quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Municípios da Planície Litorânea são beneficiados com "Caminhão Feirão do Peixe


Os municípios da Planície Litorânea que engloba Parnaíba, Luís Correa, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes e Murici Portela vão ser beneficiados pelo Ministério da Pesca, através do Emater, com um "Caminhão Feirão do Peixe". O caminhão é equipado com baú frigorífico com capacidade para 3,5 toneladas de peixes. Os equipamentos vão garantir regularidade na oferta, na qualidade e certificação do produto assim como o preço justo pelo pescado fresco.


O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Piauí foi a instituição no Estado classificada no Edital de Chamada Pública lançado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. O Edital N°07/2010 teve o objetivo de cadastrar órgãos e entidades da administração pública direta e indireta a fim de fomentar a melhoria da infra-estrutura de distribuição e comercialização do pescado extraído e cultivado através da disponibilização de veículo adaptado.


O equipamento adquirido através do Edital trata-se do Caminhão Feira do Peixe, que tem uma carroceria frigorífica projetada para a armazenagem e comercialização de pescado. O veículo é equipado com câmaras frigoríficas, que transportam e armazenam 3,5 toneladas de pescado fresco e congelado.


As propostas foram enviadas por todos os estados brasileiros, mas somente 50 projetos foram classificados e contemplados, entre estes duas propostas enviadas pelo EMATER-PI. Os projetos foram formulados pelo Engenheiro de Pesca, Edson Falcão Lima, extensionista da Coordenação Estadual de Extensão Pesqueira.


O Ministério de Pesca e Aquicultura – MPA desenvolve em parceria com as Emateres e outras instituições, do segmento da Extensão Pesqueira papel relevante no fomento e organização da cadeia produtiva da pesca e aquicultura, com compromisso no social e sustentabilidade ambiental.


Entre os municípios piauienses beneficiados têm-se os 28 do Território Entre Rios e os municípios da Planície Litorânea que engloba Parnaíba, Luís Correa, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes e Murici Portela. Essa conquista é bastante significativa para o desempenho da produção estadual de pescado. “Os equipamentos vão garantir regularidade na oferta, na qualidade e certificação do produto assim como o preço justo pelo pescado fresco”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desapropriação em Luís Correia: Moradores são informados sobre ações no entorno do terminal pesqueiro

A área ao redor do terminal pesqueiro de Luís Correia, conhecida como “área secundária”, está passando por um processo de desapropriação com...