sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Lançado o livro conta história de prostitutas que morriam queimadas em Parnaíba



A vida às margens do Rio Igaraçu, na cidade de Parnaíba e a prostituição entre os anos de 1940 e 1960 foram o ponto de partida para a pesquisa que agora ganha as páginas do livro ‘Um História das Beiras ou nas Beiras: Parnaíba, a cidade , o rio e a prostituição’. A publicação será lançada dia 31 de agosto, às 19h, no auditório da Universidade Estadual do Piauí.

O livro reconta a história de prostitutas, que morriam queimadas em nome do amor. Tal fato foi o que mais chamou atenção do autor, o professor Erasmo Carlos Amorim Morais. Resultado do mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí, a pesquisa tem como cenário principal o cabaré da Munguba, localizado no antigo bairro Quarenta.

“O universo da prostituição sempre me despertou fascínio. Com a pesquisa quis entender através da história de vida das mulheres prostituídas, sua vida, seus desejos, suas angústias, o porquê do ingresso na prostituição e que fatores colaboraram para isso. Os sujeitos que estudo ocupam não só a margem periférica da cidade, mas também a margem do Rio Igaraçu”, explica o autor.
Erasmo Carlos entrevistou duas ex-prostitutas, uma delas já faleceu. Os relatos mostram que apesar da vida que levavam, as mulheres alimentavam o sonho de casar e ter filhos. Algumas, que chegaram a se apaixonar por marinheiros que passavam pelo Porto das Barcas, se matavam ao saber que os amantes não voltariam mais.

“Elas se trancavam dentro dos quartos alugados ao lado do salão principal depois jogavam querosene no corpo, riscavam um fósforo e se queimavam. Algumas chegaram a casar e sair da prostituição”, conta o autor.

Para o autor, o Porto das Barcas, enquanto lugar de práticas comercias, conseguiu construir duas realidades distintas: o centro e a margem. “Na pesquisa fui além do que propus. Inicialmente eu queria entender o cais, no entanto, ouvindo as fontes não pude dissociar o centro da margem. Hoje esses espaços encontram-se remodelados ou inexistentes. O centro passou por inúmeras reformas descaracterizado a arquitetura da primeiras metade do século passado, enquanto a margem continua com o mesmo estereótipo , no entanto a prostituição, se acontece, manifesta-se de maneira mais silenciosa”, avalia.

Segundo Erasmo Carlos, quando a prostituição foi extinta, o lugar onde funcionava o cabaré passou a ser um bar, cujo dono era conhecido como Augusto. O senhor pintava nas paredes do estabelecimento mensagens deixadas pelos seus visitantes.

“Houve uma ressignificação do espaço. Para lá convergiam personalidades da cidade do estado tais como Israel Correia, Mão Santa e Elmar Carvalho que por gostarem do som da vitrola que lá tocava deixavam em forma de gratidão mensagem escritas ao proprietário, seu Augusto que fazia questão de pintar nas paredes a declaração dos visitantes”, conta Erasmo.

O prédio onde funcionou o cabaré e anos depois o bar teve sua estrutura destruída após uma forte chuva em dezembro do ano passado.


Fonte: G1

Vereador pede que prefeito de Ilha Grande trabalhe para que a cidade possa ter policiais.

Vereador Ângelo

Na primeira sessão realizada neste mes de agosto na Câmara Municipal de Ilha Grande do Piauí no dia (28/08/2013), o vereador Ângelo Rodrigo entrou com um requerimento ao Prefeito que junto ás autoridades competentes, que instale um ponto de apoio policial no centro da cidade. Na estrutura onde funcionava o antigo posto telefônico, pois está atualmente em desuso. O centro da cidade é um lugar de grande movimentação, por conta dos bares, lanchonetes e clubes de festas, principalmente nos fins de semana no período noturno. A população clama por esta proteção policial, que é de suma importância para assegurar a tranquilidade dos cidadãos e cidadãs de bem, que ali residem e trabalham.

