sexta-feira, 7 de março de 2014

Problemas no HEDA serão discutidos em Audiência Pública na Câmara Municipal

Vereadores Carlson Pessoa e Bernardo Rocha,
signatários do requerimento
Os vereadores Bernardo Rocha e Carlson Pessoa são os signatários do requerimento aprovado na sessão de ontem da Câmara Municipal, pedindo a realização de uma Audiência Pública no próximo dia 26, para discutir os problemas existentes no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), que continua com demanda reprimida em função do atendimento que é feito a pacientes de Estados vizinhos.

 “O atendimento no Hospital Dirceu não melhorou, apesar da nova administração, porque as reclamações da falta de atendimento continuam, principalmente quando se refere à área de ortopedia”, destacou o vereador Bernardo Rocha.


Vereadora destaca organização e segurança do Carnaval Parnaibano


 Comandante do 2º BPM Tenente- Coronel Raimundo Sousa
A Presidente do Poder Legislativo, vereadora Neta Castelo Branco, fazendo uso da palavra, na sessão desta quinta feira, fez referências elogiosas a toda a organização do carnaval 2014, promovido pela Prefeitura de Parnaíba, a cuja iniciativa o povo compareceu e deu total apoio.

Ela parabenizou em especial o prefeito Florentino Neto e o superintendente municipal de cultura, Helder Sousa, pela inovação da “Central da Folia”, que promoveu apresentações de shows e desfiles de sexta a terça feira de carnaval.

A vereadora deu destaque também para o serviço da segurança pública, notadamente o trabalho desempenhado pelo Comando do 2º BPM, à
Mesa Diretora sob a Presidência da vereadora
Neta C. Branco (ao centro)
frente o tenente-coronel Raimundo Sousa, que mais uma vez soube se conduzir à frente das operações realizadas, a fim de que a população tivesse toda a segurança e tranquilidade possíveis. “Apesar de estar contando apenas com o contingente normal de policiais, porque não veio nenhum reforço de Teresina, não obstante a presença de turistas e visitantes, o trabalho da PM merece destaque, não só na pessoa do Comandante Sousa mas também de toda a sua equipe”, enfatizou a vereadora.

Apesar da intensa movimentação durante os dias de carnaval, não houve nenhum incidente ou crime de grande proporções, conforme pode se constatar pelo noticiário policial.

UBS da Praça do Chico Berto será denominada de Iracema Feitosa


Câmara Municipal aprova homenagem à ex-vereadora Iracema Feitosa que terá UBS da Praça Chico Berto com seu nome.

Ex-vereadora Iracema Feitosa e seu filho, Deputado Tererê
De autoria do vereador Astrogildo Fernandes Lima a Câmara Municipal de Parnaíba aprovou, em 1ª votação, projeto de lei que denomina “Iracema Feitosa de Brito Costa” a Unidade Básica de Saúde (UBS) que está sendo construída pela Prefeitura na Praça do Chico Berto, no bairro Ceará.

Em sua justificativa, Astrogildo lembrou as funções de professora e enfermeira desempenhadas pela homenageada, que também foi vereadora, “numa época em que a política era basicamente dominada por homens”, lembrou o vereador Diniz, em aparte ao autor do Projeto, que também foi aparteado pelos vereadores Ronaldo Prado e Neta Castelo Branco, que enalteceram o trabalho desempenhado por dona Iracema em favor dos mais simples.

DNIT mandará construir quebra molas e barreiras eletrônicas na BR- 402


DNIT atende vereadores após Audiência Pública e irá colocar lombadas na BR 402

Dentre os assuntos da pauta de ontem, da sessão da Câmara Municipal, foi lido o documento enviado à Presidente Neta Castelo Branco, pelo Superintendente Regional (Substituto) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNI–PI), engenheiro Ismar Portela Santos, onde ele informa aos vereadores das providências que serão tomadas pelo órgão, até o final do mês de março, afim de evitar os abusos praticados por motoristas que circulam por aquela rodovia em alta velocidade, o que já provocou inúmeros acidentes, alguns seguidos de morte.

O documento atende a diversos pedidos dos vereadores, encaminhados àquele Órgão Ferroviário Federal, interpretando a preocupação e até o desespero de famílias que residem próximo à pista, já denominada também “rodovia da morte”, pelos perigos constantes a que vivem expostas as pessoas, por falta de sinalização adequada no local.

IFPI abre concurso com 11 vagas de professor para o Campus Parnaíba


Estão abertas até 27 de março as inscrições do concurso público para contratação de professores efetivos do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Para o Campus Parnaíba, estão sendo ofertadas 11 vagas, nas áreas de Administração, Arte, Edificações, Eletrotécnica, Licenciatura/Disciplinas Pedagógicas/Libras, Espanhol, Física, Química e Sociologia. A seleção tem como objetivo atender ao processo de expansão da educação profissional e tecnológica.

Organizado pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (FUNRIO), o concurso recebe inscrições no endereço eletrônico www.funrio.org.br. A seleção ocorrerá em três etapas: prova objetiva, prova didática e prova de títulos.

Sessão na Câmara Municipal de Cajueiro da Praia é marcada por uma série de denúncias.

Imagens divulgação

A câmara Municipal de Cajueiro da Praia iniciou seus trabalhos nesta quinta-feira, dia 06.03.2014, com um pedido de investigação contra o vereador Jairo Carvalho, tendo como vítima a prefeita Vânia Ribeiro.


                        Esse pedido de investigação foi solicitado pela vereadora Daniele Monteiro de Brito, com base numa notícia de Facebook, cujo comentário dizia desafiar a prefeita a mostrar uma carta assinada pedindo R$ 100.000,00 (cem mil reais) para fazer parte do governo municipal.

A vereadora Daniele Monteiro de Brito citou a existência desta carta e da investigação de corrupção, solicitando ao Presidente da Câmara Municipal que notificasse o Ministério Público para informar a existência ou não dessa denúncia. 

O vereador acusado é da ala oposicionista da CMCP. A reportagem tentou entrar em contato nessa manhã via telefone com o edil, mas não foi possível. O telefone dava como desligado. 

O PC também entrou em contato com a vereadora Daniela Brito, outra pessoa atendeu o telefone, falou e desligou em seguida. 

Em contato com assessoria da prefeitura de Cajueiro, esta informou que a denúncia, juntamente com a carta foi protocolada na promotoria da comarca de Luis Correia, desde dezembro do ano passado. 

Ninguém soube informar se a carta teria assinatura de algum reclamado. 
fonte:blogdocatita

quinta-feira, 6 de março de 2014

Presidente da CBT comenta gafe de Galvão: "fala tanto que não viu o Gol do Brasil."

Televisão: Galvão Bueno se distraiu durante a vitória da Seleção Brasileira por 5 a 0 contra a África do Sul, em amistoso e não narrou o primeiro gol da partida, que foi marcado por Oscar aos 9 min do primeiro tempo. No momento do gol, o narrador estava fazendo propaganda para uma enquete do site esportivo da emissora.  

O gol aconteceu quando Oscar recebeu o lançamento de Hulk dentro da área, tocou por cima do goleiro e abriu o placar da partida. Quando o narrador percebeu o gol, quase 5 segundos depois, pediu "perdão a todos os torcedores brasileiros" e seguiu a narração. Mas pelo jeito a falha de Galvão não foi perdoada pelos internautas, que logo começaram a fazer brincadeiras na rede sobre o deslize do narrador e em poucos minutos virou novamente alvo de internautas. 

Os internautas postaram: "2014 já começou com Galvão esquecendo de narrar gol do Brasil, isso quer dizer que ganharemos a Copa! #VaiBrasil #CopaDasCopas #Brasil2014"./ "Galvão Bueno comete erro de principiante ao não narrar o gol do o Brasil, mas foi muito bem ao pedir desculpas e seguir adiante."/ "mais perdido que o galvão bueno na hora do gol do brasil"/ "Ele estava no Facebook com o Barrichello"/ "Queria saber se apuração do Carnaval do RJ começou".

Até Jorge Lacerdapresidente da Confederação Brasileira de Tênis, criticou o jornalista via Twitter: "Galvão fala tanto que não viu o Gol do Brasil. Serve para aprendizado. Mas não acredito que aprenda ou tenha essa modéstia. Vamos Brasilllll".

Preços de gasolina, gás e telefone ficam estáveis este ano, diz Copom.

Economia: Os preços da gasolina, do botijão de gás e da tarifa de telefonia fixa devem ficar estáveis este ano, de acordo com projeção do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

Já a projeção de reajuste da tarifa residencial de eletricidade, para o acumulado de 2014, é 7,5%, mesmo valor considerado pelo Copom em janeiro. Essas estimativas foram divulgadas hoje (6) na ata da última reunião do Copom, realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro.

Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, em 2014, foi mantida a projeção de alta de 4,5%, valor considerado pelo Copom em janeiro. Para 2015, também foi mantida a estimativa de 4,5%.

O BC faz essas projeções para avaliar a tendência da inflação no país, na reunião do Copom, responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic. Essa taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, e a medida alivia o controle sobre a inflação.

O BC tem que encontrar equilíbrio ao tomar decisões sobre a taxa básica de juros, de modo a fazer com que a inflação fique dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Essa meta tem como centro 4,5%, e margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Agência Brasil.

