terça-feira, 30 de julho de 2013

Coluna do Leitor: Praia do Peito de Moça repleta de lixo e urubus

Leitor e banhista da praia do Peito de Moça em Luis Correia, mostrou-se indignado pela lixeira acumulada nas proximidades do bar o Carlitus naquela citada praia. Umas fotos foram enviadas para um blog de Parnaiba que publicou o quanto a administração municipal de Luis Correia mostra completo despreparo com o turismo da cidade e com a falta de respeito com os seus visitantes, como podem ver, logo abaixo.

A sua praia:

 Lixo jogado no chão e os urubus dando o trato
 Aspecto da praia do Peito de Moça
 E o céu com a paisagem exuberante de voos rasantes de urubus

Fonte: portal do catita
Edição: Jean Jorge

Homem leva 4 tiros no Conjunto Broder Ville e dá entrada com vida no Hospital Dirceu em Parnaiba

 Uma ocorrência de um tiroteio aconteceu ao final da manhã dessa terça-feira(30/07), no conjunto Broder Ville, um homem identificado apenas por Kleiton levou 4 tiros após uma perseguição motorizada desde a rua principal daquele bairro, chegando até a rua 'A'.

De acordo com a polícia, dois homens não identificados em uma moto foram os responsáveis pelos disparos.
 Kleiton foi socorrido por uma ambulância do Samu, e seu estado de saúde é crítico em consequência dos balaços.
 A vítima chegando no pronto do socorro hospital estadual Dirceu Arcoverde, onde iria ser submetido a intervenção cirúrgica
 Um dos tiros atingiu o hemitórax direito

 Dianteira da moto de placas OUA-5904-PHB-PI, com perfuração de bala,
 Banco do veículo também foi alvejado
Projetil de calibre não informado, espalhado na cena do crime

Aguardem mais informações... 
 
Fonte: portal do catita

Crianças assistem palestra sobre higiene bucal

Crianças assistem palestra sobre higiene bucal
 
Para orientar as crianças sobre escovação e os cuidados com a higiene bucal a equipe do Sesc levou as atividades do projeto Sorrindo Legal ao Brincando nas Férias – a colônia de férias do Sesc. As crianças assistiram a uma demonstração de escovação dentária  com macro modelos, receberam aplicação de flúor e ainda levaram para casa um kit de higiene bucal.
 
 A odontóloga da Clínica Odontológica do Sesc em Floriano, Ana Karla Guarita, ministrou a palestra para as mais de 150 crianças que participavam da colônia de férias.Para orientar as crianças sobre escovação e os cuidados com a higiene bucal a equipe do Sesc levou as atividades do projeto Sorrindo Legal ao Brincando nas Férias – a colônia de férias do Sesc. As crianças assistiram a uma demonstração de escovação dentária com macro modelos, receberam aplicação de flúor e ainda levaram para casa um kit de higiene bucal.

A odontóloga da Clínica Odontológica do Sesc em Floriano, Ana Karla Guarita, ministrou a palestra para as mais de 150 crianças que participavam da colônia de férias.

Prefeitura de Caxingó constrói chafariz na zona rural

A construção do chafariz é uma antiga reivindicação dos moradores e a prefeita Rita Sobrinho já está atendendo em seus primeiros meses de mandato.
A Prefeitura Municipal de Caxingó, por meio da Secretaria de Administração e Planejamento está construindo um chafariz na localidade Olho Daguinha. No início do ano a prefeita Rita Sobrinho (PT), já havia perfurado um poço artesiano na localidade e agora está concluindo a obra com a construção de um chafariz e uma lavanderia. 


O poço tem uma profundidade 105 metros com vazão de 10.000 litros de água. Mais de 20 famílias já estão sendo beneficiadas e agora poderão também usufruir da obra. Segundo o secretário de Administração Renato Filho em breve a localidade receberá água encanada em todos os domicílios.


A construção do chafariz é uma antiga reivindicação dos moradores e a prefeita Rita Sobrinho já está atendendo em seus primeiros meses de mandato. A obra está sendo construída com recursos próprios do município e será inaugurada em breve e entregue a comunidade. 


Fonte: Ascom

Acontece amanhã (31) a VII Conferência de Assistência Social em Buriti dos Lopes

Está previsto a realização de apresentação cultural, trabalhos de grupo, debate, palestra, eleição dos delegados e outras atividades.
A Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social, convidam os representantes de Entidades Sociais, de usuários da Política de Assistência Social, Sindicatos, Vereadores, Trabalhadores do SUAS, Professores, Conselheiros Tutelares, Servidores Públicos e demais interessados para participarem da programação alusiva a VII Conferência Municipal de Assistência Social do município de Buriti dos Lopes, onde será discutida a Política de Assistência Social, com o intuito de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local sobre as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.


O evento acontece nesta quarta-feira (31) no Auditório do CIEF, no bairro Outro Lado da Passagem. Os participantes poderão realizar o credenciamento das 7h30 às 9h00. Está previsto a realização de apresentação cultural, trabalhos de grupo, debate, palestra, eleição dos delegados e outras atividades.

Por: Frank Cardoso

Médicos do Piauí e de mais dezenove estados devem parar em protesto contra vetos de Dilma Rousseff

Médicos de pelo menos 20 estados devem parar nos próximos dois dias em protesto contra o programa Mais Médicos, lançado há três semanas pelo governo federal, e contra os vetos presidenciais ao Ato Médico, lei que regulamenta a atividade da medicina no país. Apenas os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos na terça e na quarta-feira.

A paralisação faz parte do calendário de greve da Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Médicos de 16 estados já haviam parado na terça-feira da semana passada. “A Fenam delibera suspensão tanto do sistema público, quanto do suplementar. É uma luta geral, em nome da medicina e da população brasileiras”, afirmou em nota o presidente da Fenam, Geraldo Ferreira.

004
Segundo a Fenam, devem parar: Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Também há previsão de protestos em: Bahia, Maranhão, Pará e Piauí. Não há informações sobre Alagoas, Amapá e Roraima.

No dia 8 de agosto, está programada uma marcha a Brasília, quando haverá audiência  pública sobre o Mais Médicos no Congresso Nacional. Após 10 de agosto, poderá ocorrer uma greve por tempo indeterminado, no caso de os médicos entenderem que não há avanços no movimento.

O programa Mais Médicos tem por objetivo ampliar o número de médicos no país e levá-los a regiões onde há carência desse tipo de profissional. Mas tem alguns pontos polêmicos, como a possibilidade de trazer médicos formados no exterior sem passar pela revalidação do diploma, e enfrenta forte resistência das entidades médicas brasileiras, como a Fenam, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB).

Além do Mais Médicos, as entidades são contrárias aos vetos presidenciais à lei conhecida como Ato Médico, que regulamenta o exercício da medicina do país. O texto, antes dos vetos, restringia aos médicos a prescrição de medicamentos e diagnóstico de doenças. Profissionais da saúde de outras carreiras – como enfermeiros e psicólogos – fizeram campanha pelo veto e foram atendidos pela presidente Dilma Rousseff.

Fonte: O Globo Online

Cedae classifica rompimento de adutora como “acidente pontual”.

Rio de Janeiro (Agência Brasil) - O governador Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, estiveram na manhã de hoje no local do rompimento de uma adutora da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae), que matou uma criança no início da manhã. Eles enfrentaram clima de indignação e críticas dos moradores.
(Foto: Tânia Rêgo/ABr)
"Viemos prestar solidariedade a essas famílias tomadas pelo pânico, que tiveram um momento de terror em suas vidas com o rompimento da adutora da Cedae", disse o governador que afirmou que as famílias afetadas dormirão em hotéis da região a partir de hoje (30).
Enquanto dava entrevista, Cabral ouvia gritos dos moradores que pediam saneamento básico para o bairro que, segundo eles, sofre frequentemente com enchentes. "Aqui as enchentes são constantes. Eles botaram asfalto, mas não tem saneamento, tanto que essa água não escoa. Falta calçamento, iluminação...", criticou a recepcionista Osana da Silva, de 36 anos.
Na saída da escola onde deram entrevista, o governador e o prefeito ouviram gritos de indignação: "Isso é uma vergonha! Todo ano temos enchente aqui", gritava um morador. Em outro ponto, uma mulher segurava uma faixa de papelão que pedia "Fora Cabral. Fora Eduardo Paes".
Cerca de 70 pessoas estão desabrigadas e mais 70 foram desalojadas (abrigadas em casa de parentes ou amigos) depois que o jato de água inundou ruas de Campo Grande, na zona oeste,  destruindo 17 casas e causando danos a 16. A menina Isabela Severo da Silva, de 3 anos, foi socorrida e morreu no Hospital Estadual Rocha Faria. Mais nove pessoas foram levadas feridas para o hospital e sete foram atendidas no local do acidente.
De acordo com o governador, peritos externos vão investigar a causa do acidente e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vai auxiliar no cadastramento das famílias desalojadas.
No local do ocorrido, classificado como um “acidente pontual” pela Cedae, paredes até mesmo no terceiro andar de uma casa foram derrubadas. Móveis, destroços, carros e árvores arrancadas se misturam em um cenário de destruição, enquanto agentes da Defesa Civil quebram estruturas em risco de desabar.
A adutora que se rompeu levou uma hora e meia para ser fechada e o reparo só deve ser concluído no fim da noite, quando o fornecimento de água para a região será normalizado. Parte dos bairros de Santíssimo e Bangu também estão sem água.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Convidado vai à formatura em AL, faz strip e fica totalmente nu. Fotos

formatura.jpgUma cena inusitada causou a maior confusão em uma festa de formatura, ocorrida na noite desse sábado (28), em Maceió. Identificado como Linaldo Praxedes, ele conseguiu chamar a atenção de aproximadamente quatro mil pessoas após tomar a iniciativa de tirar toda a sua roupa e dançar completamente nu.
Os estudantes de Odontologia e familiares ficaram abismados com a postura de Linaldo, que foi levado pouco tempo depois pelos seguranças da empresa da de formatura. Algumas pessoas pegaram rapidamente seus celulares e começaram a filmar o ‘strip tease’, e pouco tempo depois as fotos e os vídeos já circulavam na internet, mais precisamente no Facebook, Instagram e Whatsapp.
Os estudantes de Odontologia e familiares ficaram abismados com a postura de Linaldo, que foi levado pouco tempo depois pelos seguranças da empresa da de formatura. Algumas pessoas pegaram rapidamente seus celulares e começaram a filmar o ‘strip tease’, e pouco tempo depois as fotos e os vídeos já circulavam na internet, mais precisamente no Facebook, Instagram e Whatsapp.
formatura1.jpg
formatura.jpg
R7
 
De acordo com informações obtidas, Linaldo fez uma aposta com amigos que tiraria a sua roupa no baile de formatura. Enquanto concretizava a aposta, seus amigos que estavam ao seu redor, foram saindo aos poucos. O homem ainda aproximou-se do palco e começou a dançar completamente despido.

Convidados da festa, que preferiram não se identificar, entraram em contato  para relatar que Linaldo Praxedes acabou sendo agredido pelos seguranças do baile de formatura.
Algumas pessoas proferiram palavras impublicáveis, enquanto outros optaram pela zombaria. A reportagem tentou contato na Central de Flagrantes, em Maceió, para saber se Linaldo havia sido levado por policiais, porém, não conseguimos êxito.

Conforme os convidados, Linaldo parecia estar embriagado e até mesmo drogado.No twitter, circula informação de que o jovem é filho de um desembargador.A reportagem não conseguiu confirmar estas informações.
VEJA AQUI ALGUMAS FOTOS 

R7 

Até 20 de agosto sai proposta para o transporte público. “Doa em quem doer”, diz Florentino


Até o dia 20 de agosto a Prefeitura de Parnaíba deverá apresentar à população uma proposta para solucionar o problema da precariedade do transporte público no município. O comunicado foi feito pelo prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, em seu pronunciamento na cerimônia comemorativa dos 30 anos da Academia Parnaibana de Letra e lançamento da edição 89 do anuário Almanaque da Parnaíba, realizada na noite desta sexta-feira (26). O prefeito disse que uma equipe de técnico na área de transporte e mobilidade, assessores jurídicos e outros profissionais estão trabalhando na elaboração do estudo que será apresentado em forma de proposta.

“Doa em quem doer nós vamos apresentar a nossa proposta de intervenção na área de transportes. Mas, se eu sentir que a cidade não aceitou, vamos reformular mediante um diálogo”, disse o prefeito. “E prosseguiu: só existe um caminho para acertar: o da humildade”.  O prefeito disse que os estudos levam em conta as reclamações da população que tem se manifestado nas ruas  e diretamente à Prefeitura exigindo soluções para a problemática do transporte público.

Florentino lembrou que o prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco deu início às medidas para melhorar os serviços de transportes, mas teve sua iniciativa prejudicada por ações judiciais.

fonte: Blog do Bikanca

Prefeitura de Parnaíba abandona lindo cartão postal natural em plena zona urbana

Um dos cartões postais de Parnaíba, a Lagoa do Bebedouro encontra-se em um completo estado de abandono, é o que denunciam moradores residentes nas proximidades da desprezada lagoa.
A falta de atitudes administrativas positivas no que se refere à conservação da lagoa localizada em plena zona urbana tem ocasionado uma serie de problemas em todo o entorno.
DSC06762
O mato que toma conta dos arredores facilita esconder meliantes, as pessoas que moram nos bairros ao redor da lagoa evitam andar à noite temendo emboscadas de marginais e todo tido de violência.
DSC06787
Local onde deveria funcionar um parque ambiental está poluído e a poluição que impede a prática da pesca. Tais problemas são enfrentados diariamente pelos moradores que residem nas proximidades da lagoa, como também por outros cidadãos parnaibanos que deixam de utilizar a bela Lagoa do Bebedouro por causa do lastimável tratamento que a prefeitura municipal de Parnaíba tem dado a esse cartão postal da cidade nos últimos anos .
DSC06778
Edgar Severiano Gomes
O Sr. Edgar Severiano Gomes relatou que são mais de 12 anos em que a Lagoa do Bebedouro encontra-se sem nenhuma ação do poder publico, nem para o beneficio da lagoa em si nem para a comunidade.
DSC06790
Ainda segundo Edgar, a prática da pesca na região está suspensa, pois ninguém confia no peixe pescado na lagoa, tudo isso por conta do alto índice de poluição, já que diariamente são jogados dejetos e outros tipos de poluentes na Lagoa do Bebedouro.
DSC06792
Jorge Luis
“À noite a situação é ainda mais complicada para quem circula nas proximidades da lagoa, pois não há iluminação pública adequada, o que tem facilitado assaltos, uso de drogas e até mesmo assassinatos”, é o que afirma Jorge Luis, residente próximo à lagoa há mais de 50 anos.
DSC06765
Luís lembra que as ultimas ações públicas que deram melhorias na Lagoa do Bebedouro foram com o então prefeito Mão Santa que fez o calçadão e colocou iluminação. Depois, o prefeito Moraes Souza Filho construiu o calçadão circular, colocou quadra de esportes, restaurantes, o que segundo Jorge “ficou uma beleza, mas  quando ele saiu a prefeitura virou as costas e agora está tudo esculhambado”.

Fonte: portal do delta

Educação pública municipal é um fardo para o futuro dos parnaibanos

A Unidade Escolar José Rodrigues do Nascimento que fica localizado no povoado Rancharia zona rural do município de Parnaíba é um retrato do descaso com a educação parnaibana, consequentemente um grande fardo para um futuro de êxito de nossa linda juventude.
Há cerca de 08 (oito) anos a escola não passa por uma reforma, de cara, nota-se que o muro totalmente comprometido e adentrando ao imóvel público vê-se o desdém que a administração municipal trata as crianças, pois a unidade de educação está sem as mínimas condições de funcionamento.
DSC06830
Moradores denunciam a falta de interesse por parte do prefeito Florentino que muito bem sabe do grave problema e nada faz para solucionar, pois desde a administração passada, da qual era o vice e principal assessor do então prefeito, a comunidade já denunciara o fato que só vem piorando em sua administração.
DSC06902
O teto da Unidade Escolar José Rodrigues pode estar ameaçado de ruir, pois há tempos não tem manutenção e o cupim se espalha até nas paredes. 
Os banheiros altamente danificados são uma vergonha para qualquer gestão administrativa que se preze, carteiras escolares quebradas e outra que já viraram sucatas jogadas no quintal sujo e cheio de matos.
DSC06875
Para a Sra. Maria do Amparo líder comunitária do povoado parnaibano, a comunidade da Rancharia merecia mais atenção do prefeito, em especial o único colégio da localidade e que atende várias outras comunidades vizinhas.
“As crianças não tem onde estudar dessa forma, já que a única escola que existe está neste estado lastimável, abandonada sem nenhuma ação do poder público”, comenta Amparo.
A falta de compromisso com a educação na cidade de Parnaíba é notória e bastante denunciada pela população, principalmente na zona rural que pouca é vista e atendida pela falta ações do prefeito Parnaíba em prol da Educação.
Deusimar Alves denunciou que o cupim já esta comprometendo todo o teto da escola e alastra-se pelas paredes. Segundo ele, desde gestão do ex-prefeito José Hamilton, antecessor e ‘chefe’ de Florentino, atual mandatário da cidade, que não há uma reforma naquele colégio municipal.
Alves diz que os alunos ficam prejudicados com a péssima estrutura e podem sofrer sérios danos, até risco de vida, junto também com os professores que ali trabalham, se o telhado chegar a despencar.

Fonte:portal do delta    

Papa Francisco: Os evangélicos são importantes para Igreja Católica.

Francisco respondeu por mais de uma hora  perguntas de jornalistas durante o voo entre Rio e Roma. Durante a entrevista o papa falou de vários assuntos, mas excepcionalmente três chamam a atenção, são eles: gays, evangélicos e o papa reconhecendo que é pecador. 
(Foto reprodução/Estadão)
Papa Francisco disse que a Igreja Católica não pode julgar os gays por sua opção sexual e nem marginalizá-los. O alerta é do pontífice que, quebrando um verdadeiro tabu, deixa claro que estende sua mão a esse segmento da sociedade. “Se uma pessoa é gay e procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu pra julgá-lo”, declarou. “O catecismo da Igreja explica isso muito bem. Diz que eles não devem ser marginalizados por causa disso, mas devem ser integrados na sociedade”, insistiu.
A igreja no Brasil está perdendo fieis. A Renovação Carismática é uma possibilidade para evitar que eles sigam para as igrejas pentecostais? Papa Francisco responde: "É verdade, as estatísticas mostram. Falamos sobre isso ontem com os bispos brasileiros. E isso é um problema que incomoda os bispos brasileiros. Eu vou dizer uma coisa: nos anos 1970, início dos 1980, eu não podia nem vê-los. Uma vez, falando sobre eles, disse a seguinte frase: eles confundem uma celebração musical com uma escola de samba. Eu me arrependi. Vi que os movimentos bem assessorados trilharam um bom caminho. Agora, vejo que esse movimento faz muito bem à igreja em geral. Em Buenos Aires, eu fazia uma missa com eles uma vez por ano, na catedral. Vi o bem que eles faziam. Neste momento da igreja, creio que os movimentos são necessários. Esses movimentos são uma graça para a igreja. A Renovação Carismática não serve apenas para evitar que alguns sigam os pentecostais. Eles são importantes para a própria igreja, a igreja que se renova."
Por que o senhor pede tanto para que rezem pelo senhor ? Não é habitual ouvir de um papa que peça que rezem por ele. Papa Francisco diz: "Sempre pedi isso. Quanto era padre pedia, mas nem tanto e nem tão frequentemente. Comecei a pedir mais frequentemente quando passei a ser bispo. Porque eu sinto que se o senhor não ajuda nesse trabalho de ajudar aos outros, não se pode realizá-lo. Preciso da ajuda do senhor. Eu de verdade me sinto com tantos limites, tantos problemas, e também pecador. Peço a Nossa Senhora que reze por mim. É um hábito, mas que vem da necessidade. Eu sinto que devo pedir. Não sei…
 
" (Agoraparnaiba com informações do jornal "O Estado de S. Paulo")

Tony Salles assume que traiu Scheila Carvalho com Kamyla Simioni, mas diz que ela é "oportunista".

Momento Verdadeiro - Tony Salles, marido de Scheila Carvalho, ex-dançarina do grupo É o Tchan!, está envolvido em uma história de amor extraconjugal e  resolveu desabafar nesta quinta-feira, 25, após Kamyla Simioni postar foto em uma rede social mostrando o caso com o cantor. 


(Scheila Carvalho/Foto:divulgação Facebook da dançarina)

Suposta amante de Tony Salles vai ao "Domingo Espetacular".

Scheila Carvalho está confinada no reality "A Fazenda", da TV Record, e provavelmente ainda não tomou conhecimento do caso, já que os confinados, de acordo com as regras, não tem contato com familiares e também não podem ter acesso a informações de fora durante o confinamento.

(Reprodução/EGO)
(Reprodução)
O cantor Tony Salles já assumiu que teve um caso com a morena: "Tão assustados? Acharam que nós vivíamos em um conto de fadas? Esqueceram que somos de carne e osso e que também temos nossos problemas pessoais (altos e baixos)? Vão ficar julgando por um ato isolado, pessoal e familiar, que não sabem quando aconteceu e por que aconteceu. Mas que uma pessoa oportunista está tentando destruir uma família ou se aproveitar do momento. Se uma coisa passada poderia ser usada no momento que aconteceu e não foi, porque está sendo usada agora???? Logo agora!!! rsrs..."
Salles disse mais: "Qual o casal que tem mais de 10 anos juntos que nunca teve um momento de crise???? Qual foi o último escândalo envolvendo eu e a minha esposa que eu não lembro???? Me ajudem. Qual família não já passou por um caso como esse ou parecido??? Quantos artistas famosos já passaram por isso, vocês lembram??? ".

(Reprodução/Facebook)
Ainda segundo Tony a família é um bem muito precioso: "luto pela minha há 11 anos e não preciso nem falar muito sobre isso, pois quem me conhece como meus familiares, amigos e fãs de verdade, sabem muito bem do que estou falando (...) será que a minha mulher em 11 anos de união não me conhece até hoje????? E o amor que demostramos um pelo outro é uma farsa que sobrevive todos esses anos? Não acharam tudo isso um pouco estranho? Então será mesmo? Enfim pessoal, apenas gostaria de deixar bem claro que o que eu vivo com a minha esposa é uma realidade! Realidade essa que é vivida todos os dias em milhares de famílias. "Altos e baixos", porém, na nossa existe muito amor, respeito e compreensão. Assim nós vivemos e vamos construindo cada vez mais nossa família. Obrigado a todos que torcem pela nossa felicidade e acreditam no nosso amor. Deus nos abençoe. 'O ladrão (o diabo) não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu (Jesus) vim para que tenham vida, e a tenham com abundância'. João 10:10", escreveu Tony, citando um versículo da Bíblia.
(Kamyla Simioni / Reprodução Facebook)
Kamyla Simioni, por sua vez, não gostou da declaração de Tony e pode até jogar mais "M" no ventilador. É esperar pra ver. A morena usou sua conta no Facebook e disse: "Oportunista??? Caso isolado??? Ahhh para ne Tony Salles lkkkkkkkkkk sera q eu conto o q vc estava fazendo na semana em q Scheila perdeu o Bryan???? se prepara, pq agora vai ficar feio..."  -- Xiii!!!!
 

Soho, sonda da Nasa captura 'buraco' gigante na atmosfera do Sol.

A sonda Observatório Solar e Helioscópico (SOHO) capturou a imagem de um buraco gigantesco, essa sonda da Nasa e da Agência Espacial Europeia fez o registro de um buraco gigante na atmosfera solar, na área do polo norte do Sol, no dia 18 de julho. A Nasa afirma que os buracos, chamados de coronais, são regiões escuras de baixa densidade da camada mais externa da atmosfera solar, chamada de corona. Estes buracos têm pouco material solar, temperaturas mais baixas e, por isso, aparecem mais escuros nas imagens.
O telescópio também foi projetado para estudar a região de transição entre as duas camadas da atmosfera solar (cromosfera e corona). É nessa região que se formam os raios ultravioleta, que afetam o clima da Terra, e também os ventos solares, que podem afetar satélites e sistemas elétricos quando se aproximam do nosso planeta. 
Os buracos coronais são ocorrências típicas do Sol, mas costumam aparecer em outros lugares e com mais frequência em momentos diferentes do ciclo de atividade solar, que dura cerca de 11 anos. O ciclo de atividade solar atualmente está se encaminhando para o chamado máximo solar, um pico na atividade que deve ocorrer no final de 2013. Durante esta parte do ciclo, o número de buracos coronais diminui. No pico da atividade solar, os campos magnéticos no Sol mudam e novos buracos coronais aparecem perto dos polos.
(Reprodução/ ESA&NASA/SOHO)
O número destes buracos então aumenta e eles crescem de tamanho, se estendendo para além dos polos, enquanto o ciclo solar volta para o mínimo de atividade novamente. Os buracos são importantes para a compreensão do clima no espaço, pois eles são a fonte de ventos de alta velocidade com partículas solares, que são expelidos do Sol três vezes mais rápido do que os ventos solares vindos de outros lugares.
Ainda não se sabe a causa dos buracos coronais, mas eles estão correlacionados a áreas do Sol onde os campos magnéticos aumentam e sobem, não conseguindo cair de volta para a superfície do Sol, como fazem em outros lugares.
com informações do site Terra.

Prefeita Maninha participa de motocross para mulheres Charmosinhas Off Road em Luís Correia

  No último final de semana, a prefeita Maninha Fontenele marcou presença na primeira edição do motocross exclusivo para mulheres, o "C...