quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Nota de Esclarecimento da Associação Comercial e Industrial de Luis Correia



NOTA DE ESCLARECIMENTO.

A associação Comercial e Industrial de Luís Correia; vem a público num primeiro momento; reproduzir o que reza o seu estatuto.

Art. 10 - A Associação Comercial e Industrial de Luís Correia é uma entidade civil de personalidade jurídica privada, sem fins lucrativos, voltada para o social e para o fomento do desenvolvimento sustentável de Luís Correia.

No dia 18/09/2012, esta Associação promoveu um DEBATE DEMOCRÁTICO na sede da Pousada Flores de Mandacaru. Não obstante o elevado grau de civilidade, educação e respeito mútuo entre os nobres Candidatos que; se comportaram em consonância com aquilo que se espera de uma pessoa que tem a aspiração de administrar este município; ainda há pessoas que em desacordo com a verdade, procura enlamear o nome desta Instituição Associativa.

É mister ressaltar aquilo que foi dito por este Presidente na abertura do debate: “A associação Comercial e Industrial de Luís Correia é apolítica”. Não temos partido, não temos candidato e só sustentamos uma bandeira; a do progresso. O pré-falado debate teve o intuito único de trazer ao Comércio local uma oportunidade de obter elementos de convicção para escolher aquele (a) que vai administrar o município pelos próximos quatro anos.

Em face do acima exposto; esta Associação informa que; os três candidatos, Senhora Adriane prado, Senhor Zequinha Machado e Senhor Francisco Araújo Galeno (Kim do Caranguejo) tiveram chance e tempo iguais em todas as rodadas. O tempo foi cronometrado por um Diretor da Associação e nenhum candidato foi tão instado para o cumprimento do tempo do que o candidato Kim do Caranguejo. No entanto, o referido candidato não demonstrou melindre e acatou as citadas advertências com educação e de forma respeitosa como não poderia deixar de ser.

Vale salientar que o Senhor Kim do Caranguejo, conforme o anunciado pelo Presidente durante o debate, não foi tratado como Prefeito e sim como candidato e como candidato se comportou. Portanto, não gozou de nenhum privilégio como alardeia um diminuto e despreparado grupo. Vale destacar que; nesse grupo consta uma figura que sequer assistiu o debate e ainda assim ousa falar mal do que não presenciou. É aquela figura que; “não leu o livro e não gostou”, o típico “Maria-vai-com-as-outras”.

Não seria justo deixar de frisar que o único a quem não foi feita uma única advertência, foi o candidato Zequinha machado.

E mais; os três candidatos foram bastante aplaudidos, ficando sobejamente caracterizado que; por ordem da Diretoria da Associação, foi permitida a entrada de parte da agremiação de cada candidato.

Quem tiver dúvidas acerca do ocorrido durante o debate, que obtenha cópia do vídeo de inteiro teor que está veiculado na internet e tire suas conclusões; avalie por si próprio se ouve favorecimento a quem quer que seja; se houve baixaria ou se teve conotação de armadilha para qualquer um dos candidatos.

Finalmente; àquele (a) que; por qualquer motivo se sinta prejudicado; que se expresse de forma direta, pública, verdadeira e fundamentada. Todos os candidatos que participaram do debate merecem e tem o respeito desta Instituição; sendo desarrazoado e despropositado se falar em baixaria, privilégio ao candidato Kim do Caranguejo ou armadilha para “a” ou “b”; até porque o Empresariado local não depende da bênção de qualquer candidato (somente de Deus), pois somos independentes. Partindo deste princípio, não é racional se dar crédito às bazófias e falácias de pessoas irresponsáveis.

Aos precursores da tentativa de macular a idoneidade da Associação Comercial e Industrial de Luís Correia; deixamos a seguinte frase:

Pessoas sábias falam de ideias; pessoas comuns falam de coisas; pessoas medíocres falam de pessoas!” (Platão).


Por:                                            PAULO AFONSO
         Presidente da ACI-LC


Parceria entre Codevasf e governo do Piauí fará demarcação do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba‏.

O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, que abrange uma área rica em biodiversidade, será contemplado nas ações de revitalização de bacias da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Em parceria com o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), a empresa coordenará serviços de demarcação topográfica, levantamento cadastral físico, agrícola e jurídico, bem como atividades de educação ambiental e comunicação social na região. O investimento é da ordem de R$ 4,5 milhões, recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Criado em 2002 através de decreto presidencial, o parque tem o objetivo de proteger as nascentes do rio Parnaíba, que abrange quatro estados brasileiros: Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins. Com a conclusão do projeto, prevista para acontecer em 12 meses, será possível visualizar concretamente os limites do parque e obter informações sobre ocupação da área, produção agrícola, entre outras. Outro resultado esperado é a conscientização da população local a respeito da necessidade de conservação do local, o que será viabilizado por meio de audiências públicas e cursos sobre meio ambiente.
O diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, José Augusto Nunes, ressalta a importância dessa iniciativa. “A demarcação do Parque Nacional das Nascentes é um grande passo no processo de revitalização do rio Parnaíba, não apenas pela preservação de uma área de relevante interesse ecológico, mas pelo simbolismo que esta representa”, afirma.
Além da Codevasf e da Semar/Piauí, que vão atuar no repasse e na gestão dos recursos e na fiscalização das atividades, essa iniciativa tem a participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que deverão orientar as ações de acordo com as exigências das normas ambientais. As competências de cada um dos órgãos nesse trabalho serão estabelecidas em um Acordo de Cooperação Técnica, que está sendo articulado.
A ordem de serviço para que a empresa vencedora da licitação inicie os trabalhos de demarcação do parque foi dada na última semana, durante audiência pública no município de Corrente (PI), pelo governador do Estado do Piauí, Wilson Martins; pelo diretor de Revitalização da Codevasf, José AugustoNunes, e pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, Dalton Macambira, na presença do presidente do ICMBio, Roberto Ricardo Vizentin.
Sobre o parque - Com uma área de aproximadamente 730 mil hectares, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba alcança os municípios de Gilbués (PI), São Gonçalo do Gurgueia (PI), Barreiras do Piauí (PI), Corrente (PI), Alto Parnaíba (MA), Formosa do Rio Preto (BA), Mateiros (TO), São Félix do Tocantins (TO) e Lizarda (TO). Sua fauna é bastante diversificada, com mais de 60 espécies de mamíferos e 211 espécies de aves. Muitos desses animais estão ameaçados de extinção, como porco-do-mato, veado-campeiro, jaguatirica, onça-pintada, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, gavião-real, arara-azul-grande e beija-flor-de rabo-branco. A vegetação predominante é o cerrado.

Com informações da Semar/Piauí
Crédito da imagem: Banco de Imagens - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acidente envolvendo ambulância do SAMU de Bom Princípio do Piauí

Na noite desta quinta-feira (02/05) uma ambulância do SAMU pertencente à cidade de Bom Princípio do Piauí foi envolvida em um acidente na PI...