quinta-feira, 1 de março de 2012

Cidades que não têm médicos de segunda a sexta estão com irregularidades no PSF

Na grande maioria das cidades do interior do Piauí, os médicos só trabalham dois ou três dias em cada cidade, entretanto os pagamentos são feitos integralmente.

O Tribunal de Contas da União constatou, através de fiscalização, irregularidades no Programa Saúde da Família em vários municípios do Piauí. As irregularidades são, principalmente, quanto à acumulação indevida de emprego por médicos e outros profissionais das equipes do programa e, sobretudo, por descumprimento da carga horária de trabalho.

O trabalho de apuração das irregularidades no Programa de Saúde da Família (PSF) no estado do Piauí envolve toda a rede de controle e fiscalização dos órgãos da administração pública, formada pelo Tribunal de Contas do Estado, a Controladoria Geral da União e Advocacia Geral da União, Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral do Estado, além do TCU.

No Brasil a origem do PSF remonta criação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em 1991, como parte do processo de reforma do setor da saúde, desde a Constituição, com intenção de aumentar a acessibilidade ao sistema de saúde e incrementar as ações de prevenção e promoção da saúde. Em 1994 o Ministério da Saúde, lançou o PSF como política nacional de atenção básica, com caráter organizativo e substitutivo, fazendo frente ao modelo tradicional de assistência primária baseada em profissionais médicos especialistas focais.

Vale lembrar ainda que todas as cidades em que não é oferecido atendimento médico de segunda a sexta-feira estão, de certa forma, irregular de acordo com o cronograma do PSF, tendo em vista que os médicos do PSF devem trabalhar com uma carga horária de 40 (quarenta) horas semanais.

Na grande maioria das cidades do interior do Piauí, os médicos só trabalham dois ou três dias em cada cidade, entretanto os pagamentos são feitos integralmente.

Além do fato

No início do mês passado o Portal Boca do Povo já havia noticiado que o Programa Saúde da Família (PSF) no município de Buriti dos Lopes estaria sendo alvo de muitas críticas por parte da população.
Lavrador é picado por cobra cascavel no município de Buriti dos Lopes
O homem conseguiu matar a cobra e colocou o animal peçonhento dentro de uma sacola de plástico.

O lavrador Antonio de Pádua Diniz Sales, 60 anos, residente na localidade São Pedro, na zona rural do município de Buriti dos Lopes, foi picado por uma cobra cascavel por volta das 11 horas da manhã da última terça-feira (28), quando o mesmo se encontrava em uma roça na comunidade Salgadinho zona rural do mesmo município.

O homem conseguiu matar a cobra e colocou o animal peçonhento dentro de uma sacola de plástico. Ao ser socorrido pela SAMU de Buriti dos Lopes, ele levou a cobra consigo para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba, para mostrar que realmente tinha sido picado por uma cobra venenosa.

Ao receber os primeiros socorros no HEDA, o lavrador foi transferido para Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba, onde ficou internado em observação aguardando alta médica para a manhã desta quarta-feira (29).
Vereador de Buriti dos Lopes falta a todas as sessões do mês de fevereiro
O parlamentar não comparece as sessões e quando denunciamos, somos cobrados injustamente por alguns coniventes que acusam o Portal de perseguição.

Vereador Olavo Machaco (PMDB)
Após semanas de recesso, um suplente de vereador que assumiu a vaga de um companheiro que está licenciado, parece que decidiu por conta própria esticar às ‘férias’ e não compareceu a nenhuma das quatro sessões ordinárias do mês de fevereiro na Câmara Municipal de Buriti dos Lopes.

Apesar de ter assumido temporariamente a vaga do vereador Jarbas Fortes (PMDB) o suplente de vereador Olavo Machado (PMDB) não deu as ‘caras’ nas sessões para fazer jus aos R$ 3.597,34 que recebe o vereador, e pelo visto o dinheiro público continua entrando pelo ralo.

A ausência do vereador Olavo Machado as quatro sessões foi criticada por alguns parlamentares e principalmente por populares que comparecem ao recinto para assistir as plenárias. As sessões foram realizadas nos dias 15, 23 e 27 de fevereiro (nesta última data foram realizadas as duas últimas do mês).

Nem sequer comunicar a mesa o parlamentar fez, e o presidente da Casa vereador Junior Percy (PTB) até o momento não tomou nenhuma providência e muito menos se manifestou em plenário para dizer à população que decisão irá tomar. Já a vereadora Jaqueline Brito (PMDB) usou o tempo livre para demonstrar seu total repúdio para com a falta de responsabilidade do vereador com a população.

O engraçado é que alguns parlamentares não comparecem as sessões e quando denunciamos, somos cobrados injustamente por alguns coniventes que acusam o Portal de perseguição. Temos que bater palmas para os que estão sempre participando das sessões e não iremos medir esforços para criticar aqueles que brincam de ser vereador e tratam o dinheiro público com chacota.

A sociedade de Buriti dos Lopes está chocada com mais um escândalo e espera que o Ministério Público, tome providência. Servidores reivindicam reajuste dos vencimentos e não são atendidos, enquanto vereador recebe sem trabalhar. Isso é lastimável!

O presidente demonstra total despreparo ao lidar com a situação, e as ausências de parlamentares em sessões corre frouxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MILHARES DE MÃES DE LUÍS CORREIA, PARTICIPAM DO SORTEIO DE UM CARRO ZERO NA PRAÇA NUBIA SUELY.

Muitas mães lotam a praça Nubia Suely neste momento para participar do bingo comparativo ao dia das mães de Luís Correia.