sábado, 20 de julho de 2013

Vereador Roberto Candeira, quer a emancipação da Coroa de São Remígio

O Presidente da Câmara Municipal da Cidade de Buriti dos Lopes, Roberto da Coroa. Está aproveitando a presença dos Deputados Federal Júlio César e da Deputada Estadual Juliana Moraes Souza para reivindicar a criação do projeto de Lei para a emancipação política da localidade Coroa de São Remígio.
Comunidade localizada à 48 quilômetros da cidade de Buriti dos Lopes, pois a localidade conta com grande infraestrutura; 3 escolas de nível fundamental e médio, uma creche, posto de saúde, praça, igreja, posto de gasolina, avenida principal e ruas calçamentadas e com a quantidade suficiente de habitantes para pleitear a transformação em cidade.
Ao todo compõem o futuro município 3 assentamentos, 8 pequenos povoados que junto com a sede (Coroa de São Remígio) devem somar mais de 9 mil habitantes. Por isso o vereador Roberto Candeira vem pedindo que a sua localidade passe a ser cidade.

Todos os 11 prefeitos da Planície Litoranea comparecem a reunião com o representante da FUNASA, em Buriti dos Lopes nesta manhã.

Todos os 11 prefeitos da Planície Litoranea compareceram a reunião com o representante da FUNASA, em Buriti dos Lopes nesta manhã.
A principal reivindicação é a água tratada para todas as cidades. Os representantes das cidades Florentino Veras de Parnaiba, Vânia Ribeiro de Cajueiro da Praia, Ricardo Sales de Murici dos Portelas, Rubens Vieira de Cocal, Herbert Silva de Ilha Grande do Piauí, Apolinário Costa de Bom Princípio do Piauí, Rita Sobrinho de Caxingó, Adriana Prado de Luis Correia, Manoel Pacheco de Caraúbas, Fernando de Cocal dos ALves e o anfitrião Bernildo Val de Buriti dos Lopes.
Nesta manhã o Vice-governador Moraes Souza Filho, o Deputado Federal Julio César e a Deputada Juliana Moraes Souza, estão escutando os pedidos dos prefeitos, que pedem também esgotamento sanitário de suas cidades. O evento está acontecendo no CIEFI.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cocal: Policia Militar realiza blitz e apreende sete motos.

Policiais Militares lotados na 2ª CIA do 2º BPM de Cocal, sob o comando do Cap. Bernardo realizaram na noite desta terça-feira (16/07), uma blitz em várias ruas e avenidas da cidade, onde foram apreendidas (07) sete motocicletas.

O principal motivo das apreensões foi o não uso do capacete. O objetivo das blitz é fiscalizar e incentivar quanto ao uso dos equipamentos de segurança (capacete e cinto de segurança), assim como fiscalizar o uso de escapamentos adulterados e inibir menores de idade que conduzirem carros e motos. Combatendo principalmente os abusos dos motoqueiros que abusam da velocidade e não cumprem as leis de transito.
As motos apreendidas estão no patio da Delegacia de Policia Civil de Cocal,e só serão liberadas quando os proprietários apresentarem toda a documentação da mesma e for feito um Termo Circunstancial de Ocorrência – (TCO) pelo Delegado da cidade e posteriormente encaminhado para a Justiça local, onde transforma o TCO em uma pena de acordo com o entendimento do representante do Ministério Publico(Promotor). Caso os proprietariados dos veículos apreendidos não compareçam com a documentação exigida, os veículos serão encaminhados para o patio do DETRAN em Parnaíba-PI.
 
fonte: Blog do Coveirinho

Prefeitura de Cocal realiza etapa municipal do Programa Atleta na Escola.

A Prefeitura de Cocal, através das Secretarias de Educação, Esporte e Cultura do Município, realizou na manhã desta quarta-feira (17/07), nas proximidades da Praça de Eventos, Centro da cidade, a 2ª Fase Municipal do Projeto Atleta na Escola. Trata-se de um programa do Ministério dos Esportes e da Prefeitura de Cocal que tem como objetivo revelar atletas para competições de alto nível, como as Olimpíadas de 2016. O projeto conta com duas modalidades, em que os melhores atletas classificados vão representar o município na fase regional da disputa, que acontecerá em Parnaíba.

O evento contou com a presença da Secretaria de Educação do Município- Profª Raimundinha Albuquerque, além de diretores professores e alunos das escolas municipais e estaduais da rede de ensino. 
O Prefeito de Cocal- Rubens Vieira destacou que esse projeto de formação esportiva tão bem coordenado pelo Ministério dos Esportes, foi abraçado pela Prefeitura de Cocal, por seu caráter de formação de jovens atletas. Pois o objetivo é incentivar a pratica esportiva na escolas, além de desenvolver e fundir valores, que só a educação ao lado do esporte consegue e tem esse poder de formar cidadãos melhores.

Nesta quarta-feira (17/07), a disputa foi a corrida de 75 e 100 metros, com as categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. A Secretária de Educação- Profª Raimundinha Albuquerque afirmou que o objetivo de Cocal em apoiar esse projeto é o de revelar jovens atletas com potencial para representar nosso estado e o país em competições de alto nível. ''Temos certeza que o empenho destes jovens será recompensado e em breve teremos atletas que trarão muitas vitórias para nossa cidade''. Os atletas serão escolhidos pelas melhores colocações nas disputas que serão selecionados para a fase regional e em seguida participar, dependendo do desempenho, da etapa estadual e depois haverá a etapa nacional.
 
