sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dia do comerciário no Sesc Praia

Escrito por Assessoria de Comunicação
comercia

Comemore o Dia do Comericário no Sesc Praia. O Sesc preparou uma programação especial para os comerciários, hospedes e visitantes do maior Centro de Turismo e Lazer do Piauí. Será neste final de semana. A entrada é gratuita para comerciários e dependentes de comerciários com carteira do Sesc atualizada.
A banda Cheiro e Xamego vai animar a manhã recreativa no Sesc Beira Mar, domingo (27). Nesta segunda-feira (28) - Dia do Comércio - o Sesc Praia promove show com o Pagode Sedusamba, no Parque Aquático.
A programação especial terá jogos de salão, futebol de areia, torneio de damas, apresentações musicais, circuito recreativo na piscina e muita diversão coordenada por recreadores do Sesc. No final de semana do Comerciário junte sua família e seus amigos e venha comemorar no Sesc Praia.

Vizinhança e frequentadores da Praça Chico continuam sofrendo por desleixo da administração municipal

No Brasil, no dia 22/10, foi comemorado o dia nacional das praças, porém em Parnaíba (PI), as praças estão se tornando cada vez mais sinônimo de abandono. É o que vem acontecendo nas mais diversas praças da cidade.
Lixo, falta de conservação, falta de segurança e até mesmo a trivial falta de iluminação são alguns dos problemas que são encontrados frequentemente nas praças parnaibanas.
DSC06118
Para ilustrar o tremendo descaso da administração pública da cidade de Parnaíba (PI), em relação às praças do município, a praça do Chico Berto, localizada no Bairro Ceará, é um dos retratos desse descaso da atual gestão do municipal.
DSC06116
Não é a primeira vez que o Portal do Delta e a Rádio Globo Parnaíba denunciam tal desrespeito com o logradouro em questão, sua vizinhança e seus frequentadores.
A vergonhosa e indiferente falta de conservação é denunciada por moradores e por quem utiliza aquele importante logradouro público da cidade de Parnaíba.
DSC06119
Alcenor Silva
O comerciante Alcenor Silva, que labuta no endereço há cerca de 20 anos, afirma que nunca a Praça Chico Berto esteve tão abandonada pela municipalidade. Segundo ele, a falta de limpeza no local e a precária iluminação tem afastado as pessoas do local.
DSC06114
Para o Sr. Silva, o ambiente municipal está jogada às baratas. Não é de hoje que os moradores, frequentadores e comerciante reclamam falta de manutenção da estrutura da praça, porém, o prefeito municipal e sua equipe administrativa simplesmente viram as costas para a alarmante queixa dos munícipes parnaibanos.

Prefeitura de Luís Correia abre inscrições de concurso para secretaria de saúde e educação

As inscrições serão feitas na Secretaria de Administração nos dias 24 e 25 de outubro no horário de 8:00 às 13:00.
A prefeitura de Luís Correia, no uso de suas atribuições legais conferidas pela Lei Orgânica e pelas Leis Municipais nos 575/2004 e 736/2013, torna público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 04/2013, visando selecionar candidatos a serem contratados por prazo determinado para atender necessidades de pessoal, junto as Secretarias Municipais de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, que será regido pelas normas estabelecidas em Edital.

Nota de Apoio aos garis do município de Buriti dos Lopes

Fica aqui registrado o nosso apoio a todos esses servidores que merecem o nosso respeito e nossa admiração.

Jota Pereira
Vimos na qualidade de Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal, manifestar o nosso repúdio a toda forma de discriminação e menosprezo aos garis da cidade de Buriti dos Lopes. Esses servidores públicos são homens pais de famílias que cumprem diariamente com suas obrigações, e que o fato de fazerem a limpeza pública da cidade não pode ser vistos como pessoas de segunda classe ou sem importância.

Todos são importantes nas suas funções e diminuir a dignidade de um pai de família por prestar um serviço que beneficia a todo povo é algo deplorável e mais lamentável ainda quando isso parte de um agente público que tem o dever de lutar pelos menos favorecidos, ou será que o gari só é importante na hora do voto? Eles são eleitores da mesma forma que o médico, o engenheiro, que advogado, que o empresário, etc.

Esses homens já são tão injustiçados pelas próprias dificuldades da vida, muitos deles não tiveram as oportunidades que muitos tiveram, de ser, por exemplo, um grande empresário, mas são seres humanos, cujo trabalho tem a mesma dignidade de qualquer outro cidadão. É com esse trabalho que ele sustenta sua família, cria seus filhos, dão humilde conforto aos que dele dependem e se você perguntar ao filho de um gari quem é o melhor pai do mundo ele não vai dizer que é um milionário, ele vai dizer que o melhor pai do mundo é o dele.

Essa forma de menosprezo geralmente são feitas por uma elite desinformada e preconceituosa que pelo fato de ter dinheiro se acha melhor do que os outros, o próprio ex- presidente Lula foi vítima desse sentimento quando muitos diziam que ele não poderia ser presidente por que não estudou, mas mostrou que sabedoria é algo divino e vem da alma, foi assim com o Rei Salomão, o homem mais justo e mais sábio que a história já conheceu, e por que não dizer que temos tantos reis Salomão como garis. Fica aqui registrado o nosso apoio a todos esses servidores que merecem o nosso respeito e nossa admiração.

Os garis de Buriti dos Lopes são respeitados pela atual administração
Por: Jota Pereira para o Portal Boca do Povo

Prefeita Rita Sobrinho entrega bicicletas para alunos do município de Caxingó

Foram beneficiados alunos dos povoados Entre Caatinga, Alegre da Ema e Cajazeiras de Cima.
A prefeita Rita Sobrinho (PT) entregou na manhã da última terça-feira (22), 19 bicicletas para os alunos da rede municipal de ensino de Caxingó. As bicicletas foram adquiridas pelo programa “Pedala Piauí” do governo do estado por meio da Secretaria de Educação do município.


A solenidade de entrega aconteceu nas dependências da Secretaria e contou com a presença da prefeita Rita, do ex-prefeito Nato Sobrinho, do vice-prefeito Pedro Brito (PTB), vereador Carlinho Maricota, a secretária da pasta Sandra Alves e demais secretários.

A prefeita parabenizou e agradeceu a presença dos pais, alunos e da equipe da Secretaria de Educação que vem desempenhando um trabalho importante buscando em conjunto com a prefeitura projetos e meios de melhorar a educação municipal e oferecer uma educação de qualidade aos alunos.


Para a secretária Sandra Alves, as bicicletas do Pedala Piauí vai proporciona mais segurança e qualidade de vida no transporte escolar. As 19 famílias que foram contemplados pelo programa são famílias de baixa renda, onde os filhos que estudam têm alguma dificuldade para chegar às escolas. Foram beneficiados alunos dos povoados Entre Caatinga, Alegre da Ema e Cajazeiras de Cima.

Prefeitura de Caxingó recebe um caminhão caçamba pelo PAC 2

“Precisamos de veículos desse porte em nosso município para ajudar consertar as estradas que estão danificadas” explicou a prefeita.
A Prefeitura de Caxingó recebeu na ultima sexta feira (18) um veículo caminhão caçamba no valor de R$ 210 mil, doado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário através do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC).


Segundo a prefeita Rita Sobrinho (PT), o veículo será utilizado em diversas atividades como melhorias de estradas e em serviços realizados diariamente pela prefeitura. A prefeita ressaltou a importância da aquisição do veiculo para o município. “Precisamos de veículos desse porte em nosso município para ajudar consertar as estradas que estão danificadas” explicou a prefeita.


Além da chegada do caminhão caçamba que vai atender uma grande demanda de trabalhos principalmente na zona rural, o município conta hoje com uma motoniveladora (patrol), uma retroescavadeira e uma pá carregadeira que também foram entregues pelo PAC 2. O objetivo do programa é equipar as prefeituras para elas possam cuidar das estradas rurais e atender os serviços básicos nas cidades.


Edição: Frank Cardoso

Bernildo Val garante pagamento atrasado de 1/3 de férias dos professores deixado pela gestão passada

O acordo foi assinado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Buriti dos Lopes e o prefeito municipal.
Em menos de 10 meses de governo e enfrentando inúmeras dificuldades devido ao caos financeiro que recebeu o município, o prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val (PR), está com muitos esforços, colocando a administração pública nos ‘trilhos’. Um dos problemas graves foi o fato da gestão passada não ter deixado em caixa todo o dinheiro do 1/3 das férias dos professores da rede municipal de ensino. 

Prefeito Bernildo assina acordo na presença do procurador Dr. Vilmar Oliveira
Na manhã desta sexta-feira (25) o prefeito determinou que seja efetuado o pagamento que está atrasado desde dezembro do ano passado, por irresponsabilidade da antiga gestão. O pagamento será feito em duas parcelas. Na primeira parcela que será paga no dia 11/11, os professores receberão cerca de 91% do atrasado e o restante será pago no dia 11/12, garantindo assim um final de ano mais folgado no bolso da categoria. 

Nato Lopes assinando o acordo na presença do procurador do município 
O acordo foi assinado pelo prefeito municipal e o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Buriti dos Lopes, Raimundo Nonato Lopes Sousa, o Nato Lopes. Além da boa vontade da prefeitura, vale ressaltar o esforço do Sindicato que vinha negociando com os setores financeiro e jurídico do município uma forma rápida para o pagamento. Sindicato este, que vem trabalhando com seriedade e sem politicagem. O presidente Nato Lopes esteve reunido com o prefeito Bernildo e com o procurador do município Dr. Vilmar Oliveira e saiu satisfeito com o acordo.

Prefeitura manda recuperar estrada que liga Lagoa Grande à PI-211

A obra vai facilitar o acesso das pessoas e o escoamento da produção agrícola, beneficiando milhares de moradores e centenas de produtores de arroz.

Numa luta que começou ainda em 2012 quando Bernildo Val (PR), ainda nem tinha assumido a Prefeitura, aos poucos, Buriti dos Lopes começa receber boas notícias. Essa semana o prefeito deu a notícia que será iniciada nos próximos dias a reforma do hospital e a licitação para a construção da unidade de saúde do bairro Outro Lado da Passagem, além do início do projeto para a construção de um complexo esportivo-cultural no antigo estádio Helvídio Nunes. As constantes buscas do prefeito por recursos em benefício da população buritiense em breve, renderão bons resultados.

Nesta semana também foi iniciada a recuperação de cerca de 10 km de estradas vicinais na região da Lagoa Grande de Buriti e num trecho importante dando acesso até a PI-211, facilitando o tráfego de veículos e pessoas e o escoamento da produção agrícola, beneficiando milhares de moradores e centenas de produtores de arroz.

Como não tem sido um prefeito só de gabinete, Bernildo esteve ontem (24) pela manhã ao lado do vice-prefeito Bruno Pieca vistoriando as obras de recuperação da estrada que estão sendo realizadas com recursos do próprio município. A recuperação tem sido feita neste primeiro momento com raspagem da via e o entupimento dos buracos deixados pelo período chuvoso, deixando a estrada um pouco mais trafegável melhorando o translado as regiões vizinhas.

LIMPEZA URBANA

Prefeitura limpa ruas não pavimentadas na sede de Buriti dos Lopes
Depois dos bairros Macambira e Acampamento, esta semana foi à vez do bairro Vila Nova receber os serviços que deverá se estender por todos os outros.
A prefeitura de Buriti dos Lopes está intensificando a limpeza e recuperação de ruas em diversos locais da cidade. As frentes de trabalho estão sendo realizada por maquinários recém adquiridos pelo município. Os trabalhos estão sendo executados principalmente nas ruas não pavimentadas, como patrolamento e limpeza das laterais.

A prefeitura vem fazendo um amplo trabalho de limpeza, recolhendo entulhos, galhos de árvores e abrindo ruas para facilitar o acesso de veículos e pessoas. Depois dos bairros Macambira e Acampamento, esta semana foi à vez do bairro Vila Nova receber os serviços que deverá se estender por todos os outros. 

