sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Renata Ceribelli e Zeca Camargo deixarão o Fantástico

Tadeu Schmidt é único que deve continuar na atração, dividindo a cena com Renata Vasconcellos

Fonte: O Dia
 
Apontado como novo apresentador do 'Vídeo Show', Zeca Camargo não deve ser a única mudança no elenco do 'Fantástico', que também deve perder Renata Ceribelli.
A jornalista vai deixar o cargo de apresentadora do dominical para assumir o posto de correspondente internacional da Globo em Nova York.
Tadeu Schmidt é único que deve continuar na atração, dividindo a cena com Renata Vasconcellos, apresentadora do 'Bom Dia Brasil', segundo o jornal 'O Dia'.
Já para a vaga que ficará aberta no jornal matinal, Ana Paula Araújo é quem deve ser escalada. Atualmente, ela apresenta do 'Bom Dia Rio'.

Fonte: MSN

Ator Edgar Vivar, o eterno "Sr. Barriga" chega em São Paulo

Por
Ator Edgar Vivar, o eterno "Sr. Barriga" chega em São Paulo
O ator Edgar Vivar, famoso por ter dado vida à Sr. Barriga e Nhonho na série infantil "Chaves" desembarcou em São Paulo.
Recebido no aeroporto pelos fãs, que são sempre muito carinhosos, Edgar posou para fotos e distribuiu autógrafos. Uma das fãs em particular acabou emocionando o ator, além de demonstrar muito carinho por ele e seus personagens, a moça trazia na pele as imagens de Seu Madruga e Chaves tatuadas.
A visita de Edgar ao Brasil se deve aapresentação de seu novo espetáculo, "Sr. Barriga é jovem ainda", que além de São Paulo, passa pelas cidades de Porto alegre, Pelotas e Caxias do Sul nos dias 28, 29 e 30 de setembro, respectivamente.
Não deixe de ler: Filme "Need For Speed", com astro de Breaking Bad, ganha trailer; assista A adaptação cinematográfica da maior franquia de corrida no mundo dos Games “Need for Speed”, que será estrelada por Aaron Paul, o Jesse Pinkman de

Governador de Pernambuco evita críticas diretas ao ex-ministro Ciro Gomes, mas ressalta que maioria decidiu pelo desembarque do governo Dilma

“Eles têm que saber perder”, diz Eduardo Campos, em resposta a Ciro Gomes

Após ser criticado pelo ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes , o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, evitou o ataque direto, mas afirmou que a decisão do partido de desembarcar do governo de Dilma Rousseff foi uma vitória da maioria do PSB que defende sua candidatura à Presidência da República. Sem citar o nome de Ciro, Eduardo Campos referiu-se ao grupo político liderado por ele e por seu irmão, Cid Gomes, como vencido na tentativa de fazer com que o PSB seguisse no apoio à presidente.
“Nós fizemos uma disputa política e nós vencemos. E como nós vencemos, nós temos que saber vencer. Eles têm que saber perder. Se a gente não souber ganhar a gente não ganha mais nunca. A posição política nossa foi aprovada por quase a unanimidade do partido. Só houve uma abstenção”, disse Campos.
O único voto divergente na decisão tomada pela executiva do PSB de entregar à Dilma todos os cargos negociados pela direção nacional da legenda foi de Cid Gomes. Nesta semana, os irmãos Gomes, além de muitos aliados no Ceará decidiram deixar a legenda.
Ciro, por sua vez, não sai do partido sem criticar duramente a intenção de Eduardo Campos de se candidatar a presidente da República no próximo ano. Ele disse que a candidatura de Eduardo Campos é um projeto pessoal apresentado com truculência ao partido. Ciro disse que Campos deve a ele “correção moral e decência”.
Eduardo Campos evitou polemizar. “Eu trato as coisas na política. Esse é o meu jeito de fazer e eu não vou alterar isso porque eu vivo assim e vivo em paz”, disse Eduardo Campos ao iG. “Vamos nos colocar sempre no debate, regidos pelo equilíbrio e pelo bom senso, pelo respeito às pessoas que divirjam da gente. Essa é a minha forma de fazer e eu não vou alterar isso, porque essa é a forma que eu vivo e que eu trato todos os outros assuntos”, disse Campos.

Fonte: IG

 

Fernando Gomes continua sem partido político

Conversei hoej cedo com o Fernando Gomes na lanchonete do Zé do Santos, ele me falou que está sem partido. Saiu do PC do B por não ter oportunidade de defender sua ideologia e agora vai sentar com grupos políticos da região para ouvir as propostas de filiação que lhe foram feitas a primeira deve ser a do PMDB.
Fernando Gomes deve ter conversa com o vice governador neste final de semana.

Painel do clima da ONU sobe alerta para aquecimento global

A temperatura da superfície terrestre poderá exceder um aumento de 1,5°C até 2100

Fonte: Rafael Garcia/Reuters
Quem esperava ver o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climática) emitir um relatório mais enfraquecido em razão da recente desaceleração no aquecimento global, testemunhou os cientistas da entidade subirem o tom de alerta. Além de manter que a mudança climática é "inequívoca", o documento mostra projeções para o futuro com um grau de certeza melhorado.
Reuters
Aquecimento global: degelo na Gronelândia é um dos fatores que faz subir o nível do mar
"A atmosfera e o oceano se aqueceram, a quantidade de neve e gelo diminuiu, o nível do mar subiu, e as concentrações de gases-estufa aumentaram", diz o Sumário para Formuladores de Política, a seção do documento divulgada nesta manhã.
No final deste século, a temperatura média da superfície terrestre provavelmente vai exceder um aumento médio de 1,5°C até 2100, em relação à média de 1850 a 1900. Isso vale para todos os cenários considerados exceto o mais otimista, no qual emissões de gases estufa sofrem cortes drásticos, atingindo um pico daqui a dez anos e caindo para zero 50 anos depois.
Em um cenário intermediário, no qual as emissões dobram até 2060 e recuam a um nível maior que o atual antes de 2100, a temperatura provavelmente excederá um aumento de 2°C, limite considerado perigoso por cientistas.
A palavra "provavelmente", na linguagem do painel, significa uma propensão acima de 66%, a melhor confiabilidade possível para projeções futuras, baseadas em modelos matemáticos de simulação do clima.
Ao avaliar o efeito das emissões de gases estufa no clima passado, o relatório foi mais contundente. O texto afirma ser "extremamente provável" (95% de certeza) que o aquecimento observado desde o meio do século 20 seja resultado da influência humana no clima. O último relatório, de 2007, dizia que o mesmo era "muito provável" (90%).
Oceanos
O relatório também afirma com "alta confiabilidade" que o aquecimento dos oceanos domina o aumento da energia armazenada no sistema climático. Mais de 90% da energia acumulada pela Terra desde 1971 foi armazenada nos mares, diz o relatório.
"À medida que os oceanos se aquecem e as geleiras e plataformas de gelo se reduzem, o nível do mar continuará a aumentar, mas a uma taxa mais rápida do que aquela que experimentamos ao longo dos últimos 40 anos", afirmou Qin-Dahe, co-presidente do Grupo 1 do IPCC. O aumento do nível do mar entre 1900 e 2012 foi de 19 cm.
Hiato
A questão da desaceleração do aquecimento global nos últimos 15, o "hiato" da mudança climática, tomou grande parte do tempo de discussão dos delegados do IPCC que se reuniram nesta semana. O texto final do relatório lidou com o fenômeno afirmando que a temperatura média global de superfície "exibe substancial variabilidade interanual e decadal" apesar de um "robusto aquecimento multi-decadal" verificado.
"Como exemplo, a taxa de aquecimento ao longo dos últimos 15 anos (1998-2012); 0,05°C por década), que começa com um forte El Niño, é menor do que a taxa calculada desde de 1951 (1951-2012; 0,12°C por década)", afirma o relatório.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

DEU NA GLOBO - Com 3 meses de espera por raio-X, Caxingó não quer Mais Médicos

Cidade está entre as mais pobres do país que não aderiram ao programa. Prefeita afirma que não há carência de profissionais, mas de infraestrutura.

HERANÇA: Caxingó, possui duas ambulâncias.
Uma está sucateada no pátio da Unidade de
Saúde. A prefeitura não se inscreveu no programa
Mais Médicos alegando que não faltam
profissionais, e sim, estrutura de atendimento
(Foto: Patrícia Andrade/G1)
Caxingó, localizada no litoral do Piauí, é a 2ª cidade do estado com o pior índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) e uma das 32 com o pior resultado no país. 

Apesar disso, foi uma das seis cidades brasileiras com IDH classificado como "muito baixo" que não aderiram ao programa Mais Médicos do governo federal, segundo cruzamento de dados feito pelo G1.

A prefeitura alega que trazer mais médicos custaria "caro" para as finanças do município. Além disso, diz que não há carência de profissionais, mas falta de estrutura e equipamentos para o atendimento na atenção básica.

A cidade, castigada em 2012 pela pior seca dos últimos 40 anos no Piauí, conta atualmente com quatro médicos e três Unidades Básicas de Saúde (UBS), duas delas localizadas na zona rural.

Cada equipe do Programa Saúde da Família (PSF) é composta por um médico da família, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e três agentes comunitários de saúde, profissionais que se revezam no atendimento domiciliar e nas unidades.

Os profissionais atuam de segunda a sexta no Centro de Saúde Clarindo Rodrigues de Carvalho, unidade que fica localizada na zona urbana. Um dentista também presta atendimento durante toda a semana.

Os médicos também trabalham em outras cidades próximas, cerca de 100 km de distância. Buriti dos Lopes, Cocal e Parnaíba são chamados "polos" de saúde e atendem a população de diversos municípios vizinhos.

Falta de estrutura
O G1 encontrou condições precárias de atendimento em algumas das unidades de saúde de Caxingó. Nenhuma delas conta com leitos para internação, e os casos de média e alta complexidade são transferidos para o Hospital Regional Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, apoio para outras dez cidades.

Unidade de Saúde realiza uma média de 1.100
consultas por mês (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Não há aparelhos para exames como eletrocardiograma, raio-X e ultrassonografias. Como exige enfrentar a fila de Parnaíba, a espera pode durar até três meses, segundo o secretário de Saúde de Caxingó, Antonio Bruno Fontinele.

Atualmente, apenas uma ambulância atende a população, já que a outra está sucateada. A prefeitura conta com dois veículos menores que auxiliam no transporte de pacientes.

“[Para aderir ao Mais Médicos] nós teríamos que arcar com despesas de alimentação, hospedagem e deslocamento para manter esse profissional e não temos de onde tirar. Já gastamos além dos 15% destinados à saúde para dar conta das equipes e unidades de atendimento que temos na cidade”, afirma a prefeita Rita Sobrinho (PT).

 Segundo ela, Caxingó não tem arrecadação e conta apenas com o repasse médio de R$ 200 mil do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O gasto com a saúde é responsável por quase 18% da despesa total da cidade.

Conforme o secretário de Saúde, a adesão ao Mais Médicos tiraria as verbas do Programa Saúde da Família. “O governo está dando com uma mão e tirando com as duas. Quando optamos pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), a história era a mesma, de que o médico viria com uma bolsa paga pelo governo federal. Mas foram descontados R$ 8 mil dos recursos da prefeitura”, explicou. 

“Nossa cidade é uma cidade sem arrecadação. Perderíamos recurso”, afirma o secretário. “A gente acha um contrassenso. O governo pensa que é só colocar médico. Pegamos unidades completamente sucateadas. Não tinha nem balança. O problema não é médico. Não tem a infraestrutura”, reclamou.

O Ministério da Saúde diz que "além de pagar diretamente pelo médico, ainda repassa mais R$ 4 mil para o município compor a equipe de saúde da família". A pasta afirma que o programa prevê "pagamento da bolsa diretamente ao médico, no valor de R$ 10 mil. Antes, os municípios que tinham que contratar os médicos diretamente e arcar com esse custo. Agora, esse custo será federal e os municípios ficam a cargo de alimentação e moradia desses profissionais."

Especificamente no Piauí, diz o ministério, foram investidos R$ 67,7 milhões para obras em 507 unidades de saúde e R$ 18 milhões para compra de equipamentos para 98 unidades. “Também foram aplicados R$ 26,3 milhões para construção de 12 UPAs e R$ 93,7 milhões para reforma/construção de 10 hospitais”, afirma a pasta em nota.

Wilson Cabral, um dos médicos que trabalha em Caxingó, considera a concepção do programa Mais Médicos "falha". "Não somos contra o programa, mas os novos profissionais estão sendo prestigiados, quando não há estímulo e respeito aos médicos com uma experiência já consolidada. O que não podemos aceitar é a atuação desses profissionais sem o Revalida [exame que faz a revalidação de diplomas estrangeiros]", afirma.

Prefeitura diz que não há carência de médicos, mas de estrutura e equipamentos (Foto: Patrícia Andrade/G1)
De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Saúde de Caxingó, Ilvanete Tavares Beltrão, o "não" ao Mais Médicos tem explicação. Segundo ela, a cidade priorizou a participação em outros programas para assegurar e melhorar o acesso da população ao serviço de atenção básica, como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que prevê a contratação de profissionais como psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas na equipe, mas que ainda não foi implantado.

Quatro médicos trabalham na cidade na Atenção
Básica (Foto: Patrícia Andrade/G1)
A prefeitura também tenta aderir ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), visando mais recursos para a saúde. Segundo a administração municipal, o dinheiro seria usado na compra de material para as três UBSs e implementação no salários dos profissionais.

“Essa foi uma decisão compartilhada, porque diante dos nossos indicativos não vimos a necessidade de ter mais um profissional, mas priorizar programas que venham a dar melhor suporte ao trabalho que já vem sendo feito. Não concordamos com essa verticalização das ações do Ministério da Saúde em dizer o que estamos precisando. Temos que ajustar necessidades às possibilidades”, diz.

A Secretaria de Saúde pretende implantar até o próximo ano o atendimento de emergência nos fins de semana, e a prefeitura conseguiu a aprovação junto ao Ministério da Saúde a aquisição de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que será compartilhada com a cidade vizinha de Caraúbas, distante 12 km. Segundo o secretário, o serviço vai funcionar a partir de 2014. As três unidades de saúde também estão passando por uma ampliação.

A dona de casa Maria Cilda se diz satisfeita com o
atendimento (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Atendimento
“Sempre que eu venho atrás de uma consulta eu consigo e isso não era tão fácil. Já precisei por duas vezes e fui atendida. Não há muito o que reclamar. O médico demora porque vem de outra cidade, mas, para mim, isso é normal”, afirma a auxiliar de serviços gerais Fátima Nascimento.

A dona de casa Maria Cilda de Sousa Gomes mostra o cartão de vacina do filho caçula de dois anos atualizado. Ela ajuda a engrossar a fatia de moradores que sobrevivem com a renda do Programa Bolsa Família -- 82% do total do município.

Com o ganho mensal de R$ 244 que recebe do programa federal, ela mantém com dificuldade o sustento da casa de quatro cômodos. Por outro lado, ela diz que a acesso fácil ao serviço de saúde lhe garante a medicação em casos onde há necessidade de tratamento. “Graças a Deus nós temos médicos e médicos bons e medicação também. Aqui só não dá para resolver os casos de urgência. Não tenho o que reclamar não”, afirma.

Fonte: Patrícia Andrade do G1 PI

Ex-prefeita de Buriti dos Lopes é denunciada novamente e já acumula vários processos

A última ação foi ajuizada no dia 17 de setembro através de denúncia feita pelo município.
Os prefeitos (as) no Piauí parecem gostar de colecionar ações penais e ações civis na Justiça Comum e Federal. A exemplo disto, o Ministério Público Federal já apresentou denúncia contra a ex-prefeita de Buriti dos Lopes Francisca Ivana Aguiar Santos (Ivana Fortes) em ação penal de Crimes de Responsabilidade. Esta ação penal foi ajuizada em 25 de fevereiro de 2013.

Ivana Fortes foi denunciada por crime de responsabilidade presentes no Decreto Lei 201/67, e nas leis 1079/50 e 5249/67. O processo tem como juiz titular Leonardo Tavares Saraiva. 
Outras ações

A ex-prefeita já é ré em outro processo que tramita também na Vara Federal. Em 30 de julho de 2013 a ex-prefeita foi denunciada à Justiça Federal por crime de Improbidade Administrativa e por Dano ao Erário pelo município de Buriti dos Lopes.

Além disso, a ex-prefeita Ivana já foi denunciada em outras quatro ações em 2013 que tramitam na Comarca de Buriti dos Lopes. Todas elas, ações civil pública por Improbidade Administrativa, (Dano ao Erário, Enriquecimento Ilícito e Violação aos Princípios Administrativos) por ter aplicado indevidamente os recursos, repassados ao município de Buriti dos Lopes. 

A última denúncia contra a ex-prefeita foi ajuizada no último dia 17 de setembro de 2013. As informações obtidas por esse blog estão disponíveis para a população através do site do Tribunal de Justiça no Themis Web (Consulta Pública) e no site do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Por: Frank Cardoso

Donos da COBRASIL irão receber titulos de cidadãos parnaibanos

Amanhã irá acontecer a solenidade de entrega do titulo de cidadão parnaibano ao senhor "Jacinto Codina Genis" e a "Miguel Codina Genis", pelo empenho, trabalho e dedicação à cidade de Parnaiba, nos muitos anos de serviço prestado pela "COBRASIL" também ao nosso Estado.
O Projeto de Lei de Titulo de Cidadania é de autoria do vereador Carlos Alberto Teles. A solenidade será amanhã pela manhã no gabinete da presidência da câmara.

Abertura Oficial da IX Expo Luís Correia. A Feira Agropecuária do Brejinho

Na noite de ontem, 25 de setembro de 2013 no Brejinho da Fátima, zona rural de Luís Correia, aconteceu a Abertura Oficial da IX Expo Luís Correia. A Feira Agropecuária do Brejinho já é tradição na região, exposições de animais, concurso leiteiro e a escolha da rainha do leite, marcou a abertura da festa ao som de Xote de Primeira. O evento é realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, uma grande estrutura foi montada com palco, som, iluminação, tendas padronizadas e banheiros químicos. O evento encerra dia 29 de setembro, durante todas as noites haverá shows com bandas a partir das 22:00 horas, hoje a animação é por conta da Banda Gibão de Couro.

Por Horlei Oliveira;
Fotos Horlei Oliveira

IFPI comemora 104 anos

Estratégico para o desenvolvimento do Brasil, o Instituto Federal do Piauí completou 104 anos na segunda-feira (23). Para comemorar e integrar a comunidade acadêmica, foi preparada uma programação especial que reunirá, no Campus Teresina Central, servidores e alunos da instituição.

A programação contou com hasteamento das bandeiras e apresentação da banda de música do IFPI. Em seguida, no Ginásio Poliesportivo do Campus, ocorreu um ato ecumênico e o corte do bolo, canto de parabéns e café da manhã.

O turno da tarde foi marcado por apresentações artísticas com palco livre para uso dos alunos da instituição. Serão realizados também um momento gastronômico e desfile de moda com alunos do Campus Teresina Zona Sul.

A Audiência Pública para discutir a situação dos imóveis fechados no conjunto Colina do Alvoradaserá quinta feira para 3 de outubro

A Audiência Pública para discutir a situação dos imóveis fechados no conjunto Colina do Alvorada, que seria realizada nesta quinta feira(26) , na Câmara Municipal,  proposta pelo vereador Carlson Pessoa (PSB), foi transferida para o dia 3 de outubro próximo. O parlamentar disse que fez essa proposição após receber inúmeras denúncias de moradores do local, e de pessoas que se cadastraram no projeto Minha Casa Minha Vida e nunca foram contempladas com as unidades habitacionais.
O motivo da mudança de data, segundo o vereador se deu em virtude de compromissos do superintendente da Caixa econômica Federal no Piauí em Brasilia-DF e a pedido da superintendente de Regularização Fundiária da Prefeitura de Parnaíba, por conta da ausência da representação da CAIXA, semana).
“A presença do representante da Caixa Econômica é de fundamental importância para a definitiva solução desse problema”, destaca o autor da proposição.
Para esta sessão estão sendo convocados os representantes da Prefeitura de Parnaíba, da Caixa Econômica Federal, da OAB-Parnaíba e do Ministério Público Federal. “Conheço pessoas fizeram o cadastro no projeto social, mas que até hoje aguardam para ter garantido o sonho da casa própria. O que causa revolta nesses cidadãos é o fato de ter casas fechadas, sendo alugadas e até vendidas. Vamos chamar os responsáveis pelo cadastro, seleção e fiscalização desses imóveis, para que isso não ocorra novamente”, comentou Pessoa.
Antes dessa audiência, porém, mais precisamente dia 2, outra audiência pública está marcada, proposta pelos vereadores André Neves e Ricardo Véras, para  discutir o Imposto Sobre Serviço (ISS) cobrado pela Prefeitura aos advogados em atividade no município. A proposta se deu após solicitação da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil. Os advogados consideram a alíquota abusiva, visto que equipara-se a cidades de população de maior poder aquisitivo, como por exemplo Porto Alegre – RS.

Pré-candidato da Gracinha Mão Santa lidera rejeição em Parnaíba, aponta pesquisa

180graus.com   nálise Política .    Sebastian Eugênio Eleições 2024 Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Amostragem trouxe à tona d...