Fonte: Blog do Coveirinho

ESCÂNDALO!! Prefeita de Luis Correia Adriane Prado desrespeita a legislação e aumenta em 400% a cobrança do IPTU



Prefeita Adriane Prado(Imagem:Reprodução)
(Prefeita Adriane Prado(Imagem:Reprodução)

A prefeita de Luis Correia, Adriane Prado (PP), majorou o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano em mais de 400%. Proprietário de imóvel que até o ano passado pagava em torno de R$150,00 (cento e cinqüenta reais) foi surpreendido com carnê de aproximadamente R$ 700,00 ( setecentos reais). A cobrança do imposto tem como fato gerador a propriedade predial e territorial urbana. Sua base de cálculo é o valor venal do imóvel, fixado na Planta Genérica de Valores, que determina o preço do metro quadrado.
De acordo com a jurisprudência do STJ, o aumento da base de cálculo depende da elaboração de lei. O entendimento está consolidado na Súmula 160: “É defeso [proibido] ao município atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária.” Essa também é a posição do Supremo Tribunal Federal.
Portanto fica a dica aos proprietários para que recorram a Justiça ou que acionem a promotoria de Justiça por tratar-se de aumento absolutamente ilegal e abusivo. 
Outro lado
Procurada pelo GP1, durante todo o dia desta quarta-feira (17) para se manifestar acerca do assunto, a gestora não foi localizada porque o telefone da prefeitura não atendia.
Fonte: GP1

II CONGRESSO DE JOVENS EVANGÉLICOS PARNAÍBA DIAS 19 A 21 DE JULHO


19 DE JULHO DIA DO PARAÍBA, É AMANHÃ !!!


Definido regulamento geral dos Jogos Escolares 2013

Em reunião realizada no auditório da Prefeitura Municipal, a Superintendência Municipal de Turismo e Esporte, juntamente com os representantes das escolas públicas municipais, estaduais e particulares da cidade, trataram da realização do XXXIX Jogos Escolares Parnaibanos 2013 e ficaram definidos os seguintes itens:
- REGULAMENTO GERAL
- MODALIDADES:
FUTSAL (MASC/FEM);
VÔLEI (MASC/ FEM);
HANDEBOL (MASC/ FEM);
BASQUETE (MASC/ FEM); e
FUTEBOL DE CAMPO (MASC/ FEM).
- CATEGORIAS:
FRALDINHA (nascidos em 2003 ou 2004);
MIRIM (nascidos em 2001 ou 2002);
INFANTIL (nascidos em 1999 ou 2000);
INFANTO (nascidos em 1997 ou 1998);
JUVENIL (nascidos em 1995 ou 1996); e
ABERTO (a partir de 1994).
A abertura ocorrerá no dia 14 de agosto (aniversário de Parnaíba: 169 anos), conforme a programação oficial a ser divulgada.
O sorteio dos jogos acontecerá na segunda-feira (22 de julho), no auditório da Prefeitura Municipal, às 9h e até o final da semana esta superintendência anunciará a tabela dos jogos.
Em tempo...
Turismo religioso: Como parte da programação de férias 2013 em Parnaíba, acontecerá nos dias 19, 20 e 21, a partir das 18h30, na praça de eventos Mandu Ladino (Quadrilhódromo), o projeto “Celebrai”. Caravanas de várias partes do país estão sendo aguardadas em Parnaíba para o evento.
Fonte: Arlindo Leão

Wilson Martins prepara Zé Filho para assumir Governo

Imagem Ascom
Com interesse em disputar uma vaga para o Senado nas eleições gerais de 2014, o governador Wilson Martins (PSB) está preparando o vice-governador José Filho (PMDB), durante solenidades oficiais e viagens pelo interior do Piauí, para que assuma o Governo do Estado.
Wilson Martins e Zé Filho entregaram equipamentos do CEIR (Centro Integrado de Reabilitação) Móvel em Campo Maior (82 km de Teresina.
“O objetivo é oferecer melhorias na qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais. O governador Wilson Martins e eu entregamos 433 equipamentos para portadores de necessidades físicas. A entrega foi realizada na quadra poliesportiva da Unidade Escolar Patronato Nossa Senhora de Lourdes. Dentre os 433 equipamentos ofertados pelo governo do Estado, estão: cadeiras de rodas e de banho, muletas, órteses, próteses, bengalas, andadores, coletes palmilhas e calçados para pacientes diabéticos, entre outros. Além de Campo Maior também foram contempladas os municípios de Boqueirão, Cocal de Telha, Coivaras, Jatobá, Nossa Senhora de Nazaré e Sigefredo Pacheco”, falou José Filho.
Durante cumprimento de agenda no município de Campo Maior, o governador Wilson Martins e José Filho visitaram as obras de pavimentação asfáltica da PI- 114, no trecho que liga Cabeceiras a Campo Maior.
A execução dos trabalhos é mais um investimento do Governo do Estado em obras de mobilidade urbana no Piauí, interligando os municípios com asfalto de qualidade.
“A recuperação desse trecho era uma obra bastante esperada pela população, que nos últimos anos vinha reclamando da poeira e da estrada ruim, que dificultava o tráfego de veículos”, falou Wilson Martins ao anunciar novas obras de mobilidade urbana na cidade de Campo Maior. Dentre elas está o asfaltamento de todas as ruas do município, que ainda não contam com asfalto. A obra será executada através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Maior.
Para o prefeito Paulo Martins, a pavimentação do trecho será uma obra que trará grandes benefícios para Campo Maior e regiões vizinhas. “Vamos facilitar o deslocamento de veículos, encurtando distâncias, além de benefícios para o comércio e outros segmentos”, argumentou.
Meio Norte-Efrém Ribeiro

MP realiza audiência com gestores do executivo e legislativo municipal da Comarca de Buriti dos Lopes

A Promotora de Justiça Dra. Francineide de Sousa Silva, idealizadora do encontro, destacou a importância do TAC.
Aconteceu na manhã de quarta-feira (17) no Fórum Dr. Hilson Bona, uma Audiência com os gestores dos poderes executivo e legislativo municipal da Comarca de Buriti dos Lopes, promovida pelo Ministério Público para assinatura do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, e apuração de irregularidades quanto à publicação de nomeações para cargos públicos sem aprovação em concursos, nepotismo, Controlador Geral e outras possíveis irregularidades veiculadas em publicações no Diário dos Municípios.


Na oportunidade, Bernildo Val prefeito de Buriti dos Lopes, acompanhado pelo Procurador do Município Dr. Vilmar Fontenele, Roberto Silva presidente da Câmara de Buriti dos Lopes acompanhado pelo Advogado Dr. Alexandre Lopes, prefeitos de Caxingó Rita Sobrinho, Caraúbas Manuel Pacheco e Bom Princípio Apolinário Costa acompanhado por advogados, presidentes de Câmaras e secretários municipais participaram da audiência.

A Promotora de Justiça Dra. Francineide de Sousa Silva, idealizadora do encontro, destacou a importância do TAC, “O objetivo do TAC é de interesse de toda comunidade dos quatros municípios, porque diz respeito à transparência e o combate a possíveis irregularidades nas administrações”. A Promotora destacou ainda que vem acompanhando as grandes nomeações nos quatros municípios, e pediu que os gestores atentem para esse problema.

O representante do município de Caxingó argumentou que muitos dos aprovados no último concurso não querem assumir os cargos e citou como o exemplo o cargo de vigia, em que muitos universitários foram aprovados, mais não querem exercer a função.

O prefeito de Caraúbas do Piauí disse não ter ainda um Controlador do município que seja de cargo efetivo, mas, prometeu providenciar. O Ministério Público deu um prazo de 15 dias para que a nomeação aconteça.

Vários outros assuntos foram abordados e uma nova audiência com os gestores ficou marcada para o dia 26 de agosto, para a possível assinatura do TAC pelos gestores dos poderes executivo e legislativo municipal.

Por: Frank Cardoso

Caraúbas se prepara para o maior “Festival de Quadrilhas” do norte piauiense

Quem se apresenta no sábado na 2ª noite do festival é o humorista Dirceu Andrade, que promete um grande show. Atrações musicais como Pé na Jaca, Forró do Pagobio e Explosão do Som vão fazer a animação dos presentes durante os três dias.
A Prefeitura Municipal de Caraúbas do Piauí, divulgou as atrações do VIII Festival Luiz Gonzaga da Cidade. Uma super estrutura será montada para atender o maior festival de quadrilhas juninas do norte piauiense, segundo o prefeito Manuel Pacheco. O Festival inicia-se nesta sexta-feira (19) e vai até o domingo (21).

Visando atrair turistas para sua cidade, o prefeito não mediu esforços e a organização confirma para o evento a participação da quadrilha campeã piauiense 2013 Lumiar e a campeã do São João 2013 de Parnaíba Rei do Cangaço além de outras atrações parnaibana. De Buriti dos Lopes, se apresenta a Beija Flor do Sertão e de São José do Divino a Flor de Mandacaru. Outras atrações dos municípios de Buriti dos Lopes e Caxingó também estão confirmadas.


Quem se apresenta no sábado na 2ª noite do festival é o humorista Dirceu Andrade, que promete um grande show. Atrações musicais como Pé na Jaca, Forró do Pagobio e Explosão do Som vão fazer a animação dos presentes durante os três dias.

Para o prefeito Manuel Pacheco, fazer o maior festival de quadrilhas juninas da região é tarefa difícil, mas, que não medirá esforços para tornar este sonho realizado e para isso conta com o apoio e a presença de todos os caraubenses e de populares de municípios vizinhos.

Por: Frank Cardoso

Papa terá efetivo de segurança com mais de 10 mil militares na JMJ.

(Foto/Reprodução)
"Jornada Mundial da Juventude" - O papa Francisco contará, durante a realização da JMJ, com um efetivo de segurança de 14 mil pessoas. Destas, 10,2 são militares das Forças Armadas e os demais são policiais e agentes dos órgãos de segurança e ordem pública, como da Defesa Civil, da Polícia Civil e soldados do Corpo de Bombeiros. Todos estarão de prontidão para ações de defesa nacional e de segurança pública entre os dias 22 e 28 de julho. Dos 10,2 mil militares das Forças Armadas, 7 mil atuarão no Campus Fidei, onde o pontífice fará a aparição final.
Na sua viagem ao Brasil, Francisco celebrará uma missa na Basílica de Aparecida, em São Paulo. Durante sua estada, no Rio, ele ficará hospedado na residência do Sumaré
Essa é a primeira viagem ao exterior do papa. A programação de Francisco é intensa: visita aos moradores da comunidade da Varginha, conversa com presos e concede a bênção para os doentes de uma instituição mantida por doações.
Cobertura da Jornada Mundial da Juventude (aqui).
Francisco será recebido pela presidenta Dilma Rousseff; pelo governador do Rio, Sérgio Cabral; pelo prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes; pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta; e pelo arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis. Os deslocamentos serão feitos em um helicóptero.
 
 (Fonte: Agência Brasil).

Feira de Artesanato na Praça Núbia Suely será atração em Luís Correia.

A programação da temporada de férias em Luís Correia será fortalecida com a Feira de Artesanato de Luís Correia na Praça Núbia Suely em parceria com o Sebrae/PI. A feira é uma oportunidade de levar ao turista a produção de artistas dos estados do Piauí, Ceará, Maranhão, Sergipe e Pernambuco.

Serão 42 stands com artesanato, moda praia, alimentação e outras especialidades. Segundo a Gestora do Projeto de Desenvolvimento do Artesanato, Lucia de Fátima Sampaio Carneiro, a feira é uma oportunidade de levar aos turistas a cultura da região valorizando ainda outras regiões do nordeste.

Para a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Rachel Magalhães Prado, a feira será outro destaque do litoral. “A feira de artesanato de Luís Correia será outro destaque nessas férias. Além de stands, apresentações artísticas com profissionais da região norte principalmente de Luís Correia serão levadas para a praça”.

O evento é uma realização da Prefeitura de Luís Correia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Fundação Municipal de Cultura e Sebrae/PI conta ainda com uma programação artística durante os 4 dias de evento.

A Feira de Artesanato começará às 17h na Praça Núbia Suely do dia 18 a 21 de julho.

Programação Cultural
Dia 18/07 às 20h – Apresentação do Boi Mirim Estrela Cadente e Felício e Banda.

Dia 19/07 às 20h – Giliarde e Banda.

Dia 20/07 às 20h – Apresentação do Raízes do Nordeste e Atração Musical com Reggae do Litoral.

Dia 21/07 às 20h – Apresentação de Capoeira de Luís Correia e Felício e Banda

ASCOM

JVC É CANDIDATO À REELEIÇÃO

A decisão do senador João Vicente Claudino em disputar a sua reeleição trouxe para o palco político de Amarante os adversários do pleito passado para a prefeitura do município.
Se de um lado está o PSB de Agenor Lira e seguidores, do outro está o prefeito Luiz Neto (PSD) e Clemilton Queiroz (PT). Espera-se que Agenor levante a bandeira do governador Wilson Martins, acompanhado por Jairo Prado (que foi seu candidato a vice).
É quase certo que o senador João Vicente receba o apoio de Luiz Neto e Clemilton Queiroz, levando em consideração que os dois continuam unidos e fazendo planos para futuras campanhas. Convém salientar que João Vicente sempre visita Amarante e, portanto, ele deve falar direto para o povo sobre essa sua decisão de disputar a única vaga para o Senado, neste pleito.

Por outro lado, tem-se como certa a candidatura para o senado do atual governador. São remotas as possibilidades de sua permanência no cargo até o final do seu mandato como chefe do executivo. Como disse alguns analistas políticos, com a decisão de JVC, a disputa fica acirrada e o circo começa a pegar fogo.
 
meionorte.com/amarante

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Deputado Tererê e Antônio José Lira brigam ao vivo durante programa do Amadeu

A polêmica envolvendo o projeto de Subdelegação da Agespisa acirrou os ânimos entre o deputado Tererê (PSDB) e o deputado estadual Antônio José Lira (DEM). 
Os dois parlamentares participavam de um debate no programa do jornalista Amadeu Campos, na TV Cidade Verde. A confusão começou depois que o democrata, que se diz “amigo do prefeito” fazia duras críticas ao projeto de Subdelegação da Agespisa e Tererê tentou defender o projeto.
Antônio José Lira acusou Tererê de está a serviço do Palácio da Cidade e do Karnak. Ele está aqui para tentar defender esse projeto. O presidente da Agespisa está ali para tentar realizar a privatização daquela empresa", disse.
Tererê se defendeu e afirmou que as declarações de José Lira são fazias. "Você é um mentiroso. Você ataca o prefeito Firmino de forma vazia. Ninguém me mandou aqui. Fui convidado pelo Amadeu porque sei da importância deste projeto", declarou.
O democrata chegou a declarar que se o prefeito Firmino não for capaz de resolver o problema do abastecimento de água em Teresina, deve pedir para sair. "Ele mesmo falou que em 2003 que quando era prefeito de Teresina a Agespisa recebeu recursos para construir uma nova ETA e nunca fez nem o projeto. Como ele sabendo disso faz parceria com a Agespisa", declarou.

Os dois parlamentares trocaram acusações e Amadeu Campos foi obrigado a chamar o intervalo para acalmar os ânimos. Na volta do programa a discussão ficou ainda mais grave e a participação dos parlamentares foi encerrada.
Por: Lídia Brito/180Graus

ILHA GRANDE: Ex-prefeito é condenado a pagar multa de R$ 250 mil

Sertão - foto reprodução
Ex-prefeito do Município de Ilha Grande do Piauí Henrique Penaranda Sertão Machado foi condenado por improbidade administrativa pelo Ministério Público Federal no Piauí através do juíz Federal Lucas Rosendo Máximo de Araújo, da Subseção Judiciária de Parnaíba.
Henrique Sertão foi condenado a pagar R$ 250 mil e uma multa civil de R$ 3.500, mais a inegibilidade pelo prazo de cinco anos. O documento chegou à prefeitura na última sexta-feira (12) e foi encaminhado a Procuradora Geral de Ilha Grande, Leina Patrícia do Nascimento Silva da Costa, para que seja feita a divulgação. O número do processo é 2008.40.00.007.360-8, seção 358/2012.a.
A Justiça Federal do Piauí já condenou o ex-prefeito da Ilha outra vez em 2012 por meio do procurador da República Kelston Pinheiro Lages porque não prestou contas de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a serem empregados no Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos na sua gestão de 2004.
As informações são do site próparnaíba

Mulher grávida é flagrada com 06 tabletes de maconha entrando na penitenciária mista de Parnaíba

A droga seria entregue ao marido da acusada, o traficante Leitinho, durante o dia de visita dessa quarta-feira

Acusada chegando a central de flagrantes 
Silvana Nascimento, de 32 anos, residente à rua Coelho Rodrigues, nº 131, bairro São José, que é mulher do traficante Reginaldo Alves da Silva, o Leitinho, foi flagrada durante a revista pessoal na manhã de hoje(17/07), na penitenciária mista de Parnaíba, levando nas partes íntimas, 6 tabletes de maconha, que estavam em 3 embalagens, ensacadas com 'preservativos".

Além da maconha, pesando pelo menos 200 gramas, foi encontrado também um chip da operadora Tim. A revista íntima foi realizada por uma agente daquele presídio.

Silvana Nascimento, que está grávida, foi encaminhada por volta das 12hs 40 para a central de flagrantes, juntamente com a maconha, onde encontra-se recolhida em uma cela daquele xadrez.
 Chip e a maconha apreendida
 Dois tabletes de maconha ensacado em uma camisinha de Vênus - com a ponta solta para ser puxada da parte íntima. A maconha seria para comercialização no interior do presídio

Fonte: Protal do Catita

Diocese de Parnaíba inaugura nova igreja de Santa Ana no Bairro Piauí

A paróquia de Santa Ana criada a pouco mais de 05 anos localizada na Rua Santana no bairro Piauí possui 10 comunidades, desde sua implantação o pároco Padre Estevão Mitros planejava a construção de um novo templo para acolher os fieis.
DSC06632
A comunidade cristã daquela congregação religiosa acolheu a iluminada ideia do líder e no dia 08 de agosto de 2010 foi lançada a campanha para a construção da nova igreja matriz, já no dia 12 de dezembro do mesmo ano ocorrera a festa com a benção da pedra fundamental da nova matriz.
DSC06621
Pe. Estevão Mitros
Após 03 anos de construção, será inaugurada hoje (17) a nova igreja matriz de Santa Ana. O evento contará com missa presidida pelo Bispo de Parnaíba Dom Alfredo, com a presença do convidado especial Dom Eduardo bispo de Campo Maior e vários padres da diocese parnaibana.
O Padre Estevão Mitros convida toda a população para este grande ato que marcará o fortalecimento da fé cristã, que acontecerá às 19 horas a abençoada consagração e inauguração da nova Matriz de Santa Ana.

Fonte: Portal do Delta 

Moradores do Povoado Olho D’Água reclamam a falta de água

Moradores do povoado Olho D’Água, zona rural de Parnaíba voltam novamente a reclamar do problema de abastecimento de água na comunidade. A população daquela localidade não aguenta mais tanto sofrimento, pois o poço que abastece os moradores encontra-se em um péssimo estado de conservação e alguns outros particulares secaram ou estão secando e nem com tanta reclamação as autoridades do município tomam providências para amenizar o sofrimento diário dos habitantes.
DSC06612
Reservatório de água do povoado totalmente enferrujado, falta água e manutenção preventiva
Para piorar ainda mais a situação, o riacho que servia a comunidade também está seco, os moradores aproveitavam quando chovia para armazenar um pouco de água que servia para o consumo humano e serviços domésticos, a água da chuva acabou e o problema da comunidade está bastante crítico.
DSC06607
Cristina dos Santos Nascimento lamenta o abandono da prefeitura de Parnaíba com sua comunidade
Cristina dos Santos Nascimento reside no Olho D’Água há mais de 30 anos e afirma que este sofrimento que a população passa poderia acabar se a prefeitura construísse um chafariz para atender os moradores da comunidade, segundo ela, o corpo de bombeiros esteve abastecendo o povoado com carros pipas por um certo tempo, mas depois parou e os moradores continuam com o problema da falta de água até mesmo para o consumo humano.
Ela alerta que não é por falta de conhecimento que a prefeitura não faz nada para resolver o grave caso do povoado Olho D’Água, pois os moradores já estariam ficando ‘roucos’ de tanto reclamar a respeito da falta de zelo do município para a comunidade do Olho D’Água.
DSC06615
Além do gravíssimo problema da falta de água, a localidade sofre bastante também pela falta de atendimento com saúde pública e ruas não pavimentadas, onde os moradores são obrigados a andar na areia e conviver com a constante poeira todos os dias.
Fonte: Portal do Delta

Prefeitos da Planície Litorânea se reunirão com a FUNASA em Buriti dos Lopes

Deputados estaduais, federais e outras autoridades públicas também deverão estar presentes na palestra.
O Consórcio de Prefeitos da Planície Litorânea do Piauí estará reunido no próximo dia 20 de julho na cidade de Buriti dos Lopes para evento de interesse das onze cidades que compõem a entidade, o encontro será com técnicos da FUNASA - Fundação Nacional de Saúde.

