sábado, 11 de fevereiro de 2012

Sesc vai inaugurar obras em Parnaíba e Luis Correia

Complexo de Lazer e Turismo Sesc Praia em Luis Correia (PI)
O presidente do Sistema Fecomercio SESC/SENAC no Piauí, o advogado e empresário Valdeci Cavalcante, anunciou inaugurações para mês julho de obras do Serviço Social do Comércio (SESC) em Parnaíba e Luís Correia.

Em Luis Correia, o maior centro de lazer e turismo do estado Piauí passará a contar com 80 apartamentos e quatro mansões para hospedagem das famílias dos comerciários, duplicando a sua capacidade receptiva. Em julho também será inaugurado o Complexo Olímpico do SESC em Parnaíba. O estabelecimento fica na Avenida Nações Unidas (Beira rio), próximo a Capitania dos Portos do Piauí e possui salão de festas e área de lazer.

Confira a programação do Carnaval de Luis Correia

Em um plano de ação criado para a organização do carnaval 2012 de Luís Correia, foi lançada a programação do mesmo.

ATRAÇÕES MUSICAIS:

Dia 18 de fevereiro de 2012 (sábado)
23:00 hs - Abertura - Banda regional (Metal e Cia)
00:30 hs - Banda Danado de Bom Elétrico

Dia 19 de Fevereiro de 2012 (Domingo)
23:00 hs - Banda regional (Metal e Cia)
00:30 hs - Banda Danado de Bom Elétrico

Dia 20 de Fevereiro de 2012 (Segunda- Feira)
18:00 as 20:20 hs (Balé Infantil- Matinê)
23:00 hs - Banda Danado de Bom Elétrico
02:30 hs - Banda Chikaê

Dia 21 de Fevereiro de 2012 (Terça- Feira)

23:00 hs - Banda Danado de Bom Elétrico
02:30 hs - Banda Chikaê

Toda estrutura de palco, iluminação,som, banheiros químicos, gerador e decoração da praça já está sendo preparada.

Na parte de segurança a Policia militar, e 40 homens devidamente uniformizados vão atuar junto a comissão organizadora do carnaval durante os 04 dias do período carnavalesco.

Na parte da saúde, a secretaria municipal de saúde vai promover, atividades de prevenções a saúde, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção de acidentes, entre outros. Além disso o Hospital local e SAMU estarão com serviços 24 horas com profissionais habilitados para atendimento de urgência.

Então é só curtir o carnaval na paz.

Por Horlei Oliveira

Jà Começou Hoje tem Xé Pop e trio Beleza Pura na avenida


Na tarde noite de ontém aconteceu o inicio do pré-carnval de Luis Correia, sem duvida o mais animado e divertido do Piauí, com homens vestidos de mulher, fantasias belas e comportadas, outras bem descontraídas, a galera caiu na folia. Quando o trio chegou a praça Nubia Suely aconteceu a escolha da melhor e mais criativa fantasia, o jovem Josué Sipaúba, levou o titulo com sua fantasia de Cleópatra, levando o valar de 150,00 R$ e um abadá.

fotos: Horlei Oliveria.

Encontrado terceiro copro de vítima de naufrágio em Camocim.

Encontrado mais um corpo nas praias do litoral piauiense. No inicio da tarde desta sexta feira um corpo foi devolvido pelo mar e encontrava na Praia do Peito de Moça em Luis Correia e tudo leva a crer que seja o corpo de Gilmar Ribeiro de Araújo (44), ultimo dos pescadores da embarcação Rosa Branca II de Camocim-CE naufragados na ultima sexta feira (03) quando saíram para pescar.

Dois corpos já foram encontrados, o primeiro (Francisco de Assis Cruz - 59 anos), na Praia de Feijão Bravo na Ilha dos Poldros no Delta, o segundo (Gerardo Rufino Barros - 59 anos) na manhã de ontem o do pescador na Praia da Pedra do Sal e agora pode ser o do terceiro.



Populares de um edifício na praia do Peito de Moça avistaram um corpo boiando a beira do mar e comunicaram o fato ao Batalhão de Policiamento Independente de Luis Correia. Uma patrulha chegou ao local e informou a ocorrência ao IML de Parnaíba.

O chefe do IML Robinson Castilho de Machado e seu auxiliar Luis Beline, contataram a funerária Pax União para remoção do corpo. A família foi comunicada para reconhecimento, pois o corpo seria enterrado em cemitério de Parnaíba como indigente, pois estava em alto grau de decomposição e putrefação.



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Deputado pede agilidade no Registro Sindical de pescadores artesanais de Luis Correia

Deputado federal, Jesus Rodrigues
O deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT-PI), Jesus Rodrigues, esteve reunido em Brasília com a secretária-executiva do Ministério da Pesca e Aquicultura, Maria Aparecida Perez, e o presidente do Sindicato dos Pescadores de Luis Correia, Raimundo Alves da Silva.
Na oportunidade o deputado solicitou ao Ministro do Trabalho, Paulo Roberto dos Santos Pinto, audiência para tratar do registro do Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanais de Luis Correia que segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o processo de registro sindical aguarda deferimento desde março de 2010.

CAXINGÓ: Vereadores elaboraram apenas um Projeto de Lei em 2011

“Não temos força para lançar projetos, pois mesmo que passe pelos vereadores, fica engavetado”, declarou o vereador Renato Filho.

O que os vereadores de Caxingó andaram fazendo em 2011? Números apontam que foi colocado em pauta apenas um Projeto de Lei de autoria de um dos vereadores durante os doze meses de 2011. O único Projeto foi elaborado pelo vereador James Lima (PV), que pedia ao Executivo a mudança do nome da escola da localidade Gangorra. Este foi reprovado pelo grupo da oposição.

Os vereadores apresentaram e enviaram ao executivo dois pedidos de providências. Josué pediu a perfuração de um poço tubular na localidade Olho D’água da Mucura e o vereador Renato das Cajazeiras pediu a perfuração de outro poço tubular em Carreiras. Estas foram às ações concretas dos parlamentares de Caxingó no ano passado.

Mas o que eles estavam fazendo? Em conversa com a nossa reportagem Renato Filho (PT), afirmou que teve realmente pretensões de elaborar projetos para o desenvolvimento do município, todavia ressaltou que o Executivo já engavetou tantos projetos importantes que um a mais não faria diferença. “Não temos força para lançar projetos, pois mesmo que passe pelos vereadores, fica engavetado”, declarou Renato.

Vários projetos de relevância já foram aprovados em anos anteriores como à aprovação da construção de um mercado público municipal, a Lei que regulariza os serviços de táxi e moto táxi de autoria do ex-vereador Izael Vieira (PPS), construção de uma praça na localidade Curralinho e outros. Espera-se mais dos incansáveis parlamentares caxingoenses neste ano de 2012, que possam fazer valer o voto de cada cidadão.

Fonte: Folha do Longá

O milagre da multiplicação de pescadores no Piauí

No litoral do Estado, estão 15.190 pescadores (Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Buriti dos Lopes), o que corresponde a 45% dos registros.

Ocorreu uma multiplicação milagrosa de pescadores no Piauí entre 2006 e 2011. O registro de profissionais simplesmente deu um salto de pouco mais de seis mil inscritos para 33.540. O Governo Federal investiga a possibilidade de fraude na concessão do seguro-desemprego.

O benefício pode estar sendo concedido a quem nunca viu uma tarrafa ou mesmo um anzol, mas embolsa quatro salários mínimos todo ano como se vivesse exclusivamente da pesca.

O seguro-desemprego é garantido durante o defeso (proibição da caça ou pesca, geralmente no período de reprodução) fixado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Deve durar 180 dias. Entre os principais requisitos para requerer o benefício estão à comprovação do exercício profissional ininterrupto (fora durante o defeso) e não ter outro vínculo de emprego ou outra relação de trabalho, "tampouco outra renda diversa da decorrente da atividade pesqueira".

LITORAL DO PIAUÍ.

Dos 224 municípios piauienses, 67% (151) têm homens e mulheres que devem estar vivendo apenas da pesca. No litoral do Estado, estão 15.190 pescadores (Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Buriti dos Lopes), o que corresponde a 45% dos registros. O Ceará, com o seu imenso litoral, há 27.768 registros, 11% a menos do que no Piauí. Na comparação entre as duas capitais, Teresina tem 2.221 pescadores, mais do que em Fortaleza, com 1.427.

A investigação é realizada em todo o País. O Ministério da Pesca e Aquicultura já cancelou o registro de pescadores em Sergipe, Paraná, Maranhão, Pará, Ceará e Bahia. A situação do Piauí está sob análise e conta com a colaboração do Ministério do Trabalho e Emprego. Por enquanto, está suspensa até o dia 31 de março de 2012 a "recepção de pedido de inscrição no RGP (Registro Geral de Pescadores) e de emissão de Licença Inicial para Pescadores Profissionais na Pesca Artesanal".

Fonte: Mauro Sampaio/Acesse Piauí

Ministério Público aprecia proposta do Governo do Piauí para indenizar vítimas de Algodões I

O Ministério Público se preocupa, sobretudo com a situação de hipossuficiência das vítimas.

O Ministério Público Estadual, representado pelas Promotoras de Justiça Francineide Silva (titular de Buriti dos Lopes) e Karla Daniela Carvalho (titular de Cocal), receberá hoje (10/02) a proposta do Governo do Estado para o pagamento de indenização por danos morais e materiais às pessoas vitimadas pelo rompimento da barragem Algodões I, que atingiu as cidades de Cocal da Estação, Cocal dos Alves, Buriti dos Lopes e arredores.

Em reunião realizada no dia 13 de janeiro deste ano, o representante do Estado do Piauí alegou que não seria possível pagar uma indenização genérica, e se comprometeu, com o aval do governador do Estado, a apresentar proposta com análise dos valores para apurar qual foi o prejuízo de cada família.

O Ministério Público se preocupa, sobretudo com a situação de hipossuficiência das vítimas. A tragédia deixou milhares de desabrigados e quinze vítimas fatais. Os prejuízos sofridos pelas comunidades locais são incalculáveis. Imediatamente depois do rompimento, em maio de 2009, o Promotor de Justiça Maurício Gomes de Souza, titular de Cocal na época, ajuizou ação civil pública contra o Estado do Piauí, a Defesa Civil e a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (EMGERPI), pleiteando o reconhecimento das responsabilidades dos agentes públicos e o pagamento de indenização e de alimentos provisionais às famílias.

Fonte: MP-PI

Em Parnaíba, é a funerária que continua recolhendo corpos

Isso é uma lastima, até quando Parnaiba vai continuar votando errado e elegendo pessímos deputados, aliás não temos nenhum deputados parnaibano eleito.
Funerária recolhendo corpo do pescador
(Foto: Portal do Catita)
Mesmo com a cobrança do Ministério Público para que o município de Parnaíba tenha um Instituto Médico Legal que faça o trabalho de Polícia Científico, é uma funerária que continua recolhendo os corpos no município.

No final do ano, a Secretaria de Segurança realizou licitação para a construção de um IML no município, cobrado há muito tempo pela população.

O corpo pescador Gerardo Rufino Barros encontrado morto às 2h40min de ontem (09) na prais da Pedra do Sal, mas só foi levado para enterro às 11h pela funerária, que não tem nada a ver com a falta de estrutura do poder público.

Corpo encontrado em avançado estado de putrefação acende polêmica do IML

Por pouco o corpo não foi enterrado neste local
Foto: Portal do Catita
Mais uma vez fica evidente o descaso com a saúde pública de Parnaíba, uma cidade de 150 mil habitantes, mas que tem demanda de serviços na área de saúde que abrange uma população de aproximadamente 700 mil mortais e um deles é o Instituto de Medicina Legal-IML. Mas o que vemos um IML sem instalações adequadas para um simples exame pós-morte, causando ainda mais sofrimento de familiares de vítimas de tragédia como a dos náufragos de Camocim (CE) que foram encontrados nas praias do litoral piauiense.

Devido ao avançado estado de decomposição, o pescador cearense Gerardo Rufino Barros, 59, foi enterrado em Parnaíba se utilizando dos serviços de uma funerária, por ordem da Polícia Civil para que o corpo não fosse sepultado nas areias da praia como já era proposto pelos pescadores que localizaram o corpo. Tudo por conta de não existir um armário frio para congelamento de cadáveres no IML. A família do pescador não chegou a ver o corpo e fez o reconhecimento através de fotografias.

Agora, os familiares vão pedir a exumação do corpo para enterrá-lo no Ceará e somente uma ordem judicial pode determinar a exumação, causando mais dor a família.

Parnaíba fica situada em uma região de grande predominância de afogamentos por ficar próximo a uma concentração rios (Delta do Parnaíba), lagos e mar, sendo frequentes as ocorrência e quase sempre os corpos são encontrados já exalando mau cheiro sendo necessário o imediato sepultamento como única alternativa.

Sem representante na Assembleia Legislativa a região de Parnaiba, está entregue as baratas, já que não temos nenhum deputado estadual para cobrar do Estado as medidas necessárias para a instalação de uma IML em Parnaiba.
Uma verdadeira vergonha, Parnaiba, mais de 90 mil eleitores e sem um representante legitimo!!!
Nestes anos de dificuldades administrativas, todo tipo de desgraça se abate sobre a região norte, mais precisamente na região circuvizinha a Parnaiba.

Os anos passam, mais a alegria é maior a cada carnaval.


Olha otrio puxando a galera na Avenida Antônio de Padua da Costa Lima (antiga avenida Senador Joaquim Pires), no centro de Luis Correia. O Bloco Nega Mina.







Os anos passam, mais a alegria é maior a cada carnaval.


Começa hoje o maior pré-carnaval do Piauí


Hoje é a entrega dos abadás do bloco Nega Mina, nesta manhã. Tudo pronto, a partir das 17hs começa definitivamente o Carnaval em Luís Correia, ainda dá tempo adquirir o seu abadá ao custo de R$ 60 pratas...
Vemos a foto o diretor do bloco "Carlinhos" de óculos entregando o passaporte da alegria para um folião do Nega Mina.
Lembrete: "Hoje, não precisa de abadá, todos devem usar fantasias e cair na folia". Hoje, é o dia dos homens vestidos de mulher...

Jean Jorge

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Pieca desmente ‘boatos’ publicado em portais e diz que prefeita está desesperada

Buriti dos Lopes:
“Quem divulgou esta falsa informação, ou compactua com a mesma e mente descaradamente, ou está com medo de nos enfrentar nas urnas”, afirmou Pieca.

O pré-candidato a prefeito por Buriti dos Lopes pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) Djalma Percy o Pieca que está em Teresina ha mais de uma semana, foi procurado pela reportagem do Portal Boca do Povo no início da noite de ontem (08) para falar de notícias que acabara de ser veiculadas num portal e num blog da cidade em que diz que ele (Pieca) teria procurado o vice-governador Moraes Sousa Filho (PMDB) para buscar uma reaproximação com o grupo da prefeita Ivana Fortes (PMDB) e assim conseguir apoio para sua candidatura a prefeito em 2012.

Por telefone Pieca disse que está sendo alvo de adversários políticos em Buriti dos Lopes que estão desesperados com o seu crescimento perante a população buritiense. “Quem divulgou esta falsa informação, ou compactua com a mesma e mente descaradamente, ou está com medo de nos enfrentar nas urnas”, afirmou Pieca.

O pré-candidato disse ainda não acreditar que tal mentira tenha partido do vice-governador. “Essas declarações não partiram do vice-governador, porque ele sabe que eu não fui pedir apoio a ele e muito menos reaproximação com o grupo da prefeita ou com ela. Eu sei quem estava por lá e nem dentro do gabinete estava e por isso cuidou de pegar o telefone imediatamente e criar fofocas. Estive sim no gabinete do vice-governador com o deputado Ismar Marques (PSB), mas em nenhum momento eu mencionei voltar pra base aliada. Zé Filho chegou a me perguntar se poderia existir uma reaproximação e eu respondi que não existe nenhuma chance pra isso. Desafio quem quer que seja a provar essas mentiras.”, Disse Pieca por telefone.

Pieca continuou a conversa e disse que já esperava que a prefeita fosse agir dessa forma uma vez que ela não tem controle e demonstra constantemente momentos de desespero. “Essas notícias caluniosas não me surpreendem. Quando decidi não mais fazer parte do grupo da prefeita eu sabia que ela iria agir dessa forma e jogar baixo. Ela não tem controle e apresenta com frequência atos de desespero”, falou o pré-candidato.

Pieca encerrou dizendo que na próxima semana vai conceder uma entrevista ao e vai exigir um direito de resposta de um dos meios de comunicação que divulgou as mentiras e disse que continua pré-candidato a prefeito por Buriti dos Lopes com o apoio do governador Wilson Martins (PSB). Pieca disse ainda que não vai cair no jogo dos desesperados e que o tempo dirá quem estava com a razão.

Antes de desligar o telefone a vice-prefeito aproveitou o ensejo pra mandar um recado: “Nós é que não queremos mais aproximação com essa mulher. Ela é uma péssima companhia”, disse a vice-prefeita Elcira Percy.

Por: Frank Cardoso / Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

Movimentação no aeroporto de Parnaíba

Aeroporto Internacional de Parnaíba Pref. Dr. João Silva Filho
Foto: Edilson Morais Brito
Segundo dados divulgados pela Infraero (Empresa da Infraestrutura Aeroportuária), através da Superintendência de Planejamento aeroportuário e de Operações – DOP, o movimento de passageiros do Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, em Parnaíba, foi de 785 passageiros no período de janeiro a maio de 2011 considerando embarque e desembarque. Sendo 783 procedentes de voos domésticos e 2 de voos internacionais. 666 aeronaves fizeram procedimento de pousos e decolagens no mesmo período. A movimentação de aeronaves e passageiros aqui divulgadas não inclui a movimentação militar.

