terça-feira, 13 de março de 2012

Tartarugas do Delta participa de planejamento escolar no Coqueiro da Praia

No mês de fevereiro o Projeto Tartarugas do Delta participou do planejamento da Escola Municipal Carmosina Martins, do Coqueiro da Praia, no município de Luís Correia, com a participação de oito professores.
Esta instituição pública escolar é nova e funciona com estudantes do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e EJA, nos turnos manhã, tarde e noite. Nesse encontro foi apresentado o Projeto Tartarugas do Delta, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, na ocasião os professores mostraram suas ações no Projeto Político-Pedagógico relacionadas à educação ambiental.
- Vimos em seus objetivos a intenção de proporcionar ética e cidadania, através da educação pública de qualidade e o oferecimento de um ensino que seja comprometido com as questões ambientais – declarou a coordenadora de Educação Ambiental do Tartarugas do Delta, bióloga Francinalda Rocha.
O envolvimento de estudantes e suas famílias foi o foco principal dos professores para o trabalho de Educação Ambiental na escola, o levantamento de questões relacionadas ao lixo, limpeza de praia, sensibilização de turistas e comunidade, além da arborização, cuidado e conservação com o patrimônio público via Projeto Essa Escola é Minha. Os técnicos do Tartarugas do Delta foram convidados construir o desenvolvimento e execução dessas ações.
- O planejamento será realizado ao longo do ano juntamente com os professores da escola e vai envolver cerca de 350 alunos dos turnos manhã e tarde – finalizou a bióloga.


2 - Educação Ambiental, cidadania e os perigos da droga são temas de oficina em escola luiscorreiense

A Escola Municipal Carmosina Martins, em Luís Correia, recebeu uma oficina de Educação Ambiental com a temática: ‘Meu Ambiente – Exercício de Cidadania’ destinada a 180 estudantes do Ensino Fundamental nos turnos manhã e tarde.
O encontro promovido pelo Projeto Tartarugas do Delta, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, estimulou a reflexão sobre direitos e deveres dos cidadãos em meu ambiente.
Vários questionamentos sobre a temática foram aplicados aos participantes no intuito de identificar o comportamento que deve existir na escola para funcionar de maneira harmoniosa para todos. Os estudantes se reuniram em duplas e passaram a conversar sobre o assunto em seguida elaboraram um painel sobre suas respostas.
- Ter a escola limpa, boa alimentação e quadra de esporte foram os quesitos mais apontados pelos estudantes como sendo seus direitos. Cuidar das carteiras, do ambiente escolar, participar das aulas foram os deveres mais lembrados – destaca a coordenadora de Educação Ambiental do Tartarugas do Delta, bióloga Francinalda Rocha.
A bióloga acredita que os estudantes demonstraram conhecimento e que dependerá da equipe de funcionários da instituição estimular a vivência dos direitos e deveres fazendo um pleno exercício da cidadania. Os resultados foram encaminhados para equipe gestora da escola para dar conhecimento e o devido encaminhamento.
- Apresentamos o Projeto Tartaruga do Delta como parceiro da escola na conservação do ambiente e que a presença das tartarugas na região é um bom indicador de que a nossa praia ainda está cuidada, mas que é preciso fazer mais para que continue sempre melhor – revelou Francinalda Rocha.
Ao longo do ano o Tartarugas do Delta vai realizar ações com os estudantes do 5º e 6º ano e seus professores, onde também serão trabalhadas, através de metodologias diversas, temáticas como os perigos das drogas.
- Ao final de cada encontro vamos sortear material educativo e informativo, além de bonés, cartilha e folder – finalizou Francinalda Rocha.

3 - Tartarugas do Delta traça metas com professores de Cajueiro da Praia

Cerca de 20 professores das unidades escolares José Adrião, Maria Florência do Nascimento e Arlindo Sampaio todas da comunidade Barra Grande, município de Cajueiro da Praia no litoral do Piauí, participaram do encontro promovido pelo Projeto Tartarugas do Delta para avaliar as ações de Educação Ambiental realizadas de 2010 a 2011.
A atividade conduzida pela coordenadora de EA do projeto, Francinalda Rocha, e pelo colaborador Fiorenzo Bonetta, foi realizada no último dia 03 de março onde foram avaliadas ações como palestras, sensibilização com alunos, oficinas com multiplicadores e estudantes, limpeza de praia e apresentação de todos estes momentos por meio de portfólio e DVD.
- Os professores disseram que de imediato o início do trabalho serviu para despertar a conscientização e que questão ambiental não é trabalhada em curto prazo. Na sala de aula o exercício dos temas ainda é embrionário, pois a transformação dos alunos e professores acontece de forma lenta – informou Francinalda Rocha.
Os relatos apontam ainda que o trabalho é eficaz, mas ainda falta muito a ser aplicado em sala de aula que depende dos multiplicadores e suas práticas. Para eles o conhecimento de algo novo como a existência, importância, responsabilidade e o cuidado com as tartarugas foi bastante positivo principalmente para os alunos que andam bastante pela praia.
A avaliação da limpeza de praia também foi ponto forte do encontro com diversas opiniões de continuidade, maior planejamento e o acréscimo de outras datas.

PROPOSTAS DE AÇÕES A SEREM REALIZADAS NA ESCOLA
Os professores escreveram as suas propostas de Educação Ambiental a serem trabalhadas na sala de aula:
- Conscientizar a família em primeiro lugar sobre a questão da continuidade da EA e a partir daí trabalhar com os alunos na escola;
- Palestras na comunidade; trabalhar com a família e projetos na escola;
- Em primeiro lugar a consciência dos próprios professores que precisam se reunir mais vezes para trabalhar os problemas buscando soluções possíveis desde dificuldades do aluno em relação à aprendizagem quanto a outros problemas, assim como a educação ambiental;
- Mostrar para o aluno que a preservação, a conservação do meio ambiente nos garante para o presente e o futuro uma qualidade de vida melhor;
- Mostrar na prática como conservar o ambiente saudável para o desempenho das crianças e a família como é o ambiente conservado;
- Aula sobre meio ambiente todas as sextas feiras em todas as turmas da escola com a participação da comunidade;

ENTREGA DOS CERTIFICADOS
Após a avaliação, os professores multiplicadores receberam seus certificados de participação do Projeto Tartarugas do Delta realizado pela Comissão Ilha Ativa com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

ESCOLA A SER TRABALHADA PELO TARTARUGAS DO DELTA EM BARRA GRANDE
1 - Unidade Escolar José Adrião;
- O que diz o Projeto Político Pedagógico em seus objetivos sobre a EA;
- Perceber o integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para melhoria do Meio Ambiente;
- Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva.
Na escola têm oito professores e funciona o ensino Fundamental do 4º ao 9º ano.

DATAS DOS PLANEJAMENTOS COM PROFESSORES DO PÓLO BARRA GRANDE
1 - 03/MARÇO
2 - 05/ MAIO
3 - 04/ AGOSTO
4 - 29/ SETEMBRO

PROVÁVEIS TURMAS A SEREM TRABALHADAS EM CAJUEIRO PROJETO TARTARUGAS

 UNIDADE ESCOLAR JOSÉ ADRIÃO:
5º ANO MANHÃ – 20 alunos, de 9 a 12 anos; Professora Atenaide Veras de Araújo.

5º ANO TARDE - 20 alunos, de 10 a 17 anos; Professora Antônia Célia de Araújo

 UNIDADE ESCOLAR ARLINDO SAMPAIO:
Na escola tem sete professores, com cinco turmas no turno manhã e cinco na parte da tarde; funciona do pré- I ao III e do 1º ao 4º ano; 3º ano 8-15 anos manhã e tarde, sendo 23 (M) e 24 (T); Professoras: Silvana Maria Lopes e Rejane Batista da Silva.

 UNIDADE ESCOLAR MARIA FLORÊNCIA DO NASCIMENTO:
Na escola têm quatro professores do Pré I ao III até o 5º ano, turnos manhã e tarde; 4º ANO – manhã – 11 alunos com a professora Daniele Monteiro de Brito; 3º ANO manhã com 12 alunos a professora é Francisca Luzia Vieira.
Fonte e Fotos: Projeto Tartarugas do Delta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vítima cai em golpe de venda de carro pela internet e perde R$ 8.000,00, em Parnaíba

Duas pessoas foram parar na Central de Flagrantes de Parnaíba nesta quinta-feira (02), após serem vítimas de um golpe um tanto quanto curios...