Bebê pode ter sido curada do HIV após tratamento nas primeiras horas.

Uma menina nascida com o vírus da aids mantém-se sem sinais da infeção 11 meses depois de ter sido submetida a tratamento com antirretrovirais. É o segundo caso conhecido no mundo, segundo as agências de notícias internacionais.

Nascida no subúrbio de Los Angeles, nos Estados Unidos, em abril do ano passado, a menina recebeu tratamento com antirretrovirais quatro horas depois de ter nascido. Quase um ano depois, não tem sinais da infecção e os médicos estão otimistas, apesar de não afastarem a possibilidade de o HIV voltar ou estar oculto nos tecidos, dizem as agências.
Trata-se do segundo caso idêntico no mundo, depois de, no ano passado, ter sido anunciado que um bebê norte-americano recebeu tratamento nas primeiras horas de vida. Agora com 3 anos, a menina parece estar livre do vírus.

O caso mais recente, apresentado hoje (6) durante uma conferência científica em Boston, é recebido pelos médicos com otimismo, sobretudo pela rapidez do desaparecimento do vírus.

“O que é mais notável em relação a este bebê é a rapidez com que o vírus desapareceu, os testes de DNA estavam negativos quando tinha seis dias e continuaram negativos depois”, disse Yvonne Bryson, professora de pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia.

Fonte: Agências Brasil e Lusa | Foto: Divulgação/EBC.

W. DIAS: O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réu por homicídio culposo e prevaricação o líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI).

Wellington recebendo o carinho de Dilma.

O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réu por homicídio culposo e prevaricação o líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI). O episódio refere-se ao estouro de uma barragem numa cidade do interior do Piauí, ocorrido em 2009, que resultou na morte de nove pessoas. Na ocasião, o petista governava o Estado, cargo a que pretende concorrer novamente nas eleições de outubro. A bancada do partido se reúne logo mais para troca de líder na Casa, um substituição rotineira, que ocorre todos os anos.

O caso chegou ao Supremo em novembro de 2011 como inquérito, depois de Wellington Dias ter sido diplomado um ano antes senador. Contudo, o ex-procurador-geral da República Roberto Gurgel enviou parecer ao STF pedindo a reautuação do inquérito como ação penal com o argumento de que antes mesmo da eleição do petista para o Senado, em junho de 2010, a Vara Única da Comarca de Cocal (PI) havia recebido a denúncia contra ele. Ou seja, ele já era réu antes da diplomação.

No parecer enviado ao STF, o Ministério Público Federal argumentou que todos os atos processuais tomados pela Justiça de primeira instância são válidos. Ele pediu ainda que a Corte determine a realização das diligências necessárias para a instrução do processo.

Ao acatar o pedido do MP, o ministro Celso de Mello citou o julgamento de um inquérito pelo Supremo em 1991 no qual a Corte decidiu que todas as decisões anteriores tomadas são válidas. Antes dessa decisão, os processos contra detentores de foro privilegiado eram nulos.

"Isso significa, portanto, que tal ato processual efetuou-se legitimamente, eis que realizado perante órgão judiciário que dispunha, na época, de plena competência, revelando-se aplicável ao caso, desse modo, o postulado segundo o qual "tempus regit actum" (o tempo rege o ato)", afirmou Celso de Mello, relator do processo, em decisão do dia 19 de dezembro que foi publicada hoje no Diário de Justiça Eletrônico.

Na mesma ação também são réus a ex-presidente da Emgerpi, Lucile de Souza Moura, e o engenheiro Luiz Hernani de Carvalho. Celso de Mello também pediu para ouvir as testemunhas arroladas na ação penal.

Serviço Social do Estado encontra-se jogado as traças em Parnaíba

DSCF9855
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Estado (SASC) localizada no cruzamento das avenidas Normalista e Cel. Lucas no bairro Nova Parnaíba já viveu melhores momentos. Por lá já se passaram grandes administradoras que usavam o cargo para levar benefício ao povo carente e não apenas para acomodações políticas como hoje ocorre.Um dos períodos de maior relevância na entidade foi quando Mão Santa era Governador e Adalgisa Moraes Souza gerenciava a secretaria, devido aos diversos cursos profissionalizantes ofertados, consultas oftalmológicas, doação de óculos de grau, cadeiras de rodas a deficientes, e outro benefícios sociais a quem realmente necessitava e não tinham condições.Em Parnaíba o local recebia o nome de “Centro Materno” local onde as mães deixavam suas crianças e teria o tempo livre para trabalhar em busca do sustento de sua família.Antigamente o local era movimentado durante todo o dia e servia à comunidade desprotegida da cidade, nos dias de hoje não se sabe quem são os responsáveis e o prédio é praticamente um lugar fantasma, apenas serve para apadrinhamentos políticos do governador Wilson Martins. Sem promover assistência social à população e sem oferecer nenhum tipo serviço o prédio passa a maioria do tempo fechado e onde ninguém sabe a sua real função na cidade.
O vereador Reinaldo Filho (PP) lembrou em uma sessão da Câmara Municipal que o local está jogado às moscas e ressaltou o brilhante trabalho feito por Fátima Verás a frente daquele organismo estadual em Parnaíba, Fátima atuava ali no então governo Mão Santa, onde prestou relevantes serviços segundo o revelou o parlamentar.
O certo é que o local está deserto e sem serventia, já que nos últimos anos parou de promover sua real função por falta de atuação do governo estadual.fonte: blogdodelta