 

LIMPEZA URBANA

Prefeitura limpa ruas não pavimentadas na sede de Buriti dos Lopes
Depois dos bairros Macambira e Acampamento, esta semana foi à vez do bairro Vila Nova receber os serviços que deverá se estender por todos os outros.
A prefeitura de Buriti dos Lopes está intensificando a limpeza e recuperação de ruas em diversos locais da cidade. As frentes de trabalho estão sendo realizada por maquinários recém adquiridos pelo município. Os trabalhos estão sendo executados principalmente nas ruas não pavimentadas, como patrolamento e limpeza das laterais.

A prefeitura vem fazendo um amplo trabalho de limpeza, recolhendo entulhos, galhos de árvores e abrindo ruas para facilitar o acesso de veículos e pessoas. Depois dos bairros Macambira e Acampamento, esta semana foi à vez do bairro Vila Nova receber os serviços que deverá se estender por todos os outros. 

Após incêndio, prédio da Sogipa é interditado porque apresenta riscos à estrutura.


Notícias do Brasil -  No inicio da madrugada desta sexta-feira, 25, um incêndio atingiu o prédio da sede social da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa), na Zona Norte do Rio Grande do Sul. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as chamas começaram por volta da 0h45 e foram controladas cerca de duas horas depois. Não há registro de feridos.

Os bombeiros informaram  que o incêndio consumiu 50% do terceiro pavimento e 30% do térreo. Salas de aula da faculdade de Educação Física também foram danificadas. "Toda a edificação precisa de um alvará para funcionamento", salientou o bombeiro. Trinta homens trabalharam para apagar as chamas, que foram controladas em cerca de três horas.

O Corpo de Bombeiros detectou falhas na segurança na Sogipa. Segundo o capitão Eduardo Rodrigues, o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) apresenta notificações. "Não está válido. Foi entregue, mas apresenta notificações. O complexo Sogipa a partir de agora está interditado. Justamente porque apresenta alguns riscos à estrutura. Todos os encaminhamentos serão feitos pela manhã a partir da perícia e de todo o levantamento, e depois da regularização que deve ser feita novamente no prédio com relação ao plano de prevenção contra incêndio", disse o bombeiro à 'RBS TV'. Ainda de acordo com o capitão, a sede social do clube não tem alvará. 

Fundada em 1867, a Sogipa é um dos clubes mais tradicionais de Porto Alegre. A sede, na Rua Barão de Cotegipe, no bairro São João, tem mais de 14 mil metros quadrados de área construída, com vários quadras de esportes, ginásios, piscinas e um estádio de atletismo, entre outras dependências. O clube tem cerca de 10 mil sócios e 35 mil dependentes. Com informações 'G1', Rio Grande do Sul.

IURD já investiu mais de R$ 413 milhões no Templo de Salomão.


Fonte:impactouniversal.blogspot.com.br/2012/12/certificado-da-construcao-do-templo-de.html
O suntuoso Templo de Salomão, que está sendo construído no bairro do Brás (São Paulo),  terá um túmulo para o bispo Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, e sua descendência. A informação foi divulgada pelo jornalista Flávio Ricco, do portal UOL.

O projeto inicial ficou orçado em R$400 milhões, porém alguns acréscimos de taxas cobradas pela construtora e o pedido da prefeitura de aumentar as vagas de estacionamento fez com que o valor aumentasse. Em nota a igreja explicou que esse aumento no valor da obra é fruto do “reajuste anual de 8% junto à construtora, e também pela necessidade de atender à legislação vigente quanto ao número de vagas de estacionamento disponíveis”.

A IURD também informa que até o momento foram investidos R$ 413.779.184,04 para a construção do Templo de Salomão. Cerca de 72% da obra está concluída, e todos os gastos estão sendo auditados pela Jones Lang LaSalle, empresa de consultoria em engenharia contratada para supervisionar a construção. 

O projeto é um sonho antigo do bispo Macedo que está sendo realizado com apoio dos fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus. A igreja sempre realiza campanhas com o propósito de arrecadar doações para construção do Templo de Salomão. O contribuinte recebe um certificado. 

A inauguração do Templo de Salomão está prevista para 2014.

Autor de "Amor à Vida" garante que 'Paloma não fica grávida de Ninho'.

Novela - O escritor Walcyr Carrasco, autor da novela Amor à Vida, que vai ao ar de segunda a sábado após o Jornal Nacional, horário considerado nobre na Globo, anda chateado com notícias falsas envolvendo seus personagens. "Vocês notaram o numero de noticias falsas e inventadas em torno da minha novela e de mim? Depois me agridem, falam horrores.Como me defender?", postou o autor em seu Twitter.
Segundo a coluna 'Outro Canal', do jornal 'Folha de S. Paulo', Thales (Ricardo Tozzi) seria assassinado pela amante, Leila (Fernanda Machado), no fim da novela. Depois de morto, ele viveria um romance sobrenatural com Nicole (Marina Ruy Barbosa), a noiva-fantasma.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Balão da Guarita: nova sinalização precisa de implantação de faixas de pedestres

pedestres

Postado em: 22 outubro, 2013 0
DSC06101
A Prefeitura municipal de Parnaíba através da secretaria de transportes está implantando nova sinalização na cidade. Porém, já começou a causar transtornos à população.
DSC06103
No caso de quem utiliza o balão da Guarita como via de acesso, a prefeitura colocou semáforos e esqueceu de colocar as vitais faixas de pedestres, no que tem deixado vários motoristas conturbados e irritados com a forma incompleta que esta sendo instalada a sinalização no local, podendo causar sérios riscos de acidentes.
DSC06104
A nova e incompleta sinalização foi instalada no local desde último sábado. É preciso que a prefeitura tome as devidas providências no sentindo de sinalizar com mais precisão aquele trecho bastante movimentado da cidade, como também de início, orientar usuários referente às mudanças realizadas em relação a nova sinalização que está sendo implantada. 

Fonte: Portal do delta

PM prende casal acusado de vender filha para prostituição em Buriti dos Lopes

O beneficiado encontra-se preso na Penitenciária. A criança tem apenas 12 anos.

Policiais militares do GPM da cidade de Buriti dos Lopes, iniciaram no último sábado (19), uma operação para cumprir 4 mandados de prisão, expedidos pelo Juiz da Comarca da Cidade de Buriti dos Lopes, Dr. Max Paulo Soares de Alcântara.

Foram presos Arnaldo Rodrigues Pinho, o nacional Mandrião, de 65 anos e Francisca das Chagas Sousa, de 54 anos, ambos residentes no Assentamento Chapada dos Fernandes, as margens da BR 343.

Mandrião é acusado de favorecer a própria filha à prostituição, uma criança de apenas 12 anos, com as iniciais A. C. S. P., onde o beneficiado é o nacional Alberi Carvalho de Sousa, que já encontra-se recolhido na Penitenciária Mista de Parnaíba.


Edição: Frank Cardoso

Rubro-negros dominam venda de bilhetes para clássico contra o Bota

Bilheteria Norte, destinada à torcida do Botafogo, esteve vazia durante muito tempo. Enquanto isso, bilheteria Sul estava cheia até o meio da tarde desta segunda-feira 

Paulo Victor Reis - Rio de Janeiro (RJ)

Movimentação compra de ingressos Flamengo no Engenhao
Muitos torcedores do Flamengo encararam o sol quente da tarde desta segunda-feira, no Engenhão, para comprar ingressos para a partida desta quarta-feira, contra o Botafogo, pela Copa do Brasil. Enquanto houve fila no setor Sul do Engenhão (destinado aos rubro-negros), no setor Norte (destinado aos alvinegros) poucas pessoas eram vistas.
Mesmo com o termômetro de rua marcando 43 graus, o rubro-negro Carlos Cesar Serafim, de 25 anos, disse que vale tudo pelo Flamengo.

- Agora queremos a vitória. Encaramos o sol pelo nosso Mengão, diferentemente da torcida do Botafogo - disse o torcedor, zombando da pouca procura por ingressos do lado alvinegro no Engenhão.

Inscrições para concurso da PM-PI termina hoje

imagem ilustração

As inscrições para o concurso da Polícia Militar do Piauí terminam nesta terça-feira (22). O certame oferece 400 vagas para nível médio (soldado) e 30 para nível superior (oficial). A organizadora da seleção é o Nucepe.

O concurso terá seis etapas, sendo que a primeira, que consiste na prova objetiva dividida entre conhecimentos básicos e específicos, irá acontecer no dia 1° de dezembro deste ano. A última etapa, que é o Curso de Formação com duração de seis meses irá acontecer até o dia 11 de julho de 2014.

Os aprovados para o cargo de Soldado deverão ter entre 18 e 30 anos, e atuarão nos municípios de Floriano, Picos, Corrente, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Oeiras, Campo Maior e Paulistana. Os concursados que forem convocados para o cargo de Oficial, devem ter entre 21 e 30 anos, e atuarão em todo o Estado do Piauí.

O edital está disponível no site do Nucepe (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos). A taxa de inscrição varia de R$ 70 (soldado) e R$ 100 (oficiais).

MÃO SANTA: “ SÓ TENHO DUAS ALTERNATIVAS”

MÃO SANTA: “ SÓ TENHO DUAS ALTERNATIVAS” – O ex-governador Mão Santa, não gostou da noticia de que é candidato a deputado federal. Em sua residência (casa de praia) no ultimo sábado, o senador disse que só tem duas alternativas para as eleições de 2014. A primeira de ser candidato a Presidente pelo seu PSC. A segunda, ser candidato a senador e disputar a vaga com Wilson Martins e com João Vicente.

Aconteceu o lançamento do 4º Salão do Livro de Parnaiba

Aconteceu ontem no Casarão Simplício Dias, o
- Lançamento do 4º Salão do Livro de Parnaíba – SALIPA
Ano Evandro Lins e Silva
 - Abertura da Instalação do Memorial Humberto de Campos
 - Vernissage da Exposição do Grupo Cultural Raízes do Nordeste
“Na arte e na vida parnaibana”
 - Lançamento do Livro “O dia em que quase namorei a Xuxa”,
do cronista Wellington Soares

Banda de Música da Prefeitura de Luis Correia acumula 3 meses sem pagamento

O maior patrimônio cultural de nossa cidade está com 3 meses que seus estudantes de música não recebem suas bolsas de estudo. São mais de 45 estudantes prejudicados diretamente com esse atraso, e quase 150 ao todo se formos considerar seus familiares. MUITO TRISTE E LAMENTÁVEL PARA NOSSA CULTURA! 
A administração da prefeita Adriane Pedrosa, ainda não se manifestou sobre o assunto. muito menos sobre o pagamento.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ESSA É PARA O PREFEITO DE PARNAIBA E PRO VICE GOVERNADOR.

Um Conselho para uma Cidade do Interior do Piauí.

Uma cidade só evolui quando esse sistema S encarar o mercado de trabalho com seriedade, a juventude precisa é de cursos avançados: 3d, fibra ótica, redes, editoração de vídeo, cursos de gerencia, estágios na área, enfim.

+ 1 Conselho ao Sistema S - troquem seus "profissionais" na área de coordenação e administração. (Chega de Parentada, filhos de conselheiros, mulheres dos puxa-sacos, reavaliação de produtividade já...)

Quem sabe eu acredite que essa cidade realmente está crescendo, pois só com cursos de garçom, cabelereiro, maquiagem e vendedor, não dá meu caro.

Mais de 80 jornalistas foram agredidos durante manifestações, diz Abraji.

Notícias do Brasil - Pelo menos 83 jornalistas brasileiros foram agredidos desde junho, quando teve início a onda de protestos no país, segundo levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo(Abraji). Quase 80% dos casos, ou 65 agressões, foram resultado da ação de policiais militares.
Para organizações de direitos humanos e entidades de classe, apesar de as manifestações terem elevado os números deste ano, a violência contra profissionais de comunicação tem crescido nos últimos anos. Os assassinatos, por exemplo, passaram de dois, em 2005, para seis, em 2011, de acordo com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

O presidente da Fenaj, Celso Schröder, cita alguns fatores que explicam essa curva ascendente de violência contra jornalistas, entre eles a impunidade. "[As agressões] ocorrem principalmente na cobertura de política, há um senso comum de que é permitido fazer. É na imprensa que se dá o confronto direto entre os interesses privados, que sejam ilegais, com o interesse público, e isso produz reações", declarou em seminário internacional sobre violência contra jornalistas e o cerceamento do direito da sociedade à informação. O encontro é promovido pela comissão organizadora do Prêmio Vladimir Herzog, na capital paulista.

Um dos casos mais recentes ocorreu nas manifestações do Dia do Professor, 15 de outubro, com o repórter fotográfico Yan Boechat. Segundo o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), Boechat foi espancado por um grupo de policiais militares que tentava impedir que ele registrasse imagens da agressão a um manifestante. Levantamento do sindicato contabilizou 23 casos de agressão e cinco detenções de profissionais de comunicação durante o mês de junho.

O presidente do SJSP, José Augusto Camargo, avalia que esse tipo de violência não se resolve apenas com ações individuais. "É um problema pessoal, porque envolve o direito ao exercício da profissão, mas também é uma questão coletiva, porque cala a voz da sociedade". Para ele, a escalada de violência percebida no último mês de junho tem paralelo com o período da ditadura militar. "Não se via isso desde então".

As entidades sindicais defendem a adoção de políticas públicas para combater esse aumento das agressões, como a formação de um observatório nacional que monitore as denúncias. "É uma questão que tem nos preocupado. Desde o ano passado, um grupo de trabalho da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, com organizações da sociedade civil, discute medidas como a federalização desses crimes", disse Bruno Renato Teixeira, ouvidor nacional de Direitos Humanos da secretaria. Ele informou que a criação do observatório deve ser anunciada ainda este ano.


Schröder propõe a adoção de um protocolo pelas empresas de comunicação que garanta aos profissionais, entre outras questões, seguro de vida, equipamentos, autonomia do repórter para a escolha da pauta e a criação de uma comissão que avalie os enfoques dados às reportagens. "Boa parte das empresas não dá aos seus jornalistas ferramentas para a proteção", disse. Ele rejeita a ideia de que o risco é inerente ao jornalismo. "Não é verdade isso. Uma cobertura jornalística precisa ser avaliada desse ponto de vista para que possamos minimizar os riscos quando eles ocorrem", defendeu. 

(*) Fonte: Agência Brasil.

Carro robótico que dispensa motorista será testado em vias públicas.

Tecnologia - Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) farão nesta terça-feira (22/10), em São Carlos, um teste em vias públicas de um veículo inteligente que dispensa motorista.

Munido com dois computadores, sensor a laser, câmeras e GPS, o veículo do projeto Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma  (CARINA) deve percorrer cerca de 20 quilômetros mantendo uma distância segura de outros veículos, identificando os semáforos do caminho, respeitando os sinais vermelhos e avançando nos verdes.

Em testes feitos dentro do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), neste mês e no mês passado, o veículo rodou mais de 150 quilômetros de forma totalmente autônoma, segundo os pesquisadores.

Entre os objetivos do projeto, que tem apoio da FAPESP e do ConselhoNacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estão diminuir o número de acidentes em ruas e rodovias, colaborar com idosos e pessoas com deficiência física e contribuir com a automatização agrícola e do transporte de carga. Os pesquisadores também pretendem desenvolver um sistema de auxílio aos motoristas, avisando-os de uma situação de risco.

A demonstração de terça-feira faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre de 21 a 27 de outubro. A Guarda Municipal acompanhará o carro robótico pelo trajeto, mas o trânsito será aberto para que os demais veículos circulem normalmente.

O veículo não deve ultrapassar 40 km/h e haverá um motorista dentro do carro pronto para assumir o controle em caso de problema nos sistemas computacionais.

“O teste nas ruas é a etapa final de validação de todo um trabalho árduo que vem sendo desenvolvido”, afirmou o professor Denis Wolf, coordenador do projeto.

No Brasil, o desenvolvimento da tecnologia teve início em 2007. Os pesquisadores do INCT-SEC e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, começaram os estudos com um carro elétrico chamado Carina I. Em 2011, os estudos multidisciplinares passaram a ser feitos em um carro convencional, o Carina II – o veículo que será testado na terça-feira.

O projeto do carro autônomo inteligente envolve conhecimentos de visãocomputacional, inteligência artificial, fusão de sensores, sistemas embarcados, processamento de sinais, entre outros. O computador do veículo precisa tomar decisões em curto espaço de tempo.

“Caso uma criança atravesse na frente do carro atrás de uma bola, por exemplo, isso deve ser observado através das câmeras e sensores; o computador deve identificar a situação de risco elevado, decidir qual ação deve ser feita e enviar os comandos corretos para acionar o freio ou o volante em menos de um segundo”, afirmou o pesquisador.

O teste será feito a partir das 9 horas do dia 22, saindo da Avenida Comendador Alfredo Maffei (próximo à unidade do Sesc), em São Carlos. 

(Fonte: Agência FAPESP).

Shell, CNPC, CNOOC e Petrobras vencem leilão do pré-sal.

Notícias do Brasil  - Um consórcio formado por cinco empresas – a anglo-holandesa Shell, a francesa Total, as chinesas CNPC e CNOOC e aPetrobras – foi o vencedor da 1ª Rodada de Licitação do Pré-Sal e terá o direito de explorar e produzir o petróleo da área de Libra, na Bacia de Santos. Dos 70% arrematados pelo consórcio, 20% são da Shell e 20% da Total. A CNPC e a Cnooc têm, cada uma, 10%, assim como a Petrobras, que já tinha garantidos 30%.
A oferta do leilão, realizado há pouco, no Rio de Janeiro, pela Agência Nacional do Petróleo  (ANP), garante à União 41,65% do lucro do óleo retirado do campo. O consórcio pagará ao governo brasileiro bônus de R$ 15 bilhões, além de garantir investimento mínimo de R$ 610 milhões. O consórcio era o único na disputa.

O mínimo de excedente em óleo foi 41,65%, conforme o estabelecido pelo edital.

Libra tem reservas estimadas entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris de petróleo, que ainda não foram confirmadas. Caso o potencial se confirme,Libra será o maior campo de petróleo do país. A ANP estima que, em seu pico de produção, sejam extraídos diariamente 1,4 milhão de barris de óleo, cerca de dois terços do total da produção atual de todos os campos do país (2 milhões de barris por dia). Fonte: Agência Brasil.

Juiz determina reforço na fiscalização do trânsito de motocicletas em Cajueiro da Praia

Foto/divulgação

Para tentar reduzir o número de acidentes envolvendo motocicletas, a Justiça determinou o reforço na fiscalização do trânsito no município de Cajueiro da Praia. A determinação foi dada pelo juiz da comarca de Luiz Correia, Dr. Williman Izac Ramos, que deu um prazo de 60 dias para iniciar as blitz e, consequentemente, começar a multar os motociclistas infratores. A fiscalização será feita pela Polícia Militar de Luiz Correia, que enviará um efetivo para Cajueiro da Praia.
Durante audiência pública realizada na semana passada o juiz estabeleceu mais rigor ao uso do capacete. Além disso, menores de 18 anos não podem conduzir o veículo. Cada motocicleta só pode transportar dois passageiros, ambos com capacete e só é permitido o transporte de crianças a partir dos 9 anos de idade. A fiscalização ainda deve intensificar o cumprimento à Lei Seca, com tolerância zero para quem faz uso de bebidas alcoólicas. O prazo dado pelo juiz será para realização de campanhas educativas no município.
Recentemente, aconteceu um acidente fatal na cidade, no povoado de Morro Branco. O condutor da moto estava embriagado e morreu a caminho do hospital, depois de bater num poste de energia elétrica. A audiência contou com a participação de representantes da Prefeitura de Cajueiro da Praia, de vereadores, lideranças comunitárias e sindicato dos trabalhadores rurais.
A prefeita de Cajueiro da Praia, Vânia Ribeiro, ver com esperança a iniciativa do juiz, já que vários acidentes, muitas vezes fatais, foram registrados nesse ano, provocados pela imprudência e pelo não uso dos equipamentos de segurança. “É comum encontrar menores de 18 anos pilotando motocicletas, muitas vezes embriagados. Não queremos ter mais vítimas no nosso trânsito”, destacou a prefeita. 


Juliana Nogueira

Homem de 65 anos é a 6ª vítima fatal da dengue no Piauí em 2024

Um homem de 65 anos, residente em João Costa, a 485 km de Teresina, tornou-se a sexta vítima confirmada de dengue no Piauí. Ele faleceu no f...