Os vereadores de Luis Correia, aprovaram nesta manhã um projeto de lei, encaminhado pela Prefeitura Municipal, que trata sobre a cobrança de "taxa de coleta de lixo" na cidade de Luis Correia, que deverá iniciar a partir do ano de 2026. Essa obrigatoriedade da cobrança da "taxa de lixo" no município de Luís Correia, provém de uma determinação e uma obrigação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, que baixou uma ordenação, para que diversos municípios piauienses iniciassem essa cobrança da taxa de "lixo Urbano" em seus municípios Teresina e Parnaíba deve também votar em breve.
Este projeto em Luís Correia foi votado na manhã de hoje, 23 de dezembro, com algumas ressalvas de vereadores da oposição, que se retiram do plenário durante a votação discordando com a maneira em que o projeto, chegou até a Câmara Municipal, e logo foi colocado em votação, incluindo uma votação excluindo o parecer da comissão que deveria fazer a análise do proneto para emitir seu parecer.
O Hilton Veras, questionou a cobrança que será feita através do tamanho da medição dos prédios. Outro Vereador, o José Maria do Coqueiro, disse que somente pagarão essa taxa da cobrança de lixo no município, aqueles que contribuem com o IPTU, no município de Luís Correia e que são bem poucos.
O presidente Valdemir Pereira, informou que mais de 80% da população, não será obrigada a pagar essa taxa. Pois muitos não pagam IPTU e muitos estão cadastrados no Bolsa Família e serão isentos da taxa.
Esse projeto aprovado nesta manhã, sem dúvida vai despertar muitas discussões dentro do município. Todos os vereadores estiveram presentes, faltando apenas o vereador novo Virgulino da região do grande Brejinho que não esteve presente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário