sábado, 12 de julho de 2014

Zé Filho estuda implantação de novo Centro Administrativo do poder executivo

O governador Zé Filho (PMDB) determinou a criação de um grupo de trabalho que irá estudar a possibilidade de implantação de novo Centro Administrativo.

Através do decreto 15.692, de 8 de julho, foi instituído grupo de trabalho com vistas na implantação de um novo Centro Administrativo do poder executivo estadual.

Atualmente o centro administrativo não consegue abrigar todos os órgãos e muitos acabam ficando distante. Segundo o governador, o fato de que os órgãos públicos ficarem longe um do outro acaba aumentando as despesas com serviços terceirizados, além do aluguel de imóveis para a instalação das sedes administrativas.

Zé Filho(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Zé Filho
O grupo de trabalho será presidido pelo secretário de administração, João Henrique, além de mais quatros servidores, além de um arquiteto, um engenheiro, um administrador de empresas e um advogado.

“O novo Centro administrativo deverá abrigar todos os órgãos que compõe o poder executivo estadual. O grupo de trabalho deverá reservar espaço físico para se, no futuro assim desejarem, abrigar os poderes legislativo e judiciário, formando assim uma cidade administrativa”, disse o governador em decreto. 


Fonte: Portal GP 1

JUSTIÇA PROÍBE QUE REVISTAS ÍNTIMAS EM VISITANTES DE PRESÍDIOS DE FORTALEZA

A partir de agora, os procedimentos devem ser realizados apenas através deequipamentos eletrônicos capazes de identificar objetos com entrada proibida por lei.

O Tribunal de Justiçado Estado do Ceará(TJCE) suspendeu a revista íntima de visitantes nas unidades prisionais de Fortaleza e Região Metropolitana. A partir de agora, os procedimentos devem ser realizados apenas através de equipamentos eletrônicos capazes de identificar objetos com entrada proibida por leiDe acordo com documento publicado no Diário da Justiça na última quarta-feira (9), as pessoas que queiram ingressar em qualquer unidade prisional deverá ser submetida a revista através de equipamentos comodetectores de metais, aparelhos de raio-x,body scanners ou similares. 
Caso ainda haja suspeita após a revista eletrônica, a pessoa será revistada manualmente por servidor habilitado e do mesmo sexo. Gestantes e portadores de marcapasso também podem entrar apenas com busca manual.
A medida visa banir qualquer tipo de desnudamento, como o uso de espelhos, prática de agachamento, e formas de tratamento desumano ou degradante ao visitante.
Fonte: DN

Band anuncia 1º debate entre os candidatos à presidência da república.

Representantes dos diretórios nacionais dos partidos políticos que concorrem à eleição em 2014 e a direção de jornalismo da Bandacertaram, nesta sexta-feira (11), as regras doprimeiro debate entre os candidatos à presidência da república.

A data para o encontro já está  definida no dia 21 de agosto. Se houver segundo turno, os candidatos voltam a debater na Band no dia 14 de outubro.

Além de fixar a data, a reunião serviu para apresentar a proposta do cenário e detalhar a cobertura nos diversos veículos do Grupo Bandeirantes.  "As regras são muito eficientes vão permitir o debate que dará ao telespectador informações valiosas, inclusive a primeira oportunidade para comparar os candidatos. Todos os candidatos estarão aqui no dia 21 de agosto e será um marco nesta campanha eleitoral", afirmou Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Band. 

Fonte: Portal da Band.

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, artrite e demência.

Cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, afirmaram esta semana que cheirar pum pode prevenir uma série de doenças, como o câncer. A notícia foi publicada pelosite da revista americana “Time”.

Segundo noticiou o jornal 'O Dia', embora esses gases possam ser nocivos quando inalados em grandes quantidades, os pesquisadores acreditam que uma cheirada aqui e outra ali tem o poder de reduzir os riscos de câncer, acidentes vasculares cerebrais, ataquescardíacos, artrite e demência.

O grupo de cientistas está tão convencidos que decidiu criar em laboratório seu próprio composto capaz de imitar os benefícios do pum. "O sulfeto de hidrogênio, produzido enquanto as bactérias da comida se decompõem no corpo, pode resultar em futuras terapias para uma variedade de doenças", disse o doutor Mark Wood em um comunicado da universidade.

Já o professor Matt Whiteman, que trabalhou no estudo que será publicado na revista“Medicinal Chemistry Communications”, disse que o composto foi batizado de AP39: “Ele tem sido aplicado em pequenas doses às mitocôndrias.”

Portanto, da próxima vez que quiser sair do elevador lotado antes que ele chegue ao seu andar, pense que aqueles minutos de sufoco podem salvar sua vida, informa 'O Dia'.

Homem sofre acidente de moto e fica com osso da perna exposto.

SE VOCE CONHECI ALGUÉM QUE GOSTA DE BRINCAR COM MOTO E ANDAR EM ALTAS VELOCIDADES COMPARTILHE ESTÁ FOTO DESTE HORRÍVEL ACIDENTE. VAI QUE ELES PARAM DEPOIS QUE ELES VER ESSA IMAGEM.
Imagem: facebook

Hospital recebe melhorias em infraestrutura e no atendimento

O Hospital Estadual Josefina Geritana Netta, no município de Pedro II, recebeu melhorias para o atendimento à população. Neste ano foi realizada a construção de um anexo ao hospital, que vai oferecer serviços às mulheres vítimas de violência, além de um centro de aconselhamento psicológico, com ouvidoria, e um laboratório municipal.

Nesta quarta-feira (9), o anexo recebeu a visita do secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, que, acompanhado da prefeita Neuma Café, da gerente de Descentralização Hospitalar, Edvone Benevides, do diretor de Organização Hospitalar, Telmo Mesquita, e do superintendente de Assistência à Saúde, Pedro Leopoldino, além de demais gestores daquele município.


A equipe visitou as instalações do anexo e do próprio hospital. “Pedro II é uma cidade bonita, que aposta no seu turismo. Investimentos na otimização da saúde são sempre necessários”, declarou o secretário.

No total, foram investidos R$ 150 mil para a instalação do anexo. O serviço de ouvidora já está em pleno funcionamento, enquanto os outros serviços aguardam apenas prazos burocráticos para entrarem em vigor.


Ascom

Espaço da TV Delta onde funcionou o SINE será reformado para abrigar "FM Delta'

No final do mês de junho passado, o Presidente da Fundação Antares, Carlson Pessoa, em visita ao Ministério das Comunicações, em Brasília, recebeu a noticia da publicação no Diário Oficial da União, de autorização para o funcionamento da ‘FM Delta’, que vai operar na frequência 105,9 MHz.
A emissora educativa da Fundação Antares em Parnaíba será instalada no prédio da TV Delta onde funcionou por algum tempo o SINE, logo após a finalização dos trâmites burocráticos junto ao órgão federal. As primeiras medições e inspeção da estrutura já começaram a ser feitas no local. A outorga de permissão do Ministério das Comunicações à Fundação de Rádio e Televisão Educativa do Estado do Piauí foi publicada, no Diário Oficial da União, com a portaria número 471, do dia 20 de junho de 2014.

“Em breve, Parnaíba terá mais uma emissora FM com vasta programação educativa de qualidade. É uma conquista importante para a comunicação pública do litoral piauiense”, disse Carlson Pessoa.

Fonte: Vagner Roberto

XIII Festival de Quadrilhas encanta o público de Cajueiro da Praia


O XIII Festival de Quadrilhas de Cajueiro da Praia foi aberto na noite de ontem, na Praça de Eventos do município. Com as arquibancadas lotadas, o público que prestigiou o primeiro dia do evento se encantou com a apresentação das quadrilhas, que ousaram nos figurinos e nas coreografias. “Esperamos o dobro do público do ano passado. O festival ganhou maturidade e nesse ano resolvemos ousar, criando o concurso regional. Além das quadrilhas da nossa cidade, temos inscritos de outras cidades e até de outros estados, como o Ceará. Ao todo, são seis quadrilhas e a disputa será acirrada”, disse a superintendente da Fundação Cultural de Cajueiro da Praia, Ana Nécia.