Segundo um dos líderes do consórcio, o prefeito de Parnaíba Florentino Neto, na ocasião haverá palestras com Ruy Gomide Barreira, Diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública, e de Antônio Henrique de Carvalho Pires que é Diretor do Departamento de Saúde Ambiental, ambos são técnicos da FUNASA em Brasília.


Os palestrantes prestarão esclarecimentos e informações sobre o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água e Planos Municipais de Saneamento Básico. O evento tem duração prevista de 4h, e deverá começar às 9h do dia 20. Deputados estaduais, federais e outras autoridades públicas também deverão estar presentes na palestra.

O Encontro de Prefeitos da Região da Planície Litorânea com representantes da FUNASA acontecerá na sede do CIEF - Centro Integrado de Ensino Fundamental, na cidade de Buriti dos Lopes e terá como anfitrião o prefeito do município, Bernildo Val. Os prefeitos e técnicos das cidades de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Cocal, Cocal dos Alves, Murici dos Portelas, Caxingó e Caraúbas participarão do evento.

Fonte: Proparnaiba.com

Prefeitura lança campanha de vacinação contra a raiva em Buriti dos Lopes

Com início marcado para o dia 20, a estimativa a Secretaria de Saúde é imunizar o máximo de animais nas zonas urbana e rural da cidade.

A Prefeitura de Buriti dos Lopes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançará a Campanha de Vacinação contra Raiva em Cachorros e Gatos neste sábado (20), com abertura oficial na Praça Antonio Romão, às 8 horas da manhã. As ações se estenderão até às 12 horas.

A meta da Secretaria é vacinar o máximo possível de cães e gatos na zona urbana e na zona rural da cidade. “Se necessário, vamos fazer arrastões em outras localidades para que a cobertura seja a mais ampla possível”, disse Neto Val, médico veterinário e uma dos coordenadores da campanha.

A intenção durante o Dia D e toda a campanha, é que agentes e todo o corpo técnico do órgão possam atender à população, e monte um esquema de trabalho para que nenhum animal deixe de ser vacinado.

Por isso, é importante que a população leve seu cão ou gato até a Praça Antonio Romão no sábado e vacine. "Não deixe seu melhor amigo com raiva", esse é o lema da campanha.

Por: Frank Cardoso

Aline Franzoi, modelo evangélica, será capa da Playboy.

("Não adianta tentarem me destruir , Pq a Alegria do Senhor, é a minha força!" - Divulgação/Facebook)
Evangélica na capa da Playboy? Sim, de acordo com a revista, Aline Franzoi, de 20 anos, poderá estampar a capa da edição de setembro.  A modelo já participou de concursos de Miss e fez uma participação na novela “Guerra dos sexos”. Ela também é a primeira brasileira a trabalhar como ring girl nas competições de UFC.

Aline Franzoi já fez um ensaio sensual para a revista “Vip”.  "Quando perguntada se posaria nua ela alegou que por ser evangélica nunca o faria. Daí a surpresa do anúncio. Mas parece que mudou de ideia", diz o site Gospel Prime.
Mas segundo o site The Christian Post, em outras declarações ela já parecia ser mais flexível quanto ao assunto. “Vou fazer tudo o que eu achar que devo”. Agora, sua posição é firme quanto a posar nua e já é confirmado o seu nome na revista sensual masculina. Com isso, a atendente semanal de uma igreja evangélica deve enfrentar ainda mais críticas.
(Foto reprodução Facebook de Aline Franzoi)
Quem segue Aline Franzoi nas redes sociais sabe que ela costuma postar, além das fotos que faz como modelo, muitas mensagens religiosas.  Ainda não se sabe se a revista dará destaque ao fato dela ser evangélica.
(Foto reprodução Facebook de Aline Franzoi)
Em maio deu uma entrevista ao UOL e declarou “Sou evangélica e uso meu Facebook para dizer o quanto Deus foi e é poderoso em minha vida. E, afinal, o que tem de errado? É muito relativo o que é certo e errado, concilio não só essa nova carreira, como a carreira de modelo também, pois, na minha concepção, Deus olha o nosso coração e a nossa intenção”. (Momento Verdadeiro/ Com Agências).

Venda de bebida alcoólicas no Mané Garrincha fica restrita a eventos da Fifa.

(Reprodução)
A venda e consumo de bebidas alcoólicas no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será restrita aos eventos esportivos organizados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). A determinação é da Justiça do Distrito Federal, que atendeu ao pedido da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão e da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, contra ação ajuizada pela empresa Parlamento Restaurante.
Em maio, a empresa firmou contrato com a Federação Brasiliense de Futebol (FBF) para fornecer bebidas e comidas no estádio. Inicialmente, a Justiça concedeu a liminar para que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não inibisse a comercialização de bebidas alcoólicas (cervejas) no estádio. Diante disso, o Ministério Público entrou com recurso contra a decisão, alegando que a permissão é temporária é só valia para os eventos organizados pela Fifa, por isso, os demais jogos devem seguir o Estatuto do Torcedor.
"Na verdade, a decisão apenas determina o retorno ao que já estava previsto na legislação", informou a assessoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.  
O Estatuto do Torcedor proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios brasileiros durante competições oficiais. A proibição foi flexibilizada com a promulgação da Lei Geral da Copa (12.663/2012), que permite a comercialização e venda nos estádios para atender ao pedido da Fifa. A lei diz que o comércio de bebidas alcoólicas é permitido apenas em eventos internacionais, como foi o caso da Copa das Confederações 2013 e, em breve, a Copa do Mundo 2014. 
 
