quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Gilmar Mendes diz que é preciso examinar se não há lavagem de dinheiro em grana arrecadada por PT para pagar multa. E, de novo, o financiamento de campanha

Blogs e Colunistas
04/02/2014
 às 16:39

Gilmar Mendes diz que é preciso examinar se não há lavagem de dinheiro em grana arrecadada por PT para pagar multa. E, de novo, o financiamento de campanha

Gilmar Mendes, ministro do STF, fez declarações nesta terça-feira que me deixaram um pouquinho envergonhado. Não por ele, que disse as coisas pertinentes. Mas por setores nem tão minoritários da imprensa, que assistiram ao espetáculo de pornografia política explícita e fizeram de conta que nada estava acontecendo. Houve até quem elogiasse! A que me refiro? À tal “arrecadação” que o PT teria feito pela Internet para pagar a multa de políticos presos por corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha.
O ministro perguntou, segundo informa a Folha“Será que esse dinheiro que está voltando é de fato de militantes? Ou estão distribuindo dinheiro para fazer esse tipo de doação? Será que não há um processo de lavagem de dinheiro aqui? São coisas que nós precisamos examinar”.
O ministro foi adiante:
“Há algo de grave nisso. E precisa ser investigado. E essa gente, eles não são criminosos políticos, não é gente que lutava por um ideal e está sendo condenado por isso. São políticos presos por corrupção (…) são coisas que precisam ser refletidas. A sociedade precisa discutir isso”.
Perfeito! Mendes, de resto, não está a falar de um caso ainda em julgamento, mas de sentenças já com trânsito em julgado. O deboche é explícito
O Supremo Tribunal Federal está a um voto de jogar o financiamento das campanhas eleitorais na clandestinidade, naquele que pode ser um dos mais graves erros cometidos pelo tribunal em toda a sua história. O acinte dos petistas para “arrecadar” o dinheiro da multa ajuda a iluminar o debate. Afirmou o ministro:
“Isso mostra também o risco desse chamado modelo de doação individual. Imaginem os senhores, com organizações sindicais, associações, distribuindo dinheiro por CPF”.
No ponto! Se as doações de empresas forem proibidas, sobrarão duas alternativas, que se combinarão:
a: financiamento público, que hoje beneficia o PT, que é o maior partido na Câmara;
b: doações de pessoas físicas.
Vejam o caso do dinheiro supostamente “doado” aos mensaleiros. Quem são as pessoas? Quem aceita financiar criminosos com tanta determinação? Qual é a origem dessa grana?
O “esquema” montado pelo PT para pagar as multas revela, sem que tenha sido essa a intenção, é óbvio, o que está por trás da proibição das doações de empresas. O país ficará reféns de esquemas que se movem nas sombras.
Por Reinaldo Azevedo

Brasil é destino preferido dos brasileiros nos próximos seis meses

Cerca de 67% dos turistas pretendem viajar pelo País, 

segundo Ministério do Turismo e FGV

iG São Paulo
Fifa/Divulgação
Fuleco, mascote oficial da Copa do Mundo de 2014
Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) em janeiro aponta que 67,5% dos brasileiros planejam viajar dentro do País nos próximos seis meses, sobretudo em junho e julho, meses da Copa. Ao contrário da maioria, 27,4% dos entrevistados devem conhecer outros países.
O levantamento aponta um aumento da intenção de viagem em relação a janeiro do ano passado: de 25,7% para 27%. Segundo o estudo, a maioria dos entrevistados (55,8%) vai usar o avião como meio de transporte. O automóvel é a segunda opção, com 25,2% das indicações.
“A sondagem apura a intenção de viagem no período de seis meses, porém, o movimento mais intenso acontecerá nos meses de junho e julho quando, além da Copa, teremos as férias escolares”, explica o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Detento do Presídio de Igarassu é aprovado em dois vestibulares


Na UFRPE, ele passou em 5º lugar no curso de agronomia. Pelo ProUni, o presidiário foi aprovado na 1ª colocação na Unopar

Detento foi aprovado em duas universidades
Foto: Augusto Cataldi/LeiaJáImagens<>

Quando se fala em presídio, é comum encontrar pessoas que associam o ambiente ao título de “escola do crime”. Tal afirmação não é infundada. No Brasil, a realidade carcerária é precária. As unidades prisionais operam com a capacidade excedida, onde a violência é presente e presos de diferentes níveis de periculosidade convivem no mesmo espaço. O Coronel Benício Caetano, gerente executivo do Presídio de Igarassu, cidade localizada na Região Metropolitana do Recife, ilustra a dificuldade de administrar a quantidade de presos. “Como é que você, em um lugar com 3.120 presos para 426 vagas, consegue separar presos condenados de provisórios?”, comenta o gestor.



