A Secretaria de Assistência Social e Cidadania(Sasc) comemorou, no dia 22 de outubro, o terceiro aniversario do Centro de Referência da Mulher Francisca Trindade. Na ocxasião foi ministrada uma palestra com o tema: Contextualização Histórica das Lutas Femininas pela Professora Doutora Francineide Pires Pereira, da Universidade Federal do Piauí.
Voltado especialmente ao atendimento da mulher vítima de violência, o CRM funciona articulado à rede de atendimento à mulher, que agrega o Instituto Médico Legal (IML), Delegacia da Mulher, Casa Abrigo e Defensoria Pública. O objetivo do centro é fazer o acolhimento das mulheres que chegam em busca de apoio psicológico e social. Para tanto conta com uma equipe de profissionais composta por advogado, assistente social e psicólogo, além dos técnicos de apoio assistencial, permitindo receber e encaminhar mulheres através das instituições parceiras.
Além do CRM, a Sasc mantém outras ações voltadas para as mulheres vítimas, como a Casa Abrigo “Mulher Viva”, que é um programa de proteção especial à mulher vítima de violência doméstica; o Projeto Acolher que capacita profissionais da rede de atendimento à mulher vítima de violência; o Projeto Transformando Vidas, que oferece capacitação profissional para mulheres em diversas áreas; e ainda o Economia Solidária, implantado pela Sasc no ano de 2004, com o objetivo de gerar renda familiar através da formação de grupos de produção solidária compostos por mulheres chefes de família socialmente vulnerabilizadas. Atualmente cerca de três mil famílias, nos diversos municípios do Piauí são beneficiadas pelos cursos do Economia Solidária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário