segunda-feira, 4 de março de 2013

Começa o recadastramento biométrico em Parnaíba

Os aniversariantes do mês de março já podem procurar o Fórum Eleitoral de Parnaíba para realizar o recadastramento biométrico. A campanha que começa hoje (01/03) vai até o dia 31 de março do ano que vem. O início oficial dos trabalhos ocorreu esta manhã com a presença do prefeito Florentino Neto, do vice Chagas Fontenelle, vereadores e autoridades do órgão.
A meta do Tribunal Regional Eleitoral é cadastrar até 2017 cerca de 700 mil eleitores. Em Parnaíba a meta deverá ser alcançada até 2014 com o recadastramento de 97.288 eleitores, sendo possível uma próxima eleição no mesmo ano 100% biométrica. Para atender satisfatoriamente a esta demanda o TRE está disponibilizando 13 stands de atendimento com técnicos em biometria.
Na primeira etapa do atendimento o eleitor passará por uma triagem para verificação de documentos e pendências com a Justiça Eleitoral. Após este processo ele receberá uma senha onde deverá se dirigir à sala de biometria. O eleitor irá cadastrar todos os dedos das mãos e tirar uma foto. Ao fim do atendimento de aproximadamente 15 minutos, o cidadão receberá um novo título eleitoral.
Além da segurança no processo eleitoral, a biometria irá contribuir com o compartilhamento de informações junto ao banco de dados da Polícia Federal. Segundo o Desembargador Corregedor do TRE, José de Ribamar Oliveira, o país pode se orgulhar do sistema inédito e de alta tecnologia que está sendo implantado.
Para se recadastrar o eleitor deverá ir ao Fórum Eleitoral NO MÊS DE SEU ANIVERSÁRIO portando o título eleitoral original, assim como cópia e original da identidade, CPF, certificado de reservista (sexo masculino) e comprovante de residência atual. No caso de transferência de título, o comprovante de residência deverá ser de 3 meses antes da data de seu comparecimento ao cartório.
O eleitor também poderá agendar o dia e a hora de seu atendimento pela INTERNET, no endereço http://www.tre-pi.jus.br. Quem não comparecer terá seu título eleitoral cancelado.
O Fórum Eleitoral está localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 363. O atendimento nos dias úteis é das 7h às 14h.

SESAPI lança edital para Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da diretoria de Unidade de Gestão de Pessoas (GUGP) e da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (SUS), tornou público o edital de seleção para a contratação de instrutores de aula presencial para o curso técnico em Agente Comunitário de Saúde. Os profissionais deverão atuar nos Territórios da Planície Litorânea, Carnaubais, Vale do Guaribas e Tabuleiro do Alto Parnaíba.
Em Parnaíba as inscrições começaram hoje (04) e vão até sexta-feira (08) na sede da Regional de Saúde, localizada na Rua Melvin Jones, nº 1327, bairro Rodoviária (próximo a rua Ceará). O horário de atendimento é pela manhã a partir das 8h.

Parnaíba contará com um parlamentar na Assembleia Legislativa

Alex Ramos Farias
Com posse marcada para até o fim desta semana, o suplente de deputado estadual, Deusimar o Tererê, que obteve em 2010 uma expressiva votação de 16.006 votos, sendo por duas vezes o candidato mais votado em Parnaíba, revelou o nome do sobrinho, o bacharel em direito, Alex Ramos Farias seu representante e articulador político de assuntos para região norte do estado, inclusive, Alex deverá ser o chefe de gabinete do parlamentar na Alepi. 
Deusimar Tererê assume mandato até o fim da semana, com a saída de Edson Ferreira para assumir a pasta da mineração, já que o vereador Joninha não trocará o mandato de 4 anos na câmara municipal de Teresina por um ano como deputado. Nesse caso o bola da vez será Tererê.

STF decide que piso nacional dos professores vale a partir de abril de 2011

Os estados deverão pagar salários retroativos desde abril de 2011. Lei que criou remuneração é de 2008, mas foi validada pelo STF em 2011.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27) por maioria, oito votos a um, que o piso nacional de salário do professor deve ser pago pelos estados a partir de 27 de abril de 2011, data em que o próprio Supremo considerou constitucional a lei que estabeleceu a remuneração básica.

Promulgada em 17 de julho de 2008, a norma estabelece que nenhum professor da rede pública pode receber menos que o piso nacional para uma carga horária de até 40 horas semanais. Para 2013, segundo o Ministério da Educação, o valor do piso é de R$ 1.567.

