quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Nota de Esclarecimento da Associação Comercial e Industrial de Luis Correia



NOTA DE ESCLARECIMENTO.

A associação Comercial e Industrial de Luís Correia; vem a público num primeiro momento; reproduzir o que reza o seu estatuto.

Art. 10 - A Associação Comercial e Industrial de Luís Correia é uma entidade civil de personalidade jurídica privada, sem fins lucrativos, voltada para o social e para o fomento do desenvolvimento sustentável de Luís Correia.

No dia 18/09/2012, esta Associação promoveu um DEBATE DEMOCRÁTICO na sede da Pousada Flores de Mandacaru. Não obstante o elevado grau de civilidade, educação e respeito mútuo entre os nobres Candidatos que; se comportaram em consonância com aquilo que se espera de uma pessoa que tem a aspiração de administrar este município; ainda há pessoas que em desacordo com a verdade, procura enlamear o nome desta Instituição Associativa.

É mister ressaltar aquilo que foi dito por este Presidente na abertura do debate: “A associação Comercial e Industrial de Luís Correia é apolítica”. Não temos partido, não temos candidato e só sustentamos uma bandeira; a do progresso. O pré-falado debate teve o intuito único de trazer ao Comércio local uma oportunidade de obter elementos de convicção para escolher aquele (a) que vai administrar o município pelos próximos quatro anos.

Em face do acima exposto; esta Associação informa que; os três candidatos, Senhora Adriane prado, Senhor Zequinha Machado e Senhor Francisco Araújo Galeno (Kim do Caranguejo) tiveram chance e tempo iguais em todas as rodadas. O tempo foi cronometrado por um Diretor da Associação e nenhum candidato foi tão instado para o cumprimento do tempo do que o candidato Kim do Caranguejo. No entanto, o referido candidato não demonstrou melindre e acatou as citadas advertências com educação e de forma respeitosa como não poderia deixar de ser.

Vale salientar que o Senhor Kim do Caranguejo, conforme o anunciado pelo Presidente durante o debate, não foi tratado como Prefeito e sim como candidato e como candidato se comportou. Portanto, não gozou de nenhum privilégio como alardeia um diminuto e despreparado grupo. Vale destacar que; nesse grupo consta uma figura que sequer assistiu o debate e ainda assim ousa falar mal do que não presenciou. É aquela figura que; “não leu o livro e não gostou”, o típico “Maria-vai-com-as-outras”.

Não seria justo deixar de frisar que o único a quem não foi feita uma única advertência, foi o candidato Zequinha machado.

E mais; os três candidatos foram bastante aplaudidos, ficando sobejamente caracterizado que; por ordem da Diretoria da Associação, foi permitida a entrada de parte da agremiação de cada candidato.

Quem tiver dúvidas acerca do ocorrido durante o debate, que obtenha cópia do vídeo de inteiro teor que está veiculado na internet e tire suas conclusões; avalie por si próprio se ouve favorecimento a quem quer que seja; se houve baixaria ou se teve conotação de armadilha para qualquer um dos candidatos.

Finalmente; àquele (a) que; por qualquer motivo se sinta prejudicado; que se expresse de forma direta, pública, verdadeira e fundamentada. Todos os candidatos que participaram do debate merecem e tem o respeito desta Instituição; sendo desarrazoado e despropositado se falar em baixaria, privilégio ao candidato Kim do Caranguejo ou armadilha para “a” ou “b”; até porque o Empresariado local não depende da bênção de qualquer candidato (somente de Deus), pois somos independentes. Partindo deste princípio, não é racional se dar crédito às bazófias e falácias de pessoas irresponsáveis.

Aos precursores da tentativa de macular a idoneidade da Associação Comercial e Industrial de Luís Correia; deixamos a seguinte frase:

Pessoas sábias falam de ideias; pessoas comuns falam de coisas; pessoas medíocres falam de pessoas!” (Platão).


Por:                                            PAULO AFONSO
         Presidente da ACI-LC


Parceria entre Codevasf e governo do Piauí fará demarcação do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba‏.

O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, que abrange uma área rica em biodiversidade, será contemplado nas ações de revitalização de bacias da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Em parceria com o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), a empresa coordenará serviços de demarcação topográfica, levantamento cadastral físico, agrícola e jurídico, bem como atividades de educação ambiental e comunicação social na região. O investimento é da ordem de R$ 4,5 milhões, recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Criado em 2002 através de decreto presidencial, o parque tem o objetivo de proteger as nascentes do rio Parnaíba, que abrange quatro estados brasileiros: Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins. Com a conclusão do projeto, prevista para acontecer em 12 meses, será possível visualizar concretamente os limites do parque e obter informações sobre ocupação da área, produção agrícola, entre outras. Outro resultado esperado é a conscientização da população local a respeito da necessidade de conservação do local, o que será viabilizado por meio de audiências públicas e cursos sobre meio ambiente.
O diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, José Augusto Nunes, ressalta a importância dessa iniciativa. “A demarcação do Parque Nacional das Nascentes é um grande passo no processo de revitalização do rio Parnaíba, não apenas pela preservação de uma área de relevante interesse ecológico, mas pelo simbolismo que esta representa”, afirma.
Além da Codevasf e da Semar/Piauí, que vão atuar no repasse e na gestão dos recursos e na fiscalização das atividades, essa iniciativa tem a participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que deverão orientar as ações de acordo com as exigências das normas ambientais. As competências de cada um dos órgãos nesse trabalho serão estabelecidas em um Acordo de Cooperação Técnica, que está sendo articulado.
A ordem de serviço para que a empresa vencedora da licitação inicie os trabalhos de demarcação do parque foi dada na última semana, durante audiência pública no município de Corrente (PI), pelo governador do Estado do Piauí, Wilson Martins; pelo diretor de Revitalização da Codevasf, José AugustoNunes, e pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, Dalton Macambira, na presença do presidente do ICMBio, Roberto Ricardo Vizentin.
Sobre o parque - Com uma área de aproximadamente 730 mil hectares, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba alcança os municípios de Gilbués (PI), São Gonçalo do Gurgueia (PI), Barreiras do Piauí (PI), Corrente (PI), Alto Parnaíba (MA), Formosa do Rio Preto (BA), Mateiros (TO), São Félix do Tocantins (TO) e Lizarda (TO). Sua fauna é bastante diversificada, com mais de 60 espécies de mamíferos e 211 espécies de aves. Muitos desses animais estão ameaçados de extinção, como porco-do-mato, veado-campeiro, jaguatirica, onça-pintada, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, gavião-real, arara-azul-grande e beija-flor-de rabo-branco. A vegetação predominante é o cerrado.

Com informações da Semar/Piauí
Crédito da imagem: Banco de Imagens - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

 





Dr. Hélio reune uma grande multidão no Barro Vermelho


A cada reunião que acontece, a multidão aumenta e demonstra que já escolheu o seu prefeito para os próximos 4 anos. Dr. Hélio é o candidato que mais cresce e que mais recebe apoio de lideranças da cidade de Ilha Grande. A reunião contou, mais uma vez, com a presença do Dr. Osvaldo que durante o seu pronunciamento se colocou à disposição de Dr. Hélio para trabalhar não só no Barro Vermelho como já faz hoje, mas em todos os postos de saúde da cidade. Dr. Hélio disse que uma de suas prioridades será resolver o problema da água naquele localidade, que vive um drama constante com a falta de água e o descaso das autoridades.

Fonte: Asscom

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Maranhão recebe 8ª SR e novas ações da Codevasf são anunciadas no estado

“Hoje é dia de festa, porque São Luís faz 400 anos e trazemos um presente para o Maranhão, que é a instalação da Codevasf. A partir de hoje, Maranhão, Brasília e Ministério da Integração estão mais próximos e integrados”. A frase do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, deu o tom à inauguração da 8ª Superintendência Regional (SR) em São Luís (MA), na manhã desta segunda-feira (24), num evento no Palácio Henrique De La Rocque que contou com as presenças do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra,  da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e em que novas ações foram anunciadas para o estado: o projeto dos diques maranhenses e o plano de recursos hídricos das bacias do Itapecuru e Mearim.
O descerramento da placa de inauguração abriu a solenidade, e em seguida o ministro e o presidente da Codevasf assinaram o termo dando posse ao superintendente João Batista Martins, que assume a nova SR. Em seu discurso de posse, João Martins destacou o empenho das autoridades para que fosse instalada a superintendência no Maranhão. “Nosso desafio é fazer com que a empresa seja catalisadora de oportunidades. Assumimos um compromisso público para trabalhar para a execução de projetos e programas, contribuindo para o desenvolvimento do estado. Maranhão não é pobre, é nobre”, concluiu.
Os diretores da Codevasf e o secretário de Agricultura, Agropecuária e Pesca do estado, Cláudio Azevedo, também prestigiaram a inauguração da 8ª SR, entre outras autoridades.
O ministro da Integração Nacional desejou boa sorte ao superintendente e ressaltou que a Codevasf é referência na promoção do desenvolvimento regional. Ele lembrou que a presidenta Dilma Rousseff deposita grande confiança na Companhia, responsável pela execução de programas como o Água para Todos, que oferece acesso a água tratada para que as famílias do semiárido brasileiro tenham melhor qualidade de vida e possam produzir.
Fernando Bezerra destacou ainda que trazer a Codevasf para o Maranhão foi uma luta de muitos. ¨É um passo importante para promover o desenvolvimento do Maranhão. A Codevasf vai proporcionar um novo tempo para o estado”, disse o ministro, anunciando que o projeto dos diques maranhenses, uma grande obra estruturante, deverá figurar entre as ações a serem tocadas pela Codevasf no estado. “Já recebemos os projetos e vamos tratar de lançar licitação ainda este ano, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento”, acrescentou.
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, observou que a Codevasf já atuava em 36 municípios do estado e agora vai trabalhar em 149. Ele desejou sorte e sucesso ao superintendente que chega e ressaltou que não faltará apoio. “A Codevasf é o maior braço executor do ministério da Integração, e temos então um compromisso grande com a comunidade. Agora poderemos atuar mais de uma forma sistêmica e enérgica¨, frisou. Elmo Vaz ressaltou ainda a importância de se criar um Centro de Estudos Pesqueiros de Aquicultura, devido à vocação do estado, e disse que já está em fase de licitação um plano de recursos hídricos das bacias do Itapecuru e Mearim.
Encerrando o evento, a governadora Roseana Sarney agradeceu o esforço das autoridades em comparecerem durante o aniversário de 400 anos do Maranhão. Ela ressaltou que a presença do ministro é a demonstração da importância da instalação da Codevasf. “Há anos aguardamos esse momento, que vai representar mais dinamismo em nossas parcerias. Meu desejo é que essa parceria represente mais benefícios para nossa gente”, disse.
Antes da solenidade, as autoridades estiveram no Palácio dos Leões, no centro histórico da cidade, para um encontro com a governadora, e em seguida visitaram as instalações da Codevasf no bairro Calhau.
Participaram da comitiva José Augusto Nunes, diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Guilherme Almeida, diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, José Solon de Oliveira, diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Lucivane Freitas, gerente-executiva de Gestão Estratégica, o superintendente da 7ª Superintendência Regional em Teresina (PI), Valdiney Amorim, entre outras autoridades.
 
Estrutura - Inicialmente, a 8ª Superintendência Regional da Codevasf ocupará um prédio provisório no bairro Calhau. O edifício definitivo, que fica no centro de São Luís, foi cedido pelo Ibama e passa por obras de adequação à instalação da equipe. A criação dessa nova superintendência vai impulsionar as ações nos 149 municípios do Maranhão que fazem parte das bacias Itapecuru, Mearim e parte maranhense do rio da Bacia do Parnaíba. Para a fase de implantação, a equipe deverá ser composta inicialmente por até 23 profissionais de forma a atender aos seguintes requisitos: Superintendência, Gabinete e Assessorias; Gerência Técnica e Gerência de Administração e Planejamento.

Ações no Maranhão - Na área de esgotamento sanitário, são R$ 99,3 milhões – recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) -, que a Codevasf está aplicando para beneficiar 75.366 maranhenses que habitam zonas urbanas de municípios com população de até 50 mil habitantes, uma ação que promove a melhoria das condições sanitárias locais, a conservação dos recursos naturais e a eliminação de focos de poluição, entre outros benefícios. Nesse primeiro momento, as ações referem-se à Bacia do Parnaíba.
No âmbito do programa Água para Todos, o investimento previsto até o final desse ano é de R$ 21 milhões para instalação de 4.302 cisternas, que têm capacidade para armazenar até 16 mil litros de água e irão beneficiar, numa primeira etapa, 21.510 maranhenses, propiciando às populações melhores condições para enfrentar os longos períodos de estiagem armazenando a água da chuva captada dos telhados das casas. Até o momento já foram instaladas 749 cisternas nos municípios de Matões do Norte, Cantanhede, Codó e São Mateus.
Além disso, a Codevasf tem recursos já empenhados de cerca de R$ 26 milhões para obras de infraestrutura - como pavimentação asfáltica, estradas vicinais, barragens e açudes, entre outras -, provenientes de emendas parlamentares de 2011 e 2012, que deverão beneficiar aproximadamente 183 mil habitantes de 19 municípios.

Arranjos Produtivos Locais (APLs) - O estado do Maranhão receberá ações do Plano Brasil Sem Miséria, por meio do Programa Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária, que visa à inclusão produtiva da população em situação de vulnerabilidade social e de pequenos produtores. O Programa é uma ação do governo federal coordenada pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional e com execução pela Codevasf em sua área de atuação.
Para tanto, a Companhia tem identificado linhas de ação que visam à exploração das potencialidades e vocações regionais, organização dos processos produtivos e de comercialização, valorização do capital humano e da governança local, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) coordenada pelo Ministério da Integração Nacional. Serão projetos voltados para a estruturação dos Arranjos Produtivos Locais(APL), trabalhando a agricultura familiar, perímetros irrigados, apoio a jovens rurais, aumento da produção e produtividade, capacitação de técnicos e agricultores familiares, inseridos no Programa Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária.
A principal estratégia é identificar as necessidades do indivíduo e/ou associações (o apoio poderá ser individual ou coletivo) e a vocação produtiva regional para, então, fomentar as atividades produtivas, por meio do fornecimento de equipamentos, máquinas, materiais, insumos, estruturas coletivas, estrutura logística, capacitação e kits de produção integrados com o Programa Água Para Todos.
O objetivo é incentivar as práticas associativas e a integração deste pequeno produtor às cadeias produtivas. O APL é caracterizado por ter um número significativo de empreendimentos no território e de indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante, que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de governança, podendo incluir pequenas, médias e grandes empresas. As atividades produtivas a serem trabalhadas inicialmente são: apicultura, aquicultura, fruticultura, ovinocaprinocultura, mandiocultura, agricultura familiar, bovinocultura, avicultura e economia criativa, além de pequenos sistemas de irrigação com ênfase em segurança alimentar e atividades agropecuárias gerais.


Mais informações: www.codevasf.gov.br
Contato: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional

Diretores da ZPE Parnaíba visitam Porto e ZPE de Pecém

O treinamento intensivo em implantação, gestão e promoção de Zonas de Processamento de Exportação realizado durante a semana passada, em Fortaleza, para os gestores das ZPEs do Brasil rendeu resultados positivos para ZPE Parnaíba.
Os participantes do evento visitaram o Porto e a ZPE de Pecém. Segundo o presidente da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras, lá foi possível verificar a logística e a fase de implantação que se encontra a ZPE do Ceará.
Durante a programação do evento, os diretores Mirocles Veras, Dinarte Porto e Márcio Gomes reuniram-se com o presidente da Federação Mundial de Zonas Francas –FEMOZA, Juan Torrentes, e o presidente da Associação Brasileira de ZPEs - ABRAZPE, Helson Braga.
“O presidente da FEMOZA colocou-se à disposição da nossa ZPE para qualquer consulta que queiramos fazer. É fundamental essa aproximação com a Federação, pois eles possuem um conhecimento amplo e de sucesso no mundo todo com as Zonas Francas. Queremos repetir essa fórmula vitoriosa no Piauí e no Brasil”, frisou Mirocles Veras.
Entre as ações desenvolvidas durante o treinamento está o agendamento da visita dos técnicos da Receita Federal que compõem a Comissão de Alfandegamento da ZPE Parnaíba. A equipe deve visitar Parnaíba no mês de novembro.

Larissa Gomes
Assessora de Comunicação

Dr. Hélio realiza Mega Carreata na Ilha Grande‏


Aconteceu no sábado 22/09 a Mega Carreata do candidato do PSD 55 Dr. Hélio na cidade de Ilha Grande. O grande número de pessoas presentes no evento impressionou a todos e esta já está sendo considerada a maior carreata da história política da cidade. Nunca na história de Ilha Grande houve tantas pessoas seguindo um candidato pelas ruas da cidade como aconteceu neste sábado. A carreata que começou nos Tatus e terminou no centro da cidade contou também com a presença do Deputado Federal e presidente estadual do PSD Dep. Júlio César, que reafirmou seu compromisso com a cidade e com a futura administração do Dr. Hélio como prefeito. Em seu discurso, o Deputado Federal disse ainda que já neste ano garantirá a verba necessária no orçamento da união para a construção de um ginásio poliesportivo na cidade bem como disponibilizará os recursos necessários para a implantação do Programa Bolsa Família Mais. Estes dois projetos já estão no programa de governo de Dr. Hélio e poderão ser executados já de imediato no primeiro ano de sua gestão. Ilha Grande está de parabéns. Que a população faça a melhor escolha no dia 07 de outubro e vote em favor do progresso e do desenvolvimento que sempre foi negado pelos gestores que passaram pela prefeitura nestes seus 16 anos de emancipação política.

Ladrões arrombam restaurante em Luís Correia

Na noite de ontem Ladrões ainda não identificados, arrombaram um restaurante especializado em Sushi que fica localizado na Avenida Piauí e...