O parnaibano Eliseu Isaias(da CEPISA) saiu com ferimentos nas pernas e foi encaminhado ao Hospital de Campo Maior

O engavetamento aconteceu no quilômetro 275 da BR-343, na altura da comunidade Água Branca, município de Campo Maior. 
O trânsito no local estava muito lento e a Polícia Rodoviária Federal está no local para organizar o tráfego.
Envolveram-se no acidente uma Hilux da empresa Lazer, que presta serviços para a Eletrobrás. O motorista da caminhonete, que não foi ainda identificado, morreu no local e ficou preso às ferragens.
Eliseu Isaias motorista do munck saiu ferido e foi encaminhado ao Hospital de Campo maior
 
Os dois outros carros envolvidos são um caminhão munck, que também presta serviços para a Eletrobrás, e um Corola que está a serviço do Exército Brasileiro.
 
Segundo o policial rodoviário Aguinel, o acidente aconteceu porque a Hilux, que vinha no sentido Teresina-Campo Maior, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com o caminhão. O corola do Exército vinha logo atrás da Hilux e bateu em sua traseira, saindo da pista.
 
Ficaram feridos na colisão os servidores da Eletrobrás Eliseu Isaias de Araújo, (motorista do munck) e Francisco Pilar de Araújo (passageiro da Hilux) e ainda o tenente Pimentel e o sargento Fernandes, que trafegavam de Teresina para Fortaleza, no Ceará.
Todos os feridos foram levados pelo SAMU para o Hospital Regional de Campo Maior, mas os dois funcionários da Eletrobrás tiveram que ser transferidos para o Prontomed, em Teresina, devido ao estado de saúde deles, que é muito grave.
O oficial e o sargento do Exército sofreram apenas ferimentos leves e foram socorridos ainda no Hospital Regional de Campo Maior.
 
 
Portal de Campo Maior

W.Dias, JVC e Ciro intensificam idas a Parnaíba. Ex-prefeito é cotado pra vice

O ex-prefeito do município de Parnaíba, José Hamilton (PTB) foi convidado para ingressar no Partido Progressista (PP) pelo presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira. Comenta-se que no final de semana, os três senadores do Piauí, Ciro Nogueira, Wellington Dias (PT) e João Vicente (PTB) foram até o litoral do estado para conversar com o ex-prefeito sobre as eleições 2014.

Parece que depois das negociações fracassadas do PP com o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes, Ciro Nogueira investe agora em Hamilton para indicar como vice na chapa de W. Dias. José Hamilton é considerado um dos líderes políticos mais fortalecidos com a vitória de Florentino Neto (PT) nas últimas eleições municipais na cidade de Parnaíba. O petebista ficou à frente da gestão municipal até o mês de dezembro de 2012.José Hamilton foi eleito em 2004 e reeleito em 2008, ficando até dezembro de 2012, já que em 2013 assumiu o seu aliado e ex-vice prefeito Florentino Neto. 
Com o PTB irá investir na reeleição do senador João Vicente no Senado federal, a vaga de vice deve mesmo ser ocupada por um nome do PP. Entre os cotados estão as deputadas Iracema Portela, Margareth Coelho e até o ex-prefeito de Teresina, Elmano Ferrer (PTB). Ciro teria convidado Elmano para se filiar ao partido, mas ele não aceitou o convite. 
O senador Wellington Dias declarou que não tem pressa para indicar o nome de um vice e que a decisão só será tomada em 2014. O senador Ciro Nogueira confirma o convite para que o ex-prefeito se filie ao PP, mas nega que tenha a intenção de indica-lo como vice de W. Dias em 2014.

Com informações do portal Costa Norte.

"Mensalão": STF já rejeitou recursos de 19 réus.

Agência Brasil - O Supremo Tribunal Federal (STF) negou hoje (29) mais dois recursos para redução de penas de réus condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Os ministros julgaram os recursos do ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu e o publicitário Cristiano Paz. Desde o início do julgamento, no dia 14 deste mês, foram negados recursos de 19 dos 25 réus.
No primeiro recurso analisado, os ministros mantiveram a pena do publicitário Cristiano Paz, mas acataram o pedido de correção material (quando há erro na grafia) no acórdão no somatório de penas. A mudança, porém, não altera a pena e a multa aplicadas. Paz foi condenado a 25 anos, 11 meses e 20 dias, além de multa de mais de R$ 2,5 milhões, pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro, peculato e formação de quadrilha.
O STF também rejeitou a redução de pena do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses de prisão. No recurso apresentado ao STF, a defesa de Dirceu pediu a redução da pena, a publicação de trechos do julgamento omitidos no acórdão, com detalhes das decisões dos ministros; e reivindicou um novo relator para o embargo de declaração protocolado.
O julgamento foi suspenso após um pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso durante a análise dos embargos do ex-assessor do PP João Cláudio Genu. No recurso, a defesa alegou que houve contradições na fixação das penas, como a falta de provas para fundamentar a condenação por lavagem de dinheiro. Genu também alegou que não sabia que os recursos repassados por Marcos Valério tinham origem ilegal porque cumpria as ordens dos dirigentes do partido.
Todos os argumentos apresentados para diminuir a pena foram negados pelo relator da ação penal, ministro Joaquim Barbosa. No entanto, o ministro Ricardo Lewandowski defendeu que a pena do ex-assessor do PP seja reduzida para menos de quatro anos de prisão, fato que levaria a conversão para pena alternativa. Segundo Lewandowski, Genu "era apenas um prestador de serviço".
Os ministros começaram a analisar a questão, mas não chegaram a um consenso. O ministro Luís Roberto Barroso preferiu pedir vista do processo para analisar melhor o caso.
A sessão será retomada na próxima quarta-feira (4).

Prefeitura realiza passeio ciclístico em Buriti dos Lopes na manhã deste domingo (01)

Ao final do percurso, os participantes concorrerão a várias bicicletas.
Como parte das comemorações pelo aniversário de 80 anos de Buriti dos Lopes, a Prefeitura vai realizar neste domingo dia 1º de setembro, o 1º Pedala Buriti, um passeio ciclístico e uma homenagem ao Dia do Educador Físico pelas principais ruas e avenidas da cidade . Ao final do percurso, os participantes concorrerão a várias bicicletas.

Para isso, os interessados precisam está em frente à Prefeitura Municipal às 8h00 da manhã para receber um kit que será entregue aos participantes e senha para concorrer aos prêmios. O evento é aberto ao público e conta a participação de todas as Secretarias do município.

Por: Frank Cardoso

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Falta defensor público também na cidade de Luis Correia - PI

A Constituição (artigo 134) dispõe que “a Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados”. Mas, apesar deste mandamento, faltam defensores públicos em 72% das comarcas do país. Ou seja, a instituição só está presente em 754 das 2.680 comarcas (juízos de primeira instância). 
São, ao todo, 5.045 defensores, enquanto o Ministério Público conta com quase 10 mil membros, entre promotores e procuradores. 
004
A Associação Nacional dos Defensores Públicos convidou os dirigentes de todas as associações estaduais para participarem, na próxima terça-feira (27/8), da audiência pública, na Câmara dos Deputados, para a discussão da proposta de emenda constitucional (PEC 247/2013) que fixa um prazo de oito anos para que todas as comarcas do Brasil tenham defensores públicos em número suficiente. 
A “PEC das Comarcas ”teve sua admissibilidade aprovada em abril último, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Só depois de apreciada e aprovada pela Comissão Especial, a proposta será encaminhada à deliberação do plenário da Câmara, em dois turnos de votação. Para ser aprovada serão necessários 308 votos favoráveis. Depois de aprovada em dois turnos, a PEC será então encaminhada à apreciação do Senado.
Fonte: Jornal do Brasil

MAIS DE 300 ESTUDANTES SÃO BENEFICIADOS Estudantes de Buriti dos Lopes recebem carteira de acesso ao ônibus universitário

A entrega foi feita pelo prefeito Bernildo Val, durante solenidade no CIEF. Mais de 300 estudantes vem sendo beneficiado deste o início do ano com esse transporte gratuito.

Foi realizada na tarde deste sábado (24), a entrega das carteiras de acesso ao ônibus universitário que vem sendo disponibilizado pela Prefeitura Municipal para transportar os estudantes que moram em Buriti dos Lopes e estudam em universidades e faculdades na cidade de Parnaíba.

A entrega foi feita pelo prefeito Bernildo Val, durante solenidade no CIEF. Mais de 300 estudantes vem sendo beneficiado deste o início do ano com esse transporte gratuito. Bernildo vem questão de entregar pessoalmente as carteirinhas a cada estudante presente no evento.

VEJA ALGUMAS FOTOS!


Inscrições para Corrida do Jegue estão abertas a partir de hoje (26)

BURITI DOS LOPES - 80 ANOS

A corrida acontece em uma única bateria de participantes com premiação em dinheiro para os três primeiros colocados. 

A Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, através da Secretaria de Cultura, inscreve de hoje (26) até a próxima sexta-feira dia 30, das 8h00 às 12h00 os interessados em participar da Corrida de Jegue, que acontecerá no dia 01 de setembro, no estádio Quimerzão às 16h00. Em Buriti dos Lopes, a Corrida de Jegue faz parte da programação de aniversário de 80 anos da cidade.

As inscrições são totalmente gratuitas e estão sendo feitas no Departamento de Comunicação na Prefeitura Municipal. A corrida acontece em uma única bateria de participantes com premiação em dinheiro para os três primeiros colocados.

Recebem prêmios os três primeiros colocados:

1º lugar – R$ 250,00
2º lugar – R$ 150,00
3º lugar – R$ 100,00

Por: Frank Cardoso

 

Prefeito Florentino Neto vai gastar R$ 500 mil na compra de camarões e patinhas de caranguejo

O prefeito Florentino Neto (PT) de Parnaíba licita nesta segunda-feira (26), através de processo TC-N-024628/13 “Registro de preço para a prestação de serviços de buffet e coffee break, incluindo o fornecimento de mesas, cadeiras, toalhas, talheres, copos e garçons a fim de atender as necessidades do município.”

Imagem: ReproduçãoPrefeito de Parnaíba Florentino Neto(Imagem:Reprodução)Prefeito de Parnaíba Florentino Neto

O valor licitado será de R$ 500.000,00 – quinhentos mil reais.

Entre os itens que deverão compor o serviço de buffet e coffee break, segundo o Anexo I do Edital do Pregão presencial nº 050/2013 estão: Camarões diversos, patinhas de caranguejo, chás, cafés e salgados diversos.

Comer camarões e outros acepipes é um mimo que faz bem a qualquer um, mas um município pagar quinhentos mil reais para servir o alcaide de Parnaíba e seus cupinchas é algo fora da realidade.

Outro lado

GP1 conversou com a assessoria de comunicação da prefeitura de Parnaíba que informou que os serviços contratados serão utilizados nos diversos eventos realizados pela prefeitura. "Esse valor é uma estimativa e a empresa ganhadora da licitação receberá através de notas fiscais de acordo com a demanda do serviço, podendo vir a receber um valor total inferior ao foi estimado", declarou.

A respeito dos pratos mais caros, como camarões diversos e patinhas de caranguejo, a assessora explicou que esses pratos são servidos em eventos mais sofisticados que contam por exemplo com a presença de ministros, que segundo ela têm se interessado cada vez mais em visitar o município. 
Fonte: GP1/Herbert Sousa

Jogador do Salgueiro é atingido por uma pedrada na cabeça no verdinho neste domingo

Um torcedor não identificado atingiu um jogador do Salgueiro de Pernambuco com uma pedrada na cabeça, durante o jogo que garantiu a classificação do time pernambucano na Série D do Campeonato Brasileiro.
Imagens: Chamada Geral
A torcida já estava  com os ânimos exaltados pela derrota do Parnahyba, quando um torcedor se aproximou do alambrado nos últimos minutos do segundo tempo e lançou uma pedra pontiaguda em direção ao campo, atingindo o jogador Elvis, camisa 11 do Salgueiro.
A pedra atingiu a parte de trás da cabeça e provocou um sangramento. Elvis foi atendido pelo Samu, que estava presente no local.

Grande público prestigiou o primeiro Parnaíba Fight Championship de MMA


Parnaíba vivenciou no sábado (24), um evento impar do esporte que mais cresce no mundo, o MMA (Artes Marciais Mistas)- modalidade de luta que incorpora vários estilos de artes marciais em seus combates.
O primeiro Parnaíba Fight Championship foi dividido em dois cards, o preliminar e o principal, tendo o seu apogeu na última luta da noite entre Marconi Pará e Nino Bala, valendo o cinturão do evento.
As lutas do card preliminar foram apenas um aperitivo para o que viriam pela frente, as lutas do card principal.
A primeira luta do card preliminar foi o duelo entre Alef e Darcom, combate esse vencido por Alef, no primeiro round, por nocaute.
Na sequencia do card preliminar enfrentaram-se os lutadores Alexandre “o terrorista” e Adolf. Esse combate foi muito movimentado com grande trocação entre os lutadores. No final sagrou-se vencedor o lutador Alexandre “o terrorista”, com um nocaute no primeiro round.
Finalizando o card preliminar enfrentaram-se, Ricardinho, e Gyraya Rodrigues, combate vencido até com uma certa facilidade pelo lutador de Parnaíba Ricardinho, ainda no primeiro round, com um nocaute técnico.
O card principal, que criou uma grande expectativa no público desde o dia da pesagem, foi o ponto alto do Parnaíba Fight Championship. As três lutas, muito bem casadas, levantou o grande público que compareceu ao ginásio “O Verdinho”.

O primeiro duelo do card principal foi entre Mardone Sampaio e Douglas Pitbull. O encontro desses dois lutadores já tinha causado muita tensão no dia da pesagem, agravando-se com provocações de ambos os lados no hotel onde os dois estavam hospedados. A luta foi de grande nível técnico, principalmente por parte de Mardone Sampaio, que demonstrou mais experiência e um bom jogo de chão, não dando muitas chances ao oponente. Quase no final do primeiro round, Mardone Sampaio levou Douglas Pitbull pro solo e venceu a luta por estrangulamento.
A segunda luta do card principal foi uma das lutas mais esperada pelo público presente, até mesmo mais que a decisão do cinturão. O parnaibano Diego Armando, professor de Jiu-jitsu da academia Orions Nova União, enfrentou e perdeu para Jonas Tubarão, no primeiro round, por desistência. Informações repassadas por alguns segundos de Diego Armando davam conta que ele teve pouco mais de um mês para realizar sua preparação, o que não foi o suficiente para apurar o condicionamento físico do atleta.
O público, que nessa altura já estava inflamado e no clima do evento, foi ao delírio com a última luta do card principal do Parnaíba Fight Championship. Valendo o cinturão da noite, Marconi Pará venceu Nino Bala no primeiro round por nocaute técnico, levando o público a uma êxtase de emoção e alegria, pois, Marconi Pará, mesmo sendo paraense de nascimento, é parnaibano de coração, cidade essa que ele escolheu para viver.
Para premiar à noite, o grande campeão do Parnaíba Fight Championship recebeu das mãos das lindas ring girls, Nycolle Nogueira e Aline Feitosa, o merecido cinturão de campeão do Primeiro Parnaíba Fight Championship.
Portalphb.com.br
Fotos: Walter F. Fontenele e Chamada Geral

Prefeitura de Parnaíba anuncia novo concurso público para zeladores e guarda municipal

O prefeito Florentino Neto assinou nesta segunda-feira (26) edital para realização de concurso público para preenchimento de vagas de cargos efetivos do quadro permanente da Prefeitura de Parnaíba. O concurso, que será executado pela Copese, irá oferecer 198 vagas, sendo 188 para zeladores e 10 vagas para guarda civil municipal. Este é o terceiro edital lançado este ano para preenchimento de vagas efetivas e temporárias da Prefeitura de Parnaíba.

Para o cargo de zelador é necessário ensino fundamental incompleto com remuneração de um salário mínimo. O guarda civil municipal deve comprovar ensino Médio Completo e ter Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo AB. Para esta função o salário chega a R$2.169,60.

A solicitação da inscrição será efetuada exclusivamente via internet, no endereço eletrônicowww.ufpi.br/copese, a partir das 09h do dia 02/09/13 até as 23 h e 59min do dia 28/09/13, observado o horário local. O candidato deverá preencher todos os campos do formulário eletrônico e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa de inscrição. O pagamento deverá ser efetivado até o dia 30/09/13, em qualquer agência bancária ou em seus correspondentes.

Fonte: blog do bikanca

Tiro de Guerra de Parnaíba comemora o Dia do Soldado

O Tiro de Guerra 10-012 de Parnaíba realizou uma solenidade militar na manhã desta sexta-feira(23), em alusão ao “Dia do soldado” comemorado dia 25 de agosto. Na ocasião o prefeito Florentino Neto participou acompanhado de representantes do executivo e representantes das forças armadas brasileiras. A comemoração foi marcada pelo desfile da tropa e pela entrega de medalhas e troféus aos destaques do TG 10-012.
A data 25 de agosto homenageia o trabalho do Exército Brasileiro e foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803, que com pouco mais de 20 anos já era capitão. Duque de Caxias lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

alt

alt

alt




Fonte: blog do Bikanca
alt

Daniel Alves se apresenta a tribunal pela primeira vez após sair da prisão

Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo estupro de uma jovem de 23 anos em uma boate na capital da Catalunha, em 2022...