sexta-feira, 2 de março de 2012

Noticias de Luis Correia

Com destino a Canindé- CE, Motociclistas Amigos dos Asfaltos saíram em romaria.

Hoje, dia 02 de março de 2012 às 4:30h da manhã, saíram em romaria com destino a Canindé-CE, o grupo de motociclistas Amigos dos Asfaltos, de Luís Correia.
Momento que os motociclistas recebiam a benção.


A 3ª Romaria dos motociclista Amigos dos Asfaltos, saiu da Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Luís Correia, após receber a bênção do Pe. Roberto Francelino.


A romaria começou há 3 anos, quando um grupo de amigos mototaxistas de Luís Correia, se reuniram e saíram em destino a Canindé-CE. Depois o grupo se fortaleceu e hoje tem em torno 150 motociclistas, e carro de apoio com reboque.

Empresa conclui análise para obras do Porto de Luís Correia.

Será desenvolvido um novo projeto definitivo para a instalação do porto no Piauí.

A equipe de engenharia da Secretaria de Estado dos Transporte (Setrans) recebeu o relatório que analisa as condições das estruturas já existentes no Porto de Luís Correia, localizado a 338 quilômetros de Teresina. Uma empresa de Brasília verificou a situação atual do porto, como o estudo de impacto ambiental e a viabilidade sócio-econômica da obra. Após análise desse relatório será desenvolvido um novo projeto definitivo para a instalação do porto no Piauí.

Obras do Porto de Luis Correia

“Esse projeto será mais completo. Foram verificados o projeto de acesso ao porto, a retroárea, dragagem e aprofundamento e os estudos ambientais. Foi verificado não só as obras do cais mas o porto como um todo, o que inclui a píer de atracação. Teremos um porto completo aqui no Estado”, assegura Osvaldo Leôncio, diretor de Transportes Modais da Setrans.

O governador Wilson Martins tem cobrado uma maior agilidade na execução desse projeto. Segundo Osvaldo, nos próximos seis meses todo o projeto do porto deverá ser concluído para que sejam feitos os trâmites necessários para a execução da obra. Os recursos para a obra já estão garantido através da Secretária de Portos da Presidência da República.

O Porto de Luís Correia irá garantir, principalmente, o escoamento da produção dos Cerrados piauienses e dos produtos das empresas instaladas na Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba. A fim de diminuir ainda mais os custos no transporte da produção do Piauí, o Governo do Estado estuda a revitalização da ferrovia que liga a capital Teresina à cidade litorânea.

DER elabora projeto de duplicação da PI-166, que liga Luís Correia ao Coqueiro.


O secretário do Turismo, Sílvio Leite, entregou para o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), Severo Eulálio, na presença do secretário de governo, Wilson Brandão, o projeto executivo do Anel Viário de Parnaíba. O projeto foi elaborado pela Setur, com recursos do Ministério do Turismo e será executada pelo DER. Além do Anel Viário, a Setur repassou, oficialmente, os termos de referência para que o DER licite os projetos de duplicação da PI-166, de Luís Correia ao Coqueiro e de Ilha Grande à praia da Pedra do Sal em Parnaíba.



O Anel Viário de Parnaíba está orçado em R$ 6.449.984,32 e consiste na ligação da rodovia BR-402 à BR-343, onde será implantado um trecho de 3,65 quilômetros que irá desafogar o fluxo de carros que transitam nestas rodovias. Segundo a arquiteta da Setur, Denise Almeida, o Anel Viário de Parnaíba passará próximo ao aeroporto. “Com esse projeto, a BR-343 receberá duas extremidades do Anel Viário, uma junto ao aeroporto de Parnaíba e outro no segmento Parnaíba-Buriti dos Lopes. Isso vai permitir a redução do tráfego de veículos pesados dentro da cidade”, disse.

Segundo Sílvio Leite, foi feito um estudo de tráfego para a escolha do local onde será construído o Anel Viário. “Devido ao crescimento do turismo no litoral do Piauí, o tráfego também tem ficado intenso principalmente na BR-343, que dá acesso a Parnaíba e Luís Correia, passando pelo aeroporto. Estamos entregando ao DER um projeto pronto para ser executado, com estudo de tráfego para os próximos 10 anos”, disse.

O secretário explica ainda, que com o Anel Viário parte do tráfego que chega a Parnaíba pela BR-343 e sai pela BR-402 será desviado, diminuindo a passagem de veículos dentro da cidade e reduzindo a distância total a ser percorrida atualmente de 7,9 quilômetros para 3,6 quilômetros quando a obra for concluída.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí, Severo Eulálio, disse que a equipe irá analisar os termos de referência das duas duplicações na PI-116, para preparar a licitação dos projetos e também do Anel Viário de Parnaíba. “Recebi toda a documentação necessária para a licitação da obra do Anel Viário de Parnaíba, já com licenciamento, titularidade da área e orçamento necessário, a equipe do DER vai trabalhar na elaboração desse edital, como também na elaboração dos projetos para a duplicação da PI-116”, disse.

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