Com todas as adversidades, os presídios trabalham com medidas de ressocialização que visam reeducar os detentos, modificando a visão social e oferecendo novas oportunidades de vida para pessoas que, em muitos casos, não tiveram muitas chances. A educação aparece como principal alternativa para diminuir o tempo de reclusão e traz a liberdade para os presidiários. Esta, a liberdade da educação, é a única que tem a capacidade de trazer um novo destino, uma nova vida. E, nesse contexto, se encaixa um presidiário da unidade de Igarassu que, mesmo atrás das grades, conseguiu ser aprovado em dois vestibulares.

Nosso personagem, que quis ser identificado apenas como Alma - conforme as iniciais de seu nome -, deu entrada no Presídio em novembro de 2009. Hoje, após estudar na Escola Dom Helder Camara, localizada dentro da unidade prisional, foi aprovado em 1° lugar no curso de gestão de recursos humanos na Universidade Norte do Paraná (Unopar), através do Programa Universidade Para Todos (ProUni), e em 5º lugar em agronomia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Queria algum curso na área de computação, mas, com a minha nota de corte, escolhi agronomia. É uma área que eu gostaria de trabalhar quando sair daqui, provavelmente quando for morar no interior com a minha família”, explica sobre a sua escolha.



Alma tem 39 anos e há 23 não estudava. Concluiu o Ensino Médio com 17 anos, em escola pública, e fez curso técnico de desenho arquitetônico, com o que nunca trabalhou. Antes de ser preso, trabalhou como estoquista e auxiliar administrativo em uma escola particular de Olinda, no Grande Recife, onde permaneceu até ser detido. O motivo da prisão também foi ocultado pelo detento.

Na cadeia há quatro anos e com uma pena de 10 anos e onze meses, Alma conseguiu remissão, que é a diminuição da pena, trabalhando no presídio. “Na escola não tem curso de ensino médio, então eu só assistia como ouvinte. Apesar de trabalhar desde que entrei, só ganhei remissão a partir de três anos e nove meses, que foi quando consegui ser concessionário, que é o trabalhador oficial no presídio”, explica. No sistema carcerário, três dias de trabalho diminuem um dia da pena; já na escola, 12 horas de aula diminuem um dia do regime. “Mês que vem eu completo o regime fechado, podendo progredir para o semiaberto. Como me matriculei para segunda entrada, poderei cursar o curso de agronomia. Pretendo tentar de novo no ano que vem para algum curso na área de computação”, comenta.

O resultado do vestibular serviu de estímulo para sua filha, de 15 anos. Atualmente no segundo ano do ensino médio, a menina foi diagnosticada com depressão após o afastamento do pai. A aprovação de Alma a fez continuar a estudar após quase desistir da escola. “Quando ela viu que eu, mesmo sem estudar há 23 anos e preso, consegui passar, aquilo a animou muito”, comenta Alma.

Na cadeia, o detento trabalha na área administrativa, como digitador da direção, e também é chaveiro. “Na prisão, cada pavilhão tem um preso que é representante dos demais, eu sou o representante da enfermaria, que é a minha cela. O chaveiro é simplesmente um representante, como toda classe tem”, explica.

Um fato interessante foi o reeducando ter escolhido o curso de gestão de recursos humanos. Caso consig a atuar nessa área, ele terá a responsabilidade de escolher candidatos em uma seleção de emprego, por exemplo. Quando questionado sobre se contrataria alguém que fosse ex-detento, Alma foi categórico: “Com certeza, eu conheço o presídio de dentro. Geralmente se faz uma visão muito distorcida da realidade. Tem muito bandido na cadeia, realmente tem, de todo tipo possível de imaginar, mas tem muita gente que foi presa por um acaso do destino, às vezes por uma injustiça. Conheço muita gente honesta, muita gente de valor. Eu com certeza contrataria”.

Ensino que liberta

Pernambuco é o estado com maior número de detentos matriculados em escolas no sistema penitenciário. Em um levantamento feito pelo Instituto Avante Brasil, entre os anos de 2008 e 2012, 19% dos presos estudavam. Atualmente, 28% dos reeducandos frequentam as aulas, contra 10% da média nacional. “Dos instrumentos de reintegração social, o estudo é um dos caminhos mais rápidos. E a escola está muito bem harmonizada com o sistema prisional. Nós temos escolas em praticamente todas as unidades de Pernambuco”, comenta o Coronel Benício.



No Presídio de Igarassu, há 21 turmas lotadas, contabilizando um total de 820 alunos. Nem todos os detentos interessados conseguem estudar por falta de espaço e condições da unidade. A construção de mais salas não é viável pela estrutura do prédio, e a escola conta com bancas precárias e falta de material. “Recentemente, alguns computadores foram doados para a instituição, mas ainda é pouco”, comenta a diretora da Escola Dom Helder Camara.

O coronel ainda ressalta que a unidade prisional traz a humanização para alguns presos: “Apesar de todas as mazelas, muitos encontram a liberdade no presídio. Me dizem, ‘coronel, eu aprendi o que é a liberdade, o que é viver, aqui dentro, porque lá fora ninguém me ensinou’. Às vezes falha a escola, falha a família, falha a igreja, todos os mecanismos de convivência social, e o detento só encontra o caminho dentro da cadeia”. Sobre o fato de Alma ter passado nos vestibulares, col. Benício se sente muito satisfeito. “Aqui ele conseguiu voltar a cabeça para fazer o bem”, completa.

A aprovação de Alma é um exemplo de que a educação pode ajudar no processo de ressocialização dos presidiários. No ano passado, o LeiaJá mostrou a realidade dos detentos que buscavam ingressar na educação superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Veja também o Enem dos presídios.

Rádio espanhola noticia que Messi tem acerto com outro clube e deixará o Barça

Jogador estaria insatisfeito com negociações por renovação de contrato com clube catalão


Gazeta





Reuters
Messi estaria de saída do Barcelona, diz rádio
O Barcelona pode estar próximo de perder Lionel Messi, o melhor do mundo nas últimas quatro temporadas. De acordo com a rádio espanhola Punto Pelota, o argentino vai deixar o clube catalão ao final da atual temporada, por causa de problemas com a diretoria em relação a um aumento salarial. Segundo a emissora, o atacante já está palavrado com outro clube – não divulgado – e acertará sua transferência entre fevereiro e março de 2014. Seu contrato é válido até 2018. 
O motivo da possível saída de Messi, de acordo com a Punto Pelota, foi um desacordo entre jogador e diretoria em relação a um aumento salarial. O argentino teria pedido para ter seu contrato revisado em setembro, passando a receber mais de 17 milhões de euros (R$ 51 milhões). A vontade teria sido externada após o Real Madrid, principal adversário catalão, ter aumentado os vencimentos de Cristiano Ronaldo, que renovou seu contrato até 2018.
Incialmente, a diretoria do Barça teria acatado ao pedido e acertado a reformulação salarial de Messi. Porém, um mês depois, voltou atrás e disse que não conseguiria satisfazer suas vontade. O argentino não teria admitido a situação e resolvido deixar o clube, indo procurar outro que pagasse os valores por ele pedidos. O mais cotado, segundo a rádio espanhola, é o Bayern de Munique.
Isto porque a equipe alemã tem, além de muito dinheiro, o treinador Pep Guardiola, com quem Messi conseguiu desempenhar o melhor futebol de sua carreira. Outro fator que deixa os bávaros como ‘favoritos’ é que a Adidas, patrocinadora oficial de Messi que teria prometido ajudar o astro a procurar outra equipe, tem sede na Alemanha. Atualmente, a cláusula de rescisão contratual (válida até 2018) do camisa 10 do Barça é de 250 milhões de euros (R$ 750 milhões).

Anderson Silva divulga primeira foto de treino após fraturar a perna

Lutador brasileiro quebrou a perna esquerda no fim de dezembro na revanche contra Chris Weidman no UFC 168

Reprodução Facebook
Anderson Silva treina em Los Angeles na academia que leva seu nome
Pouco mais de um mês após fraturar a perna esquerda na tentativa de acertar um chute em Chris Weidman no UFC 168, dia 28 de dezembro, em Las Vegas (EUA), Anderson Silva já está de volta aos treinamentos. O perfil oficial da academia de muay thai em Los Angeles que leva o nome do lutador publicou nesta quarta-feira uma foto no Facebook do brasileiro fazendo levantamento de peso.
É a primeira imagem de Silva, ex-campeão dos médios do UFC, treinando desde o incidente. Ele passou por cirurgia no dia seguinte à luta para corrigir a fratura na tíbia e na fíbula e deve levar até seis meses para se recuperar.
Embora ainda não se sabe qual o futuro de Anderson Silva no MMA após a grave fratura, o próprio lutador revelou o desejo de voltar a lutar ainda este ano.


