quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Justiça Eleitoral reúne representantes de coligações para falar sobre propagandas eleitorais

BURITI DOS LOPES E BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ
Todas as coligações dos municípios de Buriti dos Lopes, Bom Principio do Piauí, Caraúbas do Piauí e Caxingó enviaram seus representantes.

A Justiça Eleitoral da 33ª Zona Eleitoral de Buriti dos Lopes reuniu-se, na tarde de quarta-feira (15), com coordenadores de campanhas, delegados de partidos, chefes dos GPMs, assessores jurídicos, imprensa e alguns candidatos. O encontro ocorreu no Fórum Dr. Hilson Bona, Centro, Buriti dos Lopes, tendo sua pauta sido composta por recomendações e advertências sobre os tipos de propagandas que os políticos poderão ou não fazer neste pleito.

A reunião foi conduzida pelo juiz e promotora eleitorais, respectivamente Dr. Carlos Marcello Sales Campos e Dra. Francineide de Sousa Silva. Durante cerca de duas horas os dois explanaram sobre a legislação, tendo enfatizado a necessidade de os partidos adotarem campanhas honestas, sem poluição visual, sonora e com respeito ao eleitorado. Ainda, conforme ficou combinado, responsáveis por cada grupo que disputará a eleição fizeram alguns acordos, a qual lavrou um termo de ajustamento de conduta, a fim de adequar o formato das propagandas.

Todas as coligações dos municípios de Buriti dos Lopes, Bom Principio do Piauí, Caraúbas do Piauí e Caxingó enviaram seus representantes. Dentre alguns acordos, ficou acertado que a propaganda volante será realizada das 8 horas às 22 horas com intervalo de duas horas entre o meio-dia e 14 horas, e o volume do som não poderá ultrapassar os 80 decibéis, podendo o condutor do veículo ser enquadrado no crime ambiental em caso de desrespeito.

Outro ponto questionado e que será fiscalizado com rigor é as questões das visitas de candidatos a residências de eleitores. Segundo a promotoria, as visitas terão que ser realizadas entre as 8 horas e 22 horas, podendo o candidato que for flagrado realizando visitas na “calada da noite” ser enquadrado em crime eleitoral.

A Justiça Eleitoral informou ainda aos presentes que irá fiscalizar com rigor os abusos que vem sendo cometidos por alguns candidatos e coligações, principalmente nos finais de semana, uma vez que os abusos aumentam com a ausência das autoridades. Por fim, pediu que os coordenadores entrassem em acordo quando na realização de eventos para que não houvesse confronto entre eleitores e simpatizantes das coligações como já aconteceram no passado, além de pedir empenho das Polícias na fiscalização de abusos.

Por e fotos: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul subiu para 83 e outros quatros óbitos estão em in...