segunda-feira, 14 de março de 2011

PARNAIBA UMA OUTRA CIDADE É POSSIVEL

FACULDADE DE TEOLOGIA – FAT
DISCIPLINA: FILOSOFIA I
PROFESSOR: FREI FERNÂNCIO


PARNAIBA
UMA OUTRA CIDADE É POSSIVEL
FORUM SOCIAL FILOSOFICO TEOLOGICO PERMENENTE
PROPOSTA: PARA A CIDADE SUSTENTAVEL POSSIVEL


PROPOSTAS DO GRUPO I

Implantação da Coleta Seletiva de Lixo e Implantação de uma Industria de Reciclagem (objetivo resolver o problema do lixão).

Campanha de Conscientização Ambiental.

1 – Planejar a Campanha
2 – Chamar para uma reunião os setores chaves, formadores de opinião da sociedade abrindo para discussões.
Igrejas Evangélicas, Igrejas Católicas, Diretores e Professores de Escolas Públicas e Particulares e Lideres Comunitários.
3 – Ir as Igrejas, aos bairros e comunidades para organizar um dia “D” de conscientização com atividades como: Palestras, vídeos, peças teatrais, oficinas de reciclagem e etc.
Assunto a serem abordados:
Lixos em terrenos baldios
Descarte adequado de sacolas plásticas
Não desperdício de água
Não poluição da água ( Ex.: Canal São José)
Manuseio de Alimentos
Ver a necessidade de cada local.

Propostas formuladas por: Arlete, Francisca Meireles, Maria Cristina Brito, Iris Maria Ferreira da Cruz, Felipe Franco Aragão e Jair Rodrigues Rabelo.

PROPOSTAS GRUPO II

LIMPEZA PÚBLICA

Solicitamos ao poder publico a providencia mais eficaz quanto a coleta do lixo residencial e estabelecimentos públicos e privados, que são muitas vezes colocados nas calçadas das próprias residências, sem ter uma coleta adequada. Gostaríamos que fosse tomados atitudes dos poderes legislativo e executivo.
Sugestão: Que o atual aterro sanitário seja desativado e criado uma usina de reciclagem, para gerar emprego e renda para a população de baixa renda. Já que o aterro atualmente se encontra dentro da zona urbana da cidade.

Proposta formulada por: José de Jesus dos Santos, José de Arimáteia dos Santos,Tiago Miranda de Oliveira e Maria de Lurdes de Oliveira.

PROPOSTAS GRUPO III

TEMA: SAÚDE PÚBLICA.

Melhoria nos hospitais e postos de saúde.
1 – Mais médicos de plantão
2 – Novos equipamentos
3 – Bom atendimento
4 – Medicamentos à população
5 – Qualificação profissional

Propostas formuladas por: Maria Lurdes Nunes da Silva, Maria de Gorete Carvalho Vieira, Fábio de Sousa Trindade e Helenice de Aguiar Freitas.

PROPOSTAS DO GRUPO IV

BANHEIRO PÚBLICO

Propomos que sejam criados na cidade banheiros públicos em locais turísticos de movimento constante. Uma cidade como Parnaiba, “turística” tem que pensar no bem estar comum dos visitantes e da população local.
Ao visitar uma cidade e sendo bem recibo o turista sempre volta. Por este motivo, queremos solicitar a construção de banheiros públicos para o beneficio comum de todos.

Proposta formulada por: João Batista M. Oliveira, Cleiton Martins Borges, Altaide Maria Petronilia Aguiar e Raimundo Nonato de Sales Galeno Filho.

PROPOSTA GRUPO V

1 – Criação de um terminal rodoviário urbano na cidade de Parnaiba, onde em sua estrutura seria construído um andar superior para acomodação dos vendedores ambulantes e camelos do centro da cidade, assim como em Teresina, existe um shopping do cidadão.
2 – Criação de esgoto sanitário para o Mercado da Caramuru, com o objetivo de diminuir o mal cheiro, a proliferação de doenças causadas por animais e bactérias, provenientes do acumulo de esgoto a céu aberto.
3 – Melhoria do transporte público da cidade de Parnaiba.
4 – Criação de um segundo restaurante popular, para atender moradores e trabalhadores da grande região do Bairro Piauí.
5 – Criação de Lei que obriga os vereadores de Parnaiba à matricularem seus filhos em escolas públicas municipais da cidade. Com a obrigatoriedade dessa Lei, os nobres edis terão uma real noção da qualidade da educação no município.

Propostas formuladas por: Italo Caldas Ferreira, Mauricio Moraes de Oliveira, Regis Sousa da Silva, Maria Clotildes de Araujo Carvalho, Marcos José Marques e Rondinara Sousa da Costa.

PROPOSTAS DO GRUPO VI

Solicitar uma auditoria nas contas públicas da Prefeitura Municipal de Parnaiba, para saber como estão sendo utilizados os recursos da Educação, Saúde, Obras e etc.

Proposta formulada por: Francisco Kleiton Gomes de Carvalho, Oaidson Bezerra da Silva, Helton Augusto Diniz Sousa e Anderson de Jesus Silva da Rocha.

PROPOSTA DO GRUPO VII

PRAÇA DOS POETAS E TRANSPORTE PÚBLICO

Os veículos utilizados no transporte publico parnaibano esta fora dos padrões, para atender as necessidades atuais. Não há conforto, não há terminais para embarque e desembarque, os locais onde as vans e microônibus usam para estacionar têm prejudicado os transeuntes, donos de lojas e condutores de outros veículos que precisam circular na Rua Humberto de Campos.
Como solução, deveria ser aproveitada a Praça dos Poetas que em sua construção, ainda não apresentou aceitação pela população, por não ter utilidade. A mesma praça é usada por vândalos e moradores de rua, que à usam para fazer necessidades fisiológicas.
Observando o comercio de alimentos que gira em torno da Praça dos Poetas, podemos citar como ponto negativo e prejudicial a saúde publica, a venda de queijo a céu aberto, sem controle da vigilância sanitária. Como a Praça é usada por vândalos para fazerem suas necessidades fisiológicas. Há um temor de que insetos como moscas, possam estar transmitindo coliformes fecais para os alimentos ali comercializados.
Se o Poder Publico, fizer uma reforma devolvendo ao local sua finalidade anterior, seriam resolvidos vários problemas e um dos principais; a construção de um terminal urbano para adequar os transportes alternativos existentes na cidade. Os usuários do transporte publico, não tem um local onde possam se acomodar do sol e da chuva e clamam por um terminal a vários anos.

Proposta formulada por:
Jean Jorge Santos Nascimento, Francisco Rafael Freitas Cardoso, Keite de Araujo Sobrinho e Lucelia Mendes Nogueira da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MILHARES DE MÃES DE LUÍS CORREIA, PARTICIPAM DO SORTEIO DE UM CARRO ZERO NA PRAÇA NUBIA SUELY.

Muitas mães lotam a praça Nubia Suely neste momento para participar do bingo comparativo ao dia das mães de Luís Correia.