(Fonte: Agência Brasil)

terça-feira, 16 de julho de 2013

A reallidade sobre o transporte coletivo de Parnaiba

Acho que vcs estudantes estão reivindicando a PAUTA erradamente. Transporte Público Coletivo em Parnaiba é um problema. Mais requer, ruas onde os veículos possam trafegar com segurança; abrigos para que as pessoas possam se abrigar do sol e da chuva; um terminal urbano que atenda a todas as necessidades; preço justo para passagem dos coletivos e alternativos pois há quase dez anos se paga o mesmo valor se vcs querem algo justo, sejam justo com quem custeia o transporte existente, não pensei só no beneficio de vcs.
Trazer uma empresa de fora da cidade para explorar o transporte público vai encarecer a passagem, o dono da empresa vai querer lucro e ônibus novos, pneus, combustível e motoristas e condutores tem um custo, toda demanda gera despesa.
Crucificar aqueles que hoje fazem o transporte alternativo de Parnaiba, sem buscar fontes e conhecer a realidade é muito fácil. Busquem informações afinal estudantes universitários vcs não chegaram a universidade atoua!
Por outro lado o prefeito atual o Sr. Florentino Veras, deveria receber os permissionarios atuais para discutir soluções, abra o seu gabinete prefeito e receba os donos das vans de Parnaiba, para uma audiência, procure o melhor para todos, a final o senhor é prefeito de todos e como tal tem que governar para todos.
Parnaiba precisa de 30 ônibus novos para atender todas as linhas da cidade sim. Mas só com um alvará e um decreto municipal dado pelo prefeito, os donos de vans poderão acabar com esse problema e adquirir junto as instituições financeiras os tão sonhados e pedidos ônibus para atender a população e não estou falando de ônibus semi-novos não, estou falando de ônibus modernos e comprados diretamente da fabrica.
Gente, tudo depende só da vontade do prefeito municipal é ele quem está dificultando as coisas e não acho nada difícil dele estar querendo se prevalecer e ganhar em cima do que está acontecendo, esse povo quando ocupa um cargo público e sabe que pode se beneficiar de algum jeito, seja ele político ou financeiro, acaba atrapalhando a cidade de muitos em beneficio da sua ganância.
Espero que o senhor prefeito Florentino, mostre o contrario e trate desse assunto com seriedade e justiça, que nenhum dos estudantes sejam prejudicados e nem muito menos os pais de família parnaibanos que trabalham no dia-a-dia nas vans de nossa cidade.

Jean Jorge

he New York Times faz análise das atitudes de Dilma diante de protestos

A inabilidade política da presidenta Dilma foi tema de um artigo do The New York Times, escrito pelo desafeto de Lula, Larry Rohter. Aquele do visto suspenso, etc. Em seu artigo, Rohter faz uma análise das decisões da presidenta, desde o início dos protestos, e praticamente todas se voltaram contra ela.
Constituinte, plebiscito e até o dinheiro dos royalties para a educação e saúde, segundo Rohter, são ideias jogadas ao vento e sem nenhum efeito prático. As manifestações continuaram e a presidenta ficou sem saber o que fazer.
003
“Um mês após surgirem manifestações contra a corrupção oficial, superfaturamento das obras de infraestrutura e dos estádios da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, brutalidade policial e inúmeros outros assuntos, uma nuvem de desespero aparece no governo dela”, diz o artigo.
O jornalista ainda lembra as vaias que tem atormentado a presidenta, inclusive quanto às recebidas pelos prefeitos, logo após anunciar a liberação de R$ 3 bilhões para a Saúde nos municípios. Greves e fogo amigo tem atormentado Dilma como se não fosse sobrar ninguém para estender-lhe a mão. O analista político Bolívar Lamounier, ouvido por Rohter, foi taxativo. “O que estamos vendo agora era óbvio durante a campanha: Ela não tem tino para a coisa, não tem jogo de cintura”.
De acordo com o texto, é visível que Dilma não sabe o que fazer, muito menos, como se portar em um cargo eletivo. Tanto que no momento em que decidiu se aconselhar com o seu padrinho político, Lula, ela, a presidenta da República Federativa do Brasil, se deslocou para vê-lo. Não falou ao telefone, não o convocou para um encontro na capital, ela foi ao encontro do mentor. Isso teria deixado claro para a população que ela não está no comando e era apenas uma marionete nas mãos de Lula.

Com informações The New York Times via Claudio Humberto

Tem gente vendendo o CARTÃO MINHA CASA MINHA VIDA MOVEIS.

CARTÃO DO GOVERNO JÁ ESTÁ A VENDA
A coluna recebeu a informação e passa adiante: já tem gente vendendo e comprando o cartão de crédito que o governo deu aos brasileiros que adquiriram um imóvel do programa “Minha Casa, Minha Vida”. O cartão vale R$ 5 mil e destina-se a aquisição de móveis para a casa. Tem gente vendendo por até R$ 2.500.
BOLSA FAMÍLIA: A CULPA FOI DA CAIXA
Está pronto o relatório sobre o inquérito da Polícia Federal com relação aos tumultos do mês de maio em todo o país, sobre os boatos do Bolsa Família. A PF concluiu que pode ter sido a antecipação do pagamento que gerou o grande tumulto no país. A Caixa antecipou e não avisou.
MÃO SANTA QUER SILVIO VICE D E ZÉ FILHO
Presidente do PSC do Piauí, o ex-senador Mão Santa disse em entrevista a TV Antena 10 nesta 6º feira, que, o melhor caminho do ex-prefeito Sílvio Mendes chegar ao palácio de Karnak é se unir ao vice-governador Zé Filho e se candidatar a vice do peemedebista na eleição de 2014. Para Mão Santa, Mendes é uma das maiores e mais respeitadas lideranças políticas do Estado, contudo, reconhece que, sozinho, ele não terá chances de vencer.
MAIS MÉDICOS
Diz o Ministro Padilha, da Saúde, que os estudantes de medicina que entrarem para o programa “Mais médicos” farão o estágio de dois anos na mesma cidade onde estudam. O programa começa em 2015.
ATO MÉDICO
Cuidado: agora não é apenas médico que pode diagnosticar doenças. Essa tarefa foi estendida a outros profissionais da área de saúde. Significa dizer que, daqui pra frente, além do já conhecido “erro médico” e entra em cena o “erro do profissional de saúde”. E bote erro nisso.
QUANTO CUSTA UM DEPUTADO?
Você sabe quanto custa por dia um deputado federal? Deu no site Congresso Em foco: o brasileiro
paga por dia R$ 1.400 a um deputado federal. Por ano, a Câmara torra R$919 milhões com os seus 513 parlamentares.

O que falta para ativar nosso Aeroporto?

Parnaíba é um dos aeroportos mais antigo e bem localizado do Brasil, no entanto sucessivamente tem suas atividades suspensas por longos períodos. Por diversas vezes tentaram efetivar suas atividades, mas faltou competência para mantê-la ativa. O que esta faltando para acontecer? Tudo indica que ainda não deu certo por falta de projetos, investimentos e assistência do estado e municípios que não se uniram para este objetivo aéreo. O governo federal já fez sua parte construindo o aeroporto. Façam a sua!
005

Por iniciativa exclusivamente das empresas aéreas fica difícil, pois nossos roteiros não estão convidativos. A Pedra do Sal esta em ruínas, a Lagoa do Portinho agoniza, o Porto das Barcas sem atrativo, a Beira Rio, com exceção dos bares uma vergonha, Macapá sem nenhuma estrutura… Louve-se a iniciativa privada, que tem salvado Parnaíba de um vexame maior. Também, falta atitude na administração pública de Parnaíba! Na negociação com a Viação Gol a imprensa noticiou a reivindicação de 60 lugares garantidos por vôos. As empresas que trabalham com turismo chegaram a 45. Faltaram 15 passagens! Poderiam ter usado as vagas nas viagens realizadas por funcionários públicos municipais e estaduais.

Nosso aeroporto é viável? Lógico! Estamos a menos de 200 km de dois roteiros turísticos internacionais, Lençóis Maranhenses e Jericoacoara. Estamos no Delta do Parnaíba, temos rios, lagoas, mar, dunas e uma paisagem de praias exuberante. Perto de Sete Cidades, Ubajara, Viçosa… Parnaíba proporciona estrutura de restaurantes, bares, lanchonetes e uma vida noturna agitada. Temos fartura de nobres produtos como camarões, ostra, lagosta, caranguejo, peixes, castanhas… Os hotéis de Luis Correia, juntos com os de Parnaíba e Barra Grande já oferecem grande quantidade de vagas para baixa temporada. Também temos as opções de hospedagem em casas alugadas por período.

É tão viável nosso aeroporto que além de trazer turistas, pode exportar! Algumas alternativas: peixes, camarões, lagostas, caranguejos, ostras, como também as frutas dos tabuleiros litorâneos, artesanato e outros produtos das indústrias e comércio.

A probabilidade de sucesso de exportamos pescados é muito grande porque além da produção pesqueira marítima temos criação de peixes e camarões. Conciliando vôos com turismo e mercadorias podem tornar rentáveis linhas aéreas ligando Parnaíba/Brasília/São Paulo, como também vôos regionais ligando Belém/São Luís/Parnaíba/Fortaleza.  

Outra linha interessante seria Parnaíba/Teresina/Recife/Rio. Em todas elas venderíamos nossos produtos e traríamos turistas, mostrando nossas maravilhas. Com nosso potencial comercial, culinário, histórico, hoteleiro e receptivo alcançaríamos o progresso. Tornar Parnaíba e região definitivamente em grande roteiro turístico parece que está muito fácil de realizar… Agora! Chega de desculpas e adiamento.

Por Paulo Henrique Neves
 

Na ânsia de ser prefeito da cidade Dr. Hélio arrasta o governo para dentro de Parnaíba

Campanha pelo voto Leis de reconhecimento da utilidade pública de entidades sociais em geral servem apenas para que se saiba da existência d...