sábado, 12 de janeiro de 2013

Ilha Grande tem 12 quilômetros de litoral, mas não tem um praia para banhistas

Dia 26 de janeiro, o município da Ilha Grande do Piauí, ou Morros da Mariana completará 19 anos de emancipação política. Apesar de jovem, a região tem um enorme potencial que poderia ser mais bem aproveitado. E com isto não quero aqui criticar quem quer que seja, nem as autoridades municipais, os presentes ou seus antecessores, nem o povo que ama sua terra e a defende com unhas e dentes, ou melhor, com suas rendas já famosas no mundo inteiro, e as unhas ou patas dos caranguejos altamente explorados pelo Ceará e demais estados nordestinos.

Apesar de possuir o Porto dos Tatus, porta para adentrar ao Único delta em Mar aberto das Américas, o povo de Ilha Grande não tem vantagem econômico-financeira que gere benefícios para seu povo.

Quero aqui colocar à disposição meus serviços de consultor para o turismo, de forma a traçar um plano de desenvolvimento autossustentável para preparar a região para as próximas décadas defendo, por exemplo, a criação de um acesso à praia do município, mas não sem antes regular as diretrizes para definir o Plano Diretor desta nova praia. Dinheiro para isso tem.

O fato é que o povo da Ilha tendo 12 kms de litoral, não tem uma praia, ou melhor tem a praia da Pedra do Sal que pertence a Parnaíba. Assim mesmo já deveriam ter pensado em construir um terminal turístico com expositores artesanais, mostrando a grande variedade de rendas de bilro e bordados, confecções e tantas outras artes artesanais, que são a comprobação testemunhal da tendência vocacional deste povo humilde mas muito criativo. Com uma área de alimentação e lazer, este complexo turístico serviria para descanso dos turistas que visitam o delta do Parnaíba e que ali parariam na ida ou na chegada como forma a descansarem e comparem suas lembranças, degustarem umas patinhas ou um pedaço de torta de caranguejo.
Fica a dica.
Fonte/sabetudoilhagrande.blogspot.com.br

Fonte de riqueza e renda da região, a carnaúba transforma em bela a paisagem seca do povoado Juazeiro

Apenas na cidade de Bom Princípio do Piauí, encontra-se uma espécie de carnaúba capaz de crescer desta forma. Cinco copas, ao contrario das normais, que tem apenas uma. O Estado do Piauí é conhecido mundialmente pela produção de cera de carnaúba e a cidade de Bom Princípio está entre as três, com maior produção no Estado.
Fonte de riqueza e renda da região, a carnaúba transforma em bela a paisagem seca do povoado Juazeiro, localizado na zona rural de Bom Princípio, com uma grande área geográfica o município é rico na extração de pedra para a construção civil e areia lavada.


Texto e Imagem: Jean Jorge.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Uma triste imagem que aos poucos vai sumindo de Bom Princípio nestes dias. Carros Pipa abastecem a cidade, por falta de água nas torneiras.



Uma triste imagem que aos poucos vai sumindo de Bom Princípio nestes dias. Carros Pipa abastecem a cidade, por falta de água nas torneiras.

A população paga um preço muito alto neste inicio de ano. Com a saída do prefeito Marcelo de sua equipe administrativa. A cidade ficou sem ter o abastecimento de água, em suas residências.

Ninguém sabe para onde foram as bombas hidráulicas que abasteciam todo o município. Bombas velhas, queimadas e cêde para a população foi a herança deixa pela ex-administração da cidade.

Com a entrada da nova administração denominada  "Administrando para todos" de Apolinário Costa Moraes" (roubalheira nunca mais). Imediatamente novas bombas hidráulicas foram adquiridas e carros pipa, fizeram a distribuição de água limpa e tratada em todas as casas de Bom Princípio.

Na imagem abaixo, vemos um trator da prefeitura levando água a casa da vereadora "Iracema", na segunda-feira (07/01).

A falta de responsabilidade e respeito com a população foi tão gritante, que até o uso de água potável privaram a população de fazer uso nos primeiros dias do ano.  

Por: Jean Jorge (imagem/texto)

Em nove dias da nova Administração, a cidade de Bom Princípio, começa a viver as mudanças.



Em nove dias da nova Administração, a cidade de Bom Princípio, começa a viver as mudanças. As ruas e avenidas estão sendo limpas e a coleta de lixo, está sendo regularizada e feita diariamente na cidade e com dias determinados para a zona rural. Novos coletores de lixo na zona urbana, já fazem parte do visual das praças e prédios públicos. Com as frentes de trabalho para o mutirão da limpeza, vários empregos temporários foram criados.
Todos os prédios públicos estão sendo visitados por uma equipe, que irá apontar, quais estão necessitando de reforma imediata.Todas as escolas do município estão sendo fotografadas, para que a população tome conhecimento de como foram encontradas as escolas das zonas urbana e rural.


Hoje o Hospital Municipal, através do Secretário de Saúde "Neto do São Miguel", formalizou a contratação de dois médicos para atendimento a população. Uma Ginecologista e um Ortopedista são os dois especialistas que já estão trabalhando em Bom Princípio, em breve será contratado um médico pediatra e também será implantado no município o "Programa Saúde da Família" (PSF) e o "Programa de Saúde Bucal" (PSB).
O Prefeito Apolinario Costa Moraes, encontra-se em Teresina tentando fechar o convênio pra adquirir mais uma ambulância sendo esta uma "UTI" para atender a população.
O Programa Bolsa Família, iniciará o recadastramento e a cadastrar novas famílias carentes nos próximos dias, através da Secretaria de Assistência Social, onde a Secretária Karla Vieira nestes nove dias, está fazendo um levantamento de todos os programas sociais, para que os mesmos sejam reiniciados, para que funcionem e realmente atendam as famílias e crianças de Bom Princípio.

Por: Jean Jorge (texto/imagens)

Polícia Civil deflagra Operação Cerco Fechado e cumpre mandados no Piauí

Até o momento foram presas 75 pessoas em diversas cidades do estado, com apreensões de armas e veículos. Divulgação/PC-PI1 / 5Cumprimento de...