EXTRA...EXTRA.....!!!! VEM AÍ DAS CAVERNAS PARA A AVENIDA

EXTRA...EXTRA.....!!!!
VEM AÍ DAS CAVERNAS PARA A AVENIDA
O MAIS CRIATIVO,
O MAIS OUSADO,
E O MAIS DIVESTIDO (de saia e de calça também).
Bloco de carnaval rua.
“OS CAVERNOSOS DE PARNAÍBA”
PREPARE SEU FIGURINO, RECARREGUE AS ENERGIAS.
E VENHA BRINCAR COM A GENTE!
Dia 21 de fevereiro
Concentração: a partir das 17h, na Avenida São Sebastião de Frente ao Tô Q Tô.
Observação: estamos a receber contatos para patrocínio:
Por enquanto fomos contactados por estas empresas,
MAS RECUSAMOS O PATROCINIO INTEGRAL DE TODAS, São elas:
FUNERARIA AGRICOLA – a milênio plantando homens na terra.
CATUABA CAVERNAL – levanta até clava enferrujada
e REFRIGERANTE PAU NA COLA a pretinha que satisfaz (sem preconceito).
MAS AGORA FALANDO SERIO, o bloco OS CAVERNOSOS está a busca de parceiros, patrocinadores e simpatizantes em patrocinar a confecção de seus figurinos e abadás.
Caso queira ser um patrocinador e divulgar sua logomarca nos abadás deste criativo bloco onde seu enredo adotado é: PROPAGANDA A ALMA DO NEGÓCIO e tema: da pré historia aos dias de hoje o segredo é divulgar com alegria.
Ligue e marque uma visita:
Atenciosamente,
J. Fontenele
Coordenador do Bloco
(86) 9921-7371 / 9461-3228
Jacy Luiz
(86) 9414-4042
Jonas
(86) 9423-1724
“OS CAVERNOSOS DE PARNAÍBA” te espera na avenida, pois se você não foi AÍ SE EU TE PEGO! UGA UGA....
agradece a coordenação do bloco.

Bial vê 'guerra' com quem assiste, mas não gosta do 'BBB'

Reprodução

"O BBB revela muito mais sobre quem vê do que sobre vocês que estão aí para ser vistos", disse Bial aos confinados momentos antes de anunciar a eliminação de Ronaldo

Mauricio Stycer
Crítico do UOL

Num discurso claro e coerente, artigo cada vez mais raro no “BBB”, o apresentador Pedro Bial aproveitou a eliminação de Ronaldo para se dirigir ao público do programa, a respeito de quem fez várias considerações interessantes. Sem poesia.

Primeiro, Bial esclareceu que seus discursos de eliminação, quase sempre incompreensíveis, não são dirigidos aos candidatos. “Parte do público acha que quando faço o discurso de eliminação estou me dirigindo a vocês”, disse aos confinados. “Vocês funcionam como uma cortina de filó, uma transparência entre mim e eles (o público)”.

O apresentador, então, manifestou estranheza com o fato de existir uma parcela do público que assiste ao “BBB” mesmo não gostando do reality show. “Este programa é tanto que ainda suscita mais que espectadores. Espectadores assíduos, divididos entre a favor e contra, acreditem”, disse, antes de ironizar. “Na 12ª edição!!!”

Na visão de Bial, esta parcela do público vê o programa como se estivesse participando de uma guerra. “Contra ou a favor não deixam de assistir, como se fosse guerra fria, como se não fosse um programa de televisão.”

Em seguida, o apresentador concluiu: “E é verdade. Não é só um programa de televisão. É um espetáculo de natureza humana que, ao contrário do que rumina o senso comum, sem dúvida revela muito mais sobre a natureza de quem espia do que de quem é espiado”, disse. “Revela muito mais sobre quem vê do que sobre vocês que estão aí para ser vistos.”

Gostaria de comentar dois aspectos do discurso. Primeiro, que acho normal parte do público assistir ao “BBB” mesmo não gostando do programa. O próprio Bial contou no “Altas Horas”, de Serginho Groisman: “Eu gosto de ver coisa ruim na televisão. Os piores programas. É onde eu aprendo mais”. Ao que Boni, que estava presente, o interrompeu: “Quer dizer que você assiste o BBB!?”. Risos gerais…

Concordo inteiramente com Bial quando ele diz que o “BBB” revela muito mais sobre quem assiste ao programa do quem sobre quem está confinado. Mais do que espiar, o prazer de um reality show de confinamento é a possibilidade de julgar o outro. E, ao julgar, o público revela seus valores, suas preferências, seus preconceitos.

Só acrescentaria algo ao discurso de Bial. Tanto quanto sobre o público, o “BBB” também revela muito sobre quem faz o programa, em especial sobre quem seleciona os participantes, edita, dirige e apresenta o reality show.

Greves de PMs expõem falhas em política nacional de segurança, dizem analistas

A possibilidade de que a greve de policiais militares da Bahia, que já dura dez dias, se alastre por outros Estados revela falhas graves na política nacional de segurança pública, segundo analistas ouvidos pela BBC Brasil.

Nesta quinta-feira, policiais militares e bombeiros do Rio de Janeiro se reúnem para decidir se suspendem as atividades, ação que também será discutida nos próximos dias por policiais do Distrito Federal e do Espírito Santo. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o governo federal também teme greves de agentes de segurança nos Estados do Pará, Paraná, Alagoas e Rio Grande do Sul.

Embora considerem os movimentos grevistas ilegais, especialistas consultados pela BBC Brasil afirmam que, em um nível mais aprofundado, eles evidenciam falhas estruturais na política nacional de segurança pública e cobram maior participação do governo federal na solução dos conflitos.

A greve na Bahia começou no último dia 31, quando cerca de 300 policiais invadiram a Assembleia Legislativa, em Salvador. Eles reivindicam aumento salarial e a incorporação de gratificações aos salários, além da anulação de mandados de prisão contra 12 grevistas.

Entre o início da greve e a tarde da última quarta-feira, foram registrados 135 homicídios na região metropolitana de Salvador.

'Ilegalidade'

Para o jurista Wálter Maierovitch, os policiais militares violaram a lei ao entrar em greve. "A Constituição é clara e proíbe greves para policiais militares e membros das Forças Armadas. Mas esses PMs não são educados para a legalidade democrática", diz.

Maierovitch afirma que os movimentos, deflagrados às vésperas do Carnaval, exercem uma "pressão oportunista". Segundo ele, caso de fato haja uma articulação para espalhar a greve por outros Estados, os policiais usarão método semelhante ao posto em prática em 2006 pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) no país. À época, o grupo baseado em São Paulo promoveu uma onda de ataques contra forças de segurança e rebeliões em presídios em vários Estados brasileiros.

