quinta-feira, 22 de maio de 2014

Juiz condena prefeitura de Parnaíba em ação por danos morais

Bebê sofreu lesão do plexo braquial (responsável pelo movimento do ombro) no momento do parto e o Município de Parnaíba foi condenada a pagar indenização por danos materiais e morais.

DANILO RODRIGUES, DO GP1
Atualizada em 22/05/2014 - 08h45
A prefeitura de Parnaíba foi condenada a pagar indenização por danos morais e materiais ao menor Pedro R. dos S. S., representado por sua mãe Cristiane dos S. C, por lesão braquial sofrida por bebê no momento do parto.

mãe relatou que teve uma gravidez normal, acompanhada por médico e obstetrícia na maternidade Marques Basto, com atendimento conveniado pelo SUS e que durante o parto em razão da criança se encontrar com dificuldade para sair do ventre, uma integrante da equipe técnica, tentando fazer movimentos de contração na gestante, puxou o recém-nascido idelicadamento pelo seu braço direito, causando dificuldades motoras, com paralisia braquial. Ainda segundo a mãe, em razão disso, a criança vem sendo submetida a tratamento fisioterápico e atendido por equipe multiprofissional da APAE de Parnaíba.

Em sua defesa, o município de Parnaíba declarou sua ilegitimidade para o polo passivo, aduzindo que a prestação do serviço, através do SUS, ocorreu na maternidade Dr. Marques Basto, entidade privada/filantrópica, sendo o município apenas gestor do referido sistema e que não houver qualquer ato praticado por agentes públicos municipais, e que, em face da inexistência de péricia médica, não se tem como atribuir responsabilidade ao município

A 4ª vara cível de Parnaíba considera que ficou comprovado a ligação entre a lesão braquial durante o parto e os danos de ordem material e moral, independente da existência de culpa daadministração pública municipal e da maternidade.

A prefeitura foi condenado a pagar por danos materiais a quantia de R$ 750 e aproximadamente R$ 24 mil por danos morais, com juros sendo aplicados desde a data do fato.

A decisão foi assinada pelo juiz da 4ª Vara Cível de Parnaíba, Carlos Eugênio Macedo de Santiago no dia 7 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acidente envolvendo ambulância do SAMU de Bom Princípio do Piauí

Na noite desta quinta-feira (02/05) uma ambulância do SAMU pertencente à cidade de Bom Princípio do Piauí foi envolvida em um acidente na PI...