WILSON MARTINS ABANDONA A EDUCAÇÃO NA CIDADE DE PARNAIBA

A Educação de Parnaíba foi destaque em todo estado no jornal expresso Diário do Povo, onde era relatado a situação de algumas escolas que foram fechas por Wilson Martins e Atila Lira, o maior destaque foi para a tradicional Unidade Escolar Clóvis Salgado, localizada no bairro São Francisco da Guarita, que está sendo ‘enterrada’ para dar lugar a delegacias de polícia.
O secretário de Educação não esteve presente no evento e a pergunta que os parnaibanos tantos querem que Wilson Martins responda, ficou sem resposta, pois para o governador do Piauí existe ‘momento adequado’ para se falar em Educação, mesmo a Educação pública estadual na cidade de Parnaíba estando em plena decadência.
O caso é muito grave, já que a falta de investimentos e atenção especial por parte do governo com a Educação ocasionará em fatores altamente negativos ao futuro da atual juventude.Resta aos parnaibanos conviverem com menos escolas, menos educação e sem nem mesmo com a esperança (aquela que dizem que é a última que morre) de melhorias à Educação pública estadual, que deveria ser tratada como prioridade básica do governo, afinal de contas, a Educação é a base do desenvolvimento.
Outros educandários do Estado estão fechados ou ‘agonizando’, como Chagas Rodrigues e CEEP que estão sem o quadro funcional, denúncias feitas por próprios alunos que nossa equipe está apurando com detalhes. O colégio José Narciso aguarda uma reforma já era pra ter terminado, mas sequer começou.
Educação para o Governador Wilson Martins não é assunto oportuno, pelo menos foi isso que ele passou para o jovem repórter Roberto Willian. Abaixo links que você pode acessar matérias a respeito do triste decadente rumo que segue a Educação estadual em Parnaíba, no Estado do Piauí.FONTE: blog do delta

Cocal: População revoltada captura jovem acusado de vários furtos em Cocal

Muitos cocalenses revoltados por terem seus imoveis arrombados e bens furtados nos ultimas dias, resolveram se unir, investigar e na tarde desta quarta-feira (05/02), por volta das 14:00 horas, vários populares conseguiram imobilizar e prender o jovem Gerson dos Santos Nascimento, de 20 anos, que reside no Bairro São Francisco em Cocal, como sendo o principal suspeito. 


Gerson dos Santos Nascimento, de 20 anos

Gerson é um velho conhecido da policia pela pratica de furtos. Informações colhidas pelas vitimas, dão conta de que o rapaz foi visto pulando o muro de uma casa, onde vários vizinhos foram acionados e saíram em perseguição, conseguindo assim, capturar o acusado e o entregar as autoridades policiais.
Diante dos fatos, o acusado foi encaminhado para a Delegacia de Policia Civil de Cocal, onde está a disposição da justiça. Gerson está sendo autuado pelo Escrivão de Policia- Dachagas Belo, que revelou a nossa reportagem, que nos últimos dias, foram registrados 13 (treze) Boletins de Ocorrência (B.O.) contra o acusado.

fonte; blog do coveiro

HOSPITAL DE LUIS CORREIA PEDE SOCORRO. COM SAÚDE NÄO SE BRINCA.

Advogado critica atendimento no hospital de Luís Correia.
Adicionar legenda


Ao sofrer com uma indisposição e dores no tórax, o presidente da Comissão de Segurança Pública da
OAB-PI, Lúcio Tadeu, procurou atendimento no hospital de Luis Correia, e reclamou do péssimo
atendimento de plantão através das redes sociais.
Em seu Facebook, o advogado afirmou: "Péssimo atendimento medico de plantão no hospital local. Que venham os médicos estrangeiros a população agradece". Lúcio Tadeu faz uma clara referência o programa Mais Médicos, que vem inserindo profissionais estrangeiros na rede pública de saúde pelo país. Nos comentários do post, após explicar a situação aos amigos, o advogado menciona ainda que só foi medicado graças à ajuda de um médico conhecido , que também estava na cidade a passeio, e prestou atendimento. E afirma ainda: "Vale ressaltar a gentileza dos atendentes, deveria servir de exemplo para o doutor de plantão".
E quem mora na cidade de Luis Correia sabe do drama quando necessita de atendimento médico. Muitos, descrentes no atendimento, sequer procuram a unidade e preferem se dirigir logo para Parnaíba.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Pai homofóbico matou o filho de apenas 8 anos.


Violência doméstica. Em Mossoró, no Rio Grande do Norte, um pai espancou o filho, de apenas 8 anos, só porque ele não aceitava o comportamento do menino, até a morte, de acordo com informações no site do jornal O Globo, nesta quarta-feira, dia 05 de março de 2014.

A reportagem de Maria Eliza Alves relata uma tragédia que começou a ser delineada aos poucos. Segundo a jornalista, Digna Medeiros, de 29 anos, mãe de Alex, estaria sendo pressionada pelo Conselho Tutelar porque não mandava seu filho à escola. Para não perder a guarda do garoto, ela  mandou o menino para o Rio para que ele morasse com o pai. O encontro da criança tímida com o pai desempregado, que já cumprira pena por tráfico de drogas, não poderia ter sido mais desastroso. Horrorizado porque Alex gostava de dança do ventre e de lavar louça, Alex André passou a aplicar o que chamou de “corretivos”. Surrava o filho repetidas vezes para “ensiná-lo a andar como homem”

Mas ao invés de ensinar o filho a ser "homem", ele acabou matando a criança. De acordo com informações de "O Globo", as sucessivas pancadas do pai, provocadas porque Alex não queria cortar o cabelo, dilaceraram o fígado do garotinho. Uma hemorragia interna se seguiu, levando o menino, que também gostava de forró e de brincar de carrinho, a óbito. Apesar de a madrasta, Gisele Soares, que socorreu o enteado, afirmar que ele tinha desmaiado de repente, os médicos da UPA de Vila Kennedy desconfiaram logo de violência doméstica. O corpo de Alex, coberto de hematomas, era um mapa dos horrores que ele vinha passando. 
Ainda segundo a reportagem, o laudo do Instituto Médico Legal descreve em muitas linhas todo o sofrimento: a criança tinha escoriações nos joelhos, cotovelos, perto do ouvido esquerdo, no tórax, na região cervical; apresentava também equimoses na face, no tórax, no supercílio direito, no deltoide, punho esquerdo, braço e antebraços direitos, além de edemas no punho direito e na coxa direita. A legista Áurea Maria Tavares Torres também atestou que o corpo magricelo apresentava sinais de desnutrição.

No depoimento à polícia, Alex André, que teve a prisão temporária decretada no último dia 19 pela juíza Nathalia Magluta e foi levado para o Complexo de Gericinó, disse que o filho “era de peitar”, “partia para dentro de você”. Segundo policiais que investigam o caso, a frieza de Alex André impressionou quem assistiu ao depoimento. Ele negou ter tido a intenção de matar, mas insistia que o filho tinha que ser “homem”. A reportagem na íntegra pode ser lida no site do jornal O Globo (aqui).

Fonte: O Globo - Foto: Reprodução

Brasil vence a África do Sul por 5 x 0.

Seleção Brasileira entrou em campo para fazer seu último teste antes da convocação para a Copa do Mundonesta quarta-feira, 05 de março, e goleou a África do Sul, por 5 a 0, no estádio Soccer City, em Joanesburgo.

Logo aos nove minutos do primeiro tempo, o Brasil saiu na frente com Oscar: a jogada começou com belo passe longo de Hulk, pela direita, nas costas da defesa. O meia brasileiro saiu cara a cara com Williams, e, com um toque de primeira na saída do goleiro, marcou o primeiro gol da seleção no amistoso.

Com muito espaço para jogar e se aproveitando das falhas na saída de bola e na marcação do adversário, o Brasil poderia ter terminado o primeiro tempo goleando.Neymar desperdiçou duas chances claras de ampliar a vantagem verde-e-amarela no placar: aos 26 minutos da etapa inicial, o 10 da seleção arrancou, invadiu a grande área, mas perdeu o ângulo e foi travado por Willians antes de finalizar. Depois, aos 28, o atacante do Barcelona avançou pelo meio, saiu da marcação e chutou de cavadinha da entrada da área. A bola resvalou nas costas do arqueiro dos donos da casa e foi para fora.
Na terceira chance de balançar as redes,Neymar não desperdiçou: com 40 minutos de jogo, ele experimentou da entrada da área, no meio do gol. Em falha do sul-africano Williams, que permitiu que a bola passasse no meio de suas pernas, o Brasil chegou ao 2 x 0. O único chute a gol da África do Sul aconteceu aos 46, e saiu dos pés de Furman: ele arriscou de muito longe, e a bola passou perto da trave direita de Júlio César.

Brasil voltou para o segundo tempo com três alterações: saíram Paulinho, Oscar e Hulk, para a entrada de Luiz Gustavo, Ramires e Willian, respectivamente. Além disso, a camisa amarela deu lugar à nova camisa azul, que foi apresentada ao torcedor brasileiro. E logo com 20 segundos de jogo, a seleção chegou ao terceiro.

No primeiro ataque da parte final do jogo, a bola foi lançada para Fred, que se esticou e ajeitou a bola para Neymar. Ele partiu com a bola dominada até a meia-lua, e, dali, encobriu o goleiro, marcando um golaço.

No decorrer do segundo tempo, Felipão promoveu mais alterações, para observar jogadores: Dante, Daniel Alves e Jô entraram no jogo, atingindo o limite máximo de seis substituições na partida. A África do Sul também mexeu, colocando na partida jogadores mais leves e velozes, que partiram para cima do Brasil. E uma dessas jogadas forçou Júlio César a praticar grande defesa, espalmando com uma mão só chute à queima-roupa de Patosi.

Mais fechado na defesa e jogando na base do contra-ataque, foi com um chutaço de fora da área que o amistoso virou goleada. Fernandinho, um dos "novatos" na lista de convocados de Felipão, chutou da intermediária e acertou o lado direito da meta defendida por Williams.

Já no apagar das luzes, Neymar fez o quinto do Brasil e o terceiro no jogo: depois de cruzamento de Daniel Alves, que jogava pela esquerda, Jô, na pequena área, escorou de cabeça. O craque brasileiro só teve o trabalho de esticar a perna direita para empurrar a bola para o fundo do gol. 

Depois do jogo contra a África do Sul, o Brasil fará mais dois amistosos, já com o grupo que vai jogar a Copa do Mundo. A lista definitiva será divulgada no dia 7 de maio. As datas e adversários destes jogos-treinos ainda não foram confirmados oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas os adversários especulados são o Panamá e a Sérvia. Junho é o mês provável para estes amistosos.

África do Sul 
Williams; Cgongna, Nthehe, Khumalo (Xulu) e Matlaba; Furman, Jali (Zungu), Claasen (Ndlovu) e Cerero; Parker (Patosi) e Rantie (Manvisa)
Técnico: Gordon Igesund

Brasil 
Júlio César; Rafinha, Thiago Silva, David Luiz (Dante) e Marcelo (Daniel Alves); Fernandinho, Paulinho (Luiz Gustavo) e Oscar (Ramires); Hulk (Willian), Fred (Jô) e Neymar
Técnico: Luiz Felipe Scolari (Felipão)

Gols: Oscar (9min/1T), Neymar (40min/1T), Neymar (20s/2T), Fernandinho (33min/2T) e Neymar (45min/2T)
Cartão amarelo: Ramires
Estádio: Soccer City, em Joanesburgo, na África Sul

Fonte: EBC

Juízes que fizeram concurso para interior vivem nos shoppings e concessionárias em Teresina

A ausência do juiz de plantão no fórum cível de Teresina na segunda-feira pela manhã não pode ficar apenas numa simples repreensão do corregedor do Tribunal de Justiça Francisco Paes Landim.

Na realidade esse fato tornou-se do conhecimento público porque ocorreu na capital. Sofrimento e humilhação mesmo passam as populações dos municípios mais remotos que ficam semanas esperando a chegada do juiz que marca um único dia de atendimento.

Esse é um grande absurdo: muitos fizeram concurso para trabalhar no interior e vivem em Teresina, de preferência nos shoppings e nas concessionárias de "carrões".

Entenda o caso

Uma defensora pública com um pedido de liminar para conseguir a autorização de um plano de saúde para internar uma senhora vítima de um AVC procurou em todo prédio o juiz de plantão e foi informada de que o distinto simplesmente não comparecera ao plantão.

A moça se dirigiu à sede do Tribunal e descobriu que o corregedor se encontrava no local. Foi até ele e um juiz diferente teve que ser indicado para examinar o pedido.

Foi uma situação vergonhosa e não tem desculpas. O moço, se não queria trabalhar, deveria ter pelo menos informado a seus superiores, mas parece que não estava muito preocupado com as consequências de sua ausência.

FONTE; PORTAL GP1

Mão Santa e Mainha discutem lançamento de chapa majoritária em encontro

O ex-senador do Piauí, Francisco de Assis de Moraes Sousa, o Mão Santa (PSC), esteve reunido na residência dele, no litoral piauiense, com o ex-deputado federal e presidente do Solidariedade (SDD), José de Andrade Maia Filho, o Mainha, na terça-feira (04).

Um dos assuntos tratados no encontro, foi a intenção de lançamento de uma chapa majoritária nas eleições deste ano. A chapa pode ser formada com Mão Santa, como pré-candidato a governador, Mainha como pré-candidato a senador e a vaga de vice-governador pode ser oferecida a outro partido, uma das intenções dos pré-candidatos é oferecer a vaga ao PSDB.
Imagem: DivulgaçãoEncontro entre Mainha e Mão Santa(Imagem:Divulgação)Encontro entre Mainha e Mão Santa
Também participaram do encontro os vereadores Elvis Aguiar e Alex Miranda, respectivamente, dos municípios de Itainópolis e Santa Cruz dos Milagres. E as esposas de Mão Santa, Adalgisa de Moraes Sousa, e de Mainha, Celina Lages.

Após o encontro Mainha afirmou que a população piauiense quer uma alternativa de candidatura majoritária. E essa chapa formada por ele e por Mão Santa pode ser essa expectativa do eleitorado do Piauí.

FONTE: PORTAL GP1

Sobra do carnaval na avenida João Silva Filho em Parnaíba.

Fotos Renato Carlos
Condutor em estado de embriaguês por pouco não causa óbitos no trânsito. 

Um Carro Voyage de placas NIS 5913 Parnaíba (PI) colidiu em uma Hilux, após desviar de uma ciclista, e derrubou um poste por volta das 08h30 desta quarta-feira (05/03) na Avenida João Silva Filho, próximo à rotatória da Avenida Francisco Borges, em Parnaíba. 
A ciclista Fabiana da Silva Marques, de 23 anos, foi colhida por um Voyage, quando seguia pela contramão. Devido ao choque houve fratura em sua perna direita. O automóvel era conduzido por Gerdynando Jonathan Nunes Saraiva, 23 anos, e tentou empreender fuga quando bateu em uma parede e, em seguida, em uma caminhonete Ranger que estava estacionada, que por sua vez, adentrou uma vidraçaria.

FONTE; BLOG DO CATITA

Presos tentam fugir de distrito cavando buraco na cela.



Uma tentativa de fuga foi abordada na delegacia do 1ºDP por volta de 13hs 40 dessa quarta-feira de cinzas. 06 detentos provisórios cavaram um buraco no espaço reservado ao banheiro quando foram surpreendidos pelo policial Pitanga, plantonista naquela distrital.

Pitanga foi até a cela e notou uma atitude suspeita em um dos presos, momento que acionou o investigadores Robinson Castilho e Cristiano, que fizeram a transferência dos mesmos para uma cela ao lado.
 Após a vistoria, o policial Robinson Castilho localizou um enorme buraco dentro da cela, que estava sendo cavado para dá espaço a uma fuga.
A delegacia do 1º DP, localizada no Bairro Nova Parnaíba está sem delegado. A titular, Dra. Valéria Cristina, está de licença médica.

O delegado que está respondendo pelo distrito é o Dr. João Valério, da cidade de Cocal, distante aproximadamente 100km de Parnaíba.

A delegacia conta apenas com um policial plantonista, que tem o trabalho de registrar os boletins de ocorrência e vigiar os presos provisórios, bem como alimenta-los.

Nessa manhã, a central de flagrantes transferiu os presos autuados durante a terça-feira de carnaval, porém, tiveram que retornar à aquela distrital, por que a cela estava super lotada.

FONTE; BLOG DO CATITA

Morre em Parnaíba o conhecido Chico Piqui



Francisco Joaquim Oliveira, conhecido Chico Garçon (ou Piqui), de 63 anos, que residia a rua 08/Q9/Casa 23, conjunto Igaraçu, foi encontrado já sem vida no início da manhã dessa quarta-feira de cinzas, em seu restaurante localizado a rua Ceará, em frente ao Senai.

A suspeita da morte é que tenha sido de causa natural, pois no local, após averiguação da polícia, 

nada que pudesse comprovar indícios de assassinato.

Quando a família chegou ao restaurante pela manhã, encontrou Chico Piqui na rede e constatou que 

ele não tinha mais vida, ocasião em que a policia e o IML foram acionados.
Restaurante que pertencia a Chico Piqui 
Local onde foi encontrado já sem vida
Quando dormia em uma rede, não acordando mais
O IML esteve no local e não chegou a remover o corpo por que a morte é suspeita de causa natural

A vítima era pai do despachante Joaquim Turbina do Detran

FONTE: BLOG DO CATITA

segunda-feira, 3 de março de 2014

Assaltantes fazem arrastão nas casas de Luís Correia, 24 assaltos na mesma noite

Assaltantes fazem arrastão nas casas de Luís Correia e são registradas 24 ocorrências; Os assaltantes promoveram uma onda de arrastões nas casas de Luís Correia, no litoral do Piauí, a partir da madrugada de domingo.

O agente da Polícia Civil da Delegacia de Polícia de Luís Correia Antônio de Pádua afirmou que foram registradas formalmente 24 ocorrências de arrastões, sendo que 21 na Praia Peito de Moça e três na Praia do Coqueiro.

“É possível que tenham ocorrido mais casos, mas os 24 foram registradas na Delegacia de Polícia”, declarou Antônio de Pádua.

Segundo ele, 21 turistas de São Luís e Imperatriz (MA) foram assaltados quando se preparavam para participar do bloco Crocodilo Beach.

Antônio de Pádua disse que roubaram dos 21 turistas máquinas fotográficas digitais, smartfones e tabletes.

“Os prejuízos foram altos porque os smartfones, máquinas fotografias digitais e tabletes são caros, cada um não é menos de R$ 800,00. Os preços dos smartfones, no mínimo, ficam entre R$ 300,00 a R$ 800,00”, afirmou Antônio de Pádua.

Os turistas de São Luís e Imperatriz estavam em uma excursão e tinham alugado uma casa na Praia Peito de Moça.

Na Praia do Coqueiro, os três arrastões fizeram vítimas turistas que tiveram roubados smartfones, máquinas digitais e tabletes.

Antônio de Pádua declarou que os assaltantes são, em sua maioria, dependentes químicos de crack que roubam os objetos para trocar por droga com um valor muito abaixo do mercado.

“Os assaltantes aproveitam que o momento que as pessoas estão na praia ou participando das festas de Carnaval ou de blocos carnavalescos invadirem as casas e roubarem seus proprietários ou pessoas que alugaram residência para temporada de Carnaval. As pessoas não deixam ninguém nas casas e os ladrões levam tudo o que encontram, em especial os objetos de valor. Algumas casas estavam com as janelas abertas e os assaltantes invadiram e roubaram o que puderam”, declarou Antônio de Pádua.

Luiza Francis, de Imperatriz, disse que os bandidos entraram na residência onde ela está hospedada, levaram celulares e uma mala, onde havia apenas roupa.

Em alguns casos, os assaltantes jogaram os objetos roubados em um terreno na casa vizinha, onde também tinham pessoas dormindo na varanda; Antônio de Pádua afirmou que até a noite de domingo nenhum assaltante foi preso e nenhum objeto roubado foi recuperado.

Por: Efrém Ribeiro/Meio Norte

Prefeitura de Picos monta corredor da folia em avenida cheia de buracos

Local escolhido para o carnaval de rua de Picos a avenida Getúlio Vargas está repleta de buracos em toda a sua extensão.

JOSÉ MARIA BARROS, DO GP1
Sem ter um local apropriado para promoção do carnaval de rua, a Prefeitura de Picos decidiu montar o corredor da folia em uma avenida cheia de buracos.

A exemplo do ano passado, o carnaval de rua de Picos de 2014 está sendo realizado na praça Félix Pacheco e avenida Getúlio Vargas, principal e mais movimentada da cidade. Por falta de conservação, a via está repleta de buracos em toda a sua extensão.

Imagem: José Maria Barros/ GP1Corredor da folia está cheio de buracos(Imagem:José Maria Barros/ GP1)Corredor da folia está cheio de buracos

Para piorar ainda mais a acomodação dos foliões, ao lado de onde foi montado o palco, bem em frente à Farmácia do Trabalhador, existe um esgoto a céu aberto que exala um mau cheiro insuportável.

Além dos buracos e da fedentina, os foliões enfrentam outro problema no carnaval de rua de Picos. Devido ao tamanho reservado para a festa e o excesso de barracas, o local ficou pequeno para abrigar o número de pessoas que participam da festa. 

Imagem: José Maria Barros/ GP1Foliões brincam carnaval de Picos em avenida esburacada.(Imagem:José Maria Barros/ GP1)Foliões brincam carnaval de Picos em avenida esburacada.

Imagem: José Maria Barros/ GP1Lama e buracos no corredor da folia em Picos.(Imagem:José Maria Barros/ GP1)Lama e buracos no corredor da folia em Picos.

Imagem: José Maria Barros/ GP1Travessa que dá acesso ao corredor da folia está esburacada.(Imagem:José Maria Barros/ GP1)Travessa que dá acesso ao corredor da folia está esburacada.

Pré-candidato da Gracinha Mão Santa lidera rejeição em Parnaíba, aponta pesquisa

180graus.com   nálise Política .    Sebastian Eugênio Eleições 2024 Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Amostragem trouxe à tona d...