terça-feira, 11 de março de 2014

Homem é preso por beber e não pagar conta

 Raimundo Nonato de Melo Oliveira (foto ao lado), 37 anos, foi preso pela Polícia Militar por volta das 18h de domingo (09/03) acusado de beber em um bar na Rua Leste no bairro Piauí, em Parnaíba, e não querer pagar a conta. Os policiais civis informaram que esta prática é comum por Raimundo Nonato.

O detido repassou para os policiais sua carteira de identidade e um cartão de crédito afirmando haver dinheiro na conta para pagar a bebida. Os agentes informaram que isto cabe à família resolver, e esta não apresentou interesse em acelerar o processo. A proprietária do bar, que estava na Central de Flagrantes acabou indo embora e aguarda pagamento.


Por Daniel Santos/Proparnaiba

Prefeitura de Buriti dos Lopes começa a liberação do FGTS dos servidores municipais

Nesta primeira etapa estão sendo convocados todos os Servidores com o PIS/PASEP de terminação 0 (Zero).

A Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, através do prefeito Bernildo Val, comunica a todos os Servidores do Município que fizeram o Recadastramento para individualização do FGTS que finalizou o processo de individualização e que a partir desta segunda-feira, dia 10/03/14 os servidores cujo PIS/PASEP termina em 0 (Zero) devem procurar a Prefeitura para entrega das carteiras com a finalidade de CARIMBO e AGENDAMENTO junto à Caixa Econômica Federal.

Após entendimento com a Gerência da Caixa Econômica, ficou definido que a melhor forma de não criar tumulto seria o chamamento por terminação do PIS/PASEP, que iniciará pela terminação 0 (Zero).

Portanto, estão convocados todos os Servidores com o PIS/PASEP de terminação 0 (Zero), a comparecer com urgência a Prefeitura Municipal.

Um dos compromissos do prefeito municipal, assim que criada a Previdência Própria do Município, foi providenciar a individualização da conta única dos servidores municipais.

Com essa medida, o prefeito Bernildo Val cumpre com mais um compromisso com os servidores municipais, quando da criação da Previdência Municipal, que era o de individualizar os valores das contas do FGTS dos servidores que há décadas estavam sendo prejudicados sem receber em suas contas, os valores corretos do FGTS. Com essa medida centenas de servidores ativos e aposentados serão beneficiados a partir desse mês.


Fonte: Ascom

Ação que pode cassar prefeito de Pedro Laurentino vai a julgamento nesta terça-feira no TRE

O relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí é o juiz João Gabriel Furtado Baptista.

JOSÉ SARAIVA, DO GP1
Imagem: ReproduçãoPrefeito Hernande José de Sá Rodrigues(Imagem:Reprodução)Prefeito Hernande José de Sá Rodrigues
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí vai julgar nesta terça-feira (11 de março de 2014), na Pauta nº 19/2014, a AIJE nº 56307 em que estão sendo pedidas as cassações dos mandatos do Prefeito de Pedro Laurentino-PI, Hernande José de Sá Rodrigues e do vice-prefeito José de Jesus Barbosa de Carvalho.

O prefeito e o vice são acusados de captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso de poder econômico, durante as eleições municipais de 2012. Esta ação eleitoral foi julgada improcedente na 20ª Zona Eleitoral no Município de São Raimundo Nonato-PI e a Coligação Rumo Novo Com a Força do Povo, através dos advogados Thiago Nunes de Carvalho e Felipe Castelo Branco Teixeira, recorreu ao TRE pedindo que a decisão de Primeira Instância seja reformulada e que o prefeito e o vice tenham os mandatos cassados.

O relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí é o juiz João Gabriel Furtado Baptista.

O prefeito Hernande Rodrigues e o vice José Barbosa são defendidos pelos advogados Marcos Ferreira Lima e Francelino Moreira Lima. A Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí, em seu parecer no dia 21 de janeiro deste ano (2014) está pedindo ao TRE que mantenha os mandatos do prefeito e do vice-prefeito.

