde será capaz de atender? Alguém deste Governo se habilita a falar, ou vão continuar calados e sem nos passar informações?
Por: Frank Cardoso /Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Secretário confirma V Encontro Nacional de Motociclistas e outros eventos para o Calendário Turístico 2012.

O Secretário do Turismo de Parnaíba, Arlindo Leão, esteve neste domingo reunido com os representantes do moto-clube Asas do Delta, ocasião esta em que definiram a realização e os dias do V Encontro Nacional de Motociclistas, que acontecerá no Porto das Barcas nos dias 27, 28 e 29 de julho, com o apoio da pasta.
O Secretário aproveitou a oportunidade em entrevista à jornalistas presentes que será incluído no Calendário Turístico 2012 atividades voltadas para os 301 anos de Parnaíba, no próximo dia 11 de junho, bem como a V Parada Gay, que se realizará no dia 28 de julho.

VEXAME, PIAUI PERDE 322 MILHÕES EM EMENDAS: Vila Olímpica de Parnaíba e UESPI ficaram sem recursos.

O Piauí perdeu mais de R$ 322,92 milhões em emendas que não foram empenhadas nos restos a pagar do Orçamento 2011. Foram empenhadas pouco mais de R$ 31 milhões em emendas apresentadas. A proposta original era de R$ 353 milhões para obras no Piauí.

Segundo um relatório de empenhos apresentado pelo deputado federal Júlio César Lima (PSD) foram empenhados recursos para obras de saúde que foram consideradas prioritárias pelo Governo e outras de menor valor.

Dos pouco mais de R$ 30 milhões empenhados, R$ 26.652.516 foram autorizados, porque tratam de recursos para saúde e são prioridades do Governo. Foram R$ 21.652.516 para o Complexo Materno Infantil, em Teresina. Foram empenhados R$ 6.812.885 no programa do Ministério da Saúde para a Secretaria Estadual de Saúde. Depois foram empenhados mais R$ 14.839.631.

Na avaliação do deputado Júlio César, que acompanhou o empenho das emendas, as demais emendas que não foram empenhadas foram perdidas e não podem ser reapresentadas. “Tivemos um veto anterior de R$ 22 milhões para o programa digital em Teresina. Dos R$ 353 milhões originais, ficaram R$ 328 milhões, destes foram empenhados cerca de R$ 31 milhões. Então, o que não foi empenhado até o dia 31 de dezembro nos restos a pagar, ficou perdido.”, comentou Júlio César.

Obras perdidas

Das 17 emendas aprovadas no Orçamento 2011, apenas seis foram empenhadas. Treze emendas para obras estruturantes no Piauí não entraram nos restos a pagar do Governo Federal e os recursos estão perdidos.

Dentre as obras estão:
  1. A construção da ponte na Avenida Gil Martins ligando a zona Sul ao Dirceu Arcoverde no valor de R$ 28,35 milhões, que faz parte das ações de readequação do sistema viário urbano da capital;
  2. O município de São João do Piauí também perdeu recursos na ordem de R$ 21.86 milhões para apoio a projetos de desenvolvimento sustentável local integrado;
  3. O Estado do Piauí ainda perdeu R$ 25,83 milhões para apoiar o pequeno e médio produtor para aquisição de máquinas, equipamentos e serviços;
  4. Em Santa Cruz do Piauí seria construída a barragem Riacho Fundo a um custo de R$ 21.85 milhões. O valor não foi empenhado nos restos a pagar, ficou perdido;
  5. R$ 25 milhões foram perdidos e seriam destinados para projetos de desenvolvimento sustentável local e integrado e a construção da estrada estadual de Avelino Lopes a Guaribas;
  6. O PROJETO PARA A IMPLANTAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA PARA ESPORTE RECREATIVO E DE LAZER, COM A CONSTRUÇÃO DA VILA OLÍMPICA DE PARNAÍBA, NO VALOR DE R$ 21.85 MILHÕES, TAMBÉM FICOU SEM RECURSOS;
  7. Foram perdidos os recursos para a construção do trecho rodoviário na PI-258, no trecho de entroncamento da BR-222 a divisa do Piauí com o Ceará, no valor de R$ 19,33 milhões;
  8. Também ficaram de fora dos empenhos os R$ 25 milhões para a construção da barragem Tinguis;
  9. Outros R$ 21,66 milhões para a construção e recuperação da PI-110, trecho de Miguel Alves a Barras num total de 46 Km também foram perdidos;
  10. R$ 4 milhões para a elaboração do projeto para a adequação da BR-135 no trecho de Elizeu Martins a divisa do Piauí com a Bahia;
  11. Foram cortados ainda os valores que seriam destinados para a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no valor de 21.85 milhões, para apoio de entidades de ensino superior não federais;
  12. Os recursos para a transferência de gestão do perímetro de irrigação Platôs de Guadalupe com 3.044 hectares na primeira etapa, no valor de R$ 3 milhões, não entraram nos restos a pagar.

VIAÇÃO MARCELINO APOSTA EM MODERNIDADE PARA ATENDER PASSAGEIROS.

A Mais de 20 anos transportando a população parnaibana e das cidades da região com segurança a Empresa Viação Marcelino, vem a cada dia renovando a sua frota de veículos para dar maior segurança e conforto aos seus passageiros. Os exemplos são os novos ônibus que já circulam em Parnaiba, transportando passageiros para a Praia da Pedra do Sal.

Veículos que possuem elevador para cadeirantes, respeitando o direito das pessoas que tem necessidades especiais, acentos para obesos e o mais importante; qualificação profissional são a marca de quem procura sempre dar o melhor aos usuários de transporte coletivo em Parnaiba.

Além da linda para a Praia da Pedra do Sal, a Viação Marcelino dispõe de linhas saindo do centro para a Lagoa da Prata, passando pelos bairros: Joaz Sousa e Igaraçu. As linhas inter-municipais, Campos de Umarizeiras e Cocal da Estação beneficiam mais de 50 mil pessoas com acesso rápido ao principal centro econômico e de saúde da região, que é a cidade de Parnaiba.

A Viação Marcelino trabalha ainda com aluguel de veículos para viagens e passeios, os interessados devem ligar para: (086) 3323.1727. Organize hoje mesmo a sua excursão e boa viagem.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Por Tomaz Teixeira

Afinal, em quem acreditar? Continuamos no Piauí com o mais triste estilo de governabilidade. O governador Wilson Martins, terminou o seu primeiro ano de governo, sem definir prioridades e metas a serem alcançadas. O Chefe do Executivo piauiense não conseguiu montar nenhum grande projeto voltado para o desenvolvimento sustentável do estado. Como sempre, nossos governantes cuidam do trivial, como posto de saúde, reforma de delegacia, uma estradinha prá qui e outra prá culá, (linguajar popular), reforma de escola, um posto de saúde, e acham que estão governando e muito. Quando faz uma ponte, para eles é um feito majestoso e extraordinário. Que pena! Coitada da gente piauiense, especialmente, da nossa juventude universitária, desencantada com o nosso inexistente mercado de trabalho, por força da inoperância governamental.
O Piauí que tem uma CODEVASF há mais de 18 anos, sem nada que justifique nas margens do Piauí que entendamos a finalidade desse majestoso e grande projeto de desenvolvimento, sem que tenham a devida competência, para delinear projetos irrigados para gerar produção em larga escala sucroalcooleiro ou um grande conjunto de cooperativas de fruticultura.
No campo mineral, o Piauí possui dezenas e dezenas de minérios gritando por prospecção (extração), para enriquecer o nosso comércio de exportação. Temos desde a vermiculita ao diamante, mas, sem um programa definido de aproveitamento dessa extraordinária riqueza mineral.
No sul do Piauí, enquanto o estado não é dividido, a região dos cerrados grita por infraestrutura para a expansão das áreas produtivas de grãos, especialmente da soja, conhecida no mundo, como o grão de ouro do setor rural.
No turismo, uma notícia repentina deve até causar espanto aos incompetentes que governam o estado, o rico empresário Eike Batista, acaba de comprar a Ilha do Caju, com 25 mil héctares, no Delta do Parnaíba, para transformar numa nova Cancún, a exemplo do que foi feito no México. Aliás, aconselhei isso no meu livro Muda Piauí, a Revolução do Desenvolvimento, há mais de 10 anos.
O turismo do Piauí é vítima da incompetência de nossos governantes, pois, poucos fizeram alguma coisa para difundir o nosso potencial turístico. Uma incompetência vergonhosa, Potencial nós temos, mas, não soubemos buscar o capital privado, rede hoteleira para formar a estrutura de que necessitamos para recebermos o turista do primeiro mundo, em vôos charters.
Assim estamos começando 2012, sem perspectiva nenhuma de desenvolvimento, onde infelizmente, o estilo Jeca Tatu, continua predominando no modelo arcaico de nossos administradores: pensam pequeno, não têm visão de coisa nenhuma, não são criativos e só sabem pregar a miséria e a falta de recursos, embora o estado ofereça um potencial 10 vezes superior aos dos nossos vizinhos, o que caracteriza de que somos pobres de políticos competentes e que necessariamente tenham, visão de estadista.
É essa a visão que temos do acanhado Piauí desse 2012. É o recado.
O pensamento é do jornalista Arimatéia Azevedo:

" José Hamilton Castelo Branco, prefeito de Parnaíba, tem a seu favor na campanha municipal deste ano o fato de que apenas um adversário, o ex-senador Mão Santa, tem chance de rivalizar com um nome indicado por ele para a sucessão.
Sem Mão Santa no páreo, a eleição será barbada para o atual prefeito".

Não esqueçamos que jamais se pode subestimar o adversário. Ou os adversários, considerando que ainda restam como pré-candidatos a prefeito Joãozinho Unimagem, do PDT e Fernando Gomes, do PC do B, que inclusive poderão sair juntos para a disputa com Mão Santa e Florentino Neto.
Haviam outros nomes, como o professor Iweltman Mendes, que capitulou, indo cair nos braços do governo, a cujo partido(PSB) se filiou e o vereador Gerivaldo Benício, que sonha em receber das mãos do vice-governador o partido (PR) que lhe tomaram, para poder viabilizar sua candidatura.
Os simpatizantes da candidatura do atual vice-prefeito Florentino Neto anunciam que o ex-presidente Lula e até a presidente Dilma,além de ministros do PT, senadores, etc., poderão vir a Parnaíba subir no palanque do candidato do prefeito. E no palanque dos outros, quem subirá?

Historinha do passado

Mas também jamais esqueçamos que, todo e qualquer projeto neste sentido tem que se combinar com o povo, que é quem decide.
Lembram do tempo em que Mão Santa venceu a eleição para prefeito de Parnaíba? Com poucos recursos, enfrentou toda uma estrutura do governo do Estado, além de contar com o fato de ter contra ele, além do candidato natural do PMDB, Paulo Lages, a liderança do médico João Silva Filho e do governador de então Alberto Silva. Trouxeram até um trio elétrico de Salvador(bezerro de ouro) para animar os comícios diários. Só que o bezerro de ouro não votava.
A dinheirama que supostamente teria sido derramada,como diziam à época, por Pedro Filho, Francisco Jurity, Paulo Lages, José Maria Pinto e Nelito Dias,dentre outros, não adiantou.
Cooptaram uma série de lideranças que eram do lado de Mão Santa, para votarem em Paulo Lages.Não funcionou.
No final da campanha, Mão Santa não tinha dinheiro nem para pagar o conjunto do Bernardo Carranca para tocar no seu comício.Mesmo assim, venceu a eleição, porque o povo não desejava de forma alguma eleger Paulo Lages.
E o que tem a ver isso com o quadro atual? O tempo dirá.
Por Bernardo Silva

Fotógrafos lojistas - Uni-vos...

Nós, fotógrafos lojistas do Piauí, estamos condenados à morte moral, que é ficar desempregados, uma vez que, diante do desprezo governamental (que só sabe cobrar impostos e mais impostos - sem nunca nos proteger) e a febre das máquinas digitais, do celulares, dos computadores, dos tabletes etc, a cada minuto uma loja é fechada em nossa cidade. Eu mesmo fechei meu apartamento e estou morando na casa de uma irmã porque não posso mais manter minha loja e o meu apartamento. Optei pela loja, onde ainda emprego quatro pessoas, quando já tive diversos funcionários. Peço que entre no site que criamos e tomem conhecimento da nossa realidade. Cliquem em www.krudu.blogspot.com e vejam o que podem fazer por nossa categoria. Obrigado.

VEREADOR: “MATADOURO PÚBLICO É O RETRATO DO DESCASO”

Na tarde desta sexta-feira (06), o vereador Fernando Gomes (PCdoB) visitou o canteiro de obras do matadouro público municipal de Parnaíba-PI e constatou que a obra está praticamente parada. O que era para ser uma obra marcante, se revela como exemplo de uma administração descomprometida com a cidade, que ainda permite que seus 160 mil habitantes, em pleno século XXI, consumam carne sem inspeção sanitária. Uma vergonha!


A nossa reportagem apurou que mais um “engodo” está entravando a obra, pasmem: o projeto estrutural físico foi dimensionado errado, os equipamentos não cabem no prédio e o projeto elétrico é incompatível com a necessidade de carga das máquinas adquiridas. A Prefeitura já foi notificada, mas a solução ainda não foi adotada.


Estas últimas notícias têm tirado o sono do empreiteiro responsável pela obra que vê ainda mais distante a execução do projeto dentro dos padrões técnicos iniciais. Toda mudança adia ainda mais a conclusão. Enquanto isso: "carne da moita".


“O prejuízo não é só pela aplicação errada dos recursos públicos, a população continua penalizada ao consumir carne sem inspeção sanitária”, disse mais o vereador: “a pergunta que se faz é: por que não se executa tão importante obra dentro dos prazos legais tendo os recursos disponibilizados? De quem é a culpa? Por que os responsáveis não são penalizados?”


Fernando Gomes informou que ingressará com uma petição de providências junto ao Ministério Público informando sobre o descaso do quadro atual, com base na defesa da saúde pública e da responsabilidade e probidade administrativa.


PARA ENTENDER A OBRA...
A obra foi objeto do convênio SIAFI Nº 609012, celebrado entre a Prefeitura Municipal de Parnaíba - PI e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no valor de R$ 975.000,00 (novecentos e setenta e cinco mil reais).


Os recursos foram liberados através da Caixa Econômica Federal em 12.06.2008 e a Prefeitura Municipal abriu processo licitatório através da Tomada de Preços Nº 002/2010 em que teve como vencedora a empresa Marca Engenharia Ltda, cujo contrato de execução de serviços foi autorizado pela O.S. Nº 853/2010.

Ladrões arrombam restaurante em Luís Correia

Na noite de ontem Ladrões ainda não identificados, arrombaram um restaurante especializado em Sushi que fica localizado na Avenida Piauí e...