O taxista foi encaminhado à Polícia Federal, que ficará responsável pelo inquérito e pelo processo criminal. Apreensão foi feita por agentes da Receita Federal.
Por José Câmara, g1 MS
Um taxista boliviano foi detido ao tentar entrar no Brasil com milhares de cédulas falsas de reais e dólares.
A abordagem ocorreu no Posto Esdras, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, em Corumbá (MS), por agentes da Receita Federal e da Polícia Militar, na noite desse sábado (3).
O condutor, de nacionalidade boliviana, afirmou que as cédulas foram impressas na cidade de Santa Cruz, na Bolívia, e seriam distribuídas em feiras populares de Corumbá.

Dinheiro falso na fronteira.
Um taxista boliviano, que não teve a identidade divulgada, foi detido ao tentar entrar no Brasil com milhares de cédulas falsas de reais e dólares. A abordagem ocorreu no Posto Esdras, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, em Corumbá (MS), por agentes da Receita Federal e da Polícia Militar, na noite de sábado (3). Veja o vídeo acima.
O condutor, de nacionalidade boliviana, afirmou que as cédulas foram impressas na cidade de Santa Cruz, na Bolívia, e seriam distribuídas em feiras populares de Corumbá. A Polícia Federal (PF) investiga o caso.
Conforme o suspeito, as notas falsas seriam utilizadas em um ritual tradicional boliviano que envolve oferendas à Pachamama, deusa do país vizinho.
Falsificação de notas
Segundo a Polícia Federal, a falsificação de moeda é crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de três a 12 anos, além de multa.
A lei também prevê punição para quem importa, exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz moeda falsa em circulação, independentemente da finalidade alegada.
O taxista foi encaminhado à Polícia Federal, que ficará responsável pelo inquérito e pelo processo criminal.
Como identificar uma nota verdadeira
A Polícia Federal recomenda observar diferentes elementos de segurança nas cédulas verdadeiras. Entre os principais:
Faixa holográfica com alternância do valor e da palavra “reais” ao movimentar a nota
Figura do animal com coloração visível
Fio escuro com a inscrição “R$ 100” ou “R$ 200”, visível contra a luz
Relevo tátil em partes da nota
Alinhamento de elementos gráficos frente e verso, visíveis contra a luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário