Na Operação Thysanura, deflagrada pela Polícia Federal na madrugada desta sexta feira (03.12) esteve em prédios onde funcionam unidades da Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí) para apreender documentos e computadores alvos da investigação de um inquérito iniciado há um ano. Além de cumprir 13 mandados em Teresina, os policiais foram ainda a Piracuruca, Parnaíba e Esperantina. São denúncias de irregularidades em licitações e desvio de verbas.
A Operação Thysanura foi inciada às 03:00 da manhã quando estiveveram na residência de Lucile Moura cumpindo mandado de busca e apreensão.
Pela primeira vez no Piauí, a Controladoria Geral da União participou de uma operação deflagrada pela Polícia Federal, onde os técnicos, acompanhados de policiais, identificaram os documentos que deveriam ser apreendidos.
Pela primeira vez no Piauí, a Controladoria Geral da União participou de uma operação deflagrada pela Polícia Federal, onde os técnicos, acompanhados de policiais, identificaram os documentos que deveriam ser apreendidos.
De acordo com Luis Fernando Menescal, controlador, a CGU não vai interferir na investigação. O órgão fará apenas análise dos documentos, caso seja solicitado pela corporação.
"Nós estamos inaugurando uma parceria com a Polícia Federal aqui no Piauí, que já existe em outros estados. Não sabemos em que vamos ajudar, só quando formos solicitados", disse o controlador.
Os policiais apreenderam também documentos em duas construtoras (São Judas Tadeu e Degrau) e em um escritório de contabilidade chamado Contiforme.
O delegado Olegário Pereira Nunes, da PF, não quis confirmar os nomes dos estabelecimentos.
Veja nota distribuída pela Polícia Federal aos meios de comunicações do Paiuí:
MJ – DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO PIAUÍ
COMUNICAÇÃO SOCIAL
NOTA À IMPRENSA
A Polícia Federal no Piauí comunica que na manhã de hoje (03/12), deflagrou, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), operação policial, consistente na execução de 16(dezesseis) Mandados de Buscas e Apreensão, sendo estes cumpridos na sede da empresa pública denominada Empresa de Gestão de Recursos - EMGERPI, bem como em empresas do ramo da construção civil e, ainda, em residências de funcionários públicos Estaduais. Os mandados foram solicitados por esta Polícia Federal e autorizados pela 5ª. Vara Federal – Seção Judiciária do Piauí.
. As investigações se iniciaram no ano de 2009, em face da requisição do Ministério Público Federal, com o objetivo de apurar denúncias de desvios de recursos e irregularidades em procedimentos licitatórios conduzidos pela EMGERPI, durante o período 2007/2009.
A medida cautelar de busca foi necessária em razão do não atendimento às solicitações formuladas pela Policia Federal para o completo fornecimento de documentos, imprescindíveis aos esclarecimentos dos fatos sob investigação.
Participam da operação policial 64(sessenta e quatro) policiais federais e 05(cinco) analistas da Controladoria Geral da União-CGU.
Logo mais às 11:00hs será fornecida entrevista coletiva à imprensa, no auditório desta Regional, para fornecimento de maiores informações sobre a operação policial.
Teresina/PI, 03 de dezembro de 2010.
COMUNICAÇÃO SOCIAL/SR/DPF/PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário