sexta-feira, 4 de julho de 2014

Festival de Quadrilhas de Cajueiro da Praia começa dia 10 de julho‏

O tradicional Festival de Quadrilhas de Cajueiro da Praia começa no dia 10 de julho e se estende até o dia 12. As atrações que vão participar do evento já foram confirmadas, são elas: Forró Saborear, banda Praxé e Forró de Estouro. Amanhã, dia 1º, começam as inscrições para os interessados em montarem suas barracas para vendas de bebidas e de comidas típicas durante o festival. As inscrições serão realizadas na sede da Secretaria de Assistência Social do município. Vale lembrar que a partir das 13 horas haverá reunião com os barraqueiros. Durante a manhã, a partir das 9 horas, a reunião é com os membros das quadrilhas que vão concorrer ao título de campeã 2014. 
O evento é uma realização do Departamento de Cultura da Prefeitura de Cajueiro da Praia e será realizado na praça de eventos da cidade. Uma super estrutura deverá ser montada nos próximos dias, garantindo ao público o mesmo sucesso do ano passado, quando mais de 4 mil pessoas prestigiaram esse grande festa. A cada ano as quadrilhas investem mais nos figurinos e nas coreografias e a disputa deve ser ainda mais acirrada nessa edição do evento. 

PRAÇA MANDU LADINO SERÁ O PONTO DE LARGADA DOS EVENTOS DO FESTIVAL DAS EMOÇÕES 2014

O Festival das Emoções, que teve sua primeira edição realizada com sucesso ano passado, acontecerá no período de 14 a 17 de agosto vindouro, por ocasião dos 170 anos de Parnaíba.
Esta segunda edição amplia a linha esportiva, tendo como ponto de largada a Praça Mandu Ladino (Quadrilhódromo).
Entre as práticas esportivas teremos Atletismo, Kite Surf, Enduro nas Dunas, Ciclismo, Skate, Rally Náutico para Jet Ski, Lanchas, prova de velocidade para quadricíclos, jeeps, bugres e UTV’s.

Fonte: Superintendência de Esporte de Parnaíba.

Grupos de convivência participam de arraial em Cajueiro da Praia‏

Idosos, crianças e adolescentes atendidos pelos grupos de convivência dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) de Cajueiro da Praia, Barrinha e Barra Grande se reuniram na noite de ontem (30) durante o arraial promovido pela Secretaria de Assistência Social do município. A festa aconteceu na quadra de esportes da Barrinha, decorada com temas juninos, especialmente para a comemoração. Os idosos, vestidos a caráter, dançaram quadrilha, enquanto as crianças e os adolescentes apresentaram outras danças. Mais de 400 pessoas participaram do evento.
As crianças de Barra Grande mostraram a “dança da peneira” e as de Cajueiro a “dança do boneco”.  O ritmo do xote também embalou uma das coreografias apresentadas. A festa começou por volta das 19 horas. A prefeitura de Cajueiro da Praia disponibilizou ônibus para transporte dos convidados que moram em Barra Grande e Cajueiro. Uma mesa de comidas típicas foi montada no espaço e a animação ficou por conta de uma banda de Chaval-CE, sob o comando do cantor Juarez. .
A prefeita Vânia Ribeiro prestigiou o evento, juntamente com o vereador Raimundo Mundico. A secretária de Assistência Social, Fabiana Santos, afirmou que os mesmos grupos irão se apresentar no primeiro dia do Festival de Quadrilhas da cidade, no dia 10 de julho. A equipe da secretaria e do CRAS também está ajudando na confecção de bandeirolas e outros itens que irão decorar a praça de eventos para o Festival.
Vale lembrar que as inscrições para os barraqueiros, assim como para as quadrilhas, estão sendo realizadas na sede da secretaria. 

Juíza manda transferir Dirceu de prisão.

juíza da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Leila Cury, determinou no final da tarde desta terça-feira, 1º, que o ex-ministro José Dirceu e os ex-deputados federais Valdemar Costa Neto e Bispo Rodrigues, condenados no julgamento do mensalão do PT, sejam transferidos para oCentro de Progressão Penitenciária, de regime semiaberto (estabelecimento prisional que abriga detentos autorizados a trabalhar fora da cadeia, também no DF).

A autorização de trabalho externo para Dirceu, foi dada na semana passada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal. Na Papuda, mesmo em regime semiaberto, ele só pode trabalhar internamente. No CPP, ficam os presos do Distrito Federal com trabalho externo.

Dirceu vai trabalhar na biblioteca do escritório do advogado José Gerardo Grossi, e dormir na cadeia. O ex-ministro vai ganhar salário de R$ 2,1 mil. No despacho, a juíza afirma que a oferta de emprego a Dirceu já foi devidamente analisada pela seção psicossocial da VEP e que o Ministério Públicodeu parecer favorável à proposta. 

presidente do STF, Joaquim Barbosa, havia recusado um pedido de Dirceu para trabalhar nesse escritório. Segundo o ministro, a oferta de trabalho seria, na verdade, uma arranjo entre amigos. Por coincidência, a decisão que beneficia o ex-ministro da Casa Civil do governo do ex-presidente Lula sai no mesmo dia em que o ex-presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, se despediu do Supremo Tribunal Federal. Cumprindo o que anunciara em maio, o ministro antecipou para esta terça-feira, dia 1º, o início de  sua aposentadoria.

Fonte: G1/ JN

Equipe apura potência para o Brasileiro

Jogadores treinam forte com equipamento vertimax; Hernane treinou no campo pela primeira vez e Cáceres fez academia


A terça-feira (01.07) começou com intenso trabalho físico para os jogadores do Flamengo, no Centro de Treinamento George Helal. O preparador Alexandre Lopes comandou treino de potência e com bola. Hernane se juntou ao grupo no campo pela primeira vez, enquanto Cáceres fez musculação.

Após alongamento, aquecimento e corrida, os atletas foram exigidos no vertimax, equipamento utilizado para treinamentos de potência. Eles ficaram amarrados por um elástico pela cintura e concederam piques curtos. "Intenso, intenso, intenso! Não para! Faz o giro rápido!", incentivava Alexandre.

Depois, foi realizado uma atividade físico-técnica, em que deveriam correr longas distâncias com a bola dominada ou trocando passes. Os goleiros apuraram explosão, velocidade e reflexo com Wagner Miranda. Felipe correu em volta do campo e Hernane treinou com bola. O volante Cáceres, que se recupera de uma fratura na mão esquerda, reapresentou-se e fez musculação.

"Trabalhamos forte para estarmos à disposição do Ney Franco. Iremos fazer de tudo para voltarmos a vencer no Campeonato Brasileiro. Estamos cada dia mais preparados", afirmou Recife. Nesta quarta-feira (02.07), a equipe treinará em dois turnos.

Canteros: "não vejo a hora de jogar pelo Flamengo"

Meia argentino recebe Manto Sagrado das mãos de sócia-torcedora; atleta fecha por três anos


No início da tarde desta quinta-feira (03.07), o meio-campista Héctor Canteros, de 25 anos, assinou contrato com o Flamengo por três anos, na sede social da Gávea. O argentino recebeu sua camisa da sócia-torcedora Vanessa Maia Esteves, vencedora da promoção Dia no Mengão, e comemorou a chegada ao Mais Querido e a recepção da torcida em redes sociais. "Estou muito feliz de estar aqui. Recebi muito carinho das pessoas em mensagens pelo Twtitter. A verdade é que estou, realmente, muito contente de estar em um clube como Flamengo. Não vejo a hora de começar a jogar pelo Flamengo".

Seja você também um sócio-torcedor. 
Canteros chegou na quarta-feira (02.07) e recebeu do clube um welcome kit com produtos oficiais do Flamengo. O atleta chegou ao Brasil na quarta-feira (02.07) e passou o dia em exames médicos e testes ergométricos. "Meu objetivo agora é começar a treinar com o grupo, estar à disposição do técnico e começar a jogar", declarou o atleta.

Os sócios-torcedores também podem conferir com exclusividade vídeos da chegada de Canteros ao Brasil na quarta-feira (02.07). Após a visita à Gávea, Canteros seguiu para o CT George Helal, o Ninho do Urubu, onde irá realizar seu primeiro treino com o elenco e se apresentar à imprensa. O programa Nação Rubro-Negra vai selecionar as melhores perguntas dos sócios-torcedores para o reforço rubro-negro. Basta enviar para o email nrnpromocao@gmail.com (é necessário enviar o CPF ou número de CRN junto com a pergunta). O técnico Ney Franco já respondeu algumas.Sócios-torcedores já podem coferir o bloco, que será exibido no próximo programa da TV Fla.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

A 1ª Regional de Educação informa que, dando seguimento ao processo da Chamada Pública para Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar


    GOVERNO DO ESTADO DO  PIAUÍ
   SECRETARIA DA EDUCAÇÃO – SEDUC
   COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA
   1ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO


COMUNICADO

     A 1ª Regional de Educação informa que, dando seguimento ao processo da Chamada Pública para Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar para o Programa de Alimentação Escolar – PNAE, estará recebendo os projetos de venda nos municípios de sua jurisdição.

 DATA: 14 e 15 de julho de 2014
 HORÁRIO: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 17:00h
 LOCAIS DE ENTREGA NOS MUNICÍPIOS:


ORD MUNICIPIO LOCAL DE RECEBIMENTO DOS PROJETOS DE VENDA ENDEREÇO  
1 Parnaíba 1ª Gerência Regional de Educação Av. das Normalistas, 857, Fone: 3322-2318  
2 Buriti dos Lopes U.E. Zezita Sampaio Rua Eurípede de Aguiar, Fone: 3363-1804  
3 Bom Princípio U.E. Darcy Ribeiro Rua Bernardo Ribeiro, s/n, Fone:3327-1184  
4 Caraúbas Col. Estadual Amaro Alves Portela Av. Felinto Tomaz Portela, 240, Fone: 3333-0044  
5 Caxingó U.E. Prof.ª Mª do Socorro S. Martins Av. Antonio Joaquim, s/n, Alto Caxingó  
6 Cocal U.E. José Basson Rua Olavo Bilac,26, centro, Fone: 33221-889  
7 Cocal dos Alves U.E. Augustinho Brandão Av. Clementino Filho,s/n  
8 Murici dos Portelas U.E. Otávio Escórcio Gomes Rua Josino Amaral s/n  
9 Cajueiro da Praia U.E. Manoel Ricardo Rua Projetada, centro, Fone:3369-1380  
10 Luis Correia U.E. Zulmira Xavier Rua Afonso Serra, 605, Fone:3367-1087  
11 Ilha Grande U.E. Marocas Lima Praça Clodoaldo Furtado, 490, Fone: 3323-0030
















 



 
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - SEDUC  
1ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO  
 
 
ENDEREÇO DE ENTREGA DOS PROJETOS DE VENDA - AQUISIÇÃO DA  AGRICULTURA FAMILIAR  PARA AS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL NO ANO 2014  
   
 
 
 
ORD MUNICIPIO LOCAL DE RECEBIMENTO DOS PROJETOS DE VENDA ENDEREÇO  
1 Parnaíba 1ª Gerência Regional de Educação Av. das Normalistas, 857, Fone: 3322-2318  
2 Buriti dos Lopes U.E. Zezita Sampaio Rua Eurípede de Aguiar, Fone: 3363-1804  
3 Bom Princípio U.E. Darcy Ribeiro Rua Bernardo Ribeiro, s/n, Fone:3327-1184  
4 Caraúbas Col. Estadual Amaro Alves Portela Av. Felinto Tomaz Portela, 240, Fone: 3333-0044  
5 Caxingó U.E. Prof.ª Mª do Socorro S. Martins Av. Antonio Joaquim, s/n, Alto Caxingó  
6 Cocal U.E. José Basson Rua Olavo Bilac,26, centro, Fone: 33221-889  
7 Cocal dos Alves U.E. Augustinho Brandão Av. Clementino Filho,s/n  
8 Murici dos Portelas U.E. Otávio Escórcio Gomes Rua Josino Amaral s/n  
9 Cajueiro da Praia U.E. Manoel Ricardo Rua Projetada, centro, Fone:3369-1380  
10 Luis Correia U.E. Zulmira Xavier Rua Afonso Serra, 605, Fone:3367-1087  
11 Ilha Grande U.E. Marocas Lima Praça Clodoaldo Furtado, 490, Fone: 3323-0030



Assinada a ordem autorizando a pavimentação asfáltica da rodovia que liga o Povoado Domingos ao Brejinho

UM SONHO REALIZADO. Hoje demos início a mais uma caminhada que vai trazer bons frutos Agradeço ao Governador Zé Filho em nome do povo de Luís Correia por atender minha solicitação e autorizar a pavimentação asfáltica da rodovia que liga o Povoado Domingos ao Brejinho. O investimento ultrapassa R$20 milhões e abrirá novos caminhos para a região. Uma reivindicação antiga de toda a população e da Prefeita Adriane Prado. Um novo olhar para uma cidade tão querida por todos nós

Heda passa por adequação para integrar a Rede Cegonha

Serão implantados dez novos leitos de UTI neonatal e outros 10 de UCI, também neonatal


Secretário em visita ao Heda (Foto:Sesapi)

O secretário da Saúde do Piauí, Mirócles Veras, esteve nessa quarta-feira (2), em Parnaíba, vistoriando as obras de reforma do Hospital Dirceu Arcoverde (Heda). A unidade de saúde está sendo adequada para a implantação de novos leitos de UTI e UCI (Unidade de Cuidados Intermediários neonatal.
Segundo o secretário, serão implantados dez novos leitos de UTI neonatal e outros 10 de UCI, também neonatal. “É uma grande reforma que vai levar mais qualidade no atendimento às gestantes da região. Estamos adequando o hospital à Rede Cegonha”, disse Mirócles Veras.
Dentre os objetivos da Rede Cegonha está a implantação de um novo modelo de atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos 24 meses e o da redução da mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal.
A previsão é que as obras no Heda sejam entregues no mês de setembro. Além do hospital de Parnaíba, Mirócles visitou ainda o hospital de Luís Correia, onde também garantiu melhorias. A unidade de saúde tem papel importante como retaguarda do Heda. A visita foi acompanhada pela secretária municipal da Saúde, Socorro Candeira. Ainda em Luís Correia, o secretário também visitou a Apae, onde garantiu apoio para o seu pleno funcionamento.
À noite, o gestor integrou a comitiva do governador Zé Filho onde participou, dentre outros eventos, da entrega de tabletes para professores da Unidade Escolar Raquel Magalhães e da inauguração da nova sede do Senai.