Anderson Silva quebrou a perna após chutar o joelho de Chris Weidman. Foto: Reuters

PMDB racha e bancada na Câmara decide não indicar nomes a ministérios de Dilma

‘Preferimos deixar a presidente à vontade para contemplar outros partidos’, diz a nota da bancada do partido sobre os ministérios da Agricultura e Turismo

Por Nivaldo Souza - ig Brasília
Em sinal de descontentamento com o isolamento que a presidente Dilma Rousseff deu à ala do PMDB na Câmara na negociação da reforma ministerial -, concentrando as conversas com o vice-presidente Michel Temer e senadores, e excluindo o presidente da legenda -, os deputados peemedebistas decidiram na tarde desta quarta-feira (5) que não indicarão nomes para substituir os ministros Antônio Andrade (Agricultura) e Gastão Vieira (Turismo).
O clima tenso de críticas a Dilma deu o tom da reunião da bancada durante quase três horas. "As razões desta decisão devem-se a disputas políticas públicas por cargos", afirma a bancada em nota. "Preferimos deixar a presidente à vontade para contemplar outros partidos em função das suas políticas e/ou eleitorais", diz o documento.
Segundo o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), uma minoria dos 76 deputados peemedebistas propuseram deixar todos os cargos ocupados no governo. Como essa decisão não depende apenas da ala na Câmara, o acordo foi sinalizar que não haverá indicação de deputados para os ministérios da cota do PMDB da Câmara - outras duas pastas (Previdência e Minas e Energia) contemplam a bancada do Senado e um quinto ministério (Aviação Civil) ao vice-presidente Michel Temer.
"O PMDB já perdeu o que tinha em relação ao governo anterior (de Lula) e o melhor é não estar mais sub-representado", diz Cunha. "O PMDB sempre esteve sub-representado e decidiu não continuar discutindo essa sub-representação", afirma.
Questionado se a posição de ruptura se manteria caso Dilma oferecesse um sexto ministério para o PMDB, condicionando a indicação à ala da Câmara, Cunha disse que colocaria a proposta em discussão. "O PMDB não quer estar sob a pecha de fisiologismo, da disputa de cargos", diz.
Temer contestado
Divulgação
'O PMDB não quer estar sob a pecha de fisiologismo', diz o deputado Eduardo Cunha
A não indicação de nomes sinaliza um racha entre a direção nacional do partido, concentrada na ala do Senado e em Michel Temer.
Após a reunião da bancada, peemedebistas diziam informalmente que Temer concentrou poder sem compartilhar decisões com os deputados do partido. Isso aumentou diante da possibilidade de os senadores Vital do Rêgo (PB) e Eunício Oliveira (CE) ficarem à frente dos ministérios dos Portos e Integração Nacional, respectivamente.
O medo de ver a bancada reduzida nas eleições, com a supremacia do PT, foi outro componente do racha do PMDB da Câmara em relação à direção centralizada no Senado. "Não é uma questão mais de cargo, mas da redução que a gente pode ter por causa disso, do PMDB ficar a reboque do PT", diz um peemedebista.

Aquecimento dos Pontinhos - Tainá Costa

Diretor do Corinthians admite troca com São Paulo de Pato por Jadson

Segundo Luiz Alberto Bussalbi, acordo depende de "detalhes" e pode ser finalizado nas próximas horas

O atacante Alexandre Pato está muito perto de trocar o Corinthians pelo São Paulo. De acordo com Luiz Alberto Bussabi, diretor jurídico do clube, a troca com o rival envolvendo a chegada do meia Jadson pode ser concretizada já nas próximas horas.
Pato fez seu primeiro jogo pelo Corinthians em fevereiro, contra Oeste, e marcou gol. Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
1/41
"Acredito que em torno de 50%", disse Bussabi nesta quarta-feira, no Pacaembu, em relação ao acordo com o São Paulo. "É um detalhe que deve estar finalizando agora. Até amanhã deve estar finalizado", completou. 
"O Dr. (Luiz Felipe) Santoro (advogado do Corinthians) está tratando com a diretoria do São Paulo e finalizando o contrato. Devem ser pequenos detalhes, como a diferença no tempo de contrato em relação ao que o Jadson tem lá e o quanto do salário do Pato que ainda pagaremos", afirmou o diretor jurídico.
A delegação do Corinthians chegou ao Pacaembu nesta quarta para o confronto diante do Bragantino, válido pelo Campeonato Paulista, sem Alexandre Pato. Ao ser questionado sobre a ausência do atacante, o presidente do clube, Mário Gobbi, respondeu: "Não sei porque o Mano (Menezes, técnico da equipe) não o trouxe". Em seguida, porém, admitiu a possibilidade de saída do jogador.
“Temos várias propostas pelo Pato. Acabou vazando essa do São Paulo, então vamos ficar com essa e ver", disse Gobbi. "Vamos ver o que é bom para o clube e para o atleta", declarou.
Em baixa no clube do Parque São Jorge, Pato foi um dos principais alvos da revolta dos torcedores corintianos que invadiram o CT do clube no último sábado.

Polícia Civil deflagra Operação Cerco Fechado e cumpre mandados no Piauí

Até o momento foram presas 75 pessoas em diversas cidades do estado, com apreensões de armas e veículos. Divulgação/PC-PI1 / 5Cumprimento de...