quinta-feira, 28 de maio de 2015

Aos prantos, amigos de vítimas fazem corrente de oração e pedem justiça

Direção suspendeu aulas após 4 estudantes serem brutalmente violentadas.
Vítimas permanecem internadas em Teresina por conta das lesões graves.

Catarina CostaDo G1 PI, em Castelo do Piauí
Alunos rezam na escola onde as quatro vítimas estudam (Foto: Ronaldo Mota)Alunos rezam na escola onde as quatro vítimas estudam (Foto: Ronaldo Mota)

Alunos da Unidade Estadual Francisco Sales Martins, onde as quatro garotas brutalmente violentadas estudam em Castelo do Piauí, no Norte do estado, realizaram nesta quinta-feira (28) uma corrente de oração. O encontro foi convocado pela direção da escola, que suspendeu as aulas por um dia.
Moradores pediram justiça durante virgília em frente à delegacia (Foto: Catarina Costa/G1)Moradores pediram justiça durante virgília em frente
à delegacia (Foto: Catarina Costa/G1)
Já no Centro da cidade, uma multidão se aglomerou em frente à delegacia desde a noite dessa quarta-feira (27) e chegaram a tocar fogo em pneus. Revoltados com o crime e a falta de segurança, populares gritaram por 'Justiça', quando os policiais transferiram os quatro suspeitos de participar do estupro coletivo para Campo Maior.
Uma multidão se aglomerou em frente a delegacia de Castelo do Piauí (Foto: Catarina Costa/G1)Uma multidão se aglomerou em frente a delegacia
de Castelo do Piauí (Foto: Catarina Costa/G1)
"Foi uma barbaridade, não tem como se revoltar com este crime. Até eu, que não conhecia as meninas, me sinto solidária e triste com a situação", comentou a moradora Maria das Dores.
O aposentado Manoel Silva é outro que se mobilizou em prol das vítimas. A sua neta é amiga de duas das adolescentes agredidas e desde da noite anterior participa da vírgilia em frente à delegacia. "Fiquei emocionado quando soube, pensei logo nas minhas netas que são da mesma idade. Castelo está violenta e não tem justiça para isto. O pessoal ficou revoltado com razão e é nossa obrigação nos manifestar por algo errado", declarou.
O tio de uma das vítimas também esteve na delegacia e agradeceu o apoio da população e cobrou mais policiamento para conter as bocas de fumo na cidade. "Tanta violência é um descaso. Queria entender porque a polícia não combate o comércio de droga no município. É agustiante não poder fazer nada, mas agradeço toda a mobilização dos moradores", comentou.
Entenda o caso
Quatro adolescentes foram brutamente agredidas, estupradas e depois amarradas no final da tarde da quarta-feira (27). Segundo o delegado Laércio Evangelista, as vítimas teriam saído para tirar fotos em um ponto turístico da cidade, quando foram rendidas por cinco homens.
Durante a madrugada desta quinta-feira (28) a polícia apreendeu quatro dos cinco suspeitos de participar do estupro coletivo. Todos foram transferidos para a Delegacia de Campo Maior.

'Não acredito nessa barbaridade', diz mãe de garota violentada no Piauí

Quatro adolescentes foram agredidas, estupradas e jogadas de penhasco.
Todas as vítimas permanecem internadas por conta das lesões graves.


Catarina Costa e Patrícia AndradeDo G1 PI, em Castelo do Piauí
mãe de uma das garotas brutalmente violentada na cidade de Castelo do Piauí, declarou ao G1 que ainda não consegue acreditar em tudo que aconteceu. “Não sei como isso foi acontecer. Não consigo acreditar nessa barbaridade”, falou. Nessa quarta-feira (27), cinco homens, sendo quatro menores, amarraram, violentaram e espancaram quatro adolescentes. Quatro suspeitos foram apreendidos e um é considerado foragido pela Polícia Civil.
Mãe de uma das garotas violentadas em Castelo do Piauí (Foto: Catarina Costa/G1)Mãe de uma das garotas violentadas em Castelo
do Piauí (Foto: Catarina Costa/G1)
A filha dela é a que está em estado mais grave e permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência de Teresina. Segundo boletim médico divulgado às 12h desta quinta-feira (28), a garota teve traumatismo craniano e chegou a perder parte de uma orelha.
A mãe relatou que chegou a falar com a filha pelo telefone por volta das 16h30 de ontem e a garota informou que estava saindo com as amigas para fazer fotos para um trabalho da escola. As quatro meninas violentadas e jogadas de um penhasco com mais de 10 metros de altura, segundo a perícia da Polícia Civil, cursam o 3º ano do ensino médio. Duas têm 17 anos, uma 16 e a outra 15 anos.