Zé Filho autoriza mais investimentos para ampliar abastecimento no litoral

O governador Zé Filho autorizou à Agespisa realizar uma série de investimentos que somam mais de R$9,3 milhões para ampliar o abastecimento de água nas cidades do litoral piauiense. As autorizações foram assinadas na última quarta-feira (2), durante solenidade realizada em Parnaíba na Escola Raquel Magalhães. 


Os investimentos de maior valor serão para a implantação de dois centros de reservação nos bairros Floriópolis e São João Vicente de Paula, em Parnaíba, que vão melhorar o abastecimento das áreas próximas. Nessas obras, serão aplicados cerca de R$6 milhões.

O município de Parnaíba também será beneficiado com a implantação das adutoras de água tratada das avenidas São Sebastião e 19 de Outubro, no valor de R$2,2 milhões, e a ampliação do sistema de abastecimento das comunidades Pedra do Sal, Labino e Chafariz, onde será aplicado mais de R$1 milhão.

Durante a solenidade, o governador Zé Filho elogiou a dinâmica de trabalho estabelecida na Agespisa nos últimos meses. “Hoje, a empresa tem uma nova cara e a gestão do presidente José Augusto tem total apoio do Governo do Estado”, disse o governador, que autorizou ainda a elaboração de projeto para ampliar o abastecimento das comunidades Baixa da Carnaúba e Km 16, em Parnaíba, e Brejinho, em Luís Correia.

Para o presidente da Agespisa, os investimentos direcionados para o litoral do Piauí são essenciais. “Estamos avançando cada vez mais para garantir uma infraestrutura adequada às cidade de Parnaíba e Luís Correia, que são muito importantes para o turismo na região”, ressaltou José Augusto.

Informações: Ascom

DEPUTADA JULIANA ACOMPANHA AGENDA DO GOVERNADOR EM PARNAÍBA E REGIÃO.


Foto divulgação

Nesta última quarta-feira (02), a deputada estadual Juliana Moraes Souza acompanhou o governador em sua agenda oficial em Parnaíba.
O governador, entregou tablets para os alunos da rede estadual de ensino e assinou ordens de serviços e autorizações para a Agespisa, garantindo melhorias no abastecimento de água do litoral.
Hoje(03), o governador cumpre agenda em Luis Correia, onde assina autorização para obra de asfaltamento da estrada que liga o Povoado São Domingos ao Brejinho, sendo uma solicitação da deputada Juliana para melhorar o acesso à zona rural de Luis Correia.

Larissa Ravenna

Queda de viaduto em BH deixa ao menos 2 mortos e 22 feridos.


Um viaduto desabou na tarde desta quinta-feira (3), na Avenida Pedro I, próximo à Lagoa do Nado, região da Pampulha, onde está o estádio Mineirão, que vai receber uma partida da semifinal da Copa do Mundo na próxima terça-feira (8). 

A estrutura atingiu um ônibus suplementar, linha de transporte público que usa micro-ônibus, dois caminhões e um carro. De acordo com a Globo News, segundo o tenente do Copo de Bombeiros Edgar Estevo, a vítima fatal foi a motorista do ônibus atingido, segundo a Globo News, a vítima tinha 25 anos e se chamava Hanna Cristina Santos. Os caminhões faziam parte da obra no local e apesar de existirem funcionários da obra no local, nenhum deles sofreu ferimentos.

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou que são 22 feridos e dois mortos no acidente. 11 feridos foram atendidos no Hospital Risoleta Neves, 2 no Hospital Odilon Behrens, 2 foram encaminhados para a UPA Venda Nova e 2 na UPA Pampulha, além de três atendidos e liberados no local.

O viaduto, que saia da Rua Olímpio Mourão e passava sobre a Avenida Pedro I, estava em construção. Este viaduto que desabou faz parte do plano de mobilidade BRT, que liga a Avenida Pedro I à Avenida Antônio Carlos, um dos principais corredores de Belo Horizonte. O trecho do BRT Pedro I está dimensionado para atender a uma demanda de 20 mil passageiros por hora em cada sentido, quando estiver concluído.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, as escoras do viaduto estavam sendo retiradas para conclusão da obra. A previsão mais recente de inauguração era julho deste ano. A Construtora Cowan, responsável pela obra, lamentou o acidente em nota.

