terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

É insustentável a permanência de Wellington Dias (PT) no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

A permanência do piauiense Wellington Dias (PT) no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome é classificada como “insustentável”.

A informação foi divulgada pela revista Exame, no último domingo (09/02). Segundo auxiliares do presidente Luiz Inácio da Silva (PT), após a ligação que este fez para W. Dias cobrando explicações agravou a sua situação. De acordo com matéria do jornal O Globo, Lula telefonou para Wellington e reclamou.

A ligação ocorreu na tarde da sexta-feira passada, dia 07, ao ser informado que seu auxiliar havia anunciado que o governo estuda um “reajuste” para o Bolsa Família. O ministro cumpria agenda no interior do Piauí, quando recebeu a ligação de Lula para que se explicasse. A “informação” de Wellington provocou reações no mercado, com aumento do dólar e queda na Bolsa.

Lula com Wellington Dias; Jussara pode voltar a ser suplente (Fotos: Reprodução redes sociais)
O QUE W. DIAS FALOU?

O que, obviamente, causou um estresse internamente, entre os principais aliados do Governo Lula. A fala do ministro foi dada após uma entrevista publicada publicada no portal de notícias alemão DW. A pergunta era, se, diante do aumento da inflação dos alimentos, o governo considerava um reajuste no benefício. Wellington afirmou que está “dialogando” com Lula a respeito deste “reajuste”.


“Vamos tomar uma decisão (sobre reajuste do Bolsa Família) dialogando com o presidente, porque isso repercute. Será um ajuste? Será um complemento na alimentação? Está na mesa. A decisão vai ser tomada até o final de março.


Esta foi a entrevista que fez Lula ligar e reclamar de Wellington (Foto: Reprodução redes sociais)
A EXPLICAÇÃO PARA LULA


A fala irritou Lula. Na ligação com o presidente, o ministro explicou que o que ele quis dizer era que o ministério está preparando um estudo do impacto da inflação dos alimentos sobre os beneficiários do Bolsa Família e de que forma isso poderá ser compensado. Diante das cobranças de Lula, o ministro enviou ao gabinete presidencial a íntegra da gravação da entrevista, para que o presidente pudesse ouvir toda a fala feita dentro do contexto da entrevista. Aliados de Dias admitem que a declaração foi um erro, mas entendem que a gravação ajuda a esclarecer o ruído.


A declaração de Wellington Dias sobre o estudo para aumento do Bolsa Família pegou os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, totalmente de surpresa. O eventual aumento do Bolsa Família teria impacto nas contas públicas em um momento em que o governo é pressionado a cortar gastos. Em reação, a Casa Civil fez uma nota desmentindo o ministro:


“A Casa Civil da Presidência da República informa que não existe estudo no governo sobre aumento do valor do benefício do Bolsa Família. Esse tema não está na pauta do governo e não será discutido”.Ministros Haddad e Rui Costa trataram do assunto com Lula (Foto: O Globo / Washington Costa)


(Com informações portal OitoMeia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na noite desta terça-feira (11), ocorreu a 03ª Sessão Ordinária de 2025, na qual diversos indicativos, requerimentos e projetos pautados na ordem do dia foram apreciados pelos vereadores.

A sessão também contou com o uso da Tribuna Livre pelo reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Dr. João Paulo Sales Ma...