quinta-feira, 23 de abril de 2015

Professores da UFPI paralisam atividades e ameaçam greve

Da Redação do Portal AZ

Os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) paralisam suas atividades nesta quinta-feira (23). A decisão foi acertada durante assembleia geral convocada pela Associação de Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), na ultima quarta (15).

A reivindicação da categoria é o aumento no índice de 27,3% no piso salarial dos trabalhadores; redução da jornada de trabalho para 30 horas, sem ponto eletrônico e sem redução de salário; Creche nas Universidades; cobrar do governo a efetivação da Política Nacional de Capacitação e retirada dos ataques sobre direitos já conquistados pela classe trabalhadora. Além disso, o movimento também manifesta contra o Projeto de Lei 4330, que regulamenta os contratos de terceirizações.



Marcos Antônio Santos, presidente da ADUFPI, acrescenta que essa paralisação faz parte de vários movimentos que estão ocorrendo no país este ano.

“Essa paralisação é em favor dos direitos não só dos trabalhadores da UFPI, mas também de todas as categorias. Pedimos também mais atenção por parte dos governantes para educação, que vem sofrendo diversos cortes de investimentos, problemas com o Fies entre outros, assim como reivindicamos melhores condições de trabalho e salarial”, explica Marcos.

O diretor de relações sindicais da ADUFPI, Alexis Leite, explica que os próximos dias serão de mobilizações e reuniões com outras categorias em busca da adesão ao movimento.

“Vamos fazer panfletagens nas salas, debates nos Centros com os dois segmentos, estudantes e servidores da universidade. Assim nosso movimento ganhará mais força e atenção por parte dos governantes. Queremos mais investimentos em educação, melhores condições de trabalho e de salários”, finaliza Alexis Leite.

O movimento ainda tentará adesão dos alunos e técnico-administrativos da instituição. Essa será a segunda paralisação dos professores em menos de 20 dias, que deve seguir as movimentações, e caso as reivindicações não sejam atendidas, a categoria deflagrará greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daniel Alves se apresenta a tribunal pela primeira vez após sair da prisão

Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo estupro de uma jovem de 23 anos em uma boate na capital da Catalunha, em 2022...