terça-feira, 6 de agosto de 2013

Inscrições abertas para 870 vagas em cursos técnicos do IFPI‏

Estão abertas as inscrições para 870 vagas em 23 cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal do Piauí, ofertados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, 12, na página do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).


De acordo com a coordenadora-geral do Pronatec, Graça Batista, a seleção é destinada a pessoas que concluíram o ensino médio. "Outro requisito é que o candidato tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012", ressaltou. Graça lembra que 85% das vagas serão destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral.

Os cursos oferecidos pelo IFPI terão de 800 a 1.200 horas, com as aulas iniciando já no próximo dia 22. As novidades ficam por conta dos cursos de Técnico em Comunicação Visual e Técnico em Design de Interiores, com 40 vagas cada, no Campus Teresina Central. Além de Teresina, há vagas em cursos nas cidades de Angical, Corrente, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí.

O resultado da primeira das duas chamadas será divulgado no dia 14 próximo. A matrícula deve ser feita nos dias 15 e 16. O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia seguinte.

Parnaíba será sede o 3º Congresso Piauiense de Saúde Pública

cartaz-20131-247x300
A cidade de Parnaíba sediará de 13 a 16 de agosto o 3º Congresso Piauiense de Saúde Pública que acontecerá no Porto das Barcas. O evento tem como tema “Cidade, Cotidiano e Pratica de cuidado em saúde coletiva, desafios, perspectivas e desafios contemporâneo”. O congresso irá contar com um fórum de prefeitos e secretários de saúde com objetivo de discutir ações que estão sendo realizadas nos municípios para a melhoria da qualidade da saúde pública, servindo como troca de experiências.
Alunos da área de saúde, médicos e pessoas da área da saúde em geral são convidados a participar, pois o Congresso Piauiense de Saúde servirá para fortalecer as ações de saúde pública nas grandes cidades do Piauí.
DSC07614
Yure Dias – organização do evento
A realização do evento é da Delta Científica Promoções e Eventos com apoio do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Piauí, Núcleo de Saúde da UFPI e do próprio Campus da UFPI de Parnaíba.
Yure Dias, da organização do evento, anuncia que essa será uma excelente oportunidade de aprofundar formas e maneiras de garantir saúde de qualidade para população das cidade do Piauí. As inscrições para o congresso estão sendo feitas no endereço da Delta Cientifica, no conjunto Ipase, Bairro Boa Esperança, quadra B, casa 05 ou no Campus da UFPI .
Grandes palestrantes da área de saúde do Brasil marcarão presença no 3º Congresso Piauiense de Saúde Pública.

SESC abre vagas para cursos de música e dança

O SESC Avenida está realizando inscrições para orquestra sinfônica, através de cursos de trompete, flauta, viola e clarinete. As inscrições são de 19 a 21 de agosto no próprio SESC Avenida Presidente Vargas, no horário comercial.
DSC07624
Lili Machado – Coordenadora de Cultura do SESC
Lili Machado, coordenadora de cultura do SESC, informou que as inscrições são gratuitas, voltado para a classe comerciária e a comunidade em geral, ressalta ainda a prioridade para os estudantes de escolas públicas, que deverão comparecer com uma declaração do colégio onde estuda.
Maiores informações pelo o site www.pi.sesc.com.br ou pelo telefone (86) 3315-1704.
Lili lembra ainda que os inscritos passarão por uma seleção, e que também existem vagas abertas para curso de dança. Aproveite as boas oportunidades.   

