A sexta Olimpíada Nacional de  Matemática teve a participação de 19,6 milhões de inscritos, quase 10%  da população brasileira. Foram contemplados com medalhas 3,2 mil  estudantes, e dentre as 500 medalhas de ouro, cinco foram para  piauienses, o melhor resultado do Estado desde a criação da competição  dos ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia. A premiação  acontecerá em março de 2011, em local ainda ser definido.

Da  esquerda para a direita em pé: Fernando de Brito Vieira  (bronze), Sandoel de Brito Vieira (ouro), Rodolfo Vieira Fontenele  (bronze), José Marcio Machado de Brito (ouro), Jean Carlos Sousa de  Brito (bronze), Clara Mariane Silva Oliveira (ouro), Francimar de Brito  Vieira (prata), Pedro Rodrigues Machado dos Santos (bronze) / Agachados:  Isamara Cardoso de Brito (bronze), Ana Carla de Brito Amaral  (prata), Amanda Pacheco Cardoso (prata), Antônio Wesley de Brito Vieira  (ouro)
 Um  dos vencedores, foi Sandoel de Brito Vieira, 17 anos, aluno da Escola  Estadual Augustinho Brandão, localizada no município de Cocal dos Alves,  262 km da capital Teresina. Sandoel cursa o terceiro ano do ensino  médio e pretende prestar vestibular para matemática e engenharia.  “Sinto-me muito feliz com o resultado, ele é fruto de um processo que já  vínhamos trabalhando dentro da escola”, afirma o estudante, que  disputou a gincana "Piauí - Eu conheço essa história", promovida pela TV  Cidade Verde durante as comemorações do Dia do Piauí em 2009.
  Sandoel  conquistou medalhas em todas as edições das olimpíadas brasileiras de  matemática. Com essa, já soma a terceira de ouro e três de bronze. O  professor de Sandoel, Antonio Cardoso de Amaral, afirma que o aluno  sempre foi muito esforçado e com potencial. “Temos um projeto de  preparação para essas olimpíadas, e o Sandoel sempre se destacava,  ajudava inclusive os outros alunos”, declara.
  O  ensino público de Cocal dos Alves também pode ser considerado o  destaque piauiense dessas olimpíadas. Das cinco medalhas de ouro  piauienses, quatro foram para estudantes daquele município. Além de  Sandoel, José Marcio de Brito e Clara Mariane Oliveira conquistaram ouro  na categoria nível 1 – alunos de 5ª e 6ª série –  e Antonio Welsley de  Brito levou na categoria nível dois, de 7ª e 8ª série. Os três são  estudantes da escola municipal Teotônio Ferreira Brandão.
  Todos  os alunos vencedores serão contemplados com uma bolsa de iniciação  cientifica do Programa de Iniciação Científica Junior (PIC-Obmep) do  Ministério da Ciência e Tecnologia.
  O Piauí ainda teve 10 medalhas de prata e 17 de bronze, além de 228 menções honrosas.
  Flalrreta Alves /Cidadeverde.com
  Edição Blog do Pessoa 
Nenhum comentário:
Postar um comentário