A decisão foi tomada no julgamento de recursos apresentados pelos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará, que alegaram que não tinham condições financeiras de pagar os valores retroativos.

Leia mais no G1

Duas indústrias de cerâmica estão sendo construída em Buriti dos Lopes

Ambas devem gerar cerca de 150 empregos. As produções serão vendidas para diversos centros urbanos.

Já estão em fase avançada as obras de construção e de preparação do terreno onde estão sendo implantadas duas novas indústrias de cerâmica no município de Buriti dos Lopes. Com essas, são mais empresas do tipo a se instalar no município através da iniciativa privada. No município já está em funcionamento três empresas de cerâmicas no povoado Estreito gerando dezenas de empregos diretos e indiretos.

A duas novas indústrias são de renome no estado do Piauí e produz uma variedade de telhas, além de diversos tipos de tijolos. Ambas devem gerar cerca de 150 empregos. As produções serão vendidas para diversos centros urbanos.

A Prefeitura de Buriti dos Lopes, através do prefeito Bernildo Val vem apoiando as construções como forma de incentivar o crescimento do pólo cerâmico no município e o aumento na oferta de vagas no mercado de trabalho para os buritienses. Mesmo antes de assumir o comando do município de Buriti dos Lopes, Bernildo já havia iniciado conversas com os empresários no sentido de que as indústrias fossem instaladas dentro do município.

A expectativa do prefeito é que a abertura de um pólo cerâmico em Buriti dos Lopes irá possibilitar a abertura de novos postos de trabalho, absorvendo trabalhadores que não estão na ativa. As duas novas indústrias estão sendo construídas nas proximidades do povoado Desafio, as margens da PI-211.



Prefeitura de Buriti dos Lopes recebe mais dois ônibus escolares

O prefeito Bernildo Val nos informou que a Prefeitura ainda vai receber mais ônibus durante esse mês de março.

Prefeito Bernildo Val
O prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val (PR) recebeu no início da tarde desta sexta-feira (01), mais dois ônibus escolares provenientes do ‘Caminho da Escola’ programa este do Governo Federal. A chegada dos ônibus vai ajudar no custeio do transporte escolar do município.

Com a chegada desses dois novos ônibus, ao todo já são quatro adquiridos somente neste início de ano depois que o novo prefeito assumiu o comando do município. Bernildo nos informou que a Prefeitura ainda vai receber mais ônibus durante esse mês de março.

Diferente dos dois ônibus que o município recebeu mês passado, esses dois tem capacidade para transportar até 50 alunos sentados. Bernildo Val voltou a ressaltar a importância dos ônibus no dia a dia dos alunos, uma vez que é necessário que seja oferecido o máximo de conforto a quem se desloca todos os dias de suas casas em busca de conhecimento.




Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Secretaria das Cidades cadastra projetos na Funasa e Caxingó está na lista

A Secretaria das Cidades do Piauí concluiu 100 projetos na área de saneamento básico (50 de abastecimento de água e 50 de esgotos) para 50 cidades.
O secretário estadual das Cidades, Merlong Solano, esteve em Brasília no dia 21 de fevereiro, para acompanhar a tramitação dos projetos cadastrados na Fundação Nacional de Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde. Ao todo, são 24 projetos. É que a Funasa está recebendo propostas de solicitação de recursos para ações de saneamento básico nas áreas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. O Estado do Piauí, através da Secretaria das Cidades, já cadastrou 24 propostas.

Acompanhado do senador Wellington Dias (PT-PI) e do deputado federal Jesus Rodrigues (PT-PI), ele foi recebido pelo presidente da Fundação, Gilson Queiroz. (FOTO ABAIXO)



Na área de esgotamento, o edital prevê o fomento à implantação, ampliação e melhorias de sistemas de coleta, tratamento e destino final de esgotamento sanitário visando o controle das doenças e outros agravos, assim como contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

A Secretaria das Cidades do Piauí concluiu 100 projetos na área de saneamento básico (50 de abastecimento de água e 50 de esgotos) para 50 cidades, como Caracol, Anísio de Abreu, Barras, Belém do Piauí, Caxingó, Hugo Napoleão, São Julião, União, dentre outras. Merlong Solano também solicitou a inclusão de mais 12 cidades por meio de aditivo. “O edital continua aberto e as prefeituras adimplentes podem pleitear recursos para elaborar projetos e executar obras”, explica.

Prefeitura de Murici dos Portelas distribui sementes para agricultores

O prefeito Dr. Ricardo Sales (PPS), vice-prefeito Zeca Tote (PMDB) e o secretário de Agricultura do município Fabiano Santos, fizeram questão de está presente no momento da entrega.

Prefeito Ricardo e vice Zeca Tote
A Prefeitura Municipal de Murici dos Portelas, através da Secretaria de Agricultura entregaram na última quinta-feira (28), sementes de feijão e milho para os agricultores realizarem suas plantações, uma vez que o período invernoso já chegou ao município. As entregas fazem parte de uma parceria que envolve o município, SDR e EMATER.

O prefeito Dr. Ricardo Sales (PPS), vice-prefeito Zeca Tote (PMDB) e o secretário de Agricultura do município Fabiano Santos, fizeram questão de está presente no momento da entrega. O prefeito afirma que buscará parcerias tanto com o Governo Estadual como o Federal para melhor atender a população.

Segundo informações repassadas ao Portal Boca do Povo, o prefeito municipal tem se esforçado para estar atendendo minimamente aqueles agricultores que não tem condições de comprar semente para plantar, sem falar que neste momento o preço do feijão e milho está um pouco ‘salgado’ e aqueles que não podem comprar o poder público municipal está chegando com essa ajuda.

O prefeito Dr. Ricardo fez questão de fazer as entregas

Dezenas de agricultores compareceram ao prédio da EMATER

Sementes de milho

Dezenas de quilos de feijão que foram distribuídos 
  Fotos: Francisco Chagas

Deputado Jesus Rodrigues visita prefeita Rita Sobrinho em Caxingó

Foi uma visita que deverá render bons ‘frutos’ para a população caxingoense, e o deputado aproveitou mais uma vez para se colocar a disposição para trabalhar por Caxingó em Brasília.
A prefeita de Caxingó, Rita de Resende Sobrinho (PT) recebeu em sua residência na noite de ontem, sábado, 03,  a visita do deputado federal Jesus Rodrigues (PT), que veio saber de perto a real situação que a prefeita recebeu o município no último dia 1º de janeiro e anunciar que está conseguindo algumas emendas parlamentares para a cidade.

Vice-prefeito Pedro Brito, deputado Jesus, prefeita Rita e ex-prefeito Nato Sobrinho
Foi uma visita que deverá render bons ‘frutos’ para a população caxingoense, e o deputado aproveitou mais uma vez para se colocar a disposição para trabalhar por Caxingó em Brasília. Jesus falou do programa Minha Casa, Minha Vida que deverá beneficiar a zona urbana e rural, além de dizer que está realizando esforços para conseguir uma máquina para perfuração de poços. A máquina seria doada ao município, o que poderá enfim acabar com a escassez d’água na região.

Várias reivindicações foram feitas ao deputado, tanto pela prefeita, como por vereadores que estavam presente. Participaram da reunião além da prefeita Rita, o vice-prefeito Pedro Brito (PTB), ex-prefeito Nato Sobrinho (PT), vereadores Renato Cajazeiras (PT), Renato Filho (PT), Raimundo Oliveira (PMDB), Carlinho Maricota (PTB) e Zé dos Remédios (PTB), além de secretários municipais.

Prefeita, vice e vereadores da ala governista ao lado do deputado
Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Homem é ferido nas nádegas ao sentar-se em agulha de crochê em Buriti dos Lopes

A vítima deu entrada no Pronto Socorro Municipal de Buriti dos Lopes e foi removida para o Pronto Socorro Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba numa ambulância do SAMU.
O mototaxista Valdenir Alves Soares, 45 anos, residente na Av. Francisco Borges dos Santos, nº 946, bairro Mutirão na cidade de Buriti dos Lopes, feriu-se com uma agulha de crochê nas nádegas no início da noite de sábado (03), ao chegar em casa logo após o trabalho. O acidente aconteceu quando Valdenir sentou-se numa cadeira e não percebeu que tinha uma agulha de crochê, sendo espetado imediatamente nas nádegas.

A vítima deu entrada no Pronto Socorro Municipal de Buriti dos Lopes e foi removida para o Pronto Socorro Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba numa ambulância do SAMU onde foi feita a retirada da agulha.


  Fonte: Blog do Yuri Gomes

Na ânsia de ser prefeito da cidade Dr. Hélio arrasta o governo para dentro de Parnaíba

Campanha pelo voto Leis de reconhecimento da utilidade pública de entidades sociais em geral servem apenas para que se saiba da existência d...