quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Duas usinas hidrelétricas no rio Parnaíba vão a leilão em dezembro


O Ministério de Minas e Energia colocará em leilão duas usinas hidrelétricas piauienses no próximo dia 17 de dezembro. As obras fazem parte de um conjunto de 5 usinas em todo o país. Os consórcios vencedores terão cinco anos para iniciar a produção de energia.


São elas a usina de Castelhano na altura da cidade de Palmeirais com capacidade de gerar 64 MW, e Ribeiro Gonçalves no município de mesmo nome potencial de 113 MW.


Antes, os consórcios farão o cadastramento junto à EPE (Empresa de Pesquisa Energética), estatal responsável pelo planejamento da expansão do parque de geração. O prazo para isso é dia 20 deste mês. A EPE disse que deverá anunciar os habilitados até o início de dezembro.


A avaliação de que parte das usinas anteriormente listadas não obteria o licenciamento obrigou o governo a excluir cinco das 10 unidades previstas. A capacidade instalada daquele grupo de hidrelétricas somava 3.762 MW --um bom acréscimo ao sistema em um único ano, segundo especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Urbanização e Biodiversidade: Desafios e Soluções

O Equilíbrio Urbano-Natural A interação entre urbanização e biodiversidade é um cenário dinâmico que redefine nossas paisagens. Explorar os...