sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ministério Público aprecia proposta do Governo do Piauí para indenizar vítimas de Algodões I

O Ministério Público se preocupa, sobretudo com a situação de hipossuficiência das vítimas.

O Ministério Público Estadual, representado pelas Promotoras de Justiça Francineide Silva (titular de Buriti dos Lopes) e Karla Daniela Carvalho (titular de Cocal), receberá hoje (10/02) a proposta do Governo do Estado para o pagamento de indenização por danos morais e materiais às pessoas vitimadas pelo rompimento da barragem Algodões I, que atingiu as cidades de Cocal da Estação, Cocal dos Alves, Buriti dos Lopes e arredores.

Em reunião realizada no dia 13 de janeiro deste ano, o representante do Estado do Piauí alegou que não seria possível pagar uma indenização genérica, e se comprometeu, com o aval do governador do Estado, a apresentar proposta com análise dos valores para apurar qual foi o prejuízo de cada família.

O Ministério Público se preocupa, sobretudo com a situação de hipossuficiência das vítimas. A tragédia deixou milhares de desabrigados e quinze vítimas fatais. Os prejuízos sofridos pelas comunidades locais são incalculáveis. Imediatamente depois do rompimento, em maio de 2009, o Promotor de Justiça Maurício Gomes de Souza, titular de Cocal na época, ajuizou ação civil pública contra o Estado do Piauí, a Defesa Civil e a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (EMGERPI), pleiteando o reconhecimento das responsabilidades dos agentes públicos e o pagamento de indenização e de alimentos provisionais às famílias.

Fonte: MP-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Drogas e pássaros silvestres são apreendidos em ponto de venda de entorpecentes em Parnaíba

Fotos: Polícia Militar A Polícia Militar apreendeu diversas porções de drogas e seis pássaros silvestres presos em gaiolas em um local conhe...