sexta-feira, 6 de abril de 2012

Nota de Falecimento

Nota de Falecimento

Comunicamos com muito pesar o falecimento, ocorrido nessa sexta-feira
(06), da professora e ex-funcionária do Banco do Brasil, agência de
Parnaíba, Maria da Conceição Carvalho.

A Maricota, como era conhecida entre os familiares e amigos ficará nas
nossas lembranças, pela sua simplicidade, amizade, carisma, e pelo
belíssimo exemplo de vida e dedicação ao trabalho e à família.
O corpo será velado nesta manhã na Funerária Paz Eterna, no centro de
Parnaíba e o enterro será às 17:00 horas no Cemitério de Nossa Senhora
dos Remédios em Buriti dos Lopes.
Agradecemos a todos que comparecerem a este ato de Fé e de Solidariedade Cristã.

Alzenira Carvalho Val e Filhos

Parnahyba veste Uso Contínuo, Em 2012!

Reunião que selou o acordo do Parnahyba com a
empresa Uso Contínuo
Faltando dez (10) dias para a estreia do Parnahyba no campeonato piauiense, a Uso Contínuo fechou com o Clube, garantindo ao Tubarão toda a produção em tempo hábil.

Estiveram hoje (05), pela manhã, na sede social do Parnahyba Sport Club, Valdenor de Brito e Maria do Carmo, ambos da Uso Contínuo, empresa piauiense que fabrica, entre outros materiais, material esportivo de grande qualidade.

Após inúmeras sondagens realizadas pela Diretoria azulina, o Tubarão vestirá, a partir de hoje, Uso Contínuo. A empresa irá produzir os uniformes de número 1, 2 e 3 para esta temporada.

O Parnahyba fará sua estreia domingo, 15 próximo, recebendo o Flamengo no Piscinão, às 16h.

Confira os uniformes Uso Contínuo que serão usados pelo Parnahyba na temporada de 2012. Clique na foto se desejar ampliar.

O TURISTA - Robert Rios pode ter candidato a prefeito da base governista, diz blog buritiense.

A notícia foi publicada por um blogueiro ligado ao grupo governista de Buriti dos Lopes.

Robert Rios, Batista Brito e Junior Percy
Robert Rios pode ter prefeito de sua preferência em Buriti dos Lopes

O deputado estadual Robert Rios (PC do B) entrou na política de Buriti dos Lopes, pra valer, e ao que parece, com pretensões maiores do que se imaginava. Primeiro, obteve uma admirável votação para deputado estadual com mais de 1.500 votos em Buriti dos Lopes recebendo o apoio de Junior Percy (PTB) e Batista Brito (PC do B).

Hoje o deputado que já conta com o apoio incondicional de vereadora Jaqueline Brito que é do PMDB, ironicamente, caminha para subir no mesmo palanque de desafetos seus na eleição municipal. A questão é que Junior Percy é pré-candidato situacionista e na possibilidade deste ser o indicado como candidato, Robert Rios não vai medir esforços para elegê-lo, já que é seu aliado e não mediria esforços para emplacar Batista Brito também no palanque da situação. Seria o esquema político dos seus sonhos, ter Junior Percy como candidato, com o apoio do grupo da situação e Batista Brito, e de quebra com os aliados de Moraes Souza como operários de sua engenharia política.

Essa situação também favorece e cai como uma luva para as pretensões do pré-candidato Pieca, que com Batista Brito fora, estaria com o caminho livre para unir a oposição em torno do seu nome, já que o Portal Buriti Notícia recebeu a informação de que o ex-prefeito Toinho teria dito na residência de um vereador da oposição a um Policial Rodoviário que reside em Parnaíba, que hoje o seu candidato seria o Pieca, mas completou dizendo que o candidato deveria sair de uma pesquisa, o que de certa forma nem de longe incomoda Pieca.

Mas é preciso que se deixe claro que essas projeções políticas só são possíveis de se tornarem realidade, se realmente se configurar a candidatura de Junior Percy como candidato da situação, uma vez que ele nunca se afastou do deputado Robert Rios, mantendo uma forte e estreita relação política com o parlamentar que já pode até sonhar com a possibilidade um prefeito de sua preferência em Buriti dos Lopes. Molim, molim!

Fonte: Portal Buriti Noticia

Definida a data para abertura do ''XXIII Esporte e Cultura Para Todos'' 20 de abril de 2012.

Hoje pela manhã dia 04/04/12, no Auditório da “Biblioteca Virtual Jane Cristina Afonso Duarte Lima” estiveram reunidos a organização com os dirigentes dos clubes para a realização do XXIII Esporte e Cultura para todos em Luís Correia, que tem realização da Prefeitura Municipal de Luís Correia, através da Sec. Municipal de Esporte e Juventude.




A Abertura do “XXIII Esporte e Cultura para todos” vai ser realizado no dia 20 de abril de 2012 apartir das 19:00 horas na Ginásio Poliesportivo Senador Lucídio Portela, em seguida a escolha da Garota Esporte para todos 2012.


Da esquerda para a direita na foto: Emilson Sipaúba, Zé Paulo, Marcio Freire e Vilmar Alves.

Os jogos vão ser realizado até o dia 30 de abril, que vão ser encerrados com a Gincana Cultural em seguida e entrega das premiações.

A reunião foi marcada para definição final da tabela onde 25 equipes foram convidadas pela secretaria para compor a mesma!!!

Por Horlei Oliveira
Fotos Horlei Oliveira

Ginásio Poliesportivo Senador Lucídio Portela passa por reparos para sediar o XXIII Esporte para Todos.

A Secretaria Municipal de Esporte e Juventude realiza reparos na parte interna do Ginásio Poliesportivo Senador Lucídio Portela em Luís Correia, para sediar o XXIII Esporte e Cultura Para Todos que vai iniciar no dia 20 de abril.

A estrutura do alambrado que era de ferro está sendo substituída por uma mureta que mede 90 cm de altura, e reparos na iluminação e pintura já estão sendo feitos.



Por Horlei Oliveira

quinta-feira, 5 de abril de 2012

10 Ocorrências próximas e pós - morte

O corpo humano é um complexo sistema de troca de energias. Mas o que acontece quando a saúde de alguém se deteriora e a pessoa fica cara a cara com a morte?

Para entender como o corpo funciona, precisamos entender como ele não funciona. O que acontece com as células quando elas não têm mais ATP (energia) disponível? Nesses momentos, próximos do fim, o corpo funciona de maneira anormal.

Essa lista traz para você, sem ordem estrita, 10 mudanças significativas que ocorrem durante e depois da morte.

10. CHOCALHO DA MORTE

Esse é um termo comum usado nos hospitais para descrever o som feito por um indivíduo muito próximo de morrer. Isso ocorre após a perda do reflexo da tosse e da habilidade de engolir – o que causa uma acumulação de saliva na garganta e nos pulmões. Apesar de raramente causar dor ao paciente, o som é um pouco assustador. Alguns medicamentos são administrados para aliviar o desconforto da pessoa.

9. RESPIRAÇÃO DE CHEYNES-STOKES

Esse é um padrão de respiração muito anormal, caracterizado por ser muito rápido e ter períodos sem respirar (apneia). Nessas situações o coração está fraco e já trabalhou demais, o que exige que o corpo hiperventile (respire muito rápido) e depois, quando acaba a energia, pare de respirar.

Isso significa que os órgãos estão recebendo menos sangue, e consequentemente menos oxigênio. Sem ele, as células começam a morrer, e depois, a própria pessoa. Apesar de ocorrer em pessoas com problemas cardíacos e respiratórios, é muito comum em momentos de morte iminente.

8. DEFECAÇÃO

Perto da morte, cada músculo do corpo humano deixa de receber energia (ATP). Como resultado, os intestinos relaxam. Isso é ainda mais comum naqueles que comeram uma refeição pouco antes do período da morte. Outro fator que pode contribuir para essa situação é a rapidez da digestão da pessoa. Esse caso é mais esperado nas pessoas saudáveis, que se alimentam continuamente e acabam tendo uma morte inesperada.

7. RIGOR MORTIS

Todos já ouviram falar de rigor mortis, ou até já encontraram um animal nessa situação. Esse é a ocorrência da morte mais famosa. Após morrer, o corpo não consegue reverter o processo de contração – ficando em um estado de rigidez. Na maioria dos casos, o processo começa entre uma e três horas após a morte, e começa a passa após 24 horas. Até as pálpebras passam por isso.

Já que afeta todos os músculos do corpo, por fazer o coração ficar maior, sêmen ser liberado e dar a aparência de susto ao cadáver.

6. LIVOR MORTIS

O livor mortis é a coloração roxo-avermelhada que aparece quando o sangue vaza para as partes dependentes do corpo. Isso não acontece nas áreas em que o corpo está encostado no chão ou recebendo pressão, porque os capilares estão comprimidos.

Isso ajuda a determinar a posição da morte e a presença ou ausência desses sintomas podem também ajudar a estipular a hora da morte. O processo começa geralmente uma a duas horas após a morte, e se torna permanente ou fixo entre seis e doze.

5. ALGOR MORTIS

O “sopro gelado” da morte: é a redução da temperatura corporal que ocorre após a morte. Isso acontece apenas se a temperatura ambiente for menor do que a temperatura do corpo no momento da morte.

O nível de resfriamento tem algumas variantes: localização do corpo (sombra ou sol), roupas e temperatura ambiente. Pessoas obesas tendem a esfria mais devagar do que crianças, que gelam rapidamente. Geralmente, demora 24 horas para o corpo ficar na mesma temperatura do ambiente.

4. TACHE NOIRE

Tache noire significa, literalmente, “ponto escuro”. É uma linha vermelho-escuro que se forma horizontalmente no globo ocular. Durante a vida, o olho é protegido pelas piscadas, mas após a morte ele perde essa proteção. Portanto, esse processo acontece naqueles que não têm as pálpebras fechadas no post mortem.

Similarmente, outras membranas mucosas como a língua acabam escurecendo, após uma exposição prolongada ao ar. Se o indivíduo se afogou, ou foi encontrado na água, o tache noire não estará presente.

3. REMOÇÃO DE FLUÍDOS

É um líquido vermelho e marrom, com cheiro muito ruim, que pode emergir da boca e do nariz. Geralmente é confundindo com dano cerebral ou sangue. Ele emerge como resultado de gases que se formam pelo corpo. Quando um gás é formado no estômago e intestinos, o abdome pode ficar tenso e distender. Consequentemente, esse processo pode fazer com que um fluído saia pela boca, vagina e nariz. Uma mistura similar com fezes pode sair do reto. Esse processo é importante para determinar a hora da morte, e em locais com clima muito quente, ele pode acontecer em menos de 24 horas.

2. PERDA DE PELE

Esse processo acontece principalmente com os dedos e unhas, formando aglomerados de pele. Isso ocorre como resultado de acúmulo de gases no pescoço, tronco e membros, podendo parecer que estão “obesos”. Quando esses gases ficam sob muita pressão, os tecidos finos começam a se desintegrar. Como a maioria dos outros processos, esse também pode ajudar a identificar a hora da morte.

1. MACERAÇÃO

Macerar é amolecer algo encharcando. Isso se refere aos fetos que morrem no útero, entre o sexto e o novo mês de gravidez. A decomposição nesse caso acontece de maneira diferente, decorrente da exposição prolongada ao fluído amniótico. O feto lembra um corpo encharcado de água. A pele parece queimada, quase saindo do corpo, e os ossos ficam moles e flexíveis. Se ficar tempo demais no útero, o crânio se parte e o cérebro fica liquefeito. No caso do feto ser retirado do útero, até 24 após a morte, entrando em contato com o ar, o processo passa a ser o comum, de putrefação.

Moraes Souza Filho desmente o acordo com Mão Santa e deixa transparecer o desejo de apoiar Joãozinho da Unimagem

O vice-governador Moraes Souza Filho, em entrevista à TV Cidade Verde, desmentiu a estória do acordo feito com Mão Santa, afirmando que há muito tempo não conversa com ele. O vice-governador falou da ideia de juntar todos os partidos que fazem oposição ao Prefeito José Hamilton e citou os nomes de Joãzinho Unimagem, Fernando Gomes, Paulo lages e o próprio Mão Santa como candidatos em potencial.
Moraes Souza Filho deixou transparecer o desejo de apoiar a candidatura de Joãozinho Unimagem, que ele mesmo intitula de "O novo".

Lei Seca – Multa para quem dirigir bêbado pode chegar a R$ 1.915,40.

Com o apoio do governo, a Câmara vai desmembrar o projeto que endurece a Lei Seca para votar, na semana que vem, somente a ampliação das provas de embriaguez dos motoristas.

Em relação às penalidades, outro texto, a ser votado posteriormente, dobra o valor da multa para quem dirigir sob efeitos de álcool, que hoje é de R$ 957,70. O projeto eleva a taxa a R$ 1.915,40 e mantém a suspensão do direito de dirigir por 12 meses, assim como o recolhimento da habilitação e retenção do veículo.

A decisão é uma resposta ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), que na semana passada decidiu que só o bafômetro e o exame de sangue podem atestar a embriaguez, excluindo provas testemunhais ou exame médico. As informações são da coluna “cotidiano”, da Folha.

PRF-PI inicia Operação Semana Santa

A Polícia Rodoviária Federal preparou mais uma operação para o feriado da Semana Santa. A ação que envolve delegacias de todo o Estado começa à zero hora desta quinta-feira, 5, e segue até a 23h59 do domingo, dia 8. A expectativa é que a fiscalização seja intensificada nas quatro rodovias monitoradas pelo órgão.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) convocou todos os policiais rodoviários que estariam de folga no período, e contará também com reforço de equipes de Teresina. A expectativa é que a fiscalização seja intensificada nas rodovias monitoradas pelo órgão.

A BR 343, onde ocorre a maior concentrações de veículos que procuram o litoral, receberá uma atenção especial com um maior número de viaturas e policias que farão a orientação dos motoristas.

A PRF-PI informa que as maiores infrações registradas no período estão relacionadas à combinação perigosa entre álcool e direção, condutores de motocicleta sem capacete e motoristas com excesso de passageiros dentro do veículo.

A dica que para quem vai pegar a estrada é que descanse bem, e, se for beber, deixar outra pessoa apta a pegar a direção sem consumir bebida alcoólica. Estas são algumas das recomendações dos policiais rodoviários.

Governo Federal quer impulsionar negócios na ZPE Parnaíba, diz Valor Econômico


O jornal Valor Econômico destacou o esforço desempenhado pelo Governo Federal para impulsionar as Zonas de Processamento de Exportação do Brasil. De acordo com a publicação, o governo Dilma Rousseff definiu as seis ZPE’s em que vê potencial para funcionar a partir do fim de 2014, e prepara uma força-tarefa para impulsionar os negócios.

A ZPE Parnaíba está entre as seis ZPE’s que merecem atenção especial do Governo Federal. A ZPE Parnaíba está em fase de implantação, as obras foram iniciadas e existem duas empresas com projetos industriais sendo analisados pelo Conselho Nacional de ZPE’s. A previsão é que em 2013 a ZPE Parnaíba esteja em operação, sendo assim a primeira ZPE do Nordeste a funcionar efetivamente.

O principal responsável pela política de "aceleração das ZPEs" é Gustavo Fontenele (na foto acima, ao lado de Mirocles Veras), que desde o ano passado é o secretário-executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, o CZPE é formado pelos ministérios da Fazenda, do Planejamento, de Integração Nacional, do Meio Ambiente e Desenvolvimento.

"Não faz mais sentido manter as regras dos anos 80. Quando as ZPEs surgiram, tinham também a função de trazer dólares, por meio das exportações, e auxiliar no equilíbrio do balanço de pagamentos", afirma Fontenele.

O Valor Econômico pontua algumas medidas tomadas pelo Governo Federal para impulsionar esses empreendimentos no país, como os esforços junto a prefeitos para que acelerem (ou retomem) as obras de infraestrutura, até interceder junto ao Senado para aprovar projeto que amplia de 20% para 40% o percentual do que é produzido numa ZPE que pode ser destinado ao mercado interno.

Público prestigia Procissão do Fogaréu em Parnaíba


O Grupo PES - Perseverantes do Espírito Santo e a ASCAP - Associação Sociocultural Amigos Perseverantes, promoveram no início da noite desta quarta-feira, dia 04, a procissão do Fogaréu, atividade artística que faz parte do espetáculo Paixão de Cristo de Parnaíba, que este ano completa 18 anos.

A procissão ocorreu logo após a Santa Missa realizada na igreja de São Sebastião. A cerimônia de abertura da “Procissão do Fogaréu” aconteceu no pátio com momento de reflexão e em seguida foi realizada a cena composta por personagens que fazem parte do Sinédrio, onde após receber as moedas, Judas conduz os soldados a Jesus que se encontra no jardim de Getsêmani, na encosta do Monte das Oliveiras onde acontece a famosa cena da traição de Judas.

A procissão passou pelas ruas Afonso Pena, Armando Burlamáqui, Samuel Santos, Av. 03 de maio e São Sebastião (retornando à igreja).

Os participantes carregavam lampiões, velas ou outros artefatos que deixavam bem iluminada a procissão que marca os instantes que antecede a prisão de Jesus. Os órgãos de segurança, como a Guarda Civil Municipal e SAMU estiveram presentes fazendo a cobertura.

Corpo de Bombeiros de Parnaíba recebe reforços na Semana Santa


O Corpo de Bombeiros do estado do Piauí vai reforçar as suas operações na região norte no período da Semana Santa.

Parnaíba, Luís Correia e cidades vizinhas contarão com todo o efetivo do Corpo de Bombeiros de Parnaíba que terá reforço de homens deslocados de Teresina para suprir o grande número de turistas que movimentam o litoral.

O corpo de bombeiros vem realizando um trabalho digno de aplauso, além da nossa cidade os homens do 2º batalhão de Bombeiros Militar em Parnaíba ajudam outras localidades que nem possuem este tipo de efetivo militar. Além de trabalhar no combate a incêndios e acidentes aquáticos, fazem parte também as ocorrências de transito em que vitimas se encontram nas presas às ferragens, atendimento pré-hospitalar, retirada de animais que estão ou que causam riscos a terceiros além de resgates das mais diversas naturezas que tornam a rotina destes homens imprevisível.

Novos equipamentos
Os Bombeiros atendem no número de emergência 193 para Parnaíba e através dos números (86) 3321 2543 ou 3321 1193 para outras localidades.

No ano de 2011 foram realizados mais de 10.500 atendimentos pelo Corpo de Bombeiros do Piauí. Em Parnaíba os Bombeiros contam com Caminhões de Água, Jet Ski, viatura Ranger Ford cabine dupla e equipamentos salva vidas inclusive em altura.



Reitor da Uespi descumpre ordem judicial para restaurar prédio do Curso de Direito em Parnaíba

No dia oito deste mês completam 11 meses que o Reitor da Universidade Estadual do Piauí(Uespi), Carlos Alberto Pereira, desobedece uma setença com tutela antecipada para cumprimento independente de pretensão recursal, assinada pelo Juiz de Direito Carlos Eugênio Macedo de Santigo, da 4ª Vara Cível, obrigando-o a promover imediata restauração e a reforma do prédio do Curso de Direito, situado à Avenida Presidente Vargas, centro de Parnaíba. A setença é resultado de uma Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer, cumulada com pedido de Tutela Antecipada movida pela Defensoria Pública do Estado do Piauí – Núcleo de Parnaíba, contra a Fundação Universidade Estadual do Piauí em face da situação considerada “deplorável”, da edificação.

A petição foi aceita pelo juiz em todos os seus termos, incluindo a tutela antecipada, obrigando a Uespi a restaurar o prédio imediatamente. A Instituição de Ensino Superior recorreu da sentença mas até hoje não iniciou as obras. O juiz Carlos Eugênio recebeu a defesa no efeito apenas devolutivo, o que reitera a obrigação da Uespi de iniciar os procedimentos legais para a restauração do prédio histórico, tombado pelo Iphan.




quarta-feira, 4 de abril de 2012

Joel Santana fala da maratona de jogos fora de casa.

(Divulgação - Flamengo)

‘Notícias do Flamengo’ - ''Para nós, todo jogo é importante, mas esse não tem volta. Se jogar bem, sabemos que temos condições de vencer. Mas pega numa semana difícil. Não estamos parando. Só jogamos fora, seja aonde for a viagem: Macaé, Volta Redonda... Levamos cinco horas, chegamos em casa às duas da manhã. Uma viagem daqui a Volta Redonda levou dez horas de ida e volta'', disse Joel Santana.

Ao comentar sobre a partida entre Lanús e Olímpia que acontece nesta terça, o treinador reagiu bem ao estilo ''Papai Joel''.
''Cara, quer saber? Não tenho nem vontade de ver. Vou sofrer à toa? Tenho que guardar energia para amanhã (quarta-feira)'', completou.

As informações são da coluna “Ataque”, de O Dia.

Silas Malafaia deve apresentar denúncias contra militância gay.

Lá vem bomba! O pastor assembleiano, Silas Malafaia, já está divulgando que o programa do próximo sábado, 7 de abril, estará imperdível, pois vai tratar de um tema ligado tanto aos evangélicos como aos católicos praticantes.
(Divulgação)
Malafaia vai falar sobre denúncias contra a militância gay, que segundo o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, quer instaurar no Brasil uma ditadura.

O pastor provavelmente vai falar dos inúmeros processos que moveram contra ele referente aos pronunciamentos contrários que faz ao comportamento homossexual. Como psicólogo, Malafaia já foi processado por falar contra a prática e quase perdeu seu registro.

*Com informações do portal Gospel Prime.
Após reunião com secretários no Palácio de Karnak, ficou decidido que os professores da rede estadual teriam um aumento de 22%.

O secretário de educação Átila Lira informou, durante reunião nesta terça-feira (03) com deputados estaduais, que o projeto enviado à Assembleia prevê reajuste de 22% para professores em início de carreira. O restante da categoria ficou com reajuste linear de 6%.

Grupo de Neto Escórcio vai lançar nome de consenso para prefeito de Murici dos Portelas

Neto Escórcio disse que aceita composição com outros grupos políticos de Murici dos Portelas que estão na oposição.

Vereadores da oposição juntamente com lideranças comunitárias e o ex-prefeito Neto Escórcio (PSB) reuniram-se no último final de semana na comunidade Pitombeira, zona rural de Murici dos Portelas, para tratar das estratégias para as eleições deste ano.

Será apresentado à população um nome de consenso para concorrer à prefeitura de Murici dos Portelas, com o apoio do grupo político comandado pelo ex-prefeito Neto Escórcio, deputado estadual Ismar Marques (PSB), deputados federais Osmar Júnior (PC do B), Júlio Cezar (PSD), governador Wilson Martins (PSB), vereadores de mandato e suplentes de vereador em Murici dos Portelas, tendo como conciliador, Tomaz Oliveira (PCdoB).

Neto Escórcio disse que aceita composição com outros grupos políticos de Murici dos Portelas que estão na oposição e entende que o mais importante é a necessidade de haver uma nova ordem no município.

Edição: Frank Cardoso

Raquitismo governamental

Pelo marasmo como vem se arrastando atualmente o governo do Piauí, leva-se a crer que não sairá da apatia com que vem atuando nas suas políticas públicas. O seu corpo administrativo está anêmico por não ver-se em nenhum lugar do Estado qualquer realização que venha realmente contribuir para o progresso do Piauí. E quando divulga que fez algum benefício para a sociedade, ao checar-se a informação, ver-se-á que o dado alardeado não condiz com a realidade, como ocorreu com as 181 escolas de tempo integral que estão longe da verdade no Estado do Piauí.

A primeira medida que se faz acreditar na grandeza de um governo é a escalação da sua equipe de trabalho. Um bom secretariado tem a obrigação de ser composto por pessoas realmente diferenciadas. Não tem outro jeito, pois neste quesito não há mágica nem mistério. Uma equipe eficiente, dinâmica, realizadora, não pode ser integrada por qualquer um. Os escolhidos têm de dominar o seu campo de atividade, pois além de se apresentarem com planos, programas e idéias inovadoras levam também os servidores dos seus órgãos a seguirem no mesmo ritmo, ou seja, de motivarem-se para criar novas perspectivas e gerar boas ações para o bem-estar de todos.

Mas não é o que se ver no atual governo. Pelo contrário, privilegia irmão e esposa para ocuparem lugar de destaque na administração em vez de profissionais de relevo que conquistaram os seus conhecimentos e adquiriram as suas experiências ao longo de uma vida dedicada ao aprimoramento teórico e prático dos seus ramos de proficiências. Outro erro comezinho reiterado na administração publica piauiense é o aproveitamento de algumas pessoas que já foram testadas e reprovadas em governos anteriores e por conveniência política do governante é novamente empurrado de goela abaixo da sociedade para gerir repartição pública que, assim, apenas demonstra total descaso com o patrimônio público estadual.

Outro fator importante. Num estado pobre como o nosso não pode de maneira alguma haver desperdício nem malversação dos recursos públicos. As verbas devem ser previamente planejadas nas suas destinações e rigorosamente aplicadas para atingirem producentemente os seus objetivos. Ao governante requer autoridade e diligência para comandar a equipe para evitar que se formem ilhas na administração direita, isto é, de que alguns chefes de pasta apliquem os recursos públicos de acordo tão-somente com os interesses eleitoreiros - como acontece vez por outra no Piauí -, visto que o governo é de todos e não propriedade dos que se encontram engalfinhados nos cargos públicos.

Realmente se fazer um bom governo não é fácil. Para se realizar um governo benfeitor não precisa ter muito dinheiro. É preciso apenas que se aja com competência e honestidade. E que todos os envolvidos tenham a consciência necessária de estarem à frente do bem comum e não fazerem o costumeiro no Estado, em que o setor público serve de trampolim para as ambições pessoais de alguns ocupantes dessas funções, ou melhor, daqueles que passam a buscar mandatos eletivos se utilizando da estrutura pública ou de outras benesses bancadas pelos escaninhos das ações governamentais.

Assim, no atual governo do Piauí alguns auxiliares estão mal colocados e por isso não se pode esperar muito deles. Mas a fraqueza é congênita, manifestou-se já no seu nascedouro. Pois completou dois anos, e só vai piorar. Governo diz logo a que veio no começo, ao iniciar-se fraco, pálido, continua com amarelidão até o fim. Este vai ser um governo que os piauienses só vão se lembrar para não ser copiado pela sua inapetência. O grande marco do atual governo é o incêndio da Secretaria de Saúde que, por estar em investigação por desvio de recursos pela Polícia Federal, pegou fogo e até agora a sociedade não sabe o que realmente aconteceu. Há quem diga que vai ser também marcado pela indicação da primeira-dama para conselheira do Tribunal de Contas do Piauí - que julgará as suas próprias contas, as do seu esposo-governador e as do seu cunhado da SDR -, e outras coisas do gênero. Como é difícil vitaminar um organismo estatal definhado!
Deusval Lacerda

Estádios da Copa estão dentro do cronograma, mas custos sobem

Custo da obra do Maracanã foi inflacionado desde seu início. Foto: ANGULAR FOTOGRAFIAS AÉREAS/Divulgação

Custo da obra do Maracanã foi inflacionado desde seu início
Foto: ANGULAR FOTOGRAFIAS AÉREAS/Divulgação

Cinco dos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014 estão com mais de 50% das obras concluídas a pouco mais de dois anos do início da competição, segundo levantamento do governo federal divulgado nesta terça-feira. Porto Alegre, com apenas 20% das obras executadas, é a sede mais atrasada.

» Quem está envolvido na Copa de 2014 merece levar um chute no traseiro?

O andamento de todas as obras é considerado "dentro do cronograma de trabalho estabelecido" pelo governo federal, apesar dos problemas enfrentados pelo Beira-Rio, que teve as obras retomadas apenas no mês passado após nove meses de paralisação por um problema entre o Internacional, dono do estádio, e a construtora responsável.

Além da capital gaúcha, Natal é a outra cidade-sede com mais trabalho a fazer pela frente. A Arena das Dunas tem 20,56% de suas obras realizadas e a previsão de conclusão é dezembro de 2013, apenas seis meses antes do início do Mundial.

Fortaleza (60,44%), Belo Horizonte (55%), Salvador (55%) Brasília (54%) e Curitiba (52%) são as cidades que já concluíram ao menos metade das obras de reforma ou construção para a Copa de 2014, segundo dados fornecidos por autoridades das cidades ao governo federal.

O Maracanã, palco da final da Copa e que passa por uma reforma completa, está com 39% da obra concluída, enquanto o estádio do Corinthians, que receberá o jogo de abertura do Mundial em São Paulo no dia 12 de junho de 2014, tem 30% das obras executadas.

Se o governo considera as obras dos estádios dentro do cronograma -ao contrário do que se vê nas obras de infraestrutura -, o custo total das construções das arenas mais do que triplicou em relação a previsão inicial de 2007, quando o Brasil foi oficializado como sede.

A estimativa oficial atual de R$ 6,7 bilhões (US$ 3,68 bilhões) está bem acima dos 1,4 bilhão de euros (US$ 1,87 bilhão) gastos pela Alemanha em seus 12 estádios para a Copa de 2006 e é mais que o dobro que o US$ 1,48 bilhão que a África do Sul gastou em 10 arenas dois anos atrás.

"Não entendo como um estádio no Brasil precisa custar R$ 500 milhões enquanto há exemplos de estádios construídos em outras partes do mundo com 40.000 ou 50.000 lugares que custaram menos da metade", disse Amir Somoggi, diretor da área de consultoria esportiva da BDO Brazil, uma empresa de auditoria.

Só a reforma do Maracanã vai custar mais de R$ 1 bilhão ao governo do Rio de Janeiro, num estádios que já tinha passado por reformas para o Mundial de Clubes da Fifa de 2000 e os Jogos Pan-Americanos de 2007.

A necessidade detectada somente durante as obras de construir uma nova cobertura para o estádio aumentou ainda mais os custos previstos para a reforma.

Outro problema é a utilização de alguns estádios após a Copa. Em Cuiabá, por exemplo, que não tem nenhum clube de expressão no futebol nacional, o novo estádio vai custar R$ 520 milhões para receber apenas quatro jogos da primeira fase da Copa.

Manaus está gastando mais de R$ 533 milhões numa nova arena, apesar de seu melhor clube estar apenas na quarta divisão do Campeonato Brasileiro.

As obras dos estádios tem financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com taxa de juros subsidiadas, de até R$ 400 milhões ou o limite de 75% do valor total da arena. O restante do valor é de responsabilidade dos donos dos estádios - em nove deles os governos estaduais.

Cristóvão acredita que atacar o Alianza Lima foi um erro do Vasco

A vitória do Vasco, por 2 a 1, sobre o Alianza Lima, fez o técnico Cristóvão Borges respirar aliviado na Libertadores e comemorar o modo como seu time suportou a pressão nos minutos finais do jogo. No entanto, o treinador não escondeu os pontos negativos encontrados na atuação de seu time e lamentou alguns erros cometidos por seus comandados.

Surpreendentemente, o técnico cruz-maltino apontou a ânsia de atacar o time peruano como uma falha no esquema tático do clube carioca. Segundo Cristóvão Borges, as condições desfavoráveis do gramado e a vantagem obtida no placar davam tranquilidade ao time e não exigiam uma postura ofensiva da equipe no segundo tempo.