Enquete revela liderança do ex-senador Mão Santa para o senado

O ex-senador Mão Santa está repensando sua posição com relação as eleições de 2014, podendo disputar eleição majoritária ao senado federal, ao invés de uma disputa proporcional, o que talvez fosse mais cômodo, porém, para quem conhece a trajetória de vida do médico e político Francisco Moraes Souza, sabe que ele gosta de enfrentar grandes desafios.
O resultado de uma enquete realizada pela Rádio Globo Parnaíba e Portal do Delta no últimos finais de semanas das férias de verão, quando tem-se no litoral piauiense eleitores de várias cidades do estado, motivou o ex governador e ex senador piauiense Mão Santa a repensar qual cargo deverá disputar nas eleições 2014.
GEDSC DIGITAL CAMERA
A enquete foi realizada aleatoriamente com pessoas que estavam nos locais (praias, praças e ruas), onde era entregue uma chapinha com os nomes dos ‘candidatos’ ao senado como alternativas de resposta, os entrevistados assinalavam e depositavam a chapa na urna. Mesmo sem caráter científico, a enquete revela o pensamento dos que ali foram sondados.
Num total de 1815 pessoas ouvidas na enquete, o resultado foi o seguinte:
Mão Santa – 998 intenções = 55%
Wilson Martins – 345 intenções = 19%
Assis Carvalho – 217 intenções = 12%
João Vicente – 164 intenções = 09%
Mainha – 72 intenções = 04%
Nenhum – Sem marcação ou apenas rabiscado – 19 = 01%

Cooperativa pode paralisar transporte coletivo alternativo em Parnaíba

Membros da Cooperativa de Transporte de Parnaíba, a Coopertranp estão se mobilizando para uma paralisação dos serviços dos transportes alternativos. O presidente da cooperativa, José Rodrigues afirma que o processo de transição do transporte público promovido pela a prefeitura de Parnaíba poderá afetar os cooperados, pois alguns dos membros da cooperativa realizaram investimentos como a troca de vans para micro ônibus, o que fez com que contraíssem dívidas por conta desses investimentos.
DSC07617
José Rodrigues – Presidente da Cooptranp
Cooperados do transporte alternativos decidirão em uma assembleia até o próximo dia 08 quais as providências serão tomadas, pois o prefeito deverá apresentar dia 20 deste mês um projeto que poderá prejudicar os proprietários do transporte alternativo parnaibano.
“Não se resolve um problema de forma unilateral, nem causando outro problema”, declara José Rodrigues que pede ajuda inclusive dos vereadores, pois são quase 150 pais de famílias que serão atingidos pelo o processo de mudanças do transporte público, o qual estaria sendo ‘resolvido’ sem negociações adequadas com todos.
Os trabalhadores do transporte coletivo urbano, assim como os pequenos cooperados e familiares estão bastantes apreensivos pelo modo que a prefeitura conduz o grave problema, pois, as soluções devem contemplar uma melhoria geral, tanto para os usuários quanto para os que operam o sistema.

Creche de mais de R$ 1 milhão pode se transformar em mais um elefante branco em Buriti dos Lopes

Esta semana o Portal Boca do Povo teve acesso a um relatório feito pela Controladoria do município, que aponta uma série de irregularidades na execução da obra.

Se não bastassem as obras inacabadas da rodoviária, escola técnica, postos de saúde e barracas das “cafezeiras”, a população de Buriti dos Lopes pode sofrer com mais uma obra inacabada, herança da administração anterior. Estamos falando da creche pré-escola, que está com obras paralisadas há meses em frente ao ‘hospital fechado’ na administração passada.

A mencionada creche, tipo B, tem como fonte de recursos o PAC 2 num valor total de R$ 1.438,271,73 e foi contratada para a execução da obra a empresa V. C.  Construções, Eventos e Serviços de Mão de Obra Ltda - ME.

Esta semana o Portal Boca do Povo teve acesso a um relatório feito pela Controladoria do município, que aponta uma série de irregularidades na execução da obra. O relatório destaca como falhas: obra inacabada, graves irregularidades no processo licitatório, descumprimento do prazo de execução do objeto do contrato, irregularidades nos valores pagos pela Prefeitura e ausência de mapas de medições que comprovem os serviços realizados e pagos pela Prefeitura.

A obra que já deveria ter sido concluída e entregue a centenas de crianças do município para uso em tempo integral, não tem prazo para ser entregue e o prefeito municipal Bernildo Val, já acionou a Justiça Federal e o Ministério Público do Estado, dando conta do tamanho do descaso. 


Segundo o relatório, a empresa V. C. Construções, recebeu mais de meio milhão de reais (577.850,00), o que corresponde a 40% do recurso total da obra (VEJA EXTRATO BANCÁRIOS ABAIXO). Mas o que foi executado só chega a 4,66%, o que comprova má fé na aplicação do dinheiro público, o mesmo relatório aponta para a necessidade de tomada de conta especial para apurar as diversas irregularidades.

No relatório consta ainda que o gestor municipal efetuou o primeiro pagamento 06 (seis) dias após a data de publicação do contrato (21/08/2012), e ainda, que o prazo de execução do contrato expirou em 21/05/2013.

O Portal Boca do Povo teve acesso a uma informação onde a ex-prefeita Ivana Fortes já foi denunciada por danos ao erário, improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e violação aos princípios administrativos, tendo já sido notificada em vários desses processos.


Em outras cidades, que foram contempladas com creches do mesmo tipo, as crianças já estão se usufruindo desse benefício (VEJA FOTOS ABAIXO). Enquanto isso, as crianças do município de Buriti dos Lopes estão sendo penalizadas por irresponsabilidade da ex-gestão e da empresa responsável pela obra.

As imagens abaixo mostram o relatório da Controladoria; as ações movidas pela Prefeitura contra a ex-prefeita; fotos da obra paralisada; imagens de como seria a creche; extratos bancários de depósitos da conta para pagamento da obra e imagens de creches do mesmo modelo já em funcionamento em outras cidades.

VEJA RELATÓRIO DA CONTROLADORIA



ABAIXO AS AÇÕES MOVIDAS PELA PREFEITURA CONTRA A EX-PREFEITA
Esses são só algumas das inúmeras ações que o município move contra a ex-prefeita Ivana Fortes.




 FOTOS DA OBRA PARALISADA
A empresa paralisou a obra e sumiu. A prefeitura já acionou a Justiça.


VEJA A MAQUETE DA CRECHE DE BURITI DOS LOPES
Esse é o modelo da creche que já deveria ter sido entregue para as crianças de Buriti dos Lopes




 ABAIXO OS EXTRATOS DA CONTA COM ENTRADA DOS RECURSOS E TRANSFERÊNCIA
Esse foi o primeiro repasse feito pela União para a construção da creche em junho de 2012 (R$ 289.099,84)

Em agosto de 2012 a Prefeitura realizou a primeira transferência no valor de R$ 252.450,00

O segundo repasse aconteceu em novembro de 2012 no valor de R$ 292.027,91

Em dezembro de 2012 a gestão passada voltou a fazer outra transferência, essa agora bem maior no valor de R$ 325.400,00.

O último repasse aconteceu em janeiro deste ano no valor de R$ 144.549,92. Esse dinheiro, a gestão passada não teve como transferir.

Esse é o valor (151.673,96) que continua parado na conta da creche, esperando por uma definição.
VEJA AS IMAGENS DAS CRECHES DO MESMO MODELO QUE FICARAM PRONTAS EM OUTRAS CIDADES



Por: Frank Cardoso


Menino foi à escola após matar a família de PMs, diz jornal.

(Reprodução/Folha de S. Paulo)
O pai de um colega de escola do estudante Marcelo Eduardo Bovo Pesseghini, 12, contou à polícia que deu carona ontem (5) para o menino após ele frequentar as aulas no colégio Stella Rodrigues, na zona norte de SP. A informação é da coluna "Cotidiano", do jornal Folha de São Paulo.
Segundo informações da polícia, essa testemunha disse que parou na porta da casa da família de Marcelo Eduardo, na Brasilândia (zona norte), e buzinou para chamar os pais do menino. A criança, porém, teria dito para ele não buzinar pois o pai estaria dormindo. Em seguida, ele se despediu do pai e do colega e entrou no imóvel.

Família de PMs assassinada em SP não foi vítima de ataque de criminosos.

Em entrevista ao "SPTV", da Rede Globo, o comandante da PM, Benedito Roberto Meira, disse que a perícia aponta que as vítimas já estavam mortas nesse momento e que o menino cometeu suicídio em seguida.
Os corpos das vítimas seguem no IML (Instituto Médico Legal) e ainda não há informações de onde será o velório e o enterro. 
 
(*) Fonte Folha de S. Paulo.

“Quem não deve, não teme”, diz Barbosa sobre apartamento em Miami.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, disse hoje (6) não temer as acusações de que cometeu irregularidades ao comprar um apartamento em Miami. O ministro adquiriu o imóvel de cerca de R$ 1 milhão na cidade norte-americana por intermédio de uma empresa aberta com esse propósito, fornecendo o endereço de seu apartamento funcional em Brasília como referência.
“A única coisa que posso dizer a você é o seguinte: eu comprei com o meu dinheiro, tirei da minha conta bancária, enviei pelos meios legais. Não tenho contas a prestar a estas politiqueiras”, disse o ministro, ao deixar sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Quanto a essas pessoas que vivem a me atacar, eu digo isso: Quem não deve, não teme”, completou.
Associações de juízes estão questionando o formato adotado pelo ministro para realizar a compra. Eles apontam que a abertura de empresa e fornecimento do endereço funcional contraria a legislação em vigor, e estudam apresentar uma consulta ao CNJ para saber se um juiz de primeiro grau poderia fazer o mesmo.
Barbosa não pode ser interpelado perante o CNJ porque o Conselho não tem alcance sobre o Supremo, mas a consulta serviria de parâmetro. “Isso é politicagem. O CNJ não cuida dessas matérias”, ponderou o ministro.
O presidente do Supremo criticou a insistência no assunto e disse que as pessoas não deveriam focar suas preocupações em um cidadão correto. “Aqueles que estão preocupados com as minhas opções de investimento feitas com os meus vencimentos, com os meus ganhos legais e regulares, deveriam estar preocupados com questões muito mais graves que ocorrem no país, especialmente com os assaltos ao patrimônio público que ocorrem com muita frequência”.
 
 (Fonte: Agência Brasil)

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Prefeitura de Luís Correia - PI abre seleção com 484 vagas de todos níveis

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado nº 03/2013 da Prefeitura de Luís Correia, Piauí, com 484 vagas de todos os níveis de escolaridade. Conheça os cargos:
 
Ensino Superior - Médico (Zona Urbana, Zona Rural e Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar), Médico Cardiologista, Anestesista, Obstetra Ginecologista, Pediatra, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Plantonista, Otorrinolaringologista, Oftalmologista, Psiquiatra, Ortopedista, Enfermeiro (Zona Urbana, Zona Urbana, Hospital e Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar), Enfermeiro Obstetra, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Odontólogo, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Farmacêutico, Professor Polivalente, Professor Auxiliar e Professores de Ciência, Inglês, Português, Matemática, Geografia e Educação Física;
Ensino Médio - Técnico de Enfermagem (Hospital, CAPS, SAMU e Equipe Saúde da Família), Auxiliar de Saúde Bucal (Zona Urbana, Equipe Saúde da Família e Unidade Odontológica), Agente Ambiental, Artesão, Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo, Digitador, Recepcionista, Recepção, Socorrista do SAMU e Secretário Escolar;

Ensino Fundamental - Vigia, Serviços Gerais, Cozinheira, Motorista e Merendeira. A contratação será sob o Regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e os profissionais admitidos receberão salários que variam de R$ 678,00 a R$ 7.760,00 em jornadas de 16h, 20h, 24h, 30h e 40h semanais.

Os interessados devem se inscrever no Centro Educacional Doutor Fontes Ibiapina (CEFI), localizado na Rua José Ivo dos Santos, s/nº, centro, Luís Correia, no período de 1º a 9 de agosto de 2013, das 8h às 13h.

A seleção constará de prova escrita e entrevista para Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Secretário Escolar, Digitador, Cozinheiro, Serviços Gerais, Vigia, Merendeira, Artesão, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente Ambiental e Motorista. Também haverá análise curricular para Professores, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal e Profissionais de Nível Superior da Saúde.

As provas serão realizadas no dia 18 de agosto de 2013, devendo o candidato comparecer ao local designado para a prova com antecedência de 60 minutos do horário local fixado para o início, munido de caneta esferográfica, do comprovante de inscrição e de documento de identidade.

Este processo seletivo terá a validade de seis meses, mas poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Por José Wilson

Filho tenta matar a mãe com facada em briga por bebida em Parnaiba-PI


Leonardo Pereira da Silva Santos
O homem identificado como Leonardo Pereira da Silva Santos, de 18 anos, foi preso na noite deste sábado (03), por tentar matar a mãe, Ana Marta Fernandes dos Santos de 42 anos, com uma facada, após uma discussão por uma dose de cachaça. De acordo com o delegado Eduardo Ferreira, plantonista na Central de Flagrantes, o jovem foi autuado por violência doméstica.

O crime aconteceu na casa da família no conjunto João Paulo II, bairro Irmã Dulce, em Parnaíba. O jovem teria pedido uma dose para a mãe que negou e a discussão teve início. A mãe, que era diarista, bebia na companhia de um amigo em sua casa.

Ana Marta Fernandes dos Santos
A facada atingiu o quadril da mulher, ao ouvir o barulho a vizinhança foi ao local de onde Leonardo fugiu. O acusado foi pego por moradores da região, no quintal de uma casa da vizinhança. A vítima foi levada para o Hospital Dirceu Arcoverde, e Leonardo foi levado para a Central de Flagrantes. 

A mulher possui uma cicatriz no rosto ocasionada por uma mordida do próprio filho, que segundo a Polícia, é usuário de Crack.

Com informações de Portal do Catita

Com vitória do Gurupi, Parnahyba volta ao terceiro lugar na Série D

Equipe de Tocantins assume liderança do grupo, com 12 pontos. Salgueiro fica em segundo, com 11, e time piauiense mantém colocação com 10 pontos.
Durou apenas duas horas a permanência do Parnahyba na zona de classificação do Grupo A2 da Série D do Campeonato Brasileiro.Com a vitória em casa, sobre o Maranhão, o Tubarão chegou aos 10 pontos e assumiu momentaneamente a vice-liderança. A equipe piauiense torcia para um tropeço do Gurupi, contra o Ypiranga-AP, na rodada. Mas não foi o que aconteceu.

Com gol de Lourival, aos 21 minutos do segundo tempo, a equipe tocantinense somou 12 pontos e pulou para a liderança do grupo. O Parnahyba permaneceu com o terceiro lugar. O Salgueiro, que folgou na rodada, caiu para o segundo lugar, com 11 pontos. Ypiranga-AP, com quatro pontos, e Maranhão, com dois, completam a tabela.


A próxima rodada acontece no sábado (10). O Maranhão recebe o Ypiranga no Estádio Nhozinho Santos. Já o Gurupi enfrenta o Salgueiro, no domino (11), no Resendão. O Parnahyba folga na tabela e retorna apenas no dia 18 de agosto.

Entrevista do prefeito à rádio local repercute bastante entre a população buritiense

Vários comentários foram feitos por populares após a entrevista, destacando a importância do prefeito de falar abertamente, e sobre todos os assuntos apresentados e discutidos.
A entrevista do prefeito Bernildo Val (PR) repercutiu bastante entre a população de Buriti dos Lopes. A conversa mostrou que o chefe do Executivo, embora em primeiro mandato como prefeito, já está dominando os principais assuntos de sua administração.

Vários comentários foram feitos por populares após a entrevista, destacando a importância do prefeito de falar abertamente, e sobre todos os assuntos apresentados e discutidos.

A conversa de mais de duas horas na rádio “Queridinha Web 94.1” mostrou que Bernildo tem disposição para trabalhar e administra com visão de futuro e responsabilidade. A entrevista aconteceu na manhã de domingo (04), onde respondeu vários questionamentos provenientes da população sobre assuntos como educação, obras, saúde, dentre outros temas.


O prefeito enfatizou a organização financeira que a sua gestão tem implantado na Prefeitura, de maneira que a folha de pagamento vem sendo paga em dia. Falou ainda que está bem próximo de tornar o município adimplente e a partir de então receber recursos oriundos do Governo Federal.

Bernildo foi questionado sobre os investimentos na área de saúde e afirmou que esta é uma das prioridades em sua administração e lembrou que importantes obras como as construções da unidade básica de saúde do bairro Outro Lado da Passagem, do prédio para o funcionamento do CAPS, as ampliações da unidade de saúde Demerval Castelo Branco na sede e do posto de saúde do povoado Estreito e mais a reforma de nove postos de saúde do município estão por se iniciar. Além de divulgar que comprou um Fiat Dublo e dois Fiat Uno para a Secretaria de Saúde do município. Todas essas ações serão fundamentais para a melhoria no atendimento médico à população. Ele ainda anunciou com muita alegria que o hospital local que está fechado desde a gestão passada, terá sua obra de conclusão iniciada nos próximos meses, já que a licitação acontece no próximo dia 20.


Na área de educação o prefeito falou que já reformou as principais escolas do município que estavam bastante comprometidas e que já existem projetos em andamentos para a construção de quadras cobertas nas principais escolas de Buriti dos Lopes. Sobre a polêmica com os professores, Bernildo apresentou dados que impossibilitam no momento a Prefeitura a dar aumento para a classe e citou que a partir do ano que vem será possível, já que o número de alunos aumentou em cerca de 700 e com isso o repasse do FUNDEB deverá subir.

Durante a entrevista Bernildo Val levou mais uma boa notícia para a população, já que nos próximos meses será iniciada a construção de academias populares e continuação das obras das barracas das “cafezeiras” com construção de uma praça. Já para este mês, a Prefeitura recebe máquinas motoniveladora (patrol) e pá carregadeira e inaugura o prédio do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.


Vários outros assuntos foram abordados, dentre eles os projetos que estão tramitando junto a União e que devem contribuir para o crescimento e desenvolvimento do município. Ao final o prefeito pediu a participação da população nas conferências e fóruns que vem sendo realizados no município e que pretende governar com a participação popular. Por fim, Bernildo Val falou que Buriti dos Lopes terá uma grande programação para comemorar os 80 anos de emancipação política do município que acontece no próximo dia 04 de setembro.

Por: Frank Cardoso

Agora é Lei - transporte escolar pode ser utilizado por universitários

De segunda a sexta-feira, dezenas de alunos são transportados da sede de Buriti dos Lopes para a cidade de Parnaíba, bancado pela Prefeitura Municipal.

Transporte escolar municipal
A partir de agora os estudantes universitários poderão utilizar o transporte escolar municipal. A decisão foi da presidente Dilma Rousseff, que promulgou uma emenda, criando a Lei Federal n.º 12.816/13.

Com a criação da Lei Federal, os gestores municipais devem procurar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para regulamentar o uso do veículo oficial no transporte universitário, junto ao Governo Federal. De acordo com a emenda promulgada pela presidente, os veículos poderão ser usados na área rural, no transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior.

Para o deputado federal Wilson Filho (PMDB-PB), que pediu providências imediatas na Câmara Federal, à utilização do transporte pelos estudantes do ensino superior, o aval do Governo Federal vai contribuir para que alunos de mais de muitos municípios possam ter acesso à universidade.

“Era até uma incoerência: os ônibus doados pelo Governo Federal não poderiam ser usados pelos estudantes universitários, mesmo sendo a União responsável pelo ensino superior. Foi uma vitória para os estudantes. O benefício vai possibilitar que muitos deles que estavam sem estudar devido à proibição, antes da promulgação, utilizem o transporte escolar”, comemorou o deputado, informando que os gestores ficaram livres de locar e adquirir novos ônibus.
Em Buriti dos Lopes os universitários tem transporte gratuito desde o início de 2013
BURITI DOS LOPES

No município de Buriti dos Lopes, o prefeito Bernildo Val (PR) enviou nos primeiros meses do ano de 2013 para a Câmara Municipal um Projeto de Lei que garante transporte gratuito aos universitários do município. De segunda a sexta-feira, dezenas de alunos são transportados da sede de Buriti dos Lopes para a cidade de Parnaíba, bancado pela Prefeitura Municipal. O transporte acontece nos turnos manhã, tarde e noite, um fato inédito na história buritiense. Uma verdadeira demonstração de que o gestor municipal tem compromisso com esses estudantes.