"A Cowan lamenta profundamente o ocorrido com o viaduto sobre a Avenida Pedro I. Neste momento, a prioridade é o apoio às vitimas e aos familiares. A empresa informa que já enviou ao local a equipe técnica para iniciar as investigações."

O prefeito Marcio Lacerda acompanha, o resgate das vítimas no local do desabamento. Ele decretou luto de três dias em Belo Horizonte.
Fonte: Globo News

Juiz julga procedente mandado de segurança contra o Prefeito de Parnaíba

Após analisar o caso, o juiz declarou nulo o ato relativo à desclassificação de Cristiano e concedeu a liminar requerida.

FRANCYELLE ELIAS, DO GP1

O Tribunal de Justiça, através do Juiz Carlos Eugênio Macedo de Santiago, julgou procedente ação contra o Prefeito do município de Parnaíba Florentino Neto. Cristiano Alves Linhares ingressou com ação de mandado de segurança com pedido de liminar inaudita ao ser eliminado de um concurso público após perder prazo de matrícula para o curso de formação. A decisão foi publicada hoje (3), no Diário de Justiça do Estado.

Cristiano foi aprovado em 5º lugar na prova objetiva do concurso público realizado em 2013 para o cargo de Guarda Municipal Civil e deveria ter sido submetido ao Curso de Formação. O candidato afirmou que foi proibido de fazer a matrícula no curso, pois teria desrespeitado o Edital de Convocação nº 08/2013 publicado no site da Prefeitura municipal que estabeleceu as datas para a apresentação dos documentos para os dias 26 e 27 de dezembro de 2013.

Cristiano protocolou requerimento pleiteando a concessão do prazo para apresentar os documentos, pois segundo ele, nenhuma convocação foi realizada através do site da COPESE, organizadora do certame, e por conta disso não teve meios de tomar ciência da aludida convocação.

O prefeito disse que Cristiano foi convocado para apresentar a documentação nos dias 26 e 27 de dezembro, conforme o edital, e que inclusive o prazo foi prorrogado até o dia 20 de janeiro de 2014 através de errata publicada no Diário Oficial do Município. Afirma ainda que o candidato perdeu o prazo por conta própria e que isso aconteceu porque não teria acompanhado todos os atos, editais e etapas.

Após analisar o caso, o juiz declarou nulo o ato relativo à desclassificação de Cristiano e concedeu a liminar requerida, além disso determinou que o prefeito suspenda o ato relativo à desclassificação do jovem e que lhe conceda novo prazo para apresentação dos documentos necessários a fim do curso de formação, no prazo de vinte dias, sob pena de multa diária de R$ 500,00, com limite de dez dias.

Acusado de matar marido da 'amante' é preso pela polícia

Sandro Quintella
Claudionor confessou o crime e apresentou sua versão; arma foi apreendida
Claudionor confessou o crime e apresentou sua versão; arma foi apreendida

Uma operação conjunta do Serviço de Inteligência da 5ª Cia. Independente e da equipe da Delegacia de Marechal Deodoro resultou na prisão, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, dia 3, de Claudionor do Nascimento, acusado de matar a tiros Genilson de Mendonça Melo, de 35 anos, crime ocorrido no dia 29 de maio.
Genilson foi morto com quatro disparos de arma de fogo na Rua Alfonso Alves, conhecida como Rua das Pargas, em Barra Nova, Povoado de Marechal Deodoro. A vítima chegou a ser socorrida por familiares para uma unidade de saúde, mas não resistiu ao ferimento.

Segundo a polícia, a motivação para o assassinato seria passional. Em depoimento ao delegado Jobson Cabral, Claudionor do Nascimento teria afirmado que pretendia manter um relacionamento com a mulher da vítima e que este foi tomar satisfações e ameaçá-lo, quando sacou a arma e efetuou os disparos. Apesar das afirmações de Claudionor, a polícia possui outras linhas de investigação.

Claudionor também é apontado como autor de um crime registrado no bairro da Levada, em Maceió. Em depoimento, ele negou este assassinato. O acusado foi preso em uma residência no bairro Santo Amaro, em Maceió, e foi encaminhado à Delegacia de Marechal Deodoro, onde foi autuado. A arma do crime também foi apreendida.


Fonte: Alagoas 24 Horas                      Fotos: Alagoas 24 Horas

Corpos carbonizados em carro: vítimas também foram baleadas, diz polícia

O veículo foi localizado próximo ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos

Nenhuma das seis vítimas foram identificadas pela políciaReprodução/ Rede Record
As seis vítimas que foram encontradas dentro de um carro carbonizado, na manhã de terça-feira (1º), também foram baleadas, segundo a Polícia Civil. O veículo estava estacionado na rua Cecilia Roizen, distante cerca de 5 km do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

De acordo com a polícia, havia três corpos no banco de trás e três no porta-malas. Por enquanto, nenhuma vítima foi identificada e a identificação pode demorar.

A polícia já descobriu o nome do dono do carro após pesquisarem a placa do veículo. Provavelmente, o proprietário foi vítima de estelionato.

Uma testemunha, que não teve o nome revelado por questões de segurança, pode ajudar a desvendar a dinâmica do crime. Segundo a polícia, o fogo começou por volta da 1h30. Provavelmente, quem pôs fogo no carro desceu pelo banco do passageiro e pegou carona em uma motocicleta.

Fonte: R7                          Fotos: R7

Homens são mortos em confronto com a Força Tática, diz polícia


De acordo com boletim, eles reagiram a abordagem dos policiais.
Polícia suspeita que eles possam estar envolvidos na morte de PM.

A Polícia Civil informou que dois homens foram mortos na noite de terça-feira (1º) depois de reagirem a uma abordagem da Força Tática em Suzano. A polícia suspeita que eles tinham envolvimento na morte do policial Rodrigo de Lucca Fonseca. O corpo do policial foi encontrado no dia 24 de junho depois de ficar quatro dias desaparecido. Um suspeito do sequestro e morte do policial foi preso no dia 25 de junho.
O boletim de ocorrência da abordagem aos suspeitos foi registrado na Delegacia Central de Suzano como resistência e homicídio simples. De acordo com o documento, na noite de 1º de julho policiais da Força Tática de Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba realizavam a Operação Saturação.
O delegado titular de Suzano, Edson Gianuzzi, informou que os policiais estavam abordando veículos com as características do carro usado no assassinato do policial. “Quando pararam o carro, os dois suspeitos já saíram atirando e os policiais revidaram. Eles são suspeitos do assassinato do de Lucca porque o veículo tem as mesmas características do utilizado na ocasião do crime. No entanto, só teremos certeza da participação deles com o trabalho de investigação que é feito pela Delegacia Seccional. É a Seccional quem vai esclarecer os detalhes do crime, pois preside esse inquérito policial”, detalha Gianuzzi.
O tiroteio aconteceu na Rua Dibe Tanus, no Bairro Fazenda Viaduto, em Suzano (Foto: Tatiane Santos/G1)O tiroteio aconteceu na Rua Dibe Tanus, no Bairro
Fazenda Viaduto, em Suzano
(Foto: Tatiane Santos/G1)
De acordo com a polícia dois homens, um de 28 anos e outro de 40 anos, morreram na ação que ocorreu na Rua Dibe Tanus no bairro Fazenda Viaduto. Ambos tinha passagem pela polícia. O de 28 anos já tinha diversas passagens por roubo e o de 40 anos tinha passagem por roubo, receptação e formação de quadrilha. 

A polícia informou que ainda procura por mais um suspeito de participar do crime contra o policial.
Na noite de 25 de junho, o delegado seccional de Mogi das Cruzes, Marcos Batalha informou que um homem suspeito de participar do sequestro e morte do policial militar do 17º Batalhão da PM de Mogi das Cruzes, Rodrigo de Lucca Fonseca, foi preso. Segundo as primeiras informações, o jovem tem 21 anos e foi detido no bairro Calmon Viana, em Poá. Um cerco policial foi feito no bairro e um segundo suspeito conseguiu escapar. O policial que estava desaparecido há quatro dias foi encontrado morto nesta terça (24) em um terreno em Suzano.

Ainda de acordo com Batalha, policiais militares da Rota fizeram a prisão. Na casa do suspeito, os agentes ainda apreenderam uma blusa que ele usava quando foi flagrado por câmeras de segurança usando o cartão de crédito da vítima para fazer compras. Uma bicicleta adquirida da mesma forma também foi apreendida. "Ele confessou que foi um roubo e quando descobriu que se tratava de um PM começaram a torturá-lo. Porém, ele diz que não participou da execução", contou o tenente da Rota, Silvio Rodrigo Pronestino.

Segundo ele, o suspeito não ofereceu resistência. "Recebemos a informação de que ele [suspeito] estava em campo de futebol e fomos para o local", detalhou o PM. Segundo a polícia, o suspeito preso tem passagem por tráfico de drogas. O outro homem envolvido no crime que, segundo o delegado Batalha conseguiu fugir, já foi identificado. Ele tem passagem por receptação é procurado pela Justiça por roubo. Segundo a polícia, a prisão foi decretada dia 9 de maio.

Churrasco

Ainda segundo o delegado, os criminosos teriam feito um churrasco para comemorar a morte do policial. "Depois que executaram a vítima, eles compraram bebida e carne e fizeram um churrasco para toda a comunidade", diz Batalha. A polícia investiga a participação de outras pessoas no crime.

Tortura

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (25), o Delegado Seccional Marcos Batalha relatou que acredita que os criminosos que sequestraram o policial militar Rodrigo de Lucca Fonseca espancaram e torturaram a vítima antes de matá-la. O militar estava desaparecido desde sexta-feira (20). O corpo dele foi encontrado na última terça-feira (24), em um terreno em Suzano.

Polícias civil e militar acreditam que PM encontrado morto foi espancado. (Foto: Jenifer Carpani/G1)Polícias civil e militar acreditam que PM encontrado
morto foi espancado. (Foto: Jenifer Carpani/G1)
Enterro
O corpo do policial militar Rodrigo de Lucca Fonseca foi enterrado às 11h desta quarta-feira (25). O velório que começou na noite de terça-feira no Memorial do Alto Tietê movimentou um grande número de policiais, amigos e familiares do jovem.

O cortejo composto por policiais militares em carros e motos, além de veículos que transportavam amigos e familiares do policial chegou ao Cemitério da Saudade por volta das 10h40 desta quarta. Emocionados todos entraram no cemitério para o sepultamento. “A Justiça tem que ser feita porque o que fizeram com ele é uma barbaridade. Ele não merecia. Ele era uma pessoa muita tranquila” contou a empresária Patrícia Morente. Ela disse que estudou com o policial desde a 5ª série e desde então eram amigos.

Segundo a Polícia Militar, Rodrigo de Lucca Fonseca fazia parte da corporação há quatro anos e estava na Força Tática há menos de um ano. Antes do enterro, os policiais da Força Tática fizeram uma cerimônia em homenagem ao policial. Eles estenderam uma bandeira do Brasil sobre o caixão ao som de um trompete tocado por um dos integrantes da Força. Depois, dobraram a bandeira e a recolheram. No momento da homenagem amigos e familiares presentes se emocionaram bastante. A sepultura estava repleta de coroas de flores.
Polícia do Alto Tietê procura por soldado desaparecido (Foto: Reprodução/TV Diário)Policial estava desaparecido desde sexta-feira (20).
(Foto: Reprodução/TV Diário)
Investigação

O Delegado Seccional Marcos Batalha afirmou na terça-feira que o policial militar da Força Tática Rodrigo de Lucca Fonseca pode ter sido morto com a própria arma. "Ao lado do corpo, foram encontrados cápsulas de armas usadas pela Polícia Militar. Ao que parece, ele foi executado pela própria arma", disse o Delegado Seccional. Ainda segundo ele, no local do crime não foram encontrados outros indícios para o crime ser solucionado.


O policial foi encontrado com um agasalho azul da Polícia Militar. Ele fazia parte da corporação há quatro anos e estava na Força Tática há menos de um ano. Era um bom policial com diversas prisões e apreensões. Estamos recebendo diversas denúncias a respeito desse caso e todas estão sendo verificadas”, concluiu o comandante. Ele disse ainda que neste momento a PM não acredita em retaliação porque o jovem trabalhava na Força Tática há pouco tempo. Mesmo assim, Celegatto destacou que as últimas ocorrências em que o policial se envolveu estão sendo verificadas.Encontro do corpo
O corpo do soldado, de acordo com as polícias Civil e Militar, estava em um terreno às margens da antiga Estrada Índio Tibiriça em Suzano. Uma mulher que passava pela estrada viu o corpo e avisou a polícia. A polícia informou que o corpo tinha marcas de tiro. O comandante do Comando de Policiamento Metropolitano 12 (CPM-12), coronel Nelson Celegatto esteve no local. “Pelas informações preliminares do perito, ele teria morrido nas últimas 24 horas.

Buscas

Na segunda-feira (23) após uma manhã inteira sem resultados, o Corpo de Bombeiros de Suzano encerrou as buscas em um córrego do Parque Maria Helena pelo corpo do soldado da Força Tática Rodrigo de Lucca.

No sábado (21) policiais que estavam em patrulhamento no Parque Maria Helena foram avisados por crianças do bairro sobre um carro no córrego. Após a retirada da água, o veículo foi identificado como sendo o que o policial de Mogi estava quando foi sequestrado.

De acordo com os policiais, o veículo encontrado no córrego pertence a namorada de Rodrigo. A perícia do carro foi feita na manhã deste domingo pelo Instituto de Criminalística (IC), de Mogi das Cruzes. Em seguida, ele foi encaminhado para o pátio da Prefeitura de Suzano.


