terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Francisco Emanoel foi encontrado com vida após sofrer um acidente de moto e passar quatro dias desaparecido.

Jovem encontrado em São Raimundo Nonato morre a caminho de Teresina

Fonte: Portal O DIA

estudante universitário Francisco Emanoel de Oliveira, de 25 anos, morreu na tarde de ontem (24), quando vinha de São Raimundo Nonato para Teresina. Ele teve uma parada cardíaca dentro da ambulância. A morte pegou a família de surpresa. Ao Portal O DIA, o músico Francisco Alves de Morais, conhecido como Sulica, havia falado sobre a emoção de encontrar o filho. "Ganhei meu presente de Natal", disse.

O jovem foi encontrado pelo avô da namorada, com vida, na manhã de ontem (24), após sofrer um acidente de moto na quarta-feira (20). Durante quatro dias, ele ficou sem comer e sem beber. Devido a um ferimento na coxa e à perna quebrada, Francisco Emanoel não conseguiu se levantar para pedir ajuda.
Segundo relatos de parentes, o estudante sofreu algumas paradas cardíacas ainda no hospital de São Raimundo Nonato, mas foi estabilizado e transferido para Teresina. Na ambulância, ele ainda precisou ser reanimado várias vezes. Uma criança, que estava no mesmo veículo, também morreu.

O pai do jovem estava em um carro, acompanhando a ambulância, quando recebeu a notícia da morte do filho. Ele acredita que faltou o atendimento emergencial necessário. "No hospital de São Raimundo Nonato não tinha estrutura e nem UTI móvel. O Samu aéreo só sai até 13h. Ele teve que percorrer 530 km, mesmo debilitado, e não suportou", lamentou Sulica.
O velório acontece em uma funerária na avenida Miguel Rosa, em Teresina. O enterro será às 16h.

Por: Nayara Felizardo

Segurança faz perfil dos maiores criminosos do Piauí e quer divisão de presos nas cadeias

A Secretaria de Segurança Pública faz um levantamento com o nome e número de processos dos mais perigosos e temidos homicidas e assaltantes do Estado. 

A ideia é fazer um raio X dos criminosos para detectar quantas vezes ele foi preso e solto e defender uma subdivisão nos presídios. A proposta do secretário Fábio Abreu é separar os presos de maior periculosidade dos detentos de menor poder ofensivo. 
"O indivíduo entra no presídio porque roubou uma garrafa de uísque. Ele vai ficar no meio do indivíduo que roubam um banco. O que acontece? ele vai pegar experiência e termina de lá com a ideia de roubar um banco. Com essa subdivisão nos presídios se evita que o indivíduo que praticou esse tipo de crime vai ficar separado daquele que é mais perigoso". 
Fábio Abreu revelou que a Segurança levantou mil processos de criminosos mais perigosos e estão no ranking dos que mais cometeram crimes. Segundo o secretário, a proposta de subdivisão dos criminosos é uma ação para valer a partir de 2018 tanto para a Segurança como para a Secretaria de Justiça.
"Vamos dividir o preso por classificação e vai ser fundamental nas Secretarias de Segurança e Justiça. Quando digo que o individuo é preso 10 vezes, praticamente pegamos ele no primeiro crime. Se no primeiro ato criminoso ele fosse julgado e condenado ele não iria cometer mais 10. É lógico e básico, mas como  ele foi preso e foi liberado, ele voltou a delinquir". 
Processos parados ajudam a crescer violência
Fábio Abreu disse que viu com otimismo a declaração do procurador geral de Justiça que vai priorizar em 2018 a Segurança Pública. O secretário destacou que se o Ministério Público e o judiciário julgassem os processos haveria uma diminuição na criminalidade.
"Quando escuto um promotor dizer vai focar na segurança pública é simples e é prático. É ele analisar todos os processos e esses processos serem julgados. Eu peço é o julgamento dos  processos. Se o Ministério Público e o judiciário julgar os processos, você pode ter certeza que há uma diminuição automática na criminalidade, porque o indivíduo vai ficar preso. Não justifica você ter um individuo com 10 processos".
Para o secretário o atraso no julgamento ajuda na impunidade. "O Piauí é um dos Estados que tem a maior quantidade de presos temporários. Como permanecer com esses indivíduos presos, excessos de prazos vai fazer ele ser solto. A maioria das soltura não é porque foi julgado e inocentado, ele foi solto porque por que se excedeu o prazo".
"Então, um indivíduo está preso por homicídio não é julgado, ele vai ser solto. O que vai fazer? vai fazer outro homicídio. Fizemos grandes operações e o individuo é preso quase 200 vezes. Isso é notório. A própria Central de Flagrante reflete isso. A diminuição das ocorrências, os criminosos ficaram presos. A partir do momento que começa a serem liberados começa a praticar novamente. É aquela coisa que tenho falado da teoria de Pareto (princípio que diz que 80% das consequências advêm de 20% das causas). 20% dos indivíduos fazem a violência gerar, se conseguirmos atacar os 20% é automático que a gente consegue reduzir a violência. Para fazer a ação é preciso da parceria do Ministério Público para os julgar dos processos", disse Fábio Abreu.
O secretário aproveitou e criticou a pesquisa do Ministério Público Estadual que aponta a falta de estrutura e de servidores nas delegacias do Piauí. Segundo ele, o levantamento não reflete a realidade. 
"Essa pesquisa está fora da realidade. Primeiro ela não tem a data de quando foi feita. Se no relatório entrou Parnaíba está fora da realidade, se entrou Picos está fora da realidade, assim como Floriano...a própria quantidade de delegacia que eles visitaram não refletem a quantidade que nós temos". 
Fábio Abreu disse que todos os relatórios que recebeu dos promotores foram cumpridos ou  está na programação de Secretaria. 

