terça-feira, 16 de novembro de 2010

WILTON MEDEIROS SECRETÁRIO DE SAÚDE DE LUÍS CORREIA MOSTRA COMO MELHORAR O ATENDIMENTO A POPULAÇÃO

A cada dia consolida-se a convicção de que uma gestão eficiente deve ser efetiva e compartilhada, sendo a informação o instrumento condutor que põe o governo a serviço do cidadão.

O direito à informação é um dos pilares da política de humanização do SUS. É um direito dos usuários possuírem informações sobre o funcionamento do sistema de saúde de modo que possam procurar o serviço mais indicado para cada problema. Isto permitirá um atendimento mais ágil com economia de tempo e recursos, tanto para os usuários quanto para a gestão. O SUS funciona como uma rede que deve estar integrada para que o atendimento aos usuários não sofra interrupções. Esta Cartilha tem o objetivo de informar-lhes sobre as várias unidades e serviços que compõem o sistema municipal de saúde de Luis Correia.

Foi idealizada pela Equipe Técnica de Saúde do Município considerando a necessidade de dar conhecimento a toda à população Luiscorreiense sobre a organização e o funcionamento do Sistema Local de Saúde.

Francisco Araújo Galeno Wilton Medeiros de Assunção

Prefeito Municipal Secretário de Saúde



A garantia do direito à saúde e ao acesso aos serviços é hoje um dos maiores desafios do Sistema Único de Saúde.

O Pacto pela Saúde do Ministério da Saúde define a regionalização como um dos principais eixos estruturantes, tendo como objetivo a garantia do acesso, a integralidade da atenção, a promoção da equidade, a qualificação do processo de descentralização e a racionalização de gastos e otimização de recursos.

Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Saúde de Luís Correia vem ao longo desta gestão estruturando a rede de serviços assistenciais de forma a garantir à população Luiscorreiense à assistência integral com uma rede municipal formada por 13 Unidades de Saúde públicas.



A Rede de serviços básicos é formada por 10 Equipes de Saúde – sendo 08 Equipes de Estratégia de Saúde da Família - ESF com Equipes de Saúde e Bucal e 02 Equipes de Estratégia Agentes Comunitários de Saúde – EACS. O município conta com 49 Agentes Comunitários de Saúde - ACS e 14 Agentes de Endemias.

As Unidades Básicas são responsáveis pelas ações de saúde voltadas para a população da área de sua abrangência, e funciona de segunda a sexta feira e devem ser as primeiras a serem procurados no caso de alguma necessidade de tratamento, informações ou cuidados básicos de saúde.

As Equipes de Saúde da Família são formadas por profissionais médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, Dentista, Auxiliar de Consultório Dentário, agentes comunitários de saúde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quase metade dos piauienses sobrevive com menos de R$ 21 por dia, aponta IBGE

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que  48,2% dos piauienses viviam em 2022 com m...