sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CAMPUS DA UFPI DE PARNAÍBA GANHA ÔNIBUS COM AR CONDICIONADO PARA TRANSPORTE DE ALUNOS

Dando continuidade a renovação e a expansão da frota de veículos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Administração Superior realizou a entrega de mais um ônibus, que atenderá a demanda dos cursos do Campus de Parnaíba.
Trata-se de um ônibus com 46 lugares, equipado com: ar-condicionado, direção hidráulica, poltronas reclináveis (passageiros) e hidráulica (motorista), farol de neblina, dentre outros itens de segurança.
O diretor do Campus de Parnaíba, Prof. Dr. Alexandre Marinho, ressaltou que o veículo contribuirá especialmente para o descolamento dos alunos em aulas práticas.  "Um ônibus interestadual era almejado por todos os alunos do campus. Temos cursos que realizam aulas práticas em outras cidades; é o caso do curso de Turismo, que tem disciplinas com roteiros que percorrem outros Estados", afirmou o diretor.
O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes,  falou sobre os novos ônibus que estão sendo entregues para utilização nos Câmpus fora de sede. "Realizamos a entrega do ônibus para o Campus de Bom Jesus e estamos entregando para o Campus de Parnaíba.  Outros dois ônibus estão na garagem para serem entregues para os Campus de Floriano e Picos. São veículos confortáveis que permitirá que alunos, professores e servidores participem de eventos fora do campus; realizando viagens tranquilas e seguras", comentou o reitor
A UFPI investiu o total de R$ 1.120.000,00 (Um milhão, cento e vinte mil reais) na compra de quatro ônibus, sendo o custo unitário de R$ 280.000 (Duzentos e oitenta mil reais). 

Fonte: UFPI

Homem dá marteladas em namorada e sua filha até a morte por considerar que elas faziam bruxaria contra ele

Assassino foi preso e disse que vítimas faziam vodu, o prejudicando.


Um homem de 44 anos é suspeito de usar um martelo para bater e matar sua namorada e a filha da companheira. Ele acreditava que elas eram “bruxas” e realizavam vodu nele.

Carlos Amarillo foi preso na quarta-feira de manhã depois que a polícia encontrou os corpos da namorada Estrella Castaneda, de 56 anos, e sua filha Lina, de 25 anos, na casa onde moravam em Nova York. Lina tinha uma filha de 7 anos que estava dormindo no momento do ataque.

Amarillo foi acusado de dois assassinatos em primeiro grau e posse ilegal de arma. Os policiais disseram que Amarillo confessou ter matado as duas mulheres por considerar que elas faziam vodu contra ele. Os investigadores encontraram o martelo cheio de sangue usado para bater na cabeça das vítimas.

Homem dá marteladas em namorada e sua filha até a morte por considerar que elas faziam bruxaria contra ele

Um vizinho disse ouvir o som das marteladas, mas não escutou ninguém gritando. Depois de cerca de 15 minutos, apareceu a polícia no local.
FONTE: techmestre.

Artista tocou estrutura metálica quando recebeu choque, fazendo com que fumaça saísse de seu corpo.

O artista dominicano Nolberto estava no meio de uma apresentação com sua banda Alkala de Yo por tu amor em um carnaval em Ranchillos, na Argentina, quando colocou a mão em uma estrutura de metal e recebeu uma grande descarga elétrica.

As imagens terríveis mostram o momento em que ele tocou na estrutura e fumaça começou a sair de seu corpo. O cantor caiu do palco e o público ficou desesperado, gritando constantemente.Depois de um bom tempo, Nolberto recuperou a conscientência e conseguiu voltar ao palco para continuar o show. "Nada como isso aconteceu comigo antes", disse o cantor mais tarde ao Diario La Provincia. "O que aconteceu foi que o palco estava úmido, e quando eu toquei o metal sofri o choque”. Assista a cena abaixo:




Parnaíba : Vigilante morre atropelado na avenida Presidente Getúlio Vargas em Parnaíba.



O vigilante de nome ainda não informado morreu depois de ser atropelado quando pedalava sua bicicleta na avenida presidente Getúlio Vargas, centro da cidade, fato ocorrido no início dessa madrugada de sexta-feira(31/01). O acidente aconteceu em frente ao prédio da Defensoria Pública do Estado.

Uma ambulância do Samu chegou ao local e encontrou a vítima já sem vída. O veículo que colheu o ciclista não foi identificado.

Guarnições do PPTRAN, Força Tática e Rádio Patrulha sob o comando do capitão Paulo estiveram na cena do acidente fazendo o levantamento da ocorrência.

O IML fez a remoção do corpo para o posto avançado no bairro Frei Higino.

 O vigilante fazia ronda no quarteirão quando foi surpreendido por um veículo não identificado até o momento.
 Em consequencia do atropelamento, a vítima levou uma forte pancada na cabeça, cobrindo o asfalto com uma poça de sangue.
 Dois veículos que estavam estacionados na via foram atingidos e tiveram os retrovisores arrancados durante o acidente.

 Retrovisor de uma blazer no chão
IML removendo o corpo da vítima.

FONTE: portaldocatita

Ex-piloto pisca durante testes no cérebro Heptacampeão da Fórmula 1 está sendo acordado do coma após mais de um mês internado

Mais de um mês se passou e boas notícias finalmente estão surgindo. O jornal francês "L'Equipe" afirmou nesta quinta-feira que Michael Schumacher piscou durante testes no cérebro. A assessora do ex-piloto, Sabine Kehm, já confirmou que ele está despertando do coma, já que seu sedativo está sendo retirado progressivamente. O mesmo jornal havia antecipado esta última notícia há dois dias, então a chance dele realmente ter piscado é grande.

Ainda de acordo com a publicação, o doutor-chefe do Hospital Universitário de Grénoble, Emmanuel Gay, testou os reflexos neurológicos do heptacampeão mundial da Fórmula 1, quando seus olhos piscaram. O site "Sky News" foi além, dizendo que Schumi estaria "respondendo a instruções simples".

Michael Schumacher sofreu um grave acidente em 29 de dezembro enquanto esquiava na estação de Méribel, na França. O alemão ainda estava consciente quando foi levado de helicóptero para o hospital. Ele sofreu traumatismo craniano e está em coma induzido desde então.


Fonte: Yahoo

SEST/SENAT fará Processo Seletivo para instrutores do Pronatec nas cidades de Parnaíba e Luís Correia

O SEST/SENAT fará Processo Seletivo para instrutores do Pronatec nas cidades de Parnaíba e Luís Correia. Os selecionados irão lecionar nas seguintes disciplinas: Administração de empresas, Curso de Formação de Condutores, Meio Ambiente, Operador de Áudio, Pedagogia, Sonoplastia.
Os candidatos às vagas de instrutor precisam ter graduação e experiência na área em que pretendem lecionar, além de conhecimentos em informática. Os candidatos às vagas devem ter disponibilidade para viajar.
Os interessados devem entregar Currículo comprovado em envelope lacrado com o código INSTRUTOR PRONATE/2014, na Secretaria do Trabalho e Defesa do Consumidor de Parnaiba (Prédio do PROCON), localizado na Rua José Basson,543, Bairro Centro,  no período de 3 de fevereiro até às 13:00 horas do dia 12 de fevereiro de 2014.

DO PROCESSO SELETIVO
·         Avaliação curricular
·         Prova de conhecimentos específicos
·         Entrevista final

Pessoa com deficiência, aprovada no Processo, terá prioridade na contratação, conforme previsto no artigo 93 da Lei 8.213/91. No entanto, será imprescindível apresentação de laudo médico conclusivo do enquadramento no Decreto n° 3298/99 ou Certificado de reabilitação profissional emitido pelo INSS.
As etapas do Processo Seletivo serão feitas pela Diretoria do SEST/SENAT .

Maiores informações:
SEST/SENAT , 086 2107-0881(Anchieta)

SETRAB, 086 9969-2066 (Jackeline)

Prefeitura de Parnaíba remove famílias da área de risco no São Vicente de Paula

alt

A Prefeitura de Parnaíba iniciou nesta quinta-feira (30/01) a remoção de 25 famílias que residem nas proximidades do Barreiro no Bairro São Vicente de Paula. As famílias estão sendo retiradas da área de risco por questões de segurança e melhoria na qualidade de vida. Um relatório feito pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do município confirma a necessidade de retirada das famílias.

Inicialmente essas famílias cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, serão levadas para um local provisório onde terão acompanhamento social e assistência familiar até receberem da Prefeitura as suas novas moradias definitivas.
alt
Assistentes sociais da Sedesc, Corpo de Bombeiros, e o secretário de Serviços Urbanos e Defesa Civil, Heleno Maia, acompanharam a ação realizando o controle e conferência das famílias cadastradas.

Fonte: bikanca

ÔNIBUS DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA RODAM COM PNEUS CARECAS

O que poderia ser um grande benefício para o Transporte de Alunos no Município de Luís Correia, pode se transformar num Grande perigo para os Alunos, dado o estado precário dos Pneus destes ônibus, Segundo uma Informação colhida com meu informante Oficial de dentro da Prefeitura, os ônibus voltaram para o período letivo com Pneus velhos e   muitos já furaram.

     Hoje podemos observar no patio da secretaria Municipal de Educação vários  Ônibus com  Pneus mostrando o arame e outros tão lisos que parecem foram  lixados para pintar.rsrsrsrsrsrsr !!! Grande  Sacanagem com o Dinheiro Público .

     Uma mãe de  Aluno me falou que o filho dela fez o seguinte comentário, Eita mamãe vai  começar as aulas, vou me lascar de comer Cuscuz com café  na merenda e as vezes mudam, no lugar do cuscuz vem pipoca com ki-suco !!!. 

Fonte: gil veras

Paraíso Lagoa do Portinho sofre com abandono

Quem vive do comercio no local reclama que com o 

passar dos anos a realidade só piora

Cercada de dunas que se movimentam com a ação dos ventos, a Lagoa do Portinho em Parnaíba já foi um dos mais belos cenários da natureza turísticas Piauiense. Suas águas escuras contrastam com as areias brancas, a vegetação.
Ideal para a pratica de esportes náuticos, como o Jet Ski e o Wind surf, a Lagoa do Portinho possuía em suas margens barzinhos aconchegantes e uma Colônia de Férias com opções de hospedagem, alimentação, entretenimento e passeios de barco.
Mais tudo isso está mudando, com difícil acesso por causa do avanço das dunas, a lagoa vem sofrendo por causa dos maus tratos e do abandono. O Monumento indicando que a lagoa era própria para a prática do Wind surf está quebrado há anos. O nível da água baixou de forma assustadora, para se ter um exemplo, as pontes onde as lanchas do Banana Bold ancorava ficam a vários metros da água numa altura aproximadamente 2 metros. Animais circulam nas pistas, além de um enorme lixão que contrasta com a beleza desde local são fatores negativos que reforçam a imagem de abandono deste já foi cenário de grandes eventos.
Para tentar reduzir o avanço das dunas a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR/PI) em meados de 2000 tinha desenvolvido um Projeto de Contenção das Dunas da Lagoa do Portinho integrado as ações do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur/NE), tendo um investimento de cerca de R$ 4 milhões, recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB) e do Governo do Estado do Piauí.
Originado pela demanda de licitação lançada em nível nacional, a obra objetivava o controle ao avanço das massas arenosas em progressão pelas margens da referida lagoa, que a submetiam a um progressivo e sistemático assoreamento. Desse modo, uma consultoria especializada foi contratada pelo Governo do Estado para elaborar um projeto capaz de atender as necessidades ambientais e os anseios turísticos depositados sobre o corpo hídrico. Hoje há quase 14 anos as imagens dizem por si só se este projeto deu certo.
Quem vive do comercio no local reclama que com o passar dos anos a realidade só piora.  Eudes Galeno proprietário de restaurante que trabalha aqui a mais de 20 anos disse a nossa reportagem que os turistas quando chegam pra visitá-la dizem: cadê a lagoa? Disse também que o número de turistas vem diminuindo a cada ano. Para Gely Dias Que aluga banana bold a situação é frustrante e se sente decepcionada com o que estão fazendo com a lagoa.  Ela lembrou ainda dos tempos em que haviam uma grande fila de ônibus de todas as partes que vinham visitar a lagoa e hoje quase ninguém aparece.
Os Turistas que já visitaram a lagoa antes quando chegam ficam decepcionados com o que vêem e lamentam como é o caso de Natália Carmino de Brasília que vinha visitar a lagoa todos os anos, para ela um local como esse não deve ser tratado desta forma, "esse lugar é muito bonito pra deixaram que ele se acabe dessa forma", para Natália alguma coisa deve ser feita por todos, não sós os frequentadores como também os empresários e as autoridades.
Sem investimentos e cuidados o local vai perdendo sua característica e se nada for feito, a Lagoa do Portinho ficará somente nos registros fotográficos. 
Edição: Geysa Silva
Repórter: Erismar calixto

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Jogos do Rio podem custar quase 4 vezes mais, diz autora de estudo

Allison Stewart, coautora de um estudo que concluiu que as Olimpíadas desde 1960 têm estourado orçamentos em 252%, diz ver o risco de que os Jogos do Rio tenham um aumento na mesma magnitude do verificado nos Jogos de Londres em 2012, orçados inicialmente em US$ 3,95 bilhões e com custo final de US$ 15 bilhões – um aumento de mais de quatro vezes o valor inicial.
“Com base nos nossos estudos e no que temos visto do Rio eu diria que não é impossível que o orçamento dos Jogos de 2016 também tenha um aumento nesta magnitude”, disse ela em entrevista à BBC Brasil.
Para a doutora pela Universidade de Oxford, sediar uma Olimpíada é um dos megaprojetos com maior risco financeiro que existe. Em 2012, ela copublicou o estudo que analisou todos os orçamentos dos Jogos realizados entre 1960 e 2012.
Ao fazer comparações entre os orçamentos apresentados pelas cidades-sede ao Comitê Olímpico Internacional (COI) no momento da candidatura e as contas finais ao término dos Jogos, chegou-se à média de gastos além do previsto de 252%.
Nenhuma Olimpíada fechou a contabilidade dentro das previsões iniciais.
“Nenhum outro tipo de megaprojeto (ferrovias, grandes hidrelétricas, megaeventos) tem 100% de consistência de exceder o orçamento como as Olimpíadas”, dizem os pesquisadores.
Stewart alertou para a necessidade de monitoramento dos gastos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio-2016, cujos gastos totais foram estimados em R$ 22 bilhões no dossiê de candidatura.
Nesta semana, o Comitê Rio-2016 divulgou pela primeira vez um orçamento operacional de R$ 7 bilhões. Também foi divulgada uma versão incompleta da Matriz de Responsabilidades dos Jogos – o documento que detalha os projetos a serem concretizados para a Olimpíada. De 52 projetos citados na Matriz, apenas 24 foram orçados, num total de R$ 5,6 bilhões.
Os organizadores vêm sendo criticados pelo atraso em divulgar os dados e a falta de definição, mas argumentam que estão trabalhando dentro dos prazos.
*Fonte: BBC – Brasil

IPVA pode ser pago com desconto até dia 31 para placas final 1

Quem tem veículo com placa final 1 deve estar atento, pois o prazo para efetuar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto encerra nesta sexta-feira (31). Para conseguir o desconto de 15%, o contribuinte deve pagar o imposto em cota única até esta sexta-feira, porém, o IPVA também pode ser parcelado em 3 cotas, que devem seguir o calendário elaborado pela Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz). O prazo, para pagar a primeira parcela, para os contribuintes que preferem o pagamento em cotas, sem acréscimo de juros e multa também encerra nesta sexta-feira.
O coordenador de IPVA da Secretaria da Fazenda, Alfredo Irapuã, explica que após o prazo estabelecido pelo calendário serão acrescentados ao valor juros e multas. “Além disso, os condutores de veículo ainda estarão com o problema de trafegar com carro não licenciado, chegando até a ter o veículo apreendido em blitz”, acrescenta.
Para realizar o pagamento, basta acessar na página principal o Sistema de Autoatendimento, denominado SIAT Web, em seguida clicar na opção DAR Web (Geração de Documento de Arrecadação), depois, em Emissão de DAR-Sefaz, escolher o imposto, na opção IPVA. Para isso, o proprietário de veículo deve acessar o SIAT Web, opção IPVA, aba Consultas. A partir daí, insira o número do Renavam, escolher a opção de parcelamento ou cota única e emitir o boleto, que pode ser pago nos Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica, além de correspondentes bancários da Caixa e do Banco do Brasil.
Este ano, o valor que será pago por alguns contribuintes sofreu um decréscimo médio de cerca de 4,5% em relação ao ano anterior para os carros usados. Entretanto, isso não representou uma queda nas alíquotas utilizadas para o cálculo do valor arrecadado, mas sim uma desvalorização dos carros usados no mercado, é o que afirma o secretário de Fazenda do Piauí, Silvano Alencar. “É necessário lembrar que a depreciação dos veículos é um fenômeno que ocorre todos os anos.”.
Como é calculado o IPVA?
Carros novos utilizam uma alíquota de 2,5% do valor presente na Nota Fiscal. Já para realizar o cálculo do imposto para os usados, são utilizadas as alíquotas seguintes: 2% sobre o valor médio total disponível na Tabela FIPE para motocicletas e ciclomotores, 1% sobre o valor médio total constante na Tabela FIPE para ônibus e caminhões, 2,5% sobre o valor médio total para outros veículos.
O próximo prazo final de pagamento com desconto para o IPVA, segundo o calendário elaborado pela Unidade de Administração Tributária da Sefaz PI, é o de veículos com final de placa 2, que deverá ser realizado até o dia 28 de fevereiro.
*CCOM

