O Jornal Hoje, Rede Globo, exibiu na sexta-feira (30/12), no quadro ‘Tô de Folga’, as belezas da cidade de Cajueiro da Praia, que fica a cerca de 390 km de Teresina. A reportagem de Marcos Teixeira, TV Clube, exibiu em Rede Nacional os potenciais turísticos do litoral piauiense.
Não é a primeira vez que pontos turísticos do estado são exibidos em em rede nacional, só nesta quadro do Jornal Hoje foram pelo menos cinco reportagens em 2011. Falta agora mais investimentos por parte do governo para que o turismo seja alavancado.
CONFIRA ABAIXO MATÉRIA NA ÍNTEGRA
Teresina é a única capital do Nordeste não banhada pelo mar. O Piauí tem uma faixa litorânea pequena de apenas 66 quilômetros. As praias são pouco badaladas, mas começam a ser descobertas pelos turistas, como é o caso de Barra Grande.
A vila de pescadores fica 390 quilômetros de Teresina. A praia é tão tranquila que virou habitat de uma espécie em extinção: o peixe-boi marinho.
Uma das opções de passeio em Barra Grande é fazer a rota do cavalo marinho. O passeio começa na praia e de carroça. São três quilômetros pela praia. Na chegada ao manguezal, o turista troca de meio de transporte e pega uma canoa.
Mais dez minutos e surge no mangue, o colorido dos cavalos marinhos. Um momento mágico para quem pode ver o animal bem de pertinho. "Um bichinho exótico, lindo também. A cor dele. É encantador", diz Bruna Miranda, estudante.
Quem vai para Barra Grande não deve esperar muito luxo. As pousadas são simples, mas aconchegantes, as diárias vão de R$ 140,00 a R$ 350,00
À noite, o movimento é na chamada rua dos gringos, cheia de pequenos restaurantes e barzinhos. Mas a atração de Barra Grande é mesmo a praia com um vento que chega a 60 quilômetros.
Vento forte e contínuo durante oito meses do ano. Essas características fizeram da praia o paraíso dos praticantes de kite surf atrai velejadores de todo o Brasil.
A praia também é boa para quem ainda está aprendendo. "O nosso mar em Barra Grande é um mar muito especial. Quando a gente cai lá no fundo, o mar tá na cintura. A gente pisa na areia. Então, o aluno adquire mais confiança. Não dá tanto medo", explica João Bosco, surfista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário