terça-feira, 29 de junho de 2010

Teresina recebe Quinteto Latino Americano de sopros da Paraíba


No próximo dia 09 de julho, Teresina recebe o projeto Sonora Brasil -Formação de Ouvintes Musicais-.Com o objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, a 13ª edição do projeto apresenta como tema ‘Música Brasileira do século XX- A obra de Claudio Santoro e Guerra-Peixe’.

Esses dois compositores cumpriram importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter. O objetivo principal é estudar e difundir o dodecafonismo, técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa.

Em quatro etapas o projeto apresenta quatro formações distintas que apresentarão a obra dos dois compositores em programas que buscam mostrar a evolução de suas obras, confrontando o período em que se dedicaram ao dodecafonismo com o período posterior, o nacionalismo, em que buscaram valorizar elementos da música genuinamente brasileira.

Representando três estados do Brasil e o Distrito Federal, o Quarteto de Brasília (DF), o Quinteto Latino-Americano de Sopros (PB), o Quinteto Leão do Norte (PE) e o Conjunto GYN Câmera), realizarão os concertos em mais de 90 cidades do país.

Em Teresina, o Quinteto Latino Americano de sopros da Paraíba se apresenta às 19 horas, no dia 09 de julho no Palácio da Música

SOBRE O QUINTETO

Fundado em março de 1978, é integrado por professores da Universidade Federal da Paraíba. Com um vasto repertório formado com obras de diferentes estilos e épocas vem apresentando-se regularmente no Estado da Paraíba, nas capitais de diversos estados do país e no exterior. Incursiona na música popular e erudita, concentrando seus esforços na orientação do gosto e da sensibilidade da platéia, dando especial atenção na divulgação de obras, arranjos e transcrições da música latino-americana. Desenvolve um extenso programa de pesquisas, visando à apresentação de obras inéditas dos compositores nordestinos.

Prefeitura expulsa ambulantes da Praça da Graça





Guarda Civil Municipal de Parnaiba, fiscais e camelôs, não se entenderam, quando os ambulantes foram convidados a desocupar a Praça da Graça. O alvo das reclamações feitas por eles, é que a Prefeitura de Parnaiba, governada pelo PTB, não tem lugar pra abrigar os ambulantes do centro da cidade. A blitz da Prefeitura também retirou das calçadas, das ruas do centro comercial, as mercadorias expostas por lojistas, que tiveram que acompanhar um caminhão, até o depósito da prefeitura para reclamarem a devolução das mercadorias, recolhidas ontém.

Gol quebra poste da Eletrobrás


Um acidente ocorrido hoje pela manhã, deixou um poste da rede de energia quebrado ao meio, um veiculo passeio, VW - GOL, com a frente danificada, na Avenida São Sebastião. Esta sena já esta virando parte da rotina do dia-a-dia na cidade de Parnaiba.

Prefeita Maninha participa de motocross para mulheres Charmosinhas Off Road em Luís Correia

  No último final de semana, a prefeita Maninha Fontenele marcou presença na primeira edição do motocross exclusivo para mulheres, o "C...