Homem é encontrado em estado de decomposição às margens do Rio Longá em Esperantina

O corpo de um homem ainda não identificado pela polícia foi encontrado degolado dentro de uma bolsa em avançado estado de decomposição, na manhã desta quinta-feira (30), às margens do rio Longá, próximo a localidade Várzea das Quedas em Esperantina.
Segundo informações da polícia, o corpo foi encontrado por um morador que foi ao local para tomar banho, próximo a ponte do riacho Bebedouro. Ele estranhou o mal cheiro e percebeu uma bolsa boiando no rio. Ao abrir foi surpreendido com o corpo da vítima que estava enrolada em uma rede.
Ainda de acordo com informações da polícia civil responsável pelo caso, diligências já estão sendo realizadas, afim de identificar a vítima e a causa da morte. É possível perceber na vítima marcas de espancamento e perfurações nos olhos.
O Instituto Médico Legal (IML), já foi acionado e se desloca para o município de Esperantina para fazer a remoção do corpo para Teresina, onde será realizado o exame cadavérico

ATENÇÃO – IMAGENS FORTES

Novo piso de professor da educação básica será de R$ 1.697


" Bom dia amigos@ do mundo virtual...EDUCAÇÃO...Novo piso de professor da educação básica será de R$ 1.697...

Acréscimo provocou atrito com a categoria, que esperava um percentual entre 13% e 15%.

O piso nacional da carreira de professor da educação básica foi reajustado para R$ 1.697 - um crescimento de 8,32% em comparação ao valor atual (R$ 1.567).

O número foi divulgado ontem pelo Ministério da Educação. O índice provocou atrito com a categoria, que esperava um percentual entre 13% e 15%. Professores acusaram o governo federal de maquiar o reajuste, com o objetivo de diminuir o impacto no orçamento de Estados e municípios. O MEC e o Tesouro Nacional negaram a acusação.

Diferentemente de anos anteriores, o novo piso não foi anunciado em coletiva de imprensa - o valor foi divulgado no site da pasta na tarde de ontem. A alteração do valor acontece num momento de transição na Esplanada dos Ministérios: o atual titular da Educação, Aloizio Mercadante, deve assumir o comando da Casa Civil na próxima semana. Em seu lugar, deve assumir o atual secretário executivo do MEC, José Henrique Paim.

Segundo a reportagem apurou, Mercadante manteve a rotina dos últimos dias e despachou pela manhã já na Casa Civil, no Palácio do Planalto. Durante a tarde, ele recebeu em seu gabinete o governador do Ceará, Cid Gomes.

Fonte: Folhapress

Idealizador de primeira torcida organizada gay do Corinthians é espancado ao sair de supermercado

Felipeh Campos foi roubado e agredido, enquanto deixava estabelecimento na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo


"É impressionante! Estava eu saindo do Extra Brigadeiro quando fui surpreendido por dois caras armados com 38, e detalhe, saindo do estacionamento. Disseram assim: 'passe o iPhone'. Oi? Os assaltantes têm escolhas pelo aparelho, como assim? Tentei lutar com eles na porta do supermercado e nada aconteceu... Conclusão, eles levaram meu aparelho. Me jogaram no chão, chutaram minha cabeça para levar meu iPhone", relatou Felipeh, que registrou Boletim de Ocorrência e fez exame de corpo de delito.

Confira a foto divulgada pelo jornalista, após a agressão, abaixo:
Felipeh Campos, idealizador da primeira torcida organizada gay do Timão, após ser agredido e roubado (Foto: Re …

Homem suspeito de estupro é morto a tiros pela PM

Ilustrativa
Foto por: Reprodução
NOTíCIAS RELACIONADAS
Fonte: Agência da Notícia com Redação

Ricardo Nascimento dos Santos de 22 anos, foi morto a tiros pela Polícia Militar do município de Santana do Araguaia (PA), localizada a 100 km de Vila Rica (MT) nesta terça-feira (28.01) ás 16hs durante um assalto a uma chácara, o rapaz era suspeito de cometer um estupro em Vila Rica.
De acordo com informações repassadas ao Site Agência da Notícia, Ricardo teria envolvimento em um estupro na cidade de Vila Rica, o rapaz foi morto em uma troca de tiros com policiais militares de Santana do Araguaia (PA).
Segundo o Delegado da Polícia Civil de Santana Alberoni Lobato, o criminoso era fugitivo da cadeia de Redenção onde cumpria pena por homicídio.
 As polícias de MT e PA investigam crimes na região que possivelmente seriam praticados pelo criminoso morto.

Em fevereiro, preço do combustível estará mais caro




O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) divulgou no Diário Oficial da União o preço médio de vários tipos de combustíveis – diesel, gasolina, álcool, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e querosene de aviação (QAV) – para o consumidor final. Os valores valem a partir de 1º de fevereiro.
Atualmente, com os preços da gasolina no Piauí, os motoristas desembolsam um valor de R$ 2,73 nos postos mais baratos, em alguns até com opção por R$ 2,64 pagando à vista, sem cartão de crédito. A partir de fevereiro, os piauienses terão de pagar R$ 2,87 pela gasolina.

www.portalcostanorte.meionorte.com

Piauiense foragido de Goiás é preso em Altos acusado de degolar mulher

Um foragido da justiça foi preso na cidade de Altos nesta quarta-feira (29) acusado de degolar uma mulher no município de Mineiros, em Goiás. Segundo o delegado Cadena Júnior, o preso Valdivan Pereira da Costa, 29 anos, de apelito “Paraíba”, é o principal suspeito de matar a dona de casa Arlete Carla dos Santos, 43 anos, durante briga na rua. Segundo a polícia, ele acreditava que Arlete era pivô na separação com a mulher.
Cadena Júnior informou que Valdivan foi preso em um povoado na cidade de Altos. 
“Soube que o suspeito estava no município e comecei a investigar. Entrei em contato com o delegado de Mineiros e lá ele pediu a prisão dele e nos enviou por fax a decisão e a prisão foi efetuada”, contou Cadena Júnior.
Segundo ele, o Valdivan teria cometido um crime que chocou a cidade. Informações de sites da cidade de Mineiros contam que o assassinato ocorreu na rua 20, com a 5ª avenida, no setor Mineirinho, a 111 km de Jataí no dia 15 de dezembro do ano passdo. De acordo com testemunhas, Arlete teria saído de casa para ir fazer uma compra quando se deparou com o Valdivan. Ela levou vários golpes de facas na região do pescoço. Arlete chegou a ser socorrida pelo Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu à gravidade da lesão.
Cadena Júnior disse que ele ficará preso em Altos e será transferido para Mineiros. 

cidadeverde.com

Parnaíba pode ficar sem peritos criminais

Parnaíba e cidades circunvizinhas Parnaíba pode ficar sem peritos criminais por falta de nomeação

Instituto Médico Legal de Parnaíba
O Posto Avançado do Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba está funcionando desde 2013; mas até o momento há peritos concursados aguardam nomeação pelo Governo do Estado. São cinco biólogos, um especialista em física e um engenheiro civil, portanto sete peritos criminais

A homologação destes concursados aconteceu na publicação do Diário Oficial do Estado do Piauí, na data de 14 de agosto de 2012, n° 153, na página 39, e o prazo para a convocação acaba em agosto deste ano. Os médicos legistas foram chamados, diferente dos outros setes peritos criminais que estão receosos de perder a oportunidade, de emprego efetivo, por falta de nomeação após o prazo esgotado.

O IML de Parnaíba está respondendo por toda a região e precisa de profissionais especializados para atuar. Pois as mortes envolvendo violência, principalmente crimes, devem ser periciados para garantir mais celeridade e elucidação das ocorrências.

Por Ddanie Santos/proparnaiba

Suspeito de balear capitão Cisne é reconhecido

Robson Diego Pereira da Silva
O jovem teresinense Robson Diego Pereira da Silva, 19 anos, que foi preso na segunda-feira (28) após uma tentativa de assalto no centro de Parnaíba, está sendo acusado de ser o autor dos disparos contra o capitão da Polícia Militar Antônio Tomaz Cisne Neto, 65 anos, conhecido Capitão Cisne, que foi atingido com dois tiros na perna esquerda no início deste mês em sua casa, no bairro Boa Esperança.

Um dos filhos do capitão da Polícia Militar reformado fez o reconhecimento do acusado na terça-feira (28) na delegacia do 1° Distrito Policial. Mas o reconhecimento oficial da Polícia Civil deverá ser feito nessa quinta-feira (30). A advogada do acusado, a senhora Iracy Noleto, disse à imprensa que Robson tem passagem pela polícia por porte ilegal de arma de fogo em Teresina.

Matérias relacionadas:
Segundo Noleto, o jovem trabalhava como vigilante e quando retornava para casa foi pego pela polícia. A família do acusado fiou espantada quando soube do ocorrido, já que seus familiares são tidos como pessoas de bem.

Por Daniel Santos/Proparnaiba 

SEJUS nega que criança resida na Penitenciária de Parnaíba

A Secretaria Estadual da Justiça (SEJUS) emite nota negando que criança resida em Penitenciária. "No momento da gravação a criança encontrava-se acompanhando a avó em visita à mãe", diz a nota.

Berçário da Penitenciária Mista de Parnaíba é usado
 como cela de presos (Foto:Sinpoljuspi)
Sobre a matéria divulgada nesta quarta-feira (29) no site Uol e repercutida na imprensa local, falando sobre a convivência de bebês em Penitenciárias do Piauí, a Secretaria de Justiça do Piauí emitiu nota esclarecendo que: A criança que aparece no vídeo não reside na Penitenciária Feminina de Teresina e nem na Penitenciária Mista de Parnaíba Juiz João Nonon de Fontes Ibiapina. Na verdade, no momento da gravação a criança encontrava-se acompanhando a avó em visita à mãe que está recolhida no sistema prisional.  Quanto aos colchões, as próprias internas espalham no chão para brincar com os filhos visitantes.

Também afirmou que atualmente existem três bebês acompanhando suas mães na Penitenciária Feminina de Teresina: um, com um ano, outro de quatro meses e um de um mês e que a Penitenciária Feminina de Teresina abriga sete gestantes, todas com acompanhamento pré-natal junto à rede pública municipal de saúde.

A SEJUS informou ainda que a Penitenciária Feminina de Teresina dispõe de consultório ginecológico e por meio de projeto de extensão com a UFPI realiza exames de prevenção do câncer do colo de útero e consulta de enfermagem obstétrica.
Henrique RebeloSecretário de Justiça do Estado do Piauí
"A criança com dermatose citada na matéria já não mais se encontra acompanhando a mãe recolhida na Penitenciária Feminina de Teresina, pois, considerando que a mãe levava a criança para visitar o pai que também encontra-se preso na Casa de Custodia de Teresina, fato que agravava o quadro. Após atendimento especializado com dermatologista, realização de exames e prescrição de medicamentos, a criança foi entregue a avó materna por ordem judicial no dia 12 de julho de 2013, após a intervenção da Gerência da Penitenciária", esclareceu a nota da Sejus, que acrescentou que a Penitenciária Mista de Parnaíba há apenas um bebê de seis meses em amamentação acompanhando à mãe em cela individual. O bebê não nasceu na unidade penal e sim Hospital Estadual Dirceu Arcoverde daquele município.
"Dessa forma, visando sanar as dificuldades, a Sejus, em 2012, firmou parceria com o Ministério da Justiça, para aparelhamento de 2 (duas) unidades de referência à saúde materno infantil, que contará com cela/berçário e unidade básica de saúde completa que vai contemplar as Penitenciárias Feminina de Teresina e Mista de Parnaíba. No entanto, apesar do Convênio MJ nº 141/2012 ter sido publicado em dezembro de 2012, o recurso orçamentário só foi disponibilizado pelo Ministério da Justiça em 18 de dezembro de 2013, cuja abertura do procedimento licitatório já fora autorizada pelo secretário Henrique Rebelo", concluiu a nota.

Na ânsia de ser prefeito da cidade Dr. Hélio arrasta o governo para dentro de Parnaíba

Campanha pelo voto Leis de reconhecimento da utilidade pública de entidades sociais em geral servem apenas para que se saiba da existência d...