O Ministério Público Eleitoral está requerendo no seu parecer, cópia dos depoimentos prestados pelas testemunhas Rosenilda Lopes da Silva e Leopoldo Lopes de Sousa, a fim de que seja apurada a eventual prática do crime previsto no artigo 342 do Código Penal e artigo 229 do Código Eleitoral.

Veja o final do parecer do procurador eleitoral sobre o caso

IV - Conclusão

Diante do exposto, o Ministério Público Eleitoral se manifesta pelo

improvimento do recurso interposto pela Coligação “ Rumo novo com a força do Povo” (PMN, PRB, PTC, PSB, PV e PSD), em razão da insuficiência de provas da prática de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico. Outrossim, requer o envio à Procuradoria Regional Eleitoral de cópia dos depoimento prestados pela testemunhas Rosenilda Lopes da Silva e Leopoldo Lopes de Sousa, a fim de que seja apurado a eventual prática do crime previsto no art. 342 do Código Penal e art. 299 do Código Eleitoral.

Teresina, 21 de Janeiro de 2014.

ALEXANDRE ASSUNÇÃO E SILVA

Procurador Regional Eleitoral

Duas mulheres morrem em colisão de Van com Sandero na BR-316 no município de Monsenhor Gil

O Instituto Médico Legal de Teresina foi acionado para fazer a remoção dos corpos das duas mulheres que morreram no local do acidente.

JOSÉ SARAIVA, DO GP1

Duas mulheres sendo uma fisioterapeuta e uma dentista morreram por volta das 15 horas desta segunda-feira (10 de março de 2014), entre os quilômetros 60 e 70 da BR-316, próximo a entrada da cidade de Miguel Leão-PI, onde ocorreu uma colisão da Van de placa LWP-8532-Água Branca-PI com o veículo Sandero de placa DEI-3489-Teresina-PI.
Imagem: MPiauíImagens do acidente (Imagem:MPiauí)Imagens do acidente
Imagem: MPiauíImagens do acidente (Imagem:MPiauí)Imagens do acidente

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu no momento em que caia uma forte chuva na região. Uma mulher que estava no Sandero foi resgatada com vida das ferragens do veículo pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada em estado grave para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O Instituto Médico Legal de Teresina foi acionado para fazer a remoção dos corpos das duas mulheres que morreram no local do acidente. Os corpos das duas vítimas fatais ficaram presos nas ferragens do Sandero e foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros.
Imagem: MPiauíImagens do acidente (Imagem:MPiauí)Imagens do acidente

Mortos

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarBruna Oliveira morreu no acidente(Imagem:Reprodução)Bruna Oliveira morreu no acidente
A dentista identificada até agora como Bruna de Oliveira Rodrigues, 24 anos, e a fisioterapeuta Joseane Alves de Carvalho, que trabalhavam para a Secretaria Municipal de Barro Duro-PI, que estavam dentro do Sandero, morreram na hora. Uma psicóloga do município, identificada como Eliane, que conduzia o Sandero foi resgatada com vida das ferragens pelo Corpo de Bombeiros, e encaminhada para o Hospital de Urgência de Teresina.

Segundo a secretária municipal de saúde de Barro Duro-PI, Kátia Pereira, a psicóloga está fora de perigo e já foi transferida para um hospital particular. "Elas trabalham aqui no município, mas moram em Teresina-PI e estavam voltando para casa. Infelizmente elas não resistiram ao acidente e morreram no local. Estamos abalados com esta notícia", disse a secretária, que presta assistência às famílias. Katia Pereira informou ainda que Joseane começou trabalhar a poucos dias.

Imagem: MPiauíImagens do acidente (Imagem:MPiauí)Imagens do acidente
Imagem: MPiauíImagens do acidente (Imagem:MPiauí)Imagens do acidente

Homem morre ao colidir moto com carro de ex-vereador no Norte do Piauí

O acidente ocorreu nas proximidades da Comunidade Panela.

JOSÉ SARAIVA, DO GP1

Um homem identificado por Neto Candeia, de aproximadamente 35 anos, morreu por volta das 18 horas do último domingo (9 de março de 2014), após colidir a sua moto Suzuki de cor preta com um veículo Strada, de propriedade do ex-vereador Geraldo Magela, na estrada que liga a cidade de Nossa Senhora de Nazaré-PI a BR-343, no Norte do Piauí.
Imagem: Campo Maior em FocoNeto quando era socorrido após sofrer o acidente(Imagem:Campo Maior em Foco)Neto quando era socorrido após sofrer o acidente
O acidente ocorreu nas proximidades da Comunidade Panela. Neto pilotava a motocicleta no sentido à BR-343 e o veiculo seguia na direção à sede do Município de Nossa Senhora de Nazaré e de repente invadiu a contramão se chocando frontalmente com o carro.
Imagem: Campo Maior em FocoFrente do carro do ex-vereador(Imagem:Campo Maior em Foco)Frente do carro do ex-vereador
Neto foi socorrido pela ambulância da cidade de Nossa Senhora de Nazaré e levado ainda com vida para o Hospital Regional de Campo Maior-PI. Segundo testemunhas, o motoqueiro teria quebrado o fêmur e levado várias pancadas pelo corpo, e não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O corpo de Neto foi sepultado no final da tarde desta segunda-feira (10). *Com informações do Campo Maior Em Foco
Imagem: Campo Maior em FocoMoto pilotada por Neto Candeia(Imagem:Campo Maior em Foco)Moto pilotada por Neto Candeia

segunda-feira, 10 de março de 2014

Homem tenta matar esposa e termina preso pela CIPTur em Luis Correia.

Neste final de semana foi preso um homem residente na Q.19 casa 15,no Residencial brisa mar em Luis correia Francisco Antonio Lima dos Santos 19 anos, tentou contra a vida de sua companheira a Srª Luzia dos Santos Souza,segundo populares o mesmo saiu em perseguição a vitima, entrando em algumas casas daquele residencial a procura da mesma que escondeu-se para não ser agredida e possivelmente morta a policia militar foi acionada e uma Guarnição sob o comando do Ten Vilmar conseguiu prender o acusado que ao ver a PM escondeu-se dentro de um banheiro da residência da vítima.

"Chicó" como é conhecido foi conduzido a Delegacia de Luis Correia onde foi autuado na lei Maria da Penha.

Chicó na delegacia de Luis Correia

Promotor propõe carne de jumento na alimentação de presos


Carne de jumento no cardápio dos detentos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. É o que propõe o promotor Sílvio Ricardo Brito, da 2ª Promotoria de Apodi, cidade do Oeste do estado, para dar uma destinação aos cerca de 600 animais apreendidos nas estradas federais que passam pela região. A proposta será pauta de um almoço marcado para a próxima quinta-feira (13), oportunidade na qual autoridades convidadas experimentarão pratos com carne de jumento. “Vão comer e saber que é uma alimentação saudável”, diz o promotor.


Sílvio Brito explicou ao G1 que a ideia surgiu após reuniões com professores do curso de Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). “Chegamos à conclusão que uma das soluções para a questão dos animais apreendidos é estimular o consumo da carne de jumento. Os veterinários atestaram que o alimento é próprio para o consumo humano. Não é consumido por uma questão cultural. Queremos quebrar essa barreira”, conta.


A ideia de inserir a carne no cardápio do sistema penitenciário será colocada após o primeiro momento de degustação. “Dependendo da receptividade quem sabe depois podemos expandir para a merenda escolar e nos hospitais”, propõe Brito. Estão convidados para o almoço prefeitos, vereadores, promotores, juízes, representantes da comunidade e diretores de unidades prisionais de Caicó, na região Seridó, além de Pau dos Ferros, Mossoró e Apodi, na região Oeste.




Promotor Sílvio Brito é o autor da proposta (Foto: Cedida/Arquivo Pessoal )


O promotor acrescenta que tudo começou em uma audiencia pública realizada no ano passado para tratar a questão dos animais nas estradas. A partir de um trabalho com as polícias rodoviárias federal e estadual formou-se uma entidade que recolheu até o momento 600 animais nas rodovias. Os bichos ficam alojados em uma fazenda da Associação de Proteção de Animais de Apodi.


“Destinamos mais de R$ 30 mil em prestações pecuniárias de condenações judiciais para comprar medicamentos, alimentos e montar a infraestrutura das unidades, mas o custo tem cada vez mais aumentado. Daqui para o meio do ano a estimativa é que estejam alojados mil jumentos e no fim do ano dois mil animais”, conclui o promotor.


Fonte: G1/RN

Confirmado! Voo inaugural de Teresina para Parnaíba acontecerá dia 20/03

A equipe que trabalhará no aeroporto Internacional Dr. João Silva Filho já está em fase final.

A partir do próximo dia 20, o aeroporto de Parnaíba passa a integrar a rota da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. O voo inaugural partirá da capital Teresina, fará escala em Parnaíba e seguirá para Fortaleza, no Ceará.

A equipe que irá operar no Aeroporto Internacional Dr. João Silva Filho está em treinamento na cidade de São Paulo. De acordo com a Azul Linhas Aéreas, os voos regulares estarão operando nos seguintes trechos: Fortaleza – Parnaíba – Teresina / Teresina – Parnaíba – Fortaleza (aos sábados e domingos) e Parnaíba – Fortaleza / Fortaleza – Parnaíba (às quintas).

Além de potencializar o turismo da região litorânea do Piauí, o aeroporto de Parnaíba será uma das alternativas para o tráfego aéreo de passageiros que devem circular no país durante a Copa do Mundo deste ano. “Acompanhei de perto todas as negociações para a implantação de voos que interliguem o aeroporto de Parnaíba com outras rotas do país, concedendo, inclusive, incentivos fiscais mais atraentes para que as companhias aéreas se sentissem estimuladas em vir para o Estado. Este aeroporto é, sem dúvidas, uma das maiores obras já feitas no nosso estado e nós estamos muito ansiosos para o início das operações, pois ele está todo pronto, com instalações amplas e modernas”, ressalta Wilson Martins.

Com uma pista de 2.500 metros, o aeroporto de Parnaíba possui, hoje, uma das maiores pistas de pouso e decolagem do Nordeste. Projetado para receber aeronaves de grande porte, tais como os aviões 767, que têm capacidade para transportar em média 300 pessoas, o aeroporto tem uma estrutura completa para receber voos comerciais vindos de todos os destinos.

“É uma ação de suma importância para a cidade de Parnaíba e para nós da Infraero, que com certeza vamos concretizar esse sonho. O aeroporto está pronto para receber esses voos e despertar o interesse em outras companhias aéreas”, destacou Ivan Magalhães, superintendente da Infraero em Parnaíba.

Sobre a Azul
A Azul, companhia aérea é a terceira maior companhia aérea do país. A empresa detém uma frota de 129 aeronaves, mais de 9.700 funcionários, 896 voos diários, 103 destinos servidos e mais de 31% do total de decolagens do país. A qualidade de seus serviços já foi atestada por inúmeros prêmios nacionais e internacionais.


Fonte: Ccom 

COMUNICADO



            A Secretaria Municipal de Infraestrutura pensando na melhoria da limpeza publica em nossa cidade, vem respeitosamente pedir a toda população de nossa cidade o apoio no sentido de nos ajudar, para que nossa cidade possa ter uma limpeza publica ainda mais eficiente. Estamos trabalhando incansavelmente para isso. Pedimos aos munícipes, que quando forem fazer a limpeza de seus quintais ou podagem de suas arvores, antes se dirijam a Secretaria de Infraestrutura para nos comunicar o seu endereço, para que assim possamos evitar que fique arruma de entulhos tomando as ruas. Somos conscientes que o êxito do nosso trabalho, depende muito da compreensão de todos vocês. Porque sabemos se temos cidade limpa é porque temos povo educado.
              Desde já agradecemos a colaboração.

Atenciosamente,

Haymê Sousa Silva
Secretaria Municipal de Infraestrutura de Buriti dos Lope

Bernildo Val parabeniza as mulheres no Dia Internacional da Mulher

O prefeito inova e m Buriti dos Lopes, todas as Secretarias são comandadas por mulheres.

Bernildo com a filha Polyana e a esposa Emília
Nesse Dia Internacional da Mulher, queremos registrar nosso carinho e admiração a todos as mulheres. A mulher deixou ao longo dos anos de ser apenas uma coadjuvante para assumir o papel principal no lar, nas repartições, nas empresas, no legislativo, no executivo e em todos os setores da sociedade.

Em Buriti dos Lopes nossa gestão se destaca certamente por contar em todas as Secretarias com mulheres competentes e preocupadas com o desenvolvimento do município à frente das Pastas, nos assessorando, opinando, colaborando, incentivando e ajudando a administrar com olhos e corações femininos.

De nossa parte fica o reconhecimento e a garantia de que estamos fazendo nossa parte no sentido de implementar políticas que garanta igualdade e respeito a todas as mulheres buritienses. Feliz Dia da Mulher!

São os votos do prefeito de Buriti dos Lopes Bernildo Duarte Val.


Fonte: Ascom

Avião da Malaysia Airlines pode ter sido sequestrado e bombardeado.


Internacional: O desaparecimento doBoeing 777, da  Malaysia Airlines, está mobilizando autoridades de vários países. As suspeitas de que o jato pode ter sido sequestrado e bombardeado aumentaram depois que pelo menos dois passageiros, que estavam usando passaportes roubados,  foram identificados pelo  governo da Malásia.

Agora, segundo agências internacionais, funcionários da Malásia estão debruçados sobre circuito de imagens e ouvindo oficiais de imigração,  guardas do aeroporto de Kuala Lumpur, para detectar se houve uma violação de segurança que pode está ligada ao desaparecimento do avião. O FBI está acompanhando as investigações.  

De acordo com a Reuters, as identidades de quatro passageiros, em particular, dois funcionários da Malásia são investigadas. Os quatro compreendem dois viajantes com passaportes europeus, possivelmente ucranianos, além de dois viajando com passaportes austríacos e italianos roubados, segundo fontes. 

"Temos implantado investigadores para monitorar através de todas as câmeras de segurança. Além disso, eles estão entrevistando funcionários da imigração. As primeiras indicações mostram algum tipo de falha de segurança, mas eu não posso dizer mais agora," disse um funcionário com conhecimento direto da investigação. 

Interpol disse que nenhum país verificado em seu banco de dados tinha informações sobre os dois passaportes roubados que foram usados ​​para embarcar no avião da Malaysia Airlines, que transportava 239 pessoas.

Foto: Lai Seng Sin/Associated Press.

Ex-prefeito 'pegou' Helena Ranaldi e Susana Vieira na mesma noite, diz jornal.


De acordo com informações da coluna 'Retratos da Vida', do jornal Extra, na mesma noite em que trocou muitos beijos com Susana Vieira, o ex-prefeito de Jaguariúna, cidade do interior de São Paulo, Marcos Gustavo Reis, também paquerou Helena Ranaldi. Os dois foram vistos em clima de romance na pista de em um dos camarotes do desfile das campeãs, na Sapucaí, neste sábado. Ele conversou ao pé do ouvido e, depois de muita insistência, conseguiu um beijo da atriz, que interpreta a Verônica de “Em família”. Os dois dançaram coladinhos e Helena até pediu calma a Marcio, quando ele tentou beijá-la antes do tempo.

O sol já raiava e Helena já havia ido embora quando o ex-prefeito e Susana se encontraram no camarote. O casal se beijou muito durante o desfile da Unidos da Tijuca, o último do dia, e permaneceram todo o tempo abraçados. Fotografados juntos, ele foi apresentado pela imprensa como o novo namorado da atriz. Apesar de ter conquistado Helena, foi com Susana Vieira que Marcos Gustavo foi embora.

Susana voltou ao sambódromo para desfilar como musa da Grande Rio, sexta colocada, e a primeira a pisar na Avenida na noite das escolas campeãs do carnaval do Rio de Janeiro.

Fonte: Retratos da Vida | Crédito da Foto: Michael Sá

Ex-deputado Mainha é condenado pela Justiça Federal e tem direitos políticos suspensos por 5 anos

A sentença foi dada em 19 de dezembro de 2013 pela juíza Marina Rocha Cavalcante Barros Mendes, da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí.

GIL SOBREIRA, DO GP1
Imagem: ReproduçãoJosé de Andrade Maia Filho
José de Andrade Maia Filho "Mainha"
O ex-deputado federal e pré-candidato ao Senado da República José de Andrade Maia Filho, conhecido por “Mainha”, foi condenado pela Justiça Federal por improbidade administrativa. A sentença foi dada em 19 de dezembro de 2013 pela juíza Marina Rocha Cavalcante Barros Mendes, da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí.

De acordo com a acusação “Mainha”, quando prefeito de Itainópolis, celebrou dois convênios com o Fundo Nacional deDesenvolvimento da Educação – FNDE objetivando a construção de escolas e aquisição de equipamentos. Segundo o MPF o ex-prefeito fraudou a licitação em relação aos convênios uma vez que o titular da empreiteira vencedora da licitação afirmou que jamais contratou com a Prefeitura Municipal de Itainópolis.

Para a juíza “as provas documentais sustentam a versão dos fatos narrados na inicial. Constata-se dos autos que os convênios não foram cumpridos tal como determinados. Em primeiro lugar porque as metas físicas não foram atingidas (seja sob o aspecto da não localização de equipamentos ou ausência de itens de serviço) seja porque as regras de licitação não foram respeitadas”.

Para o FNDE e Tribunal de Constas da União a construção da obra e a aquisição dos equipamentos dos equipamentos não foram executados regularmente.

“Portanto, não há dúvidas de que ao receber recursos federais para a execução dos Convênios mencionados e não cumprir na totalidade e tempos devidos os serviços correspondentes, o gestor municipal causou prejuízos aos cofres públicos “ enfatiza a juíza na sentença.

A juíza Marina Rocha Cavalcante Barros Mendes com base nos artigos 10 e 11, da Lei 8.429/92, suspendeu os direitos políticos de Mainha por cinco anos, aplicou multa civil no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

Cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

AMARRADO PELO A POPULAÇÃO,E LEVANDO UMA SURRA DE CORDA,PRA DEIXAR DE SER LADRÃO


Mais uma vez a sensação de impunidade é o estopim para cenas de violência e justiça com as próprias mãos pela população que não aguenta mais ser violada pelos bandidos. Por volta das três horas da tarde deste sábado, um homem não identificado (pelo nome né, pois a fuça dele já ta aí logo abaixo na foto) tentou assaltar uma garota no cruzamento das avenidas Prudente de Morais e Alberto Silva no bairro de Lagoa Seca.
Ele estava com uma faca de serra, sim de serra, daquelas pra abrir um pão, passar uma manteiguinha, cortar a mortadela e jogar dentro e fazer um sanduba massa, mas não, ele levou pra rua e tentou tomar os pertences da menina a força. Só que felizmente a carreira que a menina deu foi maior que a dele e foi ai que o sabidão se deu mal. Populares que passavam no local agarraram o danado pelo gogó e o amarraram em uma parada de ônibus naquele mesmo lugar e deram uma camada de cacete nele tão grande que chega deu pena. Só não sei quem na hora teve essa pena. O mais curioso da história não é a revolta e nem a justiça da galera. Senta aí bem legal que eu vou te contar. Mais de 25 minutos se passaram e a polícia não havia chegado ao local e os amiguinhos do bunitão preso pelo povo chegaram e o desamarraram do ponto de ônibus e todos eles subiram lindamente a Alberto Silva com destino que só Jesus sabe.
FONTE: Portal A Desgraça Com Jacson Damasceno

Tribunal de Contas julga representação contra Fundação de Esportes do Piauí

O motivo são supostas irregularidades na aplicação dos recursos de convênios entre o governo do estado e diversas prefeituras.

ISABELA RÊGO, DO GP1

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí vai julgar, na sessão plenária da próxima quinta-feira (13), uma representação contra a Fundação de Esportes do Piauí – FUNDESPI. 

O objeto da representação são supostas irregularidades na aplicação dos recursos de convênios celebrados entre o Estado do Piauí e várias prefeituras municipais no exercício de 2008, época em que Wellington Dias (PT) era o governador do estado.

O autor da representação é o auditor governamental Darcy Siqueira Albuquerque Júnior, atual controlador-geral do Estado. 

O relator do processo é o conselheiro substituto Jackson Veras. 

Motociclista morre após perder controle de veículo na estrada que liga Parnaíba a Ilha Grande

De acordo com populares, a vítima saiu do asfalto e ao tentar retornar para a pista acabou perdendo o controle do veículo e caiu batendo com a cabeça no chão.

Um motociclista identificado como José Raimundo dos Santos, 63 anos, morreu por volta das 16h20 de ontem (09), nas proximidades do Povoado Barro Vermelho, na estrada que liga Parnaíba a Ilha Grande, no litoral do Piauí.

De acordo com populares, a vítima que seguia em uma moto modelo Suzuki Yes 125cc placa LVN 9465 saiu do asfalto e ao tentar retornar para a pista acabou perdendo o controle do veículo e caiu batendo com a cabeça no chão. O homem morreu no local do acidente.

Imagem: Blog do PessoaMotociclista morre após perder controle de veículo na estrada que liga Parnaíba a Ilha Grande(Imagem:Blog do Pessoa)Motociclista morre após perder controle de veículo na estrada que liga Parnaíba a Ilha Grande

Unidades da Polícia Militar estiveram no local fazendo o levantamento da ocorrência. O corpo de José Raimundo foi removido por uma equipe do Instituto Médico Legal – IML e encaminhado ao posto avançado no bairro Frei Higino. *Com informações do Blog do Pessoa.

Homem que havia fugido da delegacia é recapturado pela polícia em Parnaíba

Bebê é ainda conhecido da polícia, pois ano passado, durante assalto a uma loja de tintas, o acusado acabou despencando do telhado, sofrendo alguns ferimentos e sendo preso logo em seguida.


Na manhã do último sábado, o Grupo Reservado da Polícia Militar, sob o comando do tenente coronel Raimundo Sousa, prendeu Júlio Cesar Bitencourt, em Parnaíba, no norte do Piauí.

Imagem: ReproduçãoHomem que havia fugido da delegacia é recapturado pela polícia em Parnaíba(Imagem:Reprodução)Homem que havia fugido da delegacia é recapturado pela polícia em Parnaíba

O acusado, mais conhecido pelo apelido de “bebê”, é bastante conhecido da polícia porconta de sua fuga da delegacia de Luís Correia após serrar vergalhões de uma saída de ar da cela que estava preso. O acusado é ainda responsável por diversos furtos realizados na cidade.