Maierovitch também considera ilegal o papel desempenhado nos movimentos grevistas pelas associações de policiais militares. Segundo ele, ainda que policiais sejam proibidos de se sindicalizar, esses grupos têm atuado como sindicatos.

"Ninguém toma providências (quanto à atuação dessas associações) porque evidentemente todos sabem que o salário dos policiais é ridículo, e no mundo inteiro a segurança pública é uma das maiores preocupações dos eleitores", diz.

Para Maierovitch, "falta vontade política" para solucionar os problemas de segurança pública no Brasil. Ele cita como exemplo da postura a longa tramitação da emenda constitucional que estabeleceria um piso salarial nacional para bombeiros e PMs, conhecida PEC 300. Apresentada ao Congresso em 2008, a proposta passou por uma primeira votação na Câmara, mas não tem prazo para ser votada em segundo turno na mesma Casa nem para ser enviada ao Senado.

A aprovação da medida, diz Maierovitch, poria fim a uma das principais queixas da classe, que ele considera justa - a disparidade entre os salários recebidos por policiais militares de diferentes Estados. Enquanto em Brasília a categoria tem como piso R$ 4.000, o valor mais alto do país, na Bahia, por exemplo, o piso é de R$ 2.173,87.

Para superar o impasse, o jurista defende que o Congresso dê prioridade à discussão da PEC 300, marcando uma data para a próxima votação da proposta.

No entanto, ele afirma que a medida não eliminaria a necessidade de ações emergenciais para estabilizar a situação da segurança no Estado, como a intervenção do governo federal nas forças baianas.

'Intervenção'

Para José Vicente da Silva, coronel da reserva da PM de São Paulo e consultor da área de segurança, a alta nos índices de criminalidade na Bahia nos últimos anos mostra que há necessidade de uma "intervenção em profundidade" nas forças baianas.

Ele afirma que, se a greve não for encerrada nos próximos dias, haverá um impacto institucional muito grande para o Estado, com prolongada paralisação do Legislativo estadual e disseminação da insegurança. O cenário, diz ele, justificaria que as Forças Armadas assumissem temporariamente a Secretaria de Segurança Pública baiana, reestruturando-a.

"Uma administração mais competente (da secretaria) teria detectado sinais do tsunami que estava se formando e teria dado uma resposta."

Vicente não vê no movimento grevista, porém, uma grande capacidade de articulação.

Para ele, a insatisfação de policiais é maior em alguns Estados, como Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Nesses locais, afirma, três fatores tornam a situação especialmente crítica: os baixos salários comparados à média nacional, o tratamento diferenciado dado a oficiais de alto e baixo escalões e a aplicação de disciplina considerada excessiva pelos soldados.

"Houve uma ruptura entre oficiais e soldados, daí que surgem as lideranças espúrias desses movimentos", afirma.

O coronel afirma, porém, que o governo federal também é responsável pela crise, na medida em que no ano passado cortou grande parte dos investimentos em segurança pública para cumprir metas fiscais. Ele também critica a a presidente Dilma Rousseff por ter anistiado, em 2011, bombeiros e policiais punidos por participarem de greves por melhores salários no Rio.

"A anistia ficou como uma espécie de salvo-conduto para próximos movimentos. Criaram um ovo de serpente".

Ele defende que o governo endureça a negociação e mostre que, a partir de certo momento, sanções terão de ser aplicadas. "Se tiver de demitir 2 mil policiais, que sejam demitidos."

Fonte: UOL/noticias

Ações de Educação Ambiental têm início em Ilha Grande

No início de fevereiro aconteceu oficina sobre metodologia em Educação
Ambiental promovido pelo Projeto Tartarugas do Delta, patrocinado pela
Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, para 55 professores
do Ensino Fundamental, na cidade de Ilha Grande, litoral do Piauí.
A oficina foi realizada como parte do IV Encontro de Educação do
município, que teve como foco os novos pilares para educação: sabedoria,
compromisso, ética e capacitação.
A oficina trabalhou a integração entre participantes, suas percepções e
para entendimento sobre a temática foi realizada exposição dialogada
sobre metodologia em Educação Ambiental. Na atividade foram colocadas
várias questões de como, quando e onde inserir a Educação Ambiental,
além de apresentação do que foi realizado pelas escolas municipais de
Ilha Grande, motivadas pelo Projeto Tartaruga do Delta, como incentivo
para os professores.
- Mostramos as etapas simultâneas para que se desenvolva o
conhecimento, as atitudes e as habilidades necessárias à preservação e
melhoria de vida, por meio da articulação, sensibilização e mobilização
social. Também perguntamos aos professores se sabiam como se encontra o
projeto de lei que institui a obrigatoriedade de Programas de Educação
Ambiental, a nível curricular, nas escolas da Rede Municipal de Ensino –
explicou a coordenadora pedagógica do Tartarugas do Delta, bióloga
Francinalda Rocha.
Técnicas para o trabalho de metodologias foram abordadas como
ferramentas para inserir a EA no cotidiano da sala de aula.
No dia 03 de fevereiro, ainda dentro da programação da semana de
educação do município de Ilha Grande, a coordenadora de Educação
Ambiental do Projeto Tartarugas do Delta participou do planejamento das
atividades do ano 2012 na Escola Municipal Dom Paulo.
- Esta será uma das escolas do município a ser acompanhada pelo
Tartarugas do Delta com os alunos do 5º ano. Acertamos que na abertura
das aulas, nesta quarta-feira, dia 08 de fevereiro, faremos palestra
sobre cidadania e o ‘Meu Ambiente’, onde serão enfocados direitos e
deveres neste tema – finalizou.
Ccom: Tartarugas do Delta.

Tempo para Deus

Obs: Só leia se tiver tempo para DEUS'

Quando Deus tira algo de seu alcance,tipo suas horas extras. Ele não está
punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor.
Concentre-se nesta frase... "A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a
Graça de Deus não irá protegê-lo.
" Alguma coisa boa vai acontecer com você hoje, algo que você tem esperado ouvir.. Por favor, não quebre!
Apenas 27 palavras. Deus, nosso Pai, CAMINHE pela minha casa e leve
embora todas as minhas preocupações e doenças, e POR FAVOR, vigia e cura
a minha família em nome de Jesus... AMEM
Esta oração é muito poderosa.
Passe essa oração para o máximo de amigos não apenas para algumas pessoas,
mas para todos. Todo mundo precisa de uma benção e agora nesse momento
uma bênção está vindo para você na forma de um novo emprego, uma casa, o
casamento, saúde ou financeiramente. Não faça perguntas.
Este é um teste. Será que Deus está em primeiro lugar na sua vida? Se assim for,
pare o que estiver fazendo e envie a mensagem. Observe o que Ele faz.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Barra Grande será palco de Festival de Jazz

Omar Puente atração do Barra Jazz e Blues Festival
(Foto: Cuba Solidarity Campaign)
O Barra Jazz e Blues Festival acontece de 18 a 20 de fevereiro, na praia de Barra Grande.

A cidade de Cajueiro da Praia, localizada no litoral do Piauí, propõe um carnaval diferente para seus visitantes. Ao invés do samba, do axé e do frevo, imperadores deste período, a cidade se organiza para realizar um festival de blues e jazz.

O Barra Jazz e Blues Festival acontece de 18 a 20 de fevereiro, na praia de Barra Grande, e tem entre as suas atrações a participação do violinista cubano Omar Puentes. Ele estudou música na Escola Nacional de Artes de Havana e participou também da Orquestra Sinfônica de Cuba.

ustiça manda prender elementos acusados de furtos em Caraúbas, Murici dos Portelas e outras cidades

Na última terça-feira (07) foi expedido o mandado de prisão temporária de vários elementos acusados por furtos nas cidades de Parnaíba, Magalhães de Almeida, Murici dos Portelas e Caraúbas do Piauí.

E nas primeiras horas desta quarta-feira (08) Policiais Militares da Força Tática sob o comando do capitão Roberto Ronald cumpriram três mandados de prisão temporária por 30 dias assinados pela juíza em exercício da 2ª Vara da Comarca de Parnaíba Dra. Gláucia Mendes Macedo.

Os policias militares se dividiram em quatro equipes e agiram simultaneamente às 6 horas da manhã nas residências dos acusados, Maicon dos Santos, na BR-402 na rodovia que liga Parnaíba a Chaval-CE; Rafael da Silva Pereira, Rua Ceará nº 306; “Zuza” do João Paulo II e “Fonfon” do bairro João XXIII. Dos quatros, apenas Maicon, Rafael e Zuza foram presos. Fonfom está foragido.
Os criminosos presos foram encaminhados para a Penitenciaria Mista de Parnaíba. Um revólver calibre 38 com o número de serie 415777 e mais 11 munições intactas foram encontrados na residência de Rafael, mas quem assumiu a arma foi seu pai João da Batista de Souza Pereira de 68 anos que está detido na Central de Flagrantes.

Equipes trabalham na captura de outros elementos que tem seus nomes reservados pela investigação da PM e novas prisões podem acontecer ainda hoje.


Por: Frank Cardoso com informações do Blog do Pessoa e Blog do Yuri Gomes

Quase tudo pronto!


Já está em Luis Correia o trio eletrico Beleza Pura, que irá puxar o Bloco Nega Mina neste final de semana. Com um trio desse tamanho, só mesmo com uma grande festa para justificar, tanto som.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Divulgado o local de prova dos concursos de Caxingó e Caraúbas do Piauí

A empresa responsável pelos concursos públicos das Prefeituras de Caxingó e Caraúbas do Piauí Dinâmica Consultoria divulgou no último sábado (04), o local onde acontecerão as provas. Segundo o edital a prova será realizada dia 12 de fevereiro nos turnos manhã e tarde.
Já está disponível também no site da Dinâmica Consultoria, empresa responsável pela organização dos concursos públicos das Prefeituras de Caxingó e Caraúbas do Piauí, a concorrência para os cargos disponíveis nos respectivos editais.

O cargo mais concorrido da Prefeitura de Caxingó é o de merendeira que alcança a média de 21,83. Já em Caraúbas a média de 23,67 no cargo de motorista surpreendeu muitos inscritos.



Divulgado locais de provas e concorrência do concurso público de Murici dos Portelas

Já está disponível também no site da Consep, empresa responsável pela organização do concurso público da Prefeitura de Murici dos Portelas, a concorrência para os cargos disponíveis no respectivo edital.

O cargo mais concorrido da Prefeitura de Murici dos Portelas é o de merendeira que alcança a média de 46,85 de candidato por vaga.

O local de provas com o nome do candidato também já foi divulgado.

Clique no link abaixo e confira:

Concorrência
http://www.consep-pi.com.br/images/arquivos/piaui/murici/conmuriciportelas.pdf

Locais de Provas
http://www.consep-pi.com.br/images/arquivos/piaui/murici/locaisdeprovasmurici.pdf

Escravos do Samba será a grande sensação do carnaval buritiense em 2012

Depois de um 2011 sem carnaval na cidade de Buriti dos Lopes já que a Prefeitura Municipal não fez esforços pra que isso acontecesse. Os foliões buritienses enfim terão uma grande festa de carnaval este ano se depender dos esforços do Bloco Escravos do Samba. O bloco carnavalesco retorna depois de duas décadas e promete ser a grande sensação do Carnaval de Rua na cidade.

Os Escravos do Samba é um bloco livre para todos os públicos e a novidade já caiu nos gostos dos buritienses. A prova disso é que os ensaios que vem acontecendo durante as semanas tem sido a grande atração da cidade e vem conseguindo aglomerar um número bem grande de curiosos que prometem acompanhar o bloco e cair no samba durante o período da maior festa popular brasileira.

O Portal Boca do Povo foi informado que os Escravos do Samba já se articulam para fazer sua prévia carnavalesca, marcada para o próximo domingo (12) pela manhã, onde deverão percorrer algumas ruas da cidade e mostrar um pouco do que vem por aí. A organização garante fazer uma bonita festa e o melhor Carnaval de Rua de Buriti dos Lopes.

O Bloco Nega Mina abre o Carnaval de Luis Correia nesta sexta-feira

Da direita para a esquerda a Garota Nega Mina 2012 - Angelica de Sousa Machado e os idealizadores do bloco.

O Carnaval começa pra valer no litoral do Piauí neste final de semana. O Bloco Nega Mina, abre a folia na sexta-feira com o desfile dos homens vestidos de mulher. O traje mais bonito e o rapaz mais alegre ganha um prêmio surpresa e claro, não vai faltar homens soltando a franga, saindo do armário, botando o lado feminino pra fora, é neste dia que todos se revelam. O desfile inicia-se as 17hs com concentração na Praça Luís Correia, com banda de sopro, carro de apoio, trio eletrico e muita gente bonita, a cidade já se prepara para receber os foliões.
No sábado é a vez da concentração iniciar as 19hs em frente a ao posto brisa mar. A noite promete e quem vai puxar o bloco será a banda Xé Pop e o trio eletrico "Beleza Pura", levando os mais de 5 mil foliões até a Praça Nubia Suely onde uma atração surpresa irá fazer a galera dançar o resto da madrugada.
No domingo a concentração é no mesmo local, mais a banda "Sambauê" e o cantor "PêPê Júnior", vão sacudir Luís Correia, a partir das 20hs. Quem ainda não comprou seu abadá, pra pular na avenida, corra o ultimo lote já está avenda na sede do bloco ao preço de R$ 60,00.
Este ano as empresas de Luis Correia e a Prefeitura Municipal apoiaram o evento que abre a folia de Mômo, com força total. Patrocinam o evento: Complexo Barra Mares, Shopping Amarração, Gilvam Pescados, Fênix Casa e Escritório, Chiquinho adm. de imóveis, Panificadora Central, Querido Pescados, BRAHMA e Prefeitura Municipal de Luis Correia - Administração Kim do Caranguejo.

Matéria: Jean Jorge

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pré-candidato a prefeitura de Parnaíba, Mão Santa inicia articulações com lideranças

O Ex-Senador Mão Santa participou neste domingo da festa de aniversario do líder comunitário do bairro Santa Luzia e pré-candidato a vereador pelo o Partido Social Cristão - PSC, Tadeu Barros.

O ex-senador lidera intenção de votos, segundo pesquisa Data AZ recentemente divulgada e com isto já se articula para disputar a vaga de prefeito na sucessão municipal deste ano.

Esta semana manterá contato com vários partidos e lideres políticos, Mão Santa pretende unir as oposições em torno de seu nome.

Este foi mais uma ato público e politico partidário, feito pelo candidato Mão Santa realizado em Parnaiba e divulgado em todos os meios da impresa na internet, como se vê, fazer campanha fora do prazo das lei eleitorais, saiu de moda. Mão Santa, iniciou a sua campanha foi cedo.

Coisas da Política de Luis Correia

Se as eleições fossem hoje na cidade de Luis Correia, o "Toinzinho" seria no máximo, candidato a vereador. E, isto acontecendo, tiraria votos de seu primo Daniel Cabrinha e de seu maior amigo Chico da Rôxa e os três morreriam na beira da praia.
O diretório municipal do PMDB na cidade está composto por: Toinziho, Daniel Cabrinha, Francisco Azevedo, Marcos Moraes Sousa e uma outra figura cujo expressão é tão pequena que me foge a mente. Dessa forma, torna-se difícil para "Toinzinho" sair candidato a prefeito, já que o mesmo não tem a maioria e com o diretório nas mãos de homens ligados ao vice governador, se não quiser ficar de fora da próxima eleição, restará para Toinzinho apenas uma vagazinha de vereador.
Mas se Toinzinho, resolver concretizar o que andam falando, ele poderá sair vice de kim do Caranguejo, pelo mesmo PMDB, é que o Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, junto com o deputado federal Marcelo Castro, poderão interferir no diretório municipal em março, data em que vence o mandato da diretoria provisória e dar de presente para Tinzinho o comando do partido.
Mas, o ex-vereador Ribamar Gomes (emater), vem se tornando em mais um nome que poderá fechar chapa com o Kim do Caranguejo, pena que sua força politica se restrinja apenas ao povoado mutucas.
Já Pedro do Leite, homem inteligente (não culto), mais esperto, deseja emplacar a mulher como vice e o filho mais velho em sua vaga de vereador, com os votos da região do Brejinho.
Correm por fora, o pré-candidato "Zequinha", que deverá contar com o apoio do pré-candidato a vereador Paulo Neves (Condiesel), os dois andam pela cidade e interior trabalhando as bases eleitorais.
Luis Carlos Sipaúba, não perde a esperança de ver a cidade mudar na próxima eleição, ele diz que Luis Correia e seu povo tem outra mentalidade diferente do resto do país. A cidade já teve candidato único perdendo para votos em branco, já mudou completamente de uma vez só todos os vereadores da Câmara Municipal, o povo já derrubou a oligarquia dos "cabrinha". E agora, poderá rejeitar todos os candidatos a prefeitos que ai estão e votar como protesto, em alguém que não represente o passado lamentável que conduziu a cidade ao declínio que ela se encontra.

Jean Jorge

Dilma, Serra e Lula ainda respondem por multas aplicadas por propaganda irregular nas eleições de 2010

A corrida para as eleições municipais de 2012 já parece ter começado, mas o pleito presidencial de 2010 ainda tem pendências a serem resolvidas. Levantamento da Agência Brasil revela que grande parte das multas aplicadas aos principais personagens da última disputa eleitoral – a atual presidente, Dilma Rousseff, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – ainda aguarda a palavra final da Justiça. Juntos, eles receberam R$ 175,5 mil em multas por propaganda irregular, mas apenas R$ 93 mil já foram pagos.

José Serra recebeu R$ 70 mil de multas em 2010, dos quais pagou R$ 40 mil. Mais R$ 20 mil foram enviados para cobrança da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), mas, segundo advogados, o valor já foi pago e os documentos serão enviados para baixa na Justiça Eleitoral.

A quantia restante, R$ 10 mil, faz parte de um processo que ainda aguarda julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dilma foi multada em R$ 58 mil e pagou R$ 33 mil até agora. Quatro multas de R$ 5 mil, aplicadas em diferentes processos, aguardam julgamento de recurso na Justiça Eleitoral.

Os R$ 5 mil restantes resultam de entendimento individual ainda não confirmado no plenário do TSE. O julgamento do processo foi interrompido em junho de 2010 por pedido de vista do ministro Antonio Dias Toffoli.

Apesar de não ter sido candidato, o ex-presidente Lula ficou em terceiro lugar no ranking das multas por propaganda irregular. Penalizado em R$ 47,5 mil, ele ainda não quitou os débitos. A maior parte dessa quantia, R$ 32,5 mil, está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).

O envio dos recursos para a Corte foi negado pelo presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, mas os advogados de Lula optaram por acionar o STF mesmo assim.

As pendências restantes de Lula dizem respeito a processos que ainda tramitam no TSE. Em um deles, o ex-presidente foi multado em R$ 5 mil, mas há recurso que aguarda julgamento.

O outro processo, que penalizou Lula em R$ 10 mil, é o mesmo caso que foi objeto de pedido de vista de Toffoli e que também cita Dilma.

Tribunal de justiça prorroga por mais 90 dias afastamento de juiz


O Tribunal de Justiça do Piauí prorrogou por mais 90 dias o afastamento do juiz José de Ribamar Oliveira Silva [foto ao lado]. O magistrado está suspenso das funções que exercia na 1ª Vara Criminal de Parnaíba desde setembro do ano passado. A extensão do prazo foi necessária para a conclusão do processo administrativo que apura denúncias de irregularidades praticadas por Oliveira.

O juiz é acusado de determinar a soltura, supostamente ilegal, de traficantes condenados pela Justiça. O pedido de afastamento temporário de Oliveira Silva partiu da desembargadora Eulália Pinheiro, atual corregedora do Tribunal de Justiça do Piauí. Ela se valeu de denúncias feitas contra o magistrado pelo promotor Rodrigo Roppi de Oliveira, chefe da Coordenação das Promotorias Criminais de Parnaíba.

José de Ribamar Oliveira ganhou notoriedade em junho de 2011, quando concedeu liberdade ao ex-coronel José Viriato Correia Lima, acusado de comandar uma rede de crime organizado que atuou por décadas no Piauí. Em decisão que chocou a sociedade, o ex-PM foi solto por sete dias para um suposto tratamento de saúde.

Na denúncia apresentada contra Oliveira, o promotor Rodrigo Roppi também criticou a demora na condução dos processos. “De 1.500 em andamento, metade estão no gabinete [do juiz José de Ribamar] parados”, disse na época.


Por Rômulo Maia/AZ

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Sinte-PI exige pagamento do piso e ameaça não iniciar ano letivo caso a lei não seja cumprida

Trabalhadores em Educação Básica Pública – SINTE-PI cobra o cumprimento do piso salarial da educação agora em janeiro. Segundo a direção do sindicato o governo não tem mais desculpa para não cumprir a lei, pois o custo aluno previsto para 2012 já foi reajustado em 22% e, o estado do Piauí já recebeu esse incremento nos recursos da educação em janeiro. O valor do custo aluno era de R$ 1.722,05 foi para R$ 2.109,34.

IProfessora Odenir de Jesus da Silva, presidente do SINTE-PI(Imagem:MANUELA COELHO/GP1)
Professora Odenir de Jesus da Silva, presidente do SINTE-PI

A presidente do SINTE-PI, Odenir de Jesus da Silva disse que os trabalhadores em educação estão em campanha salarial e que já entregaram no mês de dezembro uma pauta de reivindicação ao Governo. “Até agora não recebemos nenhuma contraproposta e, por isso estamos mobilizando a categoria para uma Assembléia Geral dia 10 de fevereiro, às 9h, no clube social do SINTE-PI. Nesse encontro vamos avaliar os rumos do nosso movimento. Mas só iniciaremos o período letivo se for pago o piso com o mesmo percentual do valor reajustado no custo aluno; bem como, o mesmo percentual estendido aos funcionários da educação na sua data base", Argumentou Odenir.
GP1

OS DONOS DO PIAUÍ.

Wilsão e Zé Filho com suas esposas em secretarias dos piauienses

Compartilhe
Seria boa uma análise do antropólogo Roberto Damatta (A Casa e a Rua) no Palácio de Kanark. Damatta conhece bem os elementos culturais que vivenciamos há décadas em nossa política.
Na grande família do governo piauiense já existem os Martins, Sampaio, Landim, Eulálio, Moraes Sousa e outros. Agora é a esposa do vice, Zé Filho, Juliana Moraes Sousa, que quer ser secretária, assim como já são secretários, Lílian Martins e Rubem Martins.
Segundo Damatta, para a maioria, o Estado (rua) acaba sendo visto como a casa (propriedade) das autoridades e um lugar onde ‘somos tratados como subcidadãos, sem voz e sem vez.’ A casa é deles, não nossa, precisamos respeitar!
Aquiles Nairó

DENÚNCIA: Ministério Público Federal denuncia prefeita de Murici dos Portelas a Justiça Federal

Além da prefeita, também foi denunciada a ex-secretária de saúde do município. Se forem condenadas podem pegar até 3 anos de detenção, além de ficarem inabilitadas de exercer cargos públicos.
O Ministério Público Federal denunciou a prefeita e a ex-secretária de saúde de Murici dos Portelas, por irregularidades na compra de medicamentos. A prefeita, Auridea Santos Portela, e a ex-secretária de saúde, Cláudia Helena Portela Rocha, teriam aplicado indevidamente recursos do Teto Financeiro de Vigilância em Saúde, no Programa de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças Transmissíveis.

A Controladoria Geral da União constatou que a empresa A.A e Silva Carvalho recebeu recursos da Prefeitura para aquisição de medicamentos básicos. No entanto, as verbas deveriam ter sido retiradas do Fundo Municipal da Saúde, mas foram usados recursos federais, do Ministério da Saúde. De acordo com a denúncia, Cláudia Helena Portela Rocha compactuou com a irregularidade, assinando os documentos de compra.

O Ministério Público Federal denunciou a prefeita e a secretária de saúde por crime de responsabilidade, devido à aplicação indevida de verbas públicas. As denunciadas podem ser condenadas de três meses a três anos de detenção, além de ficarem inabilitadas de exercer cargos públicos durante cinco anos.
Por: Gil Sobreira, do GP1 / Edição: Portal Boca do Povo

Daniel Alves se apresenta a tribunal pela primeira vez após sair da prisão

Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo estupro de uma jovem de 23 anos em uma boate na capital da Catalunha, em 2022...