sábado, 25 de junho de 2011

Raio X Buritiense

Ivana Fortes diz que continuará em Buriti dos Lopes

Durante a entrevista concedida a este editor do Portal Ivana Fortes mandou um recado para a oposição buritiense. “Eu faço parte de um grupo político, adotei essa cidade, faço parte dela, pelo contrario do que pensam nossos adversários, nós iremos continuar em Buriti dos Lopes, mesmo depois que nós deixarmos a Prefeitura. Eu quando fui candidata a primeira vez, eu sabia que perdia as eleições, perdi e continuei em Buriti, eu gosto dessa terra com se fosse à terra que eu nasci”, disse Ivana.

Prefeita Ivana confirma que convidou Moraes Sousa para ser candidato

Quando indagada se era verdade que ela tinha feito um convite para o ex-deputado federal Antônio José Moraes Sousa para ser pré-candidato a prefeito de Buriti dos Lopes em 2012, Ivana confirmou tudo. “Nós teremos o nosso candidato, isso vai ser decidido pelo grupo. Nós apontamos o nome do ex-deputado federal Moraes Sousa, uma pessoa muito querida nessa região e filho adotivo de Buriti como eu também sou. Como dizia Ulisses Guimarães: nós vamos ouvir as vozes roucas da cidade e vamos ver qual é o melhor candidato. Mais não descarto a possibilidade de Antonio José ser o candidato do PMDB”, confirmou a prefeita.

A prefeita Ivana aproveitou também para mandar um recado ao Pavão

Ivana Fortes aproveitou a oportunidade para mandar um recado ao Toinho Tavares (Pavão) sobre o posicionamento dele na questão do lançamento da pré-candidatura de Moraes Sousa a prefeito. “Eu não admito que se cuspa no prato que comeu, porque no momento que foi lançado o nome de Antonio José Moraes Sousa, a única pessoa que pelo menos deveria ficar calado era o Antonio Tavares, porque politicamente ele se manteve quando não estava na Prefeitura. Preste atenção: politicamente, ele se manteve por conta do deputado Moraes Sousa”, alfinetou Ivana Fortes.

Ivana confirmou que sua mãe trabalhava no Gabinete do Mão Santa

Sem meias palavras e falando tudo, a prefeita não titubeou quando indagada se sua mãe ocupava cargo político. “Tem um vereador aí que falou que minha mãe tem um cargo no Gabinete do senador Mão Santa. Ela tinha porque ele não é mais senador. Mais do que justo! O Mão Santa convidou a minha mãe para ser assessora dele e ela foi. Eu conheço vários políticos daqui que estão ou que indicam alguém a cargos e negam, e eu não tenho o que negar. Agora o que eu não faço é cuspir do prato que eu comi”, falou.

Ivana diz que família de Pavão tem cargos na Assembléia

Ivana Fortes voltou a alfinetar o ex-prefeito Toinho Tavares e faz uma forte revelação ao Portal Boca do Povo. “Eu quero aqui dizer a vocês que a Dona Lúcia Tavares e a Ana Sávia (esposa e filha do Pavão) ainda hoje estão na Assembléia. Elas precisavam de um Gabinete para serem lotadas e o deputado que eles votaram na época, que hoje é do TCE-PI (Olavo Rebelo), foi pedir a deputada Juliana para que lotasse as duas no Gabinete dela. E elas estão hoje lotadas no Gabinete da deputada Juliana Moraes Sousa. Então o Antonio Tavares era o último político a criticar a pré-candidatura do ex-deputado Moraes Sousa, porque no passado ele também lançou a candidatura da Mana (Esposa de Moraes Sousa)”, revelou Ivana Fortes.

Ivana manda um recado aos pré-candidatos de seu grupo
A prefeita falou ao Portal que só trabalha na política com números, e manda um recado aos possíveis pré-candidatos de seu grupo político. “Todos os dois (Pieca e Bernildo) sabem que política deve ser trabalhada com números, com pesquisa. O político hoje que faz uma campanha sem o acompanhamento de um Instituto de Pesquisa ele já começa errado. Na minha campanha de reeleição eu fiz seis pesquisas do IPOP, não divulguei nenhuma porque não queria deixar minha oposição mais louca, mais desde o começo que dava aquela margem de votos que tive”, falou Ivana.

Prefeita Ivana vai fazer pesquisa para decidir candidato

Ivana Fortes falou que só vai decidir quem será seu candidato depois de realizar pesquisas. “O que nós vamos fazer a partir de janeiro, é ouvir o povo para decidir quem é o melhor nome. E como é que eu vou ouvir o povo? Eu não vou sair de casa em casa, então serão ouvidos estatisticamente através de uma pesquisa, que serão citados os nomes do ex-deputado Moraes Sousa, Pieca e Bernildo Val, e os nomes que a oposição apresentar que até hoje eu não vejo nenhum nome, depois disso é que faremos nossa análise”, finalizou a entrevista a prefeita Ivana Fortes.


Ex-candidato vai fazer um tour pela Europa
O Portal Boca do Povo recebeu uma informação de que a médica e ex-candidata a prefeita de Buriti dos Lopes Gildete Duarte, realizará uma viagem pelo Velho Continente nos próximos dias. Gildete deverá visitar a França, Portugal e Alemanha. O Portal desde já deseja uma ótima viagem a Doutora e um bom descanso, já que a mesma vem trabalhando muito nos últimos meses.

Vai depender de quem será o candidato

Uma de nossas fontes nos confidenciou que a prefeita de Buriti dos Lopes Ivana Fortes tem dois trunfos na manga. Se a oposição buritiense optar pelo lançamento da candidatura de Dra. Gildete, o candidato da prefeita será um. Já se a oposição resolver lançar outro nome, o candidato será outro. A fonte só não quis nos revelar quais seriam os dois nomes preferidos da prefeita.

Não quer pagar seu vice-prefeito

Os boatos que circulam na cidade de Caxingó é que a atual prefeita Mené (PSB) está há cerca de oito meses sem pagar o salário de vice-prefeito do seu vice Washington Luiz (PMDB). Comentam ainda que isso estaria gerando um mal estar dentro do grupo o que poderá forçar um rompimento dentro da base aliada da prefeita. As informações também dão conta de que ela fez uma reunião essa semana e parece que resolveu pagar um mês dos oito que estava atrasado.

Pieca realiza visita à comunidade de Barra do Longá

O ex-vice-prefeito de Buriti dos Lopes Djalma Percy (Pieca) esteve na noite de ontem, (23), no povoado Barra do Longá onde se reuniu com dezenas de pessoas da comunidade. Pieca vem trabalhando fortemente nos povoados para conseguir novos filiados para seu partido o PSB. Uma grande festa está sendo programada para o mês de setembro para comemorar a chegada de novos filiados.

Nome de Juscelino Duarte começa a crescer

O nome do vereador Juscelino Duarte (PDT) começa a ganhar força com os eleitores da oposição buritiense. Em conversas com algumas pessoas, o Portal verificou que a aceitação do nome do vereador para uma possível candidatura a prefeito de Buriti dos Lopes começa a ser vista com bons olhos. O único problema é que o vereador insiste em dizer que não é candidato.

Batista Brito tenta buscar seu espaço

Depois de declarar definitivamente que agora faz parte da oposição. Batista Brito agora terá que trabalhar para conseguir a confiança e simpatia dos opositores buritiense. Ele que também almeja chegar ao cargo máximo do Executivo de Buriti dos Lopes tem a dura missão de confirmar para a oposição que seu nome é o melhor para derrotar o grupo da prefeita Ivana Fortes. Se não conseguir esse espaço Batista terá que brigar por uma vaga de candidato a vice-prefeito.


Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

Milhares de pessoas compareceram ao 1ª dia do São João da Parnaíba

Rei da Boiada, campeão de 2010 foi uma das atrações.

A abertura do São João da Parnaíba, ocorrida na noite desta sesta-feira(24) contou com milhares de pessoas. Esta é a décima primeira edição do evento e está sendo realizada na Praça Mandu Ladino na Rua Padre Vieira.

Foram montadas arquibancadas com capacidade para 10 mil pessoas e diversos telões colocados em pontos estratégicos para que o público presente acompanhasse o que acontecia na arena do quadrilhódromo. Além disso, foram montadas mais de cem barracas com comidas típicas, artesanato e muitas outras opções.

Logo no inicio da noite às 18:00h foi feita uma apresentação da Banda Municipal (Concerto Junino) e em seguida foi realizada apresentações culturais, desfile das rainhas Juninas Adulto e Mirim 2011, novamente grupos culturais, Bumba-Meu-Boi Adulto - Rei da Boiada, Bumba-Meu-Boi Adulto - Diamante Negro, Bumba-Meu-Boi Adulto - Novo Piauí e finalmente a abertura oficial pelo Prefeito Municipal.

Segundo estimativas da Polícia Militar cerca de 15 mil pessoas compareceram ao primeiro dia, ao final dos nove dias espera-se mais de 100 mil pessoas.

Fonte: Jornal da Parnaiba

Folha de S. Paulo diz que aeroporto de Parnaíba vive às moscas


Segundo reportagem de Leandro Martins da Folha de S. Paulo publicada neste sábado os terminais aeroviários de de Parnaíba PI, Bagé RS, Ponta Porã MS e Uruguaiana RS juntos têm média de 27 pessoas/dia. A Infraero investiu R$ 33,2 milhões nos 4 terminais nos últimos anos só Uruguaiana recebe voos comerciais. A pior situação é do Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho.

Leia reportagem completa.

Enquanto aeroportos de capitais estão superlotados, há terminais com status de internacional no interior do país que estão às moscas. Os aeroportos de Parnaíba PI, Bagé RS, Ponta Porã MS e Uruguaiana RS são um exemplo da dificuldade de expansão da aviação regional em pontos mais distantes de grandes centros.

Na lista dos 66 aeroportos da Infraero, os quatro terminais são os que têm menos movimento - juntos, média de 27 pessoas por dia neste ano-, embora com status de internacional e investimentos totais de R$ 33,2 milhões nos últimos anos.

Das quatro cidades, apenas Uruguaiana tem uma empresa comercial em operação. Nos outros três casos, só aviões particulares ou táxis aéreos usaram as pistas. Governos locais afirmam que há demanda para impulsionar a aviação comercial. No entanto, sem citar cidades, empresas regionais como a Trip dizem que a expansão da malha esbarra em problemas de infraestrutura.

A situação pior é a de Parnaíba 335 km de Teresina, segunda maior cidade do Piauí, que até maio recebeu uma média de 5,2 passageiros por dia. Guarulhos, o mais movimentado do país, recebeu 80,7 mil pessoas por dia no mesmo período. A Infraero diz que investiu R$ 28,6 milhões no terminal de Parnaíba de 2007 a 2010, a maior parte na pista, ampliada para 2.500 metros. O terminal tem balizamento para voos noturnos, espaços para órgãos como Polícia Federal, além de capacidade para receber Boeings. No entanto, segundo o superintendente do aeroporto, José Ivan Vieira Magalhães, o último voo fretado internacional pousou ali em 2006.

O governo do Estado até baixou de 22% para 3% o ICMS sobre o combustível de aviação, mas, ainda assim, o terminal segue sem operações comerciais regulares. Estou com calos nos dedos de tanto bater nas portas de companhias aéreas, disse o secretário do Turismo do Piauí, Silvio Leite. Ele afirma que há demanda, por causa principalmente do potencial turístico da região, que inclui a chamada Rota das Emoções, entre Lençóis MA, Delta do Parnaíba PI e Jericoacoara CE.

Em Ponta Porã a 325 km de Campo Grande, onde a Infraero investiu R$ 4,1 milhões nos últimos anos, o terminal também só é usado para voos particulares. O fluxo de pessoas que vão à região motivada principalmente pelo comércio do lado do Paraguai justifica a abertura de voos, diz o vereador Ludimar Novais PPS, que lançou uma campanha para reavivar o aeroporto. Em Bagé a 377 km de Porto Alegre, o prefeito Luís Eduardo Colombo PT também lançou um movimento do tipo. Temos um grande fluxo, principalmente para a capital, disse Colombo.

Estratégicos:
Segundo a Infraero, os quatro aeroportos são internacionais porque estão em regiões estratégicas. A estatal diz que eles têm estrutura tanto para voo doméstico como internacional. No caso do aeroporto de Parnaíba, a empresa diz que cabe a Estados e municípios desenvolver ações voltadas ao turismo local.

Fonte: Jornal da Parnaiba

Presidente Dilma decide privatizar Porto de Luis Correia


Segundo informações publicadas no Blog de Josias de Sousa da Folha.com a presidenta Dilma Rousseff poderá privatizar Porto de Luis Correia (PI).