“Não perguntei para ela onde era e só às 17h30, quando cheguei em casa, um dos meus filhos disse que viu a moto da irmã passando no carro da polícia. Pensei que ela tinha sofrido um acidente ou se tratava de um sequestro, pois ninguém sabia onde ela estava. Liguei para as amigas dela e para os pais, que também ficaram aparvoados porque ninguém sabia o paradeiro delas”, contou.
Ela lembra que logo depois o irmão decidiu sair para procurar as meninas e foi até o conhecido Morro do Garrote. Após a notícia do desaparecimento das meninas se espalhar pela cidade, vários populares se mobilizaram para ajudar nas buscas.
As quatro adolescentes foram encontradas desacordadas, com graves ferimentos pelo corpo e levadas para o hospital da cidade. Por conta da gravidade, as jovens tiveram que ser transferidas para a capital.
Delegado Laércio Evangelista, responsável pela investigação (Foto: Catarina Costa/G1)Delegado Laércio Evangelista, responsável pela
investigação (Foto: Catarina Costa/G1)

“Quero justiça. Eles devem pagar pelo que fizeram e nem gosto de pensar em como a minha filha está nesse momento”, disse a mãe. 

O pai da garota também desabafou: “Nunca imaginei que isso poderia acontecer. O sentimento é de muita revolta porque eu sou um homem trabalhador e minha filha é muito organizada e responsável. Ela veio para a cidade para terminar os estudos. Quando chego, me deparo com uma situação dessas que nunca esperava”, disse.

Prima iria junto
A prima da garota internada em estado grave relatou que chegou a ser chamada para ir junto com o grupo fazer as fotos no Morro do Garrote, mas acabou chegando atrasada ao local que tinham marcado. “Era pra eu estar junto com minha prima. Acabei não encontrando elas”, disse.
Ainda conforme a familiar, a garota estava feliz porque havia feito recentemente a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e saiu da zona rural no início do ano para estudar na cidade de Castelo do Piauí. “Quando confirmaram o que tinha acontecido com elas caí no chão, chorei muito. Foi horrível”, falou.
  •  
Uma multidão se aglomerou em frente a delegacia de Castelo do Piauí (Foto: Catarina Costa/G1)Uma multidão se aglomerou em frente a delegacia de Castelo do Piauí (Foto: Catarina Costa/G1)
Investigações
A polícia já apreendeu na manhã desta quinta-feira (28) quatro dos cinco suspeitos de participar do estupro coletivo. Todos são menores de idade e estão na delegacia de Campo Maior, a 85 km de Teresina. Segundo o delegado Laércio Evangelista, um dos adolescentes confessou o crime e delatou os demais. Nenhum deles ainda apresentou defesa.
A polícia descobriu o crime contra as adolescentes quando investigava um assalto a um posto de combustíveis ocorrido no dia 22 de maio. Durante as buscas por um dos criminosos foragidos no assalto, a polícia encontrou duas motos abandonadas no mato.
"Nós levamos essas motos para a delegacia e pouco depois familiares das meninas chegaram para registrar o desaparecimento. Ao ver as motos, os parentes reconheceram que eram as mesmas que as meninas andavam e aí começamos as buscas", disse o delegado Laércio Evangelista.
Segundo ele, o crime foi "muito bárbaro e cruel". "Eles cortaram os pulsos das meninas, furaram mamilos e olhos e depois ainda as arremessaram de cima de um morro", disse.