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Veja a tabela do IPVA 2018.

CONSULTE O SEU IPVA 2018.
MARANHÃO – A Secretaria de Estado da Fazenda lançou os valores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício de 2018 e divulgou o calendário de pagamento do tributo, conforme a Portaria 591/17.
O pagamento do imposto poderá ser feito em cota única ou parcelado em até três vezes. O contribuinte que optar pelo pagamento antecipado, em conta única, até 28 de fevereiro de 2017, terá 10% de desconto no valor do IPVA, de acordo com a Portaria.
Os proprietários de veículos que optarem pelo parcelamento do IPVA 2018 realizarão o pagamento da primeira cota de acordo com o final da placa dos veículos (ver tabela abaixo).
IPVA 2018.

Pagamento

Os débitos relativos ao licenciamento 2018 de veículos automotores deverão ser pagos em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco e seus correspondentes bancários.
Para pagamento no Banco do Brasil basta informar do número do RENAVAM para o caixa da agência, ou pagamento por meio de débito em conta corrente, caixa eletrônico ou internet banking, para correntistas.
Pagamentos no Banco Bradesco somente com a apresentação do DARE que pode ser emitido no site da SEFAZ ou nas agências de atendimento da Secretaria da Fazenda.
A partir do site do Detran, no ícone “Licenciamento 2018”, o contribuinte pode emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) com o valor do IPVA e demais despesas do licenciamento, como taxa do Detran, seguro DPVAT e eventuais multas de trânsito, que podem ser pagas nos estabelecimentos correspondentes do Banco do Brasil.
O pagamento do IPVA pode ser feita de forma parcelada, em três cotas iguais e sucessivas, de acordo com as datas de vencimento acima estabelecidas. Caso haja atraso no pagamento das referidas cotas, estas poderão ser quitadas com os acréscimos moratórios calculados a partir do vencimento das mesmas.
A consulta dos valores por modelo de veículo poderá ser feita a partir de janeiro de 2018 no portal da Sefaz na internet, clicando no menu IPVA e também no site do Detran, no ícone Licenciamento Anual.

Os cenários da reeleição de Flávio Dino.