Veja o que diz o jornalista sobre os novos portos:

“O PT mal se refez do anúncio de que Dilma Rousseff privatizará aeroportos e a presidente já prepara um novo susto. O governo decidiu transferir à iniciativa privada a construção e a operação de novos portos marítimos.

Deve-se a informação às repórteres Renata Veríssimo e Célia Froufe. Elas noticiam que os portos privatizados serão assentados em 45 áreas. A coisa vai começar pelo Amazonas (Manaus) e se espalhará por outros 12 Estados. Sete no Norte e Nordeste. O resto, no Sul e Sudeste.

Na seara econômica, Dilma atende à demanda da produção, submetida à ausência de infraestrutura. No campo político, Dilma carboniza o discurso antiprivatista que Lula e ela própria desfiaram nos palanques contra rivais tucanos. Em 2014, o petismo terá de mudar de assunto. O ex-PT tornou-se um partido muito distante. Uma legenda lá longe.”

Cocal, Cocal dos Alves, Ilha Grande e mais 31 municípios do PI perdem recursos da saúde por não ter CNPJ

Vista da cidade Ilha Grande

Segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM) a partir do dia 30 de junho, os prefeitos devem enfrentar mais um problema no setor da Saúde, pois todas transferências de recursos federais serão suspensas. São 608 Municípios que devem ficar sem os repasses por não possuir o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica (CNPJ) próprio do Fundo Municipal de Saúde. No Piauí, 34 cidades serão afetadas segundo levantamento feito pelo Jornal O Dia.

São elas: Alto Longa, Antonio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Barro Duro, Bela Vista do Piauí, Bertolinea, Bonfim do Piauí, Brejo do Piauí, Campinas do Piauí, Caracol, Cocal, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Demerval Lobão, Fartura, Ilha Grande, Jerumenha, Lagoa do São Francisco, Landri Sales, Marcos Parente, Miguel Leão, Monte Alegre, Morro Cabeça do Tempo, Nova Santa Rita, Novo Oriente, Ribeira do Piauí, Santa Filomena, Santo Antonio dos Milagres, São Francisco de Assis, São João da Fronteira, São João da Serra, Sigefredo Pacheco, Tamboril e Várzea Grande.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirma que a decisão vai prejudicar milhares de pessoas que dependem do serviço municipal de Saúde. “Sem verbas, como os Municípios vão cobrir as despesas da área? A Saúde é uma setor que não pode esperar. “, alerta.

A suspensão está prevista na Lei 8.142/1990, porém a decisão não passou pela apreciação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que precisa se manifestar sobre a situação. A CNM questionou a decisão por meio de ofícios dirigidos ao Ministro da Saúde e ao presidente do CNS.


Fonte: Jornal da Parnaíba Com informações da CNM

Correndo contra o tempo o empresário Valdeci Cavalcante garante que o Shopping Amarração, em Luis Correia, no litoral do PI fica pronto em julho.


Correndo contra o tempo o empresário Valdeci Cavalcante garante que o Shopping Amarração, em Luis Correia, no litoral do PI fica pronto em julho. Empreendimento contará com Bancos, Supermercados e Farmácias e funcionará das 8h às 22h

O primeiro shopping da região norte do Piauí, terá parte de sua estrutura entregue em julho. Quem garante é o empresário e advogado Valdeci Cavalcante. Em entrevista ao180graus, ele disse que o 'Shopping Amarração', como vai ser chamado, será dividido em dois espaços e está confirmadíssimo para ser inaugurado no próximo mês de julho.

A ideia é abrir a parte térrea, com cerca de 100 lojas. Dentre essas, terá banco, supermercado, boutiques, artigos de perfumaria, farmácia e Correios. Devem funcionar de 8h às 22h e serão uma atração a mais na cidade de Luís Correia, a 350km de Teresina, no litoral e que sempre lota nas férias de julho. O180graus fez alguns registros do local há duas semanas e constatou em que pé está à obra.

Para se ter uma ideia, o empreendimento, que tem uma área total de 14.046,69 m² e o terreno com 12.118,76 m², é maior que o Shopping Riverside, localizado na capital. A obra corre em ritmo acelerado, mas Valdeci Cavalcante, que encabeça o mais novo shopping do Piauí, admite que a inauguração oficial, com tudo pronto, só acontecerá no final do ano. “Em julho abriremos apenas uma parte do shopping, para dar mais conforto aos turistas que visitam o litoral”, falou.

Vai servir até para hospedar turistas
Mas a nova atração do litoral não vai se resumir a apenas um centro de compras. A parte superior da estrutura terá cerca de 135 apartamentos disponíveis à venda. “Percebemos que as pessoas procuram casas e apartamentos para comprar em Luís Correia. Então pensamos no conforto deles também e disponibilizamos os apartamentos ainda na planta para que o cliente escolha o tamanho”, afirmou Valdeci. A obra está sendo realizada há cerca de um ano e meio, com recursos próprios. O empresariado, no entanto, teme que a falta de estrutura comprometa o empreendimento. Agespisa, Eletrobrás, Governo do Estado e Prefeitura de Luís Correia, dentre outros poderes, prometem que os problemas foram sanados e a cidade está pronta para receber muitos turistas em julho.

Fonte: 180graus.com.br

Luiz Correia prepara calendário das férias

A Prefeitura Municipal de Luiz Correia já prepara um super calendário de festividades para os turistas que visitarem o litoral do Piauí nas ferias de julho. A cidade já esta realizando o “Festejo de Bom Jesus dos Navegantes e São Pedro”, no inicio do mês de julho realizará a III Feart – Feira de Artezanato do Litoral, na Praça Nubia Suelly em parceria com o SEBRAE, nos dias 15, 16 e 17 será realizado o III Festival de Quadrilhas, na mesma praça e no dia 26 (aniversário da cidade) terá um grande show musical e cultural com grandes bandas e outras atrações.

Festa Junina no Povoado Curral Velho

Luiz Correia é a cidade do Piauí que mais recebe turistas em todos os meses do ano e na alta temporada os restaurantes da nova Orla da Praia de Atalaia, estão atendendo os frequentadores com otimos preços nas bebidas e comidas feitas com frutos do mar.

O Porto pesqueiro da cidade recebe neste periodo barcos vindos de todo o país, pois a pesca da lagosta movimenta o comercio local e o volume comercializado ultrapassa a casa dos milhões. Levando em consideração que só uma embarcação pode pescar até 5 mil quilos de lagosta. E existe empresario na cidade que possui até 100 embarcações, são conhecidos neste periodo do ano por “Milhonarios da Lagosta”.

O Prefeito Francisco Araujo Galeno está trabalhando, numa area muito criticada, que é a limpeza pública da cidade. As ruas de todos os bairros já começaram a receber atenção especial, a iluminação pública estará sendo reparada e novos postos de saúde e escolas estão sendo ampliadas e outras recem construidas. Uma delas é a Unidade Escolcar Cristiano Neto, no bairro Beira-Mar, o posto de saúde no bairro Santa Lúzia, o novo posto de saúde do povoado Sobradinho onde a Secretaria de Saúde está concluindo o processo licitatório para aquisição dos equipamentos para o funcionamento do referido posto. No bairro Cearazinho com as obras em fase de conlusão o posto de saúde moderno nos moldes requisitados pelo Ministério da Saúde em breve será inaugurado.

Na última quarta-feira a Secretaria de Saúde comandada pelo médico Wilton Medeiros, realizou a entrega de 4 novos veiculos para atender os programas que são desenvolvidos para beneficiar a população local como: CAPS, NASF e outros. Numa grande festa com um público que passou o dia todo recebendo atendimentos e orientações sobre cuidados com a saúde da família, milhares de pessoas puderam acompanhar de perto os profissionais e tecnicos que atuam em Luiz Correia. As pessoas ainda participaram dos sorteios de brindes.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Kim do Caranguejo e Wilton Medeiros entregam 3 novos veículos para atender a saúde de Luiz Correia.

A Secretaria Municipal de Saúde de Luiz Correia, realiza nesta manhã a Feira de Saúde. Onde estão sendo oferecidos vários atendimentos e desenvolvidos temas sobre os programas oferecidos a população local, será também feito a entrega dos 3 novos veículos adquiridos com recursos próprios da secretaria, que irão atender a população.


















Prefeita Maninha participa de motocross para mulheres Charmosinhas Off Road em Luís Correia

  No último final de semana, a prefeita Maninha Fontenele marcou presença na primeira edição do motocross exclusivo para mulheres, o "C...