Garotas foram jogadas de penhasco com mais de 10 metros de altura


O delegado da Polícia Civil de Castelo do Piauí, Laércio Evangelista, afirmou em entrevista ao G1 queo crime contra as quatro adolescentes ocorrido na noite da quarta-feira (27) foi "cruel e muito bárbaro". De acordo com ele, as garotas sofreram várias agressões e ainda foram arremessadas do alto de um penhasco com mais de 10 metros de altura (assista ao vídeo acima).
Errata: Inicialmente, o delegado Laércio Evangelista havia informado que altura do penhasco era de cinco metros. Entretanto, a perícia da Polícia Civil foi ao local e constatou que a altura do morro ultrapassa os 10 metros. A informação foi corrigida às 19h04.
"Foi um crime muito bárbaro e cruel. Eles cortaram os pulsos das meninas, furaram mamilos e olhos e depois ainda as arremessaram de cima de um morro", disse o delegado. Segundo ele, as garotas ainda foram amarradas antes de sofrerem a violência sexual.
De acordo com a polícia, cinco homens participaram do crime. Quatro deles, todos menores de idade, já foram apreendidos e conduzidos para a delegacia da cidade de Campo Maior, a 78 Km de Teresina. Um outro suspeito ainda está foragido e a polícia realiza buscas na região para tentar prendê-lo.
Moradores pediram justiça durante virgília em frente à delegacia (Foto: Catarina Costa/G1)Moradores pediram justiça durante virgília em frente
à delegacia (Foto: Catarina Costa/G1)
Ainda de acordo com o delegado Laércio Evangelista, a polícia descobriu o crime contra as adolescentes quando investigava um assalto a um posto de combustíveis ocorrido na sexta-feira (22).
Durante as buscas por um dos criminosos foragidos no assalto, a polícia encontrou duas motos abandonadas no mato.
Gilberto Albuquerque, diretor do HUT (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Gilberto Albuquerque, diretor do HUT
(Foto: Ellyo Teixeira/G1)
"Nós levamos essas motos para a delegacia e pouco depois familiares das meninas chegaram para registrar o desaparecimento. Ao ver as motos, os parentes reconheceram que eram as mesmas que as meninas andavam e aí começamos as buscas", disse o delegado.
Estado grave
Segundo ele, a própria polícia encontrou as adolescentes. As jovens foram levadas para o hospital da cidade e logo depois transferidas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). De acordo com a direção do hospital, são duas garotas de 17 anos, uma de 16 e outra de apenas 15 anos.
Conforme boletim médico divulgado pelo hospital às 12h, uma das adolescentes está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela teve traumatismo craniano e chegou a perder parte da orelha. A garota também apresenta sangramento na barriga e os médicos tentam controlar a hemorragia.

Ainda de acordo com o boletim, outra garota sofreu afundamento da face do lado direito e também passou por cirurgia no pescoço. A adolescente que teve múltiplas lesões no couro cabeludo e ainda por todo o corpo está sob efeito de analgésico.

A única das garotas consciente ainda fala pouco e será transferida para um hospital particular por decisão da família.

"O estado em que essas meninas chegaram aqui nos assustou bastante. Todas foram vítimas de muitas lesões. Uma delas ainda está na UTI porque teve traumatismo craniano. Uma das meninas chegou a ficar com a face desfigurada", relatou o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque.
Trabalho dos peritos
Cerca de dez peritos do Instituto Médico Legal (IML) foram ao Hospital de Urgência de Teresina para realizar exames. Segundo o diretor do IML, Antônio Nunes, material genético foi encontrado nas unhas das garotas, o que para ele indica que as vítimas lutaram com os agressores.

"Ainda não temos como precisar qual o instrumento usado nas agressões. Pode ter sido paus, pedras ou só socos. Há possibilidade de elas terem sido arrastadas antes de serem jogadas ou que tenham sido agredidas em um outro local e depois jogadas. Mas nós temos constatações graves, sendo que uma das adolescentes possui lesões sérias internada na UTI. Seguramente as meninas sofreram muito nas mãos dos suspeitos", explicou.
Cidade revoltada
Nesta manhã, o governo do estado divulgou uma nota lamentando o fato e manifestando solidariedade às famílias das adolescentes. A vice-governadora Margarete Coelho esteve no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e disse que as vítimas estão sendo acompanhadas por uma equipe que envolve médicos, psicólogos e assistentes sociais.
Moradores revoltados atearam fogo em frente à delegacia  (Foto: João Pedro/Portal Mais Castelo)Moradores revoltados atearam fogo em frente à delegacia (Foto: João Pedro/Portal Mais Castelo)
"Todas estão em estado de choque e ainda não relataram aos familiares e para os policiais o que de fato aconteceu. Pelas características desse crime não se trata só de um estupro, mas de tentativa de homicídio", disse.

Além do Grupamento da Polícia Militar de Castelo, foram deslocados para a cidade três outras equipes, além do Gerente de Policiamento do Interior, delegado Willame Moraes para dar apoio ao trabalho do delegado regional, Laércio Evangelista.
Revoltados com a brutalidade do crime, moradores de Castelo do Piauí protestaram na frente da delegacia da cidade. Os protestos continuaram nesta quinta-feira (28). De acordo com o delegado Laércio Evangelista, a população cobra justiça.
"A população está em alvoroço cobrando justiça em frente à delegacia", disse o delegado. Segundo ele, os quatro menores apreendidos são conhecidos na cidade e já possuem diversas passagens pela polícia. O outro foragido é um ex-presidiário.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Atriz e apresentadora brasileira revela: “Já tive 400 homens”

nubiaoliver

Núbia Óliver, que já estampou a capa de uma série de revistas voltadas para o público masculino e foi símbolo de beleza da década 1990, conta que já sofreu por ter uma vida íntima bastante agitada. A atriz e apresentadora de 41 anos é uma das convidadas do “Roberto Justus +”, do domingo (24), na Record. “Já tive 400 homens. Fui viciada  naquilo. Me fazia mal, precisei tomar remédio, fazer terapia, a ponto de ter dois, três parceiros no mesmo dia e não ser suficiente”, contou no programa.