Fonte: G1

Após anos de espera, ponte de Luzilândia será entregue nesta quinta

Esperada há anos pela população, a ponte sobre o rio Parnaíba que liga Luzilândia, Norte do Piauí, ao município de São Bernardo, no Maranhão, será inaugurada nesta quinta-feira (3) pelo governador Zé Filho, acompanhado pelo ex-governador Wilson Martins. O investimento total foi de aproximadamente R$ 4 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.


“A concretização dessa obra é resultado de um esforço pessoal que fiz ao longo dos anos em que passei à frente do Governo; fomos atrás dos recursos e garantimos a sua execução até o final. A ponte contribuirá para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem nessa região”, ressalta Wilson Martins, destacando ainda a importância da obra para o desenvolvimento econômico da região Norte, por criar um novo corredor de escoamento entre Piauí e Maranhão.

“Todo dia a gente paga quatro, cinco reais para atravessar de balsa. Agora vai ficar mais fácil e, além disso, esse dinheiro já vai servir para outras coisas que a gente precisa em casa”, disse a dona de casa Maria de Jesus.
As obras foram iniciadas em 2004, com longos períodos de paralisação. A ponte sobre o Rio Parnaíba possui 380 metros de comprimento e 12 metros de largura, sendo quase um quilômetro de pavimentação asfáltica em Tratamento Superficial Duplo (TSD) do lado piauiense e 260 metros do lado maranhense, feitos em revestimento primário. A obra foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI).



Fonte: Blog do Pessoa                         Fotos: Blog do Pessoa

Em novo mergulho, pesquisadores registram a fauna marinha do Piauí

Nos dias 28 e 30 de junho, pesquisadores do Piauí realizaram saídas de campo para mergulhar nas águas da praia Pedra do Sal, localizada em Parnaíba no litoral do Piauí, com o objetivo de registrar novos exemplares de mero (Epinephelus itajara) em seu ambiente natural.
A atividade realizada pelo Projeto Senhor das Pedras, patrocinado pela Fundação Boticário de Proteção à Natureza, aconteceu em parceria com o projeto Sociobiodiversidade da Ilha, financiado pelo Tropical Forest Conservation Act-TFCA. Ambos são realizados pela Comissão Ilha Ativa-CIA, ONG que atua na Área de Proteção Ambiental-APA Delta do Parnaíba, que envolve os estados do Piauí, Ceará e Maranhão.
Segundo a coordenadora técnica, bióloga Kesley Paiva, o projeto tem como objetivo promover a conservação do mero por meio de pesquisas e educação ambiental. “No Brasil já há certo conhecimento científico sobre este peixe marinho. Porém no Piauí, essas informações são ainda muito escassas. Assim, o projeto vem contribuir com o levantamento de informações na região, que serão importantes no desenvolvimento de estratégias de conservação deste animal criticamente ameaçado de extinção” comenta a pesquisadora.
A bióloga Liliana Souza explica que os mergulhos ocorrem em pontos indicados por pescadores. “Na primeira fase do projeto realizamos entrevistas com nossos parceiros de praia, os pescadores. Estes profissionais possuem a vivência e passam seu conhecimento, sobre a bioecologia do mero, de sua atividade pesqueira e de vida. Os locais indicados estão sendo mapeados e visitados por meio de mergulhos para confirmar a presença dos meros”, relata Liliana.
Durante a atividade deste fim de semana, dois pontos na praia Pedra do Sal foram visitados. Em um destes, a equipe registrou um exemplar de mero. O animal tinha aproximadamente 1,5 m de comprimento e estava a uma profundidade de 19 metros. “Pelo tamanho do animal e demais características é possível que este não seja o mesmo indivíduo encontrado em nosso último mergulho realizado no dia 09.06. As imagens dos dois mergulhos serão analisadas em programas específicos, o que possibilitará determinar se realmente são dois exemplares distintos”, disse Kesley.
Além do mero, a equipe registrou a diversidade do local, sendo observados os peixes, curuca, biquara, budião, parum, salema, pampo, cirurgião e outros de diversos tamanhos e cores.

De acordo com a equipe, a diversidade de peixes da área é acompanhada por meio do monitoramento de desembarque pesqueiro, onde são registradas as espécies comerciais e não comercias. “Os mergulhos permitem o registro do mero em seu ambiente natural, mas também oportuniza o encontro com diversas espécies da fauna marinha local. Além disso, perceber o quanto é rica nossa biodiversidade, a necessidade de proteção das espécies e seus ecossistemas, bem como o envolvimento entre pesquisadores e comunidade para alcançar a conservação deste patrimônio natural da região do Delta do Parnaíba”, finaliza Kesley.



Fonte: Blog do Pessoa

Polícia Civil deflagra Operação Cerco Fechado e cumpre mandados no Piauí

Até o momento foram presas 75 pessoas em diversas cidades do estado, com apreensões de armas e veículos. Divulgação/PC-PI1 / 5Cumprimento de...