"A gente podia ter controlado a partida melhor, mas começamos a acelerar o jogo de novo e isso foi um erro. Quando a gente conseguiu posse da bola, criamos várias oportunidades. O time deles viu os espaços abertos, veio para cima e fez um gol. A pressão que se seguiu é coisa natural do jogo", analisou o treinador vascaíno.

Contente com a liderança conquistada no Grupo 6, Cristóvão preferiu não traçar nenhuma meta antes do confronto entre Libertad e Nacional, nesta quarta-feira. O comandante carioca disse que todo o planejamento do time para as próximas rodadas do torneio internacional será feito após o resultado da partida, que poderá levar o Cruz-Maltino às oitavas de final de forma antecipada.

"A princípio, a gente vai esperar o resultado do Libertad e Nacional para ter uma definição. Nós queremos saber se vamos estar classificados no último confronto do grupo. Fora isso, vamos continuar aguardando o que será decidido no grupo para nós analisarmos as oportunidades que teremos em mãos", finalizou.

Câmara aprova piso salarial nacional para servidores da Saúde de Parnaíba

O Executivo de Parnaíba enviou para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores na noite desta terça-feira, dia 03, dois projetos de lei que objetivam a melhoria salarial dos profissionais do setor da Saúde.

O prefeito José Hamilton assinou o PL 3.582/12 que institui a conversão de percentual de gratificações em vencimento básico para as carreiras integrantes do quadro de pessoal do Fundo Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.

A mensagem destinada a casa relata que a proposta expressa uma implantação da política de gestão de pessoas e valorização profissional para o aperfeiçoamento e construção de um serviço público eficiente, eficaz e de qualidade social. “O projeto visa incorporar 50% do valor das gratificações já pagas ao seu vencimento básico, o que garante uma melhor aposentadoria ao servidor”, relata a mensagem do Executivo.

O outro projeto voltado aos profissionais de Saúde apreciado pelo Legislativo foi o 3.583/12 que trata do Plano de Cargos, Empregos, Carreiras e Vencimentos da categoria. Conforme relata a mensagem assinada pelo prefeito José Hamilton, foram realizados estudos por equipe formada pela Municipalidade, representantes dos servidores da Saúde e respectivos sindicatos.

“Dentre os benefícios, destacamos a regulamentação dos cargos e carreiras, além da definição da política de remuneração, instituição objetiva de critérios de promoção e remuneração. O PL objetiva também ajustar o piso salarial dos servidores e empregados da Saúde do Município de Parnaíba ao piso salarial nacional de cada categoria e a prorrogação da licença maternidade”, esclarece.

Os vereadores João Câncio Neto, Antônio Cardoso, Fernando Gomes, Gerivaldo Benício, Gustavo Lima e Neta Castelo Branco em suas falas elogiaram a vitória da categoria e a sensibilidade da Prefeitura de Parnaíba com os profissionais da Saúde.

“Ficamos felizes em votar mais uma vez em favor daqueles que trabalham arduamente no cumprimento de suas funções. Por esta casa já foi aprovado melhorias para a Educação, Contadores, Guarda Municipal e hoje nossos amigos da Saúde de Parnaíba”, lembrou o vereador Gustavo Lima.

A Câmara de Parnaíba realizou ainda uma segunda sessão extraordinária, sem vencimentos, para aprovar por unanimidade e em definitivo ambas as matérias.

Ascom CMP.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Academia de Polícia Militar em Parnaíba reabrirá suas portas dia 10 de abril

Reunião para o início dos cursos na academia | Foto: Relações Publicas da APM-PI
A Academia de Polícia Militar do Piauí na cidade de Parnaíba estará reabrindo suas portas com Cursos de Formação de Cabos e Sargentos, as aulas dos citados cursos irão iniciar dia 10 de abril.

Atualmente a Academia de Polícia Militar é comandada pelo Tenente-coronel Sá Júnior que anteriormente respondia pelas relações públicas da PM. Sá Júnior ao assumir o novo cargo dia 13 de março declarou que desejava abrir duas turmas para formação de cabos e sargentos, o que se concretizará no dia 10 de abril.

Tenente-coronel Sá Júnior | Foto: Ribamar Aragão
Hoje (02/04) foi realizada uma reunião pedagógica com os instrutores de Parnaíba dos cursos de cabos e sargentos, na quarta-feira (04) acontece uma reunião geral em Teresina com todos os instrutores da PM, foi o que confirmou a Tenente Alexandra Alves, relações públicas da Academia de Polícia Militar do Piauí.

A reportagem do Acesso343 também obteve a informação de que possivelmente no mês de maio a Polícia Militar estará convocando os 165 classificáveis do último concurso para soldado da PM. Em caso de convocação os novos alunos da PM irão passar por um curso de formação para atuarem no Ronda Cidadão em Parnaíba que deverá ser implantado ainda em 2012, as aulas do curso também ocorrerão na academia.

Por Gilson Brito
Fotos: Relações Públicas da APM-PI e Ribamar Aragão

Em Fim; Algo de bom para ver: Brasiliense divulga fotos do ensaio da 4ª musa do clube


O time do Brasiliense resolveu dar uma "animada" em seus torcedores e criou em seu site um espaço para suas musas.
Uma vez por mês, uma beldade estampa as páginas do site do clube em fotos sensuais e vídeos para lá de sugestivos.
Saiba mais:

Nome: Lilian Melo
Apelido: Lili
Data de Nascimento: 13/03/1982
Cidade e estado em que reside: Taguatinga
Signo: Peixes
Altura: 1,57 m
Peso: 58kg
O que mais gosta em seu corpo: Peitos
Homem bonito: Vin Diesel
Mulher bonita: Graciane Barbosa
Um lugar para namorar: Praia
Maior qualidade: Sinceridade
Maior defeito: Ansiosa
Não vivo sem: Comida
Hobby: Dançar
Atividade física: Musculação
Tem alguma rotina para manter a boa forma?
R. Nenhuma
O que um homem precisa ter para conquistá-la?
R. Caráter
Na sua opinião, qual o atleta que merece destaque?
R. Teco
Confira mais imagens de Lilian Melo↓

Pena Surf Nordeste Amador 2012 - Contagem regressiva para a etapa de abertura‏

Este ano em comemoração aos 10 anos do Pena Surf Nordeste Amador, a marca irá distribuir nesta primeira etapa Ipod´s para os campeões de todas as categorias e para os atletas que ficarem com a segunda colocação blocos Teccel. O evento também contará com uma excelente estrutura para os atletas e comissão técnica, transmissão de notas ao vivo com cabine independente, assim como a volta da somatória de duas notas.


Premiação da PRIMEIRA etapa:

1° Ipod + kit Pena + Troféu

2° Bloco Teccel + kit Pena + Troféu

3° Kit Pena + Troféu

4° Kit Pena + Troféu


--
Att.,

Comunicando Surf – Assessoria de Comunicação /
comunicandosurf@gmail.com
Jocildo Andrade – 85 9953-1008
Kelen Tostes – 85 8878-2811
Vanessa Vasconcelos – 85 9997-0417

Zé Filho prestigia Prêmio Prefeito Empreendedor

Na manhã desta terça-feira (03), o vice governador e presidente da Federação das Indústrias do Piauí - Fiepi, Zé Filho, participou do Prêmio Prefeito Empreendedor no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Piauí.

O prêmio contou com a presença do Governador Wilson Martins, do diretor superintendente do Sebrae, Mario Lacerda, da deputada Juliana Moraes Souza, do prefeito de Teresina Elmano Ferrer, e diretor administrativo financeiro do Sebrae, Ulysses Moraes.

O Prêmio Prefeito Empreendedor é uma realização do Sebrae e tem como objetivo reconhecer as boas ações desenvolvidas por gestores municipais em favor do surgimento e fortalecimento de micro e pequenas empresas.

Para o vice governador e presidente da Fiepi, o prêmio é uma iniciativa muito boa pois incentiva o prefeito piauiense a seguir os projetos vitoriosos e a dar importância ao planejamento em sua gestão. “O prêmio Prefeito Empreendedor é uma ideia do Sebrae muito arrojada, pois aqui podemos ver o quanto é acirrada a disputa e a qualidade dos projetos apresentados.

A solenidade de divulgação do resultado da etapa nacional do prêmio acontecerá no dia 15 de maio, em Brasília, durante a edição 2012 da Marcha dos Prefeitos.

Nesta fase serão premiados doze gestores municipais, sendo cinco vencedores na categoria Melhor Projeto, um de cada região do país; e mais sete na categoria Destaque Temático.

Concorreram ao prêmio prefeitos municipais de todo o país. Os projetos inscritos mostraram os resultados de ações de estímulo ao surgimento e desenvolvimento de pequenos negócios, e de modernização da gestão pública.

Copa-2014: Após polêmica, secretário da Fifa voltará ao Brasil

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, estará em Brasília no dia 11 de abril para audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em Brasília. Será a primeira vez que ele visita o país após o mal-estar criado pela polêmica frase de que o Brasil merecia "um chute no traseiro" pelo atraso nas obras para a Copa-2014.

Convidado pelo Senado, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, indicou o secretário como substituto. Ele dividirá a mesa com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, um dos que mais criticaram a entrevista de Valcke à imprensa francesa no mês passado. Também devem participar da sessão outros dirigentes da Fifa e do futebol brasileiro.
Depois do incidente, a Fifa chegou a suspender uma visita que Valcke faria ao Brasil. Em seu lugar veio Blatter, que conseguiu se reunir com a presidente Dilma Rousseff e pediu publicamente desculpas pelo caso, em nota oficial.
O secretário-geral é o cargo mais importante abaixo do presidente na Fifa e, historicamente, é o representante da entidade nas organizações dos Mundiais.
Valcke, porém, terá outro questão política para resolver. Na sexta-feira, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, reagiu a críticas de Blatter. No mesmo dia, em Zurique, o dirigente disse que "a bola está no campo deles agora para jogar. Queremos atos, e não mais só palavras".
A resposta da ministra foi dura. "Eu acho que o Brasil está fazendo o que deve fazer. Eu gosto mais da maneira como o COI [Comitê Olímpico Internacional] lida com o Brasil em relação às Olimpíadas. Vem aqui, discute conosco o andamento, os problemas, as boas situações e trabalha para resolver os problemas, e também não fica usando palavras demais", afirmou.

Bandido faz empresário refém e é morto em confronto com a PM, no Piauí

O empresário e a família foram feitos reféns dentro da residência onde moram em Novo Santo Antônio. Foto: Divulgação/PM-PI Um bandido identi...