TEOR DA EMENDA:

Art. 5 - A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.

Parágrafo único. Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Por: Frank Cardoso

Manifestação dos professores tem fraca adesão em Buriti dos Lopes

Professores nos relataram que a manifestação virou política partidária e não iriam participar do manifesto porque alguns políticos de oposição estavam tentando tirar proveito.

Tem fraca adesão em Buriti dos Lopes o movimento na rede municipal de ensino. O protesto marcado pelo SINTE-PI - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí, contou com poucos participantes na manhã desta segunda-feira (05), na sede do município. Cerca de 40 professores deixaram a sala de aula para participar do manifesto.

Os demais professores resolveram não aderir à proposta do SINTE para a paralisação desta manhã dando realce ao momento do período escolar que se vive bem mais importante que qualquer luta que possa ser travada neste momento com um governo que iniciou há poucos meses.

Foi esta pelo menos a opinião de muitos professores contactados pela reportagem do Portal Boca do Povo que esta manhã ligou para três escolas da cidade.

Alguns dos professores desconheciam mesmo qualquer tipo de convocatória para a paralisação e outros explicaram que neste momento, no início da nova administração, não é o momento ideal para se fazer qualquer tipo de manifestação que possa prejudicar os alunos.

Outros professores nos relataram que a manifestação virou política partidária e não iriam participar do manifesto porque alguns políticos de oposição estavam tentando tirar proveito. Uma professora que ligou para nossa reportagem e pediu anonimato disse: “95% desse pessoal que até aí é ligado ao grupo de oposição e só querem tumultuar”.


Além do fato

O certo é que a pequena manifestação dos professores, parecia mais uma passeata eleitoral do que qualquer manifestação reivindicatória. Era visível que o fogueteiro do manifesto recebia ordens de pessoas que nem professores são e a grande maioria dos participantes era ligada a ala política oposicionista buritiense. Sem falar que uma professora se esqueceu da reivindicação e passou a atacar nosso blog. Uma verdadeira demonstração de despreparo e falta de inteligência. 

Por: Frank Cardoso

Care realizou em Parnaíba o III curso de extensão universitária em comunicação e turismo sustentável

comunicação e turismo sustentável

Postado em: 5 agosto, 2013 0
DSC07578
Vários comunicadores, estudantes e profissionais dos veículos de comunicação de Parnaíba e municípios vizinhos estão participando do III curso de extensão universitária em comunicação e turismo sustentável da região das rotas das emoções. A realização é da CARE Brasil em parceria com o instituto Comrádio e o apoio da universidade federal do Piauí.
DSC07574
João Martins – Care Brasil
“Este curso tem uma importância muito grande para a região das Rotas das Emoções porque qualifica os comunicadores e estudantes para que possam pautar o desenvolvimento da turística”, disse o coordenador João Martins, da Care Brasil.
DSC07594
O evento foi realizado no Delta Park Hotel, teve inicio no dia 01 de Agosto e encerramento no sábado (03), com um debate entre os secretários de turismo da região.
DSC07585
O curso contou com os palestrantes: Cláudio Costa, da agência HVB, Jessé Barbosa, do instituto ComRádio Brasil, Cristiane Sekeff, diretora da TV Assembleia, Luana Santana, Uno Comunicação, Iraildon Mota, Instituto ComRádio Brasil e Simone Putrick da Universidade Federal do Piauí.

Fonte: portal do delta

Prefeito vai indicar amante como candidata a sucessão "para continuar mandando"

Imagem Ilustrativo Prefeito de uma cidade da região norte resolveu lançar o nome da amante como candidata à sucessão. A indicação vem causan...