GOVERNADOR FLÁVIO DINO.
MARANHÃO – Em sua entrevista aos jornalistas na última semana, no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino (PCdoB) disse acreditar que o Maranhão terá um crescimento em 2018, ano eleitoral, entre 2% e 2,5%. Caso se confirme, será até cinco vezes maior do que o projetado para o Brasil, de 0,5%, no cenário mais otimista. “Temos hoje uma tímida retomada nacional, mas a instabilidade institucional termina por atrapalhar o país e os estados”, constatou Dino. Todas as ações passadas, presentes e futuras têm tudo a ver com o cenário das eleições estaduais de 2018, tanto para ele, quanto para os aliados e também os opositores.
Mesmo em meio à crise, o governo estadual prefere apostar em ações “convencionais”, o que distancia o Maranhão de outros estados, como, por exemplo, o Rio de Janeiro, que só na semana passada conseguiu pagar o salário de outubro dos servidores. Flávio Dino destaca os programas na área de educação (Escola Digna, com 600 unidades sendo reconstruídas e 300 novas em construção), de mobilidade urbana (mais asfalto em 130 municípios) e o hospital central de emergência em São Luís, para atender à região metropolitana, cujo edital saíra em janeiro e as obras podem começar em março, na Avenida São Luís Rei de França.
Retaliação de Temer
Indagado sobre eventual temor de o presidente Michel Temer retaliar seu governo em razão da postura política adotada desde o impeachment até as reformas da Previdência e Trabalhistas, Flávio Dino respondeu: “Olha, não acredito em retaliação, pois fazendo isso ele só prejudica o Maranhão. Aliás, já está prejudicando, com a desativação pelo governo federal das obras do programa Minha Casa, Minha Vida, que deixa os construtores em desespero, paralisa empregos, e a privação da população de ter as moradias que deveria ter”.
Sobre a atitude política de opositor ao impeachment e as reformas, Dino foi taxativo. “Faria tudo de novo, sem medo de nada. Sempre me opus ao governo Temer e continuo a ser do mesmo jeito. O principal embaraço é o governo federal usar política para paralisar investimentos federais no Maranhão”.
Pobreza
Flávio Dino foi surpreendido com a pergunta de O Imparcial, com um tema fundamental, mas que, porém, nunca foi sequer lembrado no debate político eleitoral. A reportagem questionou o governador sobre os motivos que ainda colocam o Maranhão como o estado mais pobre do Brasil.
Com três anos à frente do governo, 12 anos como juiz federal, quatro de deputado federal e anos como professor universitário e ainda de militante estudantil, Dino atribuiu a atual situação aos sucessivos anos de dominação por parte de oligarquias.
“O Maranhão tem sido longamente vítima de políticas de dominação por sucessivas oligarquias. O ensino é duramente excludente, num estado de coronelismo em que o extrativismo tem dado espaço a rudimentares experiências fracassadas. Para ter-se uma ideia, o Ceará, historicamente flagelado pelas secas e por outras formas de atraso, resolveu quebrar paradigmas políticos ao investir em Educação e Ciência. Para comparar, hoje, das 100 melhores escolas do ensino fundamental no Brasil, 77 estão no Ceará, conforme o índice de Educação Básica do Brasil (Ideb), de 2015, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)”, disse o governador.
PT em 2018
Dino disse ter “segurança” de contar com o PT em sua coligação, na eleição de 2018, quando vai pleitear a reeleição. Além do mais, ele acrescenta outras legendas que em 2014 estavam no grupo Sarney e agora fazem parte de seu arco de aliança, obviamente com espaços no governo: o PTB, que tem o vereador Pedro Lucas Fernandes na Agência Metropolitana; o PRB, que provocou o esvaziamento do PSDB, com a saída do vice-governador Carlos Brandão. Por enquanto, o PRB está no Instituto de Metrologia e no Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), mas vai querer espaço maior na reforma que virá depois do carnaval, com a troca de secretários. Também chagaram o DEM, o PROS e o Solidariedade.
Reforma no secretariado
Logo que o carnaval se for, Flávio Dino vai fazer a maior reforma no secretariado. Ele disse que já vem conversando com os pré-candidatos a cargos eletivos em 2018 e com prováveis substitutos, já dentro da nova configuração da coligação que levará para a disputa da reeleição. Também revelou que o vice-governador Carlos Brandão tem tudo para continuar, tanto pela sua liderança, quanto pela lealdade e, também, pela forma como se conduz no cargo, participando ativamente do governo.
“É natural que ele fique no cargo”, resumiu. Quanto aos secretários que hoje são pré-candidatos, são os seguintes: Márcio Honaiser (Agricultura, Pecuária e Pesca), Marcelo Tavares (Casa Civil), Márcio Jerry (Articulação Política), Simplício Araújo (Indústria e Comércio) Adelmo Soares (Agricultura Familiar) Neto Evangelista (Desenvolvimento Social) e Duarte Júnior (Procon).

(FONTE: O IMPARCIAL)

Remédio que previne contaminação pelo vírus da Aids será oferecido pelo SUS.

TESTE HIV.
BRASÍLIA – Um medicamento que impede a propagação do vírus HIV na corrente sanguínea, já indicado como terapia antiretroviral nos Estados Unidos e em países da Europa, estará disponível ainda este mês para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em 12 Estados.
O comprimido, fabricado por um grupo norte americano, já era indicado para o tratamento de soropositivos como parte do coquetel de aids.
A novidade é que o fármaco poderá ser utilizado agora por quem nunca entrou em contato com o vírus, mas pode estar exposto a ele durante a relação sexual. É o caso, por exemplo, de profissionais do sexo. Mas é bom lembrar que não protege o usuário contra outras infecções transmitidas sexualmente.
Segundo o médico Juan Carlos Raxach, coordenador da área de Promoção da Saúde e Prevenção da Associação Brasiliera Interdiscilpinar de Aids, embora o Truvada, nome comercial do medicamento, tenha demonstrado 99% de eficácia nos testes clínicos, para impedir a replicação do vírus HIV, não veio para substituir a camisinha.
Está se falando muito que a profilaxia pré-exposição vem para acabar com o uso da camisinha. Chegou para ampliar as possibilidades de se prevenir da infecção do HIV. Então, ele não vai substituir a camisinha mas, com certeza, ampliará a possibilidade de prevenção e dará oportunidade àquelas pessoas que não gostam de usar a camisinha, de ter outro método para não se infectar com o vírus.”
A distribuição do remédio pelo SUS vai priorizar 7 mil pessoas com mais de 18 anos, consideradas grupos de risco de contaminação, incluindo profissionais de saúde, homens que se relacionam com homens, transexuais e casais sorodiscordantes – quando um dos parceiros é portador do HIV e o outro não.
Antes do início da terapia, no entanto, é necessário fazer exames, uma vez que o remédio é contraindicado para pessoas com doenças renais e desgaste nos ossos.
Entre as primeiras capitais a receber o medicamento estão Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Manaus e São Paulo.

(Fonte: Agência Brasil)

Na ânsia de ser prefeito da cidade Dr. Hélio arrasta o governo para dentro de Parnaíba

Campanha pelo voto Leis de reconhecimento da utilidade pública de entidades sociais em geral servem apenas para que se saiba da existência d...