O Grupo Reservado do 2° Batalhão de Polícia Militar do Piauí colheu a informação que o acusado, após a fuga, estava viajando e encontrava-se escondido em Parnaíba, onde foi preso.

Bebê é ainda conhecido da polícia, pois ano passado, durante assalto a uma loja de tintas, o acusado acabou despencando do telhado, sofrendo alguns ferimentos e sendo preso logo em seguida. Com informações do portal Folha de Parnaíba.

" SERVIDORES ESTADUAIS...Professores vão receber R$ 300 milhões do Estado...


O Governo do Piauí deve iniciar no dia 20 deste mês o pagamento de R$ 300 milhões referentes aos precatórios dos servidores da Educação. Cerca de 10 mil servidores vão receber o valor, reajustado ao longo dos próximos 10 anos. O pagamento vai iniciar obedecendo a critérios de idade. Os mais velhos que ainda possuem algum valor a receber serão os primeiros a serem pagos, já os mais novos vão receber somente por volta de 2024.

Os precatórios são diferenças salariais a serem pagas aos servidores da Educação do estado, que até antes de 1993 não recebiam sequer um salário mínimo. A Justiça determinou o pagamento após o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte) fazer a contestação. Foi determinado que o governo do estado teria que equiparar o salário de todos os funcionários a pelo menos um salário mínimo e que eles teriam ainda que pagar a diferença não pagas nos anos anteriores.
O advogado do Sinte, Giovane Brito, informou que o sindicato está lutando para que o prazo de pagamento diminua. "Na quarta-feira da próxima semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai avaliar essa questão e ver a possibilidade do pagamento ser reduzido para cinco anos", explica. A atual legislação define que o pagamento dos precatórios pode ser efetuado em até 15 anos.

Como as ações já foram julgadas há mais de cinco anos, faltam somente dez para que o governo do estado quite suas dívidas com os servidores. Cerca de 2 mil pessoas já receberam seus precatórios. A partir de outubro de 2012 foram pagos todos aqueles que tinham até R$ 15 mil para receber e em novembro do mesmo ano começaram a serem pagos os que tinham doenças crônicas. O pagamento destes grupos foi encerrado somente em fevereiro de 2014. Iniciando assim, a confecção da lista para o pagamento dos quase 10 mil funcionários que não estavam incluídos nos grupos anteriores. 

Segundo Giovane Brito, o pagamento vai iniciar com aqueles que possuem em média 80 anos. "Nesta lista há valores de até R$ 70 mil a serem pagos, mas também há valores menores. Só sei que em média deve ser pago cerca de R$ 30 mil para cada um deles", informou o advogado. O estado ainda deve desembolsar cerca de R$ 300 milhões para quitar o débito.

Mesmo com a lista extensa, o estado se comprometeu em pagar R$ 2 milhões por mês, sendo assim, somente a média de 50 pessoas vai ser paga mensalmente. "Estamos lutando também para que este valor do repasse mensal passe para R$ 3,5 milhões mensais, assim daria para pagar uma maior quantidade de beneficiados em um só mês", conta Giovane Brito.

Ele alerta também que a lista com o nome das pessoas a serem ressarcidas no mês será divulgada no site www.sintepiaui.org.br e outra lista será anexada na sede do sindicato. "É bom que alerte a população porque estão querendo dar o golpe. Alguns chegaram pra mim dizendo que haviam recebido ligação de uma pessoa dizendo que ele iria receber o precatório se depositasse uma quantia em uma conta específica. Isso é mentira, não tem que pagar nada pra ninguém só receber", alerta o advogado.

Fonte: Jornal O Diário do Povo do PI - 09-03-14

Polícia Civil deflagra Operação Cerco Fechado e cumpre mandados no Piauí

Até o momento foram presas 75 pessoas em diversas cidades do estado, com apreensões de armas e veículos. Divulgação/PC-PI1 / 5Cumprimento de...