fonte: varelanoticias

Sucesso de Wesley Safadão prejudica Aviões do Forró; Solange é obrigada a reduzir cachê

Após São João, Safadão vai ter mudanças na carreira.

wesleysafadao_solangealmeida

O sucesso de Wesley Safadão já está prejudicando a banda Aviões do Forró. É que com seu enorme sucesso, as prefeituras e principais festas juninas do nordeste estão disputando a tapas seus shows. Solange Almeida e Xand não são mais as grandes estrelas e para tentar concorrer com Safadão reduziram o cachê do Aviões do Forró em R$ 80 mil. É que os dois estavam cobrando R$ 250  por apresentação e, assim, todos estavam preferindo Safadão, grande sensação do momento.
E Wesley está podendo tanto que, logo depois o São João, vai dar adeus à NER, que pertence a Durval e Andre Lélys. Ele passa a ser vendido por Léo Góes, do grupo Villa Mix ( o mesmo que montou o badalado camarote dos sertanejos em Salvador), que já tem 50 shows agendados para Safadão.
fonte> varelanoticias.

Câmara Municipal de Luís Correia a Lei que regulamenta o serviço de Taxistas



Nesta manhã está sendo votada na Câmara Municipal de Luís Correia a Lei que regulamenta o serviço de Taxistas dentro do município e proíbe a entrada ilegal de táxis de outras cidades no uso da função principalmente nas ferias, quando táxis de Teresina invadem o Litoral. Na foto ao meio Eloi Nonato presidente da cooperativa local.

Agência dos Correios é arrombada mais uma vez em Luis Correia

Foi a 2ª vez em uma semana. A última foi na quarta-feira(20) passada. 


Os funcionários da empresa chegaram na agência para trabalhar no inicio desta manhã de quarta-feira(27) e presenciaram o local arrombado. Imediatamente informaram o fato ao plantão da Companhia Independente de Policiamento Turístico, que foram até o endereço e comprovaram a denúncia de arrombamento à agência.

A bandidagem usou o mesmo local da vez anterior para adentrar, quebrando a parede nos fundos da agência, que tinha sido consertada da vez passada e estava sem o reboco.

De acordo com o tenente Monteiro, da Ciptur, quem adentrou na agência tratou em cortar os fios de das câmeras de vigilância e do alarme, provavelmente com o conhecimento do sistema de segurança da empresa, informou o militar.

O tenente disse ainda, somente este ano foram registrados 12 arrombamentos em Luis Correia. 

Comissariado da DPLC registrando o ocorrido

O chefe da agência dos Correios isolou o local e registrou um boletim de ocorrência na delegacia de policia de Luis Correia, relatando que somente poderia tomar conhecimento do que foi levado através de um levantamento pericial, nada mais disse.


O matagal facilitou a entrada da bandidagem nas dependências da agência. 





Câmera de vigilância pode ter sido danificada e a fiação cortada.

Usuários que procuraram à agência nesta manhã tiveram que voltar para casa pelo fato de ter sido isolada.
 blog do catita

terça-feira, 26 de maio de 2015

Luxemburgo deixa o Flamengo na 'confusão'.

Futebol — O site oficial do Flamengo informou na noite desta segunda-feira, 25, que Vanderlei Luxemburgo não é mais técnico do Rubro-Negro.
— Vanderlei Luxemburgo não é mais treinador do Flamengo. Ele deixa o cargo após dez meses à frente da equipe de futebol. A diretoria agradece ao técnico pelos serviços prestados e deseja sucesso na continuidade de sua carreira.

O ex-atacante Deivid, auxiliar de Luxemburgo, e Antônio Mello, preparador físico e fiel escudeiro do treinador, também devem sair, segundo o GloboEsporte.globo.com.


Vanderlei Luxemburgo chegou ao Flamengo em 2014 com a missão de tirar o time da "confusão", palavra usada pelo técnico para definir a temida zona de rebaixamento, e, em 2015, ainda no inicio do Brasileirão, se despede deixando o time na "confusão". Atualmente o Flamengo ocupa a 17ª posição na tabela. Sob comando de Luxa, foram duas derrotas, para São Paulo e Avaí - ambas na condição de visitante -, e um empate, diante do Sport, em casa. Com informações do GloboEsporte.

Enem: 1º dia de inscrição teve 410 mil candidatos.

Balanço divulgado na noite de hoje (25) pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que 410 mil estudantes se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até as 19h. O período de inscrições começou e vai até o dia 5 de junho. O MEC espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem para fazer o exame.
Os candidatos poderão se inscrever exclusivamente pela internet, no site do Enem. A taxa de inscrição custa R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país.

Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso, basta que o interessado faça sua inscrição na página eletrônica do Enem. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem participar como treineiros ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

ProUni: Auditoria mostra que alunos mortos eram beneficiados.

A nota das provas pode ser usada para o candidato participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos. A participação no Enem é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil, obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.

Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência aqueles que têm uma renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. As informações devem ser comprovadas. O participante deve acompanhar na página de inscrição se o pedido de isenção foi aceito.

É também ao fazer a inscrição que o participante pode solicitar atendimento especializado ou específico. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (alteração neurológica que dificulta a aprendizagem de números) ou com outra condição especial.

Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho.

Fonte: Agência Brasil - Edição: Agatha Terra.

Prefeito Bernildo Val participa da abertura da XVIII Marcha dos Prefeitos



O evento que segue até a quinta-feira (28), deverá com participação de mais de 6 mil pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, assessores, dentre outros.


O prefeito do município de Buriti dos Lopes, Bernildo Val, acompanhado do vice-prefeito Bruno Pieca, chefe de gabinete Jota Pereira e dos vereadores Sancho Escórcio, Bené Ibiapina e Odemil Val, participaram na tarde de ontem (25) na abertura oficial da XVIII Marcha dos Prefeitos à Brasília em Defesa dos Municípios.


O evento que segue até a quinta-feira (28), deverá com participação de mais de 6 mil pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, assessores, dentre outros.

Neste primeiro dia o prefeito aproveitou para visitar os stands do Ministério da Educação, BNDES, Ministério da Saúde e Ministério das Comunicações buscando informações que possam a ser favoráveis ao município de Buriti dos Lopes.






Fonte: ASCOM / PMBL

Acusado de assalto tenta fugir pulando telhados, mas é preso em Parnaíba

O jovem foi preso e com ele os policiais encontraram o dinheiro que havia sido roubado do posto. Nenhuma arma foi encontrada.


Um jovem identificado por Marcos Silva Mesquita, de 21 anos, foi preso na noite dessa segunda-feira (25/05) em Parnaíba, litoral do Piauí, acusado de assaltar um posto de combustíveis e em seguida fugir pulando telhados de residências localizadas na Rua Afonso Pena, no bairro Campos.



De acordo com a Polícia Militar, o assalto ao posto de combustíveis localizado na Avenida Princesa Isabel, aconteceu por volta das 23h. Segundo um frentista, o acusado chegou no local aparentemente armado e levou a quantia de R$ 126,00 (cento e vinte e seis reais). Em seguida fugiu correndo em direção a Rua Afonso Pena. Na primeira esquina da via, ele teria subido o teto de uma casa e se escondido.



“Neste momento, o proprietário da residência acionou o nosso 190 informando que havia uma pessoa caminhando por cima do seu telhado. Nossas viaturas suspeitando de que era a mesma pessoa que tinha realizado o assalto ao posto de combustíveis, se deslocaram de imediato para lá e montaram um cerco policial. Após alguns minutos, ele foi encontrado e ainda tentou fugir”, afirmou o capitão Bernardo Pereira, comandante da Força Tática de Parnaíba.



No momento da fuga, Marcos Mesquita teria pulado o telhado de três casas até cair em um beco sem saída. O acusado chegou a cair em uma garagem, danificando o teto e o para-brisa de um carro que se encontrava estacionado. O jovem foi preso e com ele os policiais encontraram o dinheiro que havia sido roubado do posto. Nenhuma arma foi encontrada.



O acusado foi conduzido para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde deverá ser autuado pelo delegado Rodrigo Mello Marinho. O frentista também esteve na delegacia realizando o reconhecimento do rapaz. O funcionário do posto apresentava um leve ferimento no nariz. “No momento do assalto, ainda tentei segurá-lo, e ele me desferiu um soco”, disse.

Fonte: meionorte.com

CURIOSIDADES SOBRE VENEZA, UMA CIDADE QUE DESPEJA SEU ESGOTO NOS CANAIS.

Curiosidades sobre Veneza...👇 Foto de 1950, mostra o canal principal se Veneza drenado e sendo escavado para ter aumentada a sua profundida...