Durante a abertura, a prefeita Vânia Ribeiro destacou a importância do evento para o fortalecimento da cultura local. “Esse é o segundo festival realizado na nossa gestão. Estamos resgatando a beleza dessa festa, tão importante para nossa cidade. Além de envolver nossas crianças e jovens é uma forma de gerar renda e emprego aos filhos de Cajueiro”, disse. Vereadores, secretários, servidores municipais e lideranças participaram da abertura na noite de ontem. Como já é tradição, as boas-vindas ao público foi dada pelas crianças da creche comunitária Tia Adalgisa, com a quadrilha “Herdeiros do Futuro 2014”, que mostrou uma bela apresentação e passou uma mensagem de otimismo aos presentes.
A animação da turma da 3ª Idade ficou evidente com as quadrilhas “Raízes de Barra Grande”, do povoado de Barra Grande, e quadrilha “Vida Ativa”, de Cajueiro da Praia. Na primeira, os “matutos” se divertiram com os passos do “cego, do bêbado, com o túnel e a roda”. A segunda veio com outro ritmo e chamou atenção também pela vibração da rainha. Entre as quadrilhas, houve apresentação do projeto da professora da UFPI Maria Helena Cortez, com o casamento do Peixe-boi e do Cavalo-Marinho, ambos símbolos do município de Cajueiro da Praia.

A ideia, segundo ela, é criar uma identidade cultural para o município. “Iremos realizar uma série de eventos. O noivado já aconteceu e o casamento acontece dia 27 de Julho na Barrinha. Queremos envolver toda a comunidade”, disse a professora. O projeto tem o apoio da Prefeitura. As crianças e adolescentes atendidas pelos programas PET/Projovem de Barra Grande deram continuidade às quadrilhas, com passos sincronizados e muita alegria. As apresentações do dia foram encerradas pela quadrilha “Estrela Junina”, da U.E Oscar Lima, com o tema “Em um São João de Chitas e Fitas”.

O casamento, com direito a todos os personagens, abriu esse espetáculo, onde não faltou criatividade, simpatia e muita dança. Quem estendeu a festa foi a banda cearende Forró de Estouro.  Hoje, começa a grande disputa entre as quadrilhas a partir das 19 horas. Depois mais shows devem embalar o público até a madrugada. O XIII Festival é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural e tem o apoio do Governo do Estado e da rádio Cajueiro 87,9. 

Ascom Cajueiro da Praia

Acidente deuxa duas pessoas feridas e litro de Whisky sai ileso.

Duas pessoas acidentaram-se em choque de um carro com uma moto. Uma das pessoas estava carregando um litro de whisky. As pessoas sofreram ferimentos leve, já o whisky, mesmo com acidente não sofreu um arranhão. Deus é pai.

Foto:Catita

Homem leva susto ao atravessar avenida e por vergonha finge desmaio no centro de Cocal




Por volta das 12h30min desta sexta-feira (11/07), um fato inusitado chamou à atenção de populares na Avenida: Raimundo Alves Pereira, centro da cidade deCocal, próximo ao prédio do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.





Um homem identificado como Pedro Alves da Silva, vulgo Pedro Gillette, sofreu umgrande susto ao quase ser atropelado por uma moto ao atravessar a mencionada avenida. Vários populares que presenciaram a cena correram onde estava o homem, que em seguida caiu desmaiado.





O SAMU foi acionado pelos populares, e ao prestar socorro ao desmaiado, osprofissionais de saúde constataram que o mesmo estava consciente e não precisava de uma internação hospitalar. No hospital, Pedro relatou aos socorristas que fingiu o desmaio porque ficou com muita vergonha devido os populares estarem debochando do ocorrido.




Fonte: Blog do Coveiro

Andarilho é encontrado morto às margens da BR-343 em Buriti dos Lopes

Segundo informações o Andarilho seria conhecido da região de Ilha Grande pelo apelido de “Barbicha”.


Um andarilho foi encontrado morto no início da noite desta sexta-feira (11), às margens da BR-343, no km 47, próximo a granja, na zona urbana de Buriti dos Lopes. O homem aparenta ter entre mais 50 anos e estava caído no acostamento. Ele vestia bermuda e camiseta de time de futebol. Os policiais, sargento J. Arimatéia e soldado Aguiar do GPM Buritiense localizaram o corpo depois de realizaram uma ronda de rotina naquela região. O homem tem sinal de que foi atropelado.



Segundo informações o andarilho seria conhecido da região de Ilha Grande pelo apelido de “Barbicha”. O registro da ocorrência está sendo feito na Delegacia de Polícia de Buriti dos Lopes, que começou a realizar uma investigação da tentativa de localizar o veículo que teria atropelado o homem. Existe informação ainda de que um retrovisor de um carro teria sido encontrado próximo ao corpo. O IML foi acionado para fazer a remoção do corpo.



Por: Frank Cardoso / Fotos: Magnum Cardoso

PM prende estelionatários com documentos da Eletrobras, talões de cheque e cartões de crédito

A dupla Francisco Figueira natural de Caxias (MA) e Francisco Ururetama natural de Teresina (PI) foram presos em flagrante.

Na tarde da última sexta-feira (11), policiais militares do grupo reservado, após uma investigação minuciosa, tirou de circulação dois homens envolvidos em estelionatos.

Francisco Figueira
A dupla Francisco Figueira natural de Caxias (MA) e Francisco Ururetama natural de Teresina (PI) foram presos em flagrante numa residência de aluguel na Rua Xavante, Bairro Pindorama. Informações dão conta de que a dupla e outros comparsas estejam praticando crimes em Parnaíba e região há pelo menos três meses.


Com eles foram aprendidos talões de cheques bancários, talões da Eletrobras com espaço para dados em branco, cartões de crédito de diversas bandeiras, fotos três por quatro de várias prováveis vítimas, diversos chips telefônicos, documentos decarros em branco, maquinas de impressão e outros equipamentos e documentos.

Francisco Ururetama

Talões de energia da Eletrobras em branco


Fotos de vítimas usadas pela dupla

Documentos de veículos em branco

Chips de telefone

Cartões de créditos

Cheques de uma Prefeitura

Uma moto também foi apreendida


Fonte: Blog do Pessoa

Aécio Neves critica reformar no futebol anunciada por Dilma

Em mensagem no Facebook, o tucano disse que, embora o esporte precise de uma "profunda reformulação, não é hora de oportunismo".

VALBIA DE SOUSA, DO GP1
Na sexta-feira (11), o candidato à Presidência pelo PSDD, Aécio Neves, criticou manifestações recentes de sua adversária, a presidente Dilma Rousseff, e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, de reformar o futebol brasileiro.

Em mensagem no Facebook, o tucano disse que, embora o esporte precise de uma "profunda reformulação", "não é hora de oportunismo. Principalmente daqueles que estão no governo há 12 anos e nada fizeram para melhorá-lo".

Imagem: ReproduçãoAécio Neves critica reformar no futebol anunciada por Dilma(Imagem:Reprodução)Aécio Neves critica reformar no futebol anunciada por Dilma

"E nada pode ser pior do que a intervenção estatal. O país não precisa da criação de uma 'futebras'. Precisa de profissionalismo, gestão, de uma Lei de Responsabilidade do Esporte. Com foco nos atletas, nos clubes e nos torcedores", escreveu.

A defesa de mudança na gestão do futebol por parte do governo surgiu nesta semana, após a derrota de 7 a 1 do Brasil para a Alemanha, na terça (8). 
Com informações do G1

Sarah Menezes conquista medalha de ouro na Rússia

Sarah Menezes disputou a categoria ligeiro (até 48 kg) e venceu a japonesa com um ippon.

BÁRBARA RODRIGUES, DO GP1

Imagem: ReproduçãoSarah Menezes(Imagem:Reprodução)Sarah Menezes  (Foto Ilustrativa0
A judoca Sarah Menezes conquistou oprimeiro lugar no pódio no Grand Slam de Tyumen  após vencer a japonesa Emi Yamagishi na manhã deste sábado(12) na Rússia.

Sarah Menezes disputou a categoria ligeiro (até 48 kg) e venceu a japonesa com um ippon. Nos últimos dois anos da competição era realizada em Moscou e a piauiense conquistou duas medalhas de ouro.

O Grand Slam de Tyumen é a competição mais importante desde maio, quando se iniciou a fase de qualificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016.Em agosto a piauiense retorna para a Rússia para participar do Campeonato Mundial de Judô. Atualmente, Sarah é a vice-líder da categoria ligeiro, atrás da mongol Urantsetseg Munkhbat.

Zé Filho realiza sua primeira caminhada em Teresina

A chapa é encabeçada pelo governador Zé Filho (PMDB), o candidato a vice-governador Silvio Mendes (PSDB) e o candidato ao senado, o ex-governador Wilson Martins (PSB).

BÁRBARA RODRIGUES, BRUNNO SUÊNIO E BERNARDO MARÇAL
Fonte: GP1
A Coligação “Piauí no Coração” realizou na manhã deste sábado (12) a sua primeira caminhada em Teresina. A chapa é encabeçada pelo governador Zé Filho (PMDB), o candidato a vice-governador Silvio Mendes (PSDB) e o candidato ao senado, o ex-governador Wilson Martins (PSB).
Imagem: Bernardo MarçalO candidato ao senado Wilson Martins com Zé Filho(Imagem:Bernardo Marçal)candidato ao senado Wilson Martins com Zé Filho

Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Caminhada da Coligação Piauí no Coração(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Caminhada da Coligação Piauí no Coração

Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Caminhada da Coligação Piauí no Coração(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Caminhada da Coligação Piauí no Coração
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Caminhada da Coligação Piauí no Coração(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Caminhada da Coligação Piauí no Coração
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Caminhada da Coligação Piauí no Coração(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Caminhada da Coligação Piauí no Coração

Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Caminhada da Coligação Piauí no Coração(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Caminhada da Coligação Piauí no Coração
Segundo o governador Zé Filho, apesar da campanha ter iniciado há quase uma semana, ele preferiu realizar oficialmente o primeiro ato de campanha com a realização desta caminhada somente neste sábado, para poder fazer uma campanha bem organizada e estruturada.
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Caminhada da Coligação Piauí no Coração(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Caminhada da Coligação Piauí no Coração

“Nós estamos nos preparando, fazendo tudo direito. Vai ser dessa maneira, conversando com o povo e mostrando o que nós temos feito”, ressaltou o candidato Zé Filho.
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Caminhada da Coligação Piauí no Coração(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Caminhada da Coligação Piauí no Coração
O governador ainda comentou a falta de liberação de recursos federais para a realização da operação carros-pipas para atender os municípios piauienses que estão sofrendo com a seca.

Para o governador esse tipo de atitude prejudica o estado e não é aceitável. “É indiscutível a retaliação que nós estamos sofrendo [do governo federal]. Estão mandando recursos para vários estados e só não mandam para o Piauí”, afirmou Zé Filho durante a caminhada.
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Caminhada da Coligação Piauí no Coração(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Caminhada da Coligação Piauí no Coração
A concentração começou na Praça Saraiva, no centro de Teresina, e por volta das 10h20 foi iniciada a caminhada que teve a presença de várias autoridades políticas como o ex-senador Heráclito Fortes (PSB), Firmino Filho (PSDB), Rodrigo Martins (PSB), Osmar Júnior (PCdoB), o apresentador Beto Rêgo (PSDB), os deputados Robert Rios (PDT), Júlio César (PSD), Hugo Napoleão (PSD), Flavio Nogueira (PDT), Juliana Moraes (PMDB), entre outras autoridades. 
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Firmino Filho(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Firmino Filho

Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Heráclito Fortes(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Heráclito Fortes
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Caminhada da Coligação Piauí no Coração(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Caminhada da Coligação Piauí no Coração
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Robert Rios(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Robert Rios
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Avelino Neiva(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Avelino Neiva
Uma multidão de militantes acompanharam a caminhada que foi finalizada na Igreja Nossa Senhora do Amparo.
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1A militância do PC do B também esteve presente(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)A militância do PC do B também esteve presente

Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Caminhada da Coligação Piauí no Coração(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Caminhada da Coligação Piauí no Coração


Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Caminhada da Coligação Piauí no Coração(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Caminhada da Coligação Piauí no Coração
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Caminhada da Coligação Piauí no Coração(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Caminhada da Coligação Piauí no Coração
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Caminhada da Coligação Piauí no Coração(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Caminhada da Coligação Piauí no Coração
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Caminhada da Coligação Piauí no Coração(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Caminhada da Coligação Piauí no Coração
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Caminhada da Coligação Piauí no Coração(Imagem:Bernardo Marçal/ GP1)Caminhada da Coligação Piauí no Coração

Bairros de Parnaíba ficam com o abastecimento de água suspenso até sexta (19)

Foto: Pixabay A Agespisa informou que os bairros São José, Centro, Nossa Senhora do Carmo, parte do Nova Parnaíba e da Avenida Marquês de Pa...