quinta-feira, 8 de maio de 2014

Equoterapia é suspensa em Parnaíba por falta de ração para cavalos

A mãe de um dos pacientes que utiliza dos serviços de equoterapia oferecido pelo Batalhão Major Osmar, em Parnaíba, utilizou as redes sociais para fazer denúncia de que as sessões do tratamento não seriam realizadas porque não há ração para os cavalos utilizados.

A senhora Rosimeire Primo Bittencourt Barros fez um desabafo acerca da infraestrutura apresentada nos informes publicitários do Governo do Estado do Piauí, onde mostram feitos em todo o território piauiense.

Leia:

ATENÇÃO MUITA ATENÇÃO, AOS MEUS AMIGOS E PRINCIPALMENTE AS AUTORIDADES. HOJE EU FIQUEI MUITO PREOCUPADA AO LIGAR PARA EQUOTERAPIA AQUI DE PARNAÍBA, PERGUNTANDO OS HORÁRIOS DO MEU FILHO ANDERSON, E PARA MINHA SURPRESA FUI INFORMADA QUE OS CAVALOS NÃO PODEM ANDAR POR FALTA DE RAÇÃO, COMO ASSIM EU PERGUNTEI, É ISSO MESMO O GOVERNO NÃO MANDA ALIMENTOS A MUITO TEMPO, AÍ PESSOAL FICO AQUI PENSANDO SE ESSES INDEFESOS ANIMAIS NÃO PODEM ANDAR POR FALTA DE ALIMENTOS, O QUE DEVO ESPERAR DESTE GOVERNO QUE FAZ ESTRADAS, CRECHES.

ESCOLAS, ETC. SERÁ MESMO QUE ELE ESTÁ FAZENDO TUDO ISSO, OU É UMA BELA CAMPANHA ELEITORAL PARA ENGANAR MAIS E MAIS ESSE POVO TÃO SIMPLÓRIO E SOFRIDO. NÃO PODIA DEIXAR DE LEMBRAR QUE A TERAPIA COM CAVALOS É ESSENCIAL PARA MUITAS CRIANÇAS COM DIVERSAS PATOLOGIAS. PEÇO PARA AQUELES QUE PODEREM NOS AJUDE NÃO SÓ POR NOSSAS CRIANÇAS, MAS PRINCIPALMENTE PELOS ANIMAIS, ELES PODEM MORRER DE FOME. MEU MUITO OBRIGADO.

Rosimeire informou ao Proparnaiba.com que o contato foi feito na tarde de ontem e explicou ainda que, teria ligado no intuito de mudar os horários do filho que já faz parte do quadro de atendimento da equoterapia.

A reportagem do Proparnaiba.com buscou contato com o Batalhão da Polícia Militar por meio de telefone, mas não houve êxito. Mas, o espaço fica aberto para possíveis explicações acerca da denúncia.

Sobre a Equoterapia

Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

A andadura do cavalo imprime movimentos tridimensionais, ou seja, em três eixos distintos para cima e para baixo, para um lado e para outro e para frente e para trás, que são estímulos somatossensorial, proprioceptivos e vestibulares para o praticante cavaleiro.

•    Desenvolver o controle postural do praticante pelo estímulo à via dos substratos do controle motor local.
•    Desenvolver o equilíbrio do praticante pelo estímulo aos substratos de controle motor postural, reações de ajuste, de defesa e de endireitamento corporais.
•    Aperfeiçoar o assento do praticante sobre o cavalo pelo estímulo do controle motor global. Nesta fase o praticante aperfeiçoa e aplica feedback/feedforward adquiridos, que o permitem manter-se equilibrado sobre à sela e unir-se coordenada e harmoniosamente aos movimentos do cavalo, desenvolvendo com o animal um conjunto biomecânico melodioso.
•    A meta terapêutica é chegar ao máximo de função do praticante.
•    A meta funcional motora da equoterapia é: desenvolver no praticante, capacidades funcionais que permitam sua independência nas atividades de vida diária.

 
Tacyane Machado /Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul subiu para 